21 julho 2006

Golos, golos e mais golos, mas...

Parece estar a começar muito bem a pré-temporada do FC Porto este ano. A equipa base é a mesma e apenas foram contratados alguns jogadores considerados de 2ª linha ou 2ª escolha: Ezequias, João Paulo, Diogo Valente e Tarik.

Evidentemente que foram 3 jogos contra equipas amadoras, mas não deixam de ser significativos os números: 32 golos em 3 jogos, quase 11 golos por jogo. São muitos golos, mesmo assim Co Adriaanse continua a dizer que não foram cumpridos em pleno alguns dos objectivos a que ele se propôs. Ele quer mais e eu, que sempre fui um apoiante de Adriaanse, já não me importo que até se tenha um pouco menos mas contra equipas a sério.

O problema do ano passado parece continuar, se temos tido sempre uma defesa muito sólida (fomos a melhor defesa do campeonato com apenas 16 golos sofridos, uma das melhores dos últimos anos apesar do que muito se falou), o ataque parece não encarreirar como deve ser e McCarthy e companhia continuam a ser muito esbanjadores na hora do remate. Apesar dos muitos golos, pelo menos nos dois jogos na Holanda não deixei de ler nos jornais a seguinte frase "foram muitos golos, mas podiam ter sido muitos mais, tal o caudal ofensivo que o FC Porto apresentou durante a quase totalidade do encontro" e isto vem já do ano passado onde mesmo nos jogos em que o FCPorto não jogava muito bem eram desperdiçadas oportunidades atrás de oportunidades e muitos criticavam o treinador, mas o trabalho dele não é marcar golos mas sim criar o futebol para os jogadores terem as oportunidades de os marcar e nisso ele cumpriu.

Talvez seja por toda esta ineficácia que Adriaanse contratou um novo treinador Chris Kronshorst especialista no desenvolvimento técnico de cada jogador e também por isso tanto insiste num novo ponta-de-lança, neste caso Hesselink, que esperemos que, se vier, venha colmatar este problema (que falta nos faria agora um Jardel a 75% que fosse), porque as oportunidades aparecem e muito no futebol deste FCPorto actual.

Aqui ficam alguns números deste inicio de pré-época:
FCPorto 17-0 Cerveira
Rhoda Raalte 0-6 FCporto
Stevo Geesteren 0-9 FCporto

Marcadores só nos 2 últimos jogos:
McCarthy - 3
Ibson - 3
Adriano -2
Anderson - 2
Raúl Meireles - 1
Jorginho - 1
Alan - 1
Ezequias - 1
Tarik - 1

Esperemos que no próximo jogo, agora mais a sério, contra o FC Groningen, 5º classificado da 1ª liga da Holanda, se possa ver então em directo, por incrível que pareça na TVI, bom futebol e muitos golos novamente. E neste jogo já se poderão tirar algumas ilações sobre o valor deste FCPorto 2006-2007.

Destaque do dia:
“Anderson e Ibson estiveram brilhantes durante o encontro de ontem. Os dois médios brasileiros passearam classe pelo relvado e até marcaram dois golos cada.”
No “O Jogo” http://www.ojogo.pt/

Esperemos que seja para continuar.

5 comentários:

  1. Boas... sobre o teu pedido, claro que sim... isso pergunta-se?
    Vou-te linkar tb nos meus links... espero ser retribuido da mesma forma... aKeLe aBrAço e muita Força Azul cá no teu/vosso blog.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo vosso apoio e então vou-vos linkar. Eu apareço pelas vossas páginas.
    Tive azar no fim-de-semana que comecei já que não tive opurtunidade de ver em condições o jogo do FCPorto para colocar cá um artigo em que possa tirar conclusões sobre o jogo.

    ResponderEliminar
  3. Looks nice! Awesome content. Good job guys.
    »

    ResponderEliminar
  4. Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
    »

    ResponderEliminar