10 agosto 2006

Qual o treinador do FCPorto que vai ser despedido no natal?

Agora que o FCPorto está sem treinador, está na hora de olhar para o futuro e de começarem os palpites. O desafio é dos piores que um treinador pode ter pela frente. Arranjar-se com os jogadores que cá estão, reestruturar a táctica ao gosto dos exigentes adeptos portistas, não sofrer mais de 2 golos por jogo e dizer o que os adeptos querem nas conferências de imprensa (este último aspecto é o mais importante).

Aqui vão alguns nomes que “correm” na boca dos adeptos do reino do dragão:

Carlos Queirós; Camacho; José Peseiro; Jesualdo Ferreira; André Vilas Boas; Jorge Costa; Aloísio; Domingos; Manuel Machado; Carlos Carvalhal;Pakerman; Jurgen Klinsmann; Guus Hiddink; Inácio; Agostinho Oliveira; Paulo Autuori; Le Guen;

Alguns nomes são simplesmente hilariantes, outros muito interessantes, mas eles “andam aí”, façam a vossa aposta.


A minha aposta? Bem, acho que nem Mourinho resistia agora no FCPorto ao seu próprio fantasma.

Seja ele quem for, terá o meu apoio. Tentarei ao máximo não o criticar antes de ele mostrar os seus argumentos e nunca o criticarei se isso puser em causa a estabilidade da equipa. Assobios não são comigo, lenços brancos muito menos e por mim não estará só até ao natal, estará até ao fim da época para aí sim prestar contas. Estou aqui e estarei no estádio para apoiar e espero já este ano festejar a dobradinha novamente.

Ah! Não se esqueçam, o futebol continua. Hoje o Portsmouth-FCPorto com transmissão em directo às 19:45h na RTP1.

29 comentários:

  1. FC Porto quer treinador "com peso institucional"

    Fonte próxima do clube garantiu ao PÚBLICO que Rui Barros - curiosamente chegou à equipa técnica como tradutor de Del Neri - poderá já não estar no lugar na Supertaça, jogo do dia 19 de Agosto. Apesar da urgência, o FC Porto não pretende precipitar a contratação do treinador. Em primeiro lugar, o clube quer responder à questão "que rumo dar à transição?". "Só depois é que irão surgir nomes", disse a mesma fonte. Afastadas estão as hipóteses de Jose Antonio Camacho e de Carlos Queiroz, adjunto de Alex Ferguson no Manchester, mas cujos valores contratuais intimidam o clube português - além disso, o técnico português não esconde a ambição de um dia liderar os Red Devils. Mais uma pista: "Nunca será um treinador analítico. Antes multidisciplinar, com preocupações ao nível do treino e da comunicação e com peso institucional".

    in Publico

    ResponderEliminar
  2. Opção pela mística…
    Alguns sectores da SAD vêem com bons olhos uma solução interna, à imagem do que fez o Sporting após a saída de José Peseiro, na temporada passada, apostando em Paulo Bento para treinador principal. No FC Porto, esta saída seria encabeçada por Rui Barros, o único membro da equipa técnica de Co Adriaanse que não se demitiu e que estará em Inglaterra a comandar a equipa frente ao Portsmouth (nesta quinta-feira) e ao Manchester City (sábado). Testes de aptidão para o posto?

    Fonte bem colocada na SAD portista garante ao Sportugal que esta hipótese seria muito bem aceite por dirigentes próximos do presidente do FC Porto, que, inclusivamente, apontam a urgência de o futebol do clube voltar a ser comandado por alguém capaz de transmitir a famosa mística à equipa.

    Rui Barros encaixa como uma luva neste perfil. É uma solução de continuidade do trabalho realizado. Já tinha sido o adjunto de ligação do italiano Del Neri, antes de assumir funções como adjunto de Adriaanse. O antigo futebolista é encarado como um treinador válido e é um homem da confiança dos responsáveis da SAD. Para o coadjuvar poderá ser chamado, de volta a casa, Jorge Costa; está sem jogar desde o final da época, depois de ter jogado no Standard de Liège, não tendo ainda esclarecido se coloca um ponto final na sua carreira. Poderia até acumular os dois papéis, visto que parece claro que o FC Porto terá de reforçar-se na zona central da defesa.
    in Sportugal

    ResponderEliminar
  3. A lista de potenciais novos treinadores do FC Porto é extensa, mas o principal alvo, tido como prioritário para os dragões, é o Brasil. A facilidade de comunicação e a existência de muitos brasileiros no plantel – são dez, mais de um terço – são factores que conduzem ao ataque prioritário do mercado canarinho.

    Dos treinadores possíveis no Brasil, há dois que saltam à vista, um com mais hipóteses do que o outro.

    Aquele que pode aceitar o cargo de treinador do FC Porto, praticamente de olhos fechados, dá pelo nome de Emerson Leão. Actualmente no São Caetano, o polémico técnico tem um compromisso com a direcção do São Caetano que viabiliza a sua saída caso surja um clube grande interessado nos seus serviços. O salário de Leão também não é obstáculo – sensivelmente 80 mil euros/mês.

    Vanderlei Luxemburgo é um alvo mais difícil de atingir. Tem contrato até final de 2007 e recusou, há bem pouco tempo, uma proposta para assumir o escrete canarinho. A má campanha no Real Madrid leva-o a preferir ficar pelo seu país, mas confrontado com uma possível oferta do FC Porto é imprevisível saber a sua reacção. Se aceitasse o convite para suceder a Co Adriaanse, o FC Porto teria de se entender com a direcção do Santos, algo que não será fácil.
    in Sportugal

    ResponderEliminar
  4. Rui Barros, Emerson Leão e Vanderlei Luxemburgo. Curiosamente 3 nomes que não coloquei nos nomes do post.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Zirtaev e amigos portistas:

    Uma notícia destas nem ao Diabo lembrava. Eu assumo, não gostava de Adriaanse mas quase que dou razão ao homem na hora de ir embora.
    Ele só queria um avançado... Está certo que também só o Hesselink lhe parecia servir, mas é caso para perguntar: não havia dinheiro porque se pagou impostos?

    Ó meus amigos, mas uma empresa ( e a SAD é uma empresa) não sabe o que é o calendário fiscal?

    Eu, que já estou a ficar farto do Pinto da Costa e da restante SAD, queria saber é porque é que não se arranjou um avançado, quem quis comprar Ezequias e companhias, porque é que o Hélder Postiga agora já faz parte do plantel e onde pára o dinheiro das vendas fabulosas de jogadores?

    Mas isso parece não incomodar ninguém.

    Li e ouço falar em soluções de continuidade (Rui Barros com Jorge Costa? Porque não Aloísio com Vitor Baía, já agora? Em Agostinhos Oliveiras, em Jesualdos, Machados e quejandos), mas o que eu sei é que uma pouca vergonha destas não lembra a ninguém...

    BASTA... MUDE-SE DE PRESIDENTE E DE SAD. E notem que eu até não era adepto do Adriaanse (em termos de leitura de jogo, táctica e alheamento da realidade em matéria de adversários).

    ResponderEliminar
  6. Emerson Leão parece poder ser uma boas escolha - pelos menos a avaliar pelo currículo. Pessoalmente, tenho algumas reticências quanto aos técnicos brasileiros, mas acho que poderá ser a solução ideal para agora (e já tivemos, nos tempos mais próximos, o Carlos Alberto Silva, que deixou uma boa marca).
    Boa parte do plantel é brasileiro e, para além disso, continua a ser o melhor mercado em qualidade/preço para aquisições.
    Para além disso, não sei que reputação terá agora o FCP nos mercados europeus - depois das saídas mais ou menos tempestuosas de Gigi, Fernandez e Adriaanse. E, francamente, tenho dificuldades em ver treinadores portugueses que possam interessar.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Ó anónimo das 16.37 queria chamar-te asno, mas com medo que não saibas o que é digo-te:

    è por burros como tu que as merdas não andam para a frente.
    O que se fez de bom desculpa as "caralhadas" que se fazem todos os dias?

    O Bicho devia continuar a jogar até aos 90 anos, o Jardel devia voltar à equipa, o V. Baia não pode pendurar as luvas? E o Estofador? És um morcão de merda!

    Faz-te homem caralho! Em vez de passares o fim de semana em Fânzeres, ou S. Pedro da Cova, na Madalena ou lá onde moras a fazeres punhetas (sem desprimor das terras que não têm culpa de ter lá este anónimo), vem à cidade conhecer coisas diferentes...
    Pode ser que deixes de querer ser Tunning.
    Diz não às drogas. Um estudo de uma Universidade Americana diz que os cacetes em excesso fazem mal ao estomâgo dos burros como tu.

    ResponderEliminar
  9. O Adriaanse tb fez mt pelo Porto e vê o agradecimento (5º treinador na história do clube a conquistar uma dobradinha), e tb acho q o Porto já fez mt pelo PC (há que saber sair e tá visto q o PC n conhece esses timings).
    Adriaanse mostrou q n tava agarrado ao lugar e agora surgem estes boatos (lançados pela SAD) q os jogadores até ficaram contentes por ir embora. Isto só deixa ficar mal o clube e os jogadores q levam c a água sacudida do capote dos administradores. Mas não é um capote qq, são capotas de Mercedes e BMW's de alta cilindrada comprados à custa de altas comissões nas obscuras transferências q temos assistido impávidos e serenos e euros nem vê-los... pudera!!!

    Já n bastava a vergonha da transferência do Postiga (dinheiro + Pedro Mendes) cm agora vamos ter q levar c ele. Um gajo q jogou (ok, q esteve em campo) no Mundial e ninguém pega nele, NINGUÉM!!!

    ResponderEliminar
  10. Ao anónimo corajoso que me insultou chamando-me filho da puta e benfiquista encapuçado, só quero responder com três coisas:

    1 - Eu não sou filho da tua mãe nem teu irmão;
    2 - Antes de tu saberes o que era ser portista já eu aguentava com comentários de animais como tu e dava a cara pelo Porto;
    3 - Desde quando é que no Porto não se pode criticar pessoas ou situações? Pinto da Costa deu campeonatos, taças e títulos ao Porto? Na perspectiva de alguns deve ter sido sózinho!!!!

    Se tiveres capacidade, pensa e quando escreveres assume-te. Cheio de valentes como tu está o futebol em Portugal.

    ResponderEliminar
  11. Meus amigos somos todos portistas, não valem a pena os insultos. Vou tentar apagar o comentário do anónimo e peço desculpa ao quintino pelo sucedido mas mais não posso fazer. Se discutirmos com civismo crescemos como clube e são saudáveis todas as opiniões desde que não se baixe o nível.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Nuno eu sei que foi apenas resposta ao anónimo mas não havia necessidade, não vou apagar a resposta mas da próxima apago.

    Falemos de futebol, qual é para vocês então o treinador que agradava?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Mas afinal, alguém sabe se os jogadores estavam mesmo de castigo ou aquilo é mais uma novela para queimar alguém?

    O que anda Antero Hneriques a fazer no Brasil? À procura de um avançado (colombiano) ou de treinador?

    César Peixoto também fica no plantel?

    Como é possível, segundo o JN, o FCPorto, através da SAD, ter um prejuízo acumulado de milhões?

    Quem faz gestão financeira e quem faz gestão desportiva?

    Perguntas que nos deviam mover a todos...

    Quanto ao resto, peço desculpa pelos excessos. Mas não é fácil termos de aguentar com defensores da moral e dos bons costumes que mesmo vendo o Titanic a meter água, acham que está tudo bem.

    ResponderEliminar
  14. Treinador?
    Para mim podia ser o Bielsa ou o Klinsmann.

    ResponderEliminar
  15. Ó Zirtaev, onde está a tua coerência, apagando o meu comentário, só tinhas também, de apagar os outros.Quanto a ti, quintino, alguém te chamou "filho de puta"? Tu lá sabes, não te conheço, nem a ti nem á senhora tua mãe. Sobre o meu PORTISMO, eu sei o que é esperar 19 anos, para ser CAMPEÂO e tu?. Ao sr.nuno, só quero fazer uma pergunta: Por acaso eu falei contigo ou para ti? Então mete a língua no cú e cala-te.
    Nuno Miguel - Setubal
    FCP SEMPRE!

    ResponderEliminar
  16. preferia argentinos, pekerman, bielsa, ou bianchi sempre continuavam a tactica de Adriaanse mas de uma forma mais cuidadosa..quem vier que venha..pra mim vai ser o melhor treinador do mundo, porque treina ,o melhor clube do mundo..fcp

    ResponderEliminar
  17. preferia argentinos, pekerman, bielsa, ou bianchi sempre continuavam a tactica de Adriaanse mas de uma forma mais cuidadosa..quem vier que venha..pra mim vai ser o melhor treinador do mundo, porque treina ,o melhor clube do mundo..fcp

    ResponderEliminar
  18. A RR sabe que decorreram já negociações entre o treinador e o Boavista no sentido de ser desbloqueada a saída do técnico do Bessa, apesar de João Loureiro ter no caso de aceitar a pretensão de Jesualdo e de encontrar nova equipa técnica.

    Jesualdo Ferreira vê pela terceira vez na sua carreira o FC Porto no horizonte enquanto treinador e apesar de ter chegado ao Bessa há poucos meses sente ser esta a grande oportunidade de voltar a abraçar um projecto num chamado grande do nosso futebol.

    O presidente do FC Porto, em trânsito para Inglaterra, elege Jesualdo para comandar os portistas com a possibilidade de Jorge Costa integrar a equipa técnica.

    Ao que "Bola Branca" apurou, os "dragões" estão na disposição de compensar o Boavista pela saída de Jesualdo da mesma forma que o fez quando contratou José Couceiro ao Vitória de Setúbal.

    ResponderEliminar
  19. Nuno Miguel, apenas mais um comentário foi ofensivo e foi em resposta ao teu, não o apaguei e expliquei porquê.
    Mas não há necessidade dessa linguagem, porque afinal de contas somos todos portistas. Não gostas do que outros portistas dizem, e é natural teres a tua opinião, é simples respondes com educação e sem ofensas ou para dizer asneiras mais vale conteres-te.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Muitos parabéns caro Zirtaev por este fantástico e pelo sue notável post sobre o actual momento do nosso F.C.Porto.

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns caro Zirtaev por este fantástico blog e pelo seu notável post sobre o actual momento do nosso F.C.Porto.

    ResponderEliminar
  22. Zirtaev, Sou PORTISTA, desde pequeno, mais ou menos os 5 anos e tenho 47, aceito todos os comentários e críticas de outros PORTISTAS. Agora, quando hà PORTISTAS (será que o são) a pedir a saída do Nosso Presidente, Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa (depois de tudo o que fez por este CLUBE), por causa de um treinador; então tiram-me do sério, quero referir, que também eu, por vezes, não estou de acordo, com tudo o que ele faz ou diz, mas daí a pedir a saída do Homem, tenham juizo!
    Entretanto, peço-te desculpa, porque és o responsável deste blog, pelo excesso de linguagem, o que não é norma minha, mas eu reconheço que me excedi.
    Sobre o treinador para o NOSSO FCP: José Peseiro.
    Um abraço Portista,
    Nuno Miguel - Setúbal
    FCP SEMPRE!

    ResponderEliminar
  23. Sr. Nuno Miguel, duvido que o José Peseiro tivesse mão nos nossos jogadores...

    ResponderEliminar
  24. Parece que o treinador é o Jesualdo...
    Na minha opinião é uma excelente opção.

    ResponderEliminar
  25. O João Loureiro desmentiu (no maisfutebol)... Preferia alguém melhor. No Braga não esteve mal, na Luz foi um desastre - é pouco...

    Viram o jogo em Portsmouth? Deixem que vos digue uma coisa: já metiam a ideia dos 3 defesa pelo Co acima e que a levasse com ele de volta prá Holanda... Qual é a equipa da Liga dos Campeões que joga assim? Mesmo o Mourinho só em último caso usa 3 defesas e é quando mais nada resulta e precisa de golos e 4 avançados em campo. E mesmo assim, os defesas têm que estar muito bem ensinados, não é aparecerem na área também, como vi o Pepe e o Bosingwa a fazerem hoje... E depois os médios e os extremos atropelam-se e nem os próprios jogadores entendem como se portar neste sistema. Especialmente os próprios defesas... nem uma vez jogaram com o Helton, que é suposto fazer de libero quando têm a bola e estão pressionados... Enfim, sejamos realistas e vamos lá voltar aos 4 defesas que os tempos não estão para reinvenções da roda.
    O adversário era demasiado fraco e ganhavamos até sem jogar, mas deu para ver que o vieirinha tem potencial, o Ibson está em todo o lado, o Anderson fica bem em segundo ponta-de-lança, o Alan que me desculpe mas ou mostra mais objectividade ou fica bem é como terceira opção para ala, o Quaresma está sereno e a entrar em forma que é como o queremos, o Lisandro tem que se habituar a estar mais na área (se é o único avançado, não é para andar pelo meio campo) e esteve bem no golo e outro remate de longe muito bom, o assunção tem garra e os restantes vão ter que se esforçar bem mais para merecerem usar aquela camisola. Por falar na camisola, cum carago... a televisão se calhar tava desregulada, mas que me faz comichão vê-los de vermelho faz. Espero que não seja preciso usá-la muitas vezes...
    Espero que haja treinador antes do fim de semana.
    aquele

    ResponderEliminar
  26. Bom, do mal, o menos. Isto é, a confirmar-se o Jesualdo Ferreira.
    Obviamente que a vinda de um técnico com as suas opções tácticas, poderá obrigra a reponderar algumas opções.
    Na defesa, haverá lugar a reajustamentos?
    E sempre vem o tal avançado ou a coisa vai ficar-se pela reintegração do Hélder Postiga que já se viu há muito tempo que não é alternativa credível.
    Quer dizer, ao Sokota é... mas esse não fui eu que o contratei...

    ResponderEliminar
  27. Já agora, aquele equipamento alternativo podia ser mudado... é que já cá não está o holandês... e depois, na TV, aquilo mais parece vermelho que outra coisa.

    Jorge Costa adjunto?
    Rui Barros fica ou sai?

    ResponderEliminar
  28. A mim tb me faz muita impressão aquele equipamento. Mas enfim.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. Com o tempo a passar e o impasse a revelar-se inultrapassável, o mais provável é que os portistas partam para a exploração de outras possibilidades. No sábado, os campeões nacionais jogam o primeiro troféu da temporada, e até lá pretendem encontrar uma solução para o comando técnico da equipa. Os nomes em cima da mesa não mudaram nos últimos dias. José Pekerman, ex-seleccionador da Argentina e Sven Goran Eriksson, ex-seleccionador da Inglaterra, continuam a reunir as preferências dos responsáveis portistas, preenchendo o perfil traçado para o sucessor de Adriaanse: um treinador rigoroso, evoluído do ponto de vista técnico e táctico, capaz de garantir uma transição tranquila.

    Em termos de custos, Pekerman e Eriksson deverão representar um esforço muito semelhante, rondando os 900 mil euros por temporada, um valor dentro dos limites do orçamento portista. Como grande desvantagem em relação a Jesualdo Ferreira, têm o facto de não serem portugueses e de não terem o mesmo conhecimento do plantel portista nem do campeonato nacional. Neste particular, Eriksson sentir-se-á mais à vontade do que Pekerman, dado que continua a falar português e, até por inerência das funções que desempenhou até há pouco tempo à frente da selecção inglesa, mantém um conhecimento profundo dos jogadores e do campeonato português. Em contrapartida, Pekerman é um adepto do sistema de três centrais, o que poderia ser uma vantagem considerando o sistema de jogo implementado por Co Adriaanse na equipa.
    In O Jogo

    ResponderEliminar