01 fevereiro 2008

Basta manter a atitude

A exibição foi muito boa, é inegável. Todos os que entendem um pouco de futebol o admitiram, adeptos, adversários, jornalistas, etc., mas o Dragão nunca viveu de vitórias morais e há algo que é também inegável e real, perdemos e perdemos o último jogo contra um adversário directo, contra um dos maiores rivais que temos neste campeonato. Pela segunda vez no campeonato conhecemos o sabor da derrota e isto não pode nem deve ser esquecido, fazendo com que todos os jogadores percebam que este jogo, o seguinte, é o mais importante da época, fosse contra o melhor clube do mundo, seja contra o lanterna vermelha desta liga.

O União de Leiria, adversário deste jogo, está em vias de descer pela primeira vez em muitos anos à segunda liga. As suas esperanças na manutenção estão perto de ficarem irremediavelmente perdidas e este jogo, embora seja contra o campeão, é mais um em que qualquer pontinho será como ouro para manter acesa a esperança, sendo que o ponto de desespero já começa a ser enorme e será assim esperado um autêntico autocarro em frente da sua baliza.

O FCPorto deve-se apresentar na sua máxima força, facilitar poderá resultar em problemas e a nível psicológico esta vitória será vital. Jesualdo Ferreira deverá escolher exactamente a equipa que entrou para a segunda parte do jogo de domingo, em que a defesa e a linha média é normal titular no 4-3-3, sendo que na frente Farias estará no centro do ataque, com Quaresma e Lisandro a apoiá-lo. Não sei se houve ou não problemas entre o professor e Quaresma, não vou fazer disso um caso, mas na minha opinião este seria um bom jogo para o extremo ficar a “descansar” no banco, entrando para o seu lugar Hélder Barbosa. As atitudes infantis do “cigano” têm-me tirado do sério e, além de ser muito bom dar esta confiança e apresentar Hélder Barbosa aos sócios, seria bom que Quaresma recebesse uma pequena lição de humildade e soubesse que quando não está bem, e eu acho que não está, ele é como os outros e perde o lugar na equipa. O meu onze seria então o seguinte:

No final do jogo de Alvalade pensei que não me importaria que os vencedores do dia jogassem sempre como jogaram, nem que o FCPorto, apesar de derrotado, jogasse sempre como jogou. Acreditava e acredito que, assim, seria, tal como disse Jesualdo, muito, mas muito difícil o FCPorto perder mais qualquer jogo e a diferença no final do campeonato entre os dois rivais seria até escandalosa. É isso que peço á equipa, a mesma atitude, a mesma alma, o mesmo crer e assim bastará apenas um pouquinho mais de sorte na finalização para a vitória ser nossa. O público, que tantos assobios gosta de oferecer aos NOSSOS jogadores, que desta vez tenha alguma consciência e que dê a entender à equipa que apesar da derrota é aquela atitude que se espera dela e deverá recebê-la com um enorme aplauso e dar-lhe todo o apoio. Infelizmente não posso ir ao Dragão, nem sei se poderei sequer ver o jogo, mas se fosse podem ter a certeza que ajudava a que os jogadores fossem recebidos com um enorme aplauso de pé. Pelo que jogaram, pelo que lutaram, eles merecem-no.

FCPorto - U. Leiria, Sábado- 19H15, SportTv

21 comentários:

  1. eu apenas espero que o "treinador" jesualdo ferreira n invente desta vez.

    so a vitoria interessa.
    força porto, SOMOS DRAGÕES, SOMOS CAMPEÕES".

    PS: A Barra com a mensagem está a correr MUITO depressa ehehe assim ficamos com os olhos trocados :)
    e isso é pos lampiões com as fintas do quaresma!!

    ResponderEliminar
  2. Zirtaev tirar o Quaresma agora era acabar com ele.O Hélder Barbosa é bom jogador, mas, já se está a dar ares de vedeta, a agarrar-se muito à bola, a barafustar demais com os colegas...tem que ser chamado à pedra, caso contrário corre o risco de lhe acontecer o que aconteceu com o Quaresma.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com os aplausos, não concordo que baste apenas um bocadinho mais de sorte para vencer. A sorte é aleatória, não depende (só) dos jogadores. Um ressalto que isola um jogador, uma bola na trave, etc.. Mas há coisas que dependem da equipa e que falharam. Nomeadamente, finalização e a concentração na defesa. A atitude foi boa e deve manter-se. Já estamos avisados de como grandes vantagens se esfumam, desde a época passada. O Porto não pode relaxar.

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Não considero que retirar o Quaresma da equipa neste momento seja uma boa decisão. Aliás, acho que o Quaresma contra o Leiria vai fazer uma excelente exibição e vai "conciliar-se" com os adeptos.

    Mais, acho que o Porto vai fazer uma boa exibição e conseguir uma boa vitória para que rapidamente seja esquecido o jogo da semana passada (até porque o adversário não é assim tão difícil)...

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  5. Não sei se aquela atitude do Quaresma se dirigiu ao Prof. Não sei se foi assim ou foi apenas um gesto de desagrado pela sua própria ineficácia. Quanto ao "génio" -mau feitio- do Quaresma já falei tanto que me cansa. Ele é um excelente jogador, mas tem uma cabeça pequeníssima, quase do tamanho de uma cabeça de alho!...Isso provoca a diferença de comportamento que ele tem contra uma equipa pequena e apresenta contra uma grande equipa! É um complexo que deve ser "extirpado" por pessoas competentes, já falei em Psicologias e afins...Quando ele superar essa dificuldade de compreensão da sua actual posição social, teremos um Ricardo Quaresma à altura das circunstâncias...O Porto deveria ter alguém sempre muito atento a estes estados de espírito!É fundamental, até por questões Economicistas, se mais não fora...Compreendo o teu ponto de vista Zirtaev, aceito a maior parte dos teus argumentos, mas se se provar -dentro do grupo- que "ele" não insultou o Prof ou apenas reagiu contra si próprio, deveria continuar e se as coisas se mantivessem inalteráveis quanto ao rendimento em campo, então sim, substituí-lo pelo Barbosa...Até porque eu penso que os dois serão mais úteis juntos, alternando-se nas duas alas cimeiras...O resto da equipa continuaria -com a pequena questão do Helton- ainda estará lesionado no pé direito?...O Nuno mostrou nos Intercalares estar perfeitamente à altura.Um abraço...

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. omo sabem, fui dos maiores críticos do Quaresma contra o Aves, ainda hoje penso que ele teve atitude de menino mimado e não há nada que me faça pensar o contrário.

    Mas quando ele teve aquela reacção contra o Sporting, disse logo ao meu pai que aquilo poderia ser por estar a perder,por ter a consciência que o jogo lhe correu mal e vi como uma reacção de descontentamento mas contra ele próprio, nem liguei muito ao caso, apenas comentei que ele deveria ser retirado à mais tempo.

    Eu punha na mesma Quaresma títular, mais do que um banco, Quaresma está a precisar de um grande jogo como só ele sabe fazer, embora a margem de paciência para as suas perdas de bola seja mais curta do que à 2/3 jogos atrás. Ele sabe que irá ter todos os olhares, mais do que nunca, postos nele e acredito que ele irá dar a volta por cima com a categoria que sabemos todos que ele tem.

    O que é preciso é que ele esteja consciente que a equipa é mais importante do que ele, e que por vezes, o mais bonito nem sempre é o mais eficaz, porque o futebol é eficácia, não é coisas circenses, a não ser que elas tragam de alguma coisa útil à equipa.

    ResponderEliminar
  8. Pessoal, sobre o Quaresma aconselho-vos a ler este texto do Rzamith retirado do blog Jogo de Area
    "Uma Quesrão de Autoridade
    Em plena pré-época da temporada que agora se realiza, suscitava-me algum interesse a forma como o "activo" Ricardo Quaresma era gerido pela administração portista. Depois de mais uma boa época do criativo portista - e não obstante a evidente redução do seu rendimento exibicional - Quaresma era visto (e muito bem) como um dos elementos mais influentes da equipa, e essencialmente, um dos atletas com maior possibilidade de rentabilização a curto prazo - daí a melhoria do seu contrato, e a sua promoção, mesmo que "teórica", a sub-capitão.

    Confesso não ser o maior dos apreciadores da forma "egoísta" como Quaresma se exibe ofensivamente, mas o que é facto é que o futebol vive disso mesmo, genialidade, e Quaresma é um mestre na arte de definir uma partida com um lance genial. Como sobredotado, vive no limite do erro, mas é precisamente esse limite que deverá ser "educado" por quem tem a responsabilidade de dirigir o seu futebol - Jesualdo Ferreira - sob o risco de vermos mais um jogador perder-se na sua magicalidade.
    A falta de autoridade do treinador portista perante Quaresma é um facto, algo que o "lance" da substituição em Alvalade só veio demonstrar ao adepto menos atento. Os "tiques" de vedetismo que rapidamente foram reduzidos a nulo por Adriaanse, a pouco e pouco foram reaparecendo no reinado de Jesualdo: Quaresma exige marcar todos os livres, Quaresma tem que resolver todos os lances e partidas, etc., no fundo, Quaresma revela-se actualmente como uma "aberração táctica" numa equipa coesa e colectivista!

    É sabido como o FC Porto - consubstanciado na sua administração - transmite aos seus atletas o enorme peso institucional do clube, algo que ao longo dos anos tem concedido uma imensa tranquilidade às suas equipas técnicas (nomeadamente na gestão de casos de indisciplina). O caso dos "assobios a Quaresma" é apenas mais um bom exemplo dessa gestão, que acaba por passar um pouco ao lado do treinador portista, fortalecendo-o até. No entanto, e a meu ver, a situação protagonizada pelo extremo portista em Alvalade consiste em algo bem mais grave, denotando uma enormíssima falta de respeito perante Jesualdo, e mais, colocando em causa a autoridade do treinador perante o restante plantel, isto depois de mais uma paupérrima exibição do atleta.
    Como é norma no FC Porto, a disciplina terá que ganhar claramente posição sobre a qualidade e valia do jogador em questão. Se o caso for gerido sob a forma de excepção, a posição do treinador portista ficará francamente debilitada no dragão, e o risco é claro: a perda da consistência e coesão, factores que têm sido pilares nesta equipa.
    "

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Com Quaresma,sem Quaresma,com Barbosa, sem Barbosa o importante é garantir os três pontos...O Porto teve símbolos, teve algumas vedetas como Gomes, Madjer, Jardel, Deco, mas fomos sempre conhecidos pela entre-ajuda e o nosso colectivismo era a nossa maior força...Por isso, com união e entre-ajuda rumo ao TRI e rumo à vitória...Pessoalmente, é dificil dizer com ou sem Quaresma...Era importante que o rapaz acalma-se, por outro lado poderia haver contornos negativos com uma decisão de o deixar de fora do onze inicial...O cigano tem razão numa coisa: nunca devia ter sido assobiado no dragão e isto custou-lhe um pouco a digerir... E o Helton não deveria descansar?

    ResponderEliminar
  10. não podia estar mais de acordo com a equipa inicial e com a lição a dar ao Quaresma! apesar de achar que ele continua a ter um papel preponderante na nossa equipa e de até lhe ter defendido na altura dos assobios acho que as últimas exibições dele acrescido pela falta de respeito apresentado no jogo de alvalade lhe deviam valer um joguito no banco. quanto à opção a utilizar além do Helder Barbosa há tb a hipótese Mariano Gonzalez, sei que tb não é bem visto pelos sócios mas a verdade é que nunca o vemos jogar no local certo, isto é, nas alas!!

    Tenho no entanto receio da possível reacção do Quaresma, ele é o tipo de jogador que mais depressa se amua mais com a teórica lição do que aprender com ela!!mas acho que para bem da instituição o porto deve msm correr esse risco, o quaresma tem o europeu e não está em boas condições de amuar e ficar no banco!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  11. Sobre o que mencionei no Post anterior -a necessidade de ser mais incisivo na defesa dos nossos interesses por parte dos nossos representantes nos diversos foruns de discussão- adiciono a crónica de hoje do jornal o JOGO:

    "O silêncio dos inocentes
    JORGE MAIA
    Ainda sobre o clássico do último fim-de-semana, há um ou dois detalhes que precisam de ser sublinhados nem que seja apenas para memória futura. Na primeira volta, apesar de Paulo Bento ter reconhecido a justiça da vitória portista no Dragão, sublinhando que o trabalho de Pedro Proença não teve influência no resultado, alguns adeptos e dirigentes mais fervorosos do clube de Alvalade lançaram uma campanha com o objectivo de descredibilizar o árbitro e de lhe atribuir a responsabilidade pela derrota. No jogo de Alvalade, Carlos Xistra cometeu vários erros, sendo que um deles resultou no segundo golo, ilegal, do Sporting e outro, que a transmissão da Sport TV e os resumos posteriores fizeram questão de apagar da memória, negou aos portistas uma grande penalidade cometida sobre Quaresma. Desta vez, contudo, não houve campanhas dirigidas pelas habituais virgens ofendidas, o Sporting não lamentou o rumo da arbitragem em Portugal e alguns dos seus adeptos fizeram até questão de sublinhar a justiça do triunfo sobre os portistas, numa demonstração clara dos elevados padrões morais pelos quais se regulam e da forma como gostariam que o campeonato, por fim, se equilibrasse. Aliás, os mesmos padrões que usaram na sequência do triunfo na Supertaça durante a qual Bruno Paixão alegremente fechou os olhos ao desvio da bola com o braço por parte de Tonel na área do Sporting. Finalmente, resolveram sublinhar a gravidade da entrada de Bruno Alves sobre Moutinho, sancionada pelo árbitro com um cartão amarelo, esquecendo a de Liedson sobre Helton, que por sinal o árbitro não sancionou e que deixou o guarda-redes portista em dificuldades até ao final da partida. Pelos vistos, quem não chora, não mama."

    É esta forma de nos posicionar-mos perante os pseudo-defensores da legalidade e justiça desportiva, que eu defendo! Tão só, lançar-lhes no rosto a sua própria ignomínia intelectual!...Porque de bons e educados meninos está o passado do Futebol Clube do Porto repleto...Soube que a Câmara do Porto(...?...) está a tentar encontrar fórmulas para poder rentabilizar o Estádio do Bessa e assim ajudar o Boavista a sair da difícil situação em que se encontra...Então e a celebérrima posição de não pactuar com o Futebol e não querer quaisquer misturas?...Foi chão que já deu uvas!...

    ResponderEliminar
  12. Desculpem enganei-me..."O meu coração ateu, quase acreditou..."

    ResponderEliminar
  13. bem , já que o ze luis ainda nao postou aqui.... :)


    so um aparte .... se o porto empata ou perde hoje , a media portuguesa vai declarar o campeonato aberto , e que o porto esta em crise.

    o leiria ganhou o ultimo jogo, por isso vao estar motivados. mas penso que o porto tem qualidade para ganhar á vontade.

    espero que o quaresma jogue , e gostava de ver o castro a entrar quando o jogo estiver controlado.

    também gostava que o jesualdo continuasse a apostar em testar e melhorar o 4x4x2. ter só uma tactica trabalhada é muito mau.

    espero que seja um bom jogo , e com mais sorte que o da semana passada :)

    ResponderEliminar
  14. Concordo com o Menphis!

    Aliás estanho que neste mesmo blog à uma semana atrás se falasse em "Deixem jogar o Quaresma", com muitos postistas a apoiar (incluindo eu), e hoje já se fale em colocar no banco o rapaz! Parece-me que a massa "assobiativa" anda e está neste mesmmo blog!

    E porquê digo isto?
    1- Quaresma, com o seu estilo para o bem e para o mal, é um jogador de TOP e que já ganhou o seu espaço no futebol Europeu. Apenas é o "minino" para o Scolari, mas para este poder "limpar as suas mãozinhas". Hoje em dia, ou se assume que o estilo dele não interessa, ou se assume que a sua atitude (se a realmente teve) é má para a equipa. E se assim fosse, no meu ponto de vista, nem convocado seria!
    2-Posto isto, e estando convocado, terá de ser titular, pois acredito que por muito mal que jogue, os adversários terão sempre receio do que poderá sair daqueles pés. Da mesma forma, e admito o seu mau momento, e para isso deverá ser substituido, pois não é intocável.
    3-Por outro lado, não ache que o fosse bom para o H. Barbosa entrar desta maneira. Primeiro porque penso que a integração dele tem de ser faseada, mas principalmente, e vindo de uma derrota, a exigência e a pressão aumenta.

    Mas finalizando este assunto, queria lançar outro. Consta no site do FCP o seguinte:
    "Junte-se ao Dragon Tour para Gelsenkirchen

    O F.C. Porto vai ter um apoio muito significativo em Gelsenkirchen, no próximo dia 19 de Fevereiro, no decorrer da primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League, frente ao Schalke 04. Neste momento, os cerca de 2700 ingressos disponibilizados já esgotaram, restando apenas o programa Dragon Tour para os adeptos interessados em acompanhar os Bicampeões num palco de gratas memórias.

    A procura deste produto tem sido intensa, mas ainda se encontram disponíveis cerca de 100 viagens com bilhete para o jogo e restantes vantagens inerentes ao Dragon Tour. Para mais informações basta contactar o nº 225083185/7 ou dirigir-se à Loja do Associado, no Estádio do Dragão.

    O F.C. Porto, entretanto, fez também chegar um lote de ingressos à delegação de Gross Umstad, na Alemanha, do qual ainda restam algumas dezenas para venda aos portistas daquela zona da Europa. "

    Alguém me consegue explicar isto?
    1- "Neste momento, os cerca de 2700 ingressos disponibilizados já esgotaram". Mas já foram postos à venda?
    2-"as ainda se encontram disponíveis cerca de 100 viagens com bilhete para o jogo e restantes vantagens inerentes ao Dragon Tour" Que vantagens? Pagar 420 Euros?!

    Agradecia que alguem me ajudasse a explicar isto! As tantas não ando informado da venda destes bilhetes... ou andam a tentar passar os sócios por "lorpas"!? Marselha e Liverpool, não houve nada disto e muitos de nós lá fomos apoiar!!!

    ResponderEliminar
  15. Antunes não tens de estranhar nada. O facto de alguém defender o Quaresma neste blog pedindo para o deixarem jogar, não quer dizer que outros pensem o contrário. A pluralidade de opiniões entre os convidados do blog é uma das mais valias do Portistas de Bancada. Por outro lado e se bem me recordo a esse post do Teixeira eu disse tb "não deixem falar o Quaresma" falando de uma atitude que considerei e considero ter sido de menino mimado. E o facto de não o ter incluido neste onze tem até mais a ver com a sua última atitude aquando da substituição em Alvalade, que mais uma vez o desprestigia, do que com a sua actual forma, que vou perdoando embora dê a impressão que ele não está realmente bem. Dizer que ele fez aquilo a Jesualdo só por estar chateado de estar a perder é areia que não entra nos meus olhos, para isso ele não retribuia aplausos à massa associativa do Sporting. Quaresma mais uma vez foi, digamos, "indelicado" e tem de aprender que atitudes daquelas não devem fazer parte de jogadores do FCPorto.

    Comparar um pequeno castigo que pretendo que lhe dêem num dos que se podem considerar, à partida, jogos mais fáceis do FCPorto com um apoio a assobios é de má fé. Nunca apoiei, nem apoiarei quem assobie um jogador da casa, seja ele o Quaresma ou outro. Defendi o Quaresma contra os assobiadores, mas não posso nem nunca vou defender o Quaresma nas suas atitudes acriançadas e que possam de alguma forma comprometer a união da equipa, em que ele vai fazendo o que quer e lhe apetece. Por mim hoje ficava no banco, acho que só lhe faria bem.

    Dito isto, se jogar, o que é o mais que certo, que faça um grande jogo, que sirva; como já aqui disseram, para ele voltar à sua grande forma, para interesse dele, mas sobretudo para o interesse do FCPorto, que é o que realmente me interessa. Podem chamar-me o quiserem, mas nunca pus, não ponho, nem nunca porei nenhum jogador acima do clube, da equipa e dos seus interesses.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. iori, qual é a aflição por ainda não ter comentado aqui?
    Tenho andado afastado por múltiplos afazeres, mas quanto ao jogo de hoje, vou estar lá, a apoiar, a ver Quaresma e Helton no onze e acreditando que o Porto ganhará.
    Mais do que folclore, algo do que se tem visto por aqui são trocas de meros pontos de vista.
    E, como já foi sublinhdo pelo antunescus, há gente que muda de "campo" com facilidade ou reage consoante o acento tónico que do exterior querem dar a certos "factos".
    Eu não achei desprezo nenhum do Quaresma para com Jesualdo em Alvalade, mas o treinador é livre, decerto, até porque o jogador renovou contrato, de pô-lo a jogar ou não. Tal como o Helton.
    Eu continuo sem ver polémicas onde muitos insistem em teimar.
    Reparem: o "farto-me" do Quaresma a ressonância que teve. "Obrigou" a inquéritos e sondagens de opinião nos adeptos portistas.
    O "farto-me" de Paulo Bento, na 4ª feira, já foi desvalorizado, menorizado, relativizado e o técnico leonino até ontem disse que "sou humano e tenho reacções humanas".
    Por aqui se vê como pode relativizar-se muita coisa no futebol.
    Como acompanho as notícias e ouço os intervenientes, fazendo a minha leitura e de mais ninguém, o normal é eu não concordar com a generalidade das opiniões, que são condicionadas pelo "ruído" criado nas mesmas notícias consoante devem ser reduzidas no seu impacto ou este mesmo aumentado.
    Como não vou por aí e sei porquê, estou à vontade para dizer que, hoje, vou ver o que acontece ao 4x3x3 com Farías.
    Sei já que as condições são diferentes, o adversário é último na tabela, o Porto é 1º com 33 pontos a mais do que o Leiria, o jogo é no Dragão, etc.
    Logo, há muitas condicionantes para se avaliar o impacto ou "interesse" do sistema táctico.
    se o Porto ganhar será normal e pouco propício a discutir-se a validade ou não do sistema e dos intérpretes.
    Se não ganhar não sei como se justificará a coisa que não deixará de merecer atenção nos próximos dias.
    Mas quero ver o Porto a ganhar e a jogar bem, independentemente da ordem das coisas.
    O 4x3x3 ou 4x4x2 dependem sempre do desempenho dos jogadores. Sempre. Não importa se estão muito ou pouco rotinados. Os jogadores em qualquer sistema têm um modelo de jogo assimilado que impõe obrigações defensivas, compensações, trocas posicionais, saber cruzar, passar, receber a bola e rematá-la.
    Se o FC Porto jogar como fez em Alvalade, não sendo crível que falhe tantas ocasiões, irá ganhar e deleitar. Resta saber se o Leiria, que tem potencial para fazer mal, estará de acordo...

    ResponderEliminar
  17. Zirtaev,

    Respeito muito a opinião de todos e prezo este espaço por isso mesmo. Aliás, cheguei a referir num post anterior, que na "discussão" Quaresma não me prenunciei porque compreendi e concordei, com o ponto de vista dos que estavam a favor dele, como dos que estavem contra. Assim, a minha mensagem anterior destinava-se a todos os que opinaram sobre este assunto, e não a alguem em particular ou a si.

    Em termos praticos, há uma semana atrás, e depois do jogo com o Aves, se fosse feita uma sondagem, penso que a opinião geral seria a favor do Quaresma. Hoje, e passado APENAS uma semana, sinto que a opinião mudou, isto é, estão "contra" o Quaresma.

    Apenas isto, e se calhar o Zé Luis, explicou melhor onde eu queria chegar.

    ResponderEliminar
  18. ze luis , os teus comentarios, geralmente concordo a 100 % , e dizes quase tudo o que vou dizer :)

    geralmente , depois de os ler , já nem me lembro do que ia a dizer ! hehe :)

    ResponderEliminar
  19. 3-0 ao intervalo. muito bom !

    é extremamente positivo para o Porto ter o Farias a marcar em quase todos os jogos como fazia na Argentina.

    ResponderEliminar
  20. 4-0
    Momento lúdico:
    Repórter SporTV: Bosingwa, como marcou o primeiro golo?
    Bosingwa: chutei para a baliza!

    nota: acabei de ouvir...
    Estes repórteres estão doidos! LOOL

    ResponderEliminar