18 agosto 2007

A primeira batalha pelo Tri

FCPorto - S. C. Braga
( TVI, 19:15 horas )


Caprichos do destino ditaram que possibilitasse ao FCPorto encontrar nas três primeiras jornadas da Liga Betawin, referente à época 2007/2008, adversários que infligiram derrotas na época em que conquistou o bicampeonato.

É dos começos de campeonato mais difíceis que me recordo, mas aproveitando as declarações, sempre ambiciosas, de Fucile, eu também sinto que um começo do campeonato assim é mais bonito, começar com jogos de nível elevado tem mais encanto, já que jogos a brincar estamos nós fartos de ver na pré-época .

É com o, sempre maravilhoso, reencontro com a dupla Jorge Costa-Aloísio no bonito Estádio Municipal de Braga, agora Estádio Axa, que o FCPorto começa a sua caminhada ao ambicionado tricampeonato.

Irá encontrar um Braga com ambições e expectativas elevadas, e na sua máxima força tendo-se reforçado forte e ambiciosamente, tendo o FCPorto o pensamento de que esta partida será um enorme teste à sua capacidade como equipa, principalmente, depois da derrota para a Supertaça, frente ao Sporting.

A convocatória surpresa de Postiga, jogador insistemente dado como dispensável, o regresso de Lucho, a estreia de Stepanov, a saída por um castigo, incompreensível, de Lisandro Lopez, além da saída de Fucile, julga-se por lesão, são as novidades portistas para a deslocação a Braga.

Por aquilo que analisei das declarações de Jesualdo Ferreira, a minha aposta vai para esta equipa:

Na defesa, exceptuando a troca de Fucile por Cech, não deverá haver mexidas relativamente à última partida. A chamada de Stepanov à convocatória terá a haver como forma de o jogador sérvio ainda se ambientar aos seus novos colegas.

No meio campo, o regresso de Lucho poderá ser a maior novidade na equipa de hoje, com o argentino o FCPorto fortalece grandemente o seu meio campo, a sua disciplina táctica, a sua capacidade de liderança, a sua disponibilidade e a seu leitura inteligente do jogo, faz dele um imprescindível, poucos jogadores conseguem juntar uma capacidade de defender e atacar tão bem como ele, por essas razões o FCPorto não hesitou em adquirir o resto dos seus direitos desportivos.

É no ataque que poderá surgir o único reforço desta época, o argentino Mariano Gonzalez, tudo por causa de mais uma confusão habitual do futebol português.

Lisandro Lopez, jogaria, certamente, a titular, mas como os " doutores" da FPF não sabem holandês não conseguiram decidir a tempo se o jogador argentino poderia alinhar no primeiro jogo do campeonato ou não, enfim é mais um caso para demonstrar os incompetentes que (des)organizam o futebol português.

Quaresma e Adriano devem completar o trio ofensivo do FCPorto para o ataque à vitória a um terreno tradicionalmente difícil e que já não vence desde a época 2003/2004.

Que venha agora o futebol puro e duro, com algum sofrimento à mistura, que também é bom, e, alterando um provérbio antigo, em Portugal o futebol, tem sido quase sempre 11 contra 11, uma bola e no fim ganha o FCPorto, este ano é necessário que isso possa continuar a ser assim, contra tudo e todos, e nada melhor do que começar a ganhar logo a primeira batalha.

Frases do mister

«Vamos a Braga com o orgulho de sermos campeões. Estou convicto de que os jogadores vão fazer todos os possíveis para ganhar o jogo, que é o nosso objectivo, e dar uma resposta diferente dentro do campo.»

Os jogadores não gostam de perder, mas essa situação já está ultrapassada e tenho a certeza de que os contornos do encontro frente ao Sp. Braga serão diferentes dos da Supertaça, pois vamos jogar para o campeonato e não disputar uma partida decisiva.

11 comentários:

  1. O mau o vilãoe a RTP


    A RTP exibiu anteontem à noite, em 'prime-time', um documentário sobre Pinto da Costa, intitulado "O bom, o mau e o vilão", (o "bom", como se verá à frente, estava naturalmente a mais) na que terá sido a peça pretensamente jornalística mais parcial da televisão portuguesa dos últimos anos, em que apenas pretendeu - e conseguiu - ridicularizar Pinto da Costa e o Porto.

    É difícil entender o que leva a RTP, que até tem um passado de subserviência ao F.C. Porto, aos seus rivais Benfica e Sporting, mas também ao poder político, a decidir-se pela exibição em horário nobre de um pretenso documentário que se limita a recolher e a exibir as piores imagens das últimas três décadas do F.C. Porto, mesmo que não tenham absolutamente nada a ver com Pinto da Costa (uns dois ou três minutos com o episódio da camisola rasgada de Rui Jorge por José Mourinho, situação em que o presidente do F.C. Porto não foi tido nem achado), numa espécie de "worst off" do F.C. Porto.

    Logo no início, a narradora informa-nos de que os amigos não quiseram falar, porque Pinto da Costa está de relações cortadas com a RTP e a partir daí, como que aproveitando a deixa, tudo serve para deixar mal na fotografia o presidente do F.C. Porto e quem mais se lhe aproxime - lamentável a insinuação sobre Alípio Dias, quando se diz que foi o Crédito Predial Português que prestou a garantia bancária que travou a penhora do Estádio das Antas. Alípio Dias era então presidente do banco e aparece a abraçar Pinto da Costa e logo a seguir a narradora conclui, insinuante "Hoje é presidente do Conselho Superior do F.C. Porto".

    Ao longo de uma hora o tom é sempre de desdém, seja pela imensa série de vitórias nacionais e internacionais da equipa de futebol, que mais não são do que uma nota de rodapé no programa, o que é estranho quando se trata da biografia de um dirigente desportivo, seja pelo gosto por poesia, seja pelas relações afectivas do protagonista, hoje bem conhecidas de todos, quanto mais não seja pelo mediatismo do livro da ex-companheira Carolina Salgado. De resto, não deixa de ser sintomático que o único ex-treinador do F.C. Porto a falar no documentário seja Octávio Machado, ele que é o único dos ex-treinadores a dizer mal de Pinto da Costa. Bobby Robson, Victor Fernandez, Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, Quinito, Ivic, António Oliveira, Fernando Santos treinaram o clube. Todos já tantas e tantas vezes falaram publicamente bem de Pinto da Costa, mas a RTP só recolheu o testemunho de Octávio Machado. Coincidência.

    Pinto da Costa está sob investigação, as escutas conhecidas são, no mínimo, comprometedoras e não abonam nada a favor do presidente do F.C. Porto. A justiça, cedo ou tarde, se encarregará de demonstrar a responsabilidade de Pinto da Costa. A RTP, no entanto, considera que se trata de serviço público fazer o julgamento televisivo, apresentando uma hora de emissão em que o melhor que se ouve é quando Jorge Costa diz que o F.C. Porto é obra de Pinto da Costa. Goste- -se ou não, é capaz de haver um bocadito mais de coisas a dizer, como acentuar o sucesso desportivo do clube, as contratações bem feitas, que permitiram, por exemplo, aproveitar Deco e Maniche, dois proscritos do Benfica, fazê-los campeões da Europa e transferi-los por milhões de euros, etc, etc.

    A perspectiva de serviço público da RTP é tanto mais curiosa se recordarmos que em 2003, no ano em que o F.C. Porto venceu a Taça UEFA, o canal público não transmitiu os jogos em casa do clube, não porque algum concorrente se tenha antecipado e comprado os direitos, mas apenas porque a RTP considerou que era dinheiro mal gasto. O critério, curiosamente, já não foi o mesmo em 2005, quando o Sporting foi à final da Taça UEFA, ou na época passada, quando o Benfica chegou aos quartos- -de-final. Neste caso, a RTP até chegou a transmitir as meias-finais na RTP-N porque já tinha comprado o jogo em casa do Werder Bremen, adversário da equipa portuguesa, caso esta tivesse chegado às meias-finais. Isto para não falar do Verão de 2003, quando a RTP se preparava para não transmitir a final da Supertaça europeia, entre F.C. Porto e Valência, alegando, primeiro, que o jogo não era oficial, depois, que não se tratava de final.

    Aliás, para que estas coisas sejam realmente transparentes - e a RTP é uma empresa pública, subsidiada por todos nós, com obrigação de boas práticas e contas claras -, a estação deveria, por exemplo, tornar público quanto pagou pela transmissão de jogos do F.C. Porto, do Benfica e do Sporting nos últimos cinco, dez ou 15 anos. Todos perceberíamos melhor o conceito de serviço público para a RTP e o documentário de anteontem à noite.

    in jn

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao castigo aplicado ao Lisandro, transcrevo aqui o art. 38 do Código Disciplinar da FIFA:

    ««
    Article 38 Carrying over match suspensions

    1. As a general rule, every match suspension (of players and other persons)
    is carried over from one round to the next in the same competition.

    2. Match suspensions in relation to an expulsion pronounced on a player
    outside of a competition (separate match[es]) or not served during the
    competition for which they were intended (elimination or the last
    match in the competition) are carried over as follows:
    a) FIFA World Cup™: carried over to the representative team’s subsequent
    offi cial match;

    (....)

    h) friendly matches: carried over to the representative team’s subsequent
    friendly match.
    »»

    É possível maior clareza do que isto? Como é que o Conselho de Disciplina da Federação consegue contornar esta positivação e castigar o jogador - para lá de todo o absurdo procedimental relatado no comunicado da SAD? A decisão do CD da FPF representa uma flagrante violação dos regulamentos da FIFA. Se houver decoro, resta um caminho aos senhores conselheiros: demissão imediata. Já.

    ResponderEliminar
  3. O "Superkinas" fez o favor de transcrever o artigo que é colocado no Jornal de Notícias sobre o Programa de que temos estado a falar nestas últimas 24 horas e que está disponível na sua versão On-Line de hoje na secção Desporto! Fez bem e com ele se mostra sucintamente o que se pretendeu dar a "ver" e a "entender" através daquele Programa. Já todos os que estão minimamente atentos perceberam, que as Televisões e os Jornais rodam um pouco assim, tipo baratas tontas em volta de quem hão-de prestar vassalagem ao longo das suas vidas de trabalho...Hoje aconchegam-se a uns, amanhã amancebam-se a outros e no dia seguinte voltam a dar e a trocar as cartas e verificam nos resultados dessas brincadeiras o que vão ter de fazer nesse dia. Tudo depende também de quem está no seu comando, que isto de cortes, cortesãs e cortesãos não acontece só no Futebol Clube do Porto, é um costume muito difundido por todo o Território Nacional e Ilhas, que no Ultramar -já não nos pertence- quem lá anda, sabe que isso funciona mais ou menos tudo na mesma! E uma questão muito importante nesse artigo é colocada: quanto dinheiro gastou a RTP ao longo destes vinte e cinco anos -porque não desde a sua existência, 50 anos bem visíveis no topo do logotipo- em transmissões e pagamentos feitos aos três grandes Clubes Portugueses?...Talvez assim tivéssemos uma noção mais correcta do que está realmente por detrás de tudo isto! Éramos capazes de ficar muito surpreendidos com as verbas indicadas e com os minutos gastos na divulgação dos jogos destes Clubes...Talvez encontrássemos aí alguma coerência demonstrativa de alguns comportamentos agora seguidos! A RTP, deve a todos os Portugueses a quem pretende "expor as verdades" que julga serem só suas, as devidas explicações...Ponham cá fora sem medo esses resultados e permitam-nos avaliar e rir um bocado de toda a vossa "enorme" coerência!

    ResponderEliminar
  4. «Claques portistas legalizadas


    Os SuperDragões e Colectivo Ultras 95, que apoiam o FC Porto, tornaram-se nas primeiras claques a cumprir os requisitos necessários para terem o estatuto de associações de adeptos, passando agora a estarem legalizadas. O Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto informou o clube sobre a conclusão dos processos de legalização, estando agora ambas registadas naquela entidade enquanto associações. Tudo isto se enquadra à luz do artigo 18º da Lei nº 16/2004, de 11 de Maio, do Conselho Nacional contra a Violência no Desporto.»

    Pronto, mais uma vez estamos na dianteira...Os outros que andam tão preocupados com estas questões, estão ainda a ver onde param as modas! Coerências...

    ResponderEliminar
  5. O afastamento do Lisandro não me surpreende minimamente! Estou perfeitamente convicto que este ano vai ser permitido tudo,muito mais do que foi feito contra nós ultimamente.

    Não me admira que suspendam o Bruno Alves contra o Sporting(nas mesmas circunstâncias do Lisandro) e que seja nomeado o Lucílio para a 2ªjornada!

    Nós temos que saber que temos de lutar contra tudo e contra todos e que dentro do campo não são 11x11 mas sim 11x14.

    Eu só tenho receio do Jesualdo que continua com os seus medos e a não conseguir impor uma mentalidade à medida do nosso clube aos jogadores.

    Penso que temos um plantel mais do que suficiente para semos campeões,mesmo com tudo que façam contra nós,mas com este treinador arriscámo-nos a perdê-lo.

    Já nem consigo olhar para o homem..

    Vou assistir ao jogo de logo,com a certeza que 3 estarolas de tudo vão fazer para prejudicar o Porto neste jogo e tendo em vista o próximo.

    ResponderEliminar
  6. Logo vai ser um jogo difícil, porque tradicionalmente sempre assim aconteceu e também porque o SCBraga tem vindo a crescer gradualmente de importância e qualidade.Não podemos ignorar que este crescimento do Braga se deve muito a uma figura da cidade, o presidente durante muitos anos da autarquia e "venerável" anti-portista, Mesquita Machado. A Câmara de Braga fez por aquele Clube tudo o que lhe foi possível fazer, não me consta que exista alguma sindicância por esse facto, o seu anterior Estádio era Municipal e este foi construído por quem? O Braga é o único Clube em Portugal -que eu saiba- que continua a possuir dois Estádios completos para poder treinar e jogar. E tudo isto com que custos e com que dinheiros?...Averiguar,Investigar MJM, Investigar, Averiguar, está quieta rapariga, Pinto da Costa, Pinto da Costa!...Portanto logo não vamos jogar contra uma equipa qualquer, daí eu estar com algum cuidado e receio especialmente porque mais uma vez vamos ter alguém a dirigir o jogo que até é benquisto e benvisto nos nossos parceiros do Sul...Para além disso é militar, que alguns dizem ser uma virtude e eu garanto que não é! Se houve sítio onde eu espreitei corrupção por todos os lados, a Instituição Militar foi um deles... Aparentemente incorruptível, com um ar austero capaz de meter medo ao mais pintado e depois lentamente, vais levantando o tapete e LIVRA!...Só um facto: todos os dias formávamos para as refeições -pelo menos três vezes- e a nossa companhia ocupava um espaço mais ou menos determinado na Parada. Nos dias em que havia Revista Geral -os responsáveis sabiam dela com alguma antecedência- que era uma contagem feita de forma especial e quase inultrapassável ou incontornável, com a presença de todos os grandes chefes da Unidade, o espaço ocupado quase duplicava! Havia rostos por ali que eu nunca tinha visto na vida antes e depois voltava a não ver durante muito tempo, até à próxima Revista Geral, se calhar pertenceriam aos serviços secretos, penso eu de que...Isto é só um pequeno exemplo. Quando para lá fui -contra vontade confesso- disseram-me: vais ver, vais aprender a ser um homem com letra grande, mais pontual, ordeiro e educado que nunca. Mentira! Enorme Mentira! Em quinze dias aprendi a falar uma linguagem -a linguagem vernácula da caserna- que me entrava a todo o instante pelos ouvidos e nunca tinha praticado na vida que até os meus amigos mais chegados ficavam surpreendidos -com a alteração forçada- assim que regressava ao seu convívio. Eu comecei a ter que ter severos cuidados com as palavras... A medi-las uma a uma cuidadosamente, para "não borrar a pintura" de quando em vez, quase sempre! Estávamos ali apenas a ser preparados para a obediência cega, para o combate e nada mais contava. Aprendi -vi- tudo o que possam imaginar como vício existente e só não cai neles porque me resguardei muito bem, ou o melhor que pude e soube. Era um Mundo completamente Surreal...Bonito por fora no aparato das grandes paradas e manifestações militares, terrível por dentro nas maquinações e no espírito de desenrascanço humano a qualquer preço! Vade Rectro Satanás!...

    ResponderEliminar
  7. Depois das tentativas de descredibilizar o documento, aos autores do mesmo só lhes resta uma atitute:
    Escarrapachar algumas das provas nos Jornais, nas TV´s, nas Rádios, nos Blogues, no YOUTUBE!

    ResponderEliminar
  8. «Associação da PJ critíca inquérito da PGR
    A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da PJ, considera que o Procurador-Geral, Pinto Monteiro, errou ao abrir um inquérito a uma denúncia anónima, num "documento mentiroso". Para Carlos Anjos, presidente da associação, "não é difícil que qualquer entidade - não só a PJ, como qualquer tribunal, qualquer outra força de segurança - veja o seu símbolo exposto numa folha, com alguma coisa escrita que nada tem a ver com essa instituição", comentou referindo-se ao facto de a denúncia ter sido redigida em papel timbrado da própria PJ. "Penso que a procuradoria ao abrir um inquérito a um documento mentiroso, deu alguma credibilidade a estas denúncias que foram efectuadas. Em Portugal, passamos a ser um país de delatores e de delatores cobardes, porque anónimos", concluiu.»

    A Polícia Judiciária tem Sindicato?...

    ResponderEliminar
  9. «10:52 - Apito Dourado
    Alípio Ribeiro manifesta-se contra a abertura de um inquérito ao “Apito Encarnado”
    O director nacional da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro, discorda da decisão do Procurador-Geral da República de investigar o dossier anónimo sobre alegados favorecimentos ao Benfica no processo “Apito Dourado”, considerando que "não se justifica", noticia hoje o semanário Sol. Pinto Monteiro, anunciou a decisão de abrir um inquérito-crime ao conteúdo e origem de uma carta anónima escrita em papel timbrado da directoria da PJ relatando alegados favorecimentos a Luís Filipe Vieira e ao Benfica. Reagindo a esta decisão do PGR, Alípio Ribeiro, manifesta o seu desacordo: "Salvo o devido respeito ao Sr. Procurador-Geral da República, não se justifica a instauração de um inquérito com base em tais pressupostos". O responsável da PJ classifica este dossier anónimo, que ficou conhecido como "Apito Encarnado", como um "conjunto de papéis com insinuações pessoais torpes que coloca os seus autores anónimos ao nível da patologia e não da cidadania" e considera que a "justiça não pode ficar refém de condutas eticamente condenáveis e penalmente irrelevantes".»

    Olha, o Alípio também não gostou...

    ResponderEliminar
  10. Sobre o programa sobre o nosso presidente...Acho que foi o programa de televisão mais parcial e mais maldoso desde os tempos dos donos da bola...
    Um péssimo trabalho jornalístico,sem isenção,em que as conquistas de Viena e de 2003 e 2004 passavam como nota de rodapé,e depois havia a irresponsabilidade de atirar dados para o ar sem os especificar e ir ao fundo da questão...
    Exemplo,falaram que no caso guímaro o Reinaldo Teles passou de arguido a testemunha de acusação e que aquilo era muito estranho,mas alguem se deu ao trabalho de ir ler o acordão ou a sentença?Porque a pessoa que fala sobre assuntos jurídicos foi um jornalista que afirma nada saber de direito e nao entrevistaram quem efectivamente sabe?
    Acho que o documentário pareceu incomendado por alguem...toda a gente sabia que após a abertura da caixa de pandora que é o apito encarnado era preciso desviar novamente atenções e que um documentário daqueles tería uma assistencia massiva de pessoas ansiosas para verem o nosso presidente e o nosso clube na lama...
    Para quem é portista só serviu para nos unir mais e lutar contra tudo e todos lembrando os velhos tempos dos donos da bola que nos levou ao penta...
    O que me choca mais é este documentário cheio de veneno e a destilar ódio em relação a Pinto da Costa e ao F.C. Porto tenha passado na estação publica de televisão sem haver qualquer tipo de contraditório,havendo apenas pessoas para dizer mal e nenhuma para dizer bem,e as que havia para dizer bem cortaram e descontextualizaram as decalrações da forma que melhor servia os interesses do programa á semelhança do que Leonor Pinhão fez com o livro da Carolina...
    .
    .
    Sobre o jogo de hoje,estou a ver as coisas mal paradas,estou farto do conservadorismo do Jesualdo,não é treinador para o Porto e ponto final...
    O Porto continuará a jogar com 3 médios mais defensivos,porque o lucho é no maximo um 8 e nunca um 10,,assim a criatividade faltará e viveremos muito dependentes dos rasgos do Quaresma,espero que pelo menos ele nao cometa novamente o erro do 4.4.2 losango,com ele perdemos a magia do quaresma que sem jogar nas alas perde preponderancia...
    O Porto precisa de um 10,seja o leadnro lima,seja o mariano gonzalez,lucho tem que ficar mais como medio box to box e nunca como o organizador de jogo que ele não é nem nunca foi na argentina..
    .
    Espero que Postiga seja aposta neste jogo,chega de tentar dispensar mais um jogador da casa e que ja mostrou ter talento e numa altura em que nao temos avançados,o edgar claramente não é melhor que o Postiga...
    E nao entendo porque nunca mais deram hipoteses aos Castro...será mais um Vieirinha que iremos desperdiçar por falta de coragem de Jesualdo...?

    ResponderEliminar