23 setembro 2007

Caminhada a “paços” firmes

Paços Ferreira 0-2 FCPorto
Lisandro 11' e 67'

Equipa: Nuno, Bosingwa, João Paulo, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção (Tarik 83’), Raul Meireles (Bolatti 63’), Lucho González, Lisandro, Quaresma e Edgar (Leandro Lima 58’)

3.500 espectadores

A jogar bem ou mal, o certo é que nesta época o FCPorto já leva em cinco jogos, outras tantas vitórias, arranque excelente que não acontecia há perto de dez anos com qualquer equipa que fosse do nosso campeonato. E se tivermos em conta que nos quinze pontos conquistados nestes cinco jogos, nas mesmas partidas da época passada apenas tínhamos conquistado 4 pontos, ou seja temos mais 11 pontos, então só poderemos dizer que tudo está a correr de grande feição e que estamos a dar passos muito firmes na conquista do tri.

A partida, todos sabíamos que não iria ser fácil. Jesualdo comparou até a dificuldade em enfrentar o Paços de Ferreira em sua casa à mesmo que foi enfrentar o Liverpool. Se calhar houve um pouco de exagero pela sua parte, mas o certo é terá servido de prevenção e desta forma os jogadores encararam este jogo com a mesma determinação, algo essencial contra uma equipa que faz normalmente a vida negra aos grandes em sua casa.

Mais uma vez o professor não repetiu um onze inicial para o campeonato. Desta vez deixou de fora o marroquino Tarik, que não deverá estar a 100% devido ao Ramadão. Então, surpreendeu tudo e todos ao colocar Edgar de início a ponta-de-lança, passando Lisandro para a sua posição normalmente utilizado no ano pasado. Os resultados foram óptimos já que Edgar aproveitou, não da melhor forma, já que não marcou, a oportunidade que lhe foi dada. Mexeu-se muito bem na frente de ataque e teve algumas hipóteses de se estrear a marcar pelo FCPorto, ganhando muitos lances de cabeça na área e colocando à prova Peçanha, o guarda-redes do Paços, tendo este negado o golo ao ponta-de-lança portista com uma enorme defesa.

O FCPorto entrou muito determinado, fazendo muita pressão aos jogadores do Paços, tentando marcar cedo, o que deu resultado já que num lance de insistência de Bruno Alves no ataque, Lisandro muito oportunamente e num excelente remate inaugurou o marcador, provando o excelente início de época que está a ter a nível da finalização. Nos minutos seguintes o FCPorto continuou com o bom futebol e quase sem deixar os pacenses respirarem, algo que foi abrandando com o decorrer do jogo, como seria natural.

O Paços começou então a tentar responder usando uma certa permissividade do árbitro com algum jogo duro conseguindo assim o equilíbrio no meio-campo, que acabou por ser a nota dominante para os últimos minutos da primeira parte. O portistas recuaram um pouco, permitindo ao Paços mais entradas na área, mas sempre com uma excelente organização defensiva e com os centrais a serem autênticos esteios na sua muralha defensiva, e em último caso, estava lá o Nuno que, para que conste e nos três jogos que jogou para o campeonato, ainda não sofreu qualquer golo.

Para a segunda parte era esperado novo ataque do Paços à baliza do FCPorto, os guerreiro de José Mota não se dão nunca por vencidos e mesmo com um jogo a meio da semana, pareciam não perder nunca as forças, obrigando os Dragões a serem muito coesos e a serem uma verdadeira equipa, em que a entreajuda entre os jogadores teria de ser algo muito presente. Fucile é um verdadeiro jogador à Porto e a sua raça é contagiante, sendo um dos, se não melhores, pelo menos mais esforçados, não virando nunca a cara à luta, algo que era essencial neste jogo para o FCPorto levar de vencida a formação pacense. Tanto assim foi que Quaresma, apesar de continuar com alguns tiques de vedeta, desta vez foi visto muitas vezes a defender e a lutar perto da sua defesa.

Edgar acabou por ser o primeiro sacrificado, talvez devido à falta de ritmo de jogo. Leandro Lima entrou assim para o meio campo para apoiar Lisandro e Quaresma na frente de ataque. Raul Meireles num jogo mais apagado que o que lhe temos visto, foi também substituído, entrando para o seu lugar Bolatti. O meio campo do FCPorto ficou mais forte, apagando quase por completo o meio campo pacense que se superiorizava naquela altura. Leandro, que mais uma vez mostrou alguns bons pormenores, embora a adaptação ainda pareça longe do desejável, precisando de jogar mais, fez um excelente passe para Lisandro a rasgar a defesa do Paços, carimbando assim o argentino o seu segundo golo do jogo (quarto no campeonato), acabando quase de vez com as esperanças do adversário.

Até ao fim, nunca o Paços de Ferreira deu por entregue a derrota, não deixando nunca de atacar e tentar o golo, mas se há algo que está bem no FCPorto é a sua defesa que está muito estável e conta com médios de grande qualidade que ajudam muito a defender, tanto que o FCPorto por vezes recua demais o que poderá algum dia correr mal, tal a proximidade com que deixa jogar da sua área.

Não foi um jogo muito bem jogado, mas a coesão do FCPorto como equipa foi determinante e com adversários destes é necessário estar preparado para a luta, sendo normalmente estes jogos muito renhidos. Este fim de semana o FCPorto ganhou pontos aos adversários históricos, num campo que não deverá ser fácil qualquer um deles passar e para a próxima semana tal poderá acontecer novamente já que eles se defrontam e o FCPorto tem tudo para vencer o Boavista, continuando assim a dar “paços” firmes em busca do Tri.

30 comentários:

  1. o porto mais uma vez está a ganhar mas o futebol que pratica continua o msm, um futebol trapalhão, com passes falhados e individualismo dos mesmos de sempre!
    o Edgar apesar de lhe faltar ainda muito trabalho, está a portar-se mt bem, a lutar sp, pode vir a ser uma grande surpresa se bem trabalhado, parabéns eheh
    Vamos ver agr a 2a parte

    já agora alg me sabe dizer se o Fernando e o Luis Aguiar têm jogado e como se têm portado?

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  2. Lutaram para vencer e mereceram a vitória.
    Não foi um jogo bonito ?
    Claro que não foi mas , o PORTO , ganhou !
    Com mérito !

    ResponderEliminar
  3. O comentador da TVI disse que o Ferreira do Paços já tinha sido jogador do FCP, alguém se lembra desse episódio?

    Já agora não acham que o FCP tem criado muito poucas jogadas de perigo? Ou sou só eu a pensar assim?!

    ResponderEliminar
  4. Muito bom jogo do FC Porto. 5 jogos, 5 vitórias. O Jesualdo, apesar das críticas, soma e segue...

    ResponderEliminar
  5. As critícas ao Jesualdo começam a cheirar a humor. Quais são as que vão arranjar para esta semana?

    15 pts sem espinhas!

    Lisandrooooo!

    [[]]

    ResponderEliminar
  6. Grande Lisandro.

    Caminha sem dúvida para a melhor época de Dragão ao peito.

    MAis tarde falarei mais do jogo.

    (o setubal ganha ao sporting ao intervalo)

    ResponderEliminar
  7. Bom jogo, muito suado e com muitas dificuldades especialmente para Fucille. Aquele lado esquerdo esteve muito "aberto" à equipa do Paços. De resto, o ataque esteve um pouco mais à semelhança do que eu pensava, não entrou Farias, entrou e muito bem o Edgar que ganhou quase todos os lances em que interveio, nem sempre da melhor maneira, mas ganhou ou dividiu as bolas para outros as conseguirem tomar...Podia ter inclusive marcado não fora a belíssima intervenção do "goleiro" Pacense...Já agora, lá para Paços de Ferreira parece que só conhecem um tipo de linguagem: Car...., Fod..., Pu..q..Pa..., etc, etc...E isto - a ver pelas caras dos interventores - desde a Pré-Primária até aos membros da Terceira Via, passando obviamente pelas moçoilas e menos moçoilas, janotas e menos bem "arreados". ARREPIANTE!!! Vê-se bem que só têm SERRIM naquelas cabeças!...Serrim misturado com Anti Portismo Primário, só pode dar naqueles tristes espectáculos...O Bem-Querença também gosta de levar umas barrigadas, desta vez foi o pequenote do "Guarda-Varas" que quase o atirava para fora de campo e nem amarelo viu...Vira a Rusga!...E VÃO QUINZE...

    ResponderEliminar
  8. estou com o teixeira: não deixo de estar ansiosa por ouvir o que aí vem contra o nosso esforçado treinador... vá, surpreendam-me:)
    nada a dizer sobre o jogo, mais uma grande partida de Lisandro que se entrega com paixão, mesmo que do outro lado se abuse da "virilidade". "virilidade essa, alias, que foi limitando os jogadores do FCP, que acabaram por recuar em excesso com medo da porrada... (e quem não teria? cruzes, que o Zé Mota tem uma escola gira, tem sim senhor...)
    só um curiosidade... alguém além de mim reparou na falta de respeito gritante do GK do Paços após o segundo golo dos nossos? parece-me a mim que ele deu um encontrão e uma cabeçada ao árbitro... sem merecer qualquer punição disciplinar (o vermelho ficava-lhe a matar) ou comentário dos senhores da TVI, mais interessados em realçar a atitude combativa (combativa vem de combate, logo, porrada) dos amarelos...
    é nestas alturas que fico muito feliz por o olegário beneficiar o Porto... é que imagino só o que seria se ele nos prejudicasse... cruzes canhoto!!!

    ResponderEliminar
  9. estou a ver que temos aqui muitos adeptos do catenatio. marcar e sofrer até ao fim e isto com esta grandiosa equipa do paços de ferreira. o ferreirinha pensa que ainda está no benfiquinha dele. se desse sempre em vitória ainda vá lá, o problema é que qualquer dia isto de jogar a defesa depois de mara pode correr mal.

    ResponderEliminar
  10. Vitoria suada, mas o resultado foi decidido numa substituição que parecia vir tarde face ao dominio e perigo exercido pelo Paços entre os 25 mn e os 60 mns de jogo.
    Ora meus amigos, não simpatizo muito com o Jesualdo e devemos saber criticá-lo quando faz asneiras, mas desta vez esteve bem, quando tirou o raul Meireles e entrou o Leandro Lima.
    Sabem porque?..porque ao contrario dos outros 10 bravos jogadores que estiveram em campo,o Meireles,como é seu hábito marcava os adversarios com os olhos e pareceu alheado do jogo..simplesmente não correu o suficiente.
    Quando entrou o Leandrinho e mais tarde o Bolatti..acabou o meio campo pacense..tão simples quanto isso!
    Boas exibições dos estreantes Edgar e Bolatti,os centrais estiveram insuperaveis,o Fucile e o Lisandro outra vez gigantes...ou seja no computo geral estiveram bem!
    Uma nota para o Bosingwa (a atacar), que continua a perder bolas incriveis, por se recriar em demasia com a bola..
    5 jogos 5 vitorias,superamos testes dificilimos e agora temos um calendario mais agradavel!
    Para consumo interno estamos muito fortes em comparação com os rivais!

    Uma nota final para a arbitragem vergonhosa do Paulo Batista em alvalade..até estou a ver o presidente dos lagartos a dirigir-se á comisssão de arbitragem a agradecer esta encomenda..depois de algumas reclamações ridiculas..
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. "fcportosempre", o Porto não jogou seguramente um futebol bonito, mas foi eficaz, os jogadores foram solidários, souberam sofrer, e ganhámos. Lembro-me perfeitamente que no 2º ano do Mourinho (em que fomos Campeões Europeus) fizemos imensos jogos muito parecidos com os de hoje: pragmáticos, directos e a aproveitar bem as oportunidades de golo. Portanto eu estou muito satisfeito porque temos 5 vitórias em 5 jogos, e a equipa demonstra organização e processos bem assimilados que só não vê quem olha para o jogo de uma forma muito "curta". Já agora parabéns ao Zirtaev pelos "upgrades" que tem feito no blog. Esteticamente está "ainda" mais apelativo. Os conteúdos esses continuam excelentes, mas estes retoques de imagem são mesmo a cereja no topo do bolo! Parabéns... continua. porque o "pobo" agradece. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  12. O Porto continua a ser superior e a ganhar e muitos portistas só vêem defeitos na equipa e no técnico. O que será preciso para não dizerem sempre que está tudo mal? Ganhar do início ao fim da época todos os jogos e ganhar todos os títulos? Mesmo assim ia haver de certeza alguns insatisfeitos, iam queixar-se do espectáculo. Quer-me parecer que os portistas são neste momento os adeptos mais exigentes do mundo. Nem os adeptos de Real Madrid, Barcelona, AC Milão, Manchester, são assim tão exigentes. Há que haver algum equilíbrio nas críticas.

    ResponderEliminar
  13. teixeira e catarina,

    neste jogo nao tenho nada a apontar ao jesualdo,mas k nos outros jogos foi um bokadinho medroso(apesar de ter vencido e empatado contra o o liverpool)la isso foi.
    e kuando vencermos e eu vir alguma coisa k ele fez e k eu nao goste direi,porque nao sou hipocrita ao ponto de kuando vencemos é o maior e kuando perdemos é uma mer**.
    por exemplo as duas primeiras substituiçoes k fez neste jogo era as k ele devia ter feito no jogo contra o liverpool,mas concordo k actuou muito bem ao fazer essas substituiçoes hj.
    apesar de termos 5 vitorias em 5 jogos so "gostarei" totalmente do jesualdo kuando ele for menos medroso.a ekipa inicial ele compoe bem,as substituiçoes é akilo k se tem visto(exceptuando o jog de hj).
    se calhar falo assim porque tou habituado akele futebol vivo e bonito a k o porto nos tem habituado nos ultimos anos(exceptuando o "fatidico" ano pos mourinho)

    ResponderEliminar
  14. E não pode haver ilusões com jogos "fáceis". Os jogadores do Porto têm que estar muito bem cientes disso e todos os esforços de Jesualdo nesse sentido serão poucos. Foi nos jogos "fáceis" em casa com o Atlético e com o Amadora que se ia enterrando a época passada. Vêm aí jogos "fáceis" com o Fátima fora e um Boavista que tem estado fraco no Dragão. Espero que o ocorrido na época transacta tenha servido de lição a Jesualdo e jogadores para que não haja uma grande surpresa no Dragão e/ou um milagre ainda maior em Fátima.

    ResponderEliminar
  15. comparar o jogos que faziamos com mourinho a estes é uma falta enorme de respeito! as equiaps do mourinho mesmo a jogar super-hiper-mal, jogam mais bonito que o futebol que o FCP tem preticado nestes ultimos 13 meses!

    nao consigo perceber como há portistas que gostam de ganhar assim..com uma mentalidade tao pequenina..se jogamos assim tao mal contra equipas pequenas eu nem quero imaginar em jogos a serio..vai ser como o ano passado em que nao ganhamos UM sequer senao me engano! ate passamos a vergonha de perder em casa com o sporting!

    é que o terinador nao mete jogadores novos porque nao estao entrosados..mas se os 11 que costumam jogar estao..eu vou ali e ja venho! todos os jogos parece que é a 1ª vez que jogam juntos..nao fosse quaresma e a dupla argentina (lu-li) nao sei o que seria de nós!

    de resto é o que digo..para ser campeao nacional, ate o jesualdo serve..acho que só o maior CEPO do mundo (assim tipo octavio) é que nao conseguiria ser campeao com este plantel..mas tal so é possivel graças ao individualismo dos jogadores! o que me preocupa é os jogos grandes e a europa..e por este andar, ou o treinador ganha tomates ou ainda vamos passar por muita vergonha..

    ResponderEliminar
  16. Em Paços geralmente há que jogar com o fato macaco, é sempre um jogo difícil e sem atitude corre-se o risco de não ganhar.
    Não foi um jogo bonito, gostei da opção Edgar que ainda um pouco verde apresentou mais soluções, especialmente nos cruzamentos por alto..
    Compreendo a razão de Tarik não jogar devido ao Ramadão, mesmo assim quando entrou ia marcando.
    Lisandro sempre fantástico, só não compreendo a razão do Quaresma ser o dono da bola. Irrita ser ele a marcar tudo, ainda por cima mal...
    O árbitro... sem coragem para expulsar o Pessanha...
    Fosse ao contrário...

    ResponderEliminar
  17. + 3 pontos !
    mesmo a jogar muito pouco. Claro que o mais importante são os 3 pontos mas penso que podemos e devemos exigir um melhor futebol. Temos equipa para mais
    É o tal nível de exigência de que aqui falamos há uns dias atrás.

    3 notas:
    - a não expulsão do Pessanha. o que seria se fosse ao contrário ?!?
    - não me recordo de ver tanto espaço da 1º página da Bola dedicada ao Porto. O que é que eles andam a preparar ? :)
    - mau resultado do sporting em casa e ninguém aparece a criticar a arbitragem ?? estranho, muito estranho ...
    hoje percebi o porquê:
    "não sancionou entrada de Gladstone sobre Matheus, tendo ficado um penálti a favor do Setúbal por assinalar. "

    ResponderEliminar
  18. E na px semana q se matem uns aos outros LÁ na Mourolândia. Força Porto!!!

    ResponderEliminar
  19. Felizmente o meu vaticinio de sábado passado estava correcto, para além de ganharmos ainda ficamos mais isolados no comando.

    Pois é, o ano passado empatamos é verdade, mas já demonstramos que mesmo sem ainda termos atingido niveis de jogo aceitáveis, vamos a Paços de Ferreira para trazer de lá o único resultado que interessa que é a Vitória e se não me engano iremos aumentar o fosso para os adversários directos.

    Os RENNI vão esgotar!!!!

    Rumo ao Tri!!!

    Força Porto

    ResponderEliminar
  20. Não foi bonito, mas também soube muito bem e conta, como diz o Zirtaev o ano passado nestes jogos tínhamos 4 pontos.

    Num campinho daqueles também é difícil pedir mais, mas acho que o FCP jogou o suficiente para obter uma vitória inquestionável.

    Grande Lisandro e, acima de tudo, um grande Lucho sempre disponível confirmando que esta época ele está de regresso.

    É incrível como estas equipas portuguesas vão buscar desculpas ao cansaço, se acham que andam cansadas por causa da Taça Uefa então mais vale dar a vaga a outra, se calhar fazem melhores figuras.

    Depois, José Mota esse treinador ícone que cada vez que põe o chapéu de uma construtora civil só diz bacoradas, ainda diz que foi prejudicado, enfim não sei que jogo ele viu, mas eu vi o Lucho a isolar-se e o fiscal de linha a dizer que estava fora de jogo, vi o Fucile a levar uma joelhada, e vi o Peçanha quase a dar um beijo ao Benquerença, não é que este não gostasse como disse o Devesa Neto mas enfim...

    Sobre a maneira de jogar do Paços de Ferreira, bem, como dizia um camarada meu de lugar no antigo Estádio das Antas é a " equipa do pau feito", aquilo é só pau, por isso nada de novo.

    ResponderEliminar
  21. Dizer que o jogo não foi bonito é redundante. O Paços é uma equipa que joga muito fechado contra os grandes, tem um estilo de jogo muito duro, provoca choques e pára constantemente o jogo com faltas.
    É uma equipa aguerrida, que nunca desiste, e corre o jogo inteiro.
    O FCP, tendo vencido nestas condições, está de parabéns. Fizeram um jogo de raça, com um futebol eficaz a defender (Nuno ainda não sofreu golos no campeonato), e a atacar (para mim, o melhor jogador do Paços foi o g.-redes, e não foi "só" pela defesa incrível ao remate do Edgar, quando eu já estava a gritar golo em casa).
    Quanto ao árbitro, há dois lances em que "borra a pintura". O primeiro é um fora-de-jogo mal tirado a Lucho, na 1ª parte, cortando uma jogada muito perigosa. O 2º, muito pior, é no lance descrito pela Catarina. Os jogadores nunca podem tocar no árbitro. Nem queria acreditar quando vi o que o g.r. estava a fazer após o nosso 2º golo - aliás, legal. Mais admirado fiquei por o g.r. se ter afastado sem um cartão - que só podia ser vermelho. Medo dos comentários do dia seguinte, e dos "pedidos de clarificação sobre a amostragem de cartões" que se seguiriam?
    Fiquei, também, com uma certeza e uma condição. A certeza de que o Benfica não ganha lá - e a convicção de que dificilmente o Sporting o fará (talvez com um penalty amigo?).

    ResponderEliminar
  22. Zirtaev, um pequeno erro: O Nuno não jogou quatro jogos para o campeonato, julgo que jogou menos pois se não estou errado o Helton jogou pelo menos os dois primeiros.

    ResponderEliminar
  23. Tens razão João, erro corrigido. Obrigado.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Bem, o Jesualdo deve andar a ler aqui o Portistas de Bancada porque sa substituiçoes deste fim de semana nao tiveram nada a ver com as dos outros jogos.
    A entrada do Leandro e a forma como foi decisivo para matar o jogo, revela que Jesualdo estava errado ao mante-lo no banco e na bancada.
    Gostei do Bolatti que finalmente entrou antes dos 83 e dos 91 minutos.
    Também esteve muito bem ao meter o Edgar de inicio.

    O Lisandro é um verdadeiro jogador à Portoe o Lucho é de um sentido posicional fora do normal.

    O Porto manteve o que de melhor tem tido desde o inicio da época, toda a gente luta do principio ao fim e a equipa é muito solidaria. Enquanto continuarem a lutar assim vao ganhar porque sao melhores que os outros.

    De resto, aquele fiscal de linha deve andar a precisar de uma consulta rapidamente porque aqueles olhos nao funcinam (ou se funcionam o senhor deveria parar de ser hipocrita e começar a jogar de rosa) e o Jesualdo continua a nao ter mao no Quaresma.

    Primeiro, marca os livres todos. Corre 60 metros na 1a parte para marcar um livre do lado oposto. Uma desgraça, total displicencia e falta de humildade. Continua a nao dar o corpo à bola em muitas jogadas.

    Para acabar ha um lance na segunda parte em que o Quaresma tem a bola dominada, o adversario batido e para a jogada para discutir com o arbitro. Um treinador com pulso te-lo-ia posto na rua imediatamente.
    Tanto talento e tanta falta de humildade.

    Gostei muito do Edgar. Para primeiro jogo, nao esta nada mal.

    Para mim, quando Jesualdo esta mal, esta mal, quando esta bem esta bem...é mais ou menos como ele diz, "quando pudemos jogamos bem quando nao pudemos jogamos mal".

    ResponderEliminar
  25. Hoje podia ser sarcástico e começar aqui a "desancar" no treinador. MAs não o vou fazer.
    Como alguém disse aqui no blog, até no tempo do Mourinho (ou de outro qualquer) o FCP ganhava a jogar pior...
    Importante é ganhar agora, nem que seja para mais tarde ter margem, se as coisas não correrem tão bem.

    Em relação ao lance do Peçanha, a sensação que fiquei é que o jogador queria protestar com o fiscal de linha, e o arbitro meteu-se à frente para evitar. Se assim, foi o contacto foi proporcionado pelo arbitro e não pelo jogador...

    ResponderEliminar
  26. Nao sei se voces ja leram isto:

    Ministério Público travou PJ no caso Mantorras

    A Polícia Judiciária (PJ) queria prosseguir a investigação do designado caso Mantorras, em que eram visados o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e os empresários Jorge Manuel Mendes e Paulo Barbosa, mas o Ministério Público de Lisboa optou por arquivar o caso sem atender a uma proposta de quebra de sigilo bancário de duas contas sedeadas em paraísos fiscais. Em causa estava a averiguação da identidade dos verdadeiros beneficiários de cerca de 750 mil euros provenientes da venda, ao Alverca, de 50% do passe do futebolista que ainda eram propriedade da empresa de Jorge Manuel Mendes.

    Esta foi uma das divergências implícitas entre a PJ e o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do MP de Lisboa, liderado pela procuradora Maria José Morgado. Outra foi a circunstância de, no despacho final do processo, datado de 6 de Setembro, o MP apenas ter apreciado o eventual crime de participação económica em negócio enquanto a PJ catalogou a investigação em redor também do ilícito de peculato e eventual fraude fiscal.

    De acordo com informações recolhidas pelo JN, a PJ estava a averiguar todos os fluxos financeiros decorrentes dos direitos sobre o passe do jogador angolano - sobre o qual, recorde-se, houve a suspeita de que Vieira se teria apropriado de parte das verbas, por ter sido dono de 60% do passe e ter tido intervenção no negócio enquanto líder do Alverca e gestor do Benfica - e deparou-se com uma declaração falsa por parte de Jorge Manuel Mendes, que seria descoberta após o levantamento do sigilo bancário de uma conta das ilhas Caimão da "off-shore" "Almond".

    Conta descoberta

    Por 50% do passe de Mantorras, este empresário recebeu 1,6 milhões de euros e desse dinheiro transferiu 750 mil euros para a referida Almond. De seguida, fez constar na contabilidade da PGD, a sua empresa portuguesa localizada em Coimbra, que essa verba seria para pagar a um empresário do Paraguai de nome Francisco Ocampo, com vista à aquisição de parte dos direitos de dois jogadores paraguaios.

    Acontece que, depois destas declarações de Mendes no processo, o sigilo bancário da conta da Almond nas ilhas Caimão foi levantado e a PJ descobriu que os titulares da conta eram o próprio empresário e a mulher e não qualquer emissário do Paraguai. Confrontado pela PJ com esta descoberta da investigação, Jorge Manuel Mendes remeteu-se ao silêncio.

    Dinheiro repartido

    No mesmo procedimento de quebra de sigilo, os investigadores detectaram que os 750 mil euros foram desdobrados em duas tranches de 324 mil euros que seriam transferidas para contas de duas outras sociedades de paraísos fiscais a Minshall Management Inc. e a Hervey Management Ltd. As contas destas duas entidades estavam sedeadas em Caimão e na Zona Franca da Madeira. Razão pela qual a PJ sugeriu nova quebra de sigilo, a fim de conhecer os verdadeiros beneficiários do dinheiro e eventualmente confirmar se seriam Jorge Manuel Mendes e um sócio, que entretanto foi viver para o Brasil e nunca foi encontrado pela investigação.

    Só que o MP acabou por ignorar esta proposta e optou por arquivar o caso. Conforme o JN ontem noticiou, um dos principais argumentos foi o facto de não terem sido encontrados sinais de fluxos financeiros indiciadores de que Vieira possa ter ganho dinheiro ilicitamente com os negócios de Mantorras. Isto apesar de DIAP de Lisboa ter classificado como sem qualquer credibilidade a versão de Vieira no que toca à data de um contrato de cedência, ao Alverca, de 60% dos direitos sobre o passe de Mantorras de que era detentor em nome pessoal.

    Mais exemplo vergonhoso de falta de isençao desta pseudo justiça portuguesa.

    ResponderEliminar
  27. Acabei de ouvir o senil madail a falar das conclusões da reunião de emergência da FPF marcada para 4 dias depois!!!
    No meu Blog dizia que o socolari ainda havia de ser herói nacional ... E naõ é que tinha razão???
    ( apesar de ... não esquecemos, o Clube Portugal e tal, as estatisticas dizem tudo, etc... enfim, apoiamos o homem...!!!!)
    Que nojo.
    Nojo extensivo à parcialidade da justiça portuguesa em relação a esse clube e seu presidente orelhudo.

    ResponderEliminar
  28. depois do jogo tenho msm de dar os parabéns ao FCP, o jogo não foi bonito mas acho que isso com o tempo, com o entrosamento cada vez maior e os automatismos a surgir, o jogo vai acabar por ficar cd vez melhor e mais vistoso. a verdade é que de momento o porto é uma equipa bastante batalhadora, aguerrida e com uma consistência defensiva muito boa, nota-se que apesar de td tem sido feito muito trabalho e os resultados estão à vista..

    Apenas um reparo, cuidado com as "vacas sagradas", há jogadores que, por melhores que sejam, qd não estão a jogar bem ou qd estão cansados devem sentar-se no banco, em qq das situações isso só lhes fará bem!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  29. Talvez chegue atrasado, estive fora, mas não deixo de opinar. Vi na TV, grande Porto contra um Paço sempre difícil, com uma raça extraordinária e alguma rudeza contemporizada pelo árbitro.
    Falam do Peçanha, que devia ter visto o amarelo (o árbitro meteu-se à frente, mas o modo desabrido dos protestos justificava a admoestação, é dos livros como se o g.r. tivesse chegado à fala com o árbitro-assistente). Mas não sei a razão de Dedé não ter visto um cartão, depois de tantas faltas, tantas faltas, umas leves, outras às pernas, outros agarrões ao Quaresma, torna-se difícil jogar assim. E o Ricardinho só à 15ª simulação viu amarelo, impressionante falta de qualidade do Olegário Incompetência. Lucho isolava-se a um fora-de-jogo assassino impede que o resultado chegue a 2-0 antes do intervalo.
    Para isto, contra isto, muito bem a capacidade de luta, abnegação, companheirismo da equipa. Nódoa negra, Raul Meireles andou ao lado do jogo e nenhum passe em condições. Bolatti devia ter entrado mais cedo.
    Muito bem Edgar, o jovem ponta-de-lança mostra qualidades que eu lhe apontara. Falhou um golo por pouco, aliás dois golos, na 1ª parte, uma assistência de Quaresma requeria outra decisão mas ele ainda não está habituado a bolas de bandeja.
    Bem Jesualdo nas substituições, Bolatti algo tarde face a um perro Meireles, Edgar bem metido de início.
    Caso para perguntar: mas era por causa do central Luiz Carlos que Edgar entrava? Questão de alturas? É assim que se perde o fio à meada e não se entendem as opções de Jesualdo, embora tenha estado bem desta vez.
    Nota importante, muito importante: depois de ter sido a única equipa a pontuar na Europa, o FC Porto foi o único das que competiram na Europa a ganhar na Liga.
    Ora, isto é, chama-se, competitividade, um nível de qualidade física, técnica e de profundidade do plantel que faz encarar todos os jogos para vencer. Os outros, em igualdade de circunstâncias, com idêntico desgaste, vão-se abaixo logo à primeira.
    Vamos ver o 2º round, agora para a Liga e depois na Europa outra vez. Com um plus: a Taça da Liga vai implicar mais um pouquinho de desgaste.
    Que Jesualdo aproveite bem a inspiração em Fátima, que o presidente não deixará de lhe lembrar a sua devoção. (Amén).

    ResponderEliminar