17 agosto 2007

Perturbador, no mínimo, mas apita muito mais...

O melhor será ir por partes para entender esta nova versão de um tema da moda: o famigerado apito. Atentar nos pormenores indicados no tal dossier anónimo (talvez) da PJ para a própria PJ, via PGR. E acompanhar, por raciocínio e associação de factos, a montagem ou desmontagem de certas cenas e personagens, mesmo sem produtor tirado do anonimato e sem um realizador de ocasião.

É algo que foi classificado como uma “bomba” – se puder ser comprovado minimamente. Pelo menos é perturbador, para dizer o mínimo, mas decerto apita muito mais este dossier do que a pobre ficção que teimam em passar a película a lembrar o livro “Eu, Carolina”: que foi encomendado, de impressão paga e, hoje sabemo-lo, adulterado (embora idóneo para uma certa ideia de justiça, que teimo em escrever com letra pequena, pequenina) e distribuído como bodo aos pobres de espírito – quem não se lembra de o ícone “Barbas” andar, ufano, com uma dúzia de exemplares na mão no dia do lançamento?

EMBANDEIRAR EM ARCO?

Ir por partes significa abordar cada “lance” do dossier.

Tem consistência? Só se juntarem os documentos, imagens e sons prometidos.

É verosímil? Perfeitamente, atendendo ao conhecimento de “razão de ciência”, diria a Mizé Tung, que todos tivemos ao longo dos anos de um poder encarnado na Liga que culminou com o infame campeonato de 2004-05.

O que traz a mais do que o adulterado livro? Muitos nomes, muitos locais, muitas histórias, muitos dados concretos, do conhecimento de todos mas que, lá está, falta provar a sério, como gostaríamos que fosse provado a sério que a investigação feita no Apito Dourado foi séria e não intoxicação com chancela do Estado.

Não devemos embandeirar em arco com a tal “bomba” em potência que alguém diz ter na mão. Não embandeirar no sentido em que outros embandeiraram com o Apito Dourado e dão como provadas coisas que nem sequer eram como foram descritas: desde logo o salário de Pinto da Costa admitido em tribunal, às confissões recentes de Ana Salgado na PJ, da entrevista à própria Leonor Pinhão que adulterou o livro, do pai da Carolina que admitiu antes terem sido retocados alguns pormenores da estorieta.

Importa pensar no que nos trazem a saber. Não ser meros receptadores de informações mais ou menos compiladas, algumas soltas, outras avulso. Não ser como, infelizmente, os veículos da Informação foram no Apito Dourado de tantas promessas e outros tantos enganos, mentiras e intoxicações diversas. Pensar, pesar a informação, não a tendo como certa, mas descodificando-a, um bom exercício que, pelo visto, a Imprensa destrutiva não está capaz de fazer, como não fez a desmontar o triste Apito Dourado.

Importa, até, ouvir a “resposta” de Luís Filipe Vieira a Pinto da Costa, também na SIC, talvez hoje ou num dia em que o gangster dos estúdios ache melhor uma entrada em cena inopinada ou ameaça um jornalista engolir o que escreveu – tudo em bons modos, aplaudidos pelo pessoal das barracas, silenciado pelos amordaçados do regime apesar da apregoada liberdade que acreditam ter na capital do decadente império.

GUERRA PESSOAL?

Mas não vejo que isto seja uma questão pessoal entre presidentes. Aliás, só é visto assim pelos mais desatentos e desonestos, aqueles que sem apontarem o culpado de quem atirou a primeira pedra (LFV), lamentam que um esteja bem para o outro e ponham ambos ao mesmo nível como se fosse PdC a iniciar uma “guerra”. Há quem ache uma antevisão do campeonato, LFV até lembrou que aí joga-se só à 12ª jornada. Mas são os mesmos timoratos que apontam o dedo aos dois presidentes como quando LFV insultou tudo e todos por mais de uma vez, sem alguém do FC Porto abrir a boca, e tudo começou (mesmo o “processo” Apito Dourado tal como o sabemos hoje, aquele “por fora”) no tal Benfica-Porto de 2004-2005 que McCarthy decidiu na Luz, passando também o presidente portista por instigador da violência verbal… sem ter dito uma palavra.

Como a Imprensa subserviente só será acicatada pelo avanço da blogosfera descomprometida, como se viu no caso recente do falso canudo de Sócrates, iremos avaliar se Vieira estará à altura do desafio em que os promotores do novo dossier, seja conde Redondo ou quadrado, garantem ir tramar o mafioso do Sul que se acobertou na Luz como outros delinquentes antes dele…

Algo se ficou a saber mesmo e mais uma vez Pinto da Costa foi certeiro e apanhou o mentiroso em flagrante (pois desmentiu-o na resposta e, afinal, é mesmo verdade): Luís Filipe Vieira foi condenado a 20 meses de prisão em 1993 e foi o único dos criminosos julgados em Lisboa que não se mostrou arrependido. O gangster, entretanto, passou impune a tudo e mais alguma coisa até querer fazer dele a Justiça que deve ser só de homens de bem.

Luís Filipe Vieira está em xeque, algo que a conivência de muita gente nos obscuros corredores do poder em Lisboa ilibou. A ele e a outros, a Norte e a Sul, para conveniência destes, descritos mas não nomeados no Apito Encarnado. Atentaremos no Benfica, no Alverca, nalguns nomes, nalguns jogos.

DO PRIMEIRO SINAL…

Não se espere, desde já, alguma coisa de relevante das intenções da pobre PGR em averiguar a origem deste novo documento. Já foi, ainda hoje, desvalorizado por gente responsável em jornais (A Bola, por exemplo). Para a limpeza que tantos reclamavam, importa que os autores deste dossier – e recordo o testemunho anónimo que ATT em O Jogo apontava há uns mesitos de alguém da PJ envergonhado com a maquinação do processo em curso – depois não se calem se as suas ameaças não passarem disso para alcançarem resultados no apito em curso.

É que, neste como no outro caso, fica pior a emenda que o soneto.

42 comentários:

  1. Já li o "tuluis" de ponta a ponta e aquilo é + que uma bomba, a profusão de pormenores, de nomes, de situações, a precisão e a segurança com que tudo está revelado - e o que é revelado, este "orelhas capone" é um autêntico D. Corleone - é tal que muitos dos que andavam eufóricos e armados em justiceiros devem estar agora um pouco menos firmes e a achar que subestimaram um bocado o PC. É que fica evidente que muitas das revelações, pelos pormenores descritos e pela minúcia e precisão com que são apresentados, têm como base, escutas e até gravações áudio e vídeo, de pessoas como carolina salgado, o respectivo pai, leonor pinhão, etc. e também é evidente que outras revelações foram obtidas através de testemunhos de pessoas que estarão dispostas a voltar a falar perante os tribunais. Da globalidade do lido, a sensação essencial que fica, é a de que este país está completamente minado pela corrupção e pelo suborno e que qualquer escroque com muito dinheiro e relações pode manipular finanças, PJ, ministério público, organismos estatais e governamentais, clubes desportivos, jornalistas e aparecer como pessoa impoluta e honesta e até utilizando todas estas pessoas e instituições através do suborno e outras relações criar uma farsa judiciáriomediática para destruir um clube e uma pessoa que odeia. Verdadeiramente sinistro!

    ResponderEliminar
  2. Certamente que na próxima semana iremos ver a entrevista do LFV com uma jornalista que lhe vai dar todas as facilidades para ele brilhar com a s suas frases bombásticas e não lhe vai confrontar com o pó branco nos pneus e com a prisão.

    Aliás bastava ver alegria que o palhaço do jornalista da SIC que estava a lhe entrevistar na 4ª feira, o homem parecia estar a ter um orgasmo.

    Quanto à reportagem de ontem, valeu a pena rever o velhinho Estádio das Antas ( que saudades ) e para rever os momentos de glória do FCPorto, o resto é lixo.

    E já agora, quando dizem que a Carolina foi a 1ª dama do FCPorto, o próprio Pinto da Costa já explicou isso, ele disse que foi levado pelo entusiasmo e quantos de nós não fomos levados a fazer coisas que não queríamos por amor ?

    ResponderEliminar
  3. Veremos o que dá o inquérito, mas não auguro nada de bom. Li o documento na net mas não me parece trazer nada de novo. Apenas aquilo que todos sabemos, que o Apito Dourado foi orientado de acordo com as conveniências. Nisso estamos todos de acordo.

    Quanto ao programa de ontem da RTP sobre o nosso Presidente, e à parte o Octávio que mostrou o ressentimento habitual e de quem apenas recordo a passagem como jogador (já que como treinador foi uma "nódoa") e do tal marinho, achei que todos os outros depoímentos foram perfeitamente normais. O José Guilerme contou as histórias europeias, o Oscar falou de Pinto da Costa e teceu-lhe criticas de amigo quando disse que ele não tinha jeito para o negócio excepto para o futebol e que por isso lhe pagara para ele não ir à sua empresa. O Jorge Costa pouco disse. Quanto a Rui Moreira, disse afinal o que tem dito. Relativamente a Carolina, acho que fe muito bem. De facto, a vida pessoal é do Presidente, mas quando ele a trouxe para o nosso seio como primeira-dama, fez um mau julgamento e não pode agora anadar a chamar-lhe todos os nomes sem dizer, pelo menos, que se enganou e com isso tramou-nos também porque só por isso é que o livro da "gaja" teve as consquencias que teve. Aliás, ao contrário de MST, que pediu a demissão de Pinto da Costa e de Lobo Xavier, que no fundo disse o mesmo, Rui Moreira teve sempre a mesma atitude e que me parece, "a frio", totalmente justificada. Já quanto aos que na SAD rodeiam Pinto da Costa, a que Rui Moreira chama de cortesãos, parece-me que o noso comentador mostra aí algum ressentimento, certamente pelas coisas que lhe fizeram. A verdade é que nós também o fazemos quando os resultados são maus porque nessas alturas poupamos sempre o nosso presidente a críticas e preferimos dscarregar em cima do Caldeira e dos outros, não é verdade ò Meireles?

    Não gostei do "macaco" porque não gosto dele e aflije-me que o nosso presidente fosse sua visita de casa como todos sabemos. essas companhias são do pior que há. O que é que o nosso presidente andava a fazer com a carolina em casa dessa gente?

    Na globalidade, o programa faz parte de uma série, e por isso deve ter sido preparado há algum tempo atrás, não me quer parecer que tenha surgido agora porque estourou o "apito encarnado". Em rigor, pareceu-me muito severo nalgumas matérias, mas ao mesmo tempo fez juz a muitas das nossas glórias. Eu, por acaso, acho que o nosso presidente acaba por ficar relativamente bem retratado. Os inimigos como o Octávio e o Marinho odeiam-no. Os outros, o Oscar e o Rui Moreira perdoam-lhe tudo, dizem que ele quer ganhar a qualquer custo, só detectam pecados nos outros (na Carolina e nos da SAD). Não seremos todos assim? O Óscar talvez não tivesse que falar do Portas, mas a gente sabe que o fez por bem.

    ResponderEliminar
  4. Estou de acordo, Paredes. Não gostei nada da parte da entrevista do nosso presidente à SIC em que ele falou de Carolina, e do pai e da irmã, e do reformatório. Como disse o Rui Moreira logo nessa altura do livro, o nosso Presidente que eu adoro e que é uma das pessoas que mais admiro no mundo, deveria ter dito:

    Portistas, eu enganei-me, trouxe para o vosso seio alguém que não prestava. Agora não acreditem no que ela diz, acreditem como sempre acreditaram em mim e desculpem-me porque o amor cegou-me.

    A gente aplaudia e achava muito bem e não queríamos mais saber dessa desgraaçda, e o livro vendia metade. Agora a guerrilha entre os dois, o livro da Felicia, as permanentes revelações mútuas baixam o nosso Presidente ao nivel dessa gaja. O FCP não pode ser uma telenovela. E isso acontece se calhar porque alguns desses que o rui moreira acusa de andarem a dizer uma coisa pela frente o outra por trás como o Dr Poncio Monteiro que eu conheço pessoalmente e a mulher não terem a coragem de dizer ao noss Presidente o que diziam por ´trás da relação dele com a Carolina. O beija mão impede que alguém diga ao nosso presidente, e desculpem-me ser franca:
    "O senhor foi às putas? Então guarde a experiencia para si e não nos venha contar isso que não tem importancia nenhuma. Não é por isso que deixamos de acreditar em si mas não nos conte episóios nem se deixe agora ficar na mó de baixo". Desculpem se esta minha visão de mulher perturba este blogue masculino.

    ResponderEliminar
  5. Luisacmp, és acima de tudo muito bem vinda a este blog que até tem uma convidada feminina, a Catarina que está de férias, por isso a tua visão nem perturba o blogue, porque é uma visão interessante, nem o blogue é exclusivamente masculino, mas sim de portistas para portistas.

    um abraço, e quando achares por bem intervir já sabes estás à vontade.

    ResponderEliminar
  6. Amigo Paredes eu antes do programa ir para o ar, disse aqui que o que tinha escutado do Rui Moreira era simplesmente uma confirmação do que já antes ouvira da boca dele.Já me passara a questão do corpo cortesão, que eu até esqueci como mais um pormenor sem grande importância...O que eu contesto, agora que o Programa passou, é o assentimento do Dtr. Rui Moreira em colaborar para esta palhaçada e contesto, exactamente porque o considero uma pessoa que vê um pouco mais longe que muitos outros, como o Construtor Óscar, que é um exemplo acabado de como pode uma figura "boçal" -parece um Soba- chegar longe na vida! Dir-me-ão que também lá esteve Guilherme Aguiar, é verdade, também lá esteve, mas o que ele afirmou serviu como contraponto para o espírito da conjura, o que manifestamente não sucedeu com as declarações de Rui Moreira! E ele sabia-o, se teve acesso ao Programa por inteiro sabia a dimensão do que estava em causa e não se resguardou, pelo menos aqui mesmo neste espaço, fez questão de afirmar que não senhor, não disse mal! Disse mal, pela simples razão de que ajudou a amontoar elementos que tinham um objectivo apenas e era tão simples resistir a isso, bastava dizer que não, não colaborava! É aquilo a que muitas pessoas não conseguem resistir, a necessidade de Protagonismo! O Macaco é uma pessoa simples, que vive numa zona da cidade que obriga todos os miúdos -e não só- que ali coabitam a saber lutar e de que maneira para poderem sobreviver. Não admira que trate muitos assuntos da forma que sempre aprendeu, mesmo assim revela algum amadurecimento, coisa que outros Santo Deus!...Creio que a atitude de Pinto da Costa -mais uma vez o afirmo- revela uma certa ingenuidade, até impensável para quem é acusado de tanta cretinice...Gostou daquela rapariga é normal acontecer -só não acontece com quem é duro de coração- não separou o sentimento do resto é verdade foi ingénuo, até o "simples" facto de a levar a Roma o comprova, agora os outros transformam-na em heroína e antes chamavam-lhe tudo o que lhes passava pela cabeça, mas não creio que a levem um destes dias ao Arcebispo de Lisboa para ser abençoada!... Com o "macaco" -que me desculpe não sei o nome- será diferente, terá sido um convívio de reconhecimento pela incondicional defesa que este sempre lhe fez!

    ResponderEliminar
  7. «Renovação
    JORGE MAIA

    Apenas três anos depois de ter oferecido à Selecção Nacional a estrutura na qual, embora relutantemente, Luiz Felipe Scolari fez assentar a a equipa vice-campeã europeia, o FC Porto volta a fornecer a coluna dorsal da equipa das quinas. Depois de Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Costinha, Deco e Maniche, o FC Porto renovou-se a si próprio e é agora o maior contribuinte para a renovação da própria Selecção com Bruno Alves, Bosingwa, Raul Meireles e Quaresma. Dos jogadores que participaram na conquista da Liga dos Campeões pelos portistas e na caminhada de Portugal até à final do Estádio da Luz com a Grécia, resta apenas Hélder Postiga como elo comum. Os outros foram vendidos, ou como prefere sublinhar uma parte da crítica, foram desbaratados, enquanto o FC Porto procedia, diziam, ao atabalhoado desmantelamento da equipa campeã europeia construída por José Mourinho. Aliás, não faltou quem visse nesse "desmantelamento" uma espécie de condenação do FC Porto ao degredo dos lugares secundários do campeonato por tempo indeterminado. Curiosamente, o que aconteceu foi precisamente o contrário. Depois de um ano de transição, em que apesar disso lutou pelo título até à última jornada, o FC Porto surgiu renovado e reforçado, pronto para reassumir o domínio do futebol português com a conquista dos dois últimos títulos de campeão nacional com uma equipa nova em folha. E é assim que, apenas três anos depois de Gelsenkirchen, apenas dois após ter "desmantelado" a equipa campeã europeia, o FC Porto volta a ser o maior vendedor do futebol europeu e a base da Selecção Nacional de onde, por sinal, depois de deixarem o FC Porto, Costinha, Maniche e Nuno Valente deixaram também de ser opções.»

    Tirado do JOGO de hoje.

    Por mim dava esse título de barato aos nosso adversários...Espero é que não regressem magoados como já vai sendo habitual...O Porto que os aconselhe -como fazem os outros- a tirarem o pé! O Luisão, sempre pode ir buscar os antigos jogadores que "tanto" o ajudaram...

    ResponderEliminar
  8. Bom dia,

    Em Junho de este ano, coincidindo com os 25 anos de presidencia de JNPC, fui contactado pela RTP1 que me disse estava a fazer um programa bigráfico sobre o nosso Presidente. A jornalista em questão, que é uma pessoa séria e competente, disse-me que fizera vários ontactos, que encontrara muitas dificuldades, que estava à espera noemeadamente de uma resposta final do vice presidente, o Dr. Póvoas. Disse-me que o Jorge e o José Guilherme iriam depor. Esteve no meu escritório onde recolheu um depoimento de 1 hora, mais coisa menos coisa. A selecção do que eu disse foi um critério jornalístico, que é do programa. Gostaria, claro, que tivesse escolhido passar os elogios que também fiz ao nosso Presidente.Esses não foram escolhidos, mas o programa retratou os sucessos no FC Porto sob a presidência de Pinto da Costa em imagens, que gostei de ver e que estavam muito bem montadas por sinal. Não tive pois, caro Meireles, acesso ao "programa por inteiro". Nem seria normal que tivesse. Como não teve o José Guilherme, que tem mais experiencia destas coisas do que eu. Entendemos, isso sim, depor sobre os ultimos 25 anos do FC Porto, sob a presidência de JNPC e não fizemos pois parte de nenhuma "maquinação", goste-se ou não do que cada um de nós disse.

    Já agora, e se entendo não repisar sobre o assunto e aceito, logicamente, todas as críticas bem intencionadas, já não me parece justo que se critique o Oscar e o Madureira pelas suas declarações. O primeiro é grande amigo do nosso clube e de Pinto da Costa, contou coisas que sabia, foi infeliz se calhar "dourando" alguns episódios mas sem querer comprometer ninguém.O mesmo com o Madureira, que foi cuidadoso até e se limitou a dar conta das boas relações que teve, a nivel pessoal, com o Presidente, da ruptura por causa do incidente no Olival. Pareceram-me, estes dois, depoimentos perfeitamente normais, porque não pode ser tabu falar do nosso clube.

    ResponderEliminar
  9. Senhor Rui Moreira,
    acho fantástico que venha dar a cara apesar de não estar de acordo com algumas das coisas que defende. por exemplo, não gosto nada do jorginho e parece-me que o senhor tem defendico o jesualdo mais do que ele merece. Também é verdade que se criticasse lá estavam a dizer que criava perturbaçao na equipa, mas pessoalmente acho que aquele treinador não nos serve e que o seu portismo tardio só deve fazer aumentar a nossa desconfiança. Que Diabo o homem tem 60 anos é tarde para mudar de religião e a gente prefere que ele seja benfiquista e competente a portista e incompetente não é?

    Agora sobre o que escreveu e eu de facto gostei do que disse sobre a questão carolina no programa e sei que tem razao sobre a duplicidade da corte que rodeia o senhor pinto da costa, gostava que me dissesse porque defende o senhor Oscar. A meu ver, para além da crítica impicita ao nosso presidente quando falou de negócios, o comentário dele sobre o Paulo Portas ter ido depor sob escolta "a pedido" deo Pinto da Costa parece-me estupidez a mais. Seja ou não seja verdade e eu ainda quero duvidar há coisas que não se dizem na televisão e qualquer pessoa percebe não acha? já quanto ao meu amigo madureira continua iualzinho a si proprio, farto de ganhar dinheiro, parte desses tais cortesãos, não é?

    Finalmente uma pergunta, e se calhar não sabe responder:
    diz e eu não duvido que vocês (e outros qu recusaram) foram contactados para um programa biografico. porque é que as pessoas que hoje estão mais proximas de pinto da costa não
    falaram? não foram convidadas? ou refugiaram-se no segredo?

    lembro-me de ler no sol (aqueles dois numeros dedicados ao nosso presidente) coisas ditas pelo nosso actual vice-presidente nomeadamente sobre a relação com carolina, que me pareceram muito mais críticas relativamente ao presidente do que tudo aquilo que o senhor rui moreira disse. ora o doutor póvoas é grande amigo de pinto da costa e até se gabou de o ter tido escondido com a maria eliza na quinta dele uma coisa que também nunca devia ter vindo para os jornais. E agora, porque não falou? Sabe-me responder? Ou também faz parte desse grupo de cortesãos e submeteu-se à lei do silencio? é que se essa lei do silêncio é uma Omerta, devemos estar todos muito mas muito preocupados.

    ResponderEliminar
  10. esqueci-me de agradecer ao MEMPHIS CHILD. Um beijinho e obrigada pelas boas vindas.

    ResponderEliminar
  11. Do programa da RTP:
    Gostei de ver esse golo do Ademir e os golos do Prater(Viena)com comentários em directo de M.Prates e R.Cristovão, 2 jornalistas q n são do FCP mas q vibraram nesse dia. Tudo o resto uma vergonha, mais uma.

    ResponderEliminar
  12. Olá a todos.

    Regressado de umas retemperantes férias, de que bem necessitava, constato que a minha ausência no blog foi pouco notada, o que é óptimo, e é tudo obra do Menphis que esteve excelente no comando deste pequeno barco. De longe a longe fui acompanhando o blog e todos assuntos que por aqui passaram, mas coibi-me de comentar, por falta de tempo e algumas vezes por preguiça, confesso, já que férias são férias e quis realmente tentar isolar-me de tudo.

    Do que se foi passando nestas duas semanas, destaco alguns assuntos:

    -A entrevista de PdC.
    Não pude ver, mas pelo que fui lendo não teve nada de novo, para além do tão desejado "regresso" do nosso presidente à defesa do clube e de si próprio. Pelo que li, acho que falou demais da ex-companheira, dando-lhe demasiada importância, mas acredito que seja estratégia sua e do seu advogado para tentar descredibilizá-la, isto pensando numa possível acusação.

    -A derrota na supertaça.
    Uns dias depois da derrota, escrevi ao Menphis dizendo-lhe que ainda bem que não tive de ser eu a escrever a crónica do jogo, já que após o jogo estava tão agastado que ia escrever coisas do treinador que depois me poderia arrepender. Continuo a achar que foi uma derrota do treinador, do seu conservadorismo e que ele teve medo. Mas antes agora que mais tarde e amanhã espero uma resposta cabal da sua parte mostrando audácia no querer vencer e não no esperar simplesmente que a vitória apareça.

    - O Dossier Apito Encarnado.
    Li ontem de ponta a ponta o dossier e este mostra que o que não falta ao LFV são telhados de vidro, aliás toda a sua casa parece feita de vidro e para quem tanto atira pedras ao vizinho... O problema é que parece que ele tem bons “reforços” nas várias “zonas do campo de combate” e parece ter esse controlo, até sobre quem poderia pôr a andar este processo e temo assim que tudo isto, para ele, não passe de ruído apenas e que assim nada seja feito. Resta esperar que quem escreveu o dossier tenha realmente as faladas provas e algum poder para poder abalar esta máfia instalada que faz os maiores bandidos do mundo parecerem meninos à beira dele. Não admira que LFV seja um dos mais ricos do país, em Portugal parece ser assim mesmo que funciona. Por outro lado e como um dossier mandado directamente a algumas entidades importantes, pareceu-me demasiado direccionado, com recados demasiado directos a LFV. Será talvez por pensarem ele não ser muito inteligente e não entender o recado encriptado que este documento tenta passar para ele. De qq das formas, se os altos comandos da PJ e PGR não estiverem verdadeiramente controlados por esse ser, ele já tem lugar reservado numa qq cela do país.

    -Programa sobre PdC na RTP.
    Vi o programa atentamente, pareceu-me que os jornalistas que o fizeram e editaram, sejam ou não sérios, estavam muito influenciados pelo “apito dourado” e focaram quase e só os maus aspectos do presidente. Aliás o título diz tudo, “O bom, o mau e o vilão”, mas quase poderiam ter retirado o bom, já que sobre esse aspecto pouco se viu. De qq forma gostei de recordar alguns momentos da história do FCPorto, de rever algumas imagens, embora algumas delas não me deixem muitas saudades, mas eram outros tempos e nessa altura a luta criada por PdC tinha muita razão de ser, e foi ela que fez o clube crescer. Alguns ressabiados que nem disfarçar sabem como por exemplo o Otávio, só me fazem rir qd dizem o que dizem, da forma como o dizem. Rui Moreira, pelo menos na parte passada, disse o que todos pensamos, nada demais, é evidente que aproveitariam da sua entrevista apenas a parte em que critica alguma coisa do FCPorto, mas até nisso nada demais.

    -Portistas de Bancada no JN
    Soube através do Menphis, que o blog foi citado no Jornal de Notícias, o que é muito bom, e tudo numa entrevista feita a Rui Moreira que podem ver aqui.
    1º Serviu para uma pergunta do entrevistador, novamente sobre a tão famosa votação sobre a presidência do clube.
    2º O próprio Rui Moreira disse que este blog é um dos que mais gosta de visitar no respeitante ao FCPorto.
    Como andei a ver, o Rui Moreira tem participado na caixa de comentários, o que muito me agrada. Tenho assim obrigatoriamente de lhe agradecer as referências ao blog e a sua preferência pelo mesmo, espero apenas que continue a participar pelo menos tão activamente como o tem feito.

    Tendo então actualizado a minha opinião sobre os temas mais importantes destas duas semanas, resta-me agradecer publicamente mais uma vez ao Menphis (que amanhã ainda lançará o jogo com o Braga, passando-me então outra vez o leme) e aos restantes convidados, Zé Luís e Catarina, que o ajudaram.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. O Procurador recebeu mais duas denúncias - desta vez de pessoas que "dão a cara", para usar a expressão mencionada - relacionadas com o apito encarnado.
    As denúncias sob investigação já são 4 - de Ana Salgado, a anónima mencionada no post e estas duas.
    Segundo a informação que ouvi, esta denúncia extravasa o mundo do futebol. Acrescento que, dada a natureza do apito dourado e da equipa de investigação, pode-se adivinhar as ramificações que pode ter.

    ResponderEliminar
  14. A informação é, salvo erro, do RCP (90,00 MHz no Porto).

    ResponderEliminar
  15. Rui Moreira, já agora, pode explicar a razão de ter mudado do Record para A Bola como comentador? Simples opção de cada jornal, ou algum afastamento seu em relação ao primeiro? Que sensação sentiu de "estar" no Record? Impelido a mudar? Delicadamente convidado a não renovar contrato? O que espera, de diferente, em A Bola? Vai ser mais um portista, com o MST, a opinar nesse jornal?
    Estou curioso, deveras...
    E, pois então, não acha que alguns amigos aqui estão a pôr já o carro à frente dos bois neste Apito Encarnado? E não precisa este dossier de ser mais "concreto"?

    Um pouco na minha linha de pensamento, muito oportuno e certeiro o editorial de Manuel Tavares hoje em O Jogo sobre o descredibilizar deste novo apito.

    ResponderEliminar
  16. Nuno, essa informação creio ser do Portugal Diário, ontem, em informações do próprio Pinto Monteiro sobre os tais inquéritos de que ainda não se tinha ouvido falar.
    Realmente, se isto tudo fosse sério, não parariam os inquéritos.
    Mas, entretanto, parariam investigações em tantos campos e cantos deste País onde a democracia foi corrompida, minando os alicerces da Justiça, pelas manobras políticas.
    Curiosamente, o editorial de O Jogo hoje alude a politiquice desde o desvio dado ao Caso Casa Pia.
    Como eu sempre afirmei e continuo convicto disso, desde a chegada do PS ao Governo as coisas levaram uma grande volta.
    Suspeito, suspeito bem, que após dois anos de Apito Dourado a desviar as atenções, a legislatura vai-se terminar com dois anos sobre o Apito Encarnado. E o PS será, infelizmente, reeleito, ao menos que não seja por maioria absoluta. A provar o interesse em criar fait-divers e atirar para canto as críticas incómodas, mais uma revelação de como em nome do Governo se mudou a página de Sócrates na Wikipédia. O terrorismo de Estado, autenticamente, digno do estalinismo e maoismo como comprovou a Mizé Tung na vergonhosa maquinação que construiu.

    ResponderEliminar
  17. Pelas ligações entre diversos "mundos" que se poderia destrinçar pelo apito encarnado, pelas pessoas que envolve ou poderia envolver, e pelo domínio absolutamente asfixiante de uma certa "clique" de Lisboa sobre todo o país, estou convencido de que o apito encarnado não verá a luz do dia. Repare, Zé Luís, que até poderia por a nú uma eventual ligação entre o apito dourado e o esquecimento da Casa Pia (como menciona). Agora, imagine até onde isso poderia ir...

    ResponderEliminar
  18. Receio bem que se estão a gerar tensões entre Norte e Sul, associadas aos apitos dourado e encarnado, e potenciados pela enorme diferença de rendimentos entre o Norte e Lisboa e Vale do Tejo - a que não será alheia a enorme centralização que o PS sempre promoveu, patente de '95 para cá -, que ainda vão dar mau resultado.

    ResponderEliminar
  19. Pinto da Costa é tão bom ou tão mau que teve direito a "documentário" na RTP-1, em horário nobre e com comentários "sociológicos" de Pacheco Pereira e humorísticos de Octávio Machado, entre outros. Só prova que o homem tem, no mínimo, interesse. Mais do que qualquer um - ou uma, a das "meninas" - daqueles que por lá passaram.
    João Gonçalves, em Portugal dos Pequeninos.

    ResponderEliminar
  20. Já agora, do passado dia 9 e ainda do Portugal dos Pequeninos, sob o título "O Anti-Idónea", João Gonçalves.
    Pinto da Costa transformou um clube relativamente secundarizado numa instituição nacional. Outros reduziram clubes que eram instituições a meras tertúlias de intriguistas. Digo isto com o à vontade de quem não gosta de futebol nem tem clube. É idóneo? É seguramente mais do que uma pessoa despeitada. Usar o ressentimento e um desastre da vida pessoal como canais privilegiados de uma investigação, é, no mínimo, desagradável. Até ao trânsito em julgado de alguma eventual sentença condenatória, Pinto da Costa é apenas um cidadão que trata bem da sua casa. Não quero com isto dizer que aprecie o género. O que definitivamente não aprecio - nem em relação a ele, nem em relação a ninguém - é que se enxovalhe, com método e persistência, quem quer que seja em nome da "moral" e dos "bons costumes" abstractos e estatísticos. Pinto da Costa é apenas um português que é competente naquilo que faz.

    ResponderEliminar
  21. Dr Rui Moreira:

    Com muita pena vi-o envolvido naquele programa que ontem passou no canal público televisivo claramente destinado a "assassinar" pela enésima vez a imagem do Presidente do nosso clube junto da opinião pública, mas mais grave do que isso, claramente destinado a ofender esta centenária instituição e todos os seus adeptos.

    O Sr Dr Rui Moreira devia sentir nojo em ter participado num programa que nos insulta a todos como uma associação de malfeitores e que de forma directa quis passar a mensagem que só ganhámos o que ganhámos graças a Guímaros, quinhentinhos, calheiros, manobras de bastidores, etc, etc!!!

    Diz o Dr Rui Moreira que não sabia qual o resultado e o destino final e que lhe cortaram os elogios que refere ter proferido ao presidente do nosso FCP!!! A ser isto verdade, e eu quero acreditar que assim seja, o Sr Dr Rui Moreira só tem um caminho, é desde já publicamente, NA RTPN, onde tem/teve/irá ter um espaço telivisivo desde já assumir-se insultado e manipulado por programa tão ignóbil desde logo abdicando e demitindo-se de qualquer colaboração com a RTP.

    Sr Dr Rui Moreira, pouco me importa que tenham passado imagens do FCP a ganhar títulos quando o pano de fundo é precisamente passar a mensagem que a comunicação social anti-portista desde sempre quer passar: Que tal só foi possível com manobras, afrontamentos políticos, jogadas, empurrões a árbitros, peitaças, sabotamento de balneários, ou seja, passando por cima de princípios e á custa de valores.

    Aquele programa foi o maior insulto telivisivo ao nosso clube perpetrado no pós-25 de Abril!!! Não foi por acaso que nele tiveram espaço, como verdadeiros narradores espirituais, as pessoas que mais vomitam ódio ao FCP e ao Presidente do nosso clube, Gaspar ramos, Marinho neves, Octávio Machado. Tenha nojo desta gente Dr moreira!!!!

    Finalizando, há uma coisa que o SR não pode desmentir que disse e não foi manipulado é que considera o estilo de gestão do nosso Presidente ultrapassado e de guerrilha permanente!!! Como se tem visto pelo desenvolvimento do processo Apito Dourado, graças a Deus não temos um líder manso e que pretende andar de mão dada e aos beijos em quem nos quer espetar uma faca pelas costas. Pressinto que seria esse estilo de gestão à moda antiga que o DR Moreira quer e que os nossos rivais de Lisboa querem, um FCP amaciado e domado pelos clubes de Lisboa!!!

    Nunca terá o meu apoio, Dr Moreira, nunca!!!!

    E pedir desculpa aos sócios porquê Dr Moreira??? Acha que é por causa do fenómeno Carolina que o FCP é tão atacado?? E antes, era o quê? Pedir desculpa porque Luis Vieira comprou ex-companheiras ressabiadas para atacar o Presidente e por consequência o nosso clube????

    Dr Moreira, o Sr é que tem de pedir desculpas a todos os associados por ter participado, conscientemente, no programa mais anti-portista e mais nojento que há memória. Como se o nome da jornalista não lhe devesse dizer tudo!!!!

    Tenha vergonha Dr Moreira, se não se demitir do programa da RTPN o Sr DR passa a pactuar voluntariamente contra quem quer derrubar o nosso clube a todo o custo!!!

    ResponderEliminar
  22. Zé Luis,

    Respondo-lhe com gosto àquilo que posso responder. combinei com o RECORD escrever até ao final da época passada. Cumpri. Deixei de lá escrever pois em finais de maio.
    Recebi um convite d'A BOLA que aceitei. Tal como no passado pois escrevi no DN e, mais tarde, passei a escrever no Público. sobre isto, desculpará se mais não digo. há naturalmente aspectos pessoais que são do domínio privado.

    Sobre o "apito dourado", sabe o Zé Luis, porque é atento, que tenho evitado falar nele. Também por isso, é um assunto que não é tratado por norma no TRIO d'ATAQUE, onde preferimos falar do jogo. Lembrar-se-á que disse,logo no início, que era um caso de polícia e que, até prova em contrário, acreditava na total inocência dos acusados. Lembrar-se-à que os meus coegas de programa concordaram e esse "pacto" tem sido respeitado o que parece, de resto, agradar aos telespectadores.

    Mais tarde, tive oportunidade de dizer lá, e também e escrever, que era evidente que o apito atacava a norte e assobiava para sul. Disse que não compreendia porque é que as conversas gravadas relativas por exemplo ao Benfica e ao Estoril Praia não tinham merecido igual tratamento.

    Mais não disse, porque entendo que não o devo fazer. Acho, aliás, que a táctica que os portistas devem seguir, e nisto incluo o nosso Presidente, os Dirigentes e oa adeptos, é a de assumir a tranquilidade de "quem não deve, não teme".

    Porque:
    -Entendo que o Senhor Pinto da Costa tem um excelente advogado, o Senhor Dr. Gil Moreira dos Santos e não necessita da nossa assessoria.
    -Considero que a campanha que tem sido feita para denegrir as nossas vitórias do passado mais não é do que ressabiamento dos que, saudosos do "clube do regime", não conseguem engolir as nossas vitórias.
    -Defendo que o nosso clube deve pois manter-se atento, deve protestar sem complexos quando é prejudicado, deve denunciar tudo aquilo que é preciso denunciar. Sempre com a elevação que é, também ela, marca de coragem.

    Sempre disse isto,Zé Luis. Para mim, há conversas de telenovela a que nós nem sequer devemos responder, porque só dá importância às atoardas.

    Quando Maria José Morgado foi nomeada, perante o entusiasmo "geral", eu falei novamente sobre o assunto. Disse que esta era uma prova de fogo para alguém que, a meu ver, pecava já por uma excessiva espectacularidade na acção e pelo verbalismo nas suas afirmações (conjugadas com a de seu marido, que o é apesar dela não ser responsável por o que ele diz). Características nada aconselháveis na da sua profissão. Disse que isso era perigoso, na medida em que parecia haver já um "parti pris" e que este processo poderia ser trágico para a sua carreira se não tivesse cuidados redobrados.

    É bom recordar que a procuradora só está do lado da acusação. Não lhe compete julgar. Quanto a isso, por convicção íntima e também por tudo aquilo que tem vindo a público, através das versões dos jornais, estou tranquilo. Parece-me que o "Apito" não nos deve preocupar enquanto portistas.

    Quanto ao mais recente documento anónimo, não diz nada que aqui neste blogue não enha sido falado. Ainda assim,´o que é curioso é que quando o sr vieira falou de um célebre dossier anónimo e o entregou à PJ segundo creio, ninguém falou como fala agora daquilo que é óbvio: que o documento era anónimo. Pelo contrário, preocuparam-se em vasculhar o seu conteúdo. Desta vez, parece que o anonimato,´só por si, transforma o cocumento em algo de inócuo. Ainda assim, a Procuradoria entendeu mandar instaurar um inquérito. Será só para tentar descobrir quem elaborou o documento?

    Por civismo e formação, por me recordar do passado, considero que as denúncias anónimas são meros boatos e não devem ser excessivamente valorizados, mas percebe-se bem que neste caso há dois pesos e duas medidas, pelo menos por parte de alguma comunicação social. Mais uma vez, há sintomas que afloram à superfície de uma raíz profunda de discriminação contra o FC Porto e contra o seu Presidente que construiu as suas vitória. Mas, Zé Luis, nós sabemos que não há nisto nada de novo. Sempre foi assim e será assim por muitos e muitos anos, tantos quantos aqueles em que o FC Porto continuar a incomodar o centralismo instalado.

    O que às vezes me incomoda é que o FC Porto enquanto instituição pareça, por instantes, assustado ou amordaçado. Como já escrevi, "condicionado". Quer-me parecer, por coisas que observo, que quem está próximo do Presidente o devia proteger e auxiliar de outra forma. Dizendo-lhe só isto:
    "Presidente, nós não acreditamos e os sócios também não. Nem no apito, nem na carolina nem em nada sisso. Nós sabemos que temos razão e vamos ganhar em tribunal.Vamos é exigir que o caso seja julgado. Até lá, vamos ser os mesmos, vamos continuar a actuar da mesma forma, ninguém nos há-de calar e temos que denunciar dia a dia todos os que nos prejudicam nos jogos. Não podemos abrandar a pressão".
    Pelo contrário, pareceu-me que o "Apito" e, depois, o caso Carolina, assustaram algumas dessas pessoas e que esse sentimento, condicionando o presidente, abrandou a sua pressão.
    Essa pressão lícita não pode abrandar nunca, ZÉ Luis. para mim, é muito mais importante quando o presidente fala nisso do que quando vem a público, utilizando as suas capacidades únicas, para falar de questões que deveriam ter ficado na sua intimidade.
    há quem me diga que o tempo mudou e que, se calhar é melhor não falar das arbitragens para que eles, depois, não nos prejudiquem. Pessoalmente, não acredito. O que Coroado disse no programa faz todo o sentido, porque se os árbitros não sentirem a nossa pressão, agirão em função da pressão de outros.

    Paara mim, os adversários não são maria josé morgado, carolina salgado, luis filipe vieira, o correio da manhã. Os adversários são, naturalmente, os outros clubes porque isto é, afinal, um jogo de bola, em que se conjugam o poder, a arte e a mestria. Não é, certamente, uma telenovela mexicana.

    ResponderEliminar
  23. Obrigado, Rui Moreira.
    Quanto às tribunas nos jornais, fiquei na mesma.
    Do resto, lembro bem que teve essa atitude prudente enquanto vi o programa, pelo qual perdi depois o interesse que não creio ir retomar, sinceramente. Mas foi por falta de tempo que não vi o último programa, desconheço o que se passou e disse, tal como a famigerada reportagem de ontem de que agora se fala.
    Eu também sempre tive a noção plena do significado do Apito Dourado e em geral concordamos ambos no seu essencial. Nunca tive, e decerto menos do que você que ainda questionava se o presidente devia continuar ou não no carg, dúvidas de que o tempo passaria, os argumentos iriam esvaziar-se, outros factos surgiriam e no final saiu uma peça mal engendrada que denigre quem a promoveu, na Imprensa e, infelizmente, na Justiça.
    Da Morgado também eu teci, cedo, algumas considerações, enquanto os editorialistas do regime pugnavam para que ela não falhasse na missão "sob pena de cair no descrédito", escreveram.
    Não fui nas tricas do livro e, por fim, acho, como sempre disse, que o silêncio a que se reservava o presidente - como agora o próprio divulgou - era estratégico e natural: importava ver o que se apurava e, no final, fazendo o balanço (como ele fez), tirar uma conclusão. Um vazio imenso foi deixado nas acusações, fora as diatribes que a elas conduziram. E percebi que o presidente e o clube deviam ficar calados perante o julgamento popular onde erguer a voz do bom senso não chegaria a ninguém na turba dos adeptos e Imprensa destrutiva.
    O balão esvaziou, as três acusações foram tiradas e até, confesso, imaginei que a classificação dos árbitros iria envolver Pinto da Costa. Nada disso. A cereja no topo da ridicularia jurídica mal amontoada foi acusar o presidente de ficar contente, dito numa conversa entre terceiros, por o Benfica ter perdido no Nacional.
    Porém, estes adversários não estão removidos do nosso caminho. Eles continuam como inimigos, como diz você, capazes de credibilizar o dossier anónimo deles - montando os testemunhos convenientes para dar expressão jurídica à coisa digna do pior regime estatinista - e descredibilizar o dossier anónimo que vá contra a corrente.
    E é contra a corrente, não só em campo, que temos de lutar. Denunciar os muitos e graves prejuizos de arbitragem em relação ao FC Porto e que beneficiam Benfica e Sporting como nunca se viu graças ao advento da TV no futebol. Porque, como devia saber, o jogo de bola não conjuga só pode, arte e mestria. Especialmente se faltar Quaresma como em Leiria e sobrar Paixão que não devia estar em jogo.
    Um abraço e, se me permite, seja mais assertivo a comentar lances e arbitragens. Se nos consideramos os mais prejudicados, devemos pôr a voz mais grave e forte nesses momentos. Porque temos mesmo de denunciar os que falseiam os resultados já que não podemos pedir que sejam só árbitros estrangeiros a apitar o FC Porto em Portugal, como venho defendendo.
    E alguma estatística que precise, vá pedindo sem problemas.

    ResponderEliminar
  24. 17-08-2007 FUTEBOL
    Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD
    O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD emitiu esta sexta-feira um comunicado, na sequência da suspensão aplicada ao atleta Lisandro Lopez, em virtude da expulsão no encontro particular com o Den Bosch, realizado há mais de um mês, na Holanda.

    COMUNICADO

    Face ao castigo aplicado pela Federação Portuguesa de Futebol ao nosso atleta Lisandro Lopez, vem o Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:

    1 - O atleta Lisandro Lopez foi expulso no jogo internacional de carácter particular, realizado na Holanda, no pretérito dia 14 de Julho, frente ao Den Bosch;

    2 - Na sequência da ocorrência a que alude o parágrafo anterior a F.C. Porto - Futebol, SAD, de acordo com disposto no Regulamento Disciplinar da FIFA (artigo 38, alínea h), deu cumprimento à suspensão do jogador, nomeadamente no jogo amigável imediatamente subsequente, que se realizou na Bélgica, no dia 18 de Julho, com o clube Genk;

    3 - Posteriormente, no dia 3 de Agosto, o Conselho de Disciplina da F.P.F. decidiu aplicar um jogo de suspensão e multa de 500 euros ao referido atleta, com base na documentação que lhe foi remetida pela federação holandesa;

    4 - Onze dias depois, isto é, a 14 de Agosto, o Conselho de Disciplina da F.P.F. entendeu notificar a F.C. Porto - Futebol, SAD da sua decisão de 3 de Agosto, informando ainda que o cumprimento do castigo aplicado ao jogador tem início a partir da data da recepção do respectivo ofício;

    5 - Ora, se a decisão teve lugar a 3 de Agosto, porque não procedeu o Conselho de Disciplina de imediato à notificação dos interessados, conforme manda o próprio regulamento disciplinar da F.P.F., o qual dispõe que «toda a deliberação que afecte os interessados em procedimento disciplinar desportivo é notificada àqueles no prazo mais breve possível, por carta registada, por telecópia ou através da Internet»?

    6 – Perante esta norma, como explicar o hiato entre 3 e 14 de Agosto?

    7- Mais: Como explicar as contradições contidas nas notificações remetidas à F.C. Porto – Futebol, SAD? Na de 14 de Agosto, bem como no ponto 7 do ofício recepcionado esta sexta-feira, é afirmado que a deliberação teve lugar no dia 3 de Agosto, facto contrariado no ponto 10 do mesmo ofício, que declara ter a decisão sido tomada no dia 10 de Agosto?

    8 - E porque não foi a notificação efectuada antes do jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, que teve lugar a 11 de Agosto?

    9 - Em faxe datado de hoje, explica o Conselho de Disciplina que, no dia 3 de Agosto, decidiu ordenar a tradução do relatório do jogo enviado pela federação holandesa e aplicar a decisão de suspensão ao atleta. Depois diz que não foi possível traduzir o dito relatório e que requereu à sua congénere que reenviasse o texto em inglês;

    10 - Face às explicações do Conselho de Disciplina constantes no parágrafo anterior, impõem-se outras questões:

    a) Se o Conselho de Disciplina aplicou de imediato a sanção ao atleta, qual a finalidade de requerer simultaneamente a tradução do relatório?

    b) Se não compreendeu o conteúdo do mesmo, com que base é que aplicou a sanção?

    11 – Por fim, entendeu o Conselho de Disciplina considerar que o jogo de suspensão que o jogador cumpriu frente ao Genk afinal não releva e que, de acordo com as regras da F.P.F., a suspensão só poderá ser cumprida após a notificação do Conselho de Disciplina ao clube e em compromisso oficial, diversamente do que dispõe o regulamento da FIFA, que obriga a cumprir o castigo no jogo particular imediatamente subsequente;

    12 – Apresenta-se claro que os adeptos do futebol terão dificuldade em perceber tal comportamento ambíguo e vacilante, que em nada contribui para a credibilidade da modalidade;

    13 – A F.C. Porto – Futebol, SAD, face ao exposto, vai exigir responsabilidades disciplinares a quem de direito.


    Porto, 17 de Agosto de 2007

    Clube prevenido vale por dois e sob pena de perder um jogo amigável o FC Porto "limpou" o castigo de Lisandro.
    A sério, por isso Postiga está convocado.
    Mais a sério, este futebol português é uma merda, como sempre, e espantoso é como, perante isto e tudo o mais de que temos falado, o FC Porto consegue ser campeão tantas vezes.
    Mas... quando é que isto acaba?

    ResponderEliminar
  25. já há muito que aqui não escrevo apesar de cá vir ler as vossas excelentes notícias quase todos os dias. Desta vez, sinto-me na necessidade de escrever. Ontem, vi o programa ao vivo. Por acaso, gravei-o porque o meu filho estava a trabalhar e só hoje teria possibilidade de o ver. Com toda a polémica que estalou, claro que aproveitei a boleia dele para rever com mais calma, porque às vezes não ficamos logo com a impressão correcta.

    Vamos por partes, então:

    - A RTP fez um programa sobre Jorge Nuno. Nada de mais.

    - No programa, dizem que Jorge Nuno se confunde muitas vezes com a instituição, depois de todas as vitórias. Essa é a mensagem final, que subscrevo. Sou de facto um indefectivel e a minha idade permite-me ter acompanhado tudo. Até a guerrilha que levou pinto da Costa à presidência do clube e que depois usou, com Pedroto (o seu Che Guevara), para combater Lisboa e os clubes da capital.
    Depois disseram no programa que utilizou todos os meios. O Oscar, o Madureira, O Marinho e O Octávio confirmaram. Os primeiros aprovando, os últimos desaprovando naturalmente. O programa também deu a ideia que se não fosse assim, nunca teríamos saído da cepa torta, mas não deixou de reconhecer os méritos da vitórias que se sucederam e das vitórias internacionais.
    Nas questões do poder, foi factual. por muito que eu não goste de Rui Rio porque o autarca do Porto tentou acabar com o nosso clube, é verdade que ele ganhou as eleições e que voltou a ganhar contra o Assis que tinha o apoio de Pinto da Costa. O Pacheco Pereira, claro, foi contar umas bravatas que a gente não lhe leva a mal. Basta ler o livro da Zita Seabra.
    Depois falou-se no caso Carolina e no apito dourado e nos antecedentes. O Rui Moreira só apareceu a falar no caso Carolina e disse algo qu me parece normalissimo. Que o Jorge Nuno só fez mal em trazê-la para dentro do clube como primeira dama e que por isso deveria ter pedido desculpa aos sócios porque expôs o clube a uma tragédia que, de outra forma, seria apenas pessoal. Eu concordo com o Rui Moreira nesse ponto. Foi uma imprudência desculpável, poruq perdoo tudo ao nosso presidente, mas acho que ele devia evitar falar agora da Carolina como se soubesse tudo sobre o seu passado. Enganou-se, pronto, é humano. Mas que nos causou problemas institucionais ninguem duvida.

    Nada disto me parece justificar o que já li hoje sobre o Rui Moreira, que foi a meu ver muito prudente como sempre é. E, depois, quando ele falou da tactica de guerrilha, que foi a nossa grande tactica, justificou assim o facto de haver algum deserto que todos reconhecemos à volta do Presidente. Os seus velhos amigos e colaboradores estão longe, como o Alexandre e, de alguma forma agora, o Reinaldo. Como já esteve o Poncinho. O que o Rui Moreira disse, e já o grande Laranjeira (está óptimo, o homem) disseram foi o mesmo, que o Jorge Nuno não gosta que o desafiem ou contrariem. O que o Rui Moreira vai dizendo e ontem disse outra vez explicando que a culpa da situação era da guerrilha - e eu não sei se é - é que o nosso presidente tem á sua volta os cortesãos que lhe dizem a tudo que sim mas que depois e por trás vão congeminando as suas coisas. Achei que o Rui Moreira disse isso com cautela, porque repito, ele é cauteloso, com alguma mágoa, porque se percebe que esses cortesãos o afastaram, não foi Rui Moreira? Olhe, O Rui Moreira nunca disse que ia ser candidato, mas percebe-se que é um sonho de criança. Fique a saber que eu não votei aqui na sondagem. Na primeira votei no F. Gomes (porque foi o maior presidente da camara da cidade) e na segunda, como não podia deixar de ser, no Jorge Nuno que para mim, está ainda aí para as curvas. Mas digo-lhe uma coisa, e voc^^e já não é rapaz mas é mais novo que eu: acho que deve manter a sua postura e a sua coerência. o Zé Luis que li há minutos tem razão, aperte nas arbitragens e venha cá que estão sempre os comentários acertados. Não se deixe assustar por quem agora o critica. Não peça desculpa se for justo. Não se sinta apoucado com a crítica. Tem razão quando diz que não tem culpa pela montagem do programa. Deixe-me ajudá-lo: que culpa tem que os tais novos amigos do presidente nunca queiram dar a cara? O Jorge Nuno também foi criticado assim, também diziam que ele estava a atraiçoar o clube, sabe? quando? não sabem? quando percebeu que os amigos do dr. américo sá estavam a tolher-lhe os movimentos. por isso, nem que seja para continuar a ser um excelente lider da sua associação, continue. desculpe o desabafo e se o faço aqui, mas sei que costuma ler e faz o favor de aqui escrever.

    ResponderEliminar
  26. Já escrevi isto noutro lado, mas deixo-o também aqui:

    Quanto a alguns comentários tecidos sobre as participações de sócios e antigos funcionários do FC Porto na reportagem, interessará recordar umas palavras de Pedroto, ditas há mais de 25 anos: "há quem pretenda entrar na Assembleia da República lisboeta com a cabeça de Jorge Nuno Pinto da Costa numa bandeja, mas vai entrar com o letreiro de traidor colado na testa".

    ResponderEliminar
  27. Sobre o programa de ontem e para o Dr. Rui Moreira: considero que o sr. esteve muito bem naquilo que disse, o que de resto não é novidade absolutamente nenhuma para quem vai acompanhando as suas intervenções.
    Espero que continue a ser uma voz civilizada e de elevado nível na defesa do nosso clube.
    Por outro lado gostaria de o saudar de uma forma muito particular pela sua atitude corajosa em comentar aqui neste blog. Oxalá muitos fossem como o senhor....

    ResponderEliminar
  28. No ano passado, foi notória a "timidez" da direcção do clube, a qual raramente interveio. Por vezes - por demasiadas vezes, na minha opinião -, Jesualdo aparentou estar sozinho, sendo a única voz do FCP a falar em sua defesa.
    Esse facto poderá ter contribuido para o sucedido na 2ª volta, com demasiadas arbitragens habilidosas a tentarem - por vezes com sucesso - roubar-nos pontos para devolverem o "interesse" à liga. Essas arbitragens contribuiram para o final de campeonato que todos recordam, em que o título chegou a estar em risco.
    Este ano, os primeiros sinais são animadores. PdC deu uma excelente entrevista, demonstrando a vacuidade do apito dourado. Ao mesmo tempo, levantou-se a questão do apito dourado (estou neste momento a ver uma reportagem da SICN em que o tentam desmontar pela enésima vez - estas questões são mesmo incómodas), que está a causar evidente nervosismo para os lados da luz. O ambiente mudou, e mesmo Jesualdo fez afirmações mais assertivas do que o habitual sobre a arbitragem do jogo com o Sporting (falando do penalty. Para mim, mais escandaloso que o penalty, que até se poderia admitir como um erro fortuito, foi a interrupção do jogo para assistência ao Derlei justamente após Adriano se ter isolado).
    Esta maior do clube em fazer ouvir a sua voz, em contestar abertamente as injustiças de que é alvo e em atacar os seus inimigos poderá minimizar alguns estragos, contribuindo para dar maior relevo aos erros de que somos vítimas. Não tenho dúvidas de que isso terá efeitos, já que os árbitros deixarão de julgar que fazer arbitragens tendenciosas na total impunidade.
    Não vi o documentário da RTPN, mas devo revelar a minha surpresa perante alguns comentários tecidos sobre R. Moreira - que tem contribuido para enriquecer o debate neste blog. Nem sempre tenho estado de acordo com PdC, e tenho manifestado discordâncias pontuais - e que são conhecidas de quem tem consultado este blog e os seus comentários. Penso que este exercício é saudavel. Não se defende o clube estando sempre de acordo com o líder, defende-se dando as nossas ideia e procurando enriquecê-lo com novos pontos de vista. O importante é o desejo de o ver a vencer sempre - o amor ao clube - e o respeito e solidariedade para quem o lidera. Esse respeito e solidariedade não impedem as divergências pontuais que podem aparecer, mas implica a defesa intransigente do clube perante o exterior. Sempre vi a portura de R. Moreira como obedecendo a este princípio. Sempre foi uma voz com opinião própria, mas com solidariedade para com o clube e seus dirigentes. Sabemos que as opiniões avulsas dadas à televisão - quando não são em directo - podem ser alvo de montagens que as desvirtuem. Por isso, a participação num programa com essas características será sempre um risco. Deverá ser assumido? Penso que sim, ainda que se possam cometer erros de avaliação (não sei se foi o caso) que podem ser usados contra nós.
    E penso que se deve participar nesses programas, e em programas como o Trio d'Ataque, apesar do tratamento dado pelos canais ao FCP, por uma razão simples.
    Sabemos que temos uma televisão hostil. Mas não temos outra. Não há nenhum meio de comunicação que a substitua, nem alternativas benignas que possamos usar. Por isso, mesmo sabendo que jogamos "fora de casa", como acontece sempre nas finais da Taça de Portugal, devemos procurar ter uma presença tão grande quanto possível na televisão. Como adepto, devo dizer que costumo ver o Trio d'Ataque. Mas, queiramos ou não, essas são das poucas oportunidades de chegar às pessoas, de expor os nossos pontos de vista. Se abandonarmos essa participação, não sobra nada. Deixa de haver vozes que temperem a hostilidade contra nós. Se os "nossos" não participassem no documentário, voltando a esse caso concreto, ele não deixaria de ser feito. Mas seria deixado inteiramente ao arbítrio das opiniões dos jornalistas, temperadas por opiniões inteiramente hostis. Duvido que o resultado fosse melhor.

    ResponderEliminar
  29. Caro Dtr. Rui Moreira:
    Acho que devo rematar o juízo que me levou a criticar a sua participação no Programa de 5ª Feira da RTP. Não acho que devamos ficar calados e recusar participar se a isso formos convidados. Mas parece-me que para quem, sabe bem como o senhor reconhece, que a Comunicação Social manipula tudo o que lhe é oferecido, seria do mais elementar bom senso reflectir muito bem no que resultaria da sua participação. Vai-me responder que isso iria contra a sua concepção de liberdade expressiva, é um bom argumento aceito, mas eu nunca daria uma hora de comentário a alguém para depois ser esse comentário, aproveitado à vontade do seu depositário e espremido num resumo de dois ou três minutos bem contados...Só se fosse ingénuo ao ponto de admitir -ou tivesse fortes garantias- que esse fiel depositário das minhas declarações, iria utilizá-las como eu em princípio imaginara...Já estive presente num Processo de Averiguações que me foi movido por desrespeitar princípios que achei insuportáveis. Esse Processo de Averiguações que em princípio aceitei por acreditar na boa fé de quem o criou, a certa altura começou a enveredar por um caminho totalmente falseado e dirigido. A partir do momento que percebi que estavam a manipular todas as minhas declarações, recusei-me a aceitar participar no depoimento/farsa e neguei-me a reconhecer-lhe qualquer legitimidade...Fui despedido claro, era essa a real intenção dos crápulas, mas depois tiveram que me indemnizar e reconhecer a razão! O que eu quero dizer com isto é que todos sabemos, que o que dissermos ou fizermos vai ser muito bem aproveitado, por quem nos quer pura simplesmente prejudicar.
    -Convém por isso jogar um pouco à defesa, não fica mal jogar à defesa quando desconhecemos a táctica e o poder real do adversário, pior é não o fazer e depois apanhar uma goleada! Agora se estamos perfeitamente desinteressados do que vier a ser utilizado por terceiros, do conteúdo das nossas declarações, então jogamos completamente abertos pois em princípio, quem sofre ou quem é beneficiado com essa estratégia, não somos nunca nós! Por isso falava em inteligência e saber ler nas entrelinhas...Diz-me que o que o Saldanha diz não responsabiliza a Morgado e vice-versa, concordo, então temos que aceitar que o que a Carolina faz não responsabiliza o Nuno, certo?...E neste caso o Nuno fez uma coisa que a maioria -por preconceito- não faria, dar a mão a "uma mulher perdida"...Palavra dos moralistas!
    -Se todos os que vão "às meninas" fossem julgados em Tribunal, estou certo que teríamos julgamentos a serem feitos e conduzidos apenas por ETs...Ou então por...
    Sempre respeitei a sua presença televisiva, mas não posso ignorar que em alguns actos em que esteve presente o NGP, o Dtr. Rui Moreira fez questão de estar ausente, inclusive quando esses acontecimentos sucederam no próprio Palácio da Bolsa!...Dir-me-á ser simples coincidência, pode fazê-lo mas sinceramente não acredito! Nas sondagens feitas neste blogue há uns tempos votei em si numa primeira fase -porque pensei que seria um óptimo presidente- e depois no frente a frente final votei Pinto da Costa, por questões óbvias, pôs-se a questão da experiência e aí não hesitei...Continuo a acreditar que possui perfil para suceder a Jorge Nuno, mais tarde ou mais cedo alguém vai ter de o substituir, é a ordem natural das coisas, acredito no seu perfil e na sua conduta, mas para isso se aperfeiçoar, necessita de ajuizar melhor quem são aqueles que lhe batem à porta! Repare que o Programa foi cirúrgicamente apresentado um dia antes do início do Campeonato, coincidência?...
    Quanto ao castigo do Lisandro, aquilo que a SAD diz confirma o meu receio, o Porto vai ter de o afastar do jogo de Braga para evitar sequelas e deverá em seguida esclarecer junto da Liga de forma bem clara, que regras são estas ou quais são os comportamentos a seguir no futuro em situações semelhantes. Eles não sabiam holandês mas sabiam que o Lisandro tinha que ser castigado -pois, viram o jogo, também devem ter visto o jogo seguinte e sabiam que o Lisandro não jogou esse jogo por precaução- portanto estes homens da Liga não têm tradutores avalizados, mas têm talvez uma coisa que poucos têm: capacidade de premonição! Acho que este comportamento da Liga diz tudo sobre os comportamentos de que atrás falei.Um abraço para si caro Dtr. Rui Moreira.

    ResponderEliminar
  30. Para quem não viu o programa de ontem , a repetição está a começar neste momento na RTPN.

    ResponderEliminar
  31. Quanto ao castigo aplicado ao Lisandro, transcrevo aqui o art. 38 do Código Disciplinar da FIFA:

    ««
    Article 38 Carrying over match suspensions

    1. As a general rule, every match suspension (of players and other persons)
    is carried over from one round to the next in the same competition.

    2. Match suspensions in relation to an expulsion pronounced on a player
    outside of a competition (separate match[es]) or not served during the
    competition for which they were intended (elimination or the last
    match in the competition) are carried over as follows:
    a) FIFA World Cup™: carried over to the representative team’s subsequent
    offi cial match;

    (....)

    h) friendly matches: carried over to the representative team’s subsequent
    friendly match.
    »»

    É possível maior clareza do que isto? Como é que o Conselho de Disciplina da Federação consegue contornar esta positivação e castigar o jogador - para lá de todo o absurdo procedimental relatado no comunicado da SAD? A decisão do CD da FPF representa uma flagrante violação dos regulamentos da FIFA. Se houver decoro, resta um caminho aos senhores conselheiros: demissão imediata. Já.

    ResponderEliminar
  32. Sobre o castigo a Lisandro, a FPF já quis esclarecer e, claro, mandou às malvas a regra da FIFA.
    Será só para jogos de selecções?
    Não acredito, regras são para todas as equipas, selecções ou clubes.
    A FPF, como a Liga, é constituída por doutores que amiúde desprezam as regras da FIFA, como sucedeu com os jogadores desempregados não poderem ser inscritos em qualquer altura da época como manda a FIFA até em protecção à situação laboral dos desempregados.
    Isto, lembro bem, foi no tempo dos doutos Cunha Leal e António Duarte (visados no Apito Encarnado), para que conste...
    É curioso que o CD da FPF não se pronunciou sobre os incidentes do Leixões-Guimarães...
    Sobre as arbitragens, mais uma escandaleira do Elmano Santos em Alvalade: falta do 2º golo do Sporting não existe, penálti de estarrecer negado à Académica (Polga derruba Lito e Elmano aos costumes disse nada, a versão Paixão tem metástases!), outro generoso concedido no final aos leões e 4-1 que parece não ter espinhas mas teve.
    A arbitragem não é um cancro, é a soma de todos os cancros que são os árbitros incompetentes que teimamos em brindar por cá.
    Sobre regulamentos e árbitros está o FC Porto avisado, agora é ganhar em Braga apesar do João "Pode ser o João" Ferreira.

    ResponderEliminar
  33. eu gosto é do FCP
    gosto do Sr Rui moreira.
    mas acho que o que fez ontem a rtp,
    foi pura especulação.
    acusar 25 anos depois?
    N´ds somos os Melhores
    á 25 ANOS.
    dúvidas?
    a reportagem de ontem na rtp,
    foi do pior que vi até hoje em tv.
    PQP.

    portodocrime@blogspot.com

    ResponderEliminar
  34. Face ao regulamento, a punição de Lisandro torna-se ainda mais escandalosa. Claro que o recurso até pode - e deve - dar razão ao FCP, mas depois do mal feito, não há como remediar. A menos que esta gente comece a pagar indemnizações pelos danos causados. Este tipo de situações merecem uma exposição à Fifa, ou à Uefa. Se está em causa o desrespeito de regulamentos em jogos internacionais, o caso justifica. Imaginem que a FPF se lembra de castigar jogadores do FCP que vejam cartões na Champions. Como é que vai ser?

    ResponderEliminar
  35. Zé Luís,

    A FPF já se pronunciou contra a decisão do seu próprio Conselho Disciplinar. Isto é uma situação verdadeiramente surreal:

    ««
    O Conselho de Disciplina, tal como os outros órgãos eleitos, goza de total autonomia técnica, de acordo com os estatutos, e não pode haver nem nunca houve qualquer interferência da Direcção ou dos serviços da FPF nas suas decisões.

    No entanto, em relação a esta matéria, o entendimento do Departamento Jurídico da FPF vai em sentido divergente, uma vez que se trata de um jogo disputado no estrangeiro com equipa estrangeira.

    Não havendo um regulamento comum a ambas as equipas e não tendo sido o comportamento disciplinar de especial gravidade, poderiam ter sido observadas as normas constantes do regulamento da FIFA, segundo as quais os castigos resultantes de jogos particulares são cumpridos em jogos particulares e os resultantes de jogos oficiais são cumpridos em jogos oficiais.

    ©FPF.PT Todos os direitos reservados.

    http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PO … id=3468974
    »»

    Como disse: se ainda existir um mínimo de decoro, os senhores conselheiros estarão neste momento a escrever as suas cartas de demissão.

    ResponderEliminar
  36. Estive a rever o programa e não vi nada que me faça desviar das palavras que escrevi antes um milímetro! É um programa nitidamente destinado a fixar a imagem do "vale tudo" em Pinto da Costa! Ridículas são as tentativas de insinuar que o sócio que levou determinada empresa em que PDC participou à falência, era ele mesmo...Depois prontamente anexada às afirmações de Óscar....que em "gestos obscenos" -falo em termos de delicatess- confessa ter-lhe dado sociedade na sua Empresa de Construções mas que quem trabalhava era apenas ele -Óscar- e JNPCosta só lá ia buscar o ordenado! Bom, isto é maior confissão de ingenuidade que eu já vi na vida! Ou o homem tem dinheiro a rodos para deitar pela janela fora, ou então é um péssimo gestor dos seus negócios o que a avaliar pelos "Ouros" não é de todo credível!
    Tudo dito com uma pose digna de "Sinhozinho Malta à Moda do Porto", pulseiras incluidas...Só o Azevedo o suplantaria em espectáculo ostentatório. E depois aquela confissão de que o senhor PDC é capaz de fazer tudo, MAS TUDO -ressalva: excepto vender a própria Mãe ou a própria Filha- pelo FCPorto! -Esta confissão desbragada, legitima todos os juízos que quisermos fazer! Maria José Morgada -desculpem Morgado- aplaude e confessa, EU não diria melhor!

    ResponderEliminar
  37. Visito este site há já algum tempo, o qual tem uma excelente qualidade.
    Venho dizer que este inicio de Época vai ser mais do mesmo, ou seja, querem prejudicar o FCPorto á força toda, ainda só se jogaram 2 jogos oficiais esta Época, mas já deu para perceber as tendências dos jornalistas, arbitros, das comissões, da FPF, da Liga, são compostos na sua maior parte por gente ligada aos de Lisboa, logo são as mesmos que sempre invejaram o que o FCPorto conseguiu nos ultimos 30 anos e que querem derrubar a todo o custo.
    E se após 2 jogos já deu para perceber como vai ser a ajuda ao Verdes, então imaginem quando jogarem os vermelhos.

    http://www.zedobone.blogspot.com

    ResponderEliminar
  38. E se de repente tivéssemos sorte? E nos saísse um goleador na rifa?

    http://www.youtube.com/watch?v=mB1phj52XgY

    ResponderEliminar
  39. Hoje estou com vontade de bater no Óscar...Que grande bronco! Ainda consegue ser pior que o Berardo...Acho que os dois davam cabo do País em três tempos! Um já pôs a Bolsa a fazer o Pino completo e o outro, estou a imaginar vê-lo à mesa a comer na corte - de cortesãos claro- do D. Afonso Henriques o Conquistador...Pernas de frango para um lado, asas para o outro, uma nuvem de penas e um ou dois arrotos de permeio...Um/dois pormenores, não nos podemos esquecer do vinho, muitas taças de Ouro espalhadas pela mesa e do guardanapo ao pescoço, sempre dá um toque de classe! E ao lado, todas abertas...as cortesãs -aos montes- entre elas claro, as Donas Carolina e Leonor Pinhão Apimentadas carregadas de pisadelas.

    ResponderEliminar
  40. Eh lá, isto hj está a bombar aqui no blog eheh Bibó Porto!!

    Nunca a célebre frase "Contra tudo e contra todos" teve mais razão de ser do que hj em dia!!
    Ora são decisões da FPF sem nexo nenhum, ora são reportagens escandalosas que têm cm objectivo denegrir a imagem do presidente e do seu clube..

    Não nos podemos é virar uns contra os outros, O Sr Rui Moreira foi um dos poucos que ainda tem coragem de dar a cara pelo seu clube e pelo seu presidente, nisto concordo plenamente com tds as razões invocadas pelo Fernando Carvalho!!
    Força Rui Moreira, continue!!

    Amanhã é dia de jogo, e é em campo que temos de mostrar o que valemos, é aí que eles não nos conseguem vencer e é aí que verdadeiramente os culpados são julgados..

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  41. Depois das tentativas de descredibilizar o documento, aos autores do mesmo só lhes resta uma atitute:
    Escarrapachar algumas das provas nos Jornais, nas TV´s, nas Rádios, nos Blogues, no YOUTUBE!

    ResponderEliminar