14 julho 2011

Falcao voa mais caro





Num comunicado, hoje, à CMVM, o FC Porto não aproveitou para oficializar Alex Sandro, que já estará contratado, com Danilo a caminho, mas anunciou a renovação de Falcao por mais dois anos, subindo a cláusula de rescisão em 50%, de 30 para 45ME.




Depois de uma tertúlia figueirense como se estivesse na Foz do Douro, Pinto da Costa brincou com algumas coisas e destilou ácido sobre AVB, como já aqui comentámos. Voltou a alfinetar o Benfica, mailos seus olheiros, mas a brincadeira é mais séria, porque não é a "elogiar" a prospecção do adversário que se valoriza a do FC Porto e decerto a forma e o conteúdo das abordagens portistas, ganhando ao Benfica a corrida a vári9os jogadores, não é só por esperar o "movimento" do adversário.



Mais uma vez, parece que Alex Sandro é mais um que, por mais dinheiro, chega ao Porto. Danilo, outro de quem passam semanas a anunciar no Benfica, está para vir e de uma assentada, ou de uma cajadada, os dragões matam dois coelhos, cobrindo as duas laterais. Álvaro Pereira deve estar para sair, depois de duas épocas fenomenais no FC Porto, um 4º lugar no Mundial-2010 e nos quartos-de-final da Copa América para o que contribuiu com dois golos que renderam quatro pontos ao Uruguai.



Mas é de Falcao a notícia, por isso fiquemos por ela. Glosando uma manchete recente, comparando valores de mercado (que não valores pagos), Falcao vale agora um Coentrão mais um AVB. Ou, se quisermos ser rigorosos, duas vezes Coentrão, pois o Benfica não recebe mais de 20ME pelo moço agora na tropa portuguesa do Real Madrid.



A questão, porém, é esta: renovar e subir a cláusula será suficiente para garantir Falcao? Pinto da Costa já disse que o colombiano continuará mais um ano no Dragão. Esperemos que sim, mesmo à custa de um agravamento do seu custo, do que ninguém seguramente se queixará, mesmo aqueles que olham para os orçamentos que disparam e criticam se tudo correr mal mas metem a viola no saco após um orçamento recorde que deu para ganhar praticamente tudo na última época. O Jogo, no último sábado, já antecipava o cenário. Que tal?



Falcao melhora o salário para ficar mais um ano e render mais 50% do que se uma transferência, por muitos anunciada, fosse feita agora? Ou sairá até Setembro e dá a ganhar como forma de reconhecimento do clube que o projectou?



Sobre os primeiros: Alex Sandro traz pelo menos uma sonoridade no nome que faz lembrar Alecsandro que não teve uma passagem feliz pelas Antas, creio que na altura o avançado veio também do Santos (ou Corinthians?); quanto a Danilo, também não conheço, mas o FC Porto tem demonstrado, acima de tudo, que ultimamente não se tem enganado na prospecção sul-americana. À boleia do Benfica ou com acção decisiva em cima de jogadores que também sabe referenciar.

2 comentários:

  1. O que me interessa em tudo isto realçar é a honradez do comportamento do jogador Radamel Falcao.
    Qualquer indivíduo de qualidade humana mais duvidosa, poderia facilmente "esquecer" a sua promessa.
    -Um jogador que não era Portista desde pequenino, não nasceu no Porto nem em Portugal, não estava no Clube que sempre desejou ou sonhou e no entanto, mostra-se reconhecido para com quem o trouxe para a ribalta do Futebol Europeu e Mundial...Ainda bem que faz parte do meu reduzidíssimo leque de amigos no facebook. Não são muitos, mas se forem todos como ele, são de excelente qualidade.
    São exemplos destes, que me fazem ter ainda esperança na Humanidade.

    ResponderEliminar
  2. Alecsandro? Porto ou Sporting?

    Cumprimentos, Zé Luís =)

    ResponderEliminar