06 junho 2007

A insustentável leveza do futebol português

«Clubes ou empresários: Quem controla, afinal, os timings dos grandes negócios? Não tenham ilusões. O status de poderes está bem enraizado e os clubes vivem reféns dele. Por incompetência ou estratégia.

Quarta-feira foi um dia triste para o futebol português. Não consigo descobrir, seja com a razão ou a emoção, outra definição para a notícia que nos surgiu no crepúsculo da tarde. Dois dos maiores craques do nosso campeonato, daqueles que nos fazem vibrar, nas bancadas ou no sofá de casa, soltando ahs! e ohs! de espanto com as suas maravilhas em campo, deixaram Portugal. Anderson e Nani.

Elogiam o encaixe financeiro dos clubes, mas essa necessidade é, sobretudo, consequência de péssimas gestões anteriores que obrigam a essas vendas, do que de decisões estruturadas no tempo, visto tal ser, como se sabe e não faltam exemplos, um processo recorrente. O grande negócio foi, esse sim, para o Manchester United e para aqueles que hoje detêm, o poder absoluto no mundo do futebol, os empresários. Para estes, não interesse um mercado parado. Ele, e as respectivas contas bancárias, tem de mexer todos os anos. Para os jogadores, a alucinação de muito dinheiro e um sonho de super-futebol quando ainda jogavam com a casca de ovo na cabeça.

Os nossos clubes são hoje meros pontos de passagem, apeadeiros numa carreira, para esses jogadores. Anderson, 19 anos, fez apenas 9 jogos a titular no FC Porto (meio ano na equipa B, outra metade lesionado). Aos 20 anos, só na fase final da época, Nani, depois de passar por uma crise existencial futebolística, estabilizara no onze principal do Sporting.

É decisivo para o futebol português (dimensão competitiva internacional dos nossos clubes e campeonato, cativação de adeptos, etc) criar condições para os aguentar nos nossos relvados mais algum tempo. Mais um ano que seja. Vão, no entanto, para o clube ideal para crescer. Sobretudo Nani. Com o saber de Carlos Queiroz. Quanto a Anderson, Old Trafford não demorará a fazer outro cântico de êxtase à sua magia.

É impossível, naturalmente, competir com os colossos ingleses, espanhóis e até italianos ou alemães. O canto da sereia de 30 milhões de Euros esmaga qualquer debate, mas é possível, no entanto, competir, com as devidas proporções, em termos de boa gestão, rigorosa e realista (entenda-se comprar bem e vender bem, condicionar despesas ás receitas). Tudo aquilo que, evidentemente, os nossos clubes não fazem. E, depois, ficam felizes com estes encaixes financeiros que, servem, fundamentalmente, para atenuar passivos e, depois, comprar, no mesmo mundo subterrâneo, outro saco de jogadores de valor, digamos, questionável. E fui, agora, muito comedido neste adjectivo escolhido.

Esqueçam a ideia que esse dinheiro vai dinamizar o mercado entre clubes da chamada segunda linha desportiva-financeira. Não existe prospecção séria, nem interesses transversais, que garanta esse destino. Serão, novamente, os empresários a ir ter com os clubes com portfolios de pretensos craques, do que os clubes a ir em busca dos jogadores.

O status de poderes está bem enraizado em todos os quadrantes e os clubes vivem reféns dele. Voluntariamente. Por incompetência ou estratégia. Até pode parecer, mas, na verdade, não são eles que determinam quando e como vendem, mas sim os poderes (empresários e grupos financeiros) que os rodeiam. São estes quem controlam os timings dos negócios das grandes transferências. É a insustentável leveza do futebol português.»

Luís Freitas Lobo in Planeta Futebol

87 comentários:

  1. Estou a aguardar a politica de contratações e dispensas do clube.
    A minha renovação do lugar Anual esta em Stand By.
    A SAD do nosso clube tem de ser gerida como uma empresa e assim sendo, deve vender-se bem (andersson)e comprar bem(ainda não vi nada).
    Os resultados da SAD tambem dependem da quotização dos socios não accionistas e da prestação nas competições Europeias e sem ovos não se fazem omeletes.
    Aposta na formação: Quase nada!
    Para já muita especulação, mas o facto é que ainda estou a engolir em seco a venda do Andersson: grande negócio financeiro,mas grande lapidação do património desportivo.
    Agentes desportivos ,empresarios etc..são autenticas corujas,pois vendem gato por Lebre e ganham rios de dinheiro..enfim
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, regresso ao blog depois de um período de ausência, associado a um momento de alguma indefinição na minha vida profissional - que está a terminar com muito ligeiras melhorias.
    Subscrevo muito do que foi dito no artigo, mas acho que não é pelo negócio do Anderson que o gato vai às filhozes, como se diz. Por muito que nos custe, não me parece que poderíamos recusar um negócio desta dimensão. Basta recordarmo-nos que o Deco saiu por menos depois de ser campeão europeu.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Hoje disseram-me que Jesualdo Ferreira disse que o clube o proibiu de ir ao programa Trio de ataque.

    Mas se o homem deu entrevistas ao jogo,à sic,à antena 1...porque não pode ir ao trio de ataque?


    Rui Moreira será a resposta.Mas o homem ia comer o Jesualdo?


    Esta Sad é uma vergonha.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Henrique, pode acreditar no que lhe disseram porque ontem tirei uns minutos para ver o "Trio de Ataque" e foi essa a explicação.
    Foram convidados Jesualdo, Paulo Bento e Fernando Santos. Os dois últimos estiveram presentes. Ao que parece, Jesualdo inicialmente não se pôs fora de jogo, mas depois o clube declinou o convite.
    E eu insisto: é esta a política de comunicação que um clube que devia ser gerido como uma empresa mas que tem de cuidar da imagem (do marketing também vêm receitas, caso não saibam) quer praticar no século XXI?
    O Porto atingiu uma dimensão que não tinha há 30 anos, mas há mentalidades que parece que regrediram!!
    Eu também suspeitei logo que era por causa do Dr. Rui Moreira.
    Este portista (que passou a ser mais um proscrito da SAD) se fosse outro qualquer arranjava-lhes um pequeno sarilho: dizia ou fazia constar que se era por causa dele, podiam mandar o Jesualdo que ele nesse dia não ia ao programa.
    E a RTPN deixava lá a cadeira vazia...
    Tenham paciência, meus senhores.
    Eu bem sei que aqui ninguém quer ser arauto da desgraça, mas os caminhos que se trilham...

    ResponderEliminar
  5. Em complemento: eu ouvi o Carlos Daniel dizer isso. Não o próprio Jesualdo Ferreira.

    ResponderEliminar
  6. Segundo o jornal “O Jogo” o Valência, esse ilustre desconhecido, está interessado em três jogadores do Porto: Bruno Gama, Castro e Zequinha. Emissários do clube viram várias vezes estes três jogadores.
    Este último foi contratado ao Setúbal no final da época 2004/05, rodou no FC Porto B, com Aloísio, e na época agora finda esteve emprestado ao Tourizense, equipa da II Divisão.
    Ora, cá o jovem pergunta: se a malta do Valência consegue ver o Zequinha no Tourizense, a SAD também… não?
    E o Bruno Gama, afinal, serve ou não para o FCP?
    E a questão da gestão dos activos e da vertente financeira radica um pouco aqui. É ou não possível mesclar um plantel com jogadores de calibre, afirmados, com jovens provenientes da nossa formação em vez de andarmos a apostar nos tais que o Araújo para aqui traz e que, a avaliar pelas contas, precisa de trazer 10 para ficarmos com 1… mas aos outros também temos de pagar.
    Outra que li por aí: agora será o O. Lyon que poderá estar interessado em Lucho. O problema é que só metade do passe é do Porto. A outra metade, estou como o Zirtaev, não sei nem quero saber. Minha é que não é.

    ResponderEliminar
  7. Eu por acaso tenho a ideia que a questão do JFerreira não ir ao Trio não tem propriamente a ver com o Rui Moreira. Não se que esqueçam que o FCPorto está em tribunal com a RTP por causa dos fedorentos. Ainda no último jogo do campeonato os técnicos e reporteres da RTP foram impedidos de entrar no Draggão. Por outro lado achei estranho o Jesualdo ir à Antena1 que pertence à RTP.

    Isto tem duas vertentes, a primeira é uma forma de o FCPorto marcar a sua posição com algo que não gostou, a outra é que esta forma de fazer as coisas está errada. O FCPorto deveria ter a tal agência de comunicação que trabalhasse com o FCPorto e mantê-se uma relação com a comunicação Social de forma a evitar que certas coisas acontecessem. Até em termos de noticias veiculadas cá para fora seria benéfico, com tudo o que ganharia com isso a CSocial, os sócios e principalmente o clube.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Quintino qt a essa parte do "nem sei, nem quero saber", é o pior a que pode chegar um sócio e adepto do FCPorto ou de um clube. Ao que vou vendo por aí, cada vez começo a pensar mais assim e não queria. Preocupo-me com o clube para além das suas vitórias, preocupo-me com tudo o que o rodeia e com tudo o que lhe pode estar a fazer mal, e para quê?

    Sabes que mais: O rei vai nu, VIVA O REI!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. O Porto vai emprestar 4 jogadores ao Leixões e o Leixões limita-se a pagar 50% do salário do Ezequias.Apenas!

    Brilhante!


    Eu vejo os Portistas amorfos,a comer e a calar.A ver os chupistas passearem-se enquanto levam o clube à falência..


    Eu não pago as minhas cotas,nem lugares anuais enquanto a corja que estiver na SAD não for embora!

    Só não faço mais pois não tenho tempo nem capacidade para mobilizar os Portistas.

    quem pode não o faz...assim vamos nós.

    ResponderEliminar
  10. Também vi ontem o Trio d'Ataque, e nem queria acreditar no que ouvi. De facto, associei à questão do R. Moreira, mas a explicação do Zirtaev parece-me mais verosímil. De qualquer forma, parece-me que há aqui uma falha grave da política de comunicação do clube. Esta atitude prejudica muito mais o FCP do que a RTP - sendo, portanto, mais um tiro no pé.

    ResponderEliminar
  11. A ausência do Jesualdo seja porque motivo for está errada. Perde-se uma oportunidade de o Professor explicar as suas ideias e métodos aos adversários mas sobretudo aos portistas.

    Se por um lado deixamos os treinadores dos perdedores darem a conhecer as suas desculpas para o insussesso por outro fragilizamos a comunicação entre a única voz do balneário e os seus adeptos.

    Cada vez mais desgostoso com este estado de coisas.

    A promessa (já não era nova, recorde-se) de apostar na formação está inquinada pelas informações que vamos tendo acesso. Simplesmente o nosso clube teima em insistir em esquecer a formação. A lista de dispensas vai ser longa meus caros. As entradas vão ser determinantes para aferir de qual o caminho que se pretende trilhar...mas a ver pelos empréstimos já garantidos, ainda não é desta vez que vamos dar oportunidade a jogadores da casa.

    Acho que Quaresma e Pepe vão ser vendidos e Lucho (que muito aprecio) vai ter mais um ano sem férias...

    Com estas vendas torna-se cada vez mais dificil falar em apostas em um ou dois jovens da "cantera". A prioridade passa mais uma vez pela criação de um núcleo duro. As incertezas são muitas, mas quer-me parecer que não vamos ter um Verão sossegado.

    Eu pertenço aquele grupo de portistas que querem um FCP que se assuma definitivamente como uma grande equipa europeia. Estar entre os melhores 10 e neste momento não é isso que vejo. Ganhar em Portugal é "fácil"-até co Alan´s vamos lá...

    Se é na Europa que estão as receitas é para ela que temos de focar as nossas ambições. A construir equipas todos os anos é que não. O sucesso desportivo também se torna numa forte injecção de capital.

    Abraço à Bancada

    PS. Zirtaev, subscrevo o teu texto por inteiro embora eu esteja ainda menos optimista.

    ResponderEliminar
  12. Já viram o comunicado no site oficial do Porto?


    Foram fazer um comunicado para dizer que Jesualdo e Anderson não tinham intermediários.Para responder ao MST.

    E O ESSENCIAL??

    até dá para rir...

    e os 175 milhões ganhos em 3 anos,onde estão? ou isso é menos importante..?isso já ninguém deve querer esclarecer...

    e os mareques,renterías...não tinham intermediário?

    quanto são as comissões dos contentores de brasileiros que abundam no Porto?


    QUE VERGONHA!

    ResponderEliminar
  13. «Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD

    O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD emitiu esta quarta-feira um comunicado, no qual promove um esclarecimento relacionado com a contratação de Jesualdo Ferreira e a cedência dos direitos desportivos de Anderson.

    COMUNICADO

    No seguimento de um comentário publicado na edição de ontem do jornal A Bola, e tendo em vista o esclarecimento do mercado e de todos os adeptos do F.C. Porto, o Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD informa o seguinte:

    1 – O acordo de cedência dos direitos desportivos de Anderson ao Manchester United não envolveu qualquer intermediário, foi tratado directamente entre clubes, pelo que não implicará o pagamento de qualquer comissão;

    2 – A contratação do técnico Jesualdo Ferreira, no arranque da temporada 2006/07, foi concretizada após negociações directas entre as administrações da F.C. Porto, SAD e da Boavista, SAD e sem recurso aos serviços de qualquer intermediário.

    Porto, 06 de Junho de 2007
    »

    Pois, ainda bem então. Já quanto a outros negócios...

    Um abraço.
    PS: Teixeira a qual dos textos te referes? :-)

    ResponderEliminar
  14. Tal como o Quintino referiu também ouvi a justificação da não ida do Jesualdo ao trio da boca do Carlos Daniel.

    junto um artigo do Alcides Freira d' O JOGO

    O que faz um multimilionário quando descobre um risco no vidro traseiro do seu Ferrari FXX de dois milhões de euros? Encolhe os ombros e troca por um novinho em folha. Poderia arriscar trocar por outro modelo, necessariamente mais barato do que o mais caro de todos, mas nem coloca essa hipótese.

    O que faz o FC Porto depois de vender Anderson e Hugo Almeida por um total de 36,5 milhões de euros?

    Liga ao representante de Shevchenko, tenta aproveitar o mau relacionamento do ucraniano com José Mourinho e procura saber qual é o "mínimo dos mínimos" que o avançado pede para trocar Londres pelo Porto. Em sonhos, talvez. Na realidade, é obrigado a recordar que essa certeza geográfica de que Portugal está na Europa é muito diferente de ser da Europa. O que o FC Porto faz é o lógico e o possível.

    Contrata o Leandro do Bonfim e o Renteria, porque foram dos melhores do Mundial de Sub-20, descobre o Deco e o Anderson em divisões secundárias, aposta em jogadores de clubes da metade inferior do campeonato português.

    Às vezes, os diamantes por lapidar revelam-se em pedras, noutros casos brilham.

    Talvez por isso, a selecção de Portugal que somou ontem dinheiro num jogo no Koweit inclui no seu "onze" cinco jogadores - Bruno Alves, Bosingwa, Raul Meireles, Quaresma e Hélder Postiga - do plantel que foi bicampeão nacional e ainda mais dois - Paulo Ferreira e Deco - que ajudaram à vitoriosa caminhada que começou em Sevilha e terminou em Gelsenkirchen. Podia ser melhor, mas nesse caso seria o FC Porto a somar milhares com um jogo num qualquer país de xeiques.

    ESPIAR NOS SATÉLITES
    Minimercado


    Anderson já foi, falta Quaresma, Pepe, Bosingwa, Lucho e Bruno Alves. Afinal, ainda restam jogadores capazes de encaixar nas melhores equipas europeias. Mas também há Bruno Gama, Castro e Zequinha que, apesar de menos famosos, têm igualmente grandes clubes da Europa a seguir-lhes os passos.

    ResponderEliminar
  15. Meu caro Zirtaev: qualquer portista deve querer saber, é verdade. Eu usei aquela expressão num sentido irónico, metafísico ou metafórico...

    Mas olhe que eu não sei mesmo quem tem 50% do passe do Lucho.
    E, por acaso, gostava de saber e de saber quando e se for vendido, quanto toca a cada um e realmente ao clube.

    Quanto à questão da comunicação, plenamente de acordo. Com agência ou contratando um profissional a sério. Assim como está é que não.

    E com ou sem Fedorento ou Rui Moreira, a verdade é que Jesualdo devia lá ter estado.

    Noutro registo: então o Porto empresta 4 e o Leixões paga 1/2?
    Isto é que é gerir. Ai não, que não é...

    Já agora: o Roque Santa Cruz para o nosso ataque?
    Ouço por aí que o SLB anda de olho nele... Eu não digo que se vá buscar agora, mas não há na SAD ninguém que esteja atento a estas movimentações do mercado?

    Outra: a Juventus parece que quer o Rossi por causa do Ranieri. Li algures que, a ser assim, o Porto ia buscar o Piqué ao Manchester United. Eu não tenho a certeza, mas o Piqué não é lateral esquerdo?
    Se for, o Lino é o quê?
    E o Mareque é o quê? Ah, este é para dispensar...

    ResponderEliminar
  16. O Castro (esse vai para a a pré-época) está fora do baralho, mas o Bruno Gama e o Zequinha, afinal, interessam ao Porto ou não?

    Porto que, por acaso, é a entidade patronal.

    No resto, meu caro Offshore, você tem razão. Mas, lá está, eu sempre preferia um Roque Santa Cruz a um Renteria...

    ResponderEliminar
  17. quintino : vão 4 jogadores para o Leixões e o Leixões só paga METADE do Salário do Ezequias(que quase aposto é o que ganha menos...).

    Quer dizer que o Porto vai pagar integralmente os salários dos outros 3 e ainda metade do de Ezequias...

    Pareceu-me não ter percebido bem.

    cumps

    ResponderEliminar
  18. Zirtaev, não tinha reparado que o txt era do Luís Freitas Lobo... :)

    Em blogues ligados ao Man Utd dizem que poderão vir emprestados 2 laterais sub-19 brasileiros para o FCP. Um esquerdo e um direito... se voltar a encontrar o link desse blogue ingês eu ponho aqui os seus nomes. Sinceramente não acredito que o FCP os queira, mas enfim.

    Quanto ao Santa Cruz eu acho que não faria mal perguntar quanto é que custa...26 anos ainda é investimento.

    Os 50% do Lucho são da MSI. E pergunta-se, o que é a MSI? Pois.

    ResponderEliminar
  19. consegui em mp3 no meu blog a música do FCP anos 80...todos de pé bandeiras no ar...

    ResponderEliminar
  20. Qt ao passe do Lucho, o LFL explica como vai funcionar (aliás não é só qt ao passe do Lucho):

    "O status de poderes está bem enraizado em todos os quadrantes e os clubes vivem reféns dele. Voluntariamente. Por incompetência ou estratégia. Até pode parecer, mas, na verdade, não são eles que determinam quando e como vendem, mas sim os poderes (empresários e grupos financeiros) que os rodeiam. São estes quem controlam os timings dos negócios das grandes transferências."

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. ALGUEM SABE qt É a cláusula de rescisão de LUCHO?

    ResponderEliminar
  22. Acho que não tem cláusula.

    O Inter acena com a troca de Marian Gonzalez+dinheiro e Villareal já ofereceu 16 milhões...

    Este video do Rossi mostra um jogador com aparentes qualidades para entrar no plantel. Dribla e remata bem para além de ser rápido.

    Aqui: http://www.youtube.com/watch?v=TlMf1ohJdaE

    ResponderEliminar
  23. Henrique - eu percebi.
    No caso, foi mesmo preguiça... embora eu saiba há muito que eles vão por empréstimo...

    Teixeira - o amigo tem razão. Perguntar não custa nada. Podíamos é ir à frente nestas coisas. Assim do género dos tempos em que vinham jogadores e só se sabia quando cá estavam. Olhe, eu cheguei a trabalhar uns tempos num jornal ("O Comércio do Porto") e um dia, estava para sair do serviço eram umas 20.30, e o sub-director da altura, o Fernando Santos, chamou-me e disse-me: preciso que fiques mais um bom bocado. Vai haver aí uma novidade.
    E eu nem era da parte do Desporto mas fui dos primeiros a descobrir que o Baltasar (então no Atlético de Madrid, acho eu) vinha para o Porto. Eram tempos em que andávamos à frente dos outros e não arrastados ao sabor das conveniências sabe-se lá de quem. E foram tempos em que fomos buscar Mly´s e Madjers quase a preço de saldo, e Timoftes, Geraldões, Brancos, Celsos...

    ResponderEliminar
  24. Teixeira - o "Rascord" de hoje diz que tem cláusula de rescisão aposta no contrato assinado em Novembro de 2006. Só não diz o valor.

    Para a bancada: vocês já pensaram bem se o Porto dispensar o Paulo Assunção e o Ibson, vender o Lucho e tendo vendido o Anderson que soluções restam para o meio campo?

    Se o cenário (provável) se transformar em realidade, tremei amigos da bancada. Tremei.

    ResponderEliminar
  25. Pois isso da cláusula tb li hj no rascord...mas n sei o valor.

    ResponderEliminar
  26. É, já procurei mas nada (sobre quanto custa comprar o Lucho).

    Tropeçei foi numa notícia que dá conta que só o Claúdio Pitbull ganha mais de 30.000,00€ por mês...
    Mas ele ganha mesmo ou uma parte é para entregar a alguém?

    A pergunta surge porque quando morava em Espinho, o SCE teve um brasileiro (Adu) que recebia (y-x)=salário, sendo que o X era para o empresário. Também me asseveram que o Marco Ferreira na Luz dava X ao Veiga...
    É que só assim se compreende que um indivíduo como o Pitbull ganhe mais de 30.000.00€ por mês!!!

    Mais uma palhaçada que retoma a sua marcha: o Luís Filipe Vieira na sua cruzada contra os infiéis. Também nas Cruzadas se ia por aí fora para libertar a Terra Santa e muitos eram uns reles de primeira.
    Que é feito das escutas envolvendo o Senhor Luís Filipe Vieira e o Senhor José Veiga?
    Ou isto vai ser como em Itália que comiam quase todos e só a Juventus é que se tramou?
    Aliás, ainda estou para perceber porque é que o AC Milan, condenado na justiça desportiva italiana, conseguiu participar na Champions League?

    Eu não digo que não se investigue e que se julgue. Mas julgue-se e investiguem-se todos!!! Ou será que o Vieira quer reduzir a discussão do título à Segunda Circular custe o que custar????

    ResponderEliminar
  27. Não vejam mais fantasmas dos que já existem.

    Jesualdo não vai/foi à RTP apenas e só por corte de relações (não oficial) do Clube com o referido canal...
    Faz bem ou mal o Clube? Não sei, mas também sei que as atitudes dessa estação não podem passar impunes, até nos jogos da equipa da federação eles mostram o seu desagrado em tudo que é Azul..
    Essa é a verdade, agora deve-se combater por omissão ou por presença? Eu acho que se devia combater por presença com voz activa, pois já é tão pouco o tempo de antena dado ao nosso Clube que temos o dever de aproveitar todo o que nos dão...

    ResponderEliminar
  28. "Eu acho que se devia combater por presença com voz activa, pois já é tão pouco o tempo de antena dado ao nosso Clube que temos o dever de aproveitar todo o que nos dão..." - pois, é isso que aqui se concluiu.
    De facto, no resto ficará para SEMPRE a incerteza.
    Rui Moreira? Corte de relações? Isso pouco relevo assumirá porque nunca ninguém dirá mesmo a razão da ausência. O que se deve registar é a ausência.
    Mais a mais, quando é público e notório que na SIC também não há propriamente grande simpatia pelo reino do Dragão. Nem na TVI e na SportTV também me parece que não. Ora, sendo assim, vamos lidar com quem? Com o Porto Canal (que eu aprecio e vejo, note-se)?
    A pedra angular nisto tudo é a forma como o clube comunica. E qualquer leigo sabe que sem relações públicas e marketing não se "vende" a imagem...

    ResponderEliminar
  29. Quintino,
    sempre me garantiram que a transferencia do Marco para o 3º classificado serviu para pagar uma dívida ao Veiga

    ResponderEliminar
  30. Lucho,
    gostei muito de recordar essa musica.
    tenho-a numa cassete audio onde estão gravados os golos do Porto em Viena, os momentos finais da partida e referencias às capas dos jornais.

    ResponderEliminar
  31. No site do JN, há poucos minutos:

    O Tribunal Constitucional (TC) negou hoje provimento ao recurso do Benfica e determinou que o clube da Luz terá de pagar ao FC Porto uma indemnização de 600.000 euros pelos direitos de formação do futebolista húngaro Miklos Fehér, falecido em 2004. A decisão do TC, publicada hoje em Diário da República, considera que o artigo 212º da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e o artigo 18º do Contrato Colectivo de Trabalho, contestados pelo Benfica, não são inconstitucionais, permitindo assim o pagamento de uma indemnização pelos direitos de formação. O acórdão do TC explica que o FC Porto remeteu uma acção judicial, baseando-se nos dois artigos, após não receber qualquer resposta de Miklos Fehér a uma proposta de renovação de contrato, que vigorava desde 1998. Contratado pelos "encarnados" em 2002, depois de terminado um vínculo de quatro anos com o FC Porto, Fehér viria a falecer durante um jogo em Guimarães, a 25 de Janeiro de 2004, na sequência de uma paragem cardio-respiratória. Depois da acção judicial do FC Porto, o Benfica contestou a constitucionalidade dos dois artigos invocados pelos "dragões", alegando a violação de um direito comunitário, assumindo a defesa da liberdade de trabalho. "Um interesse do empregador anterior (FC Porto), relativo ao investimento despendido na formação e valorização do trabalhador em causa, na obtenção da referida compensação laboral, atendendo às especificidades da actividade laboral em questão, e em particular à protecção dos gastos com formação, promoção e valorização por parte dos clubes mais pequenos, não é constitucionalmente ilegítimo", lê-se no parecer do TC. Aos 600 mil euros que serão pagos ao FC Porto, devem ser acrescidos juros de quatro por cento ao ano, desde a data em que Fehér assinou pelo Benfica, sendo que o clube da Luz terá ainda que desembolsar mais cerca de dois mil euros em custas judiciais, por ter interposto um recurso considerado inútil.

    Vou só lembrar que, ao contrário dos apregoados beneficientes, o FC Porto disse que esta indemnização seria para entregar à família de Fehér.

    É que há muita gente aqui desbocada, que fala sem saber e tem pouca memória, ou memória muito limitada. E continua-se a dizer mal, parece que perdemos o campeonato. Há até quem ache que com o que temos por cá dá para ganhar. Não viram o problema que foi ganhar desta vez, já esqueceram o problema que foi ganhar das outras vezes. No FC Porto parece tudo fácil, tá ganho, é canja, vamos lá dizer mal. Do Anderson, dos empresários, dos dirigentes, do treinador. É obra! Estou admirado!

    ResponderEliminar
  32. só para acrescentar um ponto em relação ao Lucho.
    O Porto detem 50% do passe que adquiriu por pouco menos de 4M. Os restantes 50% pertencem a um grupo empresarial, que penso que não ser o GSI, onde se inclui Jorge Mendes.

    ResponderEliminar
  33. "FACTO RELEVANTE

    A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, ao abrigo do artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários e
    do Regulamento da CMVM n.º24/2000, vem informar que adquiriu os direitos de inscrição desportiva do
    jogador Lucho Gonzalez ao Club Atletico River Plate, tendo celebrado com o referido atleta um
    contrato com a duração de cinco épocas desportivas.
    Nesta operação a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD investirá 3,6 milhões de euros,
    correspondentes a 50% do “passe” do jogador, sendo os restantes 50% detidos pela Global Soccer
    Agencies Lt.

    Porto, 18 de Abril de 2005
    "

    Podem ver este comunicado aqui.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  34. o site italiano Calciomercato traz à 1º pagina dois temas que envolvem o Porto.

    1 - a possível saída do Quaresma para o Inter envolvendo uma verba de 20M

    2 - a disputa entre o Porto e a Juve pelo Rossi (mas ai parece que a fonte é A Bola ...)

    ResponderEliminar
  35. Gosto muito de ouvir o Neoteórico da moda Luis Freitas Lobo...Descobriram um autêntico ovo de Colombo e como sempre os Clubes estão desatentos e desperdiçam este talento genial que contratado como conselheiro técnico de qualquer Clube eram Campeonatos atrás de Campeonatos completamente garantidos...Eram talvez não sei quantos mil....Não sei, nem me interessa saber qual a sua orientação Clubista mas para andar por ali sempre a bitaitar livremente e ser assim tão considerado deve ter alguma e desconfio que poderia apostar qual é...Depois todos lhe fazem reverências - Treinadores , Dirigentes, espectadores, querido Lobo para ali, senhor Luís para acolá - estamos na presença de um novo Scolari - quiçá um Enstein do Desporto Rei - dos tempos Modernos...O Benfica anda realmente distraído e foi - estúpidamente confesso - buscar o Rui Águas, um verdadeiro sapateiro ao pé deste letrado... O Sporting idem, idem, aspas, aspas e sacou irracionalmente o Pedro Barbosa ao desemprego, ele que não percebe nada daquilo...Arre que os dirigentes portugueses são mesmo burros, até parecem moldados à cambada da saloiada da SAD do FCPorto...
    -Hoje a 1ª Página do Record: Apito Dourado vai estourar!...Fosgasse, pirei-me logo!
    -Depois lá dentro mansamente, falava-se no Bruno Gama, no Castro e no Zequinha e que andam trutas (tubarões digo eu) a pescar em águas do Porto...Mas para que é que vêm buscar os nosso jogadores, nós só ganhamos - como toda a gente sabe - com a ajuda dos árbitros e das frutas bem conservadas...Os estrangeiros são mesmo uns parvos retintos, não percebem o que todos os Portugueses já perceberam há mais de vinte anos e continuam a vir aqui buscar as migalhas dos trauliteiros do costume?...

    -No Trio de Ataque foi referido na realidade ontem, que o Jesualdo Ferreira terá sido convidado e declinou a sua presença no venerando Programa...No entanto - se a memória me não atraiçoa - ainda antes de acabar o Campeonato no seu programa imediatamente anterior, já sabiamos pela voz do genial apresentador que o primeiro treinador convidado para lá estar presente era a "tranquilidade" em pessoa do Paulo Bento! E na semana seguinte também "tranquilamente" foi-nos dito pelo apresentador de Paredes que na semana a seguir seria Fernando Santos! Nem uma referência foi feita entretanto, ao famigerado convite endereçado a Jesualdo Ferreira, a não ser ontem precisamente em pleno relvado da Luz! Olha que isto há coisas que nem ao Diabo lembra! Não é estranho que o mediador que todos sabemos ser - benfiquista não - encarnado, ontem até se dirigia - com um sorriso de orelha a orelha - aos tristes restantes convidados, que tal que era estarem em directo em pleno relvado da Catedral (?) o ter apenas referido exactamente neste Programa? Ali há gato escondido com o rabinho de fora!...Ou então fez-se Luz em plena Luz!...Provávelmente - isto sou eu a conjecturar especulando - o Prof seria a sua - dele Paredense - terceira opção e sendo assim já perceberíamos melhor como tudo sucedeu...
    Primeiro vão lá os queridos vizinhos, depois então poderão ir os mal amados nortenhos, ainda por cima agora representados por um autêntido Cristão Novo - palavras do Pier Paolo de Vasconcelos!
    -Ontem o venerável realizador, até colocou o Prof no fundo das suas apreciações semanais exactamente por considerar escandaloso este, defender de forma tão acérrima o Porto, enquanto olhava embevecido - qual platónico apaixonado - para o Engenheiro do Penta, enquanto ele divagava entre dois arrotos - realçando sempre a sua aliança de platina na ausência da gravata predilecta - sobre o facto de sempre ter vivido regularmente naquelas(?) bancadas desde os seus tenros cinco anos!...Apre que o homem era mesmo precoce...Foi para lá como o seu querido Presidente ao colo do Pai de garrafão na mão e pendurado no elétrico para Sete Rios...Que bom é ouvir estas palavras ditas assim com tanto fervor e amor Clubista, isto sim é que é Desportivismo a valer!...Viva o Benfica e o Antigamente!..."Desculpa lá Pinto da Costa mas o graveto e o Orelhas obrigam":Isto foi o teor do telefonema feito logo a seguir...
    -Já é a segunda vez - que eu me lembre - que fazem o Trio de Ataque em directo da Luz e a andar assim se as coisas correrem como eles pretendem para esta época, vão instalar lá definitivamente um estúdio só para esse Programa poder estar no lugar que lhe compete por direito!
    Trio de Ataque: três fotografias de fundo: Eusébio, José Àguas e Simões...A comentar três mecos, alguns tremoços e umas bejecas... -Abram os olhos rapazes!...Não sejam anjinhos!...Não se deixem manipular assim tão descaradamente...Eu sou um verdadeiro céptico quanto à bondade destas coisas!

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde a todos,

    1)A informação da SAD sobre a questão Jesualdo Ferreira não é verdadeira.A SAD não negociou a desvinculação de Jesualdo do Boavista junto da SAD respectiva ou de João Loureiro.
    2) Quanto a Jesualdo Ferreira e ao "Trio d'ataque", tudo o que o Carlos Daniel disse é verdade. Jesualdo foi convidado, deveria ter sido o primeiro dos três treinadores a responder. Não o fez.

    um abraço para todos do
    Rui Moreira

    ResponderEliminar
  37. bem, se o conteúdo do comunicado é falso esse facto é gravissímo e a confirmar-se perdi a restia de confiança que ainda tinha na actual SAD.

    só coloco algumas reticencias na esperança de que tenham informado incorrectamente o nosso colega de blog (posso chama-lo assim ?) Rui Moreira.

    Além de mentir aos adeptos, facto suficientemente grave, a SAD estaria também a mentir aos seus investidores e ao mercado.

    ResponderEliminar
  38. Pelo que andei a investigar o teor do comunicado do FCPorto é falso pela simples razão de que o FCPorto não negociou directamente com o Boavista, tendo as negociações para rescisão do contrato de Jesualdo Ferreira com o Boavista sido feitas entre apenas estas duas entidades (sem incluir o FCPorto), conforme diz o comunicado do Boavista colocado na internet á data:

    Vem a Boavista F.C., Futebol, SAD, para os devidos efeitos, informar o seguinte:

    1. Após diversas reuniões, do domínio público, havidas entre o Presidente do C.A. desta SAD e o Professor Jesualdo Ferreira, foi hoje decidido em conjunto, em reunião ocorrida às 16 horas, revogar o contrato de trabalho que vigorava entre ambas as partes.

    2. Em consequência de tal revogação ficou previsto o pagamento de uma forte indemnização à Boavista F.C., Futebol, SAD.

    3. Esta decisão foi tomada após a Administração desta SAD ter verificado, face à argumentação, insistência e vontade manifestadas pelo Prof. Jesualdo Ferreira, não haver condições para a sua continuidade como Treinador Principal do Boavista F.C., e isto não obstante a sucessiva e reiterada posição desta SAD, no sentido da sua continuação, defendida até ao limite.
    (...)


    Podem ver aqui.

    Agora se houve intermediário ou se foi feito directamente entre o Jesualdo e o FCPorto, já não sei, mas não me acredito que o Jesualdo tenha essa capacidade negocial.

    Meireles grande LOL para a sua prosa, mas acho que está a ver fantasmas a mais.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  39. depois de estar envolto em tantas polémicas(p.da costa),só posso dizer que depois de tanto subir e com tanto custo,o tombo pode ser fatal.que o nosso porto não seja arrastado na enxurrada.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  40. só não sabe quem não quer,que foi um empresário a mediar a ida de Jesualdo para o Dragão.


    Espero que alguns comecem a ver no ridículo que está a cair esta Sad.

    Vem responder a um artigo de opinião por comunicado com mentiras e sem se referir aos pormenores mais importantes.

    Pior era difícil,ou impossível.



    .

    ResponderEliminar
  41. Para mim esta comunicações da SAD no site do clube foi para arrefecer alguns animos e para tapar o sol com uma peneira!
    Não me pareceu nada adequado.
    Preferia ver desmentido oficialmente que o Ibson e o P.Assunção tal como outros imprescindiveis não saem do clube.
    (...)
    Queria saber tambem porque não se investe nos jogadores formados nas camadas jovens,que pelos vistos são observados e cobiçados pelos tubarões da Europa com olhos de ver.
    Querem imaginar uma verdadeira equipa B? ou será A?
    GR
    Hugo Ventura
    Hugo Marques
    Rui Sacramento
    DF
    Joao Pedro
    Nuno Coelho
    Joao Dias
    Pedro Ribeiro
    Hugo Monteiro
    MD
    Andre Leao
    Sergio Organista
    Andre Castro
    MO
    Marcio Sousa
    Rui Pedro
    Paulo Machado
    Ext.
    Bruno Gama
    Tiago Borges
    Zequinha
    Helder Barbosa
    Flávio Paixão
    Vieirinha
    Ivanildo
    AV
    Hugo Almeida
    Marco Paixão
    André Monteiro
    Silvio
    Daniel Candeias
    Furtado
    etc..
    Meus amigos são 28 jogadores formados no clube, alguns dos quais já não pertencem aos quadros.
    Mareque,Tarik,Renteria,Ezequias, Lino etc...têm lugar no plantel e destes miudos nenhum tem qualidade para ficar?
    Então acabem com a formação!!
    Tirem as vossas ilações.
    Cumprimentos do Louro

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde colegas portistas!!
    não posso deixar de concordar com o Jose Azevedo, é pena que depois de tanto fazer crescer o nosso clube PDC possa agr destrui-lo..

    è um facto, e ainda noutro comentário disse isso, que o negocio d anderson so foi bom devido a erros so passado que obrigam o nosso clube a desfazer-se das joias da coroa!

    qt ao dinheiro ganho não vejo onde para e infelizmente não tenho mts esperanças de que seja bem gasto (espero msm enganar-me!!)

    Qt á recusa do FCP em deixar Jesualdo participar no programa trio d'ataque acho mais uma vez uma vergonha..quem não deve não teme!
    A comunicação social tem sido por vezes mt injusta para com o porto mas não nos podemos esquecer que também o FCP não tem sido fácil para com a mesma..criar boas relações entre eles só traz benefícios para os dois..
    tou cansado de ver o nome do meu clube ligado a polemicas e a uma imagem que não é a dos seus adeptos..não nos devemos esconder atrás de blackouts, politicas de comunicação esquesitas, não temos nd a esconder (ou não deveriamos) os adeptos e o futebol merecem um porto mais aberto, disponivel e bem disposto!
    o programa em questão fala melhor sobre futebol que mts outros, temos lá um BOM portista que critica o que acha mal mas que sempre defendeu as cores do nosso clube com a maior dedicação e orgulho e tenho a certeza que ele, como todos nos, gostaria de ter a seu lado (tal como os outros tiveram) o treinador do seu clube a falar de futebol que afinal é tudo o que nos une, quer no estadio, como aqui neste blog!

    O que mais me preocupa é que o FCP, a sua direcção e SAD, não perceberem o que estão a fazer ao nosso clube..apesar de campeões os adeptos estão mais divididos que nunca, quer em relação a direcção, SAD, treinador, compras e vendas etc....
    o que sempre nos diferenciou dos outros clubes foi a nossa união, espirito de sacrificio e batalhador!!
    Essa falta de união, desanimo e descrença deviam preocupar o clube e faze-lo repensar sobre o que anda a fazer..
    somos nos que fazemos o FCP não eles!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  43. Sobre o professor Jesualdo e a saída do Boavista:

    -Exactamente, Zirtaev. A verdade é que o FC Porto não negociou com o Boavista, com quem o professor tinha contrato, e que tinha uma cláusula de rescisão (de acordo com o CCT de trabalho).
    -Isto, apesar de o FCP ter uma excelente relação com o Boavista, a quam acabara de adquirir Diogo Valente.
    -O Boavista exigiu, e o Jesualdo pagou, uma indeminização cerca de 4 vezes superior aquela a que o clube de João Loureiro tinha direito.
    -Ao que sei, esteve envolvido nisto um empresário sul-americano, mas não é isso que importa. O que é falso é que o FCP tenha negociado com a SAD do Boavista. Repito, é falso e estou disponivel para o afirmar aqui ou em tribunal, porque quer o comunicado do Boavista quer a versão que conheço ( e perante testemunhas crediveis) confirma que a SAD não diz a verdade.

    Há questões que são matéria de intepretação e de opinião. Há outras que são nuas e cruas. Para todos os companheiros do blog, fiquem com a certeza que o que eu souber, irei dizendo e assinando por baixo...
    Um abraço do
    Rui Moreira

    ResponderEliminar
  44. É de louvar o seu comportamento Rui Moreira.

    Tenho que realçar que você,como figura pública,seja talvez o único Portista a falar abertamente e sempre com muito bom senso.

    Eu vejo com muita tristeza o estado em que está o meu clube.
    Acima de tudo entristece-me o tipo de pessoas que lá estão.
    Parece um estado ditatorial.
    Os Portistas não se manifestam,e os que o fazem são imediatamente "perseguidos".

    Os êxitos desportivos escondem muita coisa,já ninguém se lembra dos períodos quentes que se passaram no antes Mourinho...,estamos a falar de poucos anos...esses problemas não acabaram,aumentaram e de que maneira tendo os êxitos desportivos sido um maravilhoso escudo.


    Tenho pena que o Presidente Pinto da Costa faça o que está a fazer.


    Onde vai isto parar?

    ResponderEliminar
  45. Companheiros de blogue,
    vou de férias e muito provavelmente não terei oportunidade para visitar e participar no portistasdebancada nas próximas 2 semanas.

    Espero que as nossos receios não se concretizem e que o nosso clube se apresente forte para a próxima época.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  46. queria apenas aqui comentar algo , talvez off topic :

    realmente, pelo menos para mim, denota-se claramente um FCP antes e apos a criação da SAD.

    mais importante, denota-se um FCP pro "amor á camisola" e pro "quero dinheirinho".

    felizmente , acredito que no FCP existem pessoas que são de tanto competentes como são gananciosas, por isso, apesar de o FCP nunca voltará a ser o que já foi, também nunca irá a "falencia".

    o triste é pensar que pessoas como estas,existem noutros sectores portugueses, nomeadamente governo e justiça. muito triste.

    gostava que os portugueses percebecem que se nos queremos ser competitivos internacionalmente, temos que começar a ser competitivos nacionalmente, não apenas ir no desenrasca. falo disto, por exemplo, em falta de profissionalismo envolvido, de toda a parte, mas mais visivel nos jogadores, na mentalidade "temos uns pontos de avanço, podemos perder uns joguinhos".

    o porto nao perdeu o campeonato, e até nao se portou muito mal na europa. o que o porto perdeu foi a ideologia.

    faço votos para que a recupere o mais rapido possivel, por que confiar e ter esperança nos nossos administradores, nos nossos idolos é tão importante como ganhar jogos ( pelo menos para mim )

    ResponderEliminar
  47. De todas as ideias aqui expostas e de todas as agruras transmitidas anteriormente gostava de, como resenha, mencionar que infelizmente o Clube perde todos os dias dinheiro, traduzido na falta de visibilidade nacional e consequentemente internacional, que o Clube se submete. Isto sim é imperdoável, com uma estratégia adequada não seríamos hoje uma massa imensamente maior em números no contexto nacional?

    A maior parte das comunicações/notícias que temos do nosso Clube cingem-se à página oficial, que é de muita fraca qualidade. Arquivo histórico inexistente, informação muito fraquinha, enfim uma página moribunda... Eu como portista só vou à página Oficial para reler algum comunicado, os adeptos merecem que os seus artistas se deixem conhecer nos meios adequados (jornais e televisões).

    Mas isto tudo pode ser também fruto de algum ressabiamento de um Portista que por várias vezes escreveu para o enderço electrónico do Clube e respostas só as automáticas...

    ResponderEliminar
  48. Boa tarde a todos!

    Caro Pavlov', se reparar, tanto a página oficial do FCP, como a dos outros «grandes» são feitas pela mesma empresa - a Sportinveste. Grande negócio! É só mudar a cor, porque a estrutura é praticamente a mesma. O mesmo se passa, creio eu, no merchandising com uma tal de TBZ.

    Só uma pequena nota paranóica e conspirativa:
    Acham que o juíz relator do TC precisava MESMO de escrever:"...protecção dos gastos com formação, promoção e valorização por parte dos clubes mais pequenos"

    PEQUENOS!!! Carago!

    ResponderEliminar
  49. Slayer sei disso mas não aceito, até pode ser da mesma empresa mas o que me interessa é a qualidade, e se um serviço não é bom, se o cliente que contratou não está satizfeito, a empresa "fornecedora" só tem é de renovar e apresentar novos produtos; com rsco de o cliente "fugir". O problema é que «acho» (tenho a certeza) que o Clube não liga nada a isso.

    ResponderEliminar
  50. Meus caros vamos por partes, é evidente que o contrato entre o Prof e o Boavista só podia ser revogado entre os dois, porque nessa matéria o Porto embora se tivesse posteriormente colocado na questão como parte interessada, não interviu na execução do contrato original e por conseguinte não tinha razão de ser intervir directamente na revogação desse contrato...Que me parece evidente que os dois comunicados especialmente o do Boavista refletem essa evidência nem discuto sequer...Agora o que estava em causa era se para além das três partes Boavista/Jesualdo/Porto houve mais alguém a participar para além claro dos Notários e seus escrivães!...O Porto numa primeira faze deve ter falado com o Boavista, este deve-lhe ter afirmado que só admitiria a saída do Prof se este demonstrasse inequívoca vontade de sair e caso isso se verificasse fosse paga uma determinada indeminização! Parece-me claro que as coisas rolaram mais ou menos assim, até porque as relações a nível institucional não se deterioraram o que a decorrerem de outra forma não creio ter sido possível manter...Agora se o próprio Jesualdo teve apoio de terceiros também não me surpreende, até para se poder sentir seguro na posição difícil que estava a tomar...Agora acho estranho é que aqui peçam tomadas de posição oficiais do nosso Clube e se este as toma venham de imediato contesta-las...Então será preferível o Clube falar para dentro de si próprio...E não é isso que advogamos pois não?...Quanto ao Trio de Ataque e ao famigerado convite, meu caro Rui Moreira, devo confessar que vi todos os últimos programas e só agora, precisamente ontem - e porque alguém lhe enviou um mail a contestar a estratégia do Programa - o Carlos Daniel falou nesse convite dirigido ao Jesualdo e nunca antes o referiu ou aludiu a algum convite formulado...Porque o não fez? Estava porventura à espera de uma mudança de atitude do Jesualdo ou do Clube? A verdade é que no Programa seguinte à conquista do Título se passou a maior parte do tempo a falar do Jamor e da final da Taça de Portugal...Só isso aparentemente interessava já...Porque nisto da transparência ela deve querer-se vinda de todos as partes em confronto e o próprio Rui Moreira me pareceu claramente surpreendido ontem, com essa revelação tardia e em pleno relvado Benfiquista!...Pelo menos um esgar de surpreza foi bem patente no seu semblante no momento imediatamente posterior à deixa de Carlos Daniel!...Posto isto no momento, me despeço com cumprimentos...

    ResponderEliminar
  51. Curvo-me, humildemente mas muito reconhecido, à lucidez, abertura mental e atenção aos pormenores (pormaiores, como dizes) do Meirelesportuense.
    Aviso-te, meu amigo, que pareces estar, embora esteja contigo, numa cruzada contra os infiéis de dentro de portas. Isto para não ser mais desagradável, por muito que se sustente a bonomia das opiniões contrárias e a "democracia" inerente.

    ResponderEliminar
  52. Para não variar, mais uma situação vergonhosa por parte da direcção do nosso clube, que não obstante o crescimento que trouxe ao nosso emblema, também o tem vindo a destruir no que toca à transparência, rigor, seriedade.

    Acho que o nosso presidente tem certas qualidades que não outro terá, mas julgo sinceramente que será altura de uma renovação extrema, de uma ponta a outra da estrutura hierárquica directiva do FC Porto.

    Todos estamos fartos da forma como estes dirigentes colocam os interesses pessoais à frente do clube - ou melhor, utilizam o clube para garantir certos interesses pessoais, assim está melhor - garantindo sempre algum para si, e para outros familiares ou amigos. É vergonhoso, e a cada dia que passa o fazem com maior despudor.

    Cumprimentar também o Rui Moreira, que não sabia frequentar o blog, como grande portista e alguém em quem o Porto pode depositar alguma esperança para o seu futuro. Agradecemos as informações que aqui deixa, que mais servem para nos deixar indignados com a gestão danosa de que o nosso clube está a ser alvo, claramente.

    Abraço,
    Rui Zamith.

    ResponderEliminar
  53. Ze Luis: Quem não diz amen,quem tem uma opiniao diferente,quem critica é infiel?



    curioso o facto de apelidares quem critica de infiel para rematares com uma defesa da democracia.

    ResponderEliminar
  54. Deixo aqui uma notícia no mínimo curiosa, que certamente muitos de vocês já consultaram:

    "O governo inglês prepara-se para negar a autorização de trabalho a Anderson, deixando em "stand by" uma das principais contratações de Manchester United para 2007/08.

    De acordo com o relato no jornal "The Sun", a decisão tem por base legislação que especifica que jogadores fora da União Europeia (UE) devem participar em pelo menos 75 por cento dos jogos da selecção do respectivo país nos últimos dois anos para poderem actuar na liga inglesa."

    Jornal Record

    - Acho estranho um clube organizado como o Manchester, perfeitamente ciente desta regra imposta há já alguns anos, partir para a contratação do Anderson correndo o risco de criar um problema bastante complexo como este;

    Ao que parece, já com Ji-Sung Park passou pela mesma situação, tendo conseguido contorná-la, portanto não me parece que com Anderson vá a ser diferente. Mas não deixa de ser bizarro.

    Abraço,
    Rui Zamith

    ResponderEliminar
  55. Ó henrique, tal como criticas a torto e a direito, há quem critique quem assim, exageradamente, se comporta.
    Até tenho evitado comentar os comentários que por aqui vão, alguns de arrivistas como tu para o escárnio e maldizer do pós-campeonato. Até estou desconfiado.
    Se muitas pessoas soubessem do que falam, se tivessem a noção do ridículo, estavam caladas. Ou não metiam veneno que me parece despropositado, deslocado (as eleições já passaram...) e, convenço-me, disfarçado.
    Limitei-me a elogiar a sensatez, além de dois dedos de testa, que reconheço, como sempre, no Meireles.
    O resto passa-me ao lado, tipo azedume e estupidez do MST.
    Como diria o Einstein, não é mensurável o Universo nem a estupidez, de facto.
    Por aqui só se especula onde se vai gastar o dinheiro.
    Se o Rossi aparece no vídeo tal ou na imgem tal. E eu já vi um jogo inteiro dele, em directo, na SportTV, pelo M. United e apreciei imenso, mas nem sei se é ele que vem e para especulações, olha, podia estar-se a valorizar mais uma página Rascord do dia sobre o Apito que vai rebentar (o Orelhas dizia, vá lá, que o apito ia apitar).
    Agora perde-se tempo a descobrir se o Jesualdo teve intermediário ou não.
    Até há dias dizia-se cobras e lagartos do Anderson e das comissões distribuídas. E aos poucos foram-se revelando pormenores.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  56. Mas tu tens as tuas ideias e opiniões que são de respeitar.
    Não se pode é apelidar de infiel quem tem opiniões diferentes e está bastante desagradado com esta SAD.

    ResponderEliminar
  57. Bem meu caro Zé Luís, sem querer puxar o teu saco, envio-te como galhardete um abraço...
    -Eu perguntei aqui há dois/três dias se o Henrique que nos aterrou em cima há pouco tempo, não seria um Henrique Valentim que costuma mandar umas "bitaitadas" via Mail no Dia Seguinte...Está sempre a passar aquele nome em rodapé, já o decorei...Aliás fi-lo com um intuito muito preciso e face à resposta dada, fiquei na expectativa, aguardando...Acho uma tremenda piada que os Portistas que por aqui andam aos saltos de revolta, tiveram nem há duas semanas - no dia 27 de Maio de 2007 - uma possibilidade de Ouro, melhor de Platina, para mudarem o estado de coisas da Nação Portista e ficaram maioritáriamente em casa a ver o jogo pela Televisão e dos que foram propositadamente ao estádio só - ora deixa cá ver Meireles, 50 000 está para 100% assim como 4 000 está para X - 8% dos presentes estiveram nas urnas!...Se calhar nem isso, porque muitos dos que votaram, provávelmente fizeram-no e regressaram de imediato a casa...Passaram - 27 para 31 dá 4 dias, mais 6 que decorreram em Junho - 10 dias e carago acordaram para a realidade!...Não há pachorra!...Se realmente estão descontentes com a situação e acham que esta Direcção é corrupta, estatutáriamente podem,agregando um determinado número de subscritores requerer uma nova Assembleia Geral Eleitoral e venham para o combate!...Agora metem o rabinho entre as pernas na hora de puxar o gatilho e depois dizem que o defeito é das balas...Por favor cresçam um bocadinho mais...

    ResponderEliminar
  58. A complementar a notícia do JN do início da tarde, e para dar, democrática e livremente, a voz da "outra parte", continuemos a refletir sobre este tema que me parece de muita importância pelas mais variadas razões: desportivas, éticas, humanas.

    Benfica diz que não tem de indemnizar FC Porto
    Em causa estão os direitos de formação de Miklos Fehér




    O Benfica entende que não tem de indemnizar o FC Porto pelos direitos de formação do futebolista húngaro Miklos Fehér, apesar da decisão do Tribunal Constitucional, hoje publicada, que não considerou inconstitucionais as regras do Contrato Colectivo de Trabalho contestadas pelos lisboetas.

    Em comunicado, a SAD do Benfica vem dizer que o acórdão da Comissão Arbitral da Liga de clubes, que condenara o clube de Lisboa ao pagamento de 600 mil euros, foi anulado pela 1ª instância do Tribunal Judicial do Porto, sentença essa mais tarde confirmada pela Relação do Porto.

    O Benfica, no comunicado agora divulgado, explica: "que fique claro que em momento algum este TC se pronunciou sobre o arbitramento de qualquer montante indemnizatório" e que "a decisão de não acolher o pedido de inconstitucionalidade em nada prejudica as decisões abolutórias dos tribunais comuns", citando depois a posição da 1ª instância do Porto e da Relação do Porto.

    A SAD do Benfica adianta que, "para que se dissipem todas e quaisquer dúvidas", vai publicar "em breve" no site oficial do clube essas decisões judiciais.

    O Tribunal Constitucional (TC) confirmou a decisão recorrida (do acórdão da CA da Liga) no que se refere às questões de constitucionalidade e condenou o Benfica ao pagamento de custas e de taxa de justiça.

    O acórdão do TC explica que o FC Porto remeteu uma acção judicial, após não receber qualquer resposta de Miklos Fehér a uma proposta de renovação de contrato, que vigorava desde 1998. Contratado pelos "encarnados" em 2002, depois de terminado um vínculo de quatro anos com o FC Porto, Fehér viria a falecer durante um jogo em Guimarães, a 25 de Janeiro de 2004, na sequência de uma paragem cardio-respiratória.

    Depois da acção judicial do FC Porto, o Benfica contestou a constitucionalidade dos dois artigos invocados pelos "dragões", alegando a violação de um direito comunitário, assumindo a defesa da liberdade de trabalho.

    "Um interesse do empregador anterior (FC Porto), relativo ao investimento despendido na formação e valorização do trabalhador em causa, na obtenção da referida compensação laboral, atendendo às especificidades da actividade laboral em questão, e em particular à protecção dos gastos com formação, promoção e valorização por parte dos clubes mais pequenos, não é constitucionalmente ilegítimo", lê-se no parecer do TC

    P.S. - Meireles, cheiro a confusão à distância mas nunca recuso uma boa pega: quantos são?, quantos são?

    ResponderEliminar
  59. Zé Luís e Meireles eu não me vou alongar muito, mas antes do campeonato acabar havia gente que acusava quem queria mudar o "estados das coisas" de desestabilizadores, fez-se uma espécie de pacto silencioso de não agressão a bem da equipa e da conquista do campeonato. Agora que tudo acabou já não interessa pq as eleições já passaram. Sinceramente...

    Grande PdC que mostrou mais uma vez a sua perspicácia, marca as eleições para o dia da decisão final, para antes do jogo claro, não viesse uma surpresa desagradável. Depois, depois já não interessa discutir, já está tudo resolvido, claro, e isto mesmo vendo as porcarias à frente dos olhos, são pormenores.

    De manhã disse isto:
    «essa parte do "nem sei, nem quero saber", é o pior a que pode chegar um sócio e adepto do FCPorto ou de um clube. Ao que vou vendo por aí, cada vez começo a pensar mais assim e não queria. Preocupo-me com o clube para além das suas vitórias, preocupo-me com tudo o que o rodeia e com tudo o que lhe pode estar a fazer mal, e para quê?

    Sabes que mais: O rei vai nu, VIVA O REI!


    Cada vez pergunto mais, para quê? É deixá-los à "vidinha" deles, o problema é que um dia poderá já ser tarde demais.

    Tenho o lugar anual ainda em suspenso para pagar, cada dia que passa me convenço mais em guardar o dinheiro para outras coisas.

    Agora entendo porque vocês não são sócios.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  60. Meireles, permite-me discordar contigo. Sabes tão bem como eu que fazer uma lista não é pegar numa folha para assinaturas e encher a dita de subscrições. As coisas não são assim. Pessoalmente, resta-me pelos mais variados motivos, esperar que um Rui Moreira ou pessoa de idêntica moral avançe para uma candidatura. Aí sim, vou votar...

    Agora, se as eleições não tiveram mais candidatos isso prende-se com várias coisas, entre elas as falsas promessas que ainda enganam muita gente, outra com a data para as mesmas se realizarem (se bem me lembro um mês antes das eleições os criticos eram aqui apelidados de traidores porque estavam a destabilizar a equipa...) e por último, esta administração, que andou a distrair os possiveis candidatos com outras coisas...

    Não pretendo ir muito mais fundo nesta questão porque sinceramente sou daqueles que há muito é contra esta SAD e já estou cansado de avisar os situacionistas.

    Quanto ao comunicado da SAD é verdadeiramente vergonhoso.

    Sim Zé Luís vergonhoso! Até para ti que teimas em passar uma esponja limpa por cima de muita merda que o nosso clube anda a fazer. Aconselho-te a ver a parte de baixo dessa esponja porque a fazer contas pelas vezes que a tens utilizado, isso já não limpa é nada amigo!

    Se o Henrique é benfiquista ou sportinguista a mim pouco importa. Até podia ser de marte, porque chegado aqui e escrevendo umas verdades só merece é que não o apoquentem com a velha história dos infiltrados e ou falta de portismo.

    Virem-se para os gatunos dos "camarotes" que ainda somos muito poucos a ver a realidade!

    Saúdo o Rui Moreira que demonstra grande coragem por colocar os pontos nos i's! Tem aqui um apoiante incondicional e na altura devida caso decida avançar para uma candidatura, pode ter a certeza que me terá na rua ao seu lado.


    Abraço à Bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  61. Também não recuso - meu caro - um bom combate, deve ser porque tenho, segundo os meus, sangue Celta nas veias...Mas gosto de lutar com quem valha realmente a pena, não bato nos mais fracos, recuso-me a isso porque assisti já muito e eu próprio quando miúdo, levei muita "trancada" até descobrir que também sabia utilizar os punhos...A partir daí, foi sempre a aviar...-Fujam, fujam da frente que o gajo está para chegar!...
    Agora mais a sério: claro que o Benfica está a retardar ao máximo o pagamento que inevitávelmente vai ter de efectuar. O mais triste de tudo isto é que é família do próprio Fehér que está prejudicada com esta demora, pois os dinheiros que o Porto vá receber vão directamente para eles! Isto contraria todo aquele folclore que os "outros" fizeram indo à Hungria em romagem quase MáfioStaliana colocar ramos de flores na campa do inditoso Loirito...Tentaram no mais puro estilo DemagógicoBacocoBadalhoco aglutinar a moral das suas tropas para o assalto final ao Título! Aliás deve ter sido por isso que o Italiano, alegando "assuntos domésticos urgentes" deu de "frosques" durante as férias e nunca mais cá voltou...Ele deve ter vivido em pleno Fascismo e sabe bem que tipo de técnicas são estas...
    -Coragem verdadeira tiveram aqueles, que estiveram em pleno Estádio da Luz naquela noite Negra, prestando homenagem ao jogador a ao homem, indiferentes à canalha que acintosamente os rodeou...Agora da palavra aos actos vai uma grande distância e desafio daqui os dirigentes Benfiquistas a fazer o seguinte: entregar essa verba - os tais 600 000 - já de imediato à família enlutada e depois públicamente obrigar o Porto a cumprir - no caso de este ganhar definitivamente o caso em Tribunal - o que diz estar disposto a fazer, passando o cheque em nome de Fehér e permitindo que a família deste o endosse de imediato ao generoso SLB!!!...Aguardarei para ver...

    ResponderEliminar
  62. Permitam-me a reedição de um texto que publiquei na Tasca sobre a morte do Feher. Tudo porque no trajecto desportivo do hungaro nenhum dos dois (FCP e SLB são inocentes).


    Faz hoje três anos que ninguém era do Benfica, FC Porto ou Sporting. Estávamos todos unidos naquela que foi a pior noite do futebol português dos útimos anos.

    Nessa noite agitado pelas imagens que tinha acabado de ver e sequioso de informação, liguei o rádio. A televisão insistia em não veicular informação na medida que eu entendia necessária. Lembro-me de chorar. As poucas imagens que o realizador da sportv tinha permitido eram suficientemente claras para se aferir da gravidade do momento.

    Miklós Fehér

    A rádio era o único meio de informação que não tinha ido para publicidade. A TSF não comprometia, sentado no chão da sala cada minuto corrido pareciam dez…

    Recordava a cada batimento cardíaco a imagem de um futebolista humilde e de grande honestidade em campo. A sua chegada ao FC Porto com 18 anos augurava um futuro promissor. Vindo do Gyori ETO da Hungria era rotulado como o maior talento do futebol magiar. Tapado por Jardel, acabou por rumar ao Braga onde acaba por demonstrar a qualidade esperada. Incompreensivelmente esquecido no Dragão, assina um contrato com o Benfica em ambiente conturbado. O FC Porto reclamava (o processo ainda está em tribunal) 6 milhões de euros, na Luz entendia-se que o valor a pagar era zero. Aos 24 anos, ainda não dislumbrava com a camisola encarnada mas a sua presença no plantel não era discutida.

    Aquando da transferência para o Benfica, e revoltado com a passividade de Pinto da Costa, lembro-me de apostar com um grande amigo meu que haveria de aplaudir cada golo de Miklós Féher. A minha alma portista parecia não fazer diferença. Miklós marcou alguns golos e eu lá tive que aplaudir para o gáudio geral dos meus amigos “lampiões”…

    Na rádio, os jornalistas estavam em directo desde o hospital de Guimarães. A tensão era muita, e os dados fornecidos demasiado escassos.

    Até ao momento em que o silêncio em estúdio valeu mais do que mil palavras. A voz que irrompeu a emissão confirma aquilo que já estávamos á espera.

    O Miki tinha morrido.

    Aqui: http://atascadoteixeira.wordpress.com/2007/01/25/miki/

    ResponderEliminar
  63. ..."não são eles que determinam quando e como vendem, mas sim os poderes (empresários e grupos financeiros) que os rodeiam. São estes quem controlam os timings dos negócios das grandes transferências. É a insustentável leveza do futebol português.»


    ZIRTAEV :


    Não será antes :

    " a insustentável leveza do futebol mundial"?

    É que se for isso (O processo da Mundialização, em curso... )até compreendo!

    Não é , em minha opinião , apenas um problema português. É um problema GLOBAL (planetário)que carece de URGENTE regulamentação democrática (antes que seja o caos)

    ResponderEliminar
  64. Teixeira e Zirtaev, sabem muito bem é só uma questão de rebobinarem a cassete até aos idos de Março, Abril ou Maio e verão escarrapachadas as minhas opiniões relativamente a este assunto...Se quiserem volto a repeti-lo, não tenho qualquer problema. Mas a verdade é que o senhor Rui Moreira abriu uma janela e fechou quase de imediato a porta...Não teve apoio, é possível mas a verdade é esta, acabou por alinhar com as pessoas que se mantêm lá...Abriram a Lista B apenas para o confrontar, OK...Não gostei dessa atitude - que reputo de muito baixa - aqui a critiquei em devida altura, como muito bem sabes Zirtaev... Mas a realidade foi esta, o Dtr. Rui Moreira continuava de algum modo colado ao Sistema que tanto criticara e isso eu não esperava dele de modo algum...Ou queria realmente uma mudança e lutava por ela por todos os meios lícitos, ou então face à falta de apoios não devia ter aceite integrar aquela lista A que acabou por desistir...Sujeitou-se àquela triste situação de ser uma espécie de banido que no entanto continua a bradar estar ainda em campo...Eu não aceitaria isso de modo algum e esta crítica é extensiva àqueles que podiam ter feito e não fizeram absolutamente nada naquele período...Já passei por situações deste tipo - muito duras - e a única atitude que achei condigna com o meu carácter foi colocar-me de lado e assistir de peito aberto ao repasto dos outros...Dizendo-lhes, "comei cães, que não passais disso mesmo"...Nunca mais admitirei que me peçam responsabilidades daquilo que me negaram poder corrigir...Se o pretenderem, têm de me pedir desculpas públicas e mesmo assim não acredito, porque me revoltaria o estômago estar novamente no seu convívio...Também admito que o ideal nesta situação seria a Síntese entre figuras mais "democráticas" e aquelas que têm temperamentos mais autoritários...São forças que se complementam e juntas são imbatíveis. No entanto muitas pessoas - em especial os oportunistas - teriam que ser completamente varridas daqueles corredores e para isso é preciso muita coragem e isso não abunda como sabem...Agora calar há duas semanas e vir agora novamente ao assalto, depois de terem deixado passar a oportunidade de se poderem afirmar definitivamente, francamente...

    ResponderEliminar
  65. "(...) No entanto muitas pessoas - em especial os oportunistas - teriam que ser completamente varridas daqueles corredores e para isso é preciso muita coragem e isso não abunda como sabem (...) - tem razão. Pois tem. Mas, já agora, imagine-se que aparecia mesmo a tal lista contra o sistema. Imagine-se.
    Eu tenho para mim que ia cair a Torre dos Clérigos e alguma das pontes sobre o Douro.
    Paralelamente, eu já aqui vi pelo menos uma pessoa a tecer duras críticas ao Primeiro-Ministro e entendo que, só por isso, ele não tem de ser candidato contra...

    " (...) Agora calar há duas semanas e vir agora novamente ao assalto, depois de terem deixado passar a oportunidade de se poderem afirmar definitivamente, francamente (...)" - sempre ouvi dizer que quem cala, consente. Eu, pela minha parte, sou dos que vou ao futebol quando me apetece. E, face às circunstâncias, não estou virado para ser sócio. Já o tinha dito e assumo-o novamente. Não significa tal que o meu portismo seja menor que o de outros, está é prejudicado no exercício de alguns direitos que só alguns podem exercer.
    Mas tenho o direito à opinião.

    Aliás, todos temos.

    Estranhamente, de espaço a espaço, as coisas parecem querer descambar para zonas mais etéreas. Ora porque estamos a discutir o campeonato, ora porque o Presidente é um dogma, ora porque o Porto é o Porto, ora por isto, ora por aquilo...
    Mas que diabo, então os portistas de bancada como todos nós somos não podem vir aqui discutir a táctica, o "mister", a SAD, o Presidente, o Rossi e, se preciso fosse, a famosa sanita que em largos tempos nos penhoraram num acto que apenas visava achincalar o visado?

    Eu tenho de admitir que há por aqui muita boa gente que percebe mais de futebol que eu, que há aqui portistas que sabem mais da história do clube que eu, que há quem se calhar tenha tudo devidamente arquivado. Louvo-lhes a dedicação e, confesso, se calhar invejo-os.

    Mas também sou dos que pensam que o quando este blogue viu a luz do dia era para ser o que é: um espaço onde todos são bemvindos. Sem excepção.

    Que me recorde peguei-me uma vez com um portista de Setúbal e pedi-lhe desculpa. Depois tive por aí umas picardias com o FC Limpa Tudo... no resto, ó meus amigos, eu quero lá saber se aquele tem um lugar cativo, se é melhor que o meu, se é sócio ou não, funcionário da SAD, comissionista/agente de joagadores, do sistema ou do anti-sistema... Eu o que quero saber é do Porto, do nosso clube. Que é - ou devia ser - o espelho da cidade do Porto e do Norte. E, para os que tiverem memória, aqui sempre nos batemos pela liberdade.

    Por isso, e da minha parte, um grande bem haja a todos os que aqui vêm comentar, a todos os que aqui blogam e àqueles que recentemente chegaram.
    E quando isto se transformar na uniformidade e no centralismo democrático do estalinismo, avisem!

    ResponderEliminar
  66. Meireles, claro que me lembro das tuas opiniões. Mas esta altura é tão como as outras para discutir as políticas desta SAD. Se antes era porque não agora é porque sim?... Vamos lá debater esta SAD de uma vez por todas. "Amanhã" se verá quem aqui vem para construir e os que são para destruir. Pessoalmente não deixo de aqui vir e sempre o maior coerência possível. Coisa que quando se trata de bola é de difícil postura.

    A dúvida que colocas sobre a não candidatura do Rui Moreira é pertinente e julgo inclusive que muitos de nós gostariam de ver respondida. Contudo compreendo os timmings e o assumir de determinadas opiniões. A maioria de nós não tem visibilidade pública por isso é sempre mais fácil "mandar uns bitaites". O impacto e as consequências são completamente distintas entre si.

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  67. MEIRELES - o facto de me ter socorrido de citações do seu post não significa que esteja a rebater o que o amigo escreveu. Ou a afrontá-lo.
    Só as aproveitei porque, para além de ser o último post, penso que é uma síntese relativamente feliz da tese e da antítese que aqui existiram. Lá está, é a dialéctica hegeliana a funcionar neste blogue e que devia funcionar no nosso clube.

    ResponderEliminar
  68. Amigo Teixeira, ponha aí uma "ginjinha" faz favor...

    Tem razão no que escreve sobre o Dr. Rui Moreira. Como eu costumo dizer, cada um sabe de si e Deus de todos.

    Passe a imodéstia, aqui no burgo (para não dizer parvónia) onde resido há uma instituição que se chama Teatro Contrução (solidariedade social e cultura). Já lá estive na Direcção e na Assembleia-Geral. Antes de ser corrido, saí pelo meu pé. Há muitos amigos que me têm desafiado a apresentar-me a eleições. Alguns até me dizem: "se fores tu, eu vou... eu volto... eu saío da lista actual e vou para a tua...". Mas eu não estou para ali virado. E sabe porquê? Porque não é o ir a votos que me preocupa. É o estado financeiro da casa, é o facto de já ter ido responder em dois inquéritos crime (arquivados, arquivados), é o facto de naquele casa se viver e misturar a política em tudo...
    Por isso, o Dr. Rui Moreira lá terá as suas razões e não serei eu que lhe exigirei satisafções.
    Aliás, o nosso Porto estará assim tão carente de pessoas de estatura moral e competência que só se possa discutir o Rui Moreira e o Jorge Nuno Pinto da Costa?
    Eu penso que não e já aqui uma vez tivemos muitos nomes de putativos candidatos.
    Não se queira é agora fazer do Dr. Rui Moreira o Barrabás do Porto, o Judas do Dragão ou o Pedro que três vezes renegou ao seu clube...
    Vejam lá se não andará o próprio Pinto da Costa a afagar junto ao peito as cobras e víboras que o hão-de morder... vejam lá e não se esqueçam do nome Carolina Salgado que já foi o que foi na vida particular (e com essa nada) e Primeira Dama do FC Porto!

    ResponderEliminar
  69. O Quintino acabou de dizer exactamente o porquê da criação deste blog. Um lugar plural, de opinião livre e onde se debatam todos os problemas do clube, todos, sem tabus, nem adorações a deuses ou mitos. A criação deste blog teve inicio no que via e continuo a ver por essa blogosfera fora. Uns apenas existem com a simples intenção de atingir os outros clubes (a maior parte) e outros existem para adorações (nós somos os maiores, tudo o que é nosso é bom, etc.), só dizem bem de tudo o que o clube faz, se perdem foi por causa deste e daquele, se ganham é porque somos os melhores e nunca há defeitos. Cada um sabe de si, quem sou eu para criticar, mas fartei-me um pouco disso e quis um espaço que se falasse com elevação sobre FCPorto e para portistas, sem medos e sem assuntos tabus, onde a liberdade de opiniões dos portistas reinasse. Penso que aqui todos os participantes estão de parabéns, ou quase todos, não fosse isso e não teria de ter restringido os comentários só a users registados.

    Aliás uma das razões para o meu anonimato foi esse mesmo, querer a liberdade total de opiniões sem restrição de assuntos sobre o FCPorto, porque temo que pelo meu nome chegassem ao meu número de sócio, porque temia que sofresse represálias com isso. E só o facto de temer isto mesmo é deveras grave para um clube que deveria ser democrático e que sei que não é.

    Apenas a minha maneira de ser mais calma não torna este espaço mais radical e mais contundente sobre muitos dos assuntos que não me agradam. Fosse eu adepto da calúnia fácil ou do diz que disse e este blog ainda teria mais sucesso que o que tem, e acreditem que neste aspecto ultrapassou em muito as minhas expectativas.

    Assim, não posso concordar com o que o Meireles diz, nem com o que pensa do Rui Moreira só porque é uma figura pública. O FCPorto deveria ser o espelho deste blog, onde todos os assuntos são aceites e discutidos com alguma elevação, e o Rui Moreira (podia ser outro, o MST por exemplo)(não sei porquê mas deram para cair em cima do homem, talvez por se dignar em dar a cara) mais não faz que dar a sua opinião.

    Então agora quem se levanta contra o que vê de mal deve-se calar só porque não vai enfrentar nas urnas as pessoas que critica. Ele, como outros, como muitos aqui, gostam do FCPorto e preocupam-se só com ele, o clube, ninguém pode colocar isso em questão, e se falam é porque não pactuam com o que vão vendo e não gostam e não duvido que seja isso que o Rui Moreira, o MST, eu ou outro portista qq faz.

    Costuma-se dizer que quem cala consente e eu não me vou calar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  70. As páginas deste blog têm contado com a grande "mais-valia" que é a colaboração do portista Rui Moreira.

    Rui, devo dizer que nem sempre concordei com as suas opiniões.

    Mas, é claro: que bom seria ter na direcção do nosso mágico clube alguém com a sua integridade e a sua coragem.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  71. Já repararam que o "Henrique" se eclipsou? Foi o que se denomina um eclipse Lunar total...
    -Só mais umas achegas que a hora já vai tardia e estou a ficar com algum "xono"...Eu acho que o Rui Moreira não tinha condições para se deixar colar a uma lista que no fundo mantinha nela muitos dos nomes que poderemos definir como "situacionistas"...E a verdade é que esses nomes se repetiram na lista B com todo o despudor...Não tendo apoios suficientes para se lançar na corrida eleitoral apresentando-se como uma alternativa coerente deveria suster a sua caminhada, para já...Eu defendi e defendo que a soluçaõ passa por uma situação de compromisso. Jorge Nuno deve continuar porque se o Clube é o que é hoje, a ele fundamentalmente o deve! Alguns provávelmente que o acompanham já não merecem o mesmo destaque - pasme-se, não falo de Reinaldo Teles - e consideração...Apareceram e foram-se agarrando à carruagem quais lapas às rochas costeiras! Da SAD pouco conheço se é que conheço alguma coisa, para além de saber que Jorge Nuno é também o seu Presidente...Claro que injectando dinheiro no Clube algumas pessoas e interesses querem retirar dela os seus dividendos o mais rápidamente possível...Com a criação das SADs acabou o Futebol que conhecíamos, as relações complexificaram-se, o amor Clubista deixou de prevalecer, manda preferencialmente a lei do Capital...E "o Capital tem mil caras" dizia Pedro Barroso e é verdade...Acabou em parte o amor à camisola ou ao Clube tal como conhecíamos, entramos abrupta e directamente no mundo do lucro egoísta puro e duro...Mas retomando o fio à meada, juntamente com Jorge Nuno Pinto da Costa têm de figurar os novos rostos do Clube, figuras que se fizeram notar pelos bons motivos ao longo dos últimos tempos, têm que se encontar uma figura tutelar que consiga unir estas tendências principais e ajustar com elas uma Política Futura Comum para o Clube...Que nome? Talvez Sardoeira Pinto, que considero uma figura exemplar e de grande autoridade moral...Talvez ele consiga essa unidade, unidade que faça e permita a limpeza dos tecidos malignos entretanto criados! É uma ideia...Porque não conversam com ele?...Quando digo que Reinaldo Teles fica liminarmente excluído da lista dos que eu acho que têm forçosamente de saír é porque reconheço nele uma valia que está muito para além daquilo que as más línguas fazem sempre questão de salientar...É um homem que deu muito e sofreu muito pelo Clube...Ele veio dos sectores mais pobres do Clube, ascendeu a seccionista e transformou-se num dos braços direitos de PCosta senão no seu principal sustentáculo e conselheiro...Os seus conhecimentos permitiram perceber muito do que era necessário fazer para estruturar o Clube e estabilizá-lo e foi a par de PC um dos nomes mais vilipendiados pela generalidade dos nossos adversários...Por alguma razão o foi e por alguma razão que se calhar a razão desconhece, continua a sê-lo...Merece ficar por tudo isso, pela sua enorme experiência e pelo seu sentido de sacrifício...Mas tem que se alterar o rosto visível deste FCPorto, tem que se criar um estilo novo embora igualmente coeso, que dê uma lufada de ar fresco em todos nós e isso sim é que é dificil de conseguir, daí a necessidade de recorrer à tal figura Tutelar que referi...Bom por hoje já chega de bitaites...Até amanhã...Um abraço.

    ResponderEliminar
  72. Para ti Ziratev que só agora li o que opinas-te enquanto eu escrevia o bitaite anterior e portanto estava dessintonizado relativamente aos novos comentários, devo dizer-te que compreendo muito bem o teu ponto de vista relativamente ao tipo de espaço que pretendes-te criar...Um espaço plural sem o perigo de se transformar numa espécie de sacristia enjoativamente repetitiva...Eu gosto imenso dessa tua perspectiva, ao lado de alguém que está sempre a dizer o mesmo que eu, tipo Dupont e Dupont fico sinceramente irritado e apetece-me fugir de imediato...Aliás por alguma razão me tenho fixado por aqui...Fiz parte algum tempo de um côro vocal e mesmo aí era na conjugação das diferenças vocais existentes que eu achava residir a parte mais interessante desse grupo em que me coloquei, até no cante Alentejano existem várias vozes dissonantes que acabam por se encontrar num determinado momento, para logo de seguida se separarem e repetirem o processo...Compreendo-te perfeitamente e aceito que defendas a posição do Dtr RMoreira mas se reparares bem no que escrevo, eu não estou verdadeiramente a atacá-lo no seu âmago. estou simplesmente a salientar algumas lacunas que foram visíveis nos seus comportamentos ao longo dos últimos tempos, algumas fragilidades, no fundo parece-me racionalizndo melhor, eu gostaria apenas que ele melhor, que fosse simplesmente perfeito!...

    ResponderEliminar
  73. «Zirtaev...,eu gostaria apenas que ele fosse cada vez melhor, que fosse simplesmente perfeito!...»

    ResponderEliminar
  74. Quanto à parte que dizes ter estado na origem da tua opção pelo anonimato aí obrigas-me a confessar que é muito grave e assustador que sintas exactamente isso a que te referes...Pensei que como acontece comigo, apenas o fazias para preservares a tua intimidade e não estares exposto a que qualquer "bicho careta" te possa incomodar às horas mais esquisitas pelos motivos mais disparatados que possas imaginar existir...Se sentes isso que mencionas realmente na pele então devo confessar-te que é melhor então o Clube desaparecer completamente do mapa e recriá-lo novamente a partir do ponto zero...Dentro do estádio apenas senti várias vezes aquilo que é próprio do sentimento instável das multidões...De um momento para o outro originam-se guerrilhas pelas coisas mais incríveis e se estivermos distraídos perante essa realidade circundante, por vezes deparamo-nos com situações muito delicadas e dificeis de resolver diplomáticamente...De um modo geral temo essa reacção irracional das massas, já observei coisas terríveis e sei que em grupo muita gente é capaz de cometer actos abomináveis...É no fundo o problema emergente das claques organizadas...Existem alguns grupos dentro ou próximo das claques que sei - porque eles passeiam por aqui e ali - estarem envolvidos em situações menos claras fora do Clube e que lá dentro nos seus colectivos acabam por fazer reflectir muitas vezes essa marginalidade...Há sempre alguém que aproveita momentos de confusão para deixar escapar e verter o seu lado mais odioso, desumano e irracional...Se referes outras situações ou fenómenos que desconheço então atenção, já cá não está quem falou...Mas se é assim diz sinceramente o que te vai no fundo da alma e abre completamente o livro. Somos pessoas completamente descomprometidas quanto a isso e capazes de discutir abertamente qualquer questão sem receio...Ficarei à espera dos teus comentários...

    ResponderEliminar
  75. É triste o que o MeirelesPortuense e o Ze Luis andam a fazer.

    MeirelesPortuense disse que eu era um Henrique que escrevia para o Dia Seguinte.
    Respondi NA ALTURA a essa suspeita dizendo claramente que não me chamo Henrique Ventura nem vejo o Dia Seguinte.
    Mas continua a lançar a suspeita..
    Depois por eu ter vida própria e não passar aqui a vida vi algures este senhor dizer que eu "evaporei" ou algo do género.
    fique a saber você e quem quiser que eu não me escondo.
    Já me chamam de benfiquista,sportinguista,infiel,sei lá uma comédia!
    Sou Portista desde que nasci e não preciso de dar provas do meu Portismo a ninguém.Eu não ponho em causa o Portismo de ninguém que aqui se assume como Portista.

    Há pessoas que parecem saídas de um regime fascista.Não toleram a opinião contrária,a crítica,a diferença.
    Quem não pensar da mesma forma é infiel,é mouro,é para abater!

    Fico feliz por Zirtaev demarcar-se da atitude de Meireles e Ze Luis,se não fosse assim deixaria de escrever neste blog,pois a minha vida não é só isto e não tenho tolerância para gente que não sabe o que é a Democracia.

    É fácil chegar aqui e escrever uma data de posts a tentar denegrir quem tem uma opinião contrária,levantar calúnias e tal.

    Veja-se o que muitos fazem para com rui Moreira.Uma vergonha.

    Eu decidi e disse-o aqui que não pago mais cotas nem lugares anuais enquanto esta SAD lá estiver.
    Estou farto daquela gente.

    Eu não quero o que meu clube seja um estado fascista.
    E é isso que acontece.

    Veja-se que o dono deste blog tem medo que por deixar que se critique a SAD,eles persigam-no...


    Fiquei triste com o conteúdo dos posts do Ze Luis e do Meireles.Mas acreditem que não vou dizer que são Mouros ou levantar calúnias.

    ResponderEliminar
  76. Caro Henrique, bom dia, o que eu perguntei foi se o Henrique tinha algo a ver com uma figura que se denomina Henrique Valentim e não Henrique Ventura como se afirma chamar e que volta e meia aparece nos rodapés da TV. Não lancei senão uma dúvida e a verdade é que o seu entusiasmo arrefeceu a partir daí. O que acontece é que muitos, são de tal forma irracionais nos seus comentários que é justo que nos interroguemos se são realmente quem dizem ser, ou são apenas dos que por aqui aparecem neste espaço só para lançar confusão e tentar destruí-lo, como aconteceu em determinada altura com um enxame de anónimos que aqui proliferou e teve que ser reduzido drásticamente através do uso de cargas intensivas de XELTOX PURO...Quem já tem uns anos disto, não dos blogues mas da vida, sabe que é difícil compreender a natureza humana, pessoas há que ziguezagueiam constantemente nas suas atitudes, que fazem com que seja difícil conseguirmos entender o que se passa nas suas cabecinhas. É natural que tentemos por etapas lentas mas sucessivas, perceber o que os motiva, para podermos aquilatar com alguma consistência qual o seu tipo de personalidade e qual a sua real intenção. Pode-me chamar Mouro á vontade que não me ofende, chamar-me infiel que também não me consegue tocar muito fundo não sou assim tão susceptível, a verdade é que neste espaço a brincadeira também é admissível, só que tem que haver alguma coerência nas posições que tomamos e no fundo temos que ser o mais rigorosos possível naquilo que dizemos, para podermos ser escutados com atenção e melhorar alguma coisa naquilo que observamos estar errado. Não duvide que eu saí de um autêntico regime fascista e aí ninguém falava à vontade, não pelo receio de ser criticado ou rotulado, mas porque podia ir parar à "pildra" com os ossos e levar na "carola" com muitos instrumentos "científicamente" criados para o efeito. Agora existe a discussão livre e ela para ser válida e resultar frutífera tem que ser o mais rigorosa possível, senão estamos pura e simplesmente a brincar aos blogues e às palavras e mais nada...Portanto entenda as minhas palavras como um aviso amigo e nada mais. Nada me move a não ser contribuir para melhorar a imagem do meu Clube, de algum modo fazendo-o bem melhoro também a imagem deste próprio espaço e não é usando argumentos difamatórios iguais aos da concorrência que o conseguiremos fazer. Porque todos dizemos saber muito e se calhar não sabemos nada, como aconteceu com o Santana Lopes quando falava de "CanalCaveira" ou da missiva "CuidadocomosRapazes". Portanto sejamos o mais autênticos que consigamos e se formos assim estamos de certeza a dar passos positivos quer aqui, quer na nossa vida. Até breve...

    ResponderEliminar
  77. Meireles não sei ao certo do que tenho medo, o certo é que quis precaver-me precisamente por sentir que não estaria resguardado para poder dizer o que me vai na alma sobre o clube. Não vale a pena especificar nada em concreto, se quero resguardar-me não é por já ter algum caso em particular em que tal tenha acontecido, mas apenas por precaução. Mas sentir essa necessidade é já de si triste. Por outro lado basta ver o que se vai dizendo pela net fora sobre o Zirtaev e o seu blog, inqualificavel e isto só porque as ideias são diferentes e assim cada vez mais me convenço que fiz bem em resguardar o meu nome, ver o meu nome a ser caluniado como tenho visto o Zirtaev, já me teria feito desistir do blog há muito e aqui é evidente que tb qui resguardar a minha intimidade tal como o Meireles, mas essa não foi a razão principal.

    E o clube não tem de acabar nada, ora essa, é o clube que eu amo e ele terá sempre de existir sempre e não vou deixar de o amar seja quem for que esteja ao leme, por mais que deteste esta ou aquela pessoa. Tb achava que Portugal deveria acabar aquando do fascismo. O que é preciso é mudar o que está mal e não vale a pena alongar-me mais.

    Quero só ressalvar que respeito muito, mas muito mesmo, as opiniões experientes do Zé Luís e do Meireles e que tudo o que disse é apenas isso mesmo um debate de opiniões que nos faz crescer a todos e aproveito para lhes agradecer o qt engrandecem este blog. Mas qd não concordo com algo tenho simplesmente de o dizer e debater e espera que seja assim todos o façam aqui.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  78. Meus Caros,

    A propósito do meu comentário sobre a questão Jesualdo Ferreira, escrevi ontem um “comment” no blog Bicampeoesdomundo, onde o Situacionista se me dirigiu, exigindo que me demitisse do Conselho Consultivo da SAD. Respondi:

    ---------------------------

    Começo por dizer que a questão vale o que vale e não merece grande polémica. Mas a verdade é que a SAD do FC Porto não negociou com a SAD do Boavista. Incomoda-me que saiam comunicados ( ainda por cima em resposta a artigos de opinião) e que não retratam a realidade. O que aconteceu como foi então público, como se comprova pelas declarações da altura e porque o Boavista o tornou público e o FC Porto nunca o negou, NÂO houve um contacto da SAD do FC Porto com a SAD do Boavista ( e por isso não houve qualquer negociação) relativamente à saída de Jesualdo Ferreira. O que aconteceu é que, depois de várias "bocas" na imprensa, que há alguns dias já referiam que ele era o treinador pretendido pelo FC Porto, Jesualdo falou com João Loureiro em meados de Agosto de 2006 e deu-lhe conta que não tinha condições para continuar no Boavista. O presidente do Boavista, pediu-lhe uma indemnização de 1 milhão de euros e o professor acabou por aceitar a verba. O Boavista exigiu que fosse elaborado um contrato tri-partido para que o FC Porto assegurasse o cumprimento deste compromisso de rescisão e só aí o FC Porto SAD entrou em cena. Fica por saber porquê, tratando-se de um clube "amigo", com quem o FC Porto tem feito negócios. Alem disso, de acordo com o seu contrato, Jesualdo Ferreira teria que pagar Euros 250.000 para rescindir o seu contrato de trabalho, e não 1.000.000.

    É isto que eu sei, que hoje mesmo reconfirmei, que me foi então afirmado por testemunhas. E foi por isso que logo no início do ano, no "Trio d'Ataque" afirmei que era pena que o FC Porto não tivesse negociado a vinda de Jesualdo (que aplaudi) directamente com uma direcção com quem tem tão bons contactos e com quem quase todos os anos tem feito negócios. O resto, são tudo aspectos superficiais e "diz-que-disse". Isto é verdade, e tenho como disse quem possa testemunhar.

    ---------------------------

    Repito, esta questão não tem um interesse por aí além. Há, no entanto, um aspecto que é muito relevante: o FC Porto não fez o contacto inicial com o Boavista, deixou que fosse o Professor Jesualdo a fazê-lo e a negociar a sua saída que, repito, custou 4 vezes mais do que aquilo que tinha direito. E houve na altura referências a empresários e ouvi isso mesmo da boca de pessoas envolvidas no negócio , mas sobre isso, não me compete nem me interessa alimentar polémica e muito menos boatos. O que sei é Jesualdo não veio vencer menos para o FC Porto do que vencia no Boavista e custou, além disso Euros 1.000.000. Isso sim, preocupa-me. Porque das duas uma:
    -O FC Porto rompia com o Boavista, contratava o Jesualdo e dava-lhe os 250.000 euros para ele indeminizar o seu antigo patrão.
    Ou
    -O FC Porto fazia valer as suas boas relações e negociava directamente assunto com João Loureiro.
    Não fez nem uma coisa nem outra, saiba-se lá porquê.
    Repito, isto disse eu há um ano atrás. Não é de agora, Zé Luis.

    Mas já alguns dos meus amigos parecem estar preocupado com a questão de as críticas surgirem após as eleições, deixem-me dizer-vos:
    -Durante o campeonato, ouvi muitos dizer que algumas críticas que eu fazia podiam “fragilizar” a equipa. Agora, é porque é no período pós-eleitoral. No Verão, será porque as pessoas estão em férias. Ora, não há bons nem maus momentos para apoiar e criticar, a não ser na situação de luto, que felizmente não é o caso. E durante o ano acho que defendi a equipa e o treinador, sem ser cego.
    -Quanto à Presidência, disse um dia que não excluía, e esse não é mais do que o sonho normal do adepto, vir a ser Presidente do FC Porto.Disse, também, que sou um apoiante de Jorge Nuno Pinto da Costa e que já tinha nessa altura, assinado a lista da sua candidatura. Ser apoiante não é ser submisso, e sempre aplaudi o que havia para aplaudir e critiquei o que entendia criticar.
    -Se um dia houver um projecto que sustente uma candidatura e a minha vida pessoal e particular o permitir, então os meus amigos ficarão a saber. Notarão que é um processo longo, que precisa pelo menos de um ano a preparar e que exige, previamente, contactos com os bancos e com os patrocinadores. E, garanto-vos que se decidir avançar, terei o cuidado de pedir ao Senhor Presidente da Assembleia Geral que faça o favor ao clube de agendar o calendário eleitoral para depois do fim do campeonato, mesmo que para isso seja preciso alterar os estatutos.
    -O facto de não ser candidato não me retira essa capacidade de intervir, nem esse direito que é, também, uma obrigação.
    -Admira-me que digam: “então avançasse”, porque muitos dos que o dizem hoje teriam dito nesse caso que “é uma candidatura para desestabilizar o clube numa altura em que luta contra o sistema e tenta ganhar o campeonato”. Quase todos diriam que numa altura em que o Clube e o Presidente estão acossados pelo “Apito Dourado” era um acto de traição.

    -Se este blog fez uma sondagem onde o meu nome apareceu, é um acto de liberdade do Zirtaev. Essa sondagem não me compromete nem a mim, nem ao Miguel Sousa Tavares e aos outros. Apenas agradeço a confiança dos que admitem que um dia possa vir a ser uma opção, se a minha vida particular o permitir. Quando li os comentários, percebi que a situação do clube é mais complicada do que parece. Porque há quem veja numa mera sondagem o quebrar de um tabu. Apareceram logo as aves agoirentas, a acusarem o Zirtaev de traição e, como eu fui um dos preferidos, encheram este blog (e outros) de insultos de carácter pessoal, de mentiras e de boatos, ao abrigo do anonimato da net.
    -Algum tempo depois dei uma entrevista ao Diário de Notícias. Aquilo que pretendi fazer, ao intervir publicamente sobre as contas do clube depois de não me terem ouvido no Conselho Consultivo, (e depois de algumas conversas com membros do Conselho Fiscal do Clube terem confirmado as minhas preocupações). Achei que era altura de alertar os sócios e tentar impedir a operação “harmónio”. Espero também ter alertado o Presidente, que não é especialista em contas, para os riscos do que poderia estar a ser preparado. Na altura, houve logo quem dissesse que eu estava a imaginar, até que se percebeu que pelas suas próprias declarações a SAD estava de facto a admitir essa hipótese, que retiraria ao clube qualquer influência real nos destinos da sociedade que gere o nosso futebol. Se contribui, de alguma forma, para que a operação fique “em águas de bacalhau”, já valeram a pena todos os dissabores que tive.

    Zé Luis, com todo o respeito que tenho por si e por aquilo que escreve, não me sinto tocado com essa treta dos “infiéis”. Também já fui chamado noutro blog de “cristão-novo”, o que me recorda a inquisição e me dói particularmente porque descendo em linha directa de judeus alemães... Por favor!

    Finalmente, uma palavra ao Meirelesportuense, que tão bem escreve sobre o FC Porto, sobre a “não vinda” de Jesualdo ao programa. Aquilo que estava previsto era:
    -Logo após o encerramento do campeonato, estava planeada a sessão na Figueira da Foz com representantes dos três maiores clubes. Seguiam-se 3 programas, com entrevistas com os treinadores dos três grandes, seguindo a ordem da classificação.
    -posteriormente um programa com um dos responsáveis da Liga ( será com o Dr Ricardo Costa, da Comissão Disciplinar) e eventualmente mais 1 ou 2 para fazer o balanço do ano.
    Soube sempre desta planificação que foi falada entre todos, ainda que o critério seja, como é óbvio, dos responsáveis pelo programa. O professor Jesualdo foi convidado e disse que estava muito interessado em vir mas precisava de falar com o clube e ficou de dar uma resposta. Como não respondia, foi-se avançando (porque não podíamos deixar de o fazer) com o Paulo Bento a seguir ao fim de semana da final da Taça, até que soubemos que nessa noite e à mesma hora, Jesualdo dava uma entrevista em diferido à SIC. Ou seja, presumo que o Professor não foi autorizado, tal como o Carlos Daniel disse no último programa. Não me surpreendeu porque as relações entre o FC Porto e a RTP e são más, há muito, muito tempo. Lembram-se que já há dois anos entrevistamos os presidentes do Benfica e do Sporting e não pudemos entrevistar Jorge Nuno Pinto da Costa? Não sei se o meu esgar foi pelo frio... mas garanto-lhe que não foi uma surpresa.
    Quanto ao Conselho Superior, já disse tudo o que havia para dizer. Mas, Meireles, num órgão consultivo não há disciplina de voto. Cada um tem a sua competência e as suas obrigações. Poderia perfeitamente, nesse órgão, exercitar a minha liberdade, a mesma do Dr. Lúcio Barbosa que, tal como está em acta, e na última reunião, apresentou uma moção de censura aos três associados dos quais um é até o novo vice-presidente por terem concorrido em duas listas diferentes....
    Para todos, um abraço, boas férias e que o nosso clube comece com o pé direito, trazendo a supertaça. gosto muito desse "caneco"!

    ResponderEliminar
  79. Inicio o meu comentário por manifestar sem nenhuma hipocrisia, todo o meu apreço pelo facto de as coisas começarem a tomar um cariz mais claro, sem falsos respaldos e começarem a abrir-se a uma discussão mais objectiva e profícua que no fundo é o que todos - creio eu - aqui pretendemos atingir. Numa primeira parte atendendo à ordem das intervenções falarei apenas para o Zirtaev, depois noutra fase dirigir-me-ei ao Dtr Rui Moreira que desde já cumprimento pela sua disponibilidade. Quanto a ti Zirtaev, se bem interpretei as tuas palavras, existe um receio que não é de todo bem fundamentado, é algo de pressentível no teu espírito mas não está objectivado.
    Não andarei muito longe se afirmar que esse tipo de receios todos os temos, vivemos num mundo em que são feitas tantas barbaridades, todos os dias nos surpreendem com coisas inconcebíveis que inconscientemente vão marcando negativamente o nosso ser de forma muito profunda...Não conseguimos fugir a essa influência negativa, assim como não conseguimos evitar que tudo aquilo que tem sido afirmado e tantas vezes repetido pelos nossos adversários Político/Desportivos, venha a constituir-se em área de reserva mental dentro de nós, mesmo que conscientemente o rejeitemos...É uma forma de resistência e adaptação aos perigos que eventualmente podemos correr. É em última instãncia o instinto de sobrevivência que emerge soberano no nosso ser...O que eu tenho verificado ao longo da minha vida sempre que estou por minha única conta e risco é que tenho de estar sempre de algum modo em estado de alerta. Vou por uma estrada fora e ao ver à distância uma curva tenho muitas vezes o instinto de abrandar a velocidade porque me ocorre súbitamente a suspeita que poderá surgir algo de desagradável dessa zona que não dominamos, porque a desconhecemos em absoluto...E se me disserem constantemente que essa curva é mesmo muito perigosa então os cuidados redobram...No futebol tive sempre essa sensação de que algo de estranho poderia suceder, sempre que a rivalidade estava em confronto. Não só nos grandes espaços mas também nos pequenos campos de Futebol - onde as massas associativas são muitas vezes tremendamente aguerridas e conflituosas e sustentam gerações atrás de gerações pequenas/grandes questiúnculas - eu tinha muitas vezes esse sentimento de insegurança e precavia-me. Havia no ar uma carga eléctrica que quase se escutava como se ouvem os zunidos dos cabos que são sustentados pelas colunas de electricidade em zonas de grande turbulência ou grande silêncio...No Porto antes do novo Estádio os lugares eram na sua maioria escolhidos por quem chegava primeiro, não eram marcados como agora e nessa altura se alguma coisa circundante me desagradava, mudava de lugar e escolhia outro mais tranquilo e agradável...Ainda agora assim o faço nos lugares que frequento, embora por vezes seja dificil escolher os vizinhos quando os espaços estão muito lotados...Aguentamos até ao limite ou pura e simplesmente desligamos e marimbamo-nos para aquilo que está à nosssa volta. Construimos uma barreira que é quase intransponível...Há indivíduos que em grupo são insuportáveis, não sabem comportar-se, parecem crianças sempre a querer dar nas vistas e se o podem fazer chegam a tornar-se provocatórios e agressivos...Nas claques existem muitos individuos deste tipo, alguns eu já os conheço embora nunca tenha falado com eles, basta-me observar o seu comportamento e instintivamente catalogo-os...Mas para além disso fora dos estádios têm a sua vida normal e muitos deles levam vidas muito dificeis que de algum modo justificam esses comportamentos e essa falta de civismo...Conheci alguns e até me tornei amigo deles, mas outros são perigosos até para os seus próprios companheiros, têm algo de inapreensível e indomável...Outros levam vidas marginais como já referi e transportam esses modos de vida para dentro de todos os espaços onde permanecem...Para esses só há uma resposta e essa tem de ser dada pelas Autoridades Policiais...Sugiro uma coisa: criem um espaço próprio para esse tipo de individuos que eles tenham de ocupar obrigatóriamente em dias de jogos, onde possam assitir ao jogo via TV - devidamente protegida claro - e onde possam dar largas aos seus desatinos e fúrias. Findo o jogo podem seguir as suas vidas normais ainda que com algumas mazelas para mais tarde recordar...Não concebo é que o nosso Clube possa ser um antro de marginais e de individuos sem escrúpulos, isso deve ser denunciado por todos sem receios para que no Dragão nos possamos sentir "tranquilamente" em casa.Mas creio que é um problema social mais vasto é um reflexo da falta de educação da nossa Sociedade, dos guetos que a própria Sociedade foi criando, das desigualdades, da miséria e da vida sem perspectivas...Por isso gostava de ver um tipo de Sociedade diferente mais humana e solidária...Creio que deve ser isso o que tu sentes, esssa falta de civismo reinante, que nos faz recear o imprevisível...Pelo sim ou pelo não devemos jogar sempre um pouco pelo seguro...Um abraço.

    ResponderEliminar
  80. Relativamente ao Dtr Rui Moreira começo por lhe dizer que a sensação que eu tive foi de que houve alguma surpresa sua quando o Carlos Daniel anunciou a recusa do convite à presença do Professor Jesualdo...Se tiver oportunidade de rever as imagens verá esse trejeito no seu rosto, visível porque o CâmaraMan virou repentinamente a imagem do Daniel para si e isso foi claramente perceptível...Talvez fosse o frio que impera constantemente nesse Estádio. Mas confiando na sua palavra, então sou obrigado a deduzir que o Prof é um pau mandado e que a Política do Clube continua a ser uma Política de isolamento que é no mínimo bizarra atendendo às circunstâncias actuais, ou então que os convites dos outros Orgãos de Comunicação chegaram mais cedo que o da RTPN e não foi possível atender a todos nas datas mais pretendidas...Temos o dever de aproveitar todas as oportunidades que nos concedem para desancar nos que nos atacam desapiedadamente...A verdade é que isso - a tal programação das entrevistas - não foi dito ou ventilado no Programa antes da última Terça Feira. Ao juntar a esse desabafo do Carlos Daniel o seu "trejeito" de frio, deduzi ser mais uma tramóia dos habituais "monstros" televisivos...Peço desculpa então ao senhor de Paredes, porque julguei ser mais um cozinhado à moda do Sapo!
    No tocante à contratação do prof posso deduzir das suas palavras que o principal interessado nessa negociação foi ele mesmo e não o Futebol Clube do Porto que se manteve à margem até ele resolver o problema com o Boavista...Talvez tenha havido oportunismo dos lados do Bessa, como pareceu ter havido em Penafiel e em Braga assim que se espalhou a notícia que estava o Porto interessado no tal Diego que era do Braga e estava lá emprestado durante a época finda. Assim que tal transpirou foi o Diego para Braga e assinou logo novo contrato com cláusula de rescisão de 2 Milhões de Euros. Agora nem sei onde está, mas na altura começou logo a jogar na primeira equipa do Braga ele que nem no Penafiel jogava. É caso para dizer com toda a propriedade: coisa em que o Porto toque ou deseje ganha logo foros de pedra preciosa! Ainda bem...Portanto o Professor estava tão interessado em vir para o Porto que negociou de imediato a rescisão com o Boavista e este - rato como sempre - aproveitou o facto e espetou a lança bem até ao fundo! Não acredito nas boas relações entre o Boavista e o Porto. Existe uma aproximação conjuntural que deriva do facto do Processo Apito Dourado e dos seus principais visados morarem nesses dois lados. Aliás bem compreensível se pensarmos que o Major ficou sózinho a partir da altura em que tudo estourou para os lados de Gondomar e os seus grandes amigos da Capital fugiram para lado incerto, ao contrário do PC que sempre se mostrou solidário com ele. Isto no momento - note-se - em que o Processo era só cingido ao Gondomar e à 2ª Liga...Até o que se passou no último confronto entre os dois Clubes demonstra exactamente esse antagonismo - eles arranharam-se todos para nos ganhar e depois voltaram a hibernar. O Porto é que surpreendentemente para mim tem tido atitudes "refrescantes" para com eles como parece ser o caso do Kasmierczak...O Clube nesse caso - relativamente ao Jesualdo - deveria ter-se posto fora do caso e desinteressar-se dele, a não ser que admitisse ter de pagar mais do que devia para poder obter o seu concurso sem grandes resistências e borbulhas. Mesmo assim o Jesualdo não deixou de ser insultado e quase agredido quando lá foi orientar o Porto...Incongruências axadrezadas!

    -O senhor Rui Moreira afirma ser apoiante de Pinto da costa, mas a ser real toda esta situação descrita quer a nível de transações comerciais, quer ao nível do ambiente vivido dentro da SAD e do Clube, só pode ter como culpado um rosto principal: precisamente Jorge Nuno Pinto da Costa! Ora isso não se compagina com esse seu apoio, ou
    então quem manda no Porto não é PC mas sim outros personagens e o dever de PC e de quem o apoia é correr com eles imediatamente e pedir para isso o apoio dos sócios portistas...Se for preciso, mesmo não sendo sócio eu levo uma moca! Entretanto caro Dtr Rui Moreira se fizer o favor de me esclarecer melhor eu agradeço, até para perceber com mais clareza todos este meandros tortuosos! E já agora faça-me o favor de expor se não entende que o melhor a fazer não seria constituir uma lista de consenso que agregasse algumas das tendências existentes especialmente as mais representativas e importantes e se fizesse tudo isto sob o "patrocínio "de uma figura indiscutível, que não a do Doutor Lourenço Pinto, que sinceramente parece saído de uma das negras histórias dos geniais Victor Hugo ou Alexandre Dumas! Sem mais no momento lhe desejo umas óptimas férias, aguardando ávidamente os seus comentários.

    ResponderEliminar
  81. Os infiéis, dr. Rui Moreira, são os arrivistas de ocasião, não identificados ou com identificação difusa, o que obviamente não poderia nunca referir-se a quem está bem referenciado. Se enfiou a carapuça é problema seu, mas garanto-lhe que a minha "adjectivação" era só para uma chusma de críticos que inopinadamente surgiram por aqui. Há-os de longa data, já notados, como o Teixeira ou o Quintino, com quem vamos trocando opiniões e tentando desfazer algumas das suas atitudes mais cépticas, sem deixar de lhes reconhecer razão noutra.
    Como só agora vi esta sua referência, não podia deixar de esclarecer estes pontos.

    ResponderEliminar
  82. Meireles acho deselegante no mínimo chamares de pau mandado a Jesualdo por este cumprir com as determinaões do Clube em relação à posição de Clube para com certos orgãos de comunicação.

    Quanto ao Boavista tens toda a razão na suposta boa relação entre o nosso Porto e eles, basta ver que agora que o campeonato findou, e como tal não há mais jogos para fazer contra o Porto apareceram de novo os salários em atraso, podiam fazer como fizeram nessa jornada e pedir dinheiro ao mesmo mecenas/patrocinador de tal chorudo prémio para obrigar os jogadores a fazerem aquilo que sempre deviam fazer correr para ganhar...

    ResponderEliminar
  83. Acusam o Prof de ter sido convidado em devido tempo para ir à TV, depois ele não vai, vêm dizer que até agora ainda nada respondeu, que foi conceder entrevistas aos outros Canais e Órgãos de Comunicação tudo porque o Porto assim o entendeu, que acha o Pavlov que eu possa chamar-lhe...O Porto paga-lhe para ele treinar a equipa de Futebol, para que ele assuma alguns aspectos dessa condução desportiva junto da Comunicação Social e ele ainda aceita indicações de que deve falar a estes e não àqueles?...Eu não acredito que seja assim, mas se assim fôr mantenho: o Prof é um pau mandado!

    ResponderEliminar
  84. Meireles para mim é apenas seguir as directivas impostas pelo Clube, desde que seja livre de dizer o que quiser quando fala.
    Atenção que não concordo com este corte, como já pode ter reparado nas minhas anteriores declarações.

    ResponderEliminar
  85. Meu caro Zé Luís, meu caro Zé Luís, agradeço a referência ou a deferência. Nem sei bem. Espero é que ela não ofusque o essencial.
    Mas permita-me só uma pequena correcção: como disse reconheço a muitos outros (incluindo o meu amigo, permita que o trate assim e sem qualquer acinte) mais méritos e mais capacidades para virem aqui tergiversar sobre os êxitos e as glórias do nosso Porto.
    As minhas participações ficam muito aquém das suas e denotam, de facto, um espírito mais ácido. Mas, por favor, não me acantone a mim e ao Teixeira no friso superior. É que postas as coisas assim até parece que nos está a chamar "velhos dos Marretas" (lembra-se?) e, como o próprio amigo o disse, nós também temos razão nalgumas coisas e às vezes também elogiamos.
    Olhe, por exemplo, vi hoje em "O Jogo" que o Porto contratou um júnior chinês... querem ver que eu e o Zirtaev tivemos razão antes do tempo...

    ResponderEliminar