31 agosto 2006

Já temos lateral direito

«O FC Porto garantiu a contratação do internacional uruguaio Jorge Fucile, lateral-direito do Liverpool Fútbol Club de Montevideo. Com 22 anos de idade, uma larga margem de progressão, forte no um para um e muito rápido na exploração do seu flanco, o jogador encaixa no perfil traçado por Jesualdo Ferreira e nas necessidades de uma equipa que deverá evoluir nos próximos tempos para um sistema de 4-3-3. Jorge Fucile chegará durante o dia de hoje ao Porto na companhia do presidente do Liverpool FC de Montevideo, Carlos Ferragout, para cumprir os inevitáveis exames médicos e assinar um contrato de empréstimo de uma temporada com opção de compra no final. O FC Porto preenche assim a principal lacuna que registava no seu plantel, ao garantir uma opção para o lugar desempenhado actualmente por Bosingwa, de resto aquela que era a grande prioridade traçada para esta fase de inscrições.»
Em “O Jogo
Parece que a contratação a que Jesualdo Ferreira pedia maior urgência já foi feita. Aliás corresponde também aos desejos do “portistas de bancada” que no inquérito feito neste blog votaram (apesar dos poucos votos) como contratação mais urgente a de um defesa direito (como podem ver na imagem).

O que mais estranheza me causa neste processo é o facto de vir de um clube de segunda categoria e vir como emprestado. Se por um lado a SAD parece estar a “ganhar juízo” quanto aos dinheiros gastos em jogadores, por outro lado questionamo-nos o porquê não haver dinheiro sequer para contratar um jogador, à partida, mediano. Está certo que é um internacional mas de uma selecção que nem no mundial esteve.
Não conheço o jogador, acho que nunca o vi jogar, mas acredito que se possa dar bem em Portugal e que tenha ao menos capacidades para ser melhor que o nosso actual defesa direito.

PS: Quero pedir desculpas a todos os visitantes deste blog pela minha ausência durante grande parte desta semana, isto apesar de estar de férias, mas a minha bebé teve problemas de saúde que se achavam graves, felizmente parece já estar tudo bem. Como devem calcular futebol foi a última coisa em que pensei nestes dias.
Quero aproveitar para dizer que no próximo sábado parto o estrangeiro, para “Marrocos de cima”. Ok, estou a brincar, vou para o Algarve aproveitando as férias do futebol caseiro. Mas no próximo dia 10 de Setembro cá estarei novamente para a luta.

13 comentários:

  1. Mais uma vez parece que me enganei. à terceira capa do Jogo, finalmente sabemos quem é o lateral do Porto! Ainda que não conheçamos nada dele, sabe-se que é um jovem internacional sedento de títulos... e isso é bom

    ResponderEliminar
  2. Concordo que a SAD desta vez tomou a opção correcta ao trazer por empréstimo um jogador que tal como diz o Pedroz é um jovem com fome de titulos e também com ganas para demonstrar a sua capacidade.

    No entanto este jogador para ter sucesso vai precisar de algum tempo para se adaptar e da compreensão de quem vai ao Dragão porque é possível que inicialmente sinta algumas dificuldades e suas prestações sejam um pouco irregulares.

    ResponderEliminar
  3. Um abraço e cumprimentos para todos.

    ResponderEliminar
  4. boas férias...diverte-te..eu tb vou de férias mas dentro da cidade...e tb neste momento estamos de descanso,se não fosse Fucille o FCP nem dava noticias

    ResponderEliminar
  5. Boas férias no seio dos teus...
    Pois isso é que interessa, tudo o resto são peanuts...

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev... tou a 101% de acordo com o Pavlov... inda bem que parece tar já tudo bem com a tua pequena herdeira... isso é mais importante que todos os "Fuciles" deste mundo... oxalá corra tudo bem e possas finalmente sossegar a cabeça...
    aKeLe aBrAço de respeito e amizade
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - Quando ao Fucile... se é nosso... é bom e ponto final no assunto... noutra altura mais cómoda para ti, discutiremos se foi boa ou má opção da nossa $AD... isso são já outras histórias "comissionistas"...

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo vosso apoio. Mas, e não querendo atirar foguetes, foi mais o susto que outra coisa, acho que agora está tudo bem. De qq maneira deu para mostrar o quanto o futebol é insignificante na nossa vida.

    Quanto ao Fucile, eu não critico a postura da SAD agora, o que critico é o que eles fizeram antes que provoca uma situação deste género (querer, mas só poder emprestado). Qt ao jogador, bem, o FCPorto não tem a fama de comprar vencedores, mas sim de os fazer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Zirtaev... força nisso. Que corra tudo bem. Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Reparei agora que o nosso amigo Zirtaev foi de férias. Boas férias e apesar de ires pa Marrocos (LOL) aproveita!

    ResponderEliminar
  10. Bem… a ser verdade o que vem hoje na imprensa escrita, só me ocorre dizer: Ainda bem que assim é!!… pelo menos, se o investimento correr mal, o tombo será de repercusões ligeiras, muito ligeiras… nada mau, nada mau… assim gosto, porque já chega de barriga de rico e carteira de pobre… vamos lá a ter juizinho daqui em diante e parar com essas “manobras comissionistas” tão em voga para os nossos lados nos últimos anos… é tempo de «vacas magras».

    “Fucile vem por empréstimo de um ano a troco de 200 mil euros, ou seja, apenas uma vitória na ‘Champions’ (365 mil) pagará este último reforço… os ‘dragões’ accionem o direito de opção no final da temporada – terão então de pagar mais 400 mil euros.”
    In Correio da Manhã, 2006.09.01

    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Quero pedir desculpas a todos os visitantes deste blog pela minha ausência durante grande parte desta semana, isto apesar de estar de férias, mas a minha bebé teve problemas de saúde que se achavam graves, felizmente parece já estar tudo bem. Como devem calcular futebol foi a última coisa em que pensei nestes dias.

    Caro Zirtaev, fico contente por saber que a doença da tua filha é menos grave do que pensavas. Ainda bem. ;)

    ResponderEliminar
  12. Caro Zirtaev muito obrigado por este excelente blog e um grande abraço para si e para a sua familia.

    ResponderEliminar
  13. Grande Zirtaev, que tudo corra bem e as maiores felicidades para si e para a sua família.

    Passo ao comentário desportivo:

    Ontem, na derrota da selecção com a Dinamarca, R. Costa esteve em todos os golos...sempre com o rabo no chão. Que grande buraco...O labreca também sofreu três golos pelo meio das pernas, mas isso é normal.

    Adriaanse, que não era de cúnfias e tirava muito bem a pinta aos jogadores, não se deixou enganar com o Costa (e com o Postiga...). Espero que o Jesualdo tenha os olhos bem abertos.

    A parolice dos comentadores do costume aponta sempre o futebol escandinavo como muito pobre, tosco, básico...
    Ontem a Dinamarca deu uma lição de humildade. E que bonito aquele jogo simples, ao primeiro toque, e com triangulações eficazes no meio campo. É o futebol de ataque, simplesmente.

    Mas parece que para os especialistas, isso não é bonito. Receber um passe de 30 metros ao primeiro toque não é jogar bem.

    O que é jogar bem? O individualismo? O jogar para trás, escandaloso, como ontem? As simulações, como a do Ronaldo? Os rodriguinhos? O nacional desenrascanço? A mediocridade, tantas vezes recorrente, de marcar um golo sabe-se lá como, e em seguida pôr logo o autocarro na baliza? (ah, mas isso para os peritos é "preencher os espaços", "jogar no erro do adversário", ou "jogo de contenção").

    No ano passado, com exibições fantásticas e completamente dominadoras do FCP, nem queria acreditar nas críticas: ele era jogos medíoces, exibições apagadas...quando na verdade se ganhou tudo a nível nacional e com as melhores estatísticas de sempre... Quero ver este ano.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar