12 junho 2007

O próximo líder

Com a esperada, mas ainda não confirmada, despedida dos relvados de Vítor Baía, o FCP irá perder a sua maior referência dos últimos anos, uma das estrelas que mais cintilou ao serviço dos Dragões e o jogador que mais títulos conquistou no Mundo.

Além das suas extraordinárias qualidades como jogador, Vítor Baía foi, durante toda a sua carreira, mas mais visível nesta época que findou, um líder no balneário e um verdadeiro capitão, sendo um intermediário eficaz entre o grupo de trabalho e a equipa técnica.

Várias foram as imagens e referências, por vezes injustas e maliciosas, sobre o relacionamento e a intimidade entre Vítor Baía e Jesualdo Ferreira, sentindo-se que, apesar da sua natural e compreensível insatisfação por não jogar, sempre respeitou as opções do seu treinador e sempre o ajudou para que a sua mensagem fosse bem interpretada para dentro do balneário.

Mas, em tudo na vida, todos os ciclos se fecham e é altura de se fechar o ciclo de Vítor Baía como jogador, agora qual será o seu futuro?

Parece que esta semana teremos, finalmente, novidades, o que já era tempo, e que o jogador já terá ideia daquilo que quer para o seu futuro, esperando apenas que o bom senso prevaleça entre ele e a SAD e que, no futuro, possa contribuir activamente no dia-a-dia do seu clube, e não como mero fantoche de quem lidera, como acontece noutros clubes.

Mas, com a sua despedida, levanta uma das questões mais importantes na próxima época: quem será o líder?

Todos sabemos que numa equipa deverão sempre existir líderes em quem o treinador possa confiar, para que a mensagem que ele pretende enviar aos seus jogadores passe com a maior clareza. Além do mais, um capitão deverá ser sempre o porta-voz dos jogadores e deverá procurar que os novos atletas possam ser imbuídos no espírito do Dragão e na sua mística, o mais rápido possível.

Na perspectiva do dono da braçadeira, Pedro Emanuel será o sucessor natural, a sua liderança, a sua garra, e o seu sentimento pela camisola, parecendo que já nasceu Dragão, aliados à sua inteligência e personalidade, dá-nos confiança para que ele seja uma grande, senão a maior, referência no plantel da próxima época.

Por outro lado, vejo também no Bruno Alves um jogador com uma clara demonstração de liderança, com o seu amadurecimento na época passada e jogando ao nível que jogou, poderá ser um jogador para ser líder de um plantel futuro do FCP, aliás como desejo público dele numa entrevista ontem publicada.

Ricardo Costa, se ainda continuar no plantel, poderá ser também um bom elemento de balneário, já que, apesar de jovem, já tem a experiência necessária para exercer o papel de líder, e também ainda temos Lucho que, apesar da sua timidez, ou será tranquilidade, quando entra para o campo demonstra um espírito forte de Dragão, embora contido.

Na próxima época, o FCP poderá ter um plantel com muitos jogadores formados na escola do Dragão, em virtude de uma possível entrada de 3 ex-juniores, o que será um reavivar de outros tempos e poder-se-ão fazer mais líderes para um futuro, ainda mais, brilhante vencedor.

22 comentários:

  1. Para mim o Baía durava, no mínimo, até aos 40 e sempre a titular. O Peter Shilton e o Seaman jogaram até bem depois dos 37. E o Baía demosntra que está aí bem para as curvas. Uma parvoíce esta reforma antecipada. Para quê? Para irem buscar o Nuno com 32 anos?? Que tristeza... o Baía merecia mais.

    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda não vi nada oficial sobre o Nuno E.Santo. Acho que isso nao é verdade. Inventaram isso por brincadeira.
    Tb sou da opiniao que o Baía ainda esta aí para as curvas e deve fazer mais uma epoca como jogador.

    ResponderEliminar
  3. Para mim, Baía continuava no plantel e a lutar para jogar, algo que até podia ter acontecido na época que terminou, numa fase menos boa de Helton. É um desperdício que ele pendure as luvas. É uma lenda viva e TEM QUE FICAR NO CLUBE de qualquer forma.

    ResponderEliminar
  4. «Princípios
    JORGE MAIA

    Talvez seja só eu, mas não consigo perceber como se pode comparar o fim de carreira de Vítor Baía com o fim de carreira de Sá Pinto. São coisas tão completamente diferentes como o resto da carreira de ambos, como o dia e a noite, o sol e a lua. Tão totalmente distintas como um deles acabar mais uma vez campeão no seu clube de sempre e o outro acabar a milhares de quilómetros de casa, num clube que não ganhou nada. Tão absolutamente diversas como um deles continuar ligado ao seu clube do coração, com funções de relevo na estrutura dirigente, e o outro acabar ostracizado, sem qualquer tipo de vínculo ao clube que defendeu durante as últimas décadas. Tão nitidamente desiguais como a um deles ter sido proporcionada uma sentida homenagem dos seus adeptos - que não terá sido certamente a última - e a outro nem sequer ter sido permitido despedir-se. Juntá-los no mesmo pacote é um esforço de imaginação respeitável, mas injusto para o guarda-redes, com todo o respeito que Sá Pinto possa merecer. Aliás, a única semelhança entre Vítor Baía e Sá Pinto é o facto de ambos, em alturas diferentes das respectivas carreiras, se terem sentido injustiçados pelas opções do seleccionador nacional de serviço na altura. E contudo, até nisso, a atitude de ambos foi diametralmente oposta. De resto, se a carreira de Vítor Baía como guarda-redes pode ter terminado em termos oficiais no jogo com o Aves, a sua ligação ao FC Porto está longe de terminada, apesar dos evidentes esforços que têm sido afanosamente realizados no sentido de acabar com ela.»

    Mais um plágio feito a Jorge Maia do JOGO...Mas perfeito perfeito, seria mais um anito ou dois com Baía a jogar e a igualar Eusébio no número de Campeonatos Nacionais! Lá ia a Pantera fazer mais umas desentoxicações alimentares...

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião, não iremos ficar tão bem servidos de guarda-redes se Baía sair da equipa.
    Ele ainda é o melhor português, dava-nos sempre garantias em caso do Helton ter algum problema - melhor que qualquer outro que venhamos a contratar e ainda por cima cuidava da saúde do Balneário, o que não é pouco como se viu este ano.
    Daí me parecer apressada e precipitada a saída do GRANDE BAÌA, ainda para muitas curvas e grandes alegrias. É mais uma decisão difícil de digerir e compreender.

    ResponderEliminar
  6. Vítor Baía a director desportivo - dizia o Teixeira. Espero que tenha razão.

    Será uma forma de, eventualmente, Pinto da Costa dar um sinal que algumas opções de futuro não passam só por quem anda pelos corredores do poder.

    Da maneira que vejo as coisas, e pelo que sei (e não será muito), não foi Baía que não quis renovar. Alguém é que não lhe fez nenhuma proposta nesse sentido.

    Quero acreditar é que lhe fizeram uma proposta no sentido de passar a ter outras funções...

    Se nada disso aconteceu, então aí sim, seria grave.
    Mas não acredito.

    Quanto à questão do capitão, penso que Pedro Emanuel será uma boa alternativa desde que jogue. Se Pepe e Bruno Alves ficarem no plantel, então a aposta deveria passar por Pedro e Bruno Alves.

    O Ricardo Costa não me parece que tenha o estofo mental necessário para ser capitão de equipa.

    No resto, se Baía foi um adjunto encapotado ou um elo de ligação não vejo qual a relevância da questão.
    Isso são atoardas que só servem para disfarçar algumas análises antecipadas tipo Baía no banco de suplentes é um problema...
    Lembram-se? Foi um dos argumentos usados para tentar justificar o injustificável desaparecimento de Baía das opções da Selecção...

    ResponderEliminar
  7. Eu tb sou dos que acham que o Baía, a suplente, poderia estar até mais dois anos no banco do FCPorto com tudo o que isso traria de bom para o balneário. Mas se não o vai fazer, acredito que tenha sido falado com a direcção do FCPorto.

    Director desportivo parece-me bem, aliás, desde que fique por lá e possa acompanhar a equipa acho que qualquer lugar é bom. Seria inadmissível que saísse.

    Qt ao capitão o Emanuel é a primeira opção, mas como deverá jogar pouco, ela terá de recair sobre outro e não se poderá passar por cima de Ricardo Costa que deverá continuar tb como capitão. Dentro do campo Lucho deverá continuar, já a 2ª opção dentro do campo para mim deveria recair sobre Bruno Alves, mas temos de nos lembrar que são os jogadores que elegem e não sabemos até que ponto o BAlves terá esse consenso lá dentro.

    O que é certo é que é difícil escolher, dados os poucos jogadores existentes que realmente são da casa. Assim de repente lembro-me do Bosingwa, do Pepe, do Raul Meireles, do Quaresma e do Lisandro, e, como sabem, eles não são propriamente da casa, além de que não sabemos se Pepe e Quaresma estarão cá.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. "Nos bastidores, há movimentações no sentido de se realizar uma partida de cariz particular, no início da próxima temporada, para a qual seriam convidados alguns dos jogadores com quem Baía se cruzou ao longo da sua longa carreira."
    In O Jogo

    Acho bem.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Vem aí outro Baia, campeão nacional de juniores: VENTURA. Para mim, a sair Baia, seria já o nº2,a não ser que queiram recuperar Vale. Mas o puto é bem melhor!!

    No maisfutebol anunciam Cardozo no FCP e o video que acompanha a noticia é de facto muito bom. Será?

    ResponderEliminar
  10. Concordo com udo. Baía ainda é INDISPENSÁVEL, em qualquer função que possa assumir. LENDA VIVA e que o seja por muitos anos, o melhor guarda-redes português de SEMPRE tem de continuar ligado ao FC Porto. Se não for como jogador, embora continue a achá-lo o melhor guarda-redes português, que seja como director, como assessor, como espectador mas DENTRO do clube.
    Parabéns ao Menphis pela oportunidade de trazer o caso, sem miasmas nem rancores. Os comentários complementam não só a admiração de todos nós pelo GRANDE Vítor Baía, como a sensação de não termos capacidade para aguentar um eventual vazio caso ele deixasse o clube. Acredito numa boa solução para um caso que só maliciosamente pode comparar-se a qualquer outro.
    Baía capitão, adjunto, qualquer coisa mas sempre NO FC PORTO. É património do clube e não acredito em más relações com a SAD para justificar um eventual desenlace.
    Algumas teorias postas a circular são ridículas, para desacreditar, para mais quando, em vez de acções de mercaso com rumores disto e daquilo, este é um caso que alguns tratam como se fosse importante tirar o Baía do FC Porto. E é. Mas não pode ser. E ele bem pode ficar recordista de 11 campeonatos ganhos. Só pode, né!

    ResponderEliminar
  11. BAIA no cargo q desempenhará terá estreita colaboração entre a SAD e o balneário, logo n será nunca uma despedida. Qt ao Pedro é um digno sucessor.

    ResponderEliminar
  12. Hoje vi umas fotografias do Vítor Baía que está a passar férias com o presidente e o Póvoas.

    Acho que o próprio Pinto da Costa o poderá preparar para que ele seja o próximo presidente.

    Amanhã será o dia B, o dia da decisão, e por muito que algumas pessoas e jornais queiram fazer barulho, tudo se irá resolver por gente de bem e que se admira mutuamente.

    ResponderEliminar
  13. É também vi essas fotografias. Parece que esteve um quarteto (Pinto da Costa, Reinaldo, Póvoas e Baía)a banhos no Al(l)garve.

    Sinal de reunião de trabalho? É capaz.

    E é preciso não esquecer uma entrevista de Pinto da Costa em que o mesmo, a propósito de Baía, afirmava que o futuro que lhe tinha preparado não passava pelo cargo de adjunto ou treinador.

    ResponderEliminar
  14. o que me tem chegado aos ouvidos é que o Baía vai fazer uma época em Braga, às ordens do "Bicho" e na companhia do Sérgio Conceição e do Sá Pinto...

    e esta hein????

    ResponderEliminar
  15. BAÍA será sempre um líder mesmo fora do balneário.estamos a falar somente do jogador com mais troféus ganhos a nível mundial,feito que traz azia a muita gente.BAÍA será sempre escrito com letra maiúscula nos meandros do futebol mundial.força BAÍA,um abraço.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. oh Gil, isso chegou aos ouvidos de toda a gente, para agitar o pessoal, para nos pôr nervosos...

    espero eu...lol

    e quanto ao Sá Pinto também acabou.

    Vá lá que o Abel Xavier e o Figo já decidiram o futuro, senão eram os próximos...

    ResponderEliminar
  17. Menphis, o Xavier e o Figo eram os próximos... talvez, mas com despedidas em letra de Imprensa muito mais benéficas, com imagem positiva, fantasiadas até, de escorrere baba pelos jornais. E, no entanto, sabemos que nas suas carreiras há muito para contar de menos agradável.
    Quanto ao Baía, a reles comparação com o Sá Pinto só emalteceu este e, ao mesmo tempo, denegriu quem é do FC Porto, como sempre um alvo a abater. Primeiro pelos argumentos ridículos aduzidos sobre o Baía. Depois porque o Sá Pinto já foi escorraçado há muito e da forma que se sabe: com vermelhos nos últimos jogos em Alvalade ao ponto de acabar a época mais cedo, sem jogar na última jornada.
    Por aí se vê a desfaçatez de quem ousa "comparar" os dois casos. Enganados como estão, o futuro de Baía vai ser bem diferente, espero eu, do que o propalado.

    ResponderEliminar
  18. Não tenho dúvidas de que Baía é o melhor guarda-redes nacional e que ainda poderá jogar mais 2 ou 3 anos.
    No entanto, dada a situação no clube, essa poderá não ser a melhor solução. Uma vez que a baliza está bem entregue nas mãos de Helton, e há uma forte probabilidade do 2º GR ser pouco utilizado (como aconteceu este ano), penso que poderemos "viver" com um suplente não tão bom como Baía - ainda que dando garantias.
    É que é previsível - e penso que até desejável - que Pinto da Costa termine a sua missão no FCP no final deste presente mandato, ou seja, dentro de 3 anos. Nesse cenário, penso que será importante começar a preparar Baía para outros vôos - em que ele também já demonstrou ter capacidades pessoais para voar alto. Por isso, veria como desejável a sua passagem para a direcção de futebol - onde até manteria a ligação ao balneário.
    Quanto ao capitão, P. Emanuel será a opção natural. No entanto, se Pepe e B. Alves continuarem, corre o risco de jogar pouco. Parece-me que deverá ser o plantel a escolher o nº2 (e até o nº1). Mas acredito que a escolha recairá em Lucho ou B. Alves. Lucho já tem assumido o papel com regularidade, B. Alves tem o carisma e a garra de um grande capitão (e é dos poucos jogadores das nossas escolas no plantel - o único titular depois de Postiga passar para o banco).

    ResponderEliminar
  19. Na eventualidade do Helder Postiga sair, acho que o Clube já encontrou um tal de Oscar Cardozo, vi agora algumas imagens e gostei.
    www.youtube.com/watch?v=CbHERL_Bz18
    Vejam e mandem uns bitaites.
    Quanto ao Vitor- Baía só há um , este e mais nenhum.
    Saudações blues

    ResponderEliminar
  20. No momento Vitor Baia é o melhor jogador do FCP de sempre sem desprezo por muitos outros que tambem foram ícones no clube.
    Como homem, como lider, como jogador, para além de ter o melhor curriculo de sempre em Portugal pois simplesmente ganhou tudo o que havia para ganhar!
    Esperamos todos que permaneça por muitos bons anos no clube( Gostava que jogasse até aos 40),porque ao contrario de certas pessoas de Lisboa e da FPF, Vitor é um verdadeiro profissional e tem um caracter de enaltecer( não se esqueçam que foi injusta a sua desconvocação da seleçcão, mas a melhor resposta foi a sua indiferença perante essas pessoas!).
    Aguardo pelo jogo de homenagem se for o caso, pois lá estarei!!
    Cumprimentos do Louro.

    ResponderEliminar
  21. concordo com o colega, Baía é o melhor jogador do Porto de sempre!

    vou até mais longe, o melhor portugues de sempre!

    é factual: titulos colectivos e distinções individuais!

    cp's

    ResponderEliminar