17 julho 2011

O arranque portista

Só vi uns 15' a meio da segunda parte, na altura em que Kléber falhou isolado ante o g.r. alemão. Depois surgiram muitas substituições e desisti. O amigável, à chuva, com o Borússia "de lá de baixo", era o primeiro teste sério a terminar o estágio da Alemanha - adenda: 3-1 ao Verl, 24 horas depois, no último teste, bis de Kléber e penálti de Hulk -, mas eu não aprecio a pré-época e só começo a prestar mais atenção após vários jogos de preparação, quando há algumas "decisões" e a forma física vai-se apurando. Daí ter tido pouco interesse na partida, além de pouco tempo, o que se agravou com a visão daquele jogo invernal.
Do muito pouco que vi, pressenti ali muita velocidade, especialmente na recuperação, insistência na circulação da bola e pressão ofensiva muito persistente.
Só hoje soube do resultado, que já adivinhava então não sofrer alteração, mas não sabia da expulsão de Hulk. Ou seja, não vi, naqueles curtos minutos, o FC Porto padecer de jogar em inferioridade numérica e, à altura, já passava mais de meia hora a jogar com menos um. Pode ser um bom sinal.
Agora, quem souber mais e puder partilhar ideias, faça favor. Digam de sua justiça. Quanto à expulsão, não vi, nem sabia, é irrelevante e não sei se fará Hulk cumprir castigo no primeiro jogo oficial da época, na Supertaça. Ainda que com árbitros alemães possa suceder de tudo (depende do que escrever no relatório, mas uma expulsão não implica suspensão: acho ridículo isso, pois o jogador poderia fazer 15 amkigáveis mais e depois ficar inibido no primeiro jogo oficial...).
Interessa é avaliar a equipa, Hulk já aprende que na Europa não se resmunga e até Agosto há coisas decerto a melhorar, bastando lembrar o desencanto de há um ano em vésperas de jogar a Supertaça e sem se antever a época maravilhosa que tivemos.
adenda: li hoje nos jornais que AVB respondeu da melhor maneira possível a Pinto da Costa, pois se temesse Mourinho não teria ido para o Chelsea. Elementar, meu caro, já o tinha expendido aqui e acho que era desnecessário o presidente do FC Porto ler isto, como era escusado tudo o resto, enfim...

5 comentários:

  1. Bom dia,

    Ontem vimos até à expulsão de Hulk um FC Porto agressivo, pressionante e a criar situações de golo.

    Após a expulsão de Hulk, que exagerou nos protestos apesar de ter alguma da sua razão, face às entradas que sofrera desde início da partida, o árbitro quis ser protagonista, e mesmo com a intervenção dos jogadores da equipa alemã a pedir a não expulsão, pois tal facto num jogo de preparação não interessa a ninguém, o juiz decidiu colocar Hulk cá fora.

    A partir daí, aquele que seria um excelente teste para ambas as equipas, num terreno pesado, ficou desfeito.

    O FC Porto limitou-se a gerir o jogo para não perder, criou ainda duas situações de golo iminente, e o Borussia tentou dentro das suas capacidades o golo, colocando de algum modo em teste a nossa defesa.

    Destacaram-se Moutinho, pelo empenho e raça, Sapunaru, Maicon e Rolando. Varela e Ruben desapareceram após a expulsão de Hulk.

    Mas o jogador que mais gostei, foi o jovem Castro. Este miúdo pela raça e empenho faz me lembrar Paulinho Santos ou João Pinto. Na segunda parte após a saída de Moutinho, era ele quem levava a equipa para a frente. Fez um passe rasgado a isolar Kleber na melhor oportunidade de golo da 2ª. parte.
    Eu gosto de jogadores assim, e espero que ele fique. Sem desprimor para Souza, entre ele e o Souza, emprestava o brasileiro.

    Penso que devíamos ter tido mais um jogo de treino na Alemanha antes do confronto com o Borussia.

    Destaque ainda para a presença em massa dos nossos emigrantes (cerca de 2000), que num dia chuvoso, foram apoiar a equipa. Bem hajam!

    Um abraço e bom domingo

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Tal como o Zé Luís, em directo só vi 15 minutos -os iniciais da 2ª parte- senti alguma confusão tactica e só em casa é que soube que o Porto jogava com 10 elementos.Na televisão não me apercebi do facto o que é positivo, a equipa continuava a jogar em todo o campo.Mantinha o espírito vencedor.
    Barcali, Djalma, Castro, Cristian e Kleber deram boas indicações.Não quero ser injusto para com David, mas de inicio até me parecia um Sereno mas mais pousado.
    Nos júniores da época finda, havia um médio negro encorpado que era prometedor.Tinha muito físico, abrangia toda a linha média e rematava forte.

    ResponderEliminar
  3. Olá Amigos!

    Comentário final: Já gostei d’alguns aspectos do futebol da equipa do FC Porto, a qual , por exemplo: mostrou grande atitude, muito esforço e vontade de vencer, porem foi notória a preparação já mais avançada dos germânicos e ainda alguma inépcia por parte dos dragões na hora de finalizar: torna-se necessário mais convicção e espontaneidade na hora dos avançados azuis e brancos chutarem à baliza adversária.

    Quanto á expulsão do Hulk, é evidente que o juiz do apito alemão se armou em "parvo", mas o que é facto é que os árbitros têm a faca e o queijo na mão e há que não desafiá-los.

    FC Porto sempre!

    ResponderEliminar
  4. Penso que o plantel é óptimo.
    Se conseguirmos um bom defesa esquerdo ou um bom defesa direito -é verdade Fucile pode fazer qualquer um deles- temos a defesa ideal, embora eu desejasse um central de classe indesmentível.

    Helton, Beto e Bracali;

    Sapunaru, Fucile, Rolando, Otamendi, Maicon, Sereno e Álvaro Pereira;

    Guarin, Fernando, Moutinho, Castro, Belluschi, Sousa, Rúben Micael;

    Varela, Falcao, Kléber, James, Hulk, Walter, Rodriguez.

    Kelvin, Djalma, Iturbe, Cristian.

    ResponderEliminar
  5. Para mim neste momento a equipa ideal seria:

    Versão 1

    Helton;
    Fucile, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira;
    Fernando, Guarin, Moutinho e Belluschi.
    Hulk e Falcao.

    Versão 2

    Helton;
    Fucile, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira;
    Guarin, Moutinho e Belluschi;
    Hulk, Falcao e James.

    ResponderEliminar