01 fevereiro 2010

A suspeição é um túnel para todos os arbítrios

Retira-se do DN as imagens que a SIC-N passou ontem à noite como se revelassem algo de extraordinário sobre os famigerados incidentes do túnel da Luz.



A suspeição cresce à medida de quem a decreta e, de facto, o "serviço público", mais do que a alegada informação/contra-informação que se releva nesta triste estória, fez mais pela causa de esclarecer do que de confundir e, muito mais, condenar, como já foi feito, à maneira estalinista, o julgamento público. É por isso que as sanções da CD da Liga, nestas circunstâncias, têm o valor que têm e a credibilidade que merece tudo o que sai da tasca imunda que é a Liga.


Livres da interpretação mafiosa do Rui "ai, ai, ai" Santos, e como nunca vimos, nem imaginamos, poder ocorrer algo de semelhante, não sei se o Fernando não será severamente castigado, a avaliar pelo zelo de detectar a "mazela" de uma patada do trinco portista, furioso pela derrota como é normal, no suporte metálico da lona do túnel, este mítico elemento do não menos fantasmagórico antro de maldade e exorcismo que é a Luz.


Quem vai, meticulosamente, avaliar dos estragos na estrutura é um tipo de colete laranja que de repente se tornou famoso. Zeloso funcionário do Benfica, quando é suposto ser chefe do serviço de segurança de um colectivo tipificado em Lei e que se chama ARD ("stewards"), percebe-se que a organização de segurança não tem, mal o jogo acaba, o chefe da patrulha no seu posto. Aparece depois, de mansinho, mas para avaliar algum estrago material. Não está lá quando devia e para o que devia, que era orientar pessoalmente a estratégia de "defesa".


No túnel, à parte essa sanção moral ao Fernando por "vingar-se" numa coisa em vez de num "steward" como é suposto fazer um jogador do Porto, não se passa nada. Nada. O que parece passar-se é fora do túnel, na zona dos balneários. E aqui a coisa fia mais fino. Porque há ali muita gente, gente estranha com colete e sem colete. Não adianta fazer processos de intenções e saber o que faz o segurança Fernando, do Porto, a espreitar por uma porta. Não se ouve nada, só se vê um aglomerado de pessoas que se reúne, tal como em 2008, no mesmo local onde um ano antes houve agressões a um funcionário do Porto (Acácio Valentim), muito perto do balneário portista.


A teoria da conspiração em curso não detecta que até um árbitro, talvez por ter sido o 4º árbitro no jogo e estivesse folgado por não ter andado a correr na lama da Luz, anda por ali, como se fosse função sua, tendo há muito terminado o jogo ou pelo menos há tempo suficiente para chegar a ver-se o corredor e aquele "hall" totalmente desimpedido. Mas João Ferreira, o João "POde vir o João" Ferreira, aparece ali sabe-se lá porquê nem se imagina se, ao contrário do que é habitual, o balneário do árbitro fica mais perto do do Porto do que do do Benfica...


O João "Pode vir o João" Ferreira, de resto, como 4º árbitro já teve uma incursão curiosa na bisbilhotice futeboleira, distinguindo-se mais como árbitro de fora do que como juiz de campo onde amiúde é assaz medíocre. Num Guimarães-Benfica aí por 2000 ou 2001, apitado por Duarte Gomes, João Ferreira foi espiolhar numa câmara da tv que filmava o jogo que, lá ao fundo do campo, do outro lado onde ele estava, o Romeu deu uma cabeçada ao Simão e foi expulso. O jogo já continuava na outra metade do campo, mas o diligente árbitro "Pode vir que esse eu gosto e não há problema" avisou Duarte Gomes, o jogo parou e Romeu foi expulso. E sem dúvida que as imagens mostraram Romeu a agredir Simão, embora nesse jogo, que o Benfica depois ganhou por 4-2, muitas imagens mostraram muita coisa mais e justificaram a vitória encarnada.


Portanto, subitamente, sabe-se lá porquê mas não deve ter sido por alguém avisar que iam passar ali ciclistas, há um aglomerado de gente, com colete e sem colete, polícias fardados e possivelmente à paisana, uns jogadores do Porto e o 4º árbitro, mais os dirigentes do Benfica Rui Costa e Paulo Gonçalves, e na zaragata há empurrões e ameaças, um murro que terá sido dado e um pontapé eventualmente falhado. Questionando-se "mais que raio de Democracia é esta", podemos de facto intuir o que se terá passado e, antes disso, como se chegou a esse ponto. Um ponto, aliás, crítico, porque em 2008 aconteceram ali, não no túnel, coisas de pasmar e à 6ª ou 8ª jornada uns jogadores do Nacional foram apertados por funcionários do... Benfica. Isto para além de outras estórias que remontam aos famosos jogos com o Estoril em 2004-2005, mas tudo isto convenientemente esquecido pela Imprensa e cronistas do regime, como se aquilo fosse um santuário ou mesmo se ali estivesse um altar ou uma estátua religiosa como tem, por exemplo, no Camp Nou - e eu já atravessei o túnel do Camp Nou, mas não o do Benfica e por isso sei do que falo.


Bem me parecia que o que se fala e diz é mais do que aconteceu, ainda que o pouco que aconteceu merecesse uma explicação cabal de quem é responsável por "aquilo". É que, no verdadeiro túnel, a segurança não só não afasta uns dos outros, até se vê David Luiz a passar ao lado de um jogador portista sem problemas ou desaguisado, como não tem motivo algum para intervir. No túnel não se passa nada. À parte esse facínora do jogador Fernando, claro, capaz de fazer a uma peça de metal a segurar uma lona o que Javi Garcia faz com igual patada a um adversário em campo sem alguém pôr, corajosamente, as imagens no ar e, como diz o outro, ai, ai, ai" ninguém condena isto...


Na zona dos balneários, que devia ser de estrita área de privacidade das equipas e cada qual na sua, há um assédio incompreensível à zona do FC Porto. E, ao contrário de notícias manhosas que apontavam para ilícitos de Fucile, Helton e Rodriguez, apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo, pelo que A Bola ficará com mais esta nódoa no seu currículo, além de justificar a selectividade do blécaute portista a esse exemplo da escória desportiva.


No fim de contas, entre os jogadores não se passou nada, entre os protagonistas não se passou nada, mas uns "artistas" aparecem na estória e simula-se um "Far-West" com um árbitro também subitamente aparecido. Se os jogadores portistas, com o seu inevitável e consagrado mau-perder, não se meteram com ninguém, além de azia e maus fígados são cobardes, porque não maltrataram quem no campo foi mais duro e entrou mais feio do que eles. Foram vingar-se não em gente de camisola vermelha, mas em gajos anafados de colete verde e laranja, que não parecem ter perfil físico de segurança, pelo menos daqueles à civil que agridem pessoas chegadas a aeroportos. Os jogadores portistas, de repente, tão imprevista e desabridamente como surgiram montes de pessoas e o 4º árbitro na zona de acesso ao balneário portista que devia, essa sim, ser reservada e não invadida, desatam só porque sim a bater em estranhos.


Devem ser malucos, decerto.

Ou animais, sei lá, tipo outro "ugandês" que pôs estas imagens cá fora para uns quantos pularem de gozo e babarem-se por uma banana que lhes é dada. Pão e circo para o povo e o educador-mor da CD da Liga logo tratará de dar o sangue necessário para ninguém se engasgar de tanta agitação.


É o que vejo. E que me deixa perplexo, embora não surpreso totalmente. Porque os relatos do "túnel" da Luz já são antigos. E nem todos os túneis escondem todas as verdades, como nem todas as interpretações de faltas são válidas.

22 comentários:

  1. O uma coisa que me impressiona é como o 4º arbitro, no meio de tanta confusão, consegue promenorizar os acontecimentos ao Lucilio Calabote. Não é que ele viu aquilo que o dono lhe mandou escrever...

    ResponderEliminar
  2. Continuando com as "coisas pelo outro lado",

    Os encornado anteciparam o jogo com o Leiria para 4ª feira (3 de Fevereiro).

    Adivinhem quem levou com o 5º amarelo neste fim-de-semana? Nada mais nada menos que Rony, não fosse um filho da puta qualquer marcar um livre à entrada da area do SLB.

    Quem foi o arbitro? Um tal de Luis Reforço que nos roubou um penalty o ano passado no Porto - Trofense.

    ResponderEliminar
  3. Donnie Darko,

    esse Reforço de Inverno, lembro bem, ficou um penálti por marcar sobre Lisandro, no final.

    Mas o árbitro não teve culpa de anular um golo a Lucho que ninguém entendeu porquê. A não ser o pascácio da RTP que alegou "simulação de jogar a bola com a mão" para anular o golo, como então aqui denunciei.

    Mas obrigado, também, pelo registo "biográfico".

    Temos um jogador do Leiria com o 5º amarelo. Já estão 3 de fora pelo V. Setúbal para a jornada seguinte.

    Tudo casual, claro.

    ResponderEliminar
  4. Agora o Paulo Baptista no jogo da Taça, o tal que levou o Jesus, o ano passado, a dizer que o Braga só seria compeão na Playstation após um vergonhoso SLB - Braga

    ResponderEliminar
  5. saliento esta questão por ser importantissima:

    porque será que nunca em momento algum do video, se consegue perceber o que se estará a passar do lado de fora do balneário antes de se verem todos os jogadores do fcporto a sairem do mesmo, e só depois da confusão já instalada é que se vêm imagens dessa camara de segurança?

    ou seja o que motivou a confusão? a que REAJIRAM os jogadores do fcporto?

    esta questão é fulcral.

    e claro que tb é evidente que as imagens nas alturas fulcrais do video são aos solavancos ao contrário do resto do video.

    é necessário desmascarar esta selectividade de imagens. quem nos representa na comunicação social tem de se lembrar disto.

    quanto ao rui ai ai ai santinho, vendeu-se por completo desde que o vieira lhe foi fazer o broche de ir à assembleia da republica apoiar a "nobre" causa do oculinhos.

    ResponderEliminar
  6. repararam na 1º página da MArca ?

    Falam da "mano negra" aquilo que em Portugal se poderia traduzir por 'apito encarnado'.
    Para quando um jornal que exponha na 1º página os benefícios a quem beneficia do apito encarnado ?

    ResponderEliminar
  7. ADOREI O TEXTO!
    PARABÉNS!!
    É vergonha de país que temos e mesmo assim não se serão campeões!!

    ResponderEliminar
  8. Alguém me explica a não convocatória do Bruno Alves? Não jogou no sábado, não está aparentemente lesionado...cheira-me a esturro!

    ResponderEliminar
  9. FC Portosempre

    essa questão é deixada no post. Subitamente... aconteceram coisas de pasmar, de facto.

    Quanto à selectividade das imagens, é tão óbvio que, à falta de cronometragem, é legítimo suspeitar-se da montagem feita, ao livre arbítrio de quem as "editou".

    Mas o "que raio de Democracia é esta" acha que está a fazer bem.

    ResponderEliminar
  10. http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=8012

    Vejam o link a partir do minuto 3:35.

    O "agente desportivo" de laranja está claramente a provocar os jogadores do FCP!

    Faço um apelo ao Sr Rui Moreira pr julgar que é um dos melhores defensores do FCP na praça pública. Não deixe passar isto em claro, a contra informação vomitada ontem pelo Rui "Ai Ai" (como diz o Zé Luís) Santos visa denegrir e achincalhar o nome do FCP e manipular a opinião pública.

    Os jogadores não são nenhuns santingos mas esse indivíduo de colete laranja tinha a lição bem estudada e provocou claramente a equipa técnica e jogadores do FCP que vindos de um jogo que correu mal, cansados fisica e psicologicamente caíram na esparrela.

    O nojento da questão é a montagem (sim as imagens de ontem foram claramente editadas e manipuladas) com o propósito de pisar mais ainda o nome do FCP.

    Bem vistas as coisas foi um filme "à la Leonor Pinhão"

    Saudações (des)portistas

    ResponderEliminar
  11. Treinador de Bancada,
    O Bruninho viu o 5º amarelo. Curiosamente, penso que foi a primeira vez, não?

    ResponderEliminar
  12. Porque é que a mesma Camera filma imagens tempo real em 2008 (http://www.youtube.com/watch?v=BQLpBC3RSMw)
    E imagens de 4 em 4 segundos em 2009 (http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=8011)

    http://oantilampiao.blogspot.com/2010/02/evolucao-tecnologica.html

    ResponderEliminar
  13. A nossa resposta a estes nojos jornalisticos encomendados tem de ser dada onde mais lhes doem...dentro de campo.
    Pressiona los até que acabem por rebentar pelas costuras. Sermos campeões será a maior galheta que lhes poderemos dar.

    ResponderEliminar
  14. Nightwish,

    O jogo de suspensão foi cumprido contra o Nacional. Não há justificação para a não convocação do Bruno. Se fosse o Rolando a não ser convocado faria mais sentido numa perspectiva de rotatividade

    ResponderEliminar
  15. Carísso nem sei pra que tanta palhaçada com isto do tunel.
    Há duvidas que os stewards provocaram os jogadores do porto?so se eles frem atrasados mentais e que vao agredir um gajo sem motivo nenhum.
    ha duvidas que alguns jogadores do porto deram das boas ao gajo de laranja?ele pelo menos andava ali a pedi-las..
    o resto e bla bla bla.. castigar os jogadores que tem que ser castigados, e castigar o benfica por inerencia dos stewards provocadores.
    as imagens sao uma confusao dum espectaculo bastante deprimente.
    e em relaçao a tuneis o das antas tambem ficou bastante famoso, mas na altura nao havia camaras.
    a tristeza e que o isto so serve para desviar atençoes do que realmente interessa, o futebol..
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. Treinador,
    tens razão, percebi mal a pergunta. Siga a bola...

    ResponderEliminar
  17. Zé Luis achas que este cenario tem alguma viabilidade:
    Colocar-se um processo de impugnação da homolugação da Liga 2009/2010, que vai ser indeferido, que vai ao CJ da FPF, que vai ser indeferido e que terminará em Agosto de 2010, no Tribunal Arbitral do Desporto, onde o FC Porto irá proceder à exposição de todos os dados factuais e registados sobre este assunto.

    Espero que nessa altura possam ir à Suiça Testemunhar (espero) os jogadores do NAcional da Madeira (Ruben e o outro), serão registados testemunhos de vários jogadores de outras equipas igualmente mal tratados nos intervalos dos jogos contra slb (Braga e outros que se verifique terem existido). Todos os jogadores do FC Porto que seja necessário, incluindo os do ano passado (se for preciso chamar-se ex-jogadores chama-se!), como o Sr Acácio Valentim.

    Anexar-se-ão os Relatórios dos Delegados DA LPFP, dando contra a provocação do prosegur, da sua presença na zona do tunel e dos acontecimentos. Anexar-se-ão os relatórios da PSP com igual teor. Anexar-se-ão as filmagens do dois anos. Anexar-se-ão recortes de jornais com as manchetes do costume (tal como no Verão quente de 2008). Anexar-se-ão todas as decisões das instituições portuguesas que regulamentam o campeonato.

    E veremos onde a coisa vai parar. Na Suíça, o FC Porto está bem representado. E já mostrou que a recolher dados, é EXPERT e não falha. Daí que...

    DEIXA-LOS POUSAR.

    ResponderEliminar
  18. Conheçam a cara do funcionário do slb que agrediu Acácio Valentim em 2008.

    Primo de José Veiga continua a ser funcionário do Benfica

    http://www.grandeportoonline.pt/catalog/product.do?productId=d1dc5499257287fb012679ae73f5052a

    ResponderEliminar
  19. E continua a saga do Benfiquista de Canelas: Vandinho acaba de ser suspenso por... TRÊS MESES!

    E Mossoró apanha três jogos de suspensão. Ney fica dois na bancada.
    Siga a Marinha!

    ResponderEliminar
  20. Olá a todos os grandes portistas e um bem haja aos grandes autores desta página.
    Se não me falha nada há um caso no túnel em Outubro com o b****** e o Braga, sendo que o primeiro curiosamente se prepara para sair impune dos dois (um já está confirmado).
    Não sou jurista, mas há aqui qualquer coisa que não está muito bem. Eu já nem vou pegar nos fatos (escrever sem "c" é muito mau) que estão mais que manipulados por parte da comunicação social e "pelos tudo menos agentes de segurança"; vou sim pegar na nota de culpa que indica claramente que não se trata de uma agressão mas sim de uma reposta. Aqui entra a minha deixa, como é possível a suspensão dos jogadores do Porto quando por lei apenas podem ser castigados de 2 a 6 jogos. Pior ainda, temos a Maria em pleno campo contra o Olhanense a desferir murros e pontapés e levou 2 jogos!
    Saliento ainda as palavras de Jesualdo, é com muita classe e sem sair das estribeiras que comenta a parcialidade dos processos dos túneis. Isto é muito importante!
    Peço a todos a portistas que de momento pensam em retaliar no primeiro fim-de-semana de Maio, abstraiam-se. A melhor resposta que podemos dar aquela gente é a mesma que o Professor...Com classe cantaremos "Campeões allez, Campeões allez".

    ResponderEliminar
  21. Um "segurança" não é um agente desportivo e mesmo assim continuamos com os nossos jogadores preventivamente castigados. Eu penso que as instancias de protesto são claras e o percurso também, apesar de não ser jurista a ideia que tenho sobre o nosso caso é esta:

    FC Porto estará já a elaborar o processo de pedido de impugnação dos resultados do campeonato deste ano.

    A quem o vai dirigir? À entidade Organizadora. Qual a queixa? Queixa contra a Entidade Organizadora! Hmm. INDEFERIDO! Resultado? RECURSO. Para onde?

    Conselho de Justiça da FPF. Hmmm.INDEFERIDO! Resultado? RECURSO. Para onde?

    UEFA. Hmmm. INDEFERIDO! Resultado? Recurso. Para onde?

    Tribunal Arbitral do Desporto. Resultado? Hmmm. Não sei.????????????

    ResponderEliminar
  22. Eu não largo este post :D

    Mas já que ninguém se lembra dele, pregunto eu - onde anda o presidente do sindicato dos jogadores?

    Não pode intervir neste caso? Para uma maior celeridade no caso.

    Olhem que eu acho que pode, aliás tenho a certeza que pode.

    Não para ilibar, mas para proteger os jogadores, sei que são estrangeiros mas podiam ao menos dizer alguma coisa.

    Não lhe deve interessar muito, mas para vir cantar para a televisão a preocupação com o numero elevado de jogadores estrangeiros na nossa liga está logo à escuta.

    No caso do Ruben Micael nem uma palha mexeu.

    Aliás há muitas instituições ligadas ao futebol que deviam intervir, ou pelo menos manifestar sobre o que se está a passar, deixar a justiça desportiva nas mãos de um só troglodita dá o resultado que estamos a ver.

    ResponderEliminar