25 agosto 2016

Do osso romano às peras doces em cacho

Leicester, Brugge e Copenhaga, dificilmente o FC Porto poderia esperar melhor sorteio para a CL 2016-2017. Apanhando o inédito e inesperado campeão inglês, mesmo assim era a equipa mais acessível do Pote 1, à parte o Benfica que regulamentarmente não poderia sair aos dragões. E tudo com viagens relativamente curtas, o que é bom em calendários carregados e têm sido, ainda, um peso as longas viagens ao leste dos últimos anos.

Por exemplo, além do Nápoles, o Benfica apanha agora D. Kiev e Besiktas Istambul que o FC Porto tem encontrado nos últimos anos. É um fardo extra atendendo aos compromissos nacionais fazer viagens de mais de 4 e mesmo 5 horas. Vai certamente ser bonito ver a Luz receber de novo Quaresma como era hábito com o FC Porto... E se para lá seguir Aboubakar, a imagem do golo vitorioso do último clássico vai pairar sempre!

Já o Sporting não tem viagens longas, mas a mestria táctica de Jesus vai ser testada ao limite com equipas a quem nunca ganhou, como Real Madrid e Borússia Dortmund... sendo a maldição alemã premente em Alvalade e até um pesadelo com derrotas históricas.

Mas o Sporting, adversário no clássico de domingo, pode "acarditar" que com Jesus vai já lançado para a final... da Liga Europa. Não tem hipóteses com Madrid e Dortmund, não pode adormecer com os polacos do Legia Varsóvia.


Valeu a pena esfolar o osso romano no Play-Off para ter agora das peras mais doces na fase de grupos. Em minha opinião nunca teve o FC Porto um grupo tão acessível na Champions e tem, inclusive, a oportunidade de vencer pela primeira vez em Inglaterra, já que o Leicester não pode ser considerado papão nem sequer favorito a vencer o grupo. Não que o nível seja elevado neste quatuor, nem o FC Porto está ainda numa primeira linha de equipas a ter em conta na prova.

Três adversários de futebol directo e físico que vão bem com a nova forma de jogar do FC Porto. Que, de resto, tem bom histórico com belgas e dinamarqueses e com os ingleses pode quebrar então o tal tabu de nunca lá ter vencido. Com o Brugge, na Taça UEFA, o FC Porto já passou uma vez, no tempo de Cubillas, com 3-0 e 2-3. Leicester e Copenhaga (FCK) são novidades.

É com o Brugge, precisamente, que o FC Porto fará a dupla jornada que normalmente deita fora uma das equipas. E acabar com o campeão inglês em casa quando entra o carregado Dezembro para o Leicester é também uma benesse do calendário que permita uma visita do Copenhaga ao Dragão a abrir - uma jornada que o FC Porto nunca perdeu em casa e normalmente até ganha.

Igualmente importante é o encaixe dos jogos europeus com as provas domésticas. Após o clássico de domingo, o FC Porto só enfrenta o Benfica em Janeiro, pelo que pode fazer o grupo sem estorvos de maior, o que os rivais não poderão dizer entre si.

No resto, apesar das novidades Rostov (afastou Ajax) e Legia (repondo um clube polaco após 20 anos de ausência), não deixa de haver confrontos recentes: Mónaco-Leverkusen, Atlético vs. PSV e Bayern os quais eliminou na última época, Madrid-Dortmund, Barça-Celtic, mesmo Basileia-Ludogorets. E se Cristiano Ronaldo abre contra Rui Patrício no Madrid-Sporting, Pep Guardiola tem na visita ao Camp Nou uma prova de aço pelo City. Já Ancelotti no Bayern reencontra Simeone que lhe ganhava quase sempre na Liga espanhola mas teve na final de Lisboa a desforra quando o Real bateu o Atlético no prolongamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário