23 agosto 2006

Anderson Luís de...

Não gosto de entrar em euforias, mas Anderson “faz-me saltar a tampa”. As comparações com o nosso mágico são inevitáveis e espero serem legítimas. Têm o mesmo número, jogam na mesma posição, ambos têm magia e até têm o mesmo nome...
Anderson fez apenas 18 anos no passado mês de Abril e no pouco que fez no FCPorto já mostrou ter “estaleca” para ser num futuro próximo um dos melhores do mundo.
Começou devagar dentro do clube e como um jovem deve começar. Adriaanse colocou-o na equipa B para se ir adaptando ao país, ao clima, aos jogadores portugueses, em suma ao nosso futebol. Anderson tem técnica, poder físico, velocidade e neste momento já se mostra integrado no clube e acompanhado pelas pessoas certas. Notou-se isso aquando dos festejos do seu golo em Leiria que dedicou a Baía com um grande abraço, mostrando o carinho que o jogador mais velho da casa tem dedicado ao mais novo. “Nesse instante parece ter ficado registada a passagem de testemunho daquele que é o jogador com mais títulos do Mundo a um dos que demonstra ter mais talento e margem de progressão.”, como diz n’O Jogo.
O pior desta história toda é o facto de, se realmente se começar tornar no que todos esperam, o FCPorto não o conseguir segurar por muito tempo. No jogo da Super-Taça do passado sábado já estiveram observadores do Barcelona e antevê-se alguns gigantes europeus a quererem arrecadar-nos esta pedra preciosa.
Espera-se que o miúdo tenha muita humildade e vontade de trabalhar porque o talento está lá e no clube que está tem tudo para ser vencedor e ser o melhor.
Dos adeptos espera-se que tenham calma e que não elevem demasiado as expectativas para não se desiludirem ao primeiro mau jogo que possa ter, já que com aquela idade será normal sucumbir com demasiada pressão.
Aconselho-os a visitarem a página, que penso ser a página oficial do craque, para conhecerem algumas curiosidades sobre o nosso nº10 (basta clicarem na imagem).
Como era de esperar a opinião da bancada deu-o, por maioria absoluta, como o melhor jogador da Super-Taça Cândido Oliveira. Todos esperamos que seja para continuar.

7 comentários:

  1. Esse gajo é um flop, lá porque fez 2 ou 3 passes certos, não quer dizer nada. Ponham os olhos no jovem da cantera benfiquista, o João Coimbra, que dentro de uns meses vai explodir e mostrar ao mundo que o Maradona tem um descendente.

    ResponderEliminar
  2. O mais incrivel no Anderson é que ao contrário do que costuma acontecer com os jovens da idade dele já mostra que não tem medo de indicar o caminho que a equipa deve seguir como se viu em Leiria nem que para isso tenha de a pegar ao colo.
    O problema é que outros clubes mais poderosos financeiramente já andam de olho nele e sendo assim vai ser dificil ao Porto aguentá-lo por muito tempo. Vamos ver...se antes de sair nos desse um título europeu já não éra mau. ;)

    ResponderEliminar
  3. Vermelhão não duvido que esse João Coimbra até seja muito bom jogador, mas uma opinião vinda de alguém que diz que o Anderson é um flop é no mínimo muito questionável.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Zirtaev, obrigado pela simpática resposta. Ainda hoje aparece no JN que PdC está numa correria para comprar mais um avançado para Jesualdo Ferreira. Enfim...

    Vamos olhar para a frente. É simpática a ideia de toda a comunidade portista apoiar um treinador, algo que não acontecia desde Mourinho.

    No entanto, tal como se dizia sobre Adriaanse, este treinador ainda não ganhou nada. Terá de provar que está à altura das ocasiões.

    Quanto a Anderson, espero que seja titular, porque só assim se valoriza o jogador.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  5. Vermelhão nunca vi esse João Coimbra jogar mas pela maneira como os benfiquistas costumam exagerar nas avaliações aos seus jogadores, posso-te garantir que a tua opinião não conta para rigorosamente nada. Não deve passar de mais um João Pereira (onde pára essa grande estrela?).

    Meu amigo, o Anderson é outra loiça. Com 18 anos já demonstra ser o jogador com mais potencial e qualidade do nosso campeonato. Neste momento em Portugal só existem 2 jogadores de classe mundial, o Anderson e o Lucho.

    Nem quero pensar como seria se o Anderson fosse do benfiquinha. Seria capa de jornal TODOS os dias e já deveriam andar para aí a dizer que não saia por menos de 150 Milhões de Euros e que tinham dezenas de propostas e que era o melhor jogador do mundo. Mas como é do Porto os jornais de Lisboa preferem assobiar para o lado só para não se arriscarem a inflacionar o valor do Anderson e assim beneficiar o FC Porto. Mas até é melhor assim porque pode manter-se humilde e continuar a jogar como joga sem grande pressão.

    Só vi uma coisa no site dele que me assustou mesmo muito.
    Então o contrato dele acaba em 2008?!!!
    Mas que raio de gestão é esta que nós temos? Fazem um investimento de 5,5 milhões de euros por um jovem de 17 anos para que o contrato seja só de 2 anos e meio?
    Isto quer dizer que vamos ter de o vender por uma pechincha no final desta época porque senão ele sai a custo zero no fim da época seguinte.
    A ser verdade é uma VERGONHA!

    ResponderEliminar
  6. O contrato só acaba em 2008 porque acho que só se pode assinar com míudos de 17 anos ( é o que ele tinha ) por 3 anos...quem não sabe é com quem não vê... Anderson poderá ser mesmo o melhor jogador de todos os tempos no FCP se a sorte o acompanhar..é demais esse míudo..quanto a ser flop, é tão flop ele como foi o Deco no SLB, aliás o Deco também não valia nada, quando saiu do FCP agora até vênias fazem..ignorantes

    ResponderEliminar
  7. Sendo assim é importantíssimo que se proceda à renovação do contrato JÁ senão depois não o vamos conseguir segurar...

    ResponderEliminar