19 julho 2011

Afinal, o dinheiro não é tudo na tal "guerra" montada pelos sulistas

ACTUALIZAÇÃO (22h): afinal, é mesmo verdade http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1918118, tal como é correcto tudo o que abaixo se expende.
Independentemente do valor do jogador no mercado, do que puder render em campo (sendo jovem e longe do seu "habitat" natural sul-americano), este caso é mais um que, afinal, demonstra não ser apenas por mais dinheiro que um jogador prefere o FC Porto ao Benfica.



(actualizado 18h): a propósito deste link acima, li agora o Rascord que conta precisamente, ao contrário de O Jogo, como o Benfica foi directo ao Santos e o FC Porto à empresa DIS que tem a mesma percentagem dos direitos do jogador. E, como algo não bate certo e alguém anda a ser enganado, lê-se na notícia do pasquim lisbonense que o Benfica está na frente da corrida, enquanto num texto de opinião se escreve que "LFV não aprende" e sugere que, mesmo in loco, o presidente do Benfica foi ultrapassado. Parece-me que é este o pecado capital do Rascord, não há linha de rumo e ninguém se entende, dando uma no cravo e outra na ferradura para escarapacharem na capa o que dá jeito a vender aos pategos lisboetas, só falta que escrevam uma página para enganá-los e outra completamente diferente para impingirem aos leitores portuenses. É o Rascord no cume da sua estupidez natural, aquela com que quer iludir também os anunciantes com uns 960 mil leitores (que servem como audiência para captar publicidade) a despeito de vender cada vez menos: tem alegadamente quase o dobro de audiência comparando com o cenário de há 10 anos, mas vende 40% menos do que então vendia, isto é os jornais que dantes vendia eram lidos por quem comprava e a família em casa, agora menos jornais vendidos (de 90 mil passou para menos de 59 mil) são lidos pelo bairro inteiro - é isto o que significa a audiência de um jornal, o mesmo que é lido por quatro ou por oito pessoas...

Há questões de comportamento, postura negocial, direitos institucionais, de resto já acompanhados no caso Kléber com o Marítimo.
Os pasquins lisboetas vendem-no ao Benfica, aliás há semanas que tudo parecia "certo", mas Danilo, tal como Alex Sandro, virá para o FC Porto, segundo O Jogo.












Fora a "guerra" que os perdedores instigam sempre, para vender papel e armar a história do bom e do vilão, tão do agrado dos calimeros e quejandos, a lisura de processos vence sempre, ou pelo menos quase sempre. E, por isso, é que muitos jogadores desejados por igual por Benfica e FC Porto, acabam normalmente por vir para o Dragão. Joguem muito ou pouco, mas sabendo no que podem confiar e em quem os trata bem como deve ser.
Mas essa diferença nunca transparece nos discursos inflamados dos pasquins lisbonenses.

Porém, como hoje ouvi de um tal Luis Aguilar que escreveu o livro de Futre "El Portugués", os adeptos devem olhar para estas manchetes de Verão como mero entretenimento (sic), face ao que se escreve num dia e se muda no outro, restando aos leitores separar os que mentem mais e os que são mais coerentes na Imprensa. Um bom desafio, mais do que uma má guerra, sem apagar a irresponsabilidade editorial. O pretexto era mesmo este, o de Danilo, e o jornalista, sem se coibir de apontar a diferente cor clubística de cada jornal, sem as mencionar no entanto, "sugere" ser melhor olhar para isto numa "desportiva", tão ao contrário de Bill Shankly que dizia ser "o futebol mais importante do que uma questão de vida ou morte, é muito mais do que isso".

20 comentários:

  1. Estas guerras até fazem aquecer um pouco o ambiente de pré-época, são boas para as audiências, mas quando as coisas vão longe demais, passa a ser tolice em vez de folclore.
    Espero que quem consiga contratar os pretendidos, não se arrependa de seguida...Mas também é real a necessidade de +2 laterais de qualidade que possam suprir qualquer baixa, mas isso sou eu a divagar e estes sonhos são difíceis de concretizar, difíceis e dispendiosos.

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente, meireles, mas o problema é saber quando as coisas vão longe de mais - e aí, se calhar, quem achava piada percebe que se condescendeu em demasia e lamenta ter-se passado o tal risco.

    Nestas coisas, em vez do entretenimento, há que ver as coisas com profissionalismo. E não exibicionismo a que muitos confinam isto, como se fosse uma guerra de poder e, lá está, o objectivo é mostrar quem tem mais poder e os calimeros queixarem-se a alguém que não os deixam jogar à bola...

    É preciso antever a perversidade destas coisas. Mas, como sempre, passa-se por isto com muita leviandade.

    Quando se dá por ela está o caldo entornado e há um monte de moralistas de ocasião que até aproveitam para atiçar os ânimos. As guerras vêm depois, nos jogos a sério.

    Esta versão é aquela em que ninguém pensa. Por isso aproveito sempre a ocasião e espero que as pessoas pensem um bocadinho nisto tudo.

    ResponderEliminar
  3. Zé Luís, creio que o Porto estará a acautelar alternativas aos seus laterais Fucile e Álvaro Pereira.
    -Muito se tem falado das suas possíveis saídas, a acontecerem sem alternativas enfraqueceriam de forma muito notória a estrutura da equipa.É um esforço notável mas haverá outros condimentos que estão certamente nos segredos dos Deuses, apenas poderei sugerir: -Quem patrocina o futuro Museu do FC do Porto, e o Porto Canal?
    -Acho que estará aí a razão de toda esta liquidez.
    Os outros têm a SportTv, a TVI, a SIC ou o Berardo, nós temos alguém - se calhar nem é Português - que se lembrou de avançar ao nosso encontro e apostar em nós...
    Estou a imaginar, estarei a divagar, mas estarei assim tão longe da realidade?

    ResponderEliminar
  4. Não tive oportunidade de ver jogos completos do Santos FC para apreciar as qualidades de Danilo. Pelo que vi, parece-me com mais apetência para jogar no meio-campo (interior direito, por exemplo), será para substituir alguém, Guarín ou até João Moutinho? Excelente no remate de longe, com os dois pés. Quando o Porto contrata por treze milhões é para ser titular. Não estou a ver o clube a dar este dinheiro por um jogador para ser apenas lateral direito, embora possam estar na calha as vendas de Sapunaru ou Fucile. Se for para esta posição fica em dúvida a adaptação do novo jogador a ser lateral-direito no futebol europeu. Guerras à parte, acho que não me lembro de alguma vez nos últimos anos ter existido qualquer disputa com o SLB sobre contratação de um novo jogador cujo interesse fosse mútuo, a disputa pura e simplesmente não existe, o jogador acaba sempre cá! ;)

    ResponderEliminar
  5. Não creio que a tua divagação seja irrealista, meireles. Mas quanto a opções para a equipa, é mais do que óbvio, Fucile e/ou Álvaro vão sair.

    Mas pode não acontecer, ou então só um. Álvaro, como já referi, fez um Mundial acima da média e tem um ano seguido em alto nível, na Europa e na Copa América. Podem falar no Caientrão, mas eu não trocaria o Álvaro por nenhum defesa-esquerdo no Mundo, hoje em dia.

    Quanto aos "concretamente", o FC Porto tem liquidez, ou saúde financeira e mercado bancário melhor do que os rivais. Pelo que, apostando em jogadores para o futuro, saia um ou dois, está a prevenir-se e bem.

    Porém, mesmo que não saiam Fucile e Álvaro, para já, os dois brasileiros estarão no Mundial de sub-20. E devem ter férias a seguir, logo a adaptação à Europa. Na melhor das hipóteses estariam aptos a competir em Janeiro, porque o FC Porto não queima etapas e não está apressado - a não ser que venda Fucile e/ou Álvaro, mas Sapunaru ainda cobre a direita e na esquerda há ainda Rafa, nem que tudo isto seja apenas pelos tempos mais próximos.

    A questão do dinheiro para os brasileiros não é premente. Em Outubro o FC Porto encaixa de imediato 7ME da Champions pela participação. Deve estar para cair alguma tranche das vendas de Meireles ou B. Alves. Não penso na falta de liquidez, antes na prevenção e aposta em jogadores a valorizar no futuro próximo.

    O FC Porto funciona assim e funciona bem, disso não temos dúvidas.

    ResponderEliminar
  6. Julgo que esta liquidez financeira se deve a saídas previstas quase certas de alguns jogadores: se juntarmos Falcao, Rodríguez e Fucile/Sapunaru ou até João Moutinho, é muito dinheiro em perspectiva.

    ResponderEliminar
  7. Carlos, salvo raríssimas excepções, não fico acordado até meio da noite para ver jogos sul-americanos. Vi o Argentina-Colômbia este ano e chegou...

    Partanto, não conheço os brasileiros nem quis ver a Libertadores nem tenho apetência para ir atrás da pub ao Santos e a Neymar...

    Quanto às saídas, não exageremos, ou seremos como o Benfica a comprar meia equipa titular e o Sporting uma equipa titular inteira -:)

    ResponderEliminar
  8. O Santos quer manter o Danilo até ao Mundial de Clubes, mais uma nota a indicar que ele só vem em Janeiro, como eu previa.

    ResponderEliminar
  9. Apresentação de Danilo no Santos FC:

    http://www.youtube.com/watch?v=rGzH-B6F56I

    Ficamos com a ideia de que era lateral direito no América FC numa equipa com três defesas centrais.

    Referências do artista, Maicon e Gilberto Silva.

    Diga-se de passagem que esta equipa foi muito potenciada pelo Muricy, melhor treinador brasileiro da actualidade que chegou a ser falado em Maio de 2010 para treinador do FC Porto, embora não goste particularmente do Neymar e acho que a publicidade ao Paulo Henrique Ganso é desproporcionada à qualidade do jogador.

    Alguns golos de Danilo:

    http://www.youtube.com/watch?v=FtSwwBtHw4M

    http://www.youtube.com/watch?v=ShiCX95dRcs

    http://www.youtube.com/watch?v=Xp_lGistqkI

    (este último é fabuloso, até porque é com o pé esquerdo)

    http://www.youtube.com/watch?v=xGi_TBjQZpI

    As imagens valem pouco, é certo, mas achei que valia a pena investigar, afinal, por treze milhões de euros, Danilo torna-se numa das contratações mais caras de sempre do clube.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelas dicas, Carlos.

    É sempre bom ver alguma coisa, mas meros flashes dão para no mínimo enganar.

    Mas, de facto, por 13ME - é a mais cara de sempre, só vencida pelo... Hulk (19ME).

    ResponderEliminar
  11. Se Danilo só vem em Janeiro então a questão da saída de algum defesa importante do Porto não me parece muito viável...Será uma questão de ver em que dão as modas, no segundo round de transferências lá para o final do Ano.
    -Mas fica a dúvida sobre o ala esquerdo, virá já ou ficará também para o início de Janeiro?...Creio que as coisas estarão equilibradas até lá se ninguém - Fucile, Sapunaru e Álvaro - entretanto sair ou se lesionar.
    Vamos esperar...

    ResponderEliminar
  12. Boas

    o boato que mais corre nos "mentideros" na net é o seguinte:

    "O negócio vai ser com Chelsea e o Moutinho vai no mesmo pack.
    Os dois jogadores estão prometidos por 70 milhões ao Abramovich, Pinto da Costa pediu para aguardar um pouco e conseguir a maior fatia no passe de Falcão. Assim, em vez de ser 30 (Antiga cláusula do Falcão) + 40 (cláusula do Moutinho)passará a ser 45 (cláusula do Falcão) + 25 (Moutinho será vendido a baixo da cláusula). E isto porquê?
    Se João Moutinho sair mesmo para o Chelsea pela cláusula de rescisão o Sporting é a parte que mais tem a lucrar. Os lagartos ainda têm 7,5 milhões € para receber da transferência de há um ano (dos 11 milhões ainda só receberam 3,5)e as mais-valias realizadas para o FC Porto significariam mais um encaixe de 7,25 milhões. Depois, há ainda a acrescentar os direitos de formação do atleta: 1,9 milhões de euros para o Sporting e 100 mil euros para o Portimonense.
    Feitas as contas, em 12 meses, os lagartos garantiam um encaixe de 20,15 milhões e isso o Pinto da Costa não quer.
    Receberá 15 milhões "limpos" a mais no Falcão para vender o Moutinho mais barato e pagar menos aos lagartos"


    A ser verdade, é uma boa jogada do presidente, mas um rombo grande na equipa. Até nas tertulias encornadas tiram o chapeu a PC a ser verdade.

    Danilo já disse que gosta mais de jogar no meio campo. Pode ser o substituto natural do moutinho

    A ver vamos

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Se vem em Janeiro, é para substituir o Hulk para a próxima época.
    Digo eu, que digo coisas.

    ResponderEliminar
  14. DD, não gosto de boatos, ainda que admita poder ser verosímil uma história desse calibre. Não, não acredito que saiam Falcao e Moutinho. Aliás, não acredito que saia Falcao! Moutinho é possível. Falcao seria possível, mas creio que vai ficar mais um ano.

    Nighwish, o Danilo não pode ter comparação com Hulk, logo não é para substituir. Depois, Hulk sairia em Janeiro para onde? Só um clube de Champions pode pagá-lo e ele ficará vedado de jogar a Champions por outro lado além do FC Porto, na mesma época.

    Há coisas que simplesmente não fazem sentido. Outras são admissíveis, mas não vejo Pinto da Costa a enfraquecer a equipa. E deixar sair Moutinho e Falcao, além de um ou dois defesas, seria um rombo bem maior do que a saída de AVB. Vender meia equipa e mudar de treinador, como em 2004, já temos essa experiência. E à primeira qualquer um cai... à segunda cai quem quer.

    ResponderEliminar
  15. Aceito a versão do Zé Luís, para mim a sair será apenas um jogador, ou Falcao ou Moutinho...Mas tudo depende do que acontecer nas negociações, eu gostaria de ver Falcao mais um ano e depois disso, então sim, para mim tranquilo poderá dar o salto da sua carreira...A ser verdade tudo o que se diz do Moutinho, o negócio é mau, não compensa deixar sair um pêndulo da equipa por uma tuta e meia, atendendo a que o Porto gastou e apostou nele há um ano 11 Milhões...

    ResponderEliminar
  16. meireles, sabendo o Porto vender bem, não é crível que fique a perder com Moutinho. Este ano repleto de sucessos não compensa, ainda, os 11ME, logo é outro que para mim vai ficar. Até para não se perder dinheiro face ao investimento.

    E, repito, o que o FC Porto tem "dito" ou "mostrado" é que, e não nada em dinheiro o que é óbvio, vive desafogado e com perspectiva de encaixes muito alargados.

    Note-se, além do que tenho referido, a renegociação dos contratos tv com a Olivedesportos vai começar a fazer entrar mais dinheiro a partir da próxima época.

    E, sendo uma empresa fiável, como a recepção do mercado o demonstra, o FC Porto, a sua SAD, não faz nem investimentos à toa nem gasta o que não tem, sob pena de agravar o défice, o que ninguém deseja neste tempo de dificuldade de crédito, a agravar-se, e refinanciamento.

    Logo, admito que tudo é pensado devidamente e não às cegas ou por mero impulso.

    É essa a lição a reter, mas a que ninguém tem servido para olhar friamente a questão, daí o regabofe que por aí vai.

    ResponderEliminar
  17. Fico confiante na frieza e no calculismo da Administração Portista, atingimos um patamar de evolução competitiva que não se compadece com aventureirismo nem amadorismo, mas carece também de alguns laivos de genialidade, de poder negocial e considero que o ponto mais importante é ser profissional a 100 por cento nas abordagens que façamos seja de que tipo for...Se formos rectos, atentos e concisos nunca perderemos verdadeiramente, mesmo que em algum momento tenhamos que abdicar de alguns desejos, o tempo e a vida continua a existir, há sempre oportunidade de conquistar além o que não foi possível de obter aqui.

    ResponderEliminar
  18. O mais fantástico disparate de pré-época até agora:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=276347

    http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_clubementiraabola_190711_62983.asp

    Já agora, pouco se falou disto:

    http://www.fcporto.pt/Noticias/Clube/noticiaclube_clubequeixajornalabola_200711_63012.asp

    ResponderEliminar
  19. Carlos, o mais fantástico é que o FC Porto não se queixou daquele programa da tv dos bimbos, nem fez queixa-crime contra o SLB que sugeria a morte de Pinto da Costa, nem nunca mostrou, oficial e institucionalmente, a mínima reclamação contra os conteúdos da tv dos bimbos. Agora soubemos que um adepto identificado e outros que o secundaram sem serem nomeados tiveram provimento na queixa apresentada a propósito e a ERC, valha lá o que valer isso, denunciou a situação, pressionou o benfas e voltou a condenar vivamente aquele antro de iniquidades.

    Não me preocupo com os cromos que a Bola venda num livro de estatística, recortes e balanço da extraordinária época passada.

    ResponderEliminar
  20. "
    Nighwish, o Danilo não pode ter comparação com Hulk, logo não é para substituir. Depois, Hulk sairia em Janeiro para onde? Só um clube de Champions pode pagá-lo e ele ficará vedado de jogar a Champions por outro lado além do FC Porto, na mesma época."

    Dizia isso porque lia que era médio direito, e não estava a falar desta época (o Danilo nunca será titular esta época). Lendo um pouco mais, é para substituir o Moutinho para o ano.

    ResponderEliminar