31 julho 2006

As claques no Dragão

Não é que eles mereçam, mas vou falar agora para não mais falar sobre as supostas claques ligadas ao FCPorto. E para isso vou usar as palavras do PavlovDoorman ,"bloguista" do Blog Tribunal das Antas , e diz ele o seguinte:
"Não percebi a ausência das claques mas se foi por birra com a direcção, então por mim podem faltar a todos os jogos; é que eu pra ver o Porto pago o bilhete completo, pago quotas normais, e tenho de ir pró lugar disponível, além de que tenho de ir para as filas para comprar o bilhete; podem ter razão em dizer que o Clube vos está a tirar privilégios, mas eram isso mesmo privilégios, quem são vocês para terem algo que eu não tenho? E vejo o MEU PORTO há muito mais tempo que muitos de vocês."
No meu caso pago um bilhete anual e não ando à espera de ofertas da direcção. E acrescento que nós pagamos isto tudo (quotas, lugar anual, etc.) porque amamos o nosso clube ao contrário das claques que só parecem gostar quando lhes oferecem o bilhete.
Ou seja, ao não apoiarem a equipa, como fizeram ontem, só estão a ter uma atitude infantil, de meninos amuados que só envergonham o clube. Ou apoiam ou deixem de existir. Viu-se perfeitamente que ontem o FCPorto deixou de vender bilhetes para aquela zona e apenas estavam lá meia dúzia de pessoas. Afinal qual é a função de uma claque? Não é o apoio incondicional da equipa que adoram?
Não entendo, sinceramente não entendo. Eu até gosto da alegria que transmitem durante os jogos, mas para fazerem estas coisas mais vale desaparecerem.

31 comentários:

  1. Estás a vontade Zirtaev...
    E obrigado por te reveres nas minhas palavras.

    ResponderEliminar
  2. este post esta uma autentica palhaçada se a sad nao disponibiliza bilhetes como havemos de encher um sector daqueles!? e k atitudes mimados foram essas?! apenas e como fazemostodos os anos nos jogos de apresentaçao opta-se por uma postura mais casual... e se reclams tanto conosco canta tu manifesta-te!? ou sentas o cu bates palmas no golo e mais nada?! qd os bilhetes sao 30 euros num estadio como o do rio ave a chover a potes estas la?! nao me aparece ficas em casa no quentinho no sofa... mas nos estamos la... sempre e em qualaquer circunstancia......

    ResponderEliminar
  3. Caro sd86:
    Se a sad não disponibiliza bilhetes e se gostam tanto do clube façam como eu ou os outros, façam-se sócios e comprem-nos.

    É mentira o que diz quanto aos jogos de apresentação já que noutros anos apoiaram e cantaram todo o jogo (eu sei pq vi e estive lá tb nesses anos) e ontem, tal como têm vindo a fazer já da época anterior estiveram mudos a calados em claro sinal de amuo. Atitude infantil.

    Quanto à outra questão quem lhe disse que não canto? E se canto menos que vós estou no meu direito já que pago o meu bilhete e apoio como sei e posso.

    E lá vem o argumento do apoiar nos jogos fora, mas afinal gostam ou não do clube? É preciso pagarem bilhetes para vocês apoiarem o clube? Também quero, o que é que são mais do que eu só pq não me junto à vossa associação que apenas serve para alimentar 2 ou 3, agora, capitalistas?

    Para sua informação já vi muitos jogos debaixo de chuva e não precisaram de me pagar nem eu amuei. Paguei, vi os jogos por amor ao clube e vim embora alegre nas vitórias e triste nas derrotas.

    O post não está uma palhaçada, post diz algumas verdades que concerteza não gostou. Mas de qualquer maneira não pense que sou contra as claques, nem eu disse isso nunca, apenas acho que vocês a existirem devem mostrar essa vontade e apoiarem sempre a equipe á que essa é a real razão da vossa existência.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Se e quando tiveres novidades sobre a formação do FC PORTO, aparece

    ResponderEliminar
  5. para além disso o clube quando vai fora as claques arranjam bilhetes com as claques dos grupos rivais para terem bilhetes mais baratos..
    Foi uma vergonha como conseguiram os bilhetes para a final da Taça em Oeiras..acabem com as claques

    ResponderEliminar
  6. Ridiculo esse post... Já que só veem o lado negativo das claques então começem a apoiar incondicionalmente o vosso clube, começem a ir ver os jogos a todo o lado, começem a pintar bandeiras e estandartes... Já vi que preferem o futebol moderno, ou seja pagar autenticos roubos pelos bilhetes, ver o futebol sentadinho a comer pipocas e de vez em quando, bater palmas ou assobiar a equipa.

    Se já viram assim tantos jogos do FCP certamente se lembram do futebol no velhinho estádio das antas .. aquele carisma todo .. nao quero que se perca aquele espirito de ir a bola e vibrar e apoiar o FCP.

    Já agora até gostava de entender o corte nos bilhetes a claque a que pertenço, Colectivo. Simplesmente ridiculo e sem ponta de logica.

    Abraços, Colectivo95

    ResponderEliminar
  7. O Colectivo parece-me a mim está a levar por tabela. E quanto aos jogos no Estádio das Antas gostava de lembrar aos mais novos ou mais esquecidos que o mítico Tribunal não era composto pela claque. Era composto pelos sócios mais antigos mais interventivos, aí sim podem dizer que essa intervenção tem-se diluído mas não posso fazer nada pelos outros. Eu lembro-me bem do Tribunal pois foi no Tribunal que cresci a ver o NOSSO CLUBE.
    Por isso os que se sentem incomodados devem manifestar-se mas com correcção, sem precisar de baixar o nível da conversa, senão estão a dar razão a quem considera os elementos das claques (e aqueles que não fazendo parte das claques a elas se juntam) uns arruaceiros.
    Na esperança de ter sempre o melhor apoio para o PORTO, pois é isso que interessa.

    ResponderEliminar
  8. E por falar em apoio ou falta dele o que dizer de faixas a venerar pessoas que quiseram sair em rotura com o treinador tentando assim achincalhar o treinador?
    Isso parece-me a mim não é apoiar.
    Eu nunca assobiei, nem nunca assobiarei, prefiro fazer como muitas vezes, escrevendo à direcção da SAD a alertá-los para o que de mal se passa.

    ResponderEliminar
  9. Grande Post...vai ao meu blog e vê as fotos dos mimados, o que eles estavam a fazer. Quanto à conversa de ir a todo o lado, isso nem é bom falar, é só conversa, os murcões que vão atrás dos líderes das claques pagam muito mais para sustentar os Mercedes e Porches deles.ah e eles são tão valentes que no jogo do FCP contra o SCP quando começou a porrada os líderes passaram para dentro da protecção e nem uma caçetada levaram, fartei-me de rir.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  11. O anónimo dos colectivo95 (claque que até admiro)que falou está certamente a confundir as coisas. Só falta dizer que as claques ontem estiveram caladas por causa do futebol moderno e dos exorbitabeis preços dos bilhetes. Por favor, esse argumento é que é ridiculo.

    E já que fala do antigo tribunal das Antas, que conheçi muito bem, lembro-lhe, tal como lembrou o Pavlov, que quem fazia a mística dessa bancada eram os sócios mais antigos e não as claques.

    Já agora responda-me por favor porque os colectivo têm emitado sempre os SD, pq não hagem por conta própria como sempre o fizeram, pq não se legalizam, pq afinal estiveram calados ontem?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Como já postei no blog do Pavlov os Colectivo ainda gritaram um bocadinho, não muito ,as já deu para ficarem roucos hoje.agora os outros...

    ResponderEliminar
  13. O link do teu blog já lá está no meu. Fico satisfeito com a vontade de " linkares"( esta palavra existe ??? lol ) o meu blog.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Boas Parabéns pelo blogue tá fantásticos. Passa pelo nosso blogue e deixa contacto temos novidades, estamos a organizarmo-nos. Diz algo teríamos muito gosto. RT Mirandela

    ResponderEliminar
  15. Eu sei que eram os socios que davam a mistica a curva sul e norte das antas. Nunca disse o contrario. Mas esta a perder-se essa mistica. So gostava de saber se preferem o conforto de estar sentadinho a comer pipocas do que estar a 'ferver' em cada jogada...

    De resto o Colectivo nao imita ninguem e sempre agiu em prol do FCP. Estamos ao lado dos SD quando entendemos que devemos tar.

    Neste momento temos muito poucos elementos no estadio porque muita gente vem de fora do porto e nao tem lugar anual porque nao pode vir sempre, dai que a sad dantes dava 300, 400, 500 bilhetes para distribuirmos por quem podia vir. Estamos a passar por uma fase complicada, mas estava a espera de ver o apoio dos socios as claques e nunca apoiarem a sad.

    Falo pelo meu grupo, que eu saiba nao tem motivos de queixa contra o Colectivo. Se gostam do silencio que se fez sentir ontem entao apoiem a sad na decisao.

    Abraços e acima de tudo so estamos a dicutir isto porque amamos o Porto.

    ResponderEliminar
  16. há mt gente nos super socia pagante com o seu lugar anual como é o meu caso e falo por mim se os outros nao sao socios k respondam por eles... Se estives-te la nos anos anteriores terias visto ou ouvido uma atitude mais casual nao se costuma canta nos jogos de apresentaçao quanto muito canta-se musicas destinadas aos jogadores, nao percebo pk é uma atitude infantil, quanto ao silencio do ano passado em alguns jgos deve-se a uma forma de protesto pelo que a SAD nos fez, nada tem haver com atitudes mimadas... Se cantas pouco ou nada pk mandas vir conosco se nao cantamos ?! tambem estamos no nosso direito e tambem pagamos bilhete.. tambem nc me pagaram pra ver jogos a chuva ao sol, nao percebo que bocas infelizes sao essas... Quanto a real da nossa existencia se fosse um ultra perceberia certas das nossas atitudes nao sendo é complicado e uma perda de tempo andar a explicar é pregar pra oa peixes... para o anonymous eu pra ter o meu bilhete pra o jamor fiquei na fila uma porraad de horas passei la a noite nao vejo como é um avergonha mas se quiseres explicar ta tudo... menchis child pra ti so rir k é tanta estupidez junta k deus me livre... e quanto ao antigo tribunal ninguem disse aqui que nao eram socios mais antigos que o compunham, mas de certeza que esse tribunal ainda existe e essa alma e mistica esta nos super e no colectivo e nao nos socios k sentam batem palmas no golo e qd o jogo acaba vao embora pra casa!? é ese o vosso tribunal!? se alguem aqui sabe o k era o antigo tribunal k fale como os sapateiros antigamente k levavam as latas da graxa e pra marcar cantos era quase impossivel alguem se lembra diso!? bem ou mal isto era o tribunal composto por pessoas simples do dito povo da eterna e saudosa curva sul do magico estadio das antas....

    CURVA CONTRA O FUTEBOL MODERNO... SEMPRE...

    ResponderEliminar
  17. SD 86 eu lembro-me de isso e lembro-me de mais curiosidades, lembro-me do Estádio ter só um anel, lembro-me da invasão do relvado 30 minutos antes dos jogos pelos deficientes motores pelo portão Maratona.
    Lembro-me do surgimento da claque que deu origem ao movimento Ultra nas Antas "Dragões Azuis", lembro-me de tudo isso e mais, concordo que o espírito dos mais velhos se tem vindo a desvanecer mas esses são os sinais dos tempos.
    Eu conheço o espírito Ultra só não aceito nem quero aceitar comportamentos que são perpetrados por alguns membros que nada teem a ver com a génese do movimento, e aí as direcções das claques deveriam agir.
    Como vês SD 86 falando a gente se entende, não é preciso agressividade para discutir o presente e futuro do NOSSO CLUBE

    ResponderEliminar
  18. SD86: Se o senhor é sócio pagante é um oasis no deserto. De si então pouco tenho a dizer. O que realmente me chateia são, e espero não ofender ninguém, os abutres que por lá andam.

    Repare nesta situação passada comigo, estava à conversa com alguns colegas e adeptos do FCPorto a quem tentava convencer a serem sócios do FCPorto que me disseram o seguinte, vamos mas é tornar-nos sócios dos SD em que se paga uma ninharia de quotas e depois os bilhetes são super baratos, ou seja durante o ano fica por metade do preço que um sócio, mesmo não pensando sequer ir para a claque. Agora pergunto-lhe: O que ganha o clube com estas situações? O que ganham os líderes dos SD com estas situações? Quantos sócios dos SD estão nesta situação? Repare que os SD tinham esse previlégio de receber uma grande quantidade de bilhetes para depois vender, ou seja ganhavam depois na venda dos bilhetes e ganhavam com o pagamento de quotas. Em resumo andam de porshes e bmw x5.
    Já disse e repito que gosto da alegria que uma claque tráz a um jogo, mas abomino este tipo de situações que só prejudica o nosso clube.

    Quando fala em jogos fora, adianto-lhe que é outro negócio das arábias para os líderes dos SD, o intercâmbio de bilhetes entre claque opositoras existe e quando paga 30 euros para ver um jogo em Vila do Conde veja lá se esse dinheiro que lhe custou a pagar não vai direituinho para os bolsos dos mesmos.

    Quando falo em amuos infantis não falo directamente para si, mas para os líderes que estão a ver o tapete a figir-lhes por debaixo dos pés. Mas até entendo já que o negócio assim corre-lhes muto mal.

    Eu como todos os adeptos do FCPorto queremos a velha mística das Antas, mas realmente o futebol mudou, o estádio é outro e é muito complicado conseguir voltar a isso. Daqui a 50 anos se se mudar de estádio não duvide que tb se falará da mística do Dragão. Mudam-se os tempos.

    ResponderEliminar
  19. Nao tenho agressividade sou um portista como os outros apenas posso falar mais acaloradamente mas nao em termos agressivos... Zirtaev as coisas nao sao bem assim,, nao fica por metade do preço ser sociuo dos super pk os bilhetes sao mais caros k pra socios as cotas dos super sim sao apenas 15 euros anuais mas os bilhetes vendidos aos socios dos super sao mais caros k pra socios por isso nao fica mais caro... os jogos fora nao negocio das arabias se me falr nos jogos em casa ai concordo pk nos jogos fora podemos ter uniao e compromissos com outras clauqes e ter acesso a bilhete mt baratos mas geralmente sao mt poucos sao cerca de 100 200 ou 300 nuna claque k as vezes leva mil e muitas pessoas fora nao é nada ai o k se faz é um preço intermedio dos bilhetes mais baratos com os comprados nas bilheteiras... tambem temos k ver outras coisas´k é preciso pagar as deslocaçoes de autocarro geralmente sao de graça é preciso pagar as coreografias... nao nego pk tambem nao sou estupido k eles nao ganhem mt dinheiro... mas tb falo do k sei e sei algumas coisas ja k sou responsavel de nucleo nos super e nao sou nenhum advogado de macacos e companhia sou apenas um ultra k independentemente de haver macacos ou nao sempre apoiarei o porto...

    um abraço...

    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO... SEMPRE...

    ResponderEliminar
  20. Nao tenho agressividade sou um portista como os outros apenas posso falar mais acaloradamente mas nao em termos agressivos... Zirtaev as coisas nao sao bem assim,, nao fica por metade do preço ser sociuo dos super pk os bilhetes sao mais caros k pra socios as cotas dos super sim sao apenas 15 euros anuais mas os bilhetes vendidos aos socios dos super sao mais caros k pra socios por isso nao fica mais caro... os jogos fora nao negocio das arabias se me falr nos jogos em casa ai concordo pk nos jogos fora podemos ter uniao e compromissos com outras clauqes e ter acesso a bilhete mt baratos mas geralmente sao mt poucos sao cerca de 100 200 ou 300 nuna claque k as vezes leva mil e muitas pessoas fora nao é nada ai o k se faz é um preço intermedio dos bilhetes mais baratos com os comprados nas bilheteiras... tambem temos k ver outras coisas´k é preciso pagar as deslocaçoes de autocarro geralmente sao de graça é preciso pagar as coreografias... nao nego pk tambem nao sou estupido k eles nao ganhem mt dinheiro... mas tb falo do k sei e sei algumas coisas ja k sou responsavel de nucleo nos super e nao sou nenhum advogado de macacos e companhia sou apenas um ultra k independentemente de haver macacos ou nao sempre apoiarei o porto...

    um abraço...

    ULTRAS CONTRA O FUTEBOL MODERNO... SEMPRE...

    ResponderEliminar
  21. peço desculpa mandei duas vezes..

    ResponderEliminar
  22. Para debater esta situação é necessário compreender o FC Porto na sua essência.

    O FC Porto é um clube, todos sabemos, mas antes disso é uma ASSOCIAÇÂO de pessoas que partilham a mesma paixão e os mesmos objectivos. Como tal nada é superior a ser sócio do Porto. Porque os ADEPTOS (e refiro-me a adeptos como pessoas que, não sendo sócios, gostam, sentem e apoiam o FCP) podem ser "DO" Porto mas os SÓCIOS são "O" Porto.

    Posto isto, na minha opinião, é inadmissível que as Claques tenham direito a bilhetes à borla para os seus membros, ou que não necessitem de ir para a bilheteira no caso de terem de os adquirir, bem como mil e uma outras regalias de que dispunham e que eram negadas aos próprios SÓCIOS que são a base de todo este clube.

    Não sou contra a existência de Claques como grupos organizados de adeptos com o objectivo comum de apoiar um clube.
    Mas a função das claques começa e acaba aí: apoiar.
    Agradeço que apoiem este grande clube mas nenhum membro de uma claque pode julgar que, pelo simples facto de pertencer a essa claque, se encontra no direito de influenciar de que maneira seja a estrutura interna e as decisões que são tomadas no FC Porto. Porque esse direito é exclusivo dos sócios e tem de ser usado de forma legítima e justa.

    Querem que as vossas claques comecem a ser levadas a sério?! Então porque não instauram o estatuto de sócio do Porto para delas se poder fazer parte? É caro?! Para muitas pessoas é, e não é por isso que deixam de pagar as cotas todos os meses. E muitas, por viverem longe do Dragão, não ganham nada com isso para além da satisfação de saber que estão a ajudar o FC Porto, por muito grande que seja o sacrifício pessoal para o fazerem.

    Hoje em dia todos sabemos que os Super Dragões são uma organização poderosa e altamente lucrativa que funciona já de forma completamente paralela ao Porto. A base da sua existência já não é a tentativa de garantir o melhor interesse do Porto mas sim garantir o melhor interesse da própria Claque.

    Há apoio sim, mas com contrapartidas, e apoios desses todos os verdadeiros membros do FC Porto dispensam.
    Há tantos parasitas na SAD que vocês tanto contestam como no seio da vossa própria claque.

    Antigamente os Super Dragões estavam unidos pelo amor ao clube.
    Hoje estão unidos pelo dinheiro.

    Só para finalizar e para responder ao primeiro comentário do sd 86 em que diz que "se a sad nao disponibiliza bilhetes como havemos de encher um sector daqueles!?": todos os outros sectores estavam cheios e acredite que não foi a SAD que disponibilizou os bilhetes...

    ResponderEliminar
  23. O problema e' que as decisoes que sao tomadas pela direcçao do FCPorto nao me parece que passem muito pela decisao dos socios. So mesmo as claques e' que interveem contra o futebol 'negocio'.

    O problema e que sao as claques que gastam 30, 40, 50 euros para ir ver o Porto fora e que ao fim do mes cada elemento gasta um exagero que nao esta ao alcançe de muitos...

    Já agora se acabassem as claques do FCP como ia ser quando chegassem as claques do slb ou scp ao dragao e cantassem a vontade com aquele silencio.. iam gostar? é uma questao de orgulho.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo não é por aí.
    Lembro-me do Jogo Porto-Belenses de há duas épocas em que os Super sairam a meio do jogo e a partir daí deu-se uma explosão de portismo que nunca me irei esquecer.
    E lembro-me por exemplo da meia-final da Taça deste ano em que não foi a(s) claque(s) que puxou pelo resto do Dragão mas sim o contrário.
    As claques são essenciais, mas com modos e comportamentos condizentes a uma sociedade moderna, em que alguém tem de se responsabilizar pelos actos dos seus subordinados, como em todas as organizações.

    ResponderEliminar
  25. SD86: Diz que os bilhetes são mais caros para os super que para os sócios (estamos a falar do Dragão) e eu garanto-lhe que eles eram de graça para os super, evidentemente estou a falar de uma quantidade limitada 1000, 2000, não sei ao certo. Imagine agora o lucro dos SD.

    Quanto às deslocações e coreografias acredito que gastem algum dinheiro, mas não queira comparar com o que ganham e garanto-te que certos elementos da claque fazem todas as deslocações de graça, com quartos pagos, comida paga, etc. E sim estou a falar das deslocações ao estrangeiro. (Não acredito que o SD86, sendo responsável por um núcleo, não saiba estas coisas)

    Aconselho-o a ler o post do dragon, a quem desde já agradeço o excelente texto que colocou nesta caixa de comentários e em que estou 100% de acordo.

    Não se preocupe com o debate acalorado já que quando falamos com o coração e quando a razão é o amor ao clube acho perfeitemente normal. Isto desde que a linguagem não ultrapasse certos limites .

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
  26. amigo dragon a sad nao disponibiliza bilhetes pra aquele sctror cm vamos enche-lo se so podem estar socios do fcp?! e muitos membros dos super nao sao socios nao da pra encher o sector os outros sectores do estadio estao cheios pk sao vendidos bilhetes pra nao socios, so nao se vende bilhetes pra nao pra a superior sul, percebes-te agora!? nos nao temos nem nc tivemos ireito a bilhetes a borla nao sei donde surgiu essa tua luminosa ideia mas has de me explicar... falas tb k os socios dos super devem ser do fcp acho mt bem, concordo com essa medida, por exemplo no meu nucleo dos super quemse faz socio dos super tem obrigatoriamente de fazer-se socio do porto cada nucleo depois faz cm entender o meu funciona assim, nos nos super podemos ser poucos socios do fcp mas os k somos tentamos contrariar o futebol negocio qd ai a pouco tempo na assembleia geral se votaram o aumento das cotas os elementos socios do fcp e dos super k la estavam foram os unicos k se manifesteram contra, os unicos os outros socios votaram a favor nos tb tentamos a nossa maneira onde podemos ter peso onde a nossa voz cm socios do fcp é ouvida nos fazemos-nos representar.. quantos de voces fazem isso!?Mas a função das claques começa e acaba aí: apoiar... esta frase é divinal linda a nossa funçao !? mas somos alguma empresa?! algum orgao de estado!? temos k ter uma funçao... isto prova o quanto nao percebes nada do k dizes.. era o k mais falatava me vires dizer k a minha funçao é so apoiar lol... simplesmente hilariante... tb te digo qual a tua funçao!? lol... meu deus...

    NÃO AO FUTEBOL NEGOCIO... NAO AOS JOGOS HA SEGUNDA E SEXTA FEIRA... ULTRAS UNDIDOS CONTRA O FUTEBOL MODERNO.... SEMPRE...

    ResponderEliminar
  27. zirtaiev por amor de deus tratas-me por tu pra começar, se faz favor, segundo os bilhetes nao eram de graça, posso assegurar-te isso, e num jogo que se nao me falta a memoria porto-marco fui eu que fiquei de os ir buscar a bilheteira todos os bilhetes pra os super e pagou-se obviamente... com preços e volto a frisar pra nao havcre enganos, entre socios e nao socios... cm disse anteriormente nao sou advogado de ninguem e falo por mim e pelo meu nucleo e acreditem k falo daquilo k sei do k nao sei calo-me, mas temos k ver uma coisa macacos e companhia so começaram a ganhar alguma coisa com a claque nestes ultimos anos, nao estou a desculpar certas das atitudes deles, como andarem de porche e coisas e tais enquento eu sou dos super ja ha varios anos e tenho um fiat punto, isto tudo pra dizer k nao somos todos iguais, e nem todos somos ladroes ha mt boa gente nos super k anda por amor ao clube que é capaz de num so fim de semana ver jogos de hoquei basket e futebol e se ainda der andebol podem acreditar k ha mt gente assim... um abraço...

    NAO AO FUTEBOL NEGOCIO...

    NEM SANTOS NEM CRIMINOSOS APENAS ULTRAS...

    ResponderEliminar
  28. SD86, longe da minha ideia tomar a parte pelo todo. É evidente que muitos dos elementos dos super levam por tabela por certos comportamentos de determinados "artistas". E no teu caso pelo que dizes fazer és realmente um exemplo de amor e dedicação ao clube.
    E é isso que tenho tentado dizer desde o início, é de claques com a tua mentalidade que nós (outros sócios) queremos. Aliás como já afirmei não sou contra as claques e elas dão muito colorido ao desporto. Mas o problema são precisamente as atitudes tomadas recentemente.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. no meu nucleo as coisas passam-se assim nao quer dizer que sejam todos iguais... Agora somos ultras nao somos adeptos normais por assim dizer tomamos muitas atitudes que muita gente nao percebe... somos ultras e isso tambem é um modo de vida muito peculiar...
    obrigado por me tratares por tu...

    um abraço...

    NEM SANTOS NEM CRIMINOSOS APENAS ULTRAS...

    ResponderEliminar
  30. Bem... depois de ler todas as impressões aqui trocadas, só me ocorre uma coisa: ninguém tem razão e todos têm razão !!
    Ou seja, se é verdade que sempre paguei o meu bilhete (agora... cartão anual) para ir ver o meu mágico FC Porto, quando mais novinho e irreverente, acompanhava muitas vezes os SD e estava sempre lá no meio deles nas Antas... e não consigo conceber um estádio de futebol como aquele ambiente de velório que se deu no passado domingo, tb é verdade que todos têm obrigação de puxar pela equipa e não só os SD ou o COLECTIVO (estes, ainda pegaram durante 5 minutos, mas depois, «c'est fini»).
    Um estádio de futebol tem de ter alegria, ambientes escaldantes para os nossos adversários, barulho, etc, etc... e desculpem-me uma coisa, mas quem os faz são eles, os ULTRAS, não nós (como eu) que já me passou esse tique da irreverência, fruto da idade.
    Quer gostemos ou não, eles são precisos... são eles que acompanham todo o ano o nosso clube e o defendem por esse país fora.... e muito mais haveria para dizer a favor... mas por aqui me fico.
    Agora, também não podemos escamotear o reverso da medalha, a CHULISSE que alí gravita, a OPRESSÃO que ali habita e a COBERTURA a muitos "vândalos" que até os próprios vizinhos da cadeira ao lado, ROUBAM!!!
    EU sei do que falo, por algum motivo me afastei... e ainda hoje tenho amigos que os acompanham e chegam ao ridiculo de adquirirem bilhetes rasurados com corrector e alterados os preços PARA CIMA... depois, porque muitos já os conheço de gingeira, pergunto-me se alguma vez pagaram o que quer que fosse para ir ver o FCP... acho que não... acho que nunca!!
    Depois, o que vemos afinal... sempre os mesmos do costume a COMER à fartazana e na mais pura chulisse, alguns amigos predilectos a quem se dá tb de mamar para se poder reinar à vontadex e com total cobertura, chegadàs à boa maneira Hollywoodesca em Alvalade aquando da invasão à Luz 04/05, Porches, BMW's, etc, etc, etc, etc...
    Por isso, é como digo... na minha simples opinião, eles, os SD e o COLECTIVO são precisos e muito precisos, porque são eles que fazem o que mais ninguém faz lá no estádio... mas mesmo dando de barato que possam ter alguns privilégios relativamente ao tratamento que me é dado, tudo bem, agora não da forma que toda a gente sabe e que é a mais PURA CHULISSE à descarada e aos olhos de toda a gente... assim não, que me desculpem, pq se é assim, eu tb quero ter direito a esses privilégios.
    Aceito que DIFERENTES, mas IGUAIS A TODOS OS OUTROS.
    AkELe AbRaÇo

    ResponderEliminar
  31. BlueBoy: Bem aparecido sejas, a teu relato, a tua experiencia dentro da claque e as tuas palavras dizem praticamente tudo o que queria dizer sobre este assunto. Existem coisas boas e más. Penso que as más neste momento se estão a superiorizar às boas, cabe aos elementos das claques mostrar-nos agora o contrário.

    Um abraço.

    ResponderEliminar