10 fevereiro 2008

Sem surpresas

Equipa: Nuno, João Paulo, Pedro Emanuel (Castro 60'), Stepanov, Lino, P. Assunção, R. Meireles (Hélder Barbosa 67'), Kazmierczak, Mariano G., E. Farias (Rabiola 74') e Tarik S.

7.000 espectadores

Foi sem surpresas que o FCPorto ultrapassou esta modesta equipa da Sertã e passou aos quartos de final desta edição da Taça de Portugal. Como notas de maior realce, o facto de Pedro Emanuel ter saído maltratado, deixando alguma preocupação em relação à evolução do seu estado físico, mais dois golos de Ernesto Farias, o que revela uma regularidade impressionante do argentino e mais quatro golos num jogo esta época do FCPorto em jogos oficiais.

Como devem compreender nenhum dos convidados da Bancada teve oportunidade de assistir a esta partida, sendo assim difícil apresentar uma crónica sobre a mesma e sendo também impossível poderem ser atribuídas notas ao jogadores, não havendo, então, sobre este jogo, o respectivo round do Jogador da Bancada.

Opinião da Bancada
Aproveito este post para lançar uma nova pergunta na Opinião da Bancada. A questão, que já está desde ontem na barra lateral, tem a ver com algo que tem vindo a ser discutido na caixa de comentários por dois dos convidados do Portistas de Bancada (Zé Luís e Ricardo Costa). Não é fácil saber que melhor táctica resultará na Europa e acredito que as opiniões se dividirão, mas por isso mesmo lanço a questão, tentando assim sentir o pulso de todos os Portistas de Bancada sobre este assunto. Aqui fica a pergunta:
Como deverá o FCPorto jogar na Europa?
Em 4-3-3
mantendo o habitual esquema utilizado no campeonato e em que o FCPorto está mais rotinado
Em 4-4-2
adaptando-se assim à maior exigência que os poderosos conjuntos europeus nos apresentarão

21 comentários:

  1. Ernesto Farias a marcar e a continuar a sua boa prestação e o Mariano a desaproveitar outra oportunidade, tendo sido uma desilusão para quem relatou o jogo na radio!
    So não entendo porque é que o professor tanto insiste nele...
    De resto cumprimos a nossa obrigação e que venham os lagartos para ajustar umas contas...
    Cump

    ResponderEliminar
  2. Diga mais; missão cumprida com rigor e profissionalismo.
    E, mais dois golos validados e um parece, que mal invalidado, do E.Farías.

    ResponderEliminar
  3. Sugiro um pouco mais de paciência com o Mariano. O Farias é mesmo CRAQUE.

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho paciencia com o Stepanov, com o Kaz, o Bolatti e até com o Helton.
    Agora com o Mariano?
    Irra.

    ResponderEliminar
  5. Boa vitória, simples mas robusta, ouvi na rádio só ao 4-0...
    Boa ideia do Zirtaev quanto ao sistema a implementar na Europa.
    A mim palpita-me um 4x4x2 com Cech como em Alvalade, na 1ª mão na Alemanha.
    Só espero não ter de ir ao baú buscar os jogos do Porto na Taça UEFA com Mourinho, para convencer o ricardocosta, quando se jogava em 4x3x3 na Liga e 4x4x2 na Europa com uma equipa-tipo assim:
    V. Baía; P. Ferreira, J. Costa, P. Emanuel, N. Valente; Costinha, Maniche, Deco, Alenichev; Derlei e Postiga.
    Na Luz ou em Alvalade o Mourinho também ia com cautelas, apesar de uma vez termos acabado na Luz, golaço de Deco, com Marco Frreira e Tiago (ex-Leiria, Boavista) em campo...

    ResponderEliminar
  6. Que roubalheira indecente!!!
    Vi agora um resumo do clube da galinha. Meu Deus que arbitragem nojenta.
    Onde estao as investigaçoes?

    ResponderEliminar
  7. Ze Luis desculpa la, mas o 442 do Mourinho nao tem absolutamente nada a ver com este do Jesualdo.

    ResponderEliminar
  8. missão cumprida na taça

    quanto ao sistema, votei no rotinado 433.
    Porquê ?
    que resultados temos obtido sempre que Jesualdo se lembra de mudar de sistema ...

    roubalheira na luz a juntar ao trabalhinho de ontem em alvalade, mas a Mizé deve andar ocupada com outros afazeres...

    ResponderEliminar
  9. olá a todos os portistas, chamo-me Rafael Da Costa e sou o editor do canal RNTV ( Região Norte e Televisão). Foi com enorme prazer que pude editar o programa em que o Zirtaev falou acerca deste magnífico blog. Espero que tenham gostado do programa e da forma como este foi feito.
    Sendo eu um Dragão de ALMA e CORAÇÃO venho aqui por este meio felicitar mais uma vez o nosso FC Porto pela maneira como encarou o jogo. De destacar o Jogador Ernesto Farías que mais uma vez demonstrou que pode ser nos muito útil na liga dos campeões. Quanto a formação que o Porto pode apresentar na Europa, sou adepto do 4X3X3.
    Um bem haja a todos

    ResponderEliminar
  10. Desculpem fugir ao tema:
    Portistas: deixem de comprar o jornal «O Jogo». Este jornal está cada vez mais alinhado com os jornais esterco-alface, tais como: Rascord, A Bolha, Correio do Manha, 24 ouras.
    Como a base de sustento do «O Jogo» é «azulebranca», tiremos-lhe o tapete. Talvez assim esses vendidos percebam que afinal estão fodidos!- porque não se safam a vender para menstruados ou barões falidos!

    ResponderEliminar
  11. Farias imparavel! ;)
    Ouvi um bocado do relato, e o comentador disse que o Porto estava a jogar com menos 1, mais uma vez mariano uma nulidade.
    Acho que não se deveria dar-lhe mais oportunidades, já teve muitas. Até agora foi dos piores jogadores que vi passar pelos relvados nos últimos anos. Até o manco ferreira consegue acertar mais passes.
    Modelo para a europa, claramente 4x3x3. Se os nossos extremos forem solidários e ajudarem bastante a defender a vitória é garantida!

    ResponderEliminar
  12. Se o R.Quaresma fosse um jogador versátil tacticamente e capaz de se adaptar a vários sistemas o F.C.Porto podia jogar na L.C. com: Helton, Bosingwa, P.Emanuel, B.Alves e Fucile, P.Assunção, R.Meireles, Lucho e Quaresma, Lisandro e E.Farías. Seria o 4x4x2 losango com o vertice mais avançado a ser desempenhado pelo Quaresma, o mais recuado pelo P.Assunção e com Lucho sobre a direita e Raúl na esquerda, na frente os dois argentinos que sabem marcar golos e trabalham muito.Digo seria porque não vejo o Cigano a ser capaz de fazer esta função.E como ele tem de jogar...caso contrário jogaria no seu lugar o Tarik que é capaz de jogar ali.

    ResponderEliminar
  13. estou dividido sobre o mariano.

    quando o vejo a jogar , vejo um jogador rapido , com corrida e alguma tecnica.

    mas também um jogador que ainda joga futebol "sul americano"

    faz-me lembrar o bosingwa quando este ainda nao tinha cultura tactica nenhuma. quantas vezes o via correr para a frente e depois passar a bola literalmente a um adversario.

    o mariano, a jogar bem ,com o esforço e empenho e cultura tactica do tarik por exemplo, seria um grande jogador.

    penso que talvez o jesualdo vê isto. talvez nos treinos , em corrida e exercicio , o mariano seja mt bom , mas nos jogos a serio fique nervoso ou se encanhe ou simplesmente nao saiba jogar.

    gostava de um 4x4x2 , mas sem cech e com o kaz ( jogador que gosto mt , pelo menos o kaz do boavista )

    ResponderEliminar
  14. Sobre o Mariano gostaria de afirmar que ele parece ter todas as capacidades que existem nos jogadores argentinos, porventura estará em baixa condição psicológica..O departamento de futebol terá as referências necessárias para avaliar em definitivo da valia do jogador. Que o faça em devido tempo para evitar dissabores e amarguras para as duas partes! Quanto ao Farias está a fazer uma boa média goleadora, espero que a mantenha e isso seria um trunfo de primeira classe para as competições externas...No que toca ao Benfica e à arbitragem de Augusto Duarte(?) -não era este o homem dos chocolatinhos, segundo a versão da Creolina?- fiquei esclarecido quando o locutor da SIC, em transe depois do desespero dos primeiros minutos, afirmou ter gostado muito do dito senhor!...Volta Augusto que estás perdoado! -Dois Penalies em poucos minutos e pôr o Paços a jogar com dez jogadores é realmente um "belo trabalho"...Mas não adianta chorar muito sobre o leite derramado, enquanto eles roubarem -é o termo- para os senhores da Capital estará tudo muito bem e se houver protestos serão abafados como de costume...É caso para dizer que os chocolates que a Creolina foi buscar ao armário, deveriam estar revestidos com "prata avermelhada"...

    ResponderEliminar
  15. Relativamente ao sistema táctico da equipa, deveria na minha opinião ser mantido, até pelos resultados menos bons que se obtiveram sempre que ele foi alterado. Quando muito poderia ser tentada uma pequena nuance, com a entrada de um jogador de características mais defensivas, mas que dê garantias mais seguras do que tem dado o Cech. Bolatti?...No entanto tem de ser algo muito bem treinado e com tempo, nunca feito apressadamente, pois assim só trará resultados funestos como temos visto!

    ResponderEliminar
  16. Ainda sobre o árbitro da Luz este comentário do JOGO diz tudo:

    "Árbitro
    Trabalho desastrado

    Augusto Duarte teve uma exibição para esquecer, com prejuízo para os pacenses. Aos 40', Tiago Valente não tocou em Rodríguez, mas foi assinalado penálti que deu o empate e ainda admoestado o defesa, que mais tarde foi expulso por acumulação de amarelos, num penálti que efectivamente cometeu. Contudo, segundos antes de Makukula ter sido agarrado na área, o árbitro deixou passar em claro uma falta de Katsouranis sobre Cristiano."

    -Subscrevo na integra esta sucinta análise, aliás a falta que este comentador refere foi apenas uma das muitas que o árbitro deixou passar sobre os jogadores do Paços! Foi a partir de certa altura como disse o Treinador Pacense, um campo completamente inclinado!

    ResponderEliminar
  17. O sistema (I):
    soren, é claro que o 4x4x2 pode ser diferente entre o de Jesualdo e o de Mourinho. Porque os jogadores, diferentes, fazem cada sistema, aplicado por igual em duas equipas, diferente.
    A discussão não está aí: o ponto de ordem é se se muda ou não se muda, se é imutável por isto ou por aquilo, se é intocável por isto ou por aquilo e por aí fora.
    Ora, Mourinho variava muito de sistema porque os jogadores desempenhavam bem qualquer um. Ponto.
    O problema com Jesualdo não é ter Quaresma que defenda ou não. O problema é ver-se obrigado praticamente a jogar cá em 4x3x3 e não ensaiar mais vezes o 4x4x2.
    Ora, a discussão nasceu por causa da derrota de Alvalade. E, aí, por causa da performance dos jogadores, individualmente, até poderíamos dizer que, jogando Lucho tão adiantado atrás do Lisandro, o FC Porto jogou em 4x3x3, com compensações devidas pelo que permitia a utilização de Cech. É certo que terão faltado compensações nos lances dos dois golos do Sporting, ambos em bolas divididas no meio-campo e em que a ida de jogadores das laterais ao meio (Bosingwa no 1º caso, Cech no 2º) descompensou as laterais de onde saíram cruzamentos para os golos.
    Foi sempre aí que eu quis chegar, desvalorizando o tema do sistema que não é "culpado" da derrota.
    Para mim o sistema não é o fulcro do jogo, mas a boa ocupação dos espaços e a relação dos jogadores entre si - se forem competentes, isso faz o resultado, à parte excepções de desfechos injustos como foi o caso no Sporting.
    De resto, vamos ver se o 4x3x3 será implementado na Europa. Depois falamos...

    Sistema (II)
    A arbitragem a favor dos lisboetas esteve no auge este fim-de-semana. Não foi só na Luz, onde o árbitro nunca teve dúvidas em lances favoráveis ao Benfica mas tremia sempre que poderia ter de apitar a favor do Paços.
    O 1º penálti não existe, até há uma falta do Cebola antes sobre um defesa pacense; o árbitro, longe, não tinha as melhores condições para ver o lance mas não se poupou a apitar: se calhar, com 3-0 já não teria tanta "vontade" de favorecer.
    No capítulo disciplinar uma desgraça, tal como na véspera com Bruno Paixão em Alvalade. Vukcevic tem uma entrada a matar sobre R. Esteves e não é expulso; Mossoró sofre uma falta bárbara de Abel para amarelo sem rebulos e é o jogador do Marítimo que leva cartão por protestar o facto de o árbitro não dar amarelo ao defesa que só viu cartão à 4ª falta.
    São estas barbaridades no julgamento discricionário dos árbitros que fazem os pequenos mais pequenos.
    José Mota teve razão para virar as costas aos jornalistas na Luz, porque sem estes "alertas" os jornalistas não sabem as asneiras que dizem e os julgamentos fáceis que arrumam, protegendo sempre os mais fortes.
    Lazaroni também falou da forma desigual como Bruno Paixão tratou Marítimo e Sporting.
    Mas é a vida e não são os pés de microfone que alterarão seja o que for sem serem capazes de discernir despidos de preconceitos entre os quais a camisola...
    É lamentável, de resto, a nomeação de Augusto Duarte para a Luz.
    O árbitro estava condicionado e saiu-se mal.
    Bruno Paixão está sempre condicionado pelos grandes de Lisboa.
    São arbitragens à portuguesa, com certeza.

    ResponderEliminar
  18. Como disse o Meirelesportuense, e pelo que já ouvi falar (inclusive já saiu noticias nos jornais), existem jogadores do Porto que estão a ser acompanhados e em tratamento psicologico. Um deles é claramente o Mariano G. (e o outro é o Stepanov), porque de duas uma:
    - ou é francamente mau jogador, o que não parece ser pelo seu passado;
    - ou, está com dificuldades em mostrar o seu futebol. Admitindo este ponto, e estando em tratamento psicologico, Jesualdo em consonância com esse Departamento, deverá estar a dar as oportunidades necessárias. Ainda para mais existe uma decisão de aquisição do seu passe que terá de ser tomada brevemente.

    Em relação ao sistem tactico, o melhor é sempre aquele em que o Porto ganha. Também acho a pergunta pertinente, mas para jogar na Europa, há dois jogos (fora e em casa), sendo que o segundo pode ser condicionado pelo primeiro jogo.
    Claramente em casa, voto no 4x3x3. Nos jogos fora, e mais concretamente no proximo jogo da Alemanha (1ª eliminatoria), o jogo será muito mais dificil do que muita gente pensa (pois evitou-se os "tubarões" e tem-se a ideia que o sorteio foi favoravel), ia mais pelo 4x4x2. Mas um 4x4x2 com o Lucho mais adiantado e alguém no seu lugar. Só tenho duvidas quem será esse jogador... pois um bolatti ou um Kaz, pela sua altura deveriam fazer muito jeito nesse jogo (e no meu ponto de vista com a entrada do Farias, o Porto está em desvantagem nos contos que sofre).
    Vamos aguardar, e eventualmente o jogo da Madeira irá ajudar um pouco a perceber.

    ResponderEliminar
  19. O resultado e a exibição de ontem foi aquilo que se exigia do Futebol clube do Porto e dos seus jogadores, agora venha o próximo que pessoalmente até gostava que fosse o Sporting para ajustar-mos contas.

    Quanto à táctica, penso que os jogadores estão mais rotinados com o 4-3-3 e talvez por isso seja a melhor opção.

    Abraço

    http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Para mim, a equipa nao esta preparada para o 442 em grandes jogos. Vamos ficar coxos ofensivamente e os buracos que vao aparecer no meio campo vao deixar os laterais "aos papéis".
    Os jogadores de meio campo (extremos incluidos) nao teem caracteristicas para levar esse 442 avante. Pelo menos na Champions.

    Naturalmente que vai haver uma adaptaçaozita aqui e ali, mas se Jesualdo resolver 'experimentar' um sistema com jogadores 'nao experimentados' ou em sub-rendimento (Mariano), vai experimentar dissabores.

    Jesualdo trabalhou praticamente 11 jogadores num so sistema de jogo, nao so por essa ser a sua vontade mas também porque as limitaçoes do plantel e as caracteristicas de 3 ou 4 jogadores chave assim o obrigaram (embora tenha sido ele a preferir um meio-campo sem criativos). Agora as soluçoes para mutaçoes tacticas sao praticamente inexistentes.

    Jesualdo tem agora que vencer eliminatorias. Mas o seu campo de manobra esta muito limitado. E ele sabe muito bem que, se a equipa perde a identidade, por uma qualquer alteraçao tactica pontual, a eliminatoria estara perdida.

    Contra o Shalke nao ha que inventar. Eles teem 2 pontas de lança poderosissimos, Asamoah e Kuranyi. Jogam com o Rakitic por detras, no vertice entre os dois.
    Se o Shalke joga com os dois pontas de lança em simultaneo, isto vai dar agua pela barba ao Paulo Assunçao, cuja exibiçao, num jogo com essas caracteristicas, vai ser determinante (pelas dobras e marcaçao directa que vai ter de efectuar). O Raul Meireles vai ter jogar com um olho no burro (este nao é o brasileiro) e outro no cigano (este nao é o Quaresma). Se o Lucho se puder soltar no meio disto tudo entao temos boas transiçoes. Parece-me por isso que o jogo deles passa muito pelo Rakitic e anula-lo é meio caminho para os eliminar. Isto faz-se com 442 ou 443? Depende de tanta coisa.

    Depois ha muito que nao sabemos. Como estara o Fucile fisicamente? Eu acho que anda lesionado ha pelo menos mes e meio. Sera que se o Jesualdo jogar com o 442 de Alvalade o Cech e o Fucile vao ter o entrosamento necessario para fazer um bom jogo juntos? Sera que as caracteristicas dos 2 sao compativeis? Tenho muitas duvidas quanto à 2a pergunta.

    O Cigano, defende em 442? Depende do dia. Acredito que na Champions sim, vai dar o tudo por tudo. Tem que se mostrar como um jogador evoluido e é isso que vai fazer.

    O Ze Luis fala do preenchimento dos espaços. Pois é so com isso e mais nada, que eu estou com receio no 442. O 442 nao esta suficientemente rotinado para os ocupar.
    Acho que esta na altura de dar mais minutos ao Bolatti e ao Kaz e apostar em médios de combate, preenchimento de espaços e fisico imponente para jogos a 100 à hora, por que o Mariano nao vai ser o jogador que vai esconder a bola e pautar ritmos de jogo. O unico capaz de o fazer é o Lucho.

    Entao mandou-se embora o Ibson, para agora andarmos a perder minutos com o Mariano, para ele fazer um papel que nunca fara?
    Acho que Jesualdo esta a apostar no cavalo errado. Oxala ele prove que eu estou errado.

    Ou oxala que ele de mais minutos a quem eu acho que deve dar porque isso daara a meu ver, mais frutos.

    A ver vamos.

    ResponderEliminar