12 julho 2007

Para afixar no balneário

"Manual de conduta para jogadores do FC Porto

Agora, que estamos naquela época do ano em que desaguam no Porto levas de novos jogadores de futebol destinados ao FCP— quase todos estrangeiros, sul-americanos e imberbes — deixo-lhes aqui alguns conselhos de comportamento que, se eu mandasse, lhes faria entregar no aeroporto:

— Livre-se de chegar ao FCP a pensar ou a dizer que já está a almejar mais altos voos (como ainda ontem vi o Leandro Lima — que nem sequer ainda chegou — a afirmar). Primeiro, porque os Chelsea, Manchester United e Barcelona não compram todos os jogadores bons do planeta, mas apenas um número restrito dos verdadeiramente excepcionais. Segundo, porque, ao chegar ao FCP, você já está num grande da Europa. É verdade que há, pelo menos, uma dúzia de clubes maiores na Europa a nível financeiro, mas não há sequer uma dúzia que lhe dê as condições e o prestígio que o FCP lhe pode dar.

— O FCP foi 19 vezes campeão de Portugal, duas vezes campeão da Europa e duas vezes campeão do Mundo. Você ainda não foi nada. É uma honra para si vestir esta camisola e estar ao serviço deste clube. Comece pois, por ser humilde, se quiser vir a ser verdadeiramente grande.

— O FCP tem mais de cem anos de história: ainda o seu avô não tinha nascido e já as cores azul e branca (homenagem à antiga e lindíssima bandeira nacional) jogavam futebol. Visite a sala de troféus, fale com os funcionários mais antigos, com velhas glórias do clube, com adeptos de várias gerações. Aprenda a história do clube para aprender a respeitá-lo.

— Como todos os clubes, também o FCP nasceu e vive graças à dedicação dos seus sócios e adeptos. Nunca confunda quem lhe assina os cheques com quem lhe paga: o seu patrão é o FC Porto e o FC Porto é dos seus sócios. É a eles, antes de mais, que você deve respeito e dedicação — a mesma que eles dão ao clube.

— Desde que foi inaugurado, o Estádio do Dragão tem a mais elevada média de assistências em Portugal. No último campeonato, a média foi de 40.000 espectadores por jogo. Não há muitos clubes no Mundo que se possam gabar disto, não há nenhum em toda a América do Sul. Isso dá-lhe bem a noção do amor ao futebol e da dedicação ao clube dos seus adeptos. E deve dar-lhe também a noção da sua responsabilidade em campo. Nunca esqueça, por exemplo, que o público que paga bilhete e se desloca ao estádio, fá-lo para assistir e vibrar com 90 minutos de futebol, e não apenas com 30, 50 ou 70: se estamos a ganhar por dois ou três a zero, isso não o dispensa nem à equipa de continuar a jogar o melhor que sabe pelo prazer do público.

— Você vai poder jogar no mais bonito estádio do Mundo, vai poder treinar num centro de treinos moderno e impecável onde nada falta, vai estagiar em hotéis de luxo, viajar em autocarro de luxo e 1.º classe de aviões fretados, vai ter técnicos, médicos, enfermeiros, pessoal de apoio ao seu serviço 24 horas por dia: nada o dispensa de não dar o máximo sempre. Devem ser raríssimas as actividades e empresas em todo o Mundo em que alguém disponha das mesmas condições de trabalho que o FCP lhe proporciona. Faça por merecer o privilégio.

— Você faz aquilo de que mais gosta e tem a sorte de poder fazer, profissionalmente, o que milhões de miúdos em todo o Mundo pagariam para poder fazer. Você é principescamente pago para jogar futebol ao serviço de um clube. Não tem desculpas para não encharcar essa camisola, nos treinos e nos jogos.

— Jamais venha com a desculpa de que está cansado porque jogou ao fim-de-semana para o campeonato e a meio da semana para a Liga dos Campeões. Esse é o sonho de qualquer jogador e, se você é bom profissional, tem obrigação de estar preparado para isso e muito mais. Mesmo que oiça essa desculpa ao próprio treinador, não alinhe nela. Os grandes jogadores das grandes equipas sabem que o contrato é claro: são anos de glória e de fortuna, em troca de sacrifícios e trabalho árduo. Para descansar, pode esperar pelos 30 anos. E, se não gosta, pode sempre escolher: há outras profissões de menor desgaste físico, em que se pode fazer noitadas, fumar e beber. Mas têm horários de trabalho de 40 ou mais horas, recebe-se cinquenta ou cem vezes menos e não há multidões a aplaudir o nosso trabalho.

— Hoje, você tem 20 anos e é milionário. Mas a vida não vai ser sempre assim. Se for inteligente, você saberá tirar partido dos seus tempos livres, em lugar de se dedicar ociosamente às três coisas que hoje parecem ocupar em exclusivo a cabeça da maioria dos jogadores de futebol: automóveis de luxo, penteados e tatuagens.

— Em vez disso, procure crescer, aprender, cultivar-se, interessar-se pelas coisas. Além do mais, quanto mais mundo e conhecimentos você adquirir, mais inteligente ficará e hoje o futebol que se joga depende muito da inteligência que os jogadores são capazes de integrar no seu jogo.

— Comece, por exemplo, por se interessar e aprender coisas sobre a cidade do Porto, onde terá de viver nos próximos anos. Descubra a história da cidade que deu nome a Portugal, descubra a sua arte, os seus costumes, os seus restaurantes, os seus monumentos, a história do vinho do Porto, a cultura da sua gente. E o mesmo em relação ao seu novo país de acolhimento. Deixe de lado o estereótipo do jogador que diz que é muito caseiro e que só faz vida treino-casa-estágio. Você tem metade dos dias livres: aproveite-os para fazer qualquer coisa de útil.

— Se realmente quer chegar ao topo, deixe as tardes de volta da Playstation, como se fosse um miúdo de doze anos, e ponha-se a aprender línguas, por exemplo: inglês, espanhol, italiano (e português, claro) vão-lhe dar muito jeito para o futuro, dentro ou fora do futebol.

— Contribua para afastar de vez aquela imagem do jogador de futebol que só sabe falar com os pés. Aprenda a exprimir-se como uma pessoa normal, aprenda a falar com a imprensa e, mesmo quando as perguntas são sempre iguais e desinteressantes, como tantas vezes são, procure dar respostas que tenham algum conteúdo e algum interesse para os adeptos. Se só sabe responder por lugares-comuns e banalidades, mais vale então ficar calado: poupa a sua imagem.

— Quando entrar em campo, pense que faz parte de uma equipa e que está ali para dar a vitória ao seu clube. Lá em cima, na bancada, nós não queremos saber se o seu carro custou 123.000 euros, como um dos três carros do Cristiano Ronaldo; não queremos saber se o seu penteado é ainda mais interessante que o do Miguel Veloso, as suas tatuagens mais sexys que as do Beckham e o seu look ainda mais in(?) que o do Abel Xavier. Nem queremos saber se você, como dizia o Valdano, é capaz de fintar três jogadores dentro de uma cabina telefónica — se depois não dá com a saída. Quando estiver em jogo, deixe de se preocupar consigo próprio: use a inteligência a par do talento, levante a cabeça, olhe para o jogo e faça o que for melhor para a equipa, em cada momento.

Se fizer tudo isto, seja bem-vindo ao FC Porto!"
Miguel Sousa Tavares in A Bola

2º Treininho

SC Irene 0-10 FCPorto
Bruno Alves, Lisandro, Quaresma (2), Adriano (2), Hélder Postiga (2), Edgar e Renteria

Equipa Titular: P. Ribeiro, J. Paulo, B. Alves, Lino, R. Meireles, P. Assunção, Jorginho, Quaresma, Postiga, Adriano e Lisandro.

Entraram: Ruca, P. Emanuel, Fernando, M. Cech, Bolatti, Kazmierczak, L. Aguiar, Renteria, Tarik e Edgar.

Resultados da pré-época

FCPorto 6-3 Tourizense
SC Irene 0-10 FCPorto

Lista de marcadores da pré-época

Adriano - 3
Postiga - 3

Quaresma - 3
Edgar - 2
L. Aguiar - 2
B. Alves - 1
Lisandro - 1
Renteria - 1

Supertaça em Leiria

"A final da Supertaça, entre o FC Porto e o Sporting, será jogada no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, no dia 11 de Agosto. A Federação obteve o acordo dos dois clubes, faltando somente conhecer a hora do início do encontro."
In O Jogo

Querem terra com mais sportinguistas?

41 comentários:

  1. Não me preocupo com nada. Na hora, quando for preciso, o meu Porto é campeão.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  2. -Zirtaev parei de ler esse artigo do MST quando ele diz que o Porto foi 19 vezes Campeão Nacional.
    Quer fazer um manual de conduta para os jogadores e não sabe o mais básico do clube.

    Brilhante!

    - Quanto ao plantel espero por um BOM central e não por um qualquer duvidoso.
    O rumor Nivaldo assutou-me,seria uma desgraça. Uma nódoa que custa 3 Milhões??

    Manuel da Costa deverá estar bem inflacionado.o PSV não o libertará por pouco dinheiro...
    embora seja a minha preferência parasubstituir Pepe.

    Será que não querem o Postiga por lá?Era da maneira que nos livravamos de um peso morto,ficavamos com uma boa defesa e poderiamos contratar um bom avançado.

    ResponderEliminar
  3. Muito se tem falado e especulado nos últimos tempos…
    As vendas foram encaixes financeiros extraordinários que só provam a qualidade do plantel, para inveja dos nossos adversários que devem estar apreensivos por um lado, mas super \ mega confiantes por outro.
    A venda do Pepe por 30M foi irrecusável, tendo sido sem sombra de dúvidas, um investimento de sucesso,..agora se o Lucho também for vendido então temos 80 Milhões de Euros para os Cofres do clube (amortizar passivo já!) mas desportivamente ficamos algo desmembrados.
    Fico apreensivo mas esperançado em novas conquistas,agora e para os mais desatentos ,supondo que o Lucho sai e vem um central temos no plantel(ver quadro do Zirtaev): 9 portugueses, 7 brasileiros, 2 uruguaios, 3 argentinos, um eslovaco, um polaco, um colombiano, um marroquino e o central das arábias… (agora que os melhores já foram escolhidos)
    Resumindo em 26 jogadores do plantel, 1\3 são portugueses o que não me parece adequado para os pergaminhos deste clube, onde só Hélder Postiga, Bruno Alves mais o miúdo Ventura é que pertencem á formação………
    Uma tristeza, mas a ver vamos porque apesar de tudo aposto num onze do tipo:
    Helton, Bosingwa, Bruno Alves, P.Emanuel (ou xpto?) e Fucile, Bollati, kaz, luis Aguiar(Leandro lima) e Lisandro, Quaresma e Adriano
    Parece-me que continuamos fortes, faltará alguma mística e entrosamento e começamos do zero,logo está tudo em aberto…
    Cumprimentos do louro

    ResponderEliminar
  4. Apesar de ser o meu primeiro comentário neste blog, já há algum tempo que o acompanho.

    Infelizmente o Pepe saiu mas por 30 milhões era quase impossível de não ceder. Penso que o João Paulo merecia agora a titularidade a par com o Bruno Alves e contratávamos um 4º central com algum potencial. Nem precisávamos de sair do nosso país e iamos à cidade vizinha buscar o Rodrigues (Braga). Sobre o Nuno Coelho não posso falar muito dele visto que nunca o vi a jogar (nem mesmo jovens centrais formados no nosso clube conheço neste momento).

    Se o Lucho sair penso que seria a oportunidade ideal para o Ibson ficar, ele merece uma oportunidade já que é dos melhores jogadores que temos.

    Avançados: Penso que estamos bem com Edgar, Renteria (acredito nele), Adriano e Lisandro. Sobre o Bruno Moraes é dos meus avançados favoritos mas não tou a ver o Jesualdo a ficar com ele e ainda para mais está lesionado. O Helder Postiga bem pode bazar já que ele para mim é apenas um jogador mediano e mentalmente é muito fraco.

    Já agora um pouco off-topic mas Bruno Vale, Paulo Machado (quem não se lembra houve uma altura na sub-21 que metia o Moutinho no banco), Castro, Helder Barbosa, Vieirinha e Ivanildo espero que fiquem na equipa do Porto no futuro. São talentos a aproveitar.

    Das transferências até agora tou a ficar satisfeito talvez com a excepção do Lino (30 anos) aonde existiam melhores opções como Antunes e para mais temos já o Fucile (Deve jogar na esquerda apesar de ser direito) e o M. Cech para essa posição.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Louro.
    O Porto está a perder a mística,tudo graças a comissionistas que apenas lhes interessa trazer a granel jogadores da america do sul para ganharem alguem e nao apostam nos nossos miudos que têm tanto ou mais talento que leandro limas ou bolattis,incrível e inadmíssivel que se fale em apostar neste mandato na formaçao e se dispensem o Bruno Gama,o Helder Barbosa,Zequinha e Paulo Machado...
    Para depois encher o clube de estrangeiros de qualidade duvidosa e fazendo o clube perder a mística,o Porto parece mais uma equipa sul americana do que portuguesa neste momento e isso é inadmissivel num clube com a historia do Porto.
    Estes dirigentes estão a matar a mística...
    O capitão no ano passado foi quaswe sempre o Lucho que é argentino e nem há 3 anos joga num clube,isto demonstra aonde chegamos...
    Acho que o Lucho se saír por 20 milhoes sera bem vendido e os 80 milhoes serão importantes para abater o passivo...
    Mas acho incrível e vergonhoso que a sad nao peguem em 10 ou 15 milhoes e investa seriamente na contratação de jogadores de qualidade reconhecida e naode jogadores desconhecidos...
    Já que nao vao apostar na formação nem hoje nem nunca ao menos que tragam jogadores importantes.
    Com o dinheiro encaixado eu apostaría na compar do Ze Castro e caso o Lucho saia tentar a desvinculaão do Maniche do Atletico e faze-lo regressar,acho que ainda pode dar um ou dois bons anos e trará mentalidade vencedora dum campeão europeu e mundial pelo clube.
    Chega de linos e luis aguiar e venham é jogadores com credenciais sérias.
    Apostem de facto no reforço do plantel e nao na vinda de jogadores que em condições normais nao serão titulares...
    Se querem contratar no Brasil então que seja para trazer um Carlos Eduardo ou um Alexandre Pato ou Renato Augusto,se querem ir contratar á argentina que seja para trazer um palacio ou um riquelme.
    Agora para trazer uns 10 jogadores vulgares como o Porto já tem aos montes para depois emprestar e pagar-lhes o salário,pa isso mais vale eles nem virem...
    De pitbulls e leandros do bonfim já nós estamos fartos de saber o destino deles e do dinheiro das transferencias deles...
    Que saudades do Porto de Mourinho em que o treinador conhecia os jogadores que contratava e tinha poder de decisão...que saudades dum Porto com capitães como Jorge Costa e Vitor Baía e em que a equipa era 90% portuguesa...
    Na época em que menos sul americanos tivemos no plantel fomos campeões europeus...coincidencia...? Não me parece...

    ResponderEliminar
  6. - GRANDE GOLO de LEANDRO LIMA. foi o 1ºdo jogo que está no intervalo e o Brasil ganha 2-1.
    é o segundo golo do miudo no mundial!



    - O Pai de MANUEL DA COSTA disse ao DN que era um sonho para ele e para o filho que este fosse representar o FC PORTO!

    O DN avança que o PSV só está disposto a conversar com valores na ordem dos 10, 12 MILHÕES!!!!
    ..............
    eu disse que o preço seria entrave mas nunca pensei que já pedissem tanto por ele...



    - A imprensa de hoje avança que RODRIGUEZ do BRAGA vai para um clube estrangeiro por 4,5 MILHÕES de euros.

    ResponderEliminar
  7. Lucho, se sair (e parece que sim), só nos dá um encaixe de 10 milhões.
    Financeiramente nada a opor.
    Desportivamente é muito mau. Mais a mais quando se sabe que, se calhar, há outros jogadores que querem sair, com propostas de compra, e que se ficarem, às tantas, vão andar contrariados (Quaresma e Bosingwa, por exemplo).
    Já comentei aqui que começo a desconfiar de tanto fervor economicista lá para os lados do Dragão. Pinto da Costa com dinheiro nos cofres é um desastre. E isso todos nós o sabemos. Agora circulam por lá Araújos e companhia.
    No final deste ano económico é que quero ver as contas. Espero que não haja por aí comissões, prémios a administradores e o passivo a manter-se no nível actual.
    Sim, porque já aqui vi comentários no sentido que "querem tudo... equipa e passivo zero" mas neste momento começa a ver muita pressa em vender o que é vendável e não sei se isso não são sinais que há por lá quem ande a fazer PPR´s ou a prevenir-se contra sequelas de apitos dourados. E, neste domínio, começo a desconfiar que aquilo já começa a ser demasiada embrulhada...

    ResponderEliminar
  8. Na crónica do MST, que considero na generalidade boa, de para colocar no balneário e ser leitura obrigatória para todos, há que fazer a correcção ao numero de campeonatos e ... em relação à SALA MUSEU que... não existe ... LAMENTÁVELMENTE. Acho ate que seria um bom tema de discussão pois um Museu é fundamental para dar ainda mais dinamismo e projecção ao Clube, ainda por cima com um palmares rico como o nosso.VBeja-se o caso do Museu do Barça, fantastico na afirmação do Clube e da Região.
    Subscrevo as preocupações do Louro em relação ao numero de estrangeiros, sobretudo da América do Sul - ao menos já não são só brasileiros - que descaracerizm o Porto, a pouca aposta na formação e realmente, com muitos portugueses, vencemos a UEFA e a Champions.

    ResponderEliminar
  9. Isso do Manuel da Costa ser portista já sabia. Ele tinha-o dito a um jornal, mas certamente não em português, pois não é língua fácil para ele. Penso que neste negócio podia-se incluir nomes como Postiga, Ibson e Renteria. O Koeman conhece bem estes jogadores e de certeza que os dois primeiros ele gostaria de ter no plantel. Por outro lado era um clube interessante para eles, que joga para ser campeão e joga a Champions. A isso haveria a juntar o salário a menos de jogadores que não são preferenciais para o actual treinador.

    ResponderEliminar
  10. "Se querem contratar no Brasil então que seja para trazer um Carlos Eduardo ou um Alexandre Pato ou Renato Augusto,se querem ir contratar á argentina que seja para trazer um palacio ou um riquelme."

    Se querem ser adeptos de clubes que consigam ter uma política de contratações desse género, mudem do Porto para outros quaisquer.

    O último classificado da Premier League da próxima época receberá, só de direitos televisivos, €45 milhões. Nós, se juntarmos todas as receitas, atingimos isso se chegarmos à final da Champions.

    De resto, deixem-se de ideias conspirativas - se querem conhecer as contas é só consultar. E o ano económico para a SAD terminou em Junho. As contas serão publicadas lá para Outubro, mas não esperem uma diminuição do passivo - fecharemos o exercício com lucro zero ou muito pequeno (sempre menos de 5 milhões).

    Zirtaev, entretanto pode-se abater mais um nome à "lista negra" - o Maciel desvinculou-se definitivamente do FCP.

    ResponderEliminar
  11. Curiosamente o Leandro Lima encostou o carlos Eduardo e o renato augusto no banco..

    ResponderEliminar
  12. Antes de mais quero dar as boas vindas aqui à caixa de comentários ao David Santos e ao Stealth (começaste bem, bom comentário).

    É evidente que não interessa onde o FCPorto via jogar, já tinha dito isso, por isso não me importava que fosse no Algarve, o FCPorto ganha em qq sítio. Mas se a preocupação eram os sportinguistas que estariam no estádio do Algarve, em Leiria é igual ou pior. Mas adiante.

    O MST enganou-se nos campeonatos, mas Henrique, não perdes nada em ler o texto completo, é excelente, por isso o coloquei aqui para ficar registado, já que sei que ele anda pela net fora. O que é pena é que nenhum jogador o vá ler, ou mesmo que o leia, o compreenda que ainda é mais importante, mas para transmitir esta mensagem, conto com o Baía, o João Pinto e o Rui Barros.

    Uma questão bastante pertinente é a do Museu que o MST fala e que não existe. O Situacionista no seu blog (Bicampeões do mundo) lembra hoje e muito bem que algum do dinheiro adquirido deveria ser para contruir de uma vez por todas o Museu. E de 12Milhões de contos qt se gastava, 120mil?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Quizzer, a questão do Quintino tem razão de ser. O ano económico terminou em 30 de Junho, mas quem nos diz que não fazem como com RCarvalho e esta vende do Pepe é inserida magicamente nesse ano para haver lucro e consequentemente prémios para os administradores? Se já aconteceu, temos sempre o direito de duvidar.

    E Quizzer já agora, onde leste essa informação sobre o Maciel? A ser verdade é uma boa notícia.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. O Lucho não deveria sair, assim como o Quaresma, definitivamente. Se as relações com o Ibson não são as melhores então que ele seja emprestado e regresse quando a tempestade amainar.Para o ano se verá o que será possível fazer se realizar um bom Campeonato e tiver boas prestações na Europa será ainda mais valorizado, ele e todos os restantes elementos do plantel.Se as coisas se conseguirem harmonizar era razoável e preferível que Ibson estivesse por cá esta época, agora Bruno Morais não, depois de toda aquela polémica, que vá sem ressentimentos viver com o seu querido paizinho.Recuperávamo-lo e entregávamos o seu passe pelo valor dispensado em adquiri-lo e sustentá-lo.Tchau!Quanto ao Central acho que o Manuel da Costa é realmente muito certinho, mas dez milhões é muito dinheiro para nós. Haverá por certo alternativas de muita qualidade por aí...E o Koeman que vá mamar na tetina do Orelhas...

    ResponderEliminar
  15. «Ó pá
    JORGE MAIA
    Serei só eu ou estas OPAs sobre as acções da Benfica SAD cheiram a esturro ou ainda pior? Primeiro, aparece Joe Berardo, cheio de boas intenções, disposto a ajudar o clube e a contribuir para a sua afirmação nacional e internacional, sendo naturalmente recebido de braços bem abertos por Luís Filipe Vieira. As acções disparam na Bolsa de Lisboa, são transaccionadas aos milhares e alguém faz uma pequena fortuna em mais-valias. E qual é a proposta de Berardo para ajudar os encarnados? Começa por insultar nada menos que Rui Costa para logo a seguir oferecer uma fracção do valor pelo qual as acções do clube encarnado foram colocadas no mercado cerca de dois meses antes. Para não haver dúvidas sobre as suas intenções, esclarece desde logo que os accionistas que cometam a insensatez de aceitarem a sua proposta vão perder muito dinheiro. Aliás, poucas horas depois do Benfica ter oficialmente considerado a OPA inoportuna, o próprio Joe Berardo aparece a dizer que compreende a posição do clube, assim como quem admite que realmente propôs um mau negócio, um negócio que não podia querer alguma vez concretizar. Entretanto, aparece um empresário a dizer que há um grupo de investidores chineses interessados em concorrer com a OPA de Berardo, dobrando a oferta daquele por acção. As acções disparam outra vez na Bolsa de Lisboa, são transaccionadas aos milhares e alguém faz outra fortuna, não tão pequena como isso, em mais-valias. No dia seguinte, o Benfica esclarece não ter conhecimento de nenhuma proposta de nenhum grupo chinês e o próprio empresário responsável pelo anúncio original explica que o interesse dos orientais, tão real na véspera, se teria dissipado, talvez por influência do anticiclone dos Açores. Por outras palavras, alguém andou a brincar com a Bolsa de Lisboa e com as acções do Benfica, até ver, sem consequências, dando certamente um enorme contributo para a credibilidade do negócio futebol em Portugal enquanto toda a gente assobia para o lado. Gostava de saber como seria se tivesse acontecido com a SAD do FC Porto. Quantas procuradoras adjuntas é que um caso destes não mobilizaria?»

    Mais palavras para quê?...

    ResponderEliminar
  16. eu ando a ficar assustado com o nome Nivaldo...


    começa a ser muito fumo......


    se isto se confirmasse era UMA VERGONHA!!!!


    repito: UMA VERGONHA!!!!

    ResponderEliminar
  17. Henrique,

    explica lá o porquê da possível contratação do Nivaldo ser uma vergonha.



    [[]]

    ResponderEliminar
  18. "LOS 30 MILLONES DE EUROS PAGADOS POR EL JUGADOR CREAN POLÉMICA


    El elevado precio pagado por el Real Madrid por el central del Oporto podría
    tener gato encerrado

    El fichaje del brasileño Pepe por 30 millones de euros ha levantado
    demasiadas suspicacias, tantas que son muy pocos los que creen que ése haya
    sido su coste real. El Real Madrid todavía no ha dado una cifra oficial de
    una operación que, sin duda, ha hecho de oro al Oporto, que también traspasó
    a su delantero Anderson al Manchester United por 32 millones de euros.

    Pero han sido fuentes próximas al club portugués los que han deslizado las
    supuestas claves de una operación a tres bandas que acabaría por llevar de
    forma inminente al holandés Arjen Robben al Real Madrid.

    Según el entorno de los 'dragoes', el club blanco habría pagado realmente
    por el defensa nacionalizado portugués una cifra más acorde con su valor
    real en el mercado, que rondaría los 12 millones de euros. El resto del
    montante de la operación, 18 millones, se justificaría con la asunción por
    parte del Real Madrid de la deuda que aún mantiene el Chelsea del fichaje de
    Dani Carvalho (Ricardo Carvalho e não Dani Carvalho), traspasado en el 2004
    al club londinense por 30 'kilos'.

    Esa deuda correspondería a los tres plazos que aún le restan por pagar a los
    ingleses y de la que se hace cargo el club blanco a cambio de que los
    ingleses acepten una rebaja en el fichaje de Robben. El holandés ya no es un
    jugador prioritario para José Mourinho desde que ya cuenta en sus filas con
    el francés Malouda y, aunque Roman Abramovich no quería desprenderse de él
    por menos de 21 millones de euros, ahora la situación ha cambiado. Liberados
    de la deuda con el Oporto, el club londinense habría aceptado rebajar
    considerablemente esa cantidad, casi a la mitad, aunque los dos clubs
    habrían acordado no hacerla pública.
    "

    In Sport.es

    Como é que é?!?!?!?!?!?!?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. digo uma coisa se esta notícia do sport é verdadeira, estamos perante mais um acto de má gestão do nosso clube...Chega de comprar jogadores e apostar naqueles que temos...
    Temos jogadores titulares em diversas selecções e não servem para o nosso PORTO...
    Os dirigentes têm que ser responsalizados

    ResponderEliminar
  20. * por esta má gestão...
    Chega de empresários sul-americanos a gravitar em torno do clube...
    Se fossem homens de tomates e com vergonha na cara o Reinaldo Teles, O Joaquim Pinheiro(o gajo das comissões nas camadas jovens)e o Caldeira tinham ido embora...O Pinto da Costa está preso e entregue a estes abutres...Isto são verdades e temos que estar alerta

    ResponderEliminar
  21. Zirtaev, o SPORT é o jornal culé que não morre de amores pelo Real Madrid. Há que ter alguma cautela.

    De qualquer modo, a ser verdade... estou com o meu amigo: COMO É QUE É?

    Já agora, e porque há aqui pessoas que estão (ou aparentam estar) bem informadas sobre as contas da SAD e do clube, eu pergunto: o Dínamo de Moscovo já pagou as aquisições que fez no Porto (Seitaridis, Maniche, Costinha, Derlei, Nuno, Thiago) ou isso também anda em crédito mal parado?

    ResponderEliminar
  22. em relação à noticia do Sport tenho muitas reservas.
    esse jornal trata o Real bem pior do que o fazem a bola e record em relação ao nosso Porto.

    a ser verdade, é grave !

    logo para começar a informação divulgada à CMVM é falsa.

    Não sei se o Real tem de comunicar oficialmente o valor da transferencia mas até ao momento não encontrei qualquer informação nesse sentido.

    Vi uma análise (cadena Ser) curiosa às transferencias de chivu e pepe:
    Chivu: 18M para a Roma + 5.5 milhões x 5 anos = 18 + 27.5 = 45.5 milhões

    Pepe: 30 milhões + 1.5 milhões x 5 anos = 30 + 7.5 = 37.5 milhões

    Nesta perspectiva Pepe é mais barato que o Chivu.

    ResponderEliminar
  23. Vamos lá ver, eu não sei se é verdade ou não o que está escrito no jornal Sport, espero mesmo, mas mesmo, que não seja, senão muitas questões se podem levantar. Mas se o jornal é assim tão anti-RealM, se pensarem bem, o jornal só está a fazer um favor ao RealM dizendo que afinal o Pepe não foi assim tão caro, isto qd os próprios adeptos do RealM estão indignados com tamanho gasto com o Pepe. Assim os adeptos do RealM acalmam-se e esperam pelo Robben. Pelo menos eu vejo as coisas assim.

    Por outro lado, pode é ser um rumor lançado pelo próprio Real para acalmar a sua aficcion.

    As tuas contas, Offshore, tb têm toda a lógica.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Zirtaev,

    a verdade é que se especula muito.
    vejam lá esta:
    "Aqui en Londres esta corriendo el rumor de que los 30 millones pagados por PEPE entran en una operacion encubierta que traería al madrid a QUARESMA, a cambio de BAPTISTA, y asi no pagar a terceros equipos como el Barca o el Sevilla, ya que aun tienen derecho a cobrar. Ojo, que no es broma"

    ResponderEliminar
  25. enviaram-me este link http://oantilampiao.blogspot.com/2007/07/aces-so-um-logro.html.

    Sei que é off-topic mas aqui vai.

    Não é que os advogados do BES consideram que as acções do benfas são um "logro" :)

    ResponderEliminar
  26. Bom, nada como vir aqui ao final da tarde e ficar com a cabeça a andar à roda.

    Como é que é??????

    :)


    Bom, grande confusão. Nem quero pensar na veracidade dessa notícia senão esta SAD mais valia fazer as malas e dirigir-se até Custóias ou mesmo o Linhó...



    [[]]

    ResponderEliminar
  27. Eu creio que há aqui muito boa gente que não acredita na capacidade do OPORTO e só vê fantasmas mesmo que eles sejam agitados por notícias vindas da China...E portanto tudo lhes serve para desvalorizar o que o OPORTO tem conseguido, não andará metido nesta algaraviada de notícias o Berardo, o Orelhas que deve estar com uma cabeça do tamanho da Torre do Parque das Nações e o Fiscalista Reprovado...Por favor meus amigos vão à casa de banho aliviem a tripa e regressem mais tranquilos!...

    ResponderEliminar
  28. Braga -Porto jornada 1

    Jogo dificil mas para começarmos a ganhar

    ResponderEliminar
  29. Meireles,

    pessoalmente não acredito numa única palavra desse jornal espanhol.

    Tranquilo deste lado.

    :)

    [[]]

    ResponderEliminar
  30. O Nivaldo, bem ou mal, pelos vistos já é uma carta fora do baralho, pois já está a caminho de França.

    Agora as noticias viram-se para o Luisão dos sub-20. Nunca o vi jogar, não sei se é bom ou mau, mas tenho pena que cada vez mais tenhamos menos portugueses no plantel. Eu fazia um esforço financeiro e ia buscar o Manuel da Costa. No futuro, era uma mais valia garantida.

    ResponderEliminar
  31. Goncalof,

    pelo que o vi fazer nos Sub-20 é um excelente reforço. Desconfio que o Cruzeiro peça muito dinheiro.

    Continuo a preferir que o FCP investisse no Rodriguez do Braga.

    Entregar o passe de dois jogadores e ainda pagar qualquer coisa para abater nos 4.5 milhões que os bracarenses pedem pelo central faria aqui do Teixeira um portista feliz. :)



    [[]]

    ResponderEliminar
  32. Isso era uma boa ideia, usar os excedentários para abater o valor da compra. O problema é que o presidente do braga parece-me um gajo virado para o negócio, não sei se não preferirá antes fazer entrar dinheiro vivo no clube, sabendo de antemão que há vários clubes interessados no jogador (segundos os jornais).

    ResponderEliminar
  33. goncalof,

    exactamente. O problema é esse mesmo. Mas penso que um Leandro Bonfim+Mareque seria um bom negócio para o Braga/Porto desde que estes baixassem os problemáticos ordenados.

    Mas enfim, isto é a minha vontade...sabemos que é dificil.


    [[]]

    ResponderEliminar
  34. se vier Luizao do Cruzeiro fico satisfeito.

    Manuel da Costa seria a minha preferência mas se o preço é o que saiu no DN,nem vale a pena..

    Já senti um alívio ao saber que o Nivaldo ia para França...

    ResponderEliminar
  35. Sobre o Leandro Lima e dizerem que ele é titular no lugar do Renato Augusto e do Carlos Eduardo,é so lerem a imprensa brasileira e os adeptos a malharem forte e feio no leandro lima a dizerem que ele nao tinha capacidade para ser titular dessa seleção e que ha jogadors bem emlhores que ele no banco e que ja mostraram mais que ele...
    O Leandro Lima é suplente do cruzeiro da 2ª divisao,o carlos eduardo o melhor jogador do gremio e o renato augusto o melhor jogador do Flamengo já para nao falar do Pato melhor jogador do Inter...
    Isto sim seríam verdadeiros reforços para quem acaba de receber 70 milhoes de euros e prefere gasta-los em comissões para os administradores...

    ResponderEliminar
  36. "logo para começar a informação divulgada à CMVM é falsa."

    Isto não acontece. Não liguem às teses conspirativas... já é o Robben, o Quaresma... o Pepe foi vendido por 30 milhões, por muito estranho que alguns espanhóis achem isso.

    "O ano económico terminou em 30 de Junho, mas quem nos diz que não fazem como com RCarvalho e esta vende do Pepe é inserida magicamente nesse ano para haver lucro e consequentemente prémios para os administradores? Se já aconteceu, temos sempre o direito de duvidar."

    Sim, como sabes já tinha alertado para isso (embora, sinceramente, eu ache que o prémio de gestão no final de 2003/2004 fosse merecido - a forma manhosa que encontraram para o atribuir é que me desagradou.) Mas, concedendo-se ou não o benefício da dúvida, há limites para a especulação.

    "Isto sim seríam verdadeiros reforços para quem acaba de receber 70 milhoes de euros e prefere gasta-los em comissões para os administradores..."

    Por exemplo, isto - que prova que os adeptos do futebol são iguais em todo o lado, os do Real andam a acusar os dirigentes do mesmo. É preciso perceber que a aquisição e manutenção da equipa só foi possível à custa do degradação dos capitais próprios e aumento do passivo. Agora têm de ser repostos. E convinha que se percebesse de uma vez por todas a real dimensão do clube em termos financeiros.

    ResponderEliminar
  37. Se viero Luizão é o 4º sub-20 brasileiro, a saber Leandro Lima, Edgar e Fernando e o eventual Luizão. Só este tem nome no Brasil mas são todos dos sub-20. Também não tudo louco pelo Antunes? Só no ano passado chegou ao Paços. Jogava no Freamunde e isso não lhe tira valor. Os olheiros dos grandes e os selecionadores nacionais é que andam sempre distraídos! Só agora vêm valor no jogador? É preciso aparecer na TV para serem descobertos? Pq é que o FCP deixou escapar o Coentrão? Falam muito na formação mas o que lá passa não é assim tão bom...

    O presidente do Braga gosta é de negócios lá para o Allgarve e de preferência com o presidente do benfas. Se houver muitos interessados no Rodriguez ele vai leiloar. E já vimos como ele gosta de usar o nome do FCP para mandar Diegos do penafiel para o Atlético de Madrid.

    Manuel da Costa, já. Tinhamos Ibson, Postiga, Renteria, Mareque, Tarik para mandar para lá...

    ResponderEliminar
  38. Reparem a venda do RCarvalho foi declarada à MVM pelo valor correcto, passados dois anos é declarado outro valor pela venda do Pepe...Se houver negócios ou encontros de contas entre os outros clubes problema deles, o Porto tem que responder perante as autoridades fiscais pelos dois valores declarados e não é mais ninguém que tem essa responsabilidade.A mim cheira-me a que há muitos passeantes frustrados com os valores obtidos pelo OPORTO repito e desabafam os seus doridos cotovelos pegando em tudo o que é argumento para desvalorizar os feitos desta Administração...Se vende, devia não ter vendido. Se compra por dez devia ter comprado por cinco. Se adquire por empréstimo devia ter sido conseguido o contrato definitivo. Se se contrata definitivamente, valha-me Deus que estes gajos estão loucos...Se obtêm só 90% do passe, ai Jesus que lá vão os 10% quando se realizarem mais valias...É caso para perguntar em que é que ficamos? Se vendem o Plantel fica enfraquecido, se mantêm os jogadores lá vem a teoria de que o plantel é largo e é preciso despachar jogadores...E se estes senhores que flutuam assim são Portistas autênticos, poderemos afirmar com propriedade que com amigos como estes, quem precisa de verdadeiros inimigos!

    ResponderEliminar
  39. Excelente artigo este. Assim é que se fala.

    O sorteio já foi. Vamos ser campeões.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  40. Meireles,

    eu que como sabes sou um opositor desta SAD até já me inibo de comentar certas coisas tal é o fel que aqui é expelido por alguns portistas.

    Eu que ando há muito tempo no lado dos criticos (e não mudei de opinião) fico com a ligeira opinião que andam para aqui infiltrados.

    Falar mal do Leandro Lima depois do que todos já o vimos fazer, um jogador que custou apenas 1.5 milhões de euros, é internacional sub-20 titular à frente de jogadores avaliados em mais de 10 milhões e ainda se vêem "portistas" a desconfiar do valor do miúdo das duas uma ou não percebem nada de futebol ou então andam para aqui armados em azeiteiros.

    E para eu estar aqui a defender "certas e determinadas coisas" - como diz o outro - é porque há critícas que eu não "papo".




    Abraço a quem vem por bem
    [[]]

    ResponderEliminar
  41. A mim até me custa aceitar alguns comentários como sendo oriundos de portistas. Teixeira podes crer, que em princípio eu até me calaria e deixaria rolar, porque alguns desabafos parecem mesmo saídos de criancinhas mimadas em idade pré escolar que não têm nenhuma noção do que é a realidade, mas a insistência com que são feitos parecem-me ter um objectivo único, agitar as águas para as manter turvas com a lama que é constantemente revolvida...Se esses comentadores são jovens até aceito alguma incoerência mas por vezes ponho em dúvida a sua verdadeira intenção.Não os conheço por isso só me devo manifestar assim, comentando genéricamente sem mencionar nomes para evitar ferir susceptibilidades.Mas já era tempo de alguns perceberem que aqui -como tenho afirmado- somos pouco mais que "bitaiteiros", é como ir ao Café e lançar uns palpites junto dos demais aguardando as reações. Se estivermos atentos, mesmo no Café as pessoas revelam-se e facilmente percebemos as suas tendências depois é só escolher entre falar ou mantermo-nos calados para evitar confrontos. Normalmente eu reajo e com argumentos válidos tento quebrar os argumentos dos outros e a verdade é que na maior parte dos casos eles acabam por ficar a olhar para mim sem reacção válida e a conversa fica murcha.Depois um a um vão-se despedindo e lá vão às suas vidas e eu acabo por fazer o mesmo vou para outro lado convicto que aquele sítio já não dá peixe nenhum...Mas aqui é constantemente o mesmo tipo de comentários e começam a saturar mesmo atendendo ao que diz o Zirtaev -valorizando as diferenças de opinião- há coisas que só são pretensamente utilizáveis por quem não gosta de nós e isso é que me dói mais escutar de muitos que por aqui passam. Alguns nomes são suficientemente conhecidos outros remetem para memórias de pessoas que eu conheço bem e de quem já ouvi os mesmos argumentos e sei o que lhes dói muito nós PORTO, estarmos na posição em que estamos. Muitos considero-os amigos mas no que toca ao Futebol já falamos o suficiente para aquilatarmos das nossas tendências e nada mais sai da nossa boca referente a essa matéria enquanto estamos juntos: preferimos falar de agricultura ou de meteorologia e tudo rola bem!Para quê acicatar ânimos que sabemos serem incompatíveis?Aqui era suposto estarmos mais ou menos sintonizados mas não vejo isso e é doloroso constatá-lo.Quando ia e estava regularmente no Estádio era constante a presença de muitos indivíduos que não faziam outra coisa do que mal dizer de tudo e de todos, isto mesmo em anos muito recuados - a Carolina ainda não tinha nascido - mas o seu posicionamento era esse e só havia que lhes dar um "desconto" e esperar que os ventos levassem para longe aqueles ecos enrouquecidos...Já basta que digam mal de nós aqueles que são nossos adversários agora escutar os mesmos argumentos nos que supostamente estão do nosso lado da barricada é bem mais difícil de aguentar deves aceitar!

    ResponderEliminar