15 setembro 2007

Também assim se fazem campeões

FCPorto 1-0 Marítimo
Lisandro 56'

Equipa: Nuno, Bosingwa, João Paulo, Bruno Alves, M. Cech, Paulo Assunção (Bolatti 91'), Lucho, Raúl Meireles (Leandro L. 73'), Quaresma, Lisandro e Tarik (E. Farias 45')

38.519 Espectadores

Decididamente o jogo não foi muito bonito para quem a ele assistiu. Mas, decididamente, ganhar é ainda mais importante que jogar bonito. O adversário era difícil e todos já contavam com isso e, com um jogo muito importante já na próxima 3ª feira, o mais importante seria assegurar a vitória, assegurando o primeiro lugar na 1ª liga isolados, contando como vitórias os quatro jogos efectuados e isso foi conseguido. Mas tudo isto não pode nem deve servir para apagar ou branquear eventuais erros que aconteceram neste jogo. Serão talvez os tais patamares de exigência.

O FCPorto iniciou o jogo com a equipa esperada. Marek Cech foi a única alteração em relação ao jogo de Leiria. Conservador ou não, Jesualdo tem jogado com a equipa que mais garantias lhe dá e o que é certo é que, para já não se tem dado mal. Durante os primeiros 30 minutos os Dragões dominaram o jogo quase a seu bel-prazer. Como de costume, o adversário quase não rematou à baliza e na primeira parte se me lembro bem, só o fez por uma vez.

Com algumas exibições muito más, que irei referindo à frente, Tarik destacou-se pela positiva, estando nos jogos desta época a tentar provar, finalmente, porque Co Adriaanse o contratou. Assim, as principais jogadas de ataque eram protagonizadas pelo marroquino que teve nos pés, pelo menos por três vezes, boas oportunidades chegar ao golo. No lado oposto, quer do campo, quer da exibição, esteve Quaresma que pouco ou nada andou a fazer em campo, perdendo bolas sem fim e mostrando o seu egoísmo ao rematar de qualquer sítio e quase sempre sem nexo, sendo sempre presenteado pelos adeptos com enormes aplausos, ao contrário de outros que quase nem precisam de falhar para ouvirem assobios, mas já nos vamos habituando.

O Marítimo, apesar de se mostrar com uma equipa muito bem organizada, ia apenas defendendo, sem nunca criar perigo na sua avançada, e, pelo contrário, o FCPorto ia criando essas oportunidades, mas mesmo assim muito poucas apesar do domínio, fruto sobretudo de uma linha média com muito pouca inspiração que pouco mais fazia que fazer passes laterais, quase não dando apoio ao ataque, algo que já vem acontecendo desde o início do campeonato. Lucho não dá para tudo e faz de “n.º dez” e de médio defensivo, não conseguindo, como é natural, fazer bem nenhuma das funções. Já Raul Meireles e especialmente o Assunção estiveram completamente apagados, sendo que este último fez talvez o pior jogo que lhe vi fazer no FCPorto, com muitos passes falhados e perdas de bola comprometedoras que colocaram em perigo a sua defesa, principalmente durante a 2ª parte, sendo substituído apenas aos 91 minutos!!! Foi então com naturalidade que o marcador chegou em branco ao intervalo.

Para segunda parte, surpreendentemente ou talvez não, Tarik foi retirado do jogo e para o seu lugar entrou a mais cara aquisição desta época, Ernesto Farias, indo este para ponta-de-lança e passando o Lisandro para o lado direito, embora jogando muito perto do seu colega argentino do ataque. Numa jogada de insistência do FCPorto, que iniciou a 2ª parte a pressionar muito, o muitas vezes desconcentrado no jogo, Marek Cech, tirou um excelente centro para o segundo poste onde apareceu oportunamente o incansável Lisandro, carimbando assim com um golo a melhor exibição da equipa.

Até ao final do jogo, o FCPorto viveu muitas vezes na aflição, não conseguindo fazer o que há muito venho falando, saber ter a posse de bola para gerir o resultado. Os adeptos foram então sofrendo com alguns lances criados pelo insulares que depois de sofrer o golo começaram a atacar, mas as suas oportunidades iam quase sempre surgindo de erros da equipa do FCPorto. Leandro Lima substituiu Meireles, mas pouco ou nada acrescentou apesar de mais fantasista, mas mostrando-se ainda muito “verdinho” para ocupar o lugar, precisando talvez de mais ritmo de jogo. Já quase no final um desentendimento entre João Paulo, que fez um excelente jogo, e Nuno, que esteve seguro como já nos habituou, ia tirando a vitória ao FCPorto, mas acabou resolvido da melhor forma.

Talvez o mau jogo de muitos dos elementos dos Dragões, e não tirando mérito à excelente equipa do Marítimo, tenha a ver com o jogo da "Champions", pelo menos assim espero, já que se a equipa se apresentar assim contra o Liverpool, pode correr muito, mas muito mal. O importante é que o objectivo liderança isolada foi conseguida e mesmo jogando mal é necessário ganhar, sendo também desta forma que se fazem campeões.

31 comentários:

  1. Venha o próximo.

    O Lucílio é um grande farsola.

    Saudações blues

    ResponderEliminar
  2. O lucílio bandido até que nem esteve muito mal, deve ter sido a melhor actuação que alguma vez lhe vi num jogo do Porto. Até parecia um árbitro honesto. É capaz de já ser efeito do apito encarnado. O que interessa é que os 3 pontos já cá cantam mas tem que se salientar que Jesualdo continua "ceguinho" e encolhido. O Paulo Assunção, quando saíu a 1 minuto do final do jogo, já tinha cometido 2 ou 3 falhas graves perto da área, que quase deram golo ao Marítimo, já devia ter saído há muito tempo para dar lugar ao Bollati. o João Paulo não é central para grandes jogos, cometeu uma fífia incrível que só não deu golo por muita sorte mas o Liverpool não é o Marítimo, Stepanov é muito melhor que ele, devia ter entrado para a equipa em Leiria, agora já teria 2 jogos de rotina e entrosamento com os colegas e seria a opção ideal para o jogo com o Liverpool e a pensar no futuro. Este treinador é muito encolhido e toma decisões erradas.

    ResponderEliminar
  3. Jogo fraco e pouco veloz, com passes errados. Mas deu para ganhar.
    Grande Nuno que na unica defesa que fez safou um golo. Excelente.
    Lisandro sempre a abrir e Tarik foi perigoso embora algo trapalhão.
    Fazer substituição a 1 minuto do fim é para equipas como o carcavelinhos !!!
    O meio campo continua a não dar jogo ao ataque.

    ResponderEliminar
  4. Um pequeno reparo: acho que li no est´dio 38 519 espectadores, zirtaev...
    Um grande reparo: às "infelismências" da Selecção temos de juntar a perda de confiança dos portistas que de lá vêm.
    Quaresma, ainda fez a assistência mortal da ordem; Raul Meireles, apesar de acorrer a todo o lado mas sem lucidez; Bosingwa, sem explosão; Bruno Alves, ainda deslumbrado. Todos jogaram pouco ou mal.
    Pior:´depois de irem a Lisboa, os nossos rapazes já trazem a GRIPE DAS AVES. Contagiam os outros: nunca vi jogo tão mau do Paulo Assunção, falho de concentração; idem para João Paulo, perigo próprio com a bola nos pés, Cech sempre mal a passar a bola, irra que foi demais!!!
    Valeram-nos os argentinos, mais uma vez. Lisandro sempre na brecha, Lucho esclarecido e a classe habitual, Farias boa estreia. Tarik foi o melhor da 1ª parte, até tinha velocidade a mais para a bola que saía lenta dos pés dos colegas.
    Nuno defendeu bem a única bola que teve de perigo.
    Igualmente ao seu nível, na mesma merda de sempre, o Lucílio Vigarista deu o dobro dos cartões ao FC Porto com metade das faltas do Marítimo. Dois cartões por faltas normais, no meio-campo ofensivo! O Marítimo fartou-se de reincidir nas faltas, boa parte delas em zona defensiva, e o cabrão de merda às vezes nem falta marcava, quanto mais dar cartões.
    A vergonha do Imbecílio que, no final, ia transformar um pontapé de baliza num canto e que só o auxiliar muito mais longe do que ele indicou ter sido o jogador do Marítimo a tocar a bola de cabeça.
    Este gajo faz perder a paciência a um santo, tendencioso e maldoso fdp!
    Mas objectivo cumprido, há que recuperar frente ao Liverpool que vai ser bem duro.
    Alguns portistas como Rui Moreira e MST deviam perceber, de vez, que os jogadores do FC Porto sofrem um desgaste extra nas selecções quando os outros estão parados, para saberem usar uma medida de fair-play sem ser contra o FC Porto, isto ainda a propósito de acharem que o FC Porto devia ter facilitado mais um dia de descanso ao Leiria.
    Os leirienses, mais uma vez, vão em carreira normal a um jogo da Taça UEFA, jogam 5ª feira na Alemanha, depois têm jogo da Liga no domingo e 4ª feira jogo da Taça da Liga - mas agora não se queixam à espera de receberem a condescendência da generalidade de adeptos e comentadores.
    Aliás, agora toda a gente estará a cagar-se para o desgaste da U. Leiria. Resta saber se em Leverkusen os leirienses jogarão com as reservas para se pouparem nas competições domésticas.
    De bem-intencionados está o inferno cheio.

    ResponderEliminar
  5. Exibição entre o fraco e o razoavel mas o que interessa é que tres pontos já cá cantam e já estamos isolados na liderança.
    Destaco exibições positivas de Lisandro e Lucho, bons apontamentos de Farias(não perdeu um duelo!),bom centro de Cech para o golo...alguns fogachos do tarik e pouco mais.
    Exibições decepcionantes do Quaresma,que agora tem ordem para rematar do meio campo,mas pelos vistos precisa de treinar a pontaria e tambem do Bosingwa(em 10 centros,9 foram para fora ou para a linha de fundo!)
    A defesa esteve nervosa,R.Meireles e P.Assunção idem aspas.
    Arbitragem tendenciosa do lucilio CALABOTE tal como se esperava-o amarelo ao Quaresma(o 4º em quatro jogos é perseguição),amarelos aos jogadores do Maritimo nem ve-los.O leandro Lima levou julgo que um estalo,mas o jogador do maritimo passou incolume!
    Faltas por marcar,cortes limpos-marcou falta,cantos inexistentes,outros por marcar-enfim um fartote!
    Nada que não estejamos habituados.

    PS.Ao menos as equpas vêm ao dragão têm respeitinho-o que é bonito,pois rematam 2 3 vezes por jogo e com o nosso consentimento.
    Agora os Mouros ganharam um jogo onde o melhor jogador em campo foi o Quim e a Barra...Que Sorte!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. É, hoje foi apresentado um número superior a 38.000 espectadores.

    Saí do Dragão a pensar que não deveria ser preciso sofrer tanto...

    Quaresma está a caminho da época mais egoísta de sempre, como já aqui disse. Mas fez mais uma assistência, palavras para quê?

    Gostei do Tarik, o raçudo Lisandro é fantástico... A equipa esteve bem, mas cometeu muitos erros.

    O que não se percebe é a razão de tanto defender depois de marcar o golo. Não é por nada, mas nos minutos finais o Marítimo ia marcando...Dejá vu?
    É uma táctica "à Scolari!".

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  7. ze luis essa do canto passar a pontape de baliza ja no fim do jogo por acaso ate era mesmo canto para eles:P

    ResponderEliminar
  8. dois reparos importantes do guga...
    e ja agora mais um... o l. lima levou uma lapada sim senhor, mas dois minutos antes também tinha dado uma ao mossoro.

    A camisola 14 é talisma para os centrais do Porto. Pepe foi o 14 na epoca de Adriense e fez a época que todos sabemos no 3-5-2. (passou depois ao 3).
    Bruno Alves sucedeu e fez a fabulosa época passada. (passou agora ao 2).
    O João Paulo tá a começar bem a época, tem jogado bem (mais no jogo co Leiria que hoje).
    A minha previsão é que na próxima época será o 1.

    ResponderEliminar
  9. Boas amigos!!
    o porto continua a ganhar mas a não convencer..
    na 1a parte tivemos bons momentos de jogo mas tirando isso foi um jogo muito trapalhão com muitos passes falhados.
    falta alguma categoria ao FCP, assim que se vê a ganhar, em vez de tentar controlar o jogo, fazer circular a bola, tentar marcar o 2o e matar o jogo, o porto encosta-se atrás da bola, parece mais nervoso que nunca e passa o resto do jogo a sofrer e a fazer sofrer os seus adeptos!!
    de facto concordo com o Luís, a entrada de Stepanov no jogo de Leiria teria sido uma boa aposta, apesar do João Paulo não se ter portado muito mal nos dois últimos jogos, acho que se o Stepanov tivesse tido oportunidade se teria revelado um central com mais categoria e melhor para a equipa!!
    o Lisandro é um grande jogador mas acho que ganha mais (e até marca mais golos) se jogar encostado à linha entrando depois p centro como 2o ponta de lança, enquanto que a 1o ponta de lança o porto ganha muita mobilidade mas perde referência na área!
    o Paulo Assunção esteve muito nervoso de facto neste jogo mas é muito importante para a equipa, muito bom a defender mas falta-lhe saber distribuir jogo logo a seguir à recuperação de bola (passa sempre ao colega do lado)

    Enfim, acho que o porto já deixou muitas boas impressões nestes últimos jogos tal como a pressão que faz sobre os adversários no meio campo e a boa consistência defensiva, mas falta-lhe corrigir muita coisa, alguns jogadores poderão ainda vir a ser muito importantes!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  10. Vou voltar à carga... Quando o sr. Jesualdo sair do FC Porto não vai deixar saudades a ninguém... a não ser aos adversários.

    ResponderEliminar
  11. - Fazer entrar um jogador aos 91 min como já alguém disse aqui, é ridículo. Não é para equipas como o FCP.

    - o Stepanov para mim, dava-me muito mais garantias para o jogo do Liverpool do que o João Paulo. Aquela fífia que deu no jogo, ia-nos custando os 3 pontos.

    - Com um jogo europeu a 3 dias e com o jogo controlado, porque não fazer descansar o Quaresma, que até nem estava a jogar nada de especial, e prevenia também eventuais lesões?

    Cada vez me convenço mais, Jesualdo pode ser um bom treinador, mas não tem classe nem traquejo para ser treinador do FC Porto. E a diferença para treinadores de topo vê-se nos pormenores: Mourinho tem os relatórios detalhados das equipas contrarias feitos por um especialista: Vilas-Boas; Jesualdo mandou o João Pinto observar o Liverpool...

    ResponderEliminar
  12. Tenho-me fartado de apontar as fraquezas deste treinador. Estas fraquezas podem vir a ser decisivas. Jesualdo prepara bem as equipas dentro de um determinado sistema mas depois a capacidade de improviso e rapidez de raciocinio para mudar coisas que eventualmente estejam mal, nem ve-la.

    O compasso de espera na substituiçao do Leandro e a substituiçao do Bolatti aos 91minutos diz tudo sobre a falta de confiança nas suas proprias decisoes.

    Este sistema, por si so, nao ajuda, nem serve para furar defesas. Nao ha ninguém, para desposicionar o meio campo adversario. Sempre o mesmo 433 sem imaginaçao e por isso dependente da imaginaçao e inspiraçao de determinados jogadores para ganhar jogos.
    Quando esses jogadores estao abaixo do esperado, acontece o que aconteceu ontem. Jogo sem profundidade ofensiva.

    Este sistema no entanto pode ser bom para a Champions. O problema provavelmente, vai ser na altura de improvisar para poder virar resultados.

    Tirar o Tarik (o melhor em campo ontem), naquele momento, nao é bom controlo de balneario. Colocar o Joao Paulo vai dar amargos de boca na Champions. Nao colocar o Bolatti quando ha homens de meio campo que jogam 'zero' vai fazer com que alguns achem que existem lugares cativos, tipo Scolari.

    Resumo o que vi ontem em duas ideias: futebol completamente estatico, dependente da inspiraçao de 2 jogadores para fazer a diferença e falta de capacidade de improviso.

    O jogo com o Liverpool vai ser durinho e muito tactico e pelo que vi ontem um empate ja nao é mau. Mas os jogos da Champions sao bem diferentes e eu sei la se metade do que se passou ontem nao teve a ver com a cabeça dos jogadores andar a passar pelo Torres e o Riise.

    ResponderEliminar
  13. o unico erro ontem do jesualdo axo k foi tirar o paulo assunçao aos 91 min.ainda para mais kuando se ia marcar um livre.
    axo k ate os menos entendidos sabem k nao se devem fazer subs kuando vai acontecer um livre logo a seguir.
    isto vem nos livros meus senhores.

    ResponderEliminar
  14. eu não percebo... 4 jogos... 4 vitorias... e foi tudo menos facil estes 4 jogos...

    ResponderEliminar
  15. como diz o nosso presidente, são os patamares de exigência dos adeptos portistas Xas

    não é pelo porto ter ganho os 4 jogos que não lhe podemos ver aspectos a melhorar..o porto tem mt mérito nas 4 vitórias alcançadas em 4 jogos complicados mas para convencer e até poder deixar o seu perfume na europa o porto ainda tem muito que melhorar!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  16. Concordo com quase tudo o que disse o Soren mas há uma coisa que tem que se ter em conta em relação ao Tarik: O Ramadão teve início no passado dia 12 de Setembro e ainda por cima ele já tem 30 anos. Por isso, neste jogo e nos próximos durante cerca de um mês já não vai ser nada mau se ele aguentar 45 minutos, já que vai estar todos os dias até ao pôr do sol em jejum de alimentos e água. Deve ser um bocado complicado, por muito bem que se alimente entre o pôr e nascer do sol, gerir o esforço de treinos e jogos sem ingerir alimentos nem água durante todo o dia.

    ResponderEliminar
  17. Zé luis, escreveu acima:

    "Alguns portistas como Rui Moreira e MST deviam perceber, de vez, que os jogadores do FC Porto sofrem um desgaste extra nas selecções quando os outros estão parados, para saberem usar uma medida de fair-play sem ser contra o FC Porto, isto ainda a propósito de acharem que o FC Porto devia ter facilitado mais um dia de descanso ao Leiria."

    Se me permite a correcção, o MST disse isso. Eu não. Bem pelo contrário, disse que achava que era normal que o FCPorto não facilitasse, e que como os regulamentos foram cumpridos não havia nada a dizer. Aliás, o APV acusou-me, por isso, de falta de "fair play".

    Nada de muito importante, mas apenas para que conste.

    ResponderEliminar
  18. O jogo foi difícil e havia a pré ciência que o Lucílio em caso de dúvida iria dar um jeito ao lado de lá. A partir de uma certa altura eu também pus essa possibilidade embora nunca tivesse perdido a esperança. Estava estranhamente tranquilo. Fui um pouco apanhado desprevenido, estava longe -perdi a noção do tempo- quando o jogo se iniciou, vi um pouco, ainda longe de casa, decidi avançar e cheguei no intervalo. As coisas estavam embrulhadas, mas sentia-se que algo se passaria em qualquer momento e aconteceu quando o Prof ensaiava a entrada do Leandro Lima. O Porto precisa de extremos ou médios criativos que abram aquelas autênticas latas de conserva, em que se transformam as equipas que vêm jogar connosco, especialmente as mais frágeis. depois do golo Jesualdo foi mais uma vez conservador e decidiu não arriscar muito, ainda assim na primeira substituição surpreendeu-me novamente. Tirou Meireles meteu Leandro e deixou Assunção um pouco perdido -ele esteve um tudo nada precipitado- na tarefa de cobrir as abertas da defesa. Para mim seria mais lógico dado o momento em que sucedeu, ser Bolatti a entrar e só depois de rotinadas as tarefas, então sim escolher um dos médios, para entrar Lima ou simplesmente sair Quaresma em dia de criatividade negativa. Realmente receei que quando o Bolatti entrou -o momento foi o da marcação de um livre muito próximo da área- alguma coisa de negativo pudesse suceder, mas tudo bem...Sobre isso -sobre as opções do Prof- já disse há muito tudo o que tinha a dizer!

    ResponderEliminar
  19. Permitam-me o desabafo off-topic: esta TVI é inqualificável!!
    Hoje e tal como na semana passada o resumo do Porto passou depois da 01h da manhã.
    Hoje tal como na semana passada o resumo passou depois do outro grande.
    Mas afinal quem é o Bicampeão nacional? Quem vai em primeiro no Campeonato?
    Ainda admitia que podesse ser de forma rotativa, mas não. Ficamos sempre para a hora mais tardia.
    O programa desta noite chegou ao cúmulo de apresentar três peças sobre os vermelhos e até o despedimento do treinador da Naval antes do Porto.
    Depois o resumo em si foi sensivelmente metade do tempo dispendido como do Sporting.
    Peço desculpa aos "donos do blog" por este desabafo neste espaço mas já não me consigo conter.
    É vergonhoso.

    ResponderEliminar
  20. Tirando os primeiros 15 minutos foi fraquinho, deu para andar aos bitaites com o velhote atrás que insulta os 14 jogadores e de notar a evolução feminina na zonda da bancada central, cada vez mais mulheres no estádio.

    Agora na 3ª espero que o Jesualdo não aposte na táctica que eu disse a um companheiro seria a que ia usar com o Liverpool, com o Assunção, Bollatti, Meireles, Kaz, e o Lucho no apoio ao Quaresma.

    ResponderEliminar
  21. alguns pontos muito simples:
    - gostei do lisandro. como sempre, gostei do lisandro, e continuo a achar que ele é um verdadeiro ponta de lança, e que a teimosia a encostá-lo a uma das alas é um verdadeiro desperdício de talento. se bem que, quando marcou o golo, Lisandro já tivesse cedido o centro do terreno ao recém-nascido Farias, a sua movimentacao no lance que deu a vitória foi a típica de um ponta de lança de raiz.
    - mais uma vez, discordo das críticas feitas ao Jesualdo, que continuo a considerar um bom treinador, embora um pouco afastado do estilo que eu gostaria de impor em campo. não deixa de ser engraçado a forma as críticas lhe são apontadas: em jogos anteriores, a entrada de Bolati no início/meio da 2ª parte foi um crime de lesa-majestadade; ontem, era ele que deveria ter entrado no lugar de Farías...
    de resto, a prestação dos reforços deveria ter convencido os mais cépticos: Farías é muito combativo e mostrou que tem imensa raça, mas andou perdido em campo, quase sem saber o que fazer e onde se colocar... Leandrinho, atrevido e cheio de vontade, tem no entanto uma terrível falta de maturidade. a um e a outro faltam-lhe tempo no FCPorto. quando a máquina está oleada e a funcionar, os reforços devem vir, mas ser integrados devagar... jogar de início quando já conhecerem bem a equipa e derem o melhor de si.
    - acho que Lucho esteve bem, Zirtaev. sem prender a bola (optou sempre pelas transições rápidas para o ataque) e talvez por isso sem dar muito nas vistas, mas segurou a equipa como o costume. uma espécie de rocha grande e calada, que ninguém vê, mas que está lá para aguentar as ventanias.
    - eu acho que a qualidade de jogo que uma equipa é capaz de apresentar prende-se muito com quem está do outro lado do terreno. como disse o meireles e muito bem, equipas médias/fracas, quando a jogar no dragão, fecham-se lá atrás como latas de conservas. ora assim não dá: é preciso dois para dançar o tango. isto para dizer que tenho que discordar das inúmeras comparações que já ouvi entre este jogo e o de amanhã: para mim, é evidente que o Porto irá jogar melhor. pelo motivo muito simples que o Liverpool também irá jogar bem melhor que o Marítimo. futebol espectáculo é como o tango: dança-se a dois. e no tango, temos claramente vantagem, não fosse termos acabado no sábado com 4 argentinos cheios de raça em campo. vamos esperar que amanhã tenhamos a mesma vantagem no resto, no futebol...:)

    ResponderEliminar
  22. Catarina, concordo em todos os teus pontos excepto o primeiro.
    O Lisandro é mais util na ala. Mas é um jogadore diferente de qualquer ala tipico.
    Repara que com lisandro na ala o porto quando ataca tem sempre dois avançados na área, cria situções de 2 para 2 nos momentos de finalização, precisamente devido as movimentações de ponta de lança que falas.
    Depois há as questões tácticas, Lisandro é um jogador com muita raça, que faz sempre pressão sobre os defesas e depois há que pensar que ajuda sempre a defender...

    ResponderEliminar
  23. perdi os primeiros 30 minutos mas o que vi foi de uma pobreza atroz.

    Muito mal esteve a equipa por jogar tão pouco perante um adversário que até tem qualidade (um tal de mossoro até é uma grande artista da bola) e acima de tudo pelo Lucílio que de certeza não enjeitaria qualquer oportunidade para nos castigar.

    mas enfim. lá somamos os 3 pontos.

    Jesualdo,
    a)substituições aos 91 minutos ?!?!? para quê ?? não era a festa do título pois não ???
    b) se o próximo jogo da LC não fosse contra o Liverpool coloca-se uns quantos que andaram a fazer descanso activo no relvado no banco, mas como é com o Liverpool convém não arriscar :)

    ResponderEliminar
  24. Dois reparos, apesar de tardios porque estive fora.
    Vi o jogo atrás da baliza norte e no golo, lá na outra baliza, não me apercebi bem de quem cruzou e pensei ter sido o Quaresma. Talvez por não estar a pensar que o Cech, sempre mal a passar a bola, fizesse uma coisa daquelas e... de primeira.
    E por ver o jogo naquele local, guga, o lance do canto-pontapé de baliza vi-o muito bem, um jogador do Marítimo mais alto que todos a tocar com a nuca na bola. Todos viram, menos o Lucílio a quem insultei do piorio daí para a frente, pois ele inventou maldosamente só não percebo a razão de ter cedido ao seu auxiliar que, bem mais longe, indicou pontapé de baliza.
    Estamos de acordo em muitas coisas, mas ninguém incidiu o ponto da questão na questão da Selecção como eu a toquei: andar lá desaprende-se, já não bastam outros maus exemplos do porco do seleccionador.
    Ao Rui Moreira, não pense ser este meu reparo uma atitude de perseguição ou para incentivar a que o maltratem. Mas ouvi bem, no Trio, que também aceitou ser, por assim dizer, o FC Porto de um nível superior, com um estatuto de maioriade europeia, de bom tom que o FC Porto aceitasse adiar o jogo em Leiria.
    Eu não acho, sequer, que defender a regular sequência das competições seja algum acto de fair-play. Até porque muitas vezes são os interesses televisivos, pelos quais os clubes ganham dinheiro, que fazem os clubes aceitar o que tiver de ser. Sabemos que é assim, manda o dinheiro.
    Agora, uma coisa são regulamentos a cumprir, outra as boas intenções pontuais ou interesseiras que se possa ter.
    E, a talhe de foice, voltei a lembrar que o Leiria vai de novo viajar em voo de carreira, jogar 5ª feira, voltar 6ª feira e ninguém ligará a esse facto, depois terá de jogar domingo, porque não poda adiar o jogo em virtude de jogar 4ª feira para a Taça da Liga.
    Ora, como o Leiria tem o seu interesse a defender, vai ter de cingir-se ao calendário.
    E isto vai tocar, por exemplo, o P. Ferreira, que joga esta 5ª feira, recebe domingo o Porto, que joga 3ª feira, não pode desculpabilizar-se com o cansaço e o calendário porque à UEFA ninguém vai berrar contra isto e aquilo. É que os pacenses também vão entrar na Taça da Luga na 4ª feira da próxima semana.
    Os moralistas de ocasião que se entretenham.
    Eu já vi disto há muito e marquei a minha opinião antes do Leiria-Porto, com todos os detalhes possíveis e imaginários. Agora ninguém vai dar uma palmadinha nas costas aos leirienses porque ninguém se interessa contra quem vão jogar, sem descanso maior, no domingo.

    ResponderEliminar
  25. Voltando ao jogo: foi difícil como antevia, vi o Marítimo no Bessa e gostei bastante, no Dragão não atacou muito mas posicionou-se bem em campo, trocou muito bem a bola e queimou algum tempito para enervar.
    Houve pouca velocidade do FC Porto porque o Quaresma agora parece querer defender só o Scolari, em retribuição por alguma coisa importante, e tem dado pouco à corda ao jogo do FC Porto. Assim é mais difícil.
    Os novos vão entrando e vai-se enraizando a razão de Jesualdo apostar nos campeões, estes é que têm a tarimba e o estatuto para se imporem, quem quiser que dê provas do seu valor.
    Qual é o problema de substituir alguém aos 91'? Para mais quando a equipa não segurava a bola e Paulo Assunção era um bom exemplo com perdas inacreditáveis. Depois, com pressão do Marítimo ou faltas inventadas, como havia chiveirinho, porque não meter um gajo alto para contrariar esse efeito? A humildade é característica dos inteligentes, não dos sobranceiros. Jesualdo meteu Bollati e até foi algo tarde, mas foi a tempo. Não compartilho da opinião de quem acha uma atitude "menor", mesmo sendo em defesa do resultado. Nem que fosse para passar tempo, apenas, que era o que eu esperava nos últimos 3 minutos com mais uma substituição por fazer.
    Não houve concerto em 90 minutos e havia de preocupar-se com os descontos a fazer com brilho?
    É uma crítica sem cabimento.

    ResponderEliminar
  26. A substituição não foi aos 91', faltavam segundos, e era um livre contra nós em que o Bollatti tava a chegar à área e o Maritimo ja tava a marcar o livre, depois do livre foi so a bola passar o meio campo e acabou logo o jogo.

    Substituição estúpida.

    Não podia ser feita aos 80' 85' ??

    ResponderEliminar
  27. Em primeiro lugar fico contente por alguem (Catarina) vir "defender" o Jesualdo.
    Nem conheço o homem, mas ontem quando consultei 2 vezes o blog, estive para colocar a minha opinião, mas vi toda a gente a "cascar" que resolvi pensar melhor, pois poderia estar enganado.

    Como já disse aqui, e como também já referiram, no meu ponto de vista, o ponto fraco do Jesualdo é o momento e como (quem) mexe na equipa durante os jogos. Mas por acaso, no Maritimo, acho que esteve muito bem:
    - a equipa incial era aquela, que por força das cirscunstâncias (empate) foi alterada ao intervalo, e bem! Prova disso mesmo é o golo aos 11 minutos da 2ªparte.
    - O Leandro Lima tem de evoluir (mais defensivamente), claro que se nos 15 minutos iniciais da 2ª parte não acontecesse o golo, teria de entrar (como estava para acontecer)
    - aconteceu o golo, e muito bem, aguenta aí, pois o Maritimo pode reagir (pouco se viu).
    - a 2ª subsituição, no meu ponto de vista cheia de lógica. Sai Meireles (apesar de o Assunção estar desastrado), que é importantissimo no meio campo, para poupa-lo para amanha, pois dos 3 (Meireles, Assunção e Lucho) é aquele que sente mais o desgaste.
    - 3ª substituição? Mariano? precisa de mostrar mais (utilizado 4 vezes sem resultados praticos), pois esta mt pesado. Bolatti? Sinceramente não conheço ainda bem, mas há 3 pontos: 1-se entra por um atacante (Quaresma ou Lisandro), coitado do Jesualdo... 2- se entra pelo Assunção, e o Maritimo empata, ia ser o "Cristo" (como foi o Renteria) 3-Se entra mais cedo pelo Assunção (ou outro qq), como era se o Maritimo empatava (ainda tinha o Edgar)?

    Portanto, penso que não podemos estar sempre a criticar, por tudo e por nada. Depois das coisas acontecerem é mais facil, e além disso o Jesualdo conhece melhor os jogadores.
    A unica critica que deixo, é que nem todos os jogos a jogar Q.B. como foi com o Maritimo, vai ser suficiente para ganhar, por isso, há que ter cuidado no futuro...

    Para amanhã não há que ter medo! Fucile entra, e mantem-se os resto... (a minha duvida é o tarik, que poderá ceder o lugar a alguém...)

    ResponderEliminar
  28. Atenção que eu não disse que o Lucho jogou mal, disse apenas que na forma em que está a jogar, em que ele tem de atacar e de defender, o que não lhe permite fazer bem nenhuma das funções. Com dois médios de características defensivas não havia necessidade de ele andar num vaivem constante.

    Já o Assunção esteve péssimo e por isso não gostei que fosse substituído apenas no final. Porque não antes? Se estava mal... E não vale a pena vir com comparações com Leiria, porque aí ele não estava desconcentrado como neste jogo. E depois a questão de fazer uma susbtituição aos 91 minutos para queimar tempo, sinceramente, para que o FCPorto necessitaria disso se não estivesse em "sofrimento"? Contra o Marítimo? Só demonstra a aflição pelo que a equipa passou até chegar ao final da partida.

    A equipa, por ordens do treinador, só pode, depois de marcar começa a defender muito próximo da sua área. É natural uma reacção do adversário, mas essa reacção durar até ao final?!? Podem-me dizer que tem dado resultado, mas correm-se demasiados riscos desnecessários e se um dia correr mal espero não ter de vir para aqui dizer que afinal eu tinha razão.

    Espero ser campeão com o Jesualdo, e terá sempre o meu apoio, mas o que penso é que cada vez ele se revela mais um treinador medroso e isso vai contra o ideal do que eu quero para o FCPorto. Para mim no futebol a melhor defesa sempre foi o ataque, além de que até nem seria necessário estar sempre a atacar, bastaria saber controlar o jogo e isso a equipa não sabe fazer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  29. Vi o jogo de forma muito superficial por força de um jantar com muita conversa pelo meio e que não me possibilitou ver com atenção o jogo. Portanto evitei comentar sobre algo que não vi ainda que o mais importante - a vitória - tenha sido assegurada.

    Mas o que me leva hoje a comentar é o facto de as criticas ao Jesualdo não pararem de se fazer "ouvir". O Professor há de ser Tri-Campeão pelo FC Porto e ainda existirá malta que o assobia.

    Não tenho de vos fazer lembrar que o treinador que a maioria dos portistas "idolatra" - B. Robson - fazia exactamente o mesmo que Jesualdo. Nunca mudava a equipa.

    Os adversários é que têm uma equipa de derrotados, portanto, que melhor razão poderá existir para meterem os reforços a jogar a titulares ao fim de dois treinos?

    Concordo com tudo o que o Jesualdo faz? Não, mas entendo que é o melhor treinador do mundo enquanto tiver o Dragão ao peito e no caso do Professor espero que essa ligação dure o maior tempo possivel que será nominimo enquanto durar o mandato desta administração.

    [[]]

    ResponderEliminar