12 agosto 2006

Escolha demorada = Escolha ponderada?

«Face às recentes notícias que têm vindo a público em relação ao novo treinador da F.C. Porto - Futebol, SAD, a Administração vem desmentir categoricamente que já tenham sido desenvolvidos quaisquer contactos.
A F.C. Porto - Futebol, SAD encontra-se neste momento a estudar, com a máxima serenidade, os dossiers de diversos treinadores, entre todos os que lhes foram apresentados, não tendo estabelecido até à presente data qualquer contacto.»

In
www.fcporto.pt

Agora que me estava a habituar à ideia de ter um treinador que só tinha treinado equipas de 2ª linha e que aos 60 anos ainda não ganhou nada, a SAD portista apresenta este desmentido categórico. Bem no futebol o que hoje é verdade, amanhã…

Falando mais a sério, Jesualdo Ferreira parecia-me, apesar de tudo, uma boa solução. Agora estamos novamente num impasse, isto a 7 dias do primeiro jogo oficial da época e logo um jogo que vale um título.
Esta demora em contratar um treinador demonstra que realmente o clube foi apanhado de surpresa, apesar de muitos dizerem que era o esperado. Talvez fosse, mas não pela SAD. Faz também acreditar na versão que corre por aí que Adriaanse bateu com a porta pelo castigo que fez aos jogadores que não terá sido bem aceite por eles. O poder que os jogadores têm!

Assim, e pressupondo que se consegue a contratação nos próximos dias, o treinador terá cerca de 3, 4 dias para tentar fazer alguma coisa, o que é completamente impossível. Lá teremos que ganhar o 1º troféu da época com a táctica do tão odiado Co.

Mas esta demora pode ter um lado positivo, pode estar a ser bem ponderada a escolha e pode ser, pode ser, que se faça uma escolha com pensamento a longo prazo, que tenha uma forte preponderância a nível da formação. Talvez algo como uma equipa técnica com um projecto que se distribua dos infantis até aos seniores, instruindo para uma mística e uma cultura táctica própria do clube, com as bases a serem preparadas para que todos os jovens da formação se integrem facilmente na equipa principal. Mas isto já sou eu a sonhar.

Hoje temos mais um jogo de preparação, o último teste antes da supertaça Cândido Oliveira. Desta vez a RTP apresenta-nos o jogo em diferido devido à volta a Portugal em bicicleta.

ManchesterCity – FCPorto – 18H00 (RTP1)

9 comentários:

  1. Zirtaev.
    Será que me estás a ignorar; pois, ainda não respondes-te, ao meu comentário, das 20.11, de 11/08 e já li, outros comentários teus , após essa hora. Estou à espera, para que, também contigo, acabar com a polémica em causa.
    Tu , que vais a outros blogs, ex: Dragão, cagar postas de pescada, insurgindo-te, contra os responsáveis desse excelente blog e afinal, fazes ainda pior, porque não tens o minímo de coerência. Depois, és mentiroso, porque respondes ao Dragãodouro, que "...não vais andar a ler coisas de há 2 dias...", quando os meus primeiros comentários, são do dia 10/08, ás 16.27 e tu recebes a minha primeira contestação, ás 19.09, dás-me uma resposta , ás 19.17, envio novo comentário, ás 20.10, que não respondes; mas respondes sim, a um comentário do Quintino, ás 03.47, do dia 11/08,no post do dia 10/08, como vês, és mentiroso.
    Por aqui me fico, em relação a ti; pois, faço questão de não mais voltar a comentar neste blog, fica com os teus amigos(virgens ofendidas).
    Entretanto, peço desculpas, a todos os GRANDES PORTISTAS, que aqui comentam, por toda esta polémica; pois o mais importante, é a vida do NOSSO FCPORTO.
    Saudações Portistas,
    FCP SEMPRE!
    Nuno Miguel - Setúbal

    ResponderEliminar
  2. Eu não acho boa opção e Jesualdo, não quero um mouro a comandar a minha equipa! Arrre!

    ResponderEliminar
  3. Mouros no FCP não?
    F.Santos e Mourinho são mouriscos de gema! Já o Jesualdo não.
    É transmontano, de Mirandela.
    Pode não significar nada para quem nada sabe do que é ter o sangue transmontano nas veias, para o bem e para o mal.

    Mas se nada quer dizer ser transmontano, nada deverá dizer também ser mourisco!

    É bom que seja Pró, e bom!
    Agora ser mouro, judeu, brasuca, gaúcho ou holandês não é importante!

    ResponderEliminar
  4. Este Nuno Miguel dava um bom serial killer... :-) mas vai fazer falta, pelo menos nas opiniões sobre bola.
    Falando do que interessa, também me preocupa a demora com o treinador, mas não me pareceu que o Pinto da Costa estivesse em Manchester, espero que anuncie alguém amanhã e felizmente a supertaça é com o Setúbal...
    Sobre o jogo, num estádio bonito dum clube a lutar claramente pela manutenção mas ainda assim com meia casa, impressionante. O City é fraquinho e estes jogos amigáveis sem grande objectivo nem um torneiozinho para motivar já de si valem pouquinho, então com o Rui Barros apostado em não mudar nada e só dar algum ritmo a tantos jogadores quanto possível pior ainda!
    Felizmente o FC Porto ainda inspira algum profissionalismo e queria dar os parabéns ao Ibson (de longe o melhor em campo, só ele roubou bolas atrás e só ele rompeu para a frente), Pepe, Bosingwa e Helton. Foram uns senhores e mostraram que podiam jogar com amadores que dariam sempre o seu melhor.
    O Quaresma está a ganhar forma e teve 2 ou 3 pormenores de classe, embora só tivesse acordado depois de 2 berros do Pepe lá do fundo que se ouviram na bancada oposta, depois de perder 2 bolas com rodriguinhos de merda. Sem treinador de chicote continuo a não confiar nele.
    O Cech claramente não tem jeito nem vontade de ser defesa numa dita de 3, cada oportunidade que tem vai prá frente e fica lá, defende com festinhas nos adversários e não percebe que não há mais ninguém a seguir quando ele falha na defesa.
    O Tarik coitado, quem o mandou vir já cá não mora e pouca a gente lhe passa a bola. Um bom pormenor no 1 contra 1 que não deu em nada é muito pouco.
    O Assunção é fraquinho e andava indeciso entre ficar a ajudar a defesa para fazer 4 ou ir prá frente onde não tinha lugar no 3321 manhoso em que jogaram.
    O Meireles teve uns pormenores esclarecidos mas estava-se a cagar para o jogo.
    O Adriano marcou um bom golo e falhou outros 2. Não pode falhar se quer alguma vez ser titular. Em frente ao guarda redes tem que marcar.
    O Ricardo costa jogou pouco tempo mas bem - se é para jogar com 3 defesas tem que ser ele e não o Cech, mas NÃO é para jogar com 3 defesas.
    O Anderson estava lá mas não jogou - espero que se tivesse a penas a poupar devido à contusão do jogo anterior. Os 60 ou 70 minutos que jogou foram 60 ou 70 a mais, podia ter sido substituído mais cedo.
    O Vieirinha mostra grande potencial, mas teve pouco tempo. 2 bons pormenores, mas precisa de um pouco de massa muscular e objectividade.
    O Jorginho e Alan já não tiveram tempo de fazer nada, mas também só o primeiro é que tentou, com os resultados do costume. O Lisandro precisa de umas lições se alguma vez for jogar sozinho na frente - joga muito atrás.
    Concluindo: falta um defesa e um ponta de lança e é urgente chegar um treinador para definir de uma vez quem vai jogar e quem fica no banco. Eu confesso que tenho grandes dúvidas... por mim jogam Helton; Ibson, Meireles, Lucho, Quaresma e Novo Avançado. Na defesa de 4 tanto podemos contratar um bom central como um bom lateral esquerdo para jogarem com o Bosingwa e Pepe/Emanuel; e não sei se o Anderson ou ou Vieirinha ou um segundo avançado para o 442...
    Que vos parece?

    ResponderEliminar
  5. A defesa é, claramente a zona mais fraca, mais à direita e ao centro. Aliás toda a ala direita precisa de up grade - o tarik deverá ser uma vitima da saida do Co.

    A lesão do P. Emanuel (que eu acho duro de rins - ainda que com uma leitura de jogo acima da média) a juntar à lesão do João Paulo veio complicar as contas dos defesas.
    Na frente parece que já temos o tal colombiano do Grémio!

    Mas com estas necessidades de reforço na defesa definitivamente terão que começar as dispensas...

    Os nomes que hoje vinham no Jogo parecem confirmar que deveremos ter o Jesualdo em breve - são sugestões tão fora de contexto... (quer de competência quer económico).

    ResponderEliminar
  6. Nuno Miguel: Sem mais comentários. Gostava da tua presença aqui para falar de futebol, mas para isso mais vale não vires mesmo.Desculpa lá, mas deves ter algum complexo de perseguição.

    Tripamoura: Concordo em quase tudo com a tua análise, mas Assunção não é fraquinho, pode estar neste inicio de época mas não acho que seja. E anderson até esteve muitovbem, até não dar mais. Penso que tem que gerir mais o seu esforço só isso.

    Acosta: acabei de fazer um post e falei do PEmanuel e nem me lembrei desse pormaior que é estarmos agora só com 2 centrais e meio (Pepe, R.Costa e B.Alves), com JPaulo e PEmanuel lesionados gravemente vai ser complicado. Alguém terá de vir.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Pinto da Costa e João Loureiro conversam
    Transferência de Jesualdo vai avançar

    Pinto da Costa e João Loureiro já conversaram sobre o interesse do FC Porto em Jesualdo Ferreira e as próximas horas podem ser decisivas para a concretização do negócio que pode custar 600 mil euros e os passes de alguns jogadores aos portistas.
    In O Jogo

    Que jogadores podem vir a ser envolvidos neste negócio?

    ResponderEliminar
  8. Diogo Valente? LOLOL

    Era o "fim da picada". Enfim.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Outro nome interessante para treinar o F.C.Porto seria o romeno Mircea Lucescu.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Mircea_Lucescu

    ResponderEliminar