11 agosto 2007

Vencer: muito mais do que um hábito

FCPorto - Sporting C.P.
( RTP1 - 21 horas)

A partir de hoje os jogos já são a doer, acabaram-se os jogos a fingir. A competição já está aí, mascarada de Supertaça, e nada melhor do que começar a época a jogar contra a equipa que mais deu luta no campeonato do ano passado, o Sporting.


Apenas existe um só objectivo: vencer, não só porque, como disse o seu treinador, é um hábito entranhado no FCPorto, como é único resultado possível, uma obrigação para quem veste a camisola dos bicampeões nacionais.

A conquista da 16ª Supertaça é o único pensamento nas mentes dos jogadores que irão alinhar, num Estádio duma cidade, onde tem a fama de ser a mais favorável, em termos de apoio, ao seu adversário.

E é como bicampeões nacionais que somos, que vamos entrar com toda a força, garra e ambição para a conquista do primeiro troféu oficial da época 2007/2008.

Se não tive quaisquer dúvidas no sistema táctico que irá ser utilizado na partida, houve 3 lugares onde as dúvidas me acercaram: na baliza, na lateral esquerda e um elemento no meio campo.



Aposto em Nuno na baliza, acima de tudo, seria um prémio mais do que justo pelo seu empenho, qualidade e profissionalismo, que demonstrou na pré-época onde regressou ao clube onde foi mais feliz e mais vitorioso na sua carreira desportiva.

Se não existe quaisquer dúvidas em três elementos que poderão compor a defesa, Bosingwa na direita e a dupla de centrais Bruno Alves-Pedro Emanuel, na lateral esquerda acredito que Jesualdo apostará na continuação da adaptação de Fucile. O uruguaio demonstrou na pré-época que a sua qualidade é enorme e que se adapta muito bem à função de defesa esquerdo, rubricando sempre exibições regulares .

No ataque reside a questão onde se menos questiona a equipa que, provavelmente, irá alinhar de inicio, Quaresma e Lisandro nas alas, para mim, os jogadores chave para abrirem a porta do êxito no jogo, e Adriano no centro, sendo no meio campo onde estão as maiores dúvidas: quem serão os escolhidos ?

Posso confessar-vos que mudei três vezes de equipa, primeiro optei pela aposta da continuidade da maior aposta da pré-época de Kazmierckzak, depois decidi ir para a irreverência atacante de Leandro Lima, só que no final arrisquei em inserir Bolatti a titular, por ser um jogador de características semelhantes ao grande ausente desta final, o argentino Lucho Gonzalez, isto é, sem retirando Paulo Assunção e Raul Meireles da equipa por não acreditar numa grande mexida na estrutura base da equipa que apresentava na época passada.

Além do mais, Bolatti deu indicações positiva durante toda a pré-época, principalmente, contra o Shanghai quando avançou no terreno, aparecendo por vários momentos na zona da cabeça da área para tentar surpreender a equipa adversária, uma função que Lucho cumpre plenamente.

Quaisquer que seja a equipa escalada para o jogo, a atitude, a ambição e a sede de vencer devem ser elementos essenciais para que a vitória seja mesmo realidade.

Espera-se um jogo disputado e equilibrado, com um Sporting a jogar muito rigoroso tacticamente, e muito expectante, sempre a jogar no erro do seu adversário, por isso seria necessário uma entrada forte, concentrada e eficaz por parte do FCPorto para criar um resultado positivo logo nos minutos iniciais.

É tempo de começarmos a gritar : Nós somos a tua voz, queremos esta vitória, conquista-a por nós.

Frases do Mister

" É muito difícil estar no FC Porto sem ganhar. É como escovar os dentes, é um hábito. "

" Sob o ponto de vista táctico, é natural que haja
um processo de aprendizagem mais demorado. Essa evolução faz-se a jogar e a treinar e obriga os jogadores que fazer parte da estrutura-base da equipa a nunca adormecerem, pois os que estão do lado de fora não deixam."

Aliás, um jogador que está no FCPorto sabe que nunca pode desistir.
É a essa a nossa filosofia de trabalho."

" Fizemos bons resultados e bons jogos na pré-época, mas foram ap
enas treinos. Os dois torneios que conquistamos contra equipas da Europa já contemplaram características muito próximas da competição, mas é como eu disse, foram apenas treinos. O jogo a sério é no sábado."

Números oficiais para a época 2007/2008

O FCPorto já divulgou os números oficiais para a época 2007/2008. Além da ausência do nº 10, existem também algumas novidades.

Postiga e Jorginho estão ausentes da lista, o que se pressupõe que a saída será o destino dos dois, destaque para a atribuição do nº 2, conjuntamente com o 99 é o número mais carismático do clube, a Bruno Alves, talvez um indicio, de que o defesa central é, dos jogadores que fazem parte do plantel, aquele que mais tem possibilidade em ser o futuro capitão da equipa e umas das maiores referências do clube num futuro próximo.

Este ano, a numeração das camisolas do FCPorto, é a seguinte :

1- Helton
2 - Bruno Alves
3 Pedro Emanuel

4 Stepanov
5 Marek Cech
6 Paulo Assunção

7 Quaresma
8 Lucho
9 Lisandro
11 Mariano
12 Bosingwa
13 Fucile
14 João Paulo
15 Lino
16 Raul Meireles
17 Tarik
18 Bolatti
19 Farías
20 Leandro Lima
21 Luís Aguiar
24 Ventura
25 Kazmierczak
26 Castro
28 Adriano
29 Edgar
30 Rui Pedro
33 Nuno Espírito Santo

14 comentários:

  1. Bruno Paixäo?
    Ainda a época nao começou a sério e ja andam a gozar connosco.
    Enfim vamos ter uma época normal.
    Roubadinhos do principio ao fim.

    Pais de tristes.

    ResponderEliminar
  2. Claro que a estratégia continuará a ser aplicada...Árbitros declaradamente "inclinados" a prejudicar sucessivamente o Porto, nomeadamente nos jogos cruciais, vão continuar a ser nomeados exactamente para esses jogos cruciais! Vamos ter Lucílios Baptistas, nos Benficas e nos Sportings, o Pedro Proença idem, idem, aspas, aspas, porém uma coisa temos que colocar na nossa triste cabeça, quem são os árbitros que se possam considerar isentos -neste momento- em relação ao nosso Clube? Para mim nenhum, até porque a conjuntura indica que eles -todos eles- para se limparem de qualquer tipo de associação ao FCP vão dar o litrinho, para mostrar em campo essa enorme distância... O que na prática acaba por resultar sempre em nosso prejuízo. Lance duvidoso na área do Porto, Penaltie assinalado, se acontecer o mesmo na área de um qualquer adversário perante quem estejamos, siga a rusga! Jogada mais viril do Porto, amarelo! Se for praticada por um adversário, rola a música... Tem sido assim em todos os jogos há duas ou três épocas seguidas -para além dos habituais clientes- cirúrgicamente nomeados para os jogos difíceis, só nos falta agora apanhar com o Jorge Coroado e o Victor "Espadinha" isto em campo, porque não podem estão reformados -eles bem que queriam- mas mesmo assim vão fazendo o possível e o impossível por "nos ajudar", especialmente o "Vitinho" agora com toda aquela "responsabilidade/possibilidade" nas mãos....Estou mesmo a imaginar as reuniões do CArbitragem da Liga: ora vamos lá a ver amigos, quem é que os "camaradas" acham melhor para espetar nos Andrades este fim-de-semana? E no meio da risota geral daquele bando de anormais, surge o nome de Bruno Paixão -esse é bom, muito bom, pode ser que repita Campomaior- Assolapada pelo Sporting, ou o Lucílio Baptista Setubalense Sportinguista - também não é mau, para além dos penalties colados ao tecto, pode ser que permita a fractura de uma pernita dos deles- ou o Paulo Paraty Benfiquista -jeitoso- ou o Pedro Proença Benfiquista -boa o brilhantina- ou o João Ferreira -Quem o Ferreira? O João? Esse pode Xer, mas quem eu queria mesmo era o Paraty, carago, carago não, camano...Cum meia dúziâm de pneus! Era o que estava cumbinado cu Jé Rodrigues há muintum...- e por aí fora, são tantos os cromos que eu faço um esforço é por esquecê-los a todos! Estou como os outros, venha o Collina e mais nada!

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está uma consequência das declarações de Pinto da Costa:

    «Saldanha Sanches retracta-se mas Pinto da Costa volta a desmenti-lo
    MANUEL TAVARES
    Saldanha Sanches retractou-se, ontem, em declarações à TSF, por ter utilizado informação falsa sobre Pinto da Costa, escudando-se no facto da notícia em que baseou o seu comentário não ter sido desmentida. Porém, confrontado com as afirmações do professor universitário, o presidente do FC Porto não retira uma vírgula às acusações que fez ao fiscalista e até aproveita uma curiosa coincidência de números numa troca de euros por contos, para acentuar a sua perplexidade sobre o papel mediático do marido da procuradora Maria José Morgado, que lidera a investigação do processo chamado "Apito Dourado".

    "Aquilo que eu disse à SIC é o que vinha num jornal, o Correio da Manhã, e não tinha sido desmentido; a informação que eu dei não era certa", principiou por dizer Saldanha Sanches à TSF. Mas Pinto da Costa desmente: "Foi o meu próprio advogado quem ligou para a SIC, cerca de hora e meia após esse comentário em que o doutor Saldanha Sanches disse que eu tinha declarado em tribunal que o meu vencimento era de 400 euros". Ainda sobre esta matéria, Pinto da Costa quis fazer uma rectificação: "Na entrevista à SIC referi dois mil euros pensando em 400 contos mas já pude confirmar que o doutor Saldanha Sanches falou mesmo em euros, verba que torna ainda mais ridícula a situação".

    Quanto ao facto de Saldanha Sanches ter atribuído a origem do seu comentário a uma notícia do jornal "Correio da Manhã", o presidente do FC Porto precisou que "esse jornal é da Cofina, que tem como accionista o presidente do Conselho Fiscal do FC Porto, Futebol SAD e também membro da Comissão de Vencimentos, pelo que se torna patente como é que uma mentira se pode reproduzir e intoxicar a opinião pública, sobretudo quando, como fez o doutor Saldanha Sanches, se utiliza informação falsa para dizer que essa mesma informação é a prova de que é preciso combater a corrupção".

    Nas declarações prestadas à TSF, Saldanha Sanches quis deixar uma nota final: "Acho muito positivo que agora que há uma coisa chamada SAD, o senhor Pinto da Costa tenha um modo de vida conhecido; acho que é positivo e um bom sinal de comunicação social".

    "Bem, sobre o que são bons ou maus sinais da comunicação social creio que estamos conversados quando o próprio doutor Saldanha Sanches confessa que fez aqueles comentários que feriram a minha imagem e a do FC Porto com base numa notícia falsa", reage Pinto da Costa, que considera ainda tratar-se de mais uma mistificação falar da sociedade para o futebol como coisa nova. "Ela existe há nove anos e podem vasculhar o que quiserem que não encontrarão qualquer movimento financeiro que não esteja devidamente comprovado documentalmente".

    "Olhe, nem sei que diga?!", responde o presidente do FC Porto questionado sobre o seu entendimento da polémica lançada por Saldanha Sanches. "O que sei é o que vou ouvindo e lendo, como numa entrevista que trago na bagageira do meu carro, em que o doutor Saldanha Sanches criticou antigos dirigentes do PS do Porto por andarem pela trela do senhor Pinto da Costa, coisa que só uso para os meus cães mas isso não tem importância nenhuma; o que tem importância é que o doutor Saldanha Sanches fez parte de uma candidatura do PS em Lisboa e aí ele não acha que haja trelas".»

    Como vêm, numa conversa acesa no "Calor da Noite" o homem deve ter sido aconselhado a retratar-se -vá lá filho, vais ao Telejornal diz que foi engano e a culpa é do Correio da Manhã- mas como este Saldanha, tem a língua comprida e tal como a Carolina, sempre que tem os holofotes acesos emociona-se muito, volta tudo ao princípio...

    ResponderEliminar
  4. Penso que a equipa por ti ilustrada, não deve fugir muito da que vai ser escolhida hj pelo mister! apenas o kaz, em vez do Bolatti, ou até mesmo o cech, o que seria uma vergonha, fazer uma adaptação com tantos médios no plantel (para não falar nos emprestados).
    Se eu estivesse no lugar do jejualdo (pelo aquilo que vi nos jogos) a minha equipa era esta, e tendo em conta os convocados, porque pra mim o Postiga ainda é o melhor p-l que temos..

    ----------------Nuno--------------
    Bosingwa--B.Alves--J.Paulo--M.Cech
    ----------Paulo Assunção----------
    --Raul Meireles-----Leandro Lima--
    -Lisandro----------------Quaresma-
    --------------Adriano-------------

    Depois com o avançar no jogo lançava provavelmente o
    Mariano e/ou Kaz conforme o resultado estivesse!

    Mas são opcções e a única coisa que me interessa hoje, é que o FC Porto ganhe esta Super Taça.

    Portoooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  5. Pois é, Menphis, as tuas dúvidas são as minhas também, é óbvio que são, no momento, as posições em aberto.
    Concordo que se deva respeitar o bom trabalho do Nuno na pré-época, mas o Jesualdo pode perfeitamente dizer já que o nº 1 é mesmo o Helton. Mas por justiça e o tal reconhecimento, poria o Nuno na baliza.
    Nada quanto à defesa, embora Stepanov vá ser titular, duvido do tempo de reacção de Pedro Emanuel.
    Nada a opor às laterais, Fucile é mesmo bom mesmo que adaptado.
    Já ponho mais reticências ao Bolatti: fosse por não o ter visto muitas vezes, seja por não o achar o "duplo" de Lucho, acho que jogando o Meireles deve entrar o Leandrinho.
    E mesmo na frente, admito que com Lisandro à esquerda o professor jogue num misto 4x3x3, 4x4x2, com o Licha a recuar à vez com o Quaresma; mas se entrar o Mariano, porque importa meter um jogador diferente, que os adversários nunca defrontaram, pelo que Lisandro poderia ir para avançado-centro. Se Jesualdo mantiver Helton e Adriano, então é para respeitar ao máximo o onze-tipo dos campeões e até admito que Cech possa, assim, jogar na meia-esquerda e Meireles na função que cabia a Lucho.
    Ainda vou mais por esta opção, em nome do respeito pelos obreiros do bicampeonato.
    Helton; Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, Fucile; P. Assunção; R. Meireles, M. Cech; Quaresma, Adriano e Lisandro.
    Sobre as reacções às rajadas de Pinto da Costa, como previa o Orelhas ouviu e calou, não tem onde se agarrar nem no ciclismo...
    O SS é o fala-barato que se inspira nos mentideros dos jornais. Cai no ridículo e consegue cair depois da própria mulher, já desacreditada por toda a trampa que moveu na condução do processo.
    Essa dos 400 contos mensais que PdC teria dito em tribunal, lembro eu, foi notícia por longos meses, foi glosado nos blogues meses a fio, gente sempre a opinar, a indignar-se, como era possível dizer aquilo pequeno ue ganhava, uma afronta nacional, um arroto que agora entupiu tudo e todos. Muitos jornalistas repescaram essa tanga que os faz corar de vergonha: como era possível, com o vencimento da SAD documentado, contar-se uma patranha dessas em tribunal. O parvo do fiscalista, movido pela febre do feno que alimenta os animais e os adoece, meteu uma argolada própria de uma manada de cornos mansos que quer fazer leis nesta merda de país impune.
    Estou como o meireles: não esqueço e vou-me rir muito com esta tanga toda.

    ResponderEliminar
  6. Ò Zé Luís, o SSexMRPP nem sequer disse 400 mil escudos, que eu já considero um bom ordenado ao nível de Portugal, embora no Luxemburgo -por exemplo- seja um valor muito próximo do Ordenado Mínimo daquele Grã-Ducado, mas ele foi ao ridículo de falar em 400 Euros, o que é igual a dizer que PdC ganhava o Ordenado Mínimo Nacional à volta de oitenta mil escudos, na anterior moeda Portuguesa. Mas se recuarmos um pouco mais esse valor -na altura seria até menor, pois menor era o OMN- era o declarado há poucos anos, nas Finanças pelo senhor Manuel Damásio, ficando toda a gente muito admirada, pois esse valor não dava sequer para ele pagar o Colégio onde tinha os filhos a estudar! No entanto -mesmo descontando a óbvia surpresa- ninguém ousou afirmar que o Manuel Damásio e a sua querida e charmosa Margarida Prieto eram dois corruptos do Tamanho da Ponte Vasco da Gama!...Já agora qual é ou será o rendimento do senhor Saldanha Sanches, alguém mo pode informar? Será que a Polícia Judiciária sabe? Também quero poder avaliar qual é o grau de rectidão de tal personalidade! E só por brincadeira -mesmo só por brincadeira- qual será o rendimento e a profissão actuais da dona Carolina Salgado? E porque não divulgar o vencimento da vaporosa senhora Cinhazinha Jardim -e qual é o trabalho dela para além do "patuámálingua" desenvolvido episódicamente na Quinta dos Celebérrimos?- que todos vemos andar para aí em tudo quanto é jantar, copo de água(?) e encontro VIP e SPAs nacionais?...Gostava muito de saber alguns pormenores sobre muita desta gente, não é por inveja garanto é apenas simples curiosidade...

    ResponderEliminar
  7. Uma boa contratação seria arranjar um treinador com vontade de ganhar. Com coragem.

    Este estilo de não rematar, de rodriguinhos, de disparates constantes e de "fitas" devia acabar. Enfim, algo que venho dizendo já há muito tempo.

    Mas ainda há quem diga que isto é que é bom.É assim que se ganham jogos? Com a excepção de um remate ao poste já depois de sofrer o golo, vimos um Porto...inofensivo.

    Hoje foi mais uma Jesualdada. Muito medo... e a derrota.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  8. tou fu***o cm o jesualdo.Pode ser muito bom treinador mas é CAGAO,MERDOSO e so poe a ekipa á procura do golo kuando ta a perder.hj outra vez começou o jogo cm 3 medios defensivos.e so mexe na ekipa aos 75 min.e podem-me explicar porque nao levamos mais nenhum avançado??k eu saiba o edgar nao ta lesionado e o postiga enkuanto tiver contrato ainda é do porto e pode fazer jogos.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o "guga" e o "luisfilipe" o jogo hoje foi assim chocho, mais por culpa do Porto que do Sporting que no fundo é novamente mais do mesmo, jogo defensivo, muito baralhado a meio campo e depois lançamentos rápidos para Liedson... Derlei até esteve bem, mas não tem a idade, a velocidade e a qualidade do "fiteirinho". O Jesualdo mostrou medo do Paulo Bento e sem razão nenhuma para se sentir assim, ou melhor mais uma vez por medo, perde o jogo! "Eles" não têm equipa para nos meter medo...Jogar com três médios com características defensivas -um deles que normalmente até joga a defesa esquerdo- só podia dar num desafio inoperante e numa derrota a menos que houvesse um rasgo individual. Porque o Sporting insistia no erro da defesa do Porto. O golo foi excelente mas só é possível porque o meio campo ainda está a ajustar-se. Vejam bem a linha que eu escalei para o jogo e o Jesualdo foi acabar por estar perto dela, mas sem tempo para a rentabilizar. Do "árbitro" não vou falar só dizer aquilo que eu esperava viesse a acontecer e acabou por suceder, duas faltas dois amarelos, depois deixou rolar, já tinha conseguido impor respeito ao Paulo Assunção e reparem que ele o Paulo, foi o último médio a ser substituido, esteve quase todo o desafio limitado por aquele amarelo! Depois mais do mesmo, o Penaltie da ordem que "não se vê" e não se marca "porque a posição do jogador que faz a falta não é a mais adequada para o árbitros ver", etc, etc, etc...As faltas repetidamente "esquecidas" especialmente se feitas perto da área do Sporting e por aí fora, tudo igual ao Campeonato anterior. Abra os olhos Jesualdo, está aborrecido? Pior estou eu, porque queria e não pude fazer absolutamente nada a não ser barafustar! E o senhor podia e devia, devia ter feito muito mais e logo ao intervalo! Depois a treze minutos do final, foi mais esbracejar que outra coisa! Nós não quisemos ganhar, sendo assim eles acabaram por merecer, ponto final! Sob o ponto de vista do senhor Jesualdo estávamos ali toda a noite à espera do génio do Quaresma...Boa noite.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pessoal pela compreensão ao meu desabafo.

    Espero que esta época não seja a continuação do final da anterior.

    Jesualdo vem agora pôr as culpas da derrota no penalti claríssimo não assinalado pelo árbitro. Atirar a responsabilidade para outros. Enfim, um discurso a fazer lembrar Couceiro...

    Saudades dos treinadores que assumem, aprendem, mudam algo...


    O Porto só será Porto quando...

    - A atitude de vitória não estiver apenas nos discursos, mas em campo.

    - Por mais importantes que sejam os "nomes", jogar quem está em melhor forma.

    - A postura atacante da equipa inspirar cagaço nos adversários.

    - Se abandonar esta teoria do jogo "de contenção, de controlo".

    - Acabar o medo, as cautelas, os caldos de galinha...


    Mas o Sporting é assim uma equipa tão boa? É de procurar o golo só depois de estar a perder?

    Para se marcar é preciso criar oportunidades. Os golos não caem do céu. Vamos ter toda uma época de sofrimento à espera que em cada jogo se crie uma oportunidade de golo?
    É que é tão à "tuga"!

    Preferia mil vezes Adriaanse!
    Foi-se "apenas" a supertaça. Mas o mal está lá. Baixemos as expectativas até que apareça alguém com categoria.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  11. Perdemos com uma equipa claramente inferior tecnicamente.

    O que é facto é esta equipa do Porto esta praticamente a começar do zero e vai levar tempo até se encontrar.
    Jesualdo nao é um bom treinador, nunca o foi. Mas é o que vamos ter esta época. Medroso, sem coraçao à Porto e demasiado convencido.

    Pode-se ser convencido quando se tem talento, nao quer dizer que sejamos arrogantes e desrespeitadores, mas quando nao temos garra, nervo, capacidade de liderança nem talento para treinar uma equipa como o Porto, nao podemos ser assim tao convencidos.

    Mais uma vez perdemos contra o Sporting, equipa inferior, porque temos um treinador sem qualidade.

    Nao vou por em causa o que se fez na pré época mas mais uma vez, os 'falhanços tacticos' e a falta de ambiçao na hora certa, voltaram a hipotecar uma vitoria que estava completamente ao nosso alcance, contra uma equipa, fraquinha, sem laterais, nem fisico para se impor no meio campo.

    E é uma pena ver jogadores superiores tecnicamente, com garra, perder titulos porque nao se arrisca na altura devida, nem se mexe quando se deve mexer.

    Jesualdo até pode preparar bem uma equipa, mas quando chega o momento de decidir sobre pressao, de mostrar garra, convicçao e nervo de campeao, falha sempre. Constantemente.

    Mais uma vez nao ouvi nem uma critica veemente em relaçao à vergonhosa escolha do arbitro.
    Ou o Presidente so vai à SIC falar da vida pessoal?

    ...é verdade que se nao tivessemos sido roubados tinhamos festejado mais um Penta, mas, algumas coisas vao mal no reino do meu Dragao, a começar no treinador e a acabar nas comissoes.

    ResponderEliminar
  12. Só mais esta...

    O nosso mágico clube sempre se fez valer do colectivo.

    Esta história do "Quaresma e mais dez" já começa a fazer impressão.

    "Cubillas e mais dez"? "Gomes e mais dez" do Quinito?

    Nenhum indivíduo pode ser mais importante que o colectivo!

    Parece que já ninguém tem autoridade (o último foi Adriaanse) sobre o Quaresma.

    Não tem mal, assim o jogador tem mais "liberdade criativa". No caso do jogo de hoje, liberdade para fazer me**a.

    Quero menos números de circo e mais futebol objectivo. Os extremos servem para cruzar. E para rematar com tino.

    Não me interpretem mal. Quaresma é um grande jogador. Mas deve fazer-lhe mal saber que tem lugar cativo nos titulares, jogue bem ou jogue mal. E está cheio de vícios de jogo.

    Um treinador a sério, com ascendente sobre os jogadores, retiraria de Quaresma muito mais rendimento.

    O Jesualdo não, esse é amiguinho.

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  13. 3 Factores decisivos para esta derrota:

    1º-Resultado injusto num jogo fraco, mas no qual fomos superiores pois enviamos 3 bolas nos postes! Domínio do jogo e mais posse de bola, insuficientes para vencer.

    2º-Arbitragem Vergonhosa-1º jogo da época e ai está o 1º roubo.

    2.1. Logo no 1º minuto se viu a forma como o árbitro iria conduzir o jogo! (Cartão amarelo ao P. Assunção), de seguida aos 10 mns cartão amarelo ao P. Emanuel, depois o Pedro Silva fez falta para amarelo (até se lesionou com gravidade) e NADA!
    2.2 Três foras de jogo ao Adriano inexistentes!
    2.3. Faltas grosseiras do Tonel sobre o Quaresma na 1ª parte, sobre o Lisandro (patada no joelho) e agressão ao Fucile (o arbitro marcou falta ao contrario!) que passaram incólumes (nem um amarelo viu!).
    2.4. Penalty claro do Tonel na 2ª parte (este jogador merece um premio neste jogo!)
    2.5. Em caso de duvida (cantos, faltas etc..) apitava sempre contra….
    Resumindo: Um escandâlo!
    3º 1º Erro táctico da época do professor Jesualdo, que lançou um 3º jogador de características defensivas quando o resultado estava 0-0 e numa altura em que estávamos em cima do adversário.
    Não se entende esta táctica, depois foi obrigado a emendar a borrada, tendo que tirar os 3 jogadores do meio campo á pressa, mas já foi tarde!
    A perder não tem um ponta de lança no BANCO?..O Edgar foi preterido?
    Também não foi ajudado pela má exibição do Quaresma e do Bosingwa, que tiveram em comum, o muito individualismo!
    Devemos tirar algumas ilações desta derrota (Azar, arbitragem, tácticas etc.), mas também é justo dizer que o golo do adversário foi muito bom.
    Cumprimentos do Louro

    P.S. Preparem-se para mais uma arbitragem contra no próximo sábado. Este ano vai ser pior! Temos de ser três vezes melhor que o adversário!

    ResponderEliminar
  14. Concordo inteiramente com o Louro.
    De resto, "acertei" na equipa, já previa que o jogo ficasse algo engasgado porque o Sporting faz finca-pé defensivo e até defende mis atrás do que na época passada. Com defesas a pé fixo, linha média encostada, tornou-se difícil penetrar ali. Remates de longe (Meireles) sem o efeito espectacular do de Izmailov. Pois foi esse o único momento que vi do Sporting. De resto, sempre à procura do erro do adversário, apenas 3 jogadores e eventualmente o Moutinho nas jogadas de ataque.
    O FC| Porto vai ganhar mais jogos do que o Sporting, vistas as posturas em campo.
    Faltou Lucho, falta um nº 10 mas, sinceramente, não acho que Leandro, no momento em que entrou, fizesse falta. Se até aos 80 minutos não se entrou pelo meio, seria difícil consegui-lo assim.
    Então, não percebi a falta de Edgar. Se foi convocado, contava com ele para um jogo directo em caso de necessidade, como se comprovou: pela altura, com Kaz em campo, com Adriano, era mais viável que o empate saísse dali. Mas foi para a bancada. Para mim esse foi o erro maior de Jesualdo, não a falta de um 10 que não tem de momento, po causa de Lucho e por já ter dito que Leandro entrará devagarinho.
    O FC Porto não teve sorte e Jesualdo acreditou que com Kaz, melhor rematador, mantendo a estrutura e sem dar baldas ao adversário, podia ganhar. Não foi feliz ele, a equipa e o futebol. Ganhou quem não mereceu, apesar do fabuloso golo de Izmailov que acreditava poder ser uma revelação.
    Do árbitro estava tudo previsto e ficou tudo dito pelo louro: marcar não sei o quê ao Adriano na 1ª parte que podia isolar-se, depois marcar falta a Fucile que choca com Tonel e recebe uma patada deste, é o Bruno Paixão do costume que vê coisas que mais ninguém enxerga e faz vista grossa a coisas bem importantes. O passado não se apaga, apesar do que antevia Jesualdo.

    ResponderEliminar