01 agosto 2006

Plantel fechado, Bruno Moraes KO

Pinto da Costa diz, em declarações a O Jogo que o clube não está no mercado à procura de reforços, Adriaanse insiste que precisa de um avançado e Bruno Moraes está novamente de baixa (desta vez só por 3 semanas). Ou seja nisto que acabei de dizer existem algumas contradições, 1º entre o presidente e o treinador e depois entre o presidente e a realidade.
O Plantel tem 4 avançados (pontas-de-lança), se Sokota e Bruno Moraes é o que se sabe, será que Adriano e Lisandro Lopez darão conta do recado? Isto já para não pôr em causa a qualidade que não sendo má, numa Liga dos Campeões é na realidade insuficiente. MacCarthy apesar dos poucos golos, tinha uma experiência que nenhum dos outros têm e defrontar defesas que grande classe não é para qualquer avançado.
Com tudo isto apenas chego a uma conclusão pura e dura: não há dinheiro. E se por um lado o coração me diz que o avançado deveria vir, a razão faz-me dizer que será melhor assim que gastar à sorte como sucedeu em anos anteriores.
Adriaanse, como diz novamente o presidente no artigo, terá de "tirar o melhor rendimento de todos os jogadores". Eu também quero acreditar nisso, mas Adriaase não é Mourinho e a Liga dos Campeões não é o campenato português.
Assim sendo acredito agora que, se calhar, não haverão sequer dispensas. Resta-nos a esperança de se conseguir vender Helder Postiga ou Ricardo Costa para se ir comprar um avançado.

11 comentários:

  1. Sem qualquer ponta de ironia, apenas afirmo que o post está cheio de verdades.
    A saber:
    1 - Apesar de Sokota, Bruno Moraes, Lisandro e Adriano, o Porto não tem avançados;
    2 - Apesar de vendas milionárias nos tempos de Mourinho, não há dinheiro;
    3 - Adriaanse não é Mourinho;
    4 - a Champions não é a Liga Betandwin.

    Ficam agora umas perguntas para se tentar animar o blogue:

    1 - O que faz no plantel um Sokota? O que faz Bruno Moraes que, apesar de ter talento, aparenta não conseguir aguentar um jogo sem se lesionar?
    Porque é que ninguém fala do prejuízo que a venda apressada de Benny trouxe ao clube? Num ano foram 6,5 milhões de euros para o galheiro. 6,5 + 2 dava o tal Hesselink que o Co se farta de reclamar.
    Mal por mal, e para ter um Sokota, mais valia ter mantido o Luís Fabiano que, pelo menos que eu saiba, não criou ondas...

    2 - O Porto vendeu Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Deco, Maniche, Pedro Mendes, Derlei, Seitaridis, Nuno, Nuno Valente, Costinha, Carlos Alberto, entre outros, e não tem dinheiro?
    Mas não tem dinheiro porquê?
    As compras foram volumosas, mas devem ter envolvido muita comissão... eis o único comentário possível.
    Só assim se explica os Pittbulls, Sokotas, Postigas, Leandros, Sandros e afins...

    3 - Co Adriaanse não é Mourinho. Pensa que é melhor, mas não é. E em matéria de jogo jogado e de metodologia de treino parece que só conhece uma: o seu célebre 3x3x4 ou 3x4x3 (que até não é só dele porque há outros treinadores holandeses que jogam assim) seja o adversário o Milan ou o Carcavelinhos.

    4 - A Champions não é a Betandwin por isso preparem-se que vem aí mais uma humilhação. Aliás, até na Betandwin o Porto só foi capaz de ganhar um jogo aos grandes e, e...

    Já agora: porque raio é que Co cisma com um jogador e parece ser incapaz de apresentar alternativas credíveis? Kronkamp o ano passado e agora Hesselink...
    Porque raio é que o Porto conseguia contratar jogadores de classe a preço de saldo e agora só consegue comprar lixo a preço de luxo (salvam-se o Lucho e o Anderson, e ainda bem)?
    Porque raio é que noutros tempos o Porto comprava um jogador e só se sabia quando o mesmo estava no Estádio e agora é esta rebaldaria de o Pinto da Costa dizer uma coisa, o treinador outra e os jornais andarem a anunciar aquisições?
    Para mim, Pinto da Costa deu o que tinha a dar e Co Adriaanse não é treinador para o Porto. Essa é que é essa!
    Desculpem lá o desabafo...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Caro Quintino antes de mais seja benvindo. Concordo com quase tudo o que afirma, até qd diz que o nosso presidente parece estar a falhar onde antes não falhava.

    Mesmo qd fala que o Co pode ser limitado em algumas coisas tb concordo, mas não posso concordar quando diz que não é treinador para o FCPorto.

    Co Adriaanse, apesar de tudo, penso ser um excelente condutor de homens e isso nota-se na grande união do grupo. Pode ter feito algumas vitimas pelo caminho, coisas que muitos adeptos não lhe perdoam (caso do JCosta), mas o certo é que parece ter concretizado o objectivo principal, congregar o poder em si próprio e a consequente união do grupo sem panelinhas feitas por determindados jogadores. Digo isto mas tb digo que para mim JCosta era e continua a ser um simbolo do clube.

    Posto isto, Adriaanse conseguiu que os jogadores (muito jovens), com algumas falhas a início como seria normal (que coincidiram com os jogos da Champeons), assimilassem a sua táctica, táctica essa que não estando a 100% resulta plenamente e agora que a equipa cresceu tem tudo para ainda resultar melhor. É essa a minha esperança na Champions.

    Um abraço e apareça mais vezes.

    ResponderEliminar
  4. Pode contar que irei aparecer mais vezes.

    Sobre o nosso Mister (pois apesar de tudo é o nosso Mister) o que não me agrada nele é:

    1 - A aparente incapacidade de desenvolver os chamados lances de laboratório (ai que saudades dos tempos em que para o Porto um livre ou um canto eram sinal de perigo para as balizas adversárias);
    2 - Não conseguir burilar defeitos nos jogadores (lembra-se que o César Peixoto em mais de metade dos cantos mandava a bola para todo o lado menos para os colegas de equipa? Ou de como o Alan parece não conseguir fazer um centro em condições?)
    3 - Parecer ter pouco interesse em estudar os adversários.

    Mas também tenho de admitir que posso estar equivocado.

    Tirando isso, eu até nem levei a mal a dispensa do Jorge Costa. O homem já não tinha pernas para o esquema táctico em vigor. Se devia ter ficado ligado ao clube, isso já é outra conversa. Espero que não aconteça o mesmo ao Vítor Baía que será, em minha opinião, um excelente treinador de guarda-redes. Assim queira a SAD...

    ResponderEliminar
  5. Nos primeiros dois pontos penso que o tal técnico que veio da Holanda poderá ajudar muito. Isto pq penso que os lance de laboratório são realmente estudados mas que talvez os jogadores não os executem na perfeição e aí entra o aperfeiçoamento técnico de trabalho específico.

    Quanto ao terceiro ponto aí sim terá razão, mas não terá directamente a ver com o Adriaanse, apesar dele ser em última instância o responsável.

    O Jorge Costa poderia perfeitamente ter feito como vai fazer o Baía este ano. Se gostava assim tanto do clube ficava e ajudava no que podia ,mas teve mais olhos que barriga e agora chegou a conclusão que afinal estava mesmo acabado(penso que já se arrependeu). O Baía demonstra verdadeiro amor ao clube e concerteza ficará com alguma função no FCPorto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev... sabes o que te digo?... em altura de vacas gordas, esbanjaram o dinheiro ao desbarato a comprar tudo o que mexia... agora que é preciso alguém que seja matador, dada a situação actual do plantel e com as saídas confirmadas (Mc Carthy, Hugo Almeida) e dispensas (Postiga)... com um Adriano que não me seduz totalmente, com um Bruno Moraes que o azar não o larga, com um Lisandro cada vez mais em declinio, e com um outro que mais parece uma Sok(a)ta... que fazer?
    aguentar, e chorar pelo desperdicio de dinheiro em anos anteriores...
    Para consumo interno, até sou capaz de dizer que chega e sobra... mas para a LC, "no way", nem pensar!
    Aguardemos por novidades... e por boas noticias.
    aKeLe AbRaÇo

    ResponderEliminar
  7. Gostei da grande ovação ao nosso treinador no jogo de apresentação. Para além de ser o nosso, creio que já não restam dúvidas de que é um grande treinador (quantos nos deram a dobradinha?).

    E digo mais, como motivo de conversa entre portistas: ainda não lhe vi um erro. Sim, Jorge Costa não podia ser titular. Sim, com Helton, Baía é para o banco (espero, no entanto, que fiquem ligados ao clube. No passado, também Cubillas, Oliveira e Gomes tiveram de saír). Mas afinal jogam os nomes? O indivíduo é superior ao colectivo?

    Com Adriaanse acabaram-se as discussões com o árbitro, a indisciplina, o jogo para trás, os rodriguinhos, as simulações. Com Adriaanse, há quem mande, e é o que se quer quando a média de idades dos jogadores é tão baixa.

    Nunca percebi o ódio a Alan e Jorginho, que têm mais jogo de equipa e mais assistências que outros idolatrados pelas claques, como o Diego. A dar voz à populaça já o Pepe, o Bosingwa e o Meireles teriam saído. Hoje são dos mais cotados.

    A equipa joga bem, ao primeiro toque. Adriaanse vem da área da formação e percebe o que tem (daí reclamar mais um avançado). O próprio PDC elogia o seu trabalho com palavras inusitadas.

    Por favor, em nome do futuro do clube, esqueçam o Mourinho. E das brilhantes contratações à época Marco Ferreira, R. Fernandes, etc. ninguém fala?

    Hoje em vez de jogar na seca do "erro do adversário" temos futebol de ataque!. Sempre quis ver o nosso mágico Porto com futebol de ataque e domínio total. Só a personalidade de Adriaanse é o garante desse tipo de jogo. Preferiam o Pontes ou o Brito?

    Antes jogar como a Alemanha no último mundial e encher estádios (dois extremos e dois avançados, à Adriaanse, com Podolski e Klose em vez de Adriano e McCarthy) do que ter um futebol-seca tipo França.

    Sobre os lances de bola parada, espero que não alinhem com a idiotice da última época do jornalista Tavares, que dizia que Adriaanse treinava livres à porta fechada para esconder a sua incompetência. Eu se fosse holandês, já os tinha mandado para o tal sítio. Adriaanse, apesar das ameaças de porrada, ficou e venceu. Bam haja!
    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  8. Ah, já agora...

    Mourinho foi campeão europeu, na final com o Mónaco, sem avançados (só o Carlos Alberto, que não era avançado, lá na frente).

    Querer um jogo "à Mourinho" e muitos avançados não faz muito sentido.

    Já para um jogo "à Adriaanse", faz falta pelo menos mais um, como ele muito bem afirma.
    Viva o futebol de ataque, aqui ou na China, no campeonato ou na Champions.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  9. Ladylover sê benvindo.
    Apesar de gostar muito de Adriaanse, não faço dele um treinador tão perfeito como tu o fazes. Reconheço no que tu disseste muitas das virtudes que lhe atribuis. Tem alguns defeitos, claro que tem. Mas neste moemnto para mim seria dificil encontrar melhor para o FCPorto e por isso acho que é neste momento o homem certo no lugar certo.
    Eu só compreendo tanta animosidade contra ele pelo fez ao JCosta que era muito querido. Alguns jogos tb não correm bem, mas digam-me qual o treinador a quem isso não acontece? Cometeu erros como todos cometeriam na situação dele na época passada, mas ele teve muitos atenuantes apesar das pessoas não reconhecerem.
    POr mim está bem no lugar que está.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Companheiros da causa AZUL a questão Jorge Costa está mal explicada, parece-me a mim.
    Quantos de vós criticaram o Jorge Costa na época pós Champions?
    Quantos de vós murmurava ou dizia a plenos pulmões que o homem não tinha velocidade?
    Quantos de vós concluiu que Jorge Costa sem a velocidade de Ricardo Carvalho era um quase desastre?
    Eu fi-lo a plenos pulmões e lembro-me de muitos portistas murmurarem isso no Dragão.
    Mas como era o Capitão ninguém queria criar ondas.
    Saber sair é uma virtude,e ele não teve essa capacidade, preferiu exilar por opção própria e foi o que se viu, voltou pra casa logo a seguir.
    Por isso quando falam da integração dele na estrutura considero não ser viável, pelo menos enquanto cá estiver Adriaanse (espero que por muitos anos) pois o próprio orgulho de Jorge Costa não o permite.
    Fizesse como outros, não criando ondas aceitando o único papel que lhe estava reservado, o de transmissor da causa AZUL e aí sim seria integrado sem problema algum, agora acho que não vai a tempo.

    ResponderEliminar
  11. Como já disse Pavlov, Jorge Costa teve mais olhos que barriga e desiludiu-me por completo. Queria jogar, mas isso querem todos. Era o que faltava os jogadores que querem jogar e não jogam rescindissem todos contrato. Jorge Costa era especial e quis tirar partido disso.

    Um abraço.

    ResponderEliminar