07 agosto 2006

Porque Co não tem direito a um bom jogador escolhido por si?

Vem isto a propósito do “ping-pong” na imprensa entre o treinador e o presidente. Pinto da Costa insiste que não tem dinheiro e que teve de pagar muitos impostos no último mês (ver aqui), Adriaanse insiste que não pode ganhar jogos sem um avançado de “Top” (será Hesselink esse avançado?).

O que me preocupa não é esse “ping-pong” que é empolgado em demasia pela imprensa com constantes e repetidas perguntas aos dois intervenientes. O que me preocupa é principalmente porque a SAD não tem dinheiro neste momento para satisfazer Adriaanse. Eu sei que a equipa do momento é cara, mas onde pára o dinheiro do “Euro-Milhões” das grandes vendas de há algum tempo? Que eu saiba as aquisições não foram assim tão extraordinárias, o passivo não diminui, o estádio ainda está a ser pago e agora somos um clube desfalcado num dos sectores mais importantes de uma equipa.

Já o ano passado o treinador tinha pedido um jogador (Kromkamp) e na altura viveu-se uma novela do género, sendo que não teve o jogador que queria. Este ano todos admitem que um avançado é necessário, mesmo os que criticam constantemente o treinador, mas possivelmente virá outra 2ª escolha, se vier.

Ao insistir na aquisição o treinador apenas se está a defender. A última vez que disse que precisava de algo para a equipa não teve e depois sofreu, literalmente, na pele dissabores por a equipa não jogar o que ele queria. Isto mesmo tendo feito autênticos milagres (lembrem-se da época anterior à chegada de Co) com jogadores que definitivamente não foram escolhidos por ele, quando outros treinador nada fizeram.

A aquisição do avançado pretendido seria bom, tanto para o treinador como para a SAD, que assim não teria margem para desculpar uma possível falha de concretização dos objectivos tanto a nível interno como internacional. Sendo que o treinador teria o pretendido para realizar os seus intentos.

Cerca de 110 milhões de euros (22 milhões de contos) desapareceram em menos de dois anos (isto para não falar das recentes vendas, Diego e McCarthy) e agora passamos por uma situação verdadeiramente humilhante em que não se pode, pelo menos uma vez satisfazer a vontade do treinador e principalmente satisfazer as reais necessidades do plantel.

Apesar de tudo o que disse restam-me acreditar que tudo não passa de “jogo negocial” de Pinto da Costa para que possa fazer uma aquisição sem pressões externas e que um avançado com classe para o nosso FCPorto virá ainda antes da época começar.

16 comentários:

  1. Resposta: Porque os jogadores escolhidos por ele não valem um CARALHO.

    ResponderEliminar
  2. 1º de tudo...comentários como o anonymous não dão valor ao post bem escrito que publicaste.´
    Acho que o PC anda mesmo a armar-se neste caso, não é só pôr ao bolso em comissões, é necessário comprar alguém sem complexos, e bom, de uma vez por todas...e tanto dinheiro que ganhámos com as vendas..que é feito dele?

    ResponderEliminar
  3. Só uma questão: o maravilhoso defesa Fatih Sonkaya não foi uma recomendação de Mr.Adriaanse?

    ResponderEliminar
  4. Só uma questão: o maravilhoso defesa Fatih Sonkaya não foi uma recomendação de Mr.Adriaanse?

    ResponderEliminar
  5. Sonkaya foi uma 2ª escolha, pelo menos pensamos isso, se é que não foi uma 5ª ou 6ª escolha. Por outrolado escolheu o Marek Cech que apesar de tb não ser uma 1ª escolha se revelou um bom jogador isto em resposta ao 1º anónimo.


    Menphis a questão émesmo essa, pq não há dinheiro para um grande jogador?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. zirtaev ... admiro mt o teu blog e posts. felizmente , alguem que analisa por analisar , e nao por odiar.

    mas vejamos ... QUE QUEREM QUE O PDC DIGA " TAMOS RICOS , QUEREMOS COMPRAR , TEMOS 20 MILHOES DE CONTOS PARA GASTAR , QUEREMOS GASTAR DINHEIRO "

    é isso que querem ?!

    é a mesma treta de sempre ... eu pelo menos , quando é a comprar no mercado ( especialmente o negro ) posso ter vindo de bmw , que mesmo assim digo que nao tenho nem para alimentar a mulher e 5 filhos ( e eu nem sou pai )

    ResponderEliminar
  7. Zirtaev, grande post. Há que ter paciência com alguns comentários anónimos de quem não gostou que do caos Adriaanse tivesse chegado à dobradinha na época passada. Quantas vezes na história do clube tal foi conseguido?

    Parece haver um grupo de pessoas que mais do que gostar do clube, gostam é do passado. Gostam do Mourinho, dos defesas em fim de carreira, das simulações, da indisciplina, dos rodriguinhos, do indivíduo acima do grupo, do futebol " de contenção", a explorar o erro do adversário... tenham dó.

    Eu gosto de ver o meu clube disciplinado, trabalhador, e sempre ao ataque, à imagem da cidade.

    Pode acusar-se Adriaanse de ser demasiado directo (que lufada de ar fresco!), mas não de nada saber sobre os jogadores. É um homem que veio da formação. Na época passada dispensou os jogadores certos (se dispensar o Bruno Alves este ano, fará o pleno).

    Se Sonkaya tiver sido o único erro de casting (é fácil??), parece-me um preço baixo a pagar pela ordem, disciplina, evolução permanente dos jogadores, e pelo futebol de ataque só possíveis com Adriaanse. E as contratações erradas do passado? E os erros de contratação do Mourinho?

    Bastou o episódio do Postiga para perceber que quem não quiser trabalhar não fica no FCP. Por outro lado, Jorge Costa já está arrependido por ter sido pouco humilde. Haja quem mande!


    Gostei dos comentários do treinador no final do torneio de Amesterdão. Adriaanse fala a verdade aos sócios, com rara lucidez... mas para quem quiser ouvir, para quem gostar de futebol, em vez de gostar apenas do fantasma do Mourinho.
    Uma vez mais parabéns, pelo blog sempre animado e pelas óptimas entradas.
    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  8. Gostava de partilhar convosco a recordação q fiz no meu blog da noite magica de viena em 87... sE quiserem passar por lá vao tb recordar essa grande alegria...

    ResponderEliminar
  9. Neste momento não sei se este pretenso arrufo entre Pinto da Costa e Co Adriaanse tem por objectivo esconder a continuidade do negócio Hesselink ou se algo de muito sério se passe no seio do nosso F.C.Porto.

    Por isso o melhor é aguardar para ver o que acontece e quem será o avançado que estará para chegar.

    ResponderEliminar
  10. Neste momento não sei se este pretenso arrufo entre Pinto da Costa e Co Adriaanse tem por objectivo esconder a continuidade do negócio Hesselink ou se algo de muito sério se passa no seio do nosso F.C.Porto.

    Por isso o melhor é aguardar para ver o que acontece e quem será o avançado que estará para chegar.

    ResponderEliminar
  11. Yagami, o que pretendo acima de tudo com este post não fazer exigencias a PdC (apesar de achar estranho não haver dinheiro) o que pretendo principalmente é que os "exigentes" adeptos portistas percebam que se não podem satisfazer o treinador tb não podem exigir mais dele que o que nos tem dado (e não foi pouco). Apenas isso.

    Ladylover, é mesmo isso. Os "exigentes" adeptos só se sabem lembrar das derrotas e aparecem cheios de razão, mas dar valor ao que ele fez é que não. O FCPorto está bem com este treinador e aos poucos vai crescer cada vez mais como equipa. Só falta exigirem outra liga dos campeões e se calhar mesmo assim à 1ª derrota iam reclamar. Enfim.

    Anonimo das 11:45 quero acreditar que seja isso, com PdC nunca se sabe.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Zirtaev... sou obrigado a dar-te razão no que dizes, o Adriaanse tem direito a um jogador escolhido por ele, agora não é por qq preço, se me faço entender, mas tb é verdade que se é verdade mesmo que não há dinheiro, isto não é uma humilhação... é um escândalo, porque este não é uma SAD, mas sim uma $AD... de comissionistas.
    Ainda há uns tempos atrás, fizeram distribuição de proveitos de umas boas centenas de milhar de contos pelos resultados positivos obtidos ainda na era «special one», logo na época em quem tivemos 3 treinadores e jogamos miseravelmente, com erros de casting atrás de erros de casting... tudo comissões a funcionar para aquela $AD...
    Esperemos não voltar aos tempos mais recentes...
    E que venha lá o PL que é sim senhor necessário, mas que fique bem claro para esse «cepo» do Adriaanse que uma coisa não justifica a outra, ou seja, marcar é preciso, mas sofrer é tb para se evitar, caso contrário, não há PL no planeta que resolva esse problema.
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Co Adrianse pediu Huntelaar em Janeiro. Foi para o Ajax e vale agora o dobro do que o Ajax pagou..
    Sei que chegou o Adriano e cumpriu muito bem a sua função, mas será suficiente para esta época?

    Agora pediu Hesselink e tal como o Huntelaar, não há dinheiro para ele. Será que não há outro ponta de lança para ir buscar?

    http://captbock.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Ó zirtaev,quando começar-mos a perder jogos a sério,também quero ver se defendes a MERDA de treinador que temos? Eu já estou farto de ver um treinador de MERDA,gozar com os Portistas. Porque insiste ele numa nulidade como o Jorginho e num zero como o Bruno Alves? Só se for por andar a ser Co...mido por eles.
    As aquisições escolhidas pelo Co; realmente são muito boas,vejam;Sonkaya e Tarik, em relação ao Marek Cech,não é escolha sua,uma vez que,já na época anterior,o jogador estava a ser seguido pelo Clube. No que diz respeito ao Hesselink, o que o Co quer e a comissão, abram o olho até à pestana.
    FCP SEMPRE!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo das 16:04: se o Co não tivesse sido campeão era o 1ª a mandá-lo passear no fim da época, mas o que é certo é que ganhou o que o FcPorto tinha para ganhar, e olha que tb começou com derrotas.

    O sonkaia é mau, o marek não foi escolha dele, o Tarik que sabes dele por apenas 2 jogos? E os maus que lá estavam escolhidos pelos mais diversos treinadores, até por mourinho?

    Quanto a comissões antes de falar sobre o Co, temos que falar sobre os 22Milhões de contos gastos pela SAD.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Co Adriaanse, treinador do F.C. Porto, garantiu nesta terça-feira ter perdido, praticamente, as esperanças, no que toca à contratação de um avançado por parte do clube portista. Curiosamente, as afirmações surgem numa altura em que o director-geral do clube, Antero Henrique, está na América do Sul, em prospecção de mercado.

    «Já tenho poucas esperanças que venha alguém. Faltam poucos dias para o início da época. É muito difícil», afirmou o técnico holandês, após a vitória frente aos Rijnsburgse Boys (5-2). Adriaanse elogiou o desempenho de Lisandro López e Jorginho, que bisaram no encontro.

    Apesar da vitória, o treinador da formação portista não deixou de criticar a exibição da sua equipa, sobretudo nos segundos quarenta e cinco minutos, período em que Adriano foi expulso devido a uma entrada por trás sobre um adversário. «Era um jogo em que devíamos vencer por seis ou sete golos de diferença. Não gostei. Na segunda parte, a equipa perdeu o controlo do jogo e não houve disciplina», lamentou Co Adriaanse.

    In Mais Futebol

    ResponderEliminar