10 agosto 2007

A (super) questão táctica

Jesualdo aposta no 4x3x3. Até Mourinho o elegeu como o mais equilibrado e racional sistema de jogo pela ocupação natural dos espaços. Mas será assim amanhã para o FC Porto?

A Supertaça de amanhã faz-me recuar ao último Porto-Sporting. Que deu polémica, pela má entrada em jogo, pela derrota, por uma série de coisas que motivam uma reflexão pertinente e actual.

Que sistema de jogo, além da aposta no 4x3x3 de princípio, adoptará Jesualdo?


No Dragão, em Março, o FC Porto jogou em 4x3x3, aberto e franco. O Sporting no habitual 4x4x2 (há sempre um losango no meio-campo, mais ou menos rombudo, é despiciendo ao sistema adicionar a figura geométrica que alguns estudiosos gostam de associar: ficará bem uma redundância?). As equipas têm mantido, nesta pré-época, os sistemas de jogo que as identificaram recentemente. Vai manter-se assim, pelo menos amanhã no FC Porto?


Nunca foi devidamente esclarecido, até porque os entrevistadores de ocasião dispersam-se por “fait-divers” e não escalpelizam os temas candentes e pendentes da gestão de recursos ao longo de uma época como sucedeu na entrevista de campeão a Jesualdo na SIC-N. Mas no último Porto-Sporting, lembre-se, era suposto Lisandro jogar, provavelmente em 4x4x2 para encaixar no Sporting e não dar a inferioridade numérica no miolo, mas o argentino lesionou-se. E percebeu-se logo que a mossa era grande, o que o jogo veio a confirmar.


Ousadia ou “tacticismo”


O que esse jogo mostrou não foi uma superioridade natural do Sporting. Jogou mais porque a velocidade que meteu de início derivou de ganhar mais facilmente, e mais adiantado no campo, a posse de bola. Tinha mais jogadores em campo, parecia. Mas era só no miolo. Acabou por ganhar num livre directo, quando as substituições de Paulo Bento refreavam a iniciativa atacante, e numa falta despropositada de Postiga sobre Polga no terço defensivo portista (!?)… E só isto, um acidente no jogo, desencadeou uma série de questões e más interpretações, alguns até deram o título como perdido.


A lição terá servido? Para mim é a grande dúvida amanhã, mais do que uma ou outra entrada na equipa que terá a base grande dos campeões de 2006-07. Naturalmente, sem Lucho, além de Pepe, o meio-campo poderá sofrer mais remodelações. E o sistema mudará?


Conviria. Mas não é crível que, só por um jogo, Jesualdo altere o sistema que tem dado resultados. Mas será inflexível a esse ponto? Trará constrangimentos se, aqui ou ali, modificar a simples questão táctica e estratégica que não pressupõe, de forma alguma, menor ambição de vencer, mostrar receio do adversário ou arrastar a quebra de rotina de ganhar já implementada e que tem garantido troféus de prestígio e jogo agradável à vista ?


Não creio e, de resto, nenhuma equipa pode ser refém de um sistema. Têm de existir alternativas e, aliás, adaptar mesmo, num jogo específico pelo valor do adversário, o resultado expectável, uma competição sui generis, um sistema a um dia que o justifique. Até Mourinho o fez e insiste…


Quanto a mim, temo que o cinismo vença quando sei que um sistema joga no erro do adversário e na especulação dos incidentes do jogo. No Sporting, de resto, nem é novidade. Também já serviu, noutras eras, ao FC Porto. Difícil, por fim, é achar onde está o mérito de um e o demérito de outro, ou onde se começa a ganhar e se exalta quem, porventura, menos fez por vencer. Coisas da bola indígena.


Não será fácil, decerto, adivinhar o onze de amanhã. Porque parto com a dúvida de que o sistema pode mudar. Deve mudar? Volta a opor-se ousadia a “tacticismo”…


Mourinho dixit


Momentos peculiares podem justificá-lo e eleger um sistema não significa vilipendiar uma filosofia de jogo que deve caracterizar uma época apesar da excepção num ou noutro caso.


Relembro:

“Na passagem da época 2002-03 para 2003-04 (…) eu sabia que, para o Campeonato Nacional, qualquer das duas opções me seria suficiente para ganhar facilmente – o meu 1x4x3x3 ou o meu 1x4x4x2. Assim, aproveitei o seu maior rigor em termos de disciplina táctica, em termos de posições e de funções, para trabalhar muito mais à volta do 1x4x4x2. Porque, da forma como a concebo, esta estrutura é muito mais “táctica” que o 1x4x3x3. No 1x4x3x3, logo à partida, há uma ocupação perfeitamente equilibrada dos espaços, não é preciso ser-se muito “inteligente”, não é preciso pensar muito… basta simplesmente que os jogadores ocupem as suas posições. Com o 1x4x4x2 é preciso pensar muito mais, porque o campo está ocupado de forma pouco racional, não existe ninguém aberto… Os laterais podem atacar em profundidade, mas, se o fazem, há descompensação a nível defensivo… Se tirar os jogadores do losango para as alas, acabo por ficar só com um jogador no meio-campo… Se os dois pontas-de-lança jogam demasiado em mobilidade e caem constantemente nas faixas, fico sem ninguém no meio para finalizar… É um sistema à partida desequilibrado! E eu, quando trabalho este sistema aqui no Chelsea – porque sei que em determinadas alturas vou precisar dele – incido quase sempre mais sobre o que ele tem de mau.

É um sistema que tem muitas coisas más. E, ao “obrigar” os meus jogadores a jogar nesses sistema táctico, “obrigo-os” a ser naturalmente disciplinados, rigorosos e concentrados”.

José Mourinho citado em “Mourinho – porquê tantas vitórias?”, da Gradiva, 2005


Qualidade ou oportunismo?


Voltando à reflexão que se impõe: Jesualdo forçará a imposição do 4x3x3 para provar que a derrota do Dragão foi ocasional e fruto de várias coincidências, deficiências e azares (penálti negado no fim a Pepe), correndo o risco de novo desaire que pode, logo de início, pôr tudo em causa? Ou adaptará, face à forte componente da linha média dos leões, jogando nos duelos individuais e não dando superioridade ao adversário à partida, esperando que a maior qualidade dos dragões prevaleça?


Se alguns amigos se lembrarem da longa discussão que tivemos pós-jogo, perceberão esta minha ideia. E decorre da apreciação de Mourinho que um sistema é ousadia e outro é especulação com o jogo. É claro que, após a Supertaça, qualquer resultado merecerá diversas interpretações. Cá estaremos para as avaliar.

Mas num bom momento do FC Porto, a expectativa é grande mas não pode ser do género “vamos partir tudo desta maneira”.


Como poucos reforços serão chamados ao 11 (há só seis nos 19 convocados), o pensamento no jogo tem de ser pela configuração da equipa e não na soma dos titulares e dos suplentes que entrarem. Tendo sempre o contexto da pré-época que ainda decorre, sem hossanas aos rivais de Lisboa que nada mostram, e com o FC Porto já no trilho certo para uma boa época sem as parangonas que estariam destinadas a outros…

Com Tarik, Mariano, Quaresma e Lisandro, parece de caras que vem aí o 4x4x3. Daí a “dispensa” de Postiga e, se for preciso nalguma aflição, há Edgar para um jogo mais directo mesmo ao lado de Adriano.


Ideias finais


De Leiria – naturalmente, prevaleceu o bom senso geográfico onde ainda os clubes podem ter uma palavra a dizer num meio tão idiossincrático e macrocéfalo que não contempla concessões de espécie alguma nem para adepto ver…


De Bruno Paixão – já se lê que é um favorito de Pinto da Costa, que só favorece o FC Porto e prejudica o Sporting e, nessa medida, quem o diz não se lembra da enormidade de Campo Maior de 19/2/2000 num jogo para a História e que acabou por ditar a entrega do título aos leões.


Dos comentadores - as televisões já se esfalfam em apanhar treinadores para os seus programas e levam… “manguitos”. Os técnicos não vêem credibilidade nos comentadores e um "estudioso" às vezes aqui citado, tem uma visão dos sistemas que é a sua, felizmente totalmente distintamente oposta à de Mourinho.


O resto, como sempre, é conversa.

21 comentários:

  1. Surgiu num site afecto ao FC Porto, este nome como o jogador que virá para emvergar a camisola 10. Se a fonte é segura ou não, não sei (dizem que sim...) mas que parece um craque lá isso parece...

    Video: Matias Fernandez é o número 10 do FC Porto?

    ResponderEliminar
  2. Também li que o 10 poderia ser esse jogador mas se o Villareal deu 9 milhões de dólares por ele há um ano...

    Mas é sem dúvida um excelente jogador.

    Até já...

    ResponderEliminar
  3. Relativamente à entrevista de ontem, o site "maisfutebol" passa literalmente como comentário seu o comentário de um blogue,LOL...Que falta de imaginação!

    ResponderEliminar
  4. Matias Fernandez, é sem duvida um excelente jogador, ainda mais adaptado ao futebol europeu, seria a melhor escolha para colmatar a saída do Anderson, mas pelo que sei, eles não estão interessados em vender a maior pérola. Estão a criar um excelente plantel, e isso vê-se com a chegada do Rossi (ex-man. united) por 11 M€. Por isso, não passam de especulações, da mesma maneira que também já li que o Huntelar do Ajax estava a caminho do FC Porto.

    Excelente entrevista ontem do presidente.. só sabe jogar ao ataque! Hehe Fiquei curioso, com a afirmação, sobre aqueles 2 grandes jogadores que já estão comprados para a próxima época.

    ResponderEliminar
  5. Sobre o post em si, concordo num 4x3x3 e acho que é inevitável esse sistema como aposta sistemática de Jesualdo, e o FCP este ano reforçou-se nesse sentido.

    Acredito que a chave do êxito portista para este jogo será mesmo os extremos, é que, parece-me, que o Sporting anda fraco de laterais, o que é uma vantagem para nós.

    Também acredito que irá alinhar com poucos reforços de inicio, e que eles se irão integrar na equipa faseadamente.

    Sobre o nº 10, de facto, não percebi o porquê da ausência da atribuição deste número, mas vamos a ver como isto vai terminar, se sempre vem mais um jogador ou não.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Já confessei a minha preferência pelo 4-4-2 (sistema que me parece ser o mais utilizado no futebol actual). Pelas entrevistas de Jesualdo, fico com a sensação de que partilha a preferência - e terá usado o 4-3-3 na época transacta por ser o sistema mais fácil de implementar.
    No entanto, pelo que vi da pré-temporada, fico com a impressão de que o FCP vai usar amanhã o 4-3-3 (o esquema mais usado "a doer"), embora o FCP tenha, este ano, uma maior flexibilidade táctica e a capacidade de mudar o esquema durante o jogo - algo que não se via o ano passado, pelo que me recordo.
    Zé Luís, uma questão sobre o preciosísmo do losango no 4-4-2. Segundo creio, existem dois 4-4-2 distintos - o do losango e o clássico. O clássico colocará dois jogadores à frente da defesa (um trinco e outro mais adiantado, ainda que não seja um "supporter"), e dois alas abertos. O losango tem um trinco, um "supporter", e dois jogadores de meio-campo que não serão verdadeiros alas, serão mais interiores (basta lembrarmo-nos de Maniche e P. Mendes). Será assim?...
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Um dos jogadores contratados para a próxima época deve ser o Carlos Eduardo do Grémio.

    O outro, tenho um palpite que ainda vai ser o Antunes...Aquele filme da Juventus não passou disso mesmo. E um jogador que tinha tantas propostas, de repente não se ouve falar de mais nada e fica no Paços...é porque já deve ter o futuro garantido.

    Futebolar.com

    ResponderEliminar
  9. Então e quem acham q vai jogar no lugar do Lucho amanhã?

    Cech?
    Kaz?
    Mariano?
    L.Lima?

    ResponderEliminar
  10. Desde os tempos do Zé Maria Pedroto que fiquei adepto do sistema 4-3-3, é para mim mais racional tem um posicionamento mais lógico das características naturais dos jogadores e o 4-4-2 baralha muito as coisas e estrangula a tendência natural de qualquer jogador que é jogar pelo centro ou pelas alas direita ou esquerda. Por exemplo o Lisandro, é um jogador que está a jogar adaptado a extremo quando eu não creio que ele seja extremo, será quanto a mim um interior do género existente num sistema mais recuado no tempo o extinto 4-2-4! A sua consecutiva colocação no campo como extremo retirou-lhe, melhor reduziu-lhe as suas naturais inclinações e agora quando o pretendemos ver a jogar mais fixo na área, ele hesita e perde a noção do espaço em que deverá estar e colocar, naturalmente...Se fizermos ao contrário e colocarmos o Bosingwa ou o Fucile a jogar no centro da defesa compreenderemos melhor o que eu estou a tentar dizer...Para mim eu punha os jogadores todos a monte e depois as coisas adaptavam-se e ajustavam-se rapidamente. Estou a brincar, mas as coisas para mim são um pouco assim...Os jogadores agora têm escola, treinam sempre numa determinada posição desde miúdos desde tenra idade e quando chegam próximo de jogarem como seniores têm já nove ou dez anos de competição e treino! Depois é só colocá-los na máquina, como se fossem peças mecânicas ou de xadrez...O que falha é que muitas vezes, esses miúdos treinaram durante dez anos fora da sua posição natural e portanto nunca conseguem ser muito bons no que fazem, são jeitosos mas não são excepcionais. Os excepcionais são normalmente jogadores "vadios" que gostam de se sentir completamente livres de caminhar para a baliza sem grandes compromissos tácticos e assumem isso...E quem os tem nas sua equipas, deixa-os actuar assim livremente, corrigindo aqui e ali alguns aspectos, que têm uma componente mais táctica ou se quisermos mais institucional, mais solidária com a globalidade da equipa. Precisamos muito de gazuas e jogadores tipo abre-latas que desfaçam todos os rigorosos sistemas de jogo e Leandro Lima ou Quaresma são jogadores muito desse tipo, logo indispensáveis...Mariano Gonzalez parece também ter essa característica de rompedor nato, mas mais fixo numa determinada faixa do terreno!Por isso respondendo à questão do Lucho, eu colocaria o Leandro Lima, Quaresma, Lisandro e Mariano Gonzalez...

    ResponderEliminar
  11. A minha equipa ideal:
    Helton;
    ZBosingwa,Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucille:
    Paulo Assunção, Raul Meireles e Leandrinho;
    Quaresma, Lisandro Lopez e Mariano Gonzalez.
    Se repararem dá para tudo e vai baralhar completamente os leõesinhos!

    ResponderEliminar
  12. Sobre o tema, reafirmo a minha dúvida: deve dar-se "vantagem" a um adversário que se sabe jogar sempre fechadinho, com mais unidades a meio-campo, correndo-se o risco que deu em derrota em Março? É que se correr mal outra vez é a derrota do aberto 4x3x3 contra o especulativo 4x4x2.
    Sobre este sistema, Nuno, actualmente já não há lugar a falar-se em clássico 4x4x2, porque esse, nas equipas inglesas, é normalmente definido pelos quatro em linha no meio-campo quando se sabe que os alas jogam sempre mais adiantados e aí concordo contigo. Mas como em questões tácticas os ingleses estão sempre na Idade da Pedra, salvo os continentais que lá chegam como Mourinho e fazem aquilo como um jogo de plasticinas, adaptando tudo, não chego a esse ponto. O 4x4x2 clássico é dos anos 60 - ponto final. Hoje, tirando os "quadrados" ingleses, há losango em toda a parte.
    Sobre o tal 10, estou às escuras. Mas esse Matias Fernandez é mesmo um jovem prodígio, resta saber se há alguma hipótese de o Villarreal o libertar apesar dos, creio, 5 anos de contrato.
    Sobre o presidente, não contava com tanta agressividade. Mas senti-o logo forte desde o início. Porém, apesar da "chispa" que teve, faltou-lhe lançar mais chamas complementando alguns assuntos com outros factos.
    Sobre o livro da Carolina, a contradição de muitas coisas depois não repetidas no MP: os vários árbitros que iam a casa, só se lembrava de dois, depois foi só o Augusto Duarte, este ia muitas vezes e afinal ela só o viu lá uma vez, enfim... sobre o presidente do Benfica que promete mundos e fundos, mais actual não podia ser de lembrar que até na Volta a Portugal, onde corre sozinho sem outros grandes na roda, não se dá conta de que o Benfica lá esteja. A não ser fazer número.
    Até o brilhantina do Rui Santos admitiu que o presidente esteve forte e deu-lhe 7,5. Mas só por pudor, porque o presidente mereceria à vontade um 8,5 ou mesmo 9.
    Até eu, que conheço algo disto, percebo que a idade não permite manter a mesma pedalada e intensidade todo o tempo. Ou então precisa de mais alguns conselhos ao ouvido.
    p.s. - Pinto da Costa olhou várias vezes para o fundo do estúdio, não se percebeu se para receber sinais, se para reconhecer alguém, mas cheguei a temer que Luís Filipe Vieira entrásse por ali dentro. Já nem seria a primeira vez. De resto, o Orelhas até esta hora ainda nem falou. Anda murcho. Leonor vai para a fonte, nem formosa nem segura...

    ResponderEliminar
  13. Meirelesportuense, o argumento do Lisandro aconselha precisamente o 4-4-2. Eu faço a mesma leitura acerca das suas características. Por isso, acho-o mais vocacionado para ser o 2º ponta-de-lança num 4-4-2 do que extremo num 4-3-3 (jogando como o Ninja jogava).
    A comparação dos esquemas é sempre relativa. O 4-4-2 tem as desvantagens que são conhecidas, mas também tem a vantagem de ter sempre 2 jogadores nas imediações da área, que podem desequilibrar em jogadas rápidas. Num instante, podemos ter 2 contra 2 entre avançados e centrais - logo, pode gerar mais situações de golo.
    Mourinho, na 1ª época, jogava em 4-3-3. Na 2ª, jogava preferencialmente em 4-4-2, mas também podia usar o 4-3-3 e, inclusive, mudar o esquema durante o jogo. Pode-se optar por um ou outro em função das características do adversário, das circunstâncias do jogo ou, mais importante, das características dos jogadores que temos disponíveis. Não se pode dizer que esta opção seja tão importante quanto isso. Conforme Adriaanse provou, até se pode ser campeão com esquemas que eu nem conhecia (3-3-4 e 3-4-3)...
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. É sempre uma clássica discussão, nas equipas nacionais: 442 ou 433? Pois bem, este ano parece-me evidente a manutenção na aposta no 443, por razões óbvias. Este Porto a nível ofensivo está claramente adaptado a jogar com um ponta de lança fixo, e um avançado (Lisandro) funcionando como um falso-extremo, surgindo para finalizar sempre que lhe é possivel. Quaresma é naturalmente o terceiro elemento, este sim funcionando como um extremo clássico - concordo inteiramente com está vertente táctica, e os resultados têm estado à vista de todos nós. Por outro lado, aquele problema tão real que Mourinho refere no teu artigo. Num sistema de 442, é fundamental uma elevada cultura táctica dos elementos laterais do meio campo, ou seja, aqueles que terão que fechar no centro, nas laterais, e até subir à linha de fundo para cruzar - torna-se um pouco complicado colocar um sistema desses a funcionar de forma flexivel, como ele o exige. Temos variadas soluções para o miolo do terreno, temos as extremas bem definidas, e elementos para o centro do ataque com qualidade. Esperemos pra ver se o Porto nos traz mais alegrias, como nos habituou :D

    Visitem o meu blog:
    www.jogodearea.com

    ResponderEliminar
  15. Nuno, também considero o Lisandro um segundo ponta-de-lança que o é de princípio, daí o 4x3x3 da época passada com ele, Adriano e Quaresma permitir flexibilidade no centro do ataque mas acabava por deixar manco o seu lado quando ía para o meio.
    Por isso, com os reforços como Mariano e mesmo Tarik que me parece bem e útil que fique, vejo mais claramente o 4x3x3, esse sim, clássico, com extremos de verdade.
    O tal Lisandro que faltou em Março com o Sporting poderia ajudar o 4x4x2 que eu esperava nesse jogo.
    Só não quero, repito, ver que um 4x3x3 clássico dê "concessões" ao rival com postura mais "táctica" como diz Mourinho.
    Já agora, sobre as preferências de Jesualdo: sinceramente, nunca achei que ele preferisse o 4x4x2. Nem no Benfica, muito menos no Braga que acompanhei com interesse nos seus três anos lá. Parece que no Boavista também ia pelo 4x3x3.
    Sinceramente, não sei se ele prefere o 4x4x2. Curiosamente, foi Mourinho que o disse, precisamente na crónica do Porto-Sporting em Record e deixou-me perplexo. Mas isso é só um à parte.

    ResponderEliminar
  16. Nuno entendo o seu ponto de vista e por isso eu apresentaria um esquema novo com três dianteiros móveis a que se juntaria sempre que fosse possível um quarto elemento Leandro Lima! Sem avançados fixos para marcar o que se passaria na defesa do Sorting? Ficavam ali a olhar uns para os outros à espera ou avançariam e abririam brechas um pouco mais no centro? Dos três avançados, Lisandro seria o que se apresentaria preferencialmente para finalizar, mas com muita dinâmica os lagartos teriam de estar a olhar para todos os lados tipo camaleões! Os camaleões não são originariamente verdes? Isso ao fim de quinze minutos enlouquecia-os e aos gritos de "Liedson resolve", "Liedson resolve" começariam a atrever-se mais e a abrir mais o jogo e nós Pimba!

    ResponderEliminar
  17. Não pude ver a entrevista na SIC Notícias.
    Não há nenhuma alma caridosa que ponha no YouTube?

    ResponderEliminar
  18. Caríssimo "dragãodeágueda" o essencial da entrevista pode ser lido no site de OJOGO na sua edição de sexta-feira 10/07/2007. Não sei se passará novamente em gravação na SIC,não estranharia que assim acontecesse, no entanto o mais importante está nessa transcrição de OJOGO! Aquilo que retive foi um cheirinho da base em que PdC vai assentar a sua defesa: o argumento de que o testemunho de Carolina Salgado não pode ser considerado relevante, ou se o for terá que ser dada a mesma importância ao testemunho da gémea Ana Salgado e aqui entra a contradição da Dona Maria José Morgado, que aceita um dos testemunhos e rejeita o outro, o que, para quem se pretende justo e imparcial é inadmissível! Depois surge a "estranha" cumplicidade de uma série de elementos e figuras todas ligadas ao adversário desportivo SLB...Quem patrocina a edição do livro, quem aconselha a conduta a tomar por Carolina Salgado a partir de determinado momento, quem financia o sustento dessa senhora. Um terceiro elemento não citado na entrevista e que eu recordo aqui é o da promiscuidade da Polícia Judiciária -alguns dos seus elementos- e o seu relacionamento muito próximo de muitos dos senhores arquitectos da conjura o ensaio e aconselhamento por estes elementos na forma e no conteúdo dos depoimentos a prestar em sede Judicial pela "menina" Carolina Salgado. Por último a desvalorização que a própria Justiça faz -alguns dos seus representantes- quanto a alguns actos confessadamente praticados por esta senhora e a assumpção pela PJ da sua segurança pessoal, enquanto foi desprezado igual pedido de vigilância feito pela irmã daquela, a senhora Ana Maria. As contradições não terminam aqui: ao longo das investigações várias conversas são gravadas, envolvendo elementos ligados a outros Clubes que não o FCPorto, aliás esta investigação começa com abertura de um processo judicial ao Gondomar e à conduta menos própria entre árbitros da 2ª Liga e alguns autarcas e empresários importantes de algumas autarquias, para rápidamente se fixar na pesquisa exaustiva a Pinto da Costa e ao Futebol Clube do Porto e elementos ligados a ele...O que eu estranho é com tanto gente metida até ao pescoço nesta investigação ligada ao Boavista este Clube nunca tenha sido citado! Os bandidos estavam todos vendidos ao Porto e nem o facto do Boavista ter conquistado vários troféus ao longo destes últimos anos -inclusive um título de Campeão Nacional- suscitou dúvidas...Estranho não é?...Os telefonemas gravados envolvendo outros personagens directamente ligados às organizações desportivas concorrentes do Porto foram metodicamente desvalorizados e sei lá se não foram mesmo destruídos...Depois são colocados alguns pontos de interrogação quanto à legitimidade ética das intervenções nas Televisões do marido da Dona Maria José Morgado, o senhor Saldanha Sanches revelando ou querendo tentar revelar pormenores que não deveriam ser do seu conhecimento por fazerem parte de Processos em segredo de Justiça e ainda por cima desvirtuando esse relatos...

    ResponderEliminar
  19. Para além do mais mandava o bom senso que a partir do momento em que a Dona Maria José Morgado foi indigitada para as investigações do ADourado, o senhor Saldanha Sanches devia guardar algum distanciamento em relaçõa a este Processo em vez de deitar faladura sempre que lhe dão oportunidade...Dizia constantemente um laranjinha muito conhecido na nossa praça desportiva, autarca e política que "À Mulher de César...." Bem sei que ele fazia essa citação quando eram os outros que estavam na berlinda e que, quando andava ele nas bocas do Mundo, esquecia rapidamente esses preceitos, mas para esse tipo de comportamentos também existem ditados: "Bem Prega Frei Tomás..." ou "Ouve o Que Eu te Digo e Não Olhes..." Grande Filósofo é o Povo!

    ResponderEliminar
  20. Entrevista de PC na sic (penso que sicnoticias) , sabado as 15h.

    ResponderEliminar
  21. Caro Meirelesportuense, grato pelas informações. Eu já tinha lido no Jogo esses resumos, mas gostava de ver a "linguagen corporal" do presidente. Entretanto no site da Sic já vi resumos. E do que vi gostei de quase tudo: da pose, da confiança, da resposta pronta. Afinal aquilo que sempre me habituei a ver em 25 anos.
    Do que não gostei foi de ver PC, em praça pública, a denegrir o passado da sua ex-companheira por muita razão que tenha. É que não foi por falta de aviso que isto está a acontecer... Por mim acho que lhe ficava melhor aqui ter dito "Cometi um erro em me ter apaixonado por ela". Dava-lhe um ar mais humano. Depois em tribunal (se se lá chegar, o que eu muito duvido...) derretia-a!!
    Eu não percebo nada de advocacia mas até que ponto é bom estar a mostrar já uma das estratégias e argumentos de defesa (descredibilização da senhora)?

    ResponderEliminar