28 janeiro 2007

A primeira reacção da SAD

«OFC Porto perdeu pela segunda vez esta temporada e os seus dirigentes não gostaram da actuação do árbitro Elmano Santos, a quem acusaram de ter prejudicado a equipa em três lances capitais do jogo, nomeadamente a expulsão de Quaresma perto do intervalo e ao não assinalar duas grandes penalidades. Os portistas estranharam a nomeação do juiz madeirense pela terceira vez esta temporada e recordaram que foi o mesmo auxiliar [Sérgio Lacroix] quem tinha expulsado Quaresma na temporada de 2004/05, num lance semelhante. Ao lado de Pinto da Costa, o administrador da SAD portista, Reinado Teles, não conteve a indignação perante os factos ocorridos no Municipal de Leiria e, a O JOGO, exigiu medidas imediatas de quem está no poder. "Ganhar ou perder faz parte do futebol, mas só queria duas coisas: que mandassem os peritos de arbitragem analisar esta actuação, nomeadamente a expulsão do Quaresma e os dois penáltis, tanto a mão do Renato como a carga sobre o Postiga, para depois fazerem o que entenderem com o que aqui se passou; e que investiguem o critério da nomeação deste árbitro", começou por dizer o braço direito de Pinto da Costa. E depois explicou o motivos deste pedido: "Estamos a meio do campeonato e este árbitro fez apenas seis jogos, três dos quais do FC Porto enquanto há árbitros internacionais que não apitam um único jogo nosso. Nesta jornada, por exemplo, os três primeiros jogam fora e dois têm internacionais e o FC Porto tem, pela terceira vez, este senhor e este árbitro auxiliar que já expulsou o Quaresma da mesma maneira num jogo em que o FC Porto hipotecou as esperanças de vencer um título em Moreira de Cónegos. Não faço mais comentários, só peço que investiguem o critério de nomeação", sublinhou. Reinaldo Teles mostrou-se particularmente irritado com Sérgio Lacroix - que indicou a expulsão de Quaresma - por ter alertado para a situação antes do encontro. "Na reunião que tive, e perante a presença dos delegados, disse que esperava que o senhor Lacroix não viesse fazer o mesmo que fez em Moreira de Cónegos. Foi coincidência ou não? Não sei, mas a verdade é que aconteceu", recordou.

Perante estes factos que ditaram a primeira derrota na Liga, o FC Porto vai tomar medidas e a primeira será convocar uma reunião com os responsáveis pela arbitragem. "Vamos pedir para sermos recebidos pela Comissão de Arbitragem da Liga para esclarecer determinadas situações. Se não forem esclarecidas sabemos o que iremos fazer", alertou perante a concordância de Pinto da Costa.»

In O Jogo

"Se não forem esclarecidas sabemos o que iremos fazer"

Esperemos que sim.

PS: Porque será que falou Reinaldo Teles se Pinto da Costa estava ao lado dele?! Porque não fala o nosso presidente?!

21 comentários:

  1. Boas Zirtaev...
    Porque será? porque será?
    Ora aqui está uma pergunta à qual, ninguém vai saber responder... ninguém!
    O único a poder esclarecer-nos, calou-se e isso começa a deixar-me preocupado... só não sei bem ainda com o quê afinal, mas começo a preocupar-me.
    Porque será que ele não fala?
    Porque será?
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. nao é de agora k o pinto da costa nao fala.ja a uns 2 ou 3 anos k eu noto k ele ja nao tem akela garra k tinha.respondia a tudo e a todos e nao deixava ninguem sem resposta.agora deixa passar.desde acusaçoes do sr luis filipe vieira,do sr veiga,da put..desculpem da carolina entre outros.espero k nao seja o pressagio do fim da era pinto da costa.espero bem k nao.

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos o Porto perde este jogo
    simplesmente porque a equipa esta sem ritmo de jogo e o culpado disto e o senhor J.F. 5 semanas a tocar ao bicho e meus amigos aqui esta o resultado do decimo terceiro mes.
    Um clube como o Porto tem que jogar no minimo uma vez por semana com a equipa principal, agora vejam o que o Benfica fez e ultimamente a Academica que nao so fez um jogo para a Taca e a meio da semana fez um jogo com o Dinamo de Bucareste. E o que fez o PORTO?
    NIENTE 11 dias a fazer gaiolas e aqui esta o resultado. Porque tantos falhancos na primeira parte?
    Vamo-nos deixar de teorias de conspiracao porque isso e o que o J.F. quer ele tem que assumir 100% de responsabilidade e mainada.
    Ele e simplesmente um anjinho e Deus queira que em breve ele volte ao Ceu.

    ResponderEliminar
  4. o problema é que o nosso presidente já só está interessado em comprar e vender jogadores de segunda apanha como o mareque marreco. desestabliza a equipa, anda sempre a prometer novos jogadores, está fragilizado pela carolina ( já anda a papar uma brasileira...) e o clube anda assim. o JF nao tem culpa nenhuma. como é que se pode, assim, ganhar um campeonato... o senhor jnpc deve arrumar as botas e a gente dá-lhe o nome ao estadio. o domingos é que foi esperto , fez se de vitima saiu-lhe a taluda. agora mandem vir o pitbull e o leo lima e todos os que andam por ai emprestados , eles a fazerem de conta e os caldeiras e enriquecerem. porra, se nao fosse o mourinho. lembra-se do octavio? fui ver o jogo, perdi tempo e dinheiro. o postiga arrasta-se, o lucho nao toca na bola, o vieirinha nem se fala. o arbitro era mau, claro, mas nao foi por isso que perdemos. nao foi.

    ResponderEliminar
  5. Sacanas de gauleses, se o Lecroix, filho de puta, já arrumou de outra vez o Quaresma e também esse Tissier lhe partiu o queixo, na primeira volta, e agora o puxa e puxa, que zanga o rapaz para esse chega pa lá, que num lampião não era nada, mas num azulão, já sabe, não diz bem

    Que um grande jogador não pode só ser bom, jeitoso, tem de ser também manhoso, esperto, e se mais não resultar, em lugar do desforço, oh, lance-se ò chão

    Pois já sabemos que de entre seis milhões de invejosos há sempre a probabilidade de mais Elmanos, mais Lecroix ou lá que é, mais batistas e brunos paixões, mais árbitros e segundos árbitros, mais guarda-livros, procuradoras, parolos e lampiões

    E um jogador do Porto não pode só ser jeitoso e bom, mas esperto, desde o princípio ao fim

    amélie

    ResponderEliminar
  6. Fomos mesmo roubados,a grande e a francesa,depois de ter visto os videos na pagina oficial do Porto.Agora vamos ver se o maior roubo nao vai ser na terca feira.O Pinto Da Costa faz bem em estar calado,deve falar na altura certa e no lugar certo(no final do campeonato,ou quando tivermos o titulo nas maos)vamos estar e atentos a terca feira,e ver o castigo que os gajos vam dar ao Quaresma.
    Porto contra tudo e todos

    ResponderEliminar
  7. É escandaloso o que se passa no nosso campeonato, com a clara conivência da comunicação social (que passa em branco o facto de estar um ex-presidente do Benfica na cadeia e outros com penhoras e processos constantes).

    De resto, concordo que este tempo de paragem foi excessivo. O Porto só ganha campeonatos quando derrota adversários E árbitros (por isso, os nossos campeonatos valem por dois). O jogo era difícil, mas falhamos muitas oportunidades para o resolver durante a 1ª parte. Não compreendo o critério que levou à realização de um jogo amigável com uma equipa amadora (e em que foi utilizado apenas o banco) no fim-de-semana passado, quando era importante recuperar o ritmo perdido na paragem absurda de Natal.

    ResponderEliminar
  8. O FC Porto foi correcto, sem exceder o normal em críticas, a comentar o trabalho da arbitragem. Ao contrário do que muitos podem pensar, o FC Porto tem direito a fazê-lo.
    E para manifestar esse descontentamento, quer para dizer que pedirá uma audiência a Vítor Pereira, não é preciso o presidente fazê-lo. Reinaldo Teles foi delegado ao jogo, assina o boletim do mesmo, está no banco, contacta com jogadores e árbitros antes e depois do jogo, logo está avalizado para criticar. E é alto responsável da SAD. PC esteve como presidente na tribuna. Para quê misturar as coisas?
    è previsível que pc encabece a delegação que vá, porventura amanhã, à CA da Liga. Aí, no final, poderá falar. Mas não pode dizer muito mais do que foi dito. Deve, tem de fazê-lo, assumir alguma coisa, amanhã. Mas para vencer a seguir há que ter... tranquilidade.
    Já sabemos que o FC Porto vence sempre os adversários e os árbitros, sejam internacionais ou não. Às vezes não consegue. Felizmente são raras essas ocasiões de impotência absoluta. Vamos ver.

    ResponderEliminar
  9. Falou Reinaldo Teles e deviam falar todos os outros, nem sempre deve ser o Presidente a falar.

    O Porto para mim falou na hora certa e vai pelos meios legais e possiveis reportar o que se passou no jogo de sexta-feira.

    A unica coisa que o FCPorto quer é igualdade de critérios e um campeonato limpo, dentro das 4 linhas e não jogado em comissões disciplinares ou na sede da federação portuguesa de futebol.

    Um abraço Portuense , tripeiro e muito portista a todos.

    ResponderEliminar
  10. Desculpem, mas continuo a achar estranho. Não foi a isto que PdC me habituou. Era sempre o primeiro a dizer as coisas e com palavras normalmente que faziam as pessoas terem o cuidado necessário antes de se meterem novamente com o FCPorto no futuro. E se fosse necessário ter reuniões seja com quem for tb estas seriam feitas. Mas PdC não deixava de colocar logo todos no seu devido sitio.

    De há uns tempos para cá esse PdC desapareceu. Não sei se depois de ter sido iniciado o processo, se agora pensa mais noutras coisas, se por algum tipo de estratégia ou se até está a perder o gaz que tinha. Mas para mim não é o mesmo e se não pode defender o clube como deve ser tem de o assumir, para bem do clube.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Amigos, atentem para esta notícia no JN de Domingo, diz muita coisa:

    Jesualdo Ferreira passou-se com a arbitragem de Leiria e, talvez porque esteja na moda, sugeriu "Investiguem!". Antes dele, outro treinador do F. C. Porto, José Couceiro, já avisava: "É evidente que há muitos condicionalismos dos árbitros em relação ao F. C. Porto. Temos sido muito prejudicados e sabemos que os árbitros têm problemas em actuar nos nossos jogos, principalmente desde que o processo Apito Dourado foi desencadeado". O treinador que chegara de Setúbal falava assim após um jogo no Estoril, onde fora descoberto um absurdo penálti por mão involuntária de Costinha, assinalado por... Sérgio Lacroix, o mesmo árbitro auxiliar que, nessa época de 2004/2005, expulsou Quaresma de um jogo em Moreira de Cónegos, por dá-cá-aquela-palha. O mesmíssimo que anteontem voltou a cruzar-se no caminho do extremo portista.

    O "liner" que comunicou a Elmano Santos a susposta agressão de Quaresma a Tixier é o mesmíssimo Sérgio Lacroix que, a 2 de Dezembro último, passou pelo Estádio do Dragão, à 12.ª jornada da liga, e não viu um violento pontapé de Linz num joelho de... Quaresma. Elmano também não viu. Usou "um critério largo", como se diz agora, e a equipa do Boavista lá escapou com três singelos cartões amarelos.

    Esta época, Sérgio Lacroix foi nomeado para cinco jogos e três deles do... F. C. Porto. Tanta atracção, só com Elmano (seis jogos na primeira liga e três a apitar o... F. C. Porto). O magnetismo entre o assistente da Madeira e o Dragão voltou a cruzá-los à nona jornada, em Setúbal. Os jogadores do Vitória viram nos do Porto canelas até ao pescoço. Lucho, Paulo Assunção e Quaresma foram alvo de entradas violentíssimas, mas em nenhuma ocasião Lacroix alertou o árbitro Duarte Gomes.

    Para o início da segunda volta, a dupla madeirense lá reapareceu, em Leiria. Postiga foi o primeiro a queixar-se de um penálti e Lisandro fez ar de espanto por Elmano não ter visto a mão de Renato impedir que a bola chegasse às redes. Lacroix também não viu, ele que, no tal Estoril-F. C. Porto, em Fevereiro de 2005, descortinou e assinalou uma mão irreflexa de Costinha mas não enxergou que o lance procedia de uma mão grosseira e voluntária do avançado Moses.

    Anteontem, quando saiu do campo, Quaresma deve ter-se lembrado que Lacroix lhe anulou um golo limpo nesse mesmo jogo do Estoril.

    A expulsão de Quaresma relembra outro episódio, ocorrido na primeira jornada desta liga, no Estádio do Dragão, com a mesma Leiria e outra vez com Tixier. Nessa ocasião, o francês atingiu violentamente Quaresma, fracturando-lhe um maxilar. O árbitro Duarte Gomes nem falta marcou. O jogador do F. C. Porto parou duas semanas e falhou um jogo da selecção.

    Quis a ironia que Tixier e Quaresma voltassem a encontrar-se e que o juiz da refrega fosse o intrépido Lacroix, com a sentença que se conhece. À falta de cadafalso nas leis da bola para jogadores do F. C. Porto, outros julgadores antecipam a sentença dois jogos de suspensão! Se assim for, Quaresma só voltará a jogar com o Chelsea.

    ResponderEliminar
  12. Agora já mais a frio e apesar dos notórios erros de arbitragem que existiram e nos prejudicaram grandemente, será bom não esquecer que há coisas que não estão bem, concordo com o co/ku em relação ao facto de não nos termos preparado devidamente em termos de ritmo de jogo e nota-se claramente a equipa presa de movimentos com jogadores a não renderem, falta de qualidade no passe e dificuldades a finalizar. Claro que a normalidade chegará, é bom darmos já no sãbado com o Amadora o apoio devido e não entrar em pânico, mas que a derrota também pasou por nós, iso é um facto que deve servir de emenda.Realmene não é com o Tourizense que se ganha ritmo.
    De resto há que continuar vigilantes, como sempre, pois eles andam aí ... e vocês sabem de quem eu estou a falar ...

    ResponderEliminar
  13. Mais uma vitória em que:

    Não jogam nada
    Têm toda a habitual sorte
    Têm o árbitro a levá-los ao colinho
    Têm um jogador adversário expulso (desta vez só foi aos 90 minutos eia eia!!!)
    Fazem meia dúzia de remates habituais

    Enfim, é o benfiquinha...

    http://passarinhos-fritos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. O PRESIDENTE não falou,falou o Reinaldo Teles,que é mais conhecido por estar calado!Não sei sinceramente o que isto quer dizer,espero que nada!Se isto é o inicio do fim da era PINTO DA COSTA? É provável até porque o homem já tem idade para se reformar,e estará um tanto cansado de lutar sózinho contra um país inteiro,embora insignificante mas mesmo assim é obra!Depois com estes dirigentes mais novos,que utilizam as maiores baixarias para o destruirem,coadjuvados por esta comunicação social completamente destituida de qualquer noção de ética ou deontologia,cada vez é mais complicado!Para além do facto de que ninguém é eterno,e nós FCP temos que estar preparados para isso

    ResponderEliminar
  15. O FCP foi prejudicado e, sem falar nas tais jogadas polémicas, houve uma grande desigualdade de critérios na marcação de faltas durante todo o jogo. Houve imensas recuperações de bola no meio-campo que podiam ter dado contra-ataque com superioridade de jogadores do FCP e foram constantemente assinaladas faltas sem que as mesmas existissem.
    Agora, apear disto tudo, o meu FCP, aquele que me habituei a ver ganhar, tinha todas as hipóteses de vencer este jogo (mesmo a jogar com menos 1 jogador).
    O Leiria esteve fraquíssimo!!! Só assim se compreende o número de oportunidades de golo que tivemos.
    O FCP está de rastos...aquela equipa não se mexe.
    O meio-campo está uma miséria. Reparem bem no número de asneiras do Raul Meireles...não é normal! Reparem bem no Lucho...não esteve em campo!
    O ritmo competitivo da equipa está uns bons furos abaixo dos nossos concorrentes directos e alguém tem de ser o culpado por esta deficiente gestão do tempo!
    Como é que é possível?!?! Como é que é possível que um FCP fantástico na 1ª volta apareça assim depois de umas férias que supostamente iam restabelecer as energias dos jogadores? Assim, retiro tudo que disse à uns tempos atrás...assim não podemos lutar contra tudo e todos! Assim, não podemos lutar contra ninguém pois não estamos com qualidade nem força para tal! Ou tratam disso urgentemente ou então vai toda uma época por água a abaixo!
    A minha irritação é bem patente no meu comentário, mas desculpem-me aqueles que costumam defender a equipa (eu até sou desses) mas desta vez não consigo fazê-lo. Não consigo, pelo menos até ouvir alguém do FCP assumir as culpas desta mudança radical na forma da equipa!

    Quanto às arbitragens...é a vida! Não é nada que não estivéssemos à espera. Agora, estava à espera era de ver o "antigo" FCP conseguir ultrapassar todos os obstáculos com a habitual força que lhe reconhecemos!!! Bem...golo do Sporting. Tal como previ depois da nossa derrota, só nós vamos perder pontos nesta jornada.

    PS: As coisas vão voltar ao que eram, mas por favor, tratem de fazer com que isso aconteça depressa !!!

    ResponderEliminar
  16. Jorge esse texto do JN diz tudo. E é apenas um exemplo da cruz que temos de carregar.

    Vazini, até acho que tens muita razão no que dizes. Realmente a equipa não está no seu melhor momento, mas todas as equipas durante um campeonato atravessam fases más. Ainda assim este jogo poderiar ter sido ganho não tivessem aparecido dois factores determinantes: A má sorte e uma arbitragem tendenciosa contra o FCPorto.

    Quanto à má sorte nada a fazer, umas vezes corre melhor outras pior, mas a arbitragem... mesmo uma pessoa tolerante como eu, que tento sempre dar uma certa margem de manobra aos árbitros, não consigo distânciá-la da interferência directa do resultado. Nesta arbitragem existiram lances demais que empurravam e enervavam os jogadores como já não me lembrava de ver, e estando o jogo equilibrado qd o FCPorto jogava com 10, ainda mais determinante se tornou este factor, em que os erros foram continuos e mais que muitos.
    Por isto não posso dar margem de manobra aos erros. Eu costumo dizer que o FCPorto tem obrigaão de ganhar mesmo passando por cima dos erros de arbitragem, mas não como foi neste jogo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Zirtaev: O sporting empatou e o penaltie que ditou o golo do Boavista, foi feito nas barbas do Olegário e ele deixou seguir. Não fosse o auxiliar e teríamos como conviria ao grande espectáculo os dois de Lisboa muito mais próximos de nós! Como é possivel que alguém a dois/três metros da jogada não "queira" ver o que é mais que óbvio! Em seguida viu e bem, a mão do Zé manuel e nem hesitou no amarelo! Que raio de lentes usarão estes árbitros que só "permitem" ver para um dos lados! Achei muita graça que depois do auxiliar lhe ter indicado a falta do Tello ele tentar aos gritos saber se tinha sido fora ou dentro da área! Podia ser que o juiz de linha desse uma pequena ajuda no "ajuste" que ele tinha já delineado na sua mente! MiJonaMor INVESTIGUE POIS É A SUA OBRIGAÇÃO! para isso é que o Estado -todos nós- lhe paga! Não é para ir almoçar com os seus queridos funcionários....Mas houve outro lance de penaltie contra o Sporting ainda antes do golo do "Esportem" que o Olegário deixou correr!É uma vergonha NACIONAL!!!!

    ResponderEliminar
  18. Estive fora não me foi possivel intervir mais cedo.

    Vamos vencer contra tudo e contra todos como sempre temos conseguido fazer e a melhor forma de lutar é intrevindo na blogosfera e desmascarando a pseudo-verdade que a imprensa vermelha transmite.

    ainda estou revoltado com o que se passou na 6º feira e com a forma como a imprensa abordou e aborda o que se passou em Leiria

    ResponderEliminar
  19. eu acho sinceramente que
    1-os roubos de que temos sido vitimas, na madeira sem grandes consequencias, nas aves idem, agora com muita consequencia...
    2-as agressoes aos nossos jogadores, quaresma por tixier curiosamente, anderson por katso....
    são um sintoma de que o apito dourado nos tirou toda e qualquer influencia como, alem disso, virou os arbitros contra nós. uns pelo ódio antigo, outros por medo da morgadinha dos benficais.
    o que vemos é um presidente nosso diminuido. à mercê das influencias e dos negócios dos caldeiras, incapaz de se sentar no banco se suplentes como fazia dantes e de impor respeito. e depois quando fala, só vem com as historias dos seus odios pessoais ao vieira. por mim, que já votei na vossa sondagem, acho que se devia suscitar uma outra questão. JNPC deve-se recandidatar? por mim, NÃO. apesar de ter por eele uma verdadeira doração, ele é um santo esgotado e que já não faz milgares, do meu deus que é o dragão.

    ResponderEliminar
  20. Este posicionamento dos árbitros não é de agora, foi sempre assim e acentuou-se depois da abertura do Processo Apito Dourado! Ele foi Instaurado a partir de Gondomar, dos seus jogos e da implicação do Major nessas competições, mas era evidente que isso não era o importante, o Major está, como sempre esteve perdoado, porque se ele abre a boca é um vê se te avias...Os favores que ele deve ter feito a todos "eles" ao longo destes anos! Eles sabem que têm de o deixar em paz! Mas o que lhes interessava era pegando por aí ir ao fundo da sua vontade: agarrar PDCosta de qualquer maneira e o Major vai acabar por colaborar nesta marosca e ainda vai acabar por ser eleito Presidente da Liga e a título Vitalício! Faz-me lembrar alguns gestores de recursos humanos das grandes Empresas Portuguesas que vão fazendo uns favores aqui e acolá, a este e àquele e vão colecionando aliados e permanecendo no lugar eternamente, porque quase todos lhe devem a sua pequena cota parte! Desgraçado daquele que mijar fora do penico! Só não lhe cortam o pirilau se não puderem!

    ResponderEliminar