04 janeiro 2007

O regresso do Apito Dourado

«O apito dourado continua a pairar e a merecer todas as honras. De repente, tudo mexeu. A justiça – esse buraco negro da nossa democracia – está trabalhar a todo o vapor. Os criminosos que se cuidem. Se um apitozinho merece tanta atenção e tal concentração de meios, o crime organizado, os gangs, o branqueamento de capitais, a fraude fiscal, o proxenetismo, a violência doméstica, o banditismo, a pequena violência, têm os seus dias contados.

Demais, se não temos os meios científicos do CSI, temos as escutas telefónicas e bufos à mão, que ainda são os meios mais seguros de obter provas. É um mercado que se tem valorizado muito, ultimamente. LFV, ao contrário do que alguns foristas referiram, não se tem mantido calado. Pelo contrário : substitui-se aos responsáveis a quem foi entregue a coordenação do processo Apito Dourado, lança denúncias, repete ameaças, pressiona a FPF, repreende Madaíl, louva Hermínio Loureiro, diz que tem provas gravíssimas que afectam já o futebol juvenil e júnior, avaliza a nomeação de Maria José Morgado e acredita que o próximo ano trará grandes novidades sobre o futebol português.

Em pleno Natal, destila ódio por todo o lado. Não é justiça que quer. É guerra : quem semeia ventos….. Fala na TV, como se fora o dono de Portugal. É preciso que alguém lhe lembre que o futebol não é excepção : não voltamos (ainda) ao 24 de Abril, dos Calabotes, sejam militares ou não, com ou sem paixão. Ou será que estamos em vias de lá chegar?

Quem leu o Jogo e os comentários de alguns ex-árbitros sobre alguns lances duvidosos do jogo entre o SLB e o Belenenses, tem de ficar apreensivo. Será que a "verdade" não sofre a subtil pressão de interesses instalados? O primeiro golo do FCP/AAC foi mais vezes repetido que todas as jogadas duvidosas - no jogo entre SLB/FCB - e foram muitas. Os comentários que se ouvem serão proferidos no quadro de total liberdade de expressão, ou seguem o roteiro da força dominante : o SLB? Como é possível que personalidades tão diferentes e com perspectivas tão dispares consigam convergir.

Nessa estranha "coligação", encontrámos Luís Filipe Vieira, José Veiga, Carolina Salgado, Ricardo Bexiga, Pacheco Pereira, José Manuel Fernandes e São José Almeida que, hoje no Público, escreve : "Ao fazer saltar a tampa da panela de pressão do clima de degradação ética das elites em Portugal, Carolina Salgado assume os seus direitos de cidadã e expõe um importante sintoma da crise de valores". Este artigo é aliás muito curioso e polémico. Vale a pena ler e pensar, para termos uma melhor noção do ponto da situação.

Desporto, degradação das elites, máfia, corrupção, branqueamento, tráfico de influências, promiscuidade entre futebol e política, está tudo no Apito Dourado, exclusivamente lá. Os arguidos são réus. O país pode ficar sossegado. Os criminosos estão identificados. A justiça (já) vai a caminho. O castigo promete ser exemplar.

Se fora um estranho diria que vivemos numa estranha democracia que se submete aos ditames de um sujeitinho que por presidir ao maior clube do mundo, julga que é intocável. Talvez goze de imunidade? Talvez esteja a cima da lei?

Maria José Morgado obteve o pleno : ninguém discorda da sua nomeação. É estranho? Que qualidades, que poderes tem esta mulher para merecer tal unanimidade. Sempre ouvi dizer que quando pensamos todos igual, ninguém está a pensar. Talvez influenciado pela cultura americana, habituei-me a ver os magistrados do Ministério Público como funcionários a quem importa sobretudo obter condenações a troco da subida na carreira. Ao invés, os advogados de defesa, quase sempre revi como heróis, pela disponibilidade para inocentar quem se sentava (injustamente) na cadeira dos réus. Sabemos que não é assim. Há os dois lados, os bons e os maus, os inocentes e os culpados. Mas, não se queira julgar antes do Tribunal. Nem condicionar o MP. É lamentável que cidadãos da elite política e cultural se atrevam a julgar, façam gravíssimas acusações, quando defendem o princípio da universalidade da presunção de inocência. Quer se seja pobre, rico, ministro, prostituta, do Porto, de Lisboa, do FCP ou do SLB, todos deviam ser tratados por igual. Acho que PC é a excepção neste país.

Mas é lamentável que PC se tenha posto a jeito. Não reagirá, por prudência ou por medo? Somos cilindrados todos os dias. Não há contra-informação. Impera o silêncio. Não fora MST ou MS e não haveria qualquer reacção. Como portista sinto-me constrangido e sem defesa. O FCP precisa de uma direcção activa capaz de se bater contra os que nos querem abater. Não me distraiam com a dança de jogadores, entradas e saídas, para calar meninos. O FCP joga, hoje, num terreno bem mais movediço que o terreno do jogo e aquilo que temos sabido é que a equipa directiva que serve o FCP é pouco competitiva, está medrosa e sem capacidade de reacção. Não tenho coragem de pedir a demissão de PC, mas este marasmo não augura nada de bom. Não sei se este silêncio é uma prova de confiança dos justos na justiça, mas desgosta-me que não sejamos capazes de retaliar com senso e inteligência aos inúmeros ataques que temos sido alvos. Estou pessimista e desgostoso. O FCP de cócoras a servir de ceia aos abutres. É impensável e imperdoável. Que mais nos acontecerá?»

Mário Faria in Portal dos Dragões, 24/12/2006

20 comentários:

  1. Excelente texto, todos devemos meditar e exigir que a direccao da SAD do FCP tome medidas para repor a verdade que outros querem alterar.
    O FCP tem sido o melhor Clube Portugues dos ultimos 20 anos, tem sido o estandarte do nosso Pais e baluarte da Seleccao, que apesar de nao ter obtido titulos, teve valiosas prestacoes, como nunca.

    ResponderEliminar
  2. por muitos erros que se tenham cometido, penso que é correcto a maneira como o PC está a ligar com este caso.

    vir discutir "roupa suja" para a praça publica é errado.

    o que interessa responder a estes ataques na praça publica?! para nas conversas de taberna ter algo com que se responder? isso interessa? isso importa?

    fez algum bem ao benfica o famoso livro anonimo do LFV? fez algum bem que o LFV tanto apareça na televisão ?!

    fez algum mal ao FCP ultimamente, que o PC tenha estado calado ?! estamos em primeiro lugar, e serenos e calmos.

    estou contente com esta situação assim. as ofensas só têm valor que nos lhes damos. neste momento o PC deu-lhes zero valores.

    espero que as coisas fiquem assim e não piorem vindo o PC fazer um papel, que até agora pertencem e muito bem ao LFV E Veiga.

    ResponderEliminar
  3. ps :

    acho engraçado, como nos ultimos anos tendo vivido tristezas dentro das quatro linhas, nunca se tenha posto as coisas neste estado.

    mas com o livro da senhorita e livros anonimos do lfv, se entre em panico.

    quer dizer , aparentemente o primeiro lugar, a passagem na liga dos campeoes ... isso nada interessa ! e até compra de bons jogadores ,e dispensas de mais valores que tanto incomodavam no nosso clube, já são só danças .

    lamento , mas estou em completo discordo com o texto.

    deixem os outros ladrar, e importamo-nos apenas com o que importa : nós e nós dentro das quatro linhas !

    ResponderEliminar
  4. Yagami, compreendo perfeitamente o que queres dizer com a importância que se deve dar às coisas, aliás eu próprio aqui no blog referi isso.

    Mas começam a ser demais os ataques que são feitos ao FCPorto. Caiem de todos os lados. O livro da Carol foi o menos, o problema é o que se tem sucedido depois disso e as situações que ele despoletou. Até o procurador alterou coisas dentro do processo. As opiniões já não condenam o presidente e o FCPorto, enforcam-no imediatamente e isto deixa-me mesmo muito incomodado e como quem não se sente não filho de boa gente...

    É evidente que os resultados dentro das 4 linhas dão resposta a muita coisa, mas não dão a tudo e eu como portista começo a querer reacções enérgicas pela parte do FCPorto e principalmente do presidente PdC.

    Por isso coloquei este texto que tenta chamar um pouco à atenção para o estado de espírito que invade os portistas. O incomodo causado existe e a reacção a ele deveria ser feita. Todos os dias somos bombardeados e o bom momento da equipa por si só não chega como escudo de resguardo para tantos ataques.

    O FCPorto já proibiu a entrada nas suas instalações de alguns órgãos de comunicação social, o que pode querer dizer que eu e o autor não estamos propriamente sozinhos e que na direcção tb estão a querer fazer algo sobre o assunto. Mas não chega.

    Este texto não passa de um desabafo de um portista que no fundo reflecte o que eu sinto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. O texto é muito bom - embora não o subscreva na totalidade (tenho dificuldade em compreender a inserção do nome do Pacheco Pereira no meio do "maralhal").

    Mas os temas que toca são pertinentes. Choca um pouco que, e logo neste país, as instituições tenham feito da corrupção desportiva a principal bandeira da justiça - quando esta não é capaz de punir um crime hediondo como a pedofilia, ou onde os crimes de colarinho branco passam impunes -, só porque alguns pensam que este processo pode atingir o FCP (por muitas pessoas que possam ir para a cadeia por causa do "apito dourado", este será visto como um fracasso se não atingir o FCP).

    As causas para este fenómeno são simples. Num país de invejosos e medíocres, os casos de sucesso são sempre atacados pela ralé. Ainda mais quando esse sucesso é alcançado por um clube de fora da capital (sacrilégio, neste país cada vez mais macrocéfalo) e que não tem a predilecção de "6 milhões" de pessoas nem dos maiores orgãos de comunicação social (os comentários televisivos aos nossos jogos ilustram bem o estado de espírito dos nossos comentadores, tal como o menosprezo a que são votados os nossos jogadores, sempre vistos como inferiores às "revelações" do Benfica ou Sporting).

    Sinceramente, enquanto o FCP for o único caso de sucesso nesta região e enquanto todo o poder deste país estiver concentrado em Lisboa, este panorama não vai mudar - esteja quem estiver à frente do FCP. Seremos, sempre o alvo a abater. E teremos de continuar a fazer desta circunstância desfavorável, ou mesmo hostil, o cimento que une o nosso clube e que faz com que as pessoas que o integrem trabalhem mais, e com mais exigência, do que os outros clubes.

    ResponderEliminar
  6. Caro Zirtaev,
    Eu concordo com bastantes aspectos referidos no texto, aliás, excelente.

    Discordo é, e em absoluto, da parte final do texto (na senda do que diz o Yagami e até um pouco o Nuno Nasoni).

    O FC Porto de cócoras ?
    Perdão ????
    Estarei errado ou o FC Porto é o actual campeão nacional ?
    Estarei errado ou o FC Porto é o actual detentor da Taça de Portugal ?

    Estarei errado ou o FC Porto é o actual primeiro classificado da Liga ?
    Estarei errado ou o FC Porto é o único clube português na Champions ?

    Não serão estes factos que OBRIGAM os outros a falar pelos cotovelos ?
    Não serão estes factos que OBRIGAM os outros, INCESSANTEMENTE, a falar no apito dourado ? De que iriam falar ? Como esconder as asneiras e fracassos das suas equipas ? Ano após ano ? De quê ?

    Querem um “remédio santo” para os ataques que, cada vez com mais intensidade, nos desferem ? Basta deixarmos de ganhar !! Até lá....

    Pinto da Costa deve falar ? Porquê ? Sobre o “papel higiénico” (como lhe chamou MST) da Sr.a D. Carolina ???
    E sobre isso ele já não disse que eram vergonhosas e absurdas as “estórias” que lá estavam ?
    A mim basta-me.
    E agora, sobre as barbaridades do Scolari o NGP não reagiu de imediato ? Não o colocou no lugar ?

    O que eu penso é que quem tem de falar MAIS, muito mais mesmo, em defesa do nosso clube são os PORTISTAS, em geral, e, em particular, aqueles que mais fácil acesso têm aos meios de comunicação social.

    ResponderEliminar
  7. Caro Situacionista, a questão são os constantes ataques. O FCPorto, por voz de PdC, da direcção ou seja do que for tem tb a obrigação de se defender e defender os portistas. Não por causa do papel higiénico, como aliás já disse, mas por causa de todos os ataques como os que tem colocado no seu blog e bem para observarmos e vomitarmos sobre eles.

    Reagir é o que o adeptos têm mais feito, defendendo muitas vezes sem a forte voz que, como é óbvio o FCPorto possui. Mas será suficiente?

    É evidente que o último paragrafo poderá estar exagerado em relação ao presidente, mas se fosse dirigido à SAD concordaria a 100%. Nós adeptos fazemos o que podemos para defender o nosso presidente e clube, já o FCPorto penso que poderia fazer muito mais.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Meus caros amigos, o Mário Faria (que não conheço) limita-se a lançar para a mesa um ponto fulcral de discussão: o papel da SAD e a estratégia que a mesma tem (devia ter) para o futuro do clube.
    É evidente que a posição da equipa de futebol na 1ª Liga ajuda - e muito - a esbater potenciais focos de discussão e acirra adversários.
    Mas, e para discussão, se a equipa de futebol não estivesse a fazer o campeonato que está a fazer e já tivesse sido eliminada da Liga dos Campeões, será que já outros não teriam levantado a voz para quetsionar a SAD?
    E, independentemente disso, eu gostava era de ver a SAD com planos e intenções firmes em matérias tão díspares como política de marketing interno e externo, dinamização de novos nichos de mercado e procura de potenciais parceiros, investimentos tão simples como uma sala ou museu de troféus, equipamentos (fala-se do pavilhão mas e o resto? As piscinas já foram esquecidas?).
    Ou ainda aproveitar a existência do Porto Canal para encontrar um espaço televisivo para adeptos e sócios.
    Eu reconheço a obra feita e os méritos desportivos alcançados, só temo é que esta SAD já não esteja à altura dos desafios que o mercado coloca. Bom, quando digo mercado penso em termos latos e não no mercado das comissões.
    Até aí uma pessoa fica pasmada: o Adriano vai para onde? Agora é o Ricardo Costa que é inegociável, amanhã será outro qualquer.

    ResponderEliminar
  9. Caro Zirtaev
    A opinião do situacionista, é a meu ver a que se identifica com a minha posição, pois o que ele pensa e bem é que os portistas em geral nas suas funções em qualquer parte, denunciarem esta cabala que está a ser montada para prejudicar o F.C.Porto. Mas também pede a alguns portista em particuar com responsabilidades em áreas mais mediáticas, que com coragem impeçam o linxamento público do nosso clube, e que o façam com estrondo para que o clube seja no mínimo respeitado como merece.
    Quanto aos mentecaptos dos jornaleiros invejosos, é sempre o mesmo corruptos intelectualmente.
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  10. A melhor resposta a esta MERDA toda e por ex. todos ao Dragao no dia 21(eu vou).Quanto ao Pinto da Costa,os Portistas tem a memoria curta?O nosso presidente merece todo o nosso apoio,errou em misturar coisas privadas com o clube,no nosso pais nao se pode ser muito"honesto" para gerir 1 clube ou 1 firma(ou ate pedir 1 licenca).
    Os caes ladram e a caravana passa

    ResponderEliminar
  11. Porto1969, como já disse não tem a ver só com o presidente tem a ver com a estratégia do clube em se calar face a tantos enxovalhos, só isso.

    Quintino essas questões são realmente importantes e aí teremos de aguardar mais um pouco. Se vier o pavilhão este ano é natural que as outras tenham de esperar. Por isso aguardo para Março como foi prometido e arranque do pavilhão, nem que seja apenas a sua apresentação.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. rEALmente o MST é uma leitura q n dispenso... Uma voz do Norte com muito valor...ainda para mais em tempos de guerra...vejam se concordam com as minhas escolhas no meu último post, um abraço, lucho

    ResponderEliminar
  13. Eu não coloco em causa o Presidente mas enho vindo a afirmar que esta Sad e ainda do tempo do lápis atrás da orelha e que precisa urgentemente de se modernizar e ter uma melhor política no que diz respeito a aquisições, entre muitas outras coisas.
    É evidente que estamos rodeados de uma corja de vingativos invejosos mas acho que algum recato nas afirmações oficiais não é mau, apesar de sentir no ar um desejo de linchamento sumário por parte das entidades competentes.Por isso, temos que procurar que os portistas com audiência nos media tomem posição e contraponham, mas a sério, não como alguns que vão à TV e nada conseguem dizer como no programa da 2ª feira... na sic notícias.

    ResponderEliminar
  14. Em minha opinião o presidente faz bem em estar calado e preocupar-se única e exclusivamente com a preparação da sua defesa!Sim,porque todos sabemos que esta corja lá da capital não quer justiça nenhuma!O que essa escumalha quer é o coiro do presidente!A dona Maria José não foi nomeada por acaso,o marido da sra é segundo disem assalariado do vieira!Resumindo;esta gente quer é vingança!Vingança por decadas de humilhações,pelo facto de lhes termos feito compreender que não valem nada,que somos mais fortes do que eles,e que mesmo com todo o país a torpedearnos conseguimos ser melhores!De resto estou plenamente de acordo com o amigo Nuno Nasoni!Saudações DRAGONIANAS!

    ResponderEliminar
  15. Caro Mário Faria: Devo dizer-lhe que se alguém está de cócoras em todo este processo não é o FCdoPorto por certo. Serão muitas das personalidades mencionadas e mais -muitas mais- que nem sequer suspeitamos. estão todas juntas neste julgamento sumário preparado para queimar na fogueira da sua "Inquisição Particular" não o senhor JNPCosta mas o FCdoPorto que é o alvo essencial a atingir.Estive ultimamente a ler um volume extenso "A Grande Aventura dos Cavaleiros Templários" organização extinta no século XIV pelo rei de França Filipe "o Belo" em conivência com o Papa Clemente V e é paradigmático o que lá encontrei... Os principais beneficiários deste "Processo" foram -estranho não?- o próprio Rei Filipe de França, o Papado e as Ordens Rivais da dos Templários especialmente a dos Hospitalários que nunca aceitou bem a concorrência dos Cavaleiros do Templo. Notem que esta Ordem de Cavalaria foi das que mais heróis forneceu à historia Ocidental no tempo da Reconquista Cristã, Portugal incluido... O dia em que foram aprisionados muitos dos seus membros mais imporatntes foi uma sexta-feira dia 13, facto que deu origem à criação do Mito das "sextas-feiras negras" e de "enorme azar". Não lhes interessa - aos neo Filipes- desvendar os caminhos turtuosos da corrupção em Portugal porque "eles" sabem que estariam também mais tarde ou mais cedo, incluidos nesse saco enorme onde -se calhar- mais de metade da nossa população se atolou. Portugal é para mim o País Europeu mais corrupto que existe, a seguir porventura à Itália ou à ex-União Soviética...Estamos verdadeiramente ao nível de um qualquer País do Terceiro Mundo. Só arranja emprego decente quem se encosta à "pessoa certa" e só progride na sua carreira profissional, quem se permite utilizar a belo prazer pelos seus responsáveis e superiores...O Jorge Coroado dizia e ele sabe muito bem destes meandros, que os àrbitros corrompiam-se -tornavam-se maleáveis- por sua própria iniciativa, para dar aos poderosos -ou a quem eles presumiam terem poder- o "facies", a imagem adequada à facilitação da ascensão nas suas carreiras...E isto não acontece só na arbitragem: puxem pela memória e não vos faltarão no vosso quotidiano exemplos para poderem apresentar...Chamo à nossa sociedade a "Prostituta das Prostitutas", sejam elas femininas ou não, porque Creolinas e Creolinos é o que mais há para aí...

    ResponderEliminar
  16. Parabéns "meirelesportuense"!!!

    Texto muito lúcido e oportuno.

    Aproveito para concordar com a máxima "quem não se sente...", mas julgo que o silêncio, às vezes, não só é de ouro, como é o mais indicado. As vozes mais eficazes, neste contexto, devem ser a de portistas com aceso mediático.

    Claro, que também há alguns portistas que enervam. Não conseguem dizer nada, engasgam-se, são sistematicamente interrompidos e quase pedem desculpa por estar ali. Por isso, deixei de ver o tal programa das segundas-feiras da sic notícias...

    ResponderEliminar
  17. Grande post meireles,era isso que eu queria dizer no meu post,nao seremos o + corrupto,mas andamos la perto,para 1 gajo que esta a viver no estrangeiro nao e facil ir ai fazer negocio(ou sera,basta untar alguem)por isso eu apoio incondicionalmente o Presidente,num pais assim temos de usar certas"armas"e para + contra o regime encarnado que e o nosso PORTOgal.
    Quanto aos templarios,nao e certo que eles acabaram.So por curiosidade,compara simbolo dos estados unidos,e dos lampioes

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente...o FCP de cócoras ? Onde já viu isso ? Para quê que o FCP iria entrar em mais guerras ? para vender jornais? não será que é uma estratégia do PC ? Como já me disseram: o PC é pior calado, do que a falar..cuidado com ele. E quanto ao FCP..continua a ganhar. Agora de cócoras? bahhhh

    ResponderEliminar
  19. Eu não disse que o NGP usou procedimentos ou medidas menos correctas nos seus afãs, mas apenas que se o acusam de o ter feito, têm de olhar para o País real e ver o que se passa à nossa volta. É aquilo que em português corrente se denomina "um vê se avias", ou mais eruditamente um "fartar vilanagem"...E os tolos são os que se portam bem, que levam com o repolho e ficam sempre a ver a "banda passar" sem terem direito a participar na festa. Como é possível que um homem com o nível cultural de LFV, que começou por ser um simples "marçano" num qualquer estabelecimento de vendas de pneus velhos, tenha conseguido a fortuna que conseguiu? Foi a trabalhar honestamente ou terá sido no Calor de uma qualquer Noite Lisboeta?...

    ResponderEliminar