13 agosto 2007

Um número em falta ?

Quem será o 10 do Porto?

Leandrinho é bom de bola mas é um puto em adaptação. Se Lucho ou Quaresma forem vendidos, então terá de vir um craque e dar-lhe a camisola 10. Seria uma excelente jogada de marketing. Será?

Os velhos do Restelo e do amor à camisola, mais os clássicos das tácticas que acham que os jogos se ganham no meio campo e de preferência com um "maestro" têm hoje um bom enigma para decifrar: no plantel do FC Porto para a época 2007/8 não há camisola 10. Ou se há ainda não tem qualquer nome inscrito no dorsal.

Que poderá querer isto dizer?

O mais simples seria deduzir que o anterior proprietário desse número mítico, Anderson, ainda não tem sucessor.

Simples demais se atentarmos nas indicações excelentes que Leandrinho tem dado nos jogos de pré-época, mas de algum modo verdadeira tendo em conta não só a tenra idade do novo craque vindo do Brasil mas também a sua ainda muito curta adaptação. E, se bem estão recordados, o genial Anderson teve que penar um bom bocado na primeira época, até se fazer dono da batuta do meio campo.

E não esqueçamos que Jesualdo é um treinador incapaz de lançar um jovem para a fogueira, seja a das vaidades ou da inquisição dos adeptos, só para superar um buraco na equipa ou para salvar um resultado de circunstância. Jesualdo é um treinador que acredita na sistematização do trabalho como fórmula de sucesso e só se deixa seduzir pelas aventuras criativas em situações especialíssimas.

Mas a ausência da camisola 10 do plantel portista tem uma outra leitura, que é menos desportiva e mais da esfera do marketing. Vamos supor que surgem argumentos financeiros tão fortes que Lucho acaba por ser transferido ou até mesmo Quaresma, embora este já esteja num patamar em que só irá a leilão quem tenha dinheiro para perder a cabeça.

De todos os modos, num destes cenários o FC Porto teria certamente que ir ao mercado buscar um craque à prova de bala. E não necessariamente um "maestro". Até poderia ser um ponta-de-lança de créditos firmados para permitir a Jesualdo usar o 4x4x2 com melhor aproveitamento, designadamente nos complexos jogos da "Champions".

Ora num cenário destes, dar a camisola 10 ao tal craque é seguramente uma excelente estratégia de imagem.

Será assim?

Aguardemos"

Manuel Tavares in jornal " OJogo " de 9/08/2007


U
ma das maiores criticas feitas a Jesualdo Ferreira aquando da última derrota frente ao Sporting foi a falta de um típico nº 10, um playmaker capaz de transportar a bola de trás para a frente de uma forma rápida e objectiva.

Este ano, Leandro Lima e Luís Aguiar foram as contratações que foram contratados para colmatar a vaga deixada por Anderson, além da saída de Jorginho.
O uruguaio, ainda numa fase de adaptação, nem convocado foi, o brasileiro saiu do banco aos 83 minutos.

A questão, conforme está explicita no artigo acima publicado, está em saber se existe um jogador com essas características dentro do plantel do FCPorto ou se não é necessário haver jogadores para a táctica usada visto que Lucho, em principio, ficará no plantel e interpreta bem esse papel, ou se, em último caso, até o dia 31 de Agosto iremos ter mais um reforço para essa posição ?

7 comentários:

  1. Ter um 10 para que? Num sistema de 4 defesas, 3 trincos mais o Quaresma onde vai ele meter um 10?
    Aquele jogo contra o Sporting serviu como uma boa lapada na tromba para cair na real.

    ResponderEliminar
  2. Não acho que seja um médio ofensivo. É um avançado para o lugar do Postiga.

    Será?

    Só nos resta especular.


    [[]]

    ResponderEliminar
  3. Hoje no Record também falam desta questão: aqui fica

    " Em Itália chamam-lhe trequartista, mezzapunta, regista ou rifinitore. Termos que designam a posição 10, o maestro, a unidade que faz a ligação ao sector avançado e que deve ainda garantir golos e assistências. Um membro em falta no primeiro FC Porto da temporada. Já assim fora na pré-época e a Supertaça reforçou essa tendência inicial. Com Leandro Lima, Mariano González e Luís Aguiar em adaptação e Lucho sem ritmo, Jesualdo Ferreira vê-se privado de um jogador capaz de desequilibrar entre linhas.

    Por isso mesmo, o duelo com o Sporting mostrou um dragão a carburar quase em exclusivo pelas alas e que teve imensas dificuldades em criar envolvência pelo centro do terreno, sendo que o sector intermédio também não se viu nas segundas bolas. Questões de profundidade para Jesualdo trabalhar com as unidades certas, mas tem sido notória a ausência de um elemento com as características de Anderson, um jogador que partiu e que não deixou herdeiro: o 10 está livre"...

    A ver vamos, até 31 de Agosto

    ResponderEliminar
  4. "dia seguinte": o nosso representante é uma vergonha. diz que o paixão esteve bem. diz que tem dúvidas se foi penalty. diz que os critérios disciplinares estiveram bem excepto no amarelo ao paulo assunção. Diz que o Jesualdo também esteve bem. Diz que a nossa táctica não foi defensiva.
    será que este ano vamos ter o "trio d'ataque"? ou só teremos a sic, que um dia bajula o nosso presidente que só fala de assuntos pessoais e das suas damas e amores, no dia seguinte ataca-nos através do rui santos e, para matar, nos enfia esse portista de trazer por casa que é engavetado pelo dias ferreira e engolido pelo seara?

    ResponderEliminar
  5. Para se rirem um pouco e tvz até postar no vosso blog tb ;).
    Adu a super estrela do orelhas:

    http://aycu39.webshots.com/image/25558/2003338746904135268_rs.jpg

    ResponderEliminar