17 janeiro 2007

As verdadeiras razões de tanta inveja

- O FCPorto é o clube português com mais títulos internacionais (6).

- O FCPorto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).

- O FCPorto é o único clube pentacampeão nacional.

- O FCPorto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.

- O FCPorto já disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.

- O FCPorto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 264 títulos oficiais!

- O FCPorto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.

- O FCPorto já fez o pleno nacional ou arrecadou a "Tripla" por 3 vezes (1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e Vencedor da Supertaça Nacional, na mesma época.

- O FCPorto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.

- O FCPorto tem um dos 15 melhores registos mundiais de invencibilidade em campeonatos nacionais. Os Portistas estiveram sem perder um encontro entre 22-10-94 e 24-03-96.

- O FCPorto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade, em casa, a nível das competições internacionais: 29 jogos (1974/75 até 1977/78).

- O FCPorto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).

- O FCPorto contém no seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do Futebol mundial, com 30. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.

- O FCPorto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes.

- O FCPorto é, segundo um estudo da empresa "EuroExpansão", um dos clubes portugueses com maior número de adeptos, em que cerca de 30% da população portuguesa é adepta ou simpatizannte do clube. No caso particular do distrito do Porto, onde a população ronda 2 milhões de pessoas, aproximadamente 80% da população é adepta do FCPorto.

- O FCPorto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.

- O FCPorto é, segundo o Ranking Histórico Mundial de Clubes, considerado, em termos de currículo, o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 17º maior do Mundo!

- O FCPorto é, tendo em conta um estudo da "FutureBand" (uma empresa especializada em consultoria de marcas), a marca mais valiosa do futebol português. O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FCPorto. O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube. Neste ranking de marcas europeias, o FCPorto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.

PS: Texto e dados recebidos por email, desconheço o autor. O título é meu, estive para colocar "As verdadeiras razões de tanto alarido à volta de um certo livro e do processo Apito Dourado" mas achei ser um título muito longo, por isso, como disse e bem o nosso presidente "Portugal é um país de invejosos", inveja adequa-se perfeitamente.

34 comentários:

  1. Parabéns Zirtaev -isto sem querer minimamente puxar o teu saco- pois hoje o teu Blogue virou celebridade e foi comentado na TV. Isto a propósito do teu inquerimento aos bloguistas sobre quem pode ou não pode ser o futuro Presidente Portista. Mas independentemente disso, ficou no ar a nítida sensação da força que afinal podem ter os Blogues na esfera dos meios de comunicação actual.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do Planeta Azul a servir de fundo ao emblema Portista...Aliás, NÃO PODIA SER DE OUTRA MANEIRA! Porém o problema coloca-se como de difícil resolução em relação a uma analogia do mesmo tipo relativamente aos outros. No caso do Sporting e do Benfica quais seriam as hipóteses?
    Algum Planeta pertencente ao -cuidado com as palavras!- SISTEMA Solar, provávelmente Marte?
    Os Marcianos -habitantes de Marte- são tidos como oriundos do Planeta VERMELHO, e têm -segundo os entendidos- uma côr ESVERDEADA... Portanto estaria fora de questão para uns e para outros?
    -Ou pelo contrário, seria o ideal para ambos, caso eles apostassem numa junção tipo UNIÃO DESPORTIVA LISBONENSE, como sugeriu Santana Lopes aquando do Euro 2004?...
    -Teriam sempre como possibilidade utilizarem a bandeira Nacional como pano de fundo, pois faz a SINTESE das côres dos dois amigos de estimação lisboetas...E poderiam vender os seus dois MEGAEstádios e utilizarem quotidianamente o estádio NACIONAL e campos de treinos adjacentes. Está ali à mão de semear nos arrabaldes da cidade, tem Auto Estrada, Caminho de Ferro e Marina próximas. No caso de algum dos seus jogadores ser apanhado em contra-mão, têm também muito perto a Prisão de Caxias...Que poderia muito bem ser reformulada e simultâneamente utilizada como Centro de Estágios, com quartos com vista previlegiada para o Tejo e p'ra outra banda. Ou -cuidado novamente com as palavras!- ALTERNATIVAMENTE poderiam optar por Júpiter, Saturno ou Plutão?
    Talvez melhor fizessem se escolhessem a Lua, já que andam sempre tão distraidos com a realidade e a viverem constantemente com os êxitos do seu passado -ainda ontem na RTPMemória, lá estava Artur Agostinho VERDE, a entrevistar Mário Coluna e Otto Glória VERMELHOS em 1958, lembram-se? E como andam sempre tão interessados e entretidos com o que se passa no CALOR DA NOITE -nem sempre tão interessados com as bebedeiras apanhadas ALGURES NA NOITE, mas isso é outra história!- nada lhes seria mais adequado!...

    ResponderEliminar
  3. E tem o jogador com mais títulos arrecadados na carreira. Mais nada. O Vítor «99» Baía é como o Michael Schumacher - há muita gente que não gosta de um ou do outro, mas os titulos estão lá. Essa é que é essa. E o mérito e as capacidades.

    ResponderEliminar
  4. Mai nada!

    P.S. - Zirtaev, a figura apresentada assemelha-se ao poster do 1º título mundial, que sobre um planeta azul como este tinha sobreposto precisamente o 1 em tamanho grande.

    ResponderEliminar
  5. É Meireles, parece que o blog está a ficar famoso, pelo menos a votação que está em curso. Tenho que colocar em letras gordas a frase «FALADO NA TV» :-).Gostava era que a senhora que enviou o mail para o Trio d'Ataque se manifesta-se, gostava de lhe agradecer pessoalmente a publicidade ;-). Por outro lado já era altura de darem a devida importância aos blogs e a sua influência na opinião pública, acho que isso é inegável. Não tarda e serão o 5º poder :-).

    Quintino essa é uma das referências do texto.

    Zé Luís já tenho essa imagem há muito tempo, aliás foi a imagem do 1º post do blog em Julho passado. Como o tempo corre...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Não pude ver o Trio de Ataque ontem, por isso não sei muito bem qual o contexto desta honrosa menção ao teu blog na TV...

    Mesmo assim os meus parabéns Zirtaev, não só por ela mas também pela tua dedicação diária a este grande blog, que eu sigo desde o primeiro dia e que em pouco tempo ganhou um merecido lugar de destaque na blogosfera portista.

    E parabéns também ao Zé Luis pela constante qualidade e acutilância dos seus posts.

    ResponderEliminar
  7. Só uma dúvida : o Jardel não ganhou 2 botas de ouro no FCP ? Ou só foi uma no FCP e outra no Sporting ?
    Sendo assim, são 4 botas de ouro e não 3, mas não tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  8. É assim mesmo que se fala.

    Os invejosos, que ainda andam a contar aos filhos e netos, os anos gloriosos que os seus clubes viveram no tempo da minha avó, têm de "comer e calar".

    Bom ano.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  9. Só mostra como esta a nossa sociedade (TV de floribelos).
    Agora vejam lá as besteiras que escrevem (a responsabilidade é maior)

    ResponderEliminar
  10. Nada como a realidade fria dos números para dar razão aos factos indesmentíveis.
    Parabéns pelo post e pela referência na TV a mostrar a grande audiência que tem e a sua importância.

    ResponderEliminar
  11. Por falar em TV e no Trio de Ataque, mais uma vez o APV mostrou que não é aquele rapaz de fair play por que gosta de passar ... O 1º golo dos seu clube ??? Enfim o árbitro auxiliar não deve ter visto, é erro humano, sem intenção, de difícil avaliação ...
    Como ele gosta de dizer ... LAMENTÁVEL.
    Se fosse o FCP era tudo ao contrário...

    ResponderEliminar
  12. Jorge o APV é só o marido da Leonor Pinhão, acho que isso deve dizer-te alguma coisa...

    ResponderEliminar
  13. Menphis, o Jardel só foi bota de ouro 1 ano no FCPorto e outro no Sporting (o famoso ano dos 20 penalties). Houve um ano em que no FCPorto foi o que fez mais golos em toda a Europa, mas como um golo só valia uma certa percentagem dos golos noutros campeonatos(na altura, não sei se ainda é assim), o prémio foi para outro, resultado da pouca valia do campeonato português.

    Quanto ao APV, a Leonor Pinhão não é a mulher dele, ela é mulher de outro realizador de cinema, de seu nome João Botelho, tb benfiquista.

    Anónimo, se bem entendi, acho que quem sofre da verdadeira doença da nossa sociedade é o senhor. Essa doença é a que está retratada no título deste post.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Caro Zirtaev,
    Antes de mais os meus parabéns pela fama alcançada !
    O blog (e seu autor) merece(m) !

    Só um aparte - olhe que ou muito me engano ou a pessoa que enviou o mail, já por aqui (no blog, não neste post) andou...:-)

    Caro Menphis_child,
    Permita-me um preciosismo - essa informação está incorrecta. O marido da defensora de D. Afonso Henriques (...inacreditável !!!!) é o inenarrável (também cineasta (?)) João Botelho !!

    ResponderEliminar
  15. Eh pá, pois é, é tudo mouro eu não faço a distinção entre eles. É tudo igual.

    Quanto ao Jardel, eu não tinha a certeza por isso já fiquei esclarecido.

    ResponderEliminar
  16. Zirtaev: reforço a dica do Situacionista. Quem ontem ajudou (e bem) a "mediatizar" o blogue costuma ser visita regular dos nossos blogues.

    Eu sei quem foi, mas não digo :-)

    ResponderEliminar
  17. Situacionista e Eterno, confesso que me deixaram agora muito curioso. Sei que foi uma senhora, acho que se já tivesse comentado por aqui com o nome que deu para o trio eu me lembraria, por isso se aqui comenta usa um nick, e assim sendo vai ser muito difícil descobrir quem será.

    Já que falamos no assunto, confesso tb que fiquei curioso de saber o que ía dizer o Rui Moreira acerca do blog, começou com qq coisa "eu por acaso conheço o blog..." e entretanto foi interrompido. Só poderia dizer bem, digo eu :-).

    Será que isto chegou aos ouvidos do nosso presidente PdC e ele tb andará por aí? Tenham atenção portistas com o que dizem... ;-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. fikei babada ao ler todas as grandes conquistas...fcp4ever

    campeonato da 2circular esta ao rubro

    ResponderEliminar
  19. Se quiserem comentar a análise q fiz no meu blog a esta 1º volta apareçam...um abraço...Lucho

    ResponderEliminar
  20. Lamento, rapaziada, não ter visto o Trio para ouvir o elogio e perceber o contexto em que foi inserido. Mas também já confessei aqui que ao fim de um ano perdi o interesse no programa: o Rui Moreira precisa de mais agressividade e até assertividade, explicando, é necessário ter muitos dados na cabeça para atirar e desfazer dúvidas entalando os outros. Esta guerra comunicacional precisa de ser ganha de uma vez por todas. Dos outros paineleiros, sempre achei o APV um faccioso vermelho como qualquer outro. O Sérgio Godinho é fraquinho, está à altura do sportem. Se APV desculpabilizou o primeiro golo do Benfica fez mal. Por mim, o pior e até quase me "activou" para voltar a enviar um mail para lá (tive a vaidade de alguns terem sido lidos, sobre o FCP, quando fui assíduo no primeiro ano de programa) a perguntar a razão das diferenças de critério dos árbitros a marcar (Bruno Paixão) falta ao Gaspar de mão na bola na Luz com o Belenenses e (Paulo Pereira) não marcar penálti a Simão em Coimbra. Aí é que eu gostava que Rui Moreira também fosse incisivo.
    Quanto aos títulos portistas, é o nosso orgulho e a inveja deles.
    Quando era miúdo e contava aí uns 5 campeonatos do Porto para 20 do Benfica, quando festejei o bis de 78 e 79 nunca imaginei que estaríamos perto do Benfica como estamos agora. Os sucessos europeus já são mais do que dos rivais de Lisboa juntos. Com 45 anos (feitos há pouco) vi o FC Porto ganhar 48 troféus oficiais e verei muitos mais. Como dizia o senhor Nuno Claro que fez 101 anos em Cerveira e citei no final de 2006 para frase a emoldurar, ser adepto do FC Porto e ganhar assim tanto dá uma ajuda enorme para gostar de viver.

    ResponderEliminar
  21. ZIRTAEV :
    Fico contente por saber que este EXCELENTE blog foi mencionado num programa de televisão. Fica claro que existe muita, mas mesmo muita boa gente que gosta do que escreves. E, gostar , não é sinónimo de concordar. Podemos discordar aqui ou ali , mas gostamos sempre de ler ,comentar e de cá voltar.

    Quanto ao texto :
    "VERDADEIRAS RAZÕES DE TANTA INVEJA "...

    o epílogo ( se me permites ):

    SÓ PORQUE SOMOS CAMPEÕES !

    ResponderEliminar
  22. Aliás, eu acho que jogadores, directores e treinadores devem passar pelos blogs, hoje em dia, é muita a importância dos blogs

    ResponderEliminar
  23. Zé Luís, não foi um elogio, foi apenas uma referência ao blog devido à votação que está em curso. (ainda agora não sei quem foi que enviou o email)

    E já agora aproveito para te dizer que o Rui Moreira disse que achava que o lance do penaltie do Simão não era, o que foi um tremendo erro, mas é a opinião dele. De restos esteve muito bem, falando do semanário Sol e as suas revelações, falando da vergonha da Sporttv, da má arbitragem do jogo das Aves, dos treinadores como o prof.Neca, etc.

    Menphis vamos acreditar que sim, que os nossos herois andam por aqui a ler o que dizemos deles. Já agora aproveito para te dar os parabéns pela tua crónica no teu blog. Recomendo a todos.

    E um obrigado a todos pelos elogios e aos novos visitantes, sejam bem-vindos e continuem a aparecer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Tem sido complicado participar aki nos comments, pk o tempo nesta fase é pouco! :/ Mas o blog é visto kuase tds os dias! =)
    Zirtaev gostei imenso do post! Sabe sp bem kuando nos vêm incomodar c/parvoices, podermx mandar uma destas "bocas"! =p
    Kuanto ao título, adequa-se perfeitam/ pois é uma palavra mt forte, mt intensa, da msm forma k é o ódio k nos têm! «Insultem-nos por sermos grandes, k a nós passa-nos ao lado!»
    Saudações Portistas!
    Ps: Gostei imenso da imagem! =)

    ResponderEliminar
  25. E está muito bem!É um titulo curto mas obectivo!Saudações DRAGONIANAS!

    ResponderEliminar
  26. É costume dizer-se que contra factos, não há argumentos, mas eu já vi de tudo um pouco nesta vida, e certamente virá alguém aqui ou noutro lado rebater estes factos com justificações pobres e... do século passado. Depois de ver um suposto gigante do futebol nacional e mundial, num torneio triangular de pré-época, levar 3-0 de um rival directo num jogo de 90 minutos e ainda ter os simpatizantes a festejar uns penaltis (que serviam como factor de desempate no dito torneio )... meus amigos, eu acredito em tudo!
    Parabéns ao autor do blog!

    ResponderEliminar
  27. Eu estava a ver que a lista de titulos nunca mais acabava..
    somos realmente grandes :)

    ResponderEliminar
  28. PORTISTAS,os titulos aumentam,os invejosos ficam os mesmos,olhai para o lado cada vez somos + e melhores,vejam os miudos apesar de pais,avos,padrinhos mouros,os putos sao PORTISTAS.
    Caso conhecido,puto de 6/7 anos PORTISTA que o pai nao deixa vestir a nossa camisola.

    ResponderEliminar
  29. Cada clube tem a sua rale... Se tu conheces benfiquistas rales, azar. Eu felizmente, os portistas que tenho como amigos não são pois seleciono-os...por isso não menciono estorinhas de criançinhas que o bicho papão as come...

    ResponderEliminar
  30. Eu sinto que estes figurões que por aqui passam tipo: SociólogoPsicólogoPsiquiatraAnónimoHerodesJornalista,etc,etc,devemSerPedófilosdotipo:lembram-sedoGajovestidocomKispoVermelhochamadoBibi?

    ResponderEliminar
  31. SãodoMesmoGénerodoTipoVestidodeVermelho
    queseChamaBiBi...

    ResponderEliminar
  32. Fui ver o Belenenses-PORTO e os pais do Sporting levaram os filhos a ver os grandes jogadores do Porto.
    Estes lisboetas, não são tão invejosos. São mais inteligentes e realistas. Não censuram....Sabem admitir que o Porto é um grande.

    Já os outros é deixá-los....é melhor nem responder.....eles que fiquem com o eusébio.....que o porto fica com o campeonato, para variar....

    ResponderEliminar