15 fevereiro 2008

Entrar de fato-macaco, sair de fato de gala

Equipa: Helton, Fucile (J. Paulo 70'), P.Emanuel, B. Alves, M. Cech, P. Assunção, R. Meireles (Kazmierczak 72'), Lucho, Quaresma, E. Farias (Tarik 65') e Lisandro

No dia em que foi divulgada a noticia em que era o clube com melhor desempenho desportivo no mundo nos últimos anos, o FCPorto deu mais um passo de gigante para acrescentar mais um título ao seu rico palmarés, rubricando uma exibição avassaladora, muito segura e eficaz, principalmente na segunda parte, mostrando, mais uma vez, imensos argumentos porque é a melhor equipa a praticar futebol em Portugal, mesmo que isso faça muita confusão a muita gente.

O FCPorto conquistou uma vitória importantíssima mas, para isso, teve necessidade de ultrapassar várias dificuldades que lhe foram impostas, ao longo da partida, quer por parte do adversário, quer por parte do arbitro, provando, de uma vez por todas, que contra a classe e contra à qualidade da equipa portista muito dificilmente alguém a conseguirá derrubar.

O jogo começou muito confuso, a equipa madeirense vestiu, como tinha avisado anteriormente o seu treinador, o fato-macaco mostrando-se aguerrida na procura de fechar todos os caminhos possíveis à sua baliza, garra essa que se confundia, por vezes, com agressividade à margem das leis, com o árbitro a ser benemérito a algumas entradas faltosas da equipa maritimista.

E com essas duas contigências do jogo, a agressividade do Maritimo e essa benemerência toda de Pedro Henriques, com destaque a mais um penalty por marcar sobre Farías e a um critério incompreensível, quer na amostragem de amarelos, quer na marcação das faltas, o FCPorto parecia algo desconcentrado, irritado consigo próprio, à medida que o tempo passava sentia-se que as jogadas de ataque não fluíam com a naturalidade de uma equipa com a qualidade já comprovada em outros jogos nesta época.

Fucile bem tentava remar contra a maré, o meio campo portista bem procurava melhorar a qualidade de passe, mas o Marítimo lutava muito, aproveitando essa desconcentração e irritação portista para dominar a partida e para tentar chegar, uma vez por outra, à baliza portista, rematando muito, e quase sempre de longe, mas nada de muito perigoso para a baliza defendida por Helton.

Mas, aos 45 minutos, depois de um livre marcado por Quaresma, o, inevitável, Lisandro Lopez aproveitou uma sobra da bola e inaugurou o marcador, foi como um verdadeiro grito de revolta, como se quisesse chamar a equipa à terra, deixando ir a equipa mais tranquila para os balneários .

A história do jogo, na segunda parte, desenrolou-se duma forma diferente, viu-se, desde o inicio até ao fim, um FCPorto a dominar totalmente a partida, impondo o ritmo como bem quis, sendo eficaz nas alturas quando deveria de ser, boas, e rápidas, trocas de bola, um pressão sobre a equipa adversária mais certeira, e menos atabalhoada, muita tranquilidade e um espírito de união e de sacrifício que são quase imagem de marca de um grupo de trabalho, verdadeiramente campeão, quer dentro do campo, quer fora, espelhado no modo como encara, com naturalidade e sem euforia, as suas vitórias.

O FCPorto, aos 60 minutos, viria a ficar com o caminho mais facilitado com a expulsão de Djalma, a partir daí a equipa portista conseguía ter mais espaços, jogou sempre mais à vontade, e foi, sem surpresa, que numa boa jogada de envolvimento do ataque portista, e depois de Pedro Henriques, mais uma vez, fazer vista grossa a um penalty sobre Lisandro que deveria ser marcado, Tarik, regressado do CAN parecendo disposto a dar continuidade ao seu bom momento demonstrado nesta época, viria a marcar o golo da tranquilidade.

Tudo estava definido, a melhor equipa estava a caminho de mais uma vitória, os 3 pontos estavam cada vez mais perto, o FCPorto acelerava o ritmo, pressionando fortemente o seu adversário, as transições fluíam de forma naturais,Jesualdo Ferreira aproveitava para fazer descansar dois elementos muito utilizados, Fucile e Raúl Meireles, e optava para rodar dois outros jogadores dizendo que conta com eles até ao final da época, João Paulo e Kaz.

Mas a partida não iria terminar ainda sem mais um golo de Lisandro, golo esse que apareceu, mais uma vez, no culminar duma jogada de ataque simples, rápida e eficaz, fechando um resultado, embora talvez tenha números exagerados, mas justíssimo pela maneira que a equipa bicampeã nacional se apresentou num campo, tradicionalmente, dificil.

Por último, não deverá ser deixado de ser dado destaque à verborreia verbal e à incompetência, quer por parte dos comentadores da Sportv que mais pareciam estarem numa conversa de facciosos num café e a verem outro jogo, que nos meios de "meas-culpas" e de pedidos de desculpas se contradiziam facilmente, quer por parte do entrevistador no " flash-interview"sendo cómico ver naquele " diálogo de surdos " entre o jornalista e Lazaroni, com os dois a tentarem ver quem teria afirmado primeiro, quem seria que estava a fazer a melhor figura de ridículo, assim vai o jornalismo na medida do país que temos.

Próxima paragem: Gelsenkirchen para tentar concretizar sonhos e esperanças que só uma grande equipa, como é a do FCPorto, consegue criar aos seus adeptos.

37 comentários:

  1. que arbitragem habilidosa,dureza excessiva dos locais que passa impune...e mais um pelnaltie clarissimo por marcar.
    Estou INDIGNADO!
    VALE O GOLAÇO DE LISANDROOOO!

    ResponderEliminar
  2. O campeonato já começa a perder a piada..

    FORÇA PORTO!!!

    ResponderEliminar
  3. No post anterior eu disse que estava com Fé.
    E pronto, mais uma passada para o tri.

    ResponderEliminar
  4. Grandíssima vitória!

    O resultado não espelha as dificuldades que passámos, sobretudo na primeira parte, período em que o Marítimo soube controlar o ataque do FC Porto. Aquele golo do Lisandro veio mesmo a calhar, caso contrário, teríamos um segundo tempo muito diferente.
    A verdade é que, em vantagem no marcador e, mais tarde, com mais um jogador, controlámos perfeitamente o nosso adversário.
    Excelentes as jogadas, quer do segundo golo, quer do terceiro, com movimentações colectivas muito bem feitas e os jogadores a executarem os passes no timing correcto.

    Mais uma vez se mostra que, a nível interno, não existe comparação possível entre a nossa qualidade e a dos nossos adversários. Claro que vamos ter que ouvir os comentários dos ressabiados do costume a dizer que o FC Porto foi beneficiado etc. etc. etc.

    Uma nota para o árbitro: péssima arbitragem, com prejuízo grande para as duas equipas. Quem diz que Pedro Henriques é um bom árbitro só pode estar a brincar ou a dormir. As faltas são marcadas sem qualquer critério (impossível como não assinala 2 penalties a nosso favor) e o critério disciplinar é simplesmente atroz! Como é possível que o Ediglê cometa 3 faltas nos primeiros 15 minutos e não veja cartão amarelo e o Meireles leve cartão logo na primeira falta? Como é possível que o Bruno meta a mão na bola e não leve cartão e o Djalma já veja? E o treinador do Marítimo (que não se queixou no jogo contra o SCP) ainda tem a lata de dizer que o FC Porto foi beneficiado!

    Enfim...

    O que interessa agora é pensar no Schalke e na possibilidade de voltar a fazer um grande resultado naquele estádio magnífico.

    Força POOOOOOOORTOOOOOOOOO!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Vitória categórica graças a uma 2ª parte de luxo e apesar de uma miseravel arbitragem na 1ª parte!
    Agora pergunto eu..os jornalistas na Sport Tv e o lazaroni viram o mesmo jogo que todos vimos?..para no final dizerem que o Maritimo foi prejudicado?..em que?..digam sinceramente em que?
    vamos aos factos:
    Mais dois penalties por assinalar a nosso favor!
    faltas para amarelo aos 40 segundos sobre o Lucho, depois aos 11 e oas 22 mns sobre o Meireles que passarm impunes, o mesmo meireles fez uma falta (a primeira)identica a tantas outras e levou logo amarelo(43 mns)
    O mossoro tinha que levar amarelo, levou o Djalma que deveria ter levado o segundo quando perdeu a bola para o Fucile que se isolava (40 mns)
    Já para não falar nas inumeras faltas que o arbitro nos marcava contra e que mandava a seguir quando era ao contrario, para desespero dos nossos jogadores (em especial o Lucho)e do nosso treinador, que mostrou o desagrado ao proprio arbitro na final da 1ª parte!
    Mas qual quê! ninguem vê nada!
    O maritimo abordou o jogo com base na INTIMIDAÇÃO aos nossos jogadores e como o arbitro é permisssivo, podiam dar pancada que não havia problema.
    O treinador esteve bem ,mas deveria ter poupado o Lucho( Verdadeiro cristo neste jogo)
    A caminho do Tri mesmo com arbitragens destas!
    ...
    Agora estou preocupado para o jogo na Alemanha, pois o Fucile lesionou-se e o Bosingwa lesionado está-que laterais vamos utilizar ?O Marec é algo Fraco a defender..e para a direita Joao paulo?
    Cump.

    que

    ResponderEliminar
  6. Não foi um Penaltie que ficou por marcar foram dois, só que no segundo o Tarik repôs a verdade e na sequência do lance, meteu a bola lá dentro. Disse o Rui Orlando que foi Lisandro que chutou no pé de um Madeirense, depois de ter afirmado primeiro que aquele tinha chocado com o guarda-redes..Tão a ver, esta versão não serve temos que inventar outra! No fim-de-semana passado foi ao contrário que eles viram a coisa e também foi ao contrário a percepção dos comentadores!...Em relação à expulsão andava o Rui Orlando há uns bons minutos a pedir a torto e a direito por mãos na bola um amarelo e quando o Pedro Henriques lhe fez a vontade, disse o maluco: "nem sempre a mão na bola justifica a amostragem de amarelo", topam?...Claro era um Maritimista a vê-lo, melhor dizendo, era um adversário do Porto a ser admoestado...Ainda por cima veio para a Rua...Antes, pouco antes, o Lisandro agarrou a bola que ia pela linha de fundo, depois de lhe ter sido assinalado off-side, aí gerou-se uma longa discussão entre os "loucos comentadores" se não deveria o "voando sobre um ninho de cucos" dar amarelo ao jogador Portista...Em que ficamos Rui Orlandini?!?...Ainda sobre a boa educação: o nosso treinador não referiu expressamente os lances de Penaltie -deixou isso de forma subtil, para as pessoas inteligentes- mas o "Brasuca" -mais um Sargentão- do Marítimo não se fez rogado em castigar as palavras que o Prof pronunciou antes do jogo, enquanto uma semana antes, mamou e calou o caldinho que lhes foi preparado na Alvaláxia!...Pudera, tinha no bolso muitas notas de Euro(?) ainda bem quentes!...Devia estar com a cabeça à roda...Estou a falar -para que não sobrem dúvidas- da transferência do Makukula!...Relativamente ao jogo jogado, o Porto por causa de uma ausência, fez quatro modificações: mudou o Fucile da esquerda para a direita, o Quaresma da esquerda para a direita para combinar com o Fucile, o Lisandro da direita ou meia direita, para a esquerda e meteu de novo o Mareck na esquerda!...Que grande confusão! Não teria sido mais simples meter apenas o João Paulo a defesa direito?...Isto desculpem, sou eu a perguntar...Resultado, o Mareck não deu uma para a caixa, o Fucile acabou lesionado e os lances de perigo durante a 1ª Parte na área Maritimista, foram escassos...desculpem é que eu não percebo mesmo nada de futebol!...

    ResponderEliminar
  7. O Fucile não saiu lesionado, saiu esgotado, depois de uma grande jogo que fez. O Marek esteve bem no seu lado onde não lhe foi permitido, talvez por ordens do Jesualdo, avançar muito no terreno e acabou por cumprir muito bem a sua missão. E não se preocupem, o Bosingwa apenas não terá jogado por precaução e deverá completamente apto para terça feira.

    De resto o FCPorto controlou todo o jogo com grande mestria e na primeira parte acabou por ter a felicidade de chegar ao golo pelo Lisandro, depois, depois poderia até ter goleado por números históricos.

    Qt ao árbitro concordo com o Miguelmor, péssima arbitragem, fez asneiras a torto e a direito, prejudicou ambas as equipas. E Jesualdo no final disse e bem que afinal o que tinha dito o árbitro não tinha ouvido, mais dois penalties que este não viu a favor do FCPorto. O treinador do Marítimo teve um muito mau perder que não conhecia nele. Então o árbitro só prejudicou o Marítimo?!?! O homem estava aziado, por que seria? Enfim.

    Acho que esta vitória foi importantíssima, o tri está aí à porta e ainda acredito que os rivais de Lisboa percam pontos esta semana, isto se não aparecerem, já não digo ajudas que essas vão aparecer, mas muitas ajudas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Ó Meireles, percebes, percebes.Mas deixa lá, aos 62 anos já não dá para mudar. Boa vitória, que dá confiança para Gelsenkirchen, que é mais à nossa dimensão.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Zirtaev, o Marek Cech esteve bem no seu lado? Essa foi pa rir de certeza, não fazia um passe de jeito, esteve mesmo muito mal.

    Já podem encomendar as faixas de TRI-CAMPEÃO !

    http://www.dazuis08.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Nao vi o jogo, mas o terceiro golo é uma jogada que prova que quando estamos em vantagem e as equipas dao uma nesga de terreno no meio campo, arriscam-se a ser goleadas. Com Quaresma, Lucho, Lisandro e Tarik a movimentarem-se muito bem e a acompanharem as jogadas com mestria, fazendo com que a defesa contraria se disposicione.

    Grande vitoria rumo ao tri campeonato. Jesualdo tem agora margem para poupar jogadores em todos os jogos que antecedem partidas europeias. Que o faça bem.

    Espero que festejemos o titulo no jogo com as galinhas no Dragao. Mal posso esperar.

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez a canzoada não passa repetições do penálti que ficou por marcar e que o comentador corroborou que foi penálti e a besta do Rui Orlando, o locutor, nunca se referiu. O cabrão do realizador «esqueceu-se» de voltar a repetir o lance, como o repetiria um sem número de vezes, (se isso se tivesse passado com um dos clubes alfacinhas), em períodos mortos; ao intervalo; no fim do jogo e até simultaneamente, assim que o treinador se estivesse a queixar do lapso do árbitro, no flah-interview).
    A besta do Rui Orlando, verdadeiro «cônas de sabão» não teve dúvidas que o Lisandro não sofreu penálti no lance do golo do Tarik!
    Se é portista deve sê-lo como era o Sousa Martins, da TVI, que mudou para o maior clube português: o dos anti-portistas, assim que foi lá para «baxo» como por lá se diz.
    Pois este Rui Orlando deve estar á espera de uma promoçãosita para também ir lá para «baxo».
    É por isso que eu digo que também estes deveriam ser convidados pela Direcção do nosso clube a juntarem-se a todos os outros jornalistas anti-portistas, como o Manha, o Sobral, Carraspana, perdão Cartaxana (pai e filho); para um beberete no Dragão por ocasião do tri e serem selectivamente envenenados, levados moribundos para o canil onde seriam esquartejados e metidos aos bocados em sacos plásticos e enviados e espalhados pelas instalações de todos os canais e jornais desportivos, ou não, exceptuando o JN, o DN e o Público e outros que estão fora desta miserável manipulação da opinião pública!
    Conseguem exacerbar ódio profundo!

    Viva o FCPorto!

    ResponderEliminar
  12. Táctica
    Para começar, e depois de visto o jogo e o resultado que não dá mais para jogar em antecipação, este era um daqueles jogos em que o 4x4x2 devia ter sido utilizado.
    Se o equilíbrio do meio-campo, numericamente, fosse assegurado, a aflição do 1º tempo não teria existido.
    O Marítimo entrou com tudo, parecia que disputava o 1º lugar. Para quem conhece o ambiente, é mesmo difícil jogar nos Barreiros e a gritaria que rodeou o árbitro só iria tê-lo (mais do que é costume) contra o FC Porto.
    Com o ímpeto do Marítimo, que tem bons jogadores no meio-campo, o palhaço do árbitro, a relva alta, o ambiente sufocante (tempo de trovão) foi arriscar demasiado jogar com 3 médios.
    Por outro lado, Farias não esteve. Era previsível que a opção Farias chegaria ao ponto de ser discutida.
    O que implica? Lisandro mais longe da área, mais metido no jogo e atreito a jogadas viris que naquele lance com Mossoró podia ter dado problemas disciplinares (já lá vamos).
    Lisandro parece-me algo nervoso a jogar no flanco, irritadiço, com fome de bola e de acção frente ao golo mas distante da zona fulcral. Depois quer fazer tudo, joga no máximo e até pode incorrer numa lesão por esforço demasiado. É uma perspectiva minha, mas não ando verdadeiramente descansado.
    O Lazaroni facilitou ao tirar o André Pinto, combativo, corpulento, agressivo. Houve menos pressão sobre a defesa.
    Mas aquela 1ª parte, tantas dificuldades em ligar passes e jogadas, podia ter deitado tudo a perder.
    Não me incomoda se com 10 ou 20 pontos de avanço se tomam certas cautelas. Ir a um campo sempre difícil pelo seguro. Não temos nada a perder, só temos a ganhar. Evitávamos muitos sustos e alguma aflição, repito.
    Mas isso sou eu, realista, que não ligo a preconceitos tácticos, mas à forma de abordar certos jogos.

    ResponderEliminar
  13. Jogo
    Pressentia-se trovoada, o tempo no Funchal ajudava e confirmou-se: com o burburinho à volta do árbitro que o presidente maritimista acirrou depois de andar caladinho a levar dos árbitros contra o Benfica (Pedro Proença, na Luz, 1-2) e o Sporting duas vezes (1-2 na Liga no Funchal com 2º golo de Liedson fora-de-jogo; 1-2 na Taça em Alvalade, com expulsões perdoadas aos leões e um penálti sonegado aos madeirenses logo a abrir).
    Apesar do 3x4 do meio-campo, o FC Porto meteu-se à luta. Só houve luta na 1ª parte, animosidade invulgar nos madeirenses, rispidez na disputa de cada lance, portistas a responderem bem, Quaresma a sentir-se ameaçado logo de início, Lucho aterrado no primeiro contacto, estava de ver que ia dar molho...
    O FC Porto aguentou os despautérios arbitrais em campo e continua a marimbar-se para as enviesadas análises fora dele.
    Do sururu Lucho-Djalma, um jogador estranhamente hiperactivo, um amarelo salomónico, muito bem, nem se percebe porque reclamar. Serviria para acalmar os ânimos. De seguida, uma disputa de pé em riste de parte a parte e não há cartão salomónico sem se perceber. Afinal, de fora, pedia-se vermelho só para Lisandro que até chegou primeiro à bola, não se sabe se isso é atenuante ou agravante mas há muita gente maluquinha da cabeça e o Primeiro-Ministro é que se ri...
    O golo do Lixa marcou o funeral. No jogo e na arbitragem. Mais uma vez incapaz de marcar um penálti por sua iniciativa, Pedro Henriques não viu a falta de Djalma sobre Fucile no bico da área que daria 2º amarelo ao hipertenso maritimista. E de seguida perdoa-se o penálti por carga sobre Farias, mesmo em frente ao José Lima que inventou um penálti de cabeça na Roubalheira (E. Amadora-Benfica, Taça da Liga).
    Isto devia dar prisão para o árbitro e auxiliares relapsos, mas a arbitragem só é má na parte, por provar, do Apito Dourado.
    Não deu prisão mas foi o fim.
    O jogo acabava ao intervalo, o campeonato não chegava ao fim de Fevereiro.
    A 2ª parte, com o posicionamento mais cauteloso do FC Porto, permitiu gerir. Djalma acaba expulso, tardiamente. Mete mão à bola, é claro, mas insiste-se na desculpabilização que em jogos de Benfica e Sporting não existe quando toca a favorecer os clubes da capital.
    O jogo não tem mais história.

    ResponderEliminar
  14. Arbitragem
    Mal, sempre mal. Pedro Henriques é um zero de conduta, a formação militar não o favorece. Não é internacional por causa disso, porque quem tem insígnias da FIFA não é melhor.
    Juntar-lhe o José Lima do penálti de cabeça da Amadora é de bradar aos céus.
    Depois do penálti do Mariano no Nacional-Porto, negado por PH, a nomeação de Vítor Pereira está ap nível da latrina que são as nomeações da FPF como nos recentes jogos da Taça.
    2 penáltis por marcar para o FC Porto: sobre Farías e sobre Lisandro no lance felizmente convertido em golo por Tarik mas que PH não iria marcar penálti nem o outro assistente, de frente para o lance, o avisaria de algo.
    Bruno jogou a bola com a mão e não teve amarelo, distribuiu lenha como a vingar-se por só ter conhecido o balneário portista graças a Jorge Mendes... Lucho sofreu faltas e percebeu que tinha de ser duro. PH inventou faltas contra o FC Porto e sonegou-lhe várias a favor que meteu dó.
    A boa notícia é que o árbitro está a 3 anos apenas de se retirar. Ao menos vai com uma lição de falar no intercomunicador, mas deixa um rasto de incompetência de bradar aos céus.
    O "estilo inglês" não o favorece e se fosse para a Velha Albion seria inventado como o "boot room boy" dos clubes de futebol: o rapaz que arranja as chuteiras.
    José Lima pode segui-lo.

    p.s. - um amigo ligou-me a perguntar se eu estava a ver o jogo(?). E estaria a ouvir os comentários? Normalmente não, muito menos num restaurante. Tenho saudades daqueles jogos pirateados por um transponder num satélite só com o som ambiente...

    ResponderEliminar
  15. Os jogadores do Marítimo entraram tão convencidos que tinham as "costas quentes" que a excelente vitória do FC Porto só se justifica pela sua ENORME capacidade competitiva.


    Apesar de tudo mais um final feliz só ao alcance das equipas campeãs.




    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Sinceramente Zirtaev não sei onde descortinas-te esse bom jogo do Mareck...Eu só vi asneirada, até um lançamento de linha lateral ele entregou ao Marítimo...Durante o jogo no lado esquerdo a maior parte do tempo teve que por lá andar o Bruno Alves, onde está o defesa-esquerdo perguntava eu?...Subiam as câmaras um bocado mais e lá aparecia um vulto tímido vestido de azul e branco mas que mais parecia um apanha bolas, tal a ausência na partida...Médio esquerdo, extremo esquerdo, falso defesa esquerdo?...Não sei, se me puderem explicar agradeço! Sei que nutres alguma simpatia pelo Jesualdo mas é sempre a mesma história, mais uma vez esteve receoso e aquela alegria final revela muita tensão e falta de confiança...Disse eu -durante o jogo- que o Marítimo coitadinho não nos iria fazer mossa por ineficácia própria, notava-se isso à distância, porque a nossa equipa até ao intervalo esteve completamente indefinida...A partir do lance -mais uma vez- do Lisandro as coisas só poderiam melhorar e foi o que aconteceu. O Farias não recebeu um único cruzamento que ele pudesse finalizar como tem feito, teve ainda assim a possibilidade de marcar e desperdiçou, tudo bem acontece, o mesmo sucedeu depois ao Tarik e até já tinha sucedido algo parecido ao Lisandro...Não critico mais ninguém -inclusivé o Mareck para mim é o menos culpado- o lugar de defesa esquerdo é o mais difícil, destros é o que há mais, o lado contrário é muito mais fácil de realizar exactamente por essa razão, é muito mais complicado a uma equipa apresentar um bom extremo esquerdo e a maioria dos jogadores joga preferencialmente no lado direito...Daí que aquele lugar na esquerda tenha de ser muito bem ponderado, aliás se existem dois defesas esquerdos de raiz e quem o desempenha é um adaptado alguma razão terei!...Se o Fucile faz bem a posição não deveria ser tirado e readaptado à direita mas sim ajustar ali outro jogador...Se repararam na parte final do jogo o Bruno Alves trocou com o João Paulo e foi ele fazer o lugar...Mas tudo bem a vitória foi clara e ficou menos um desafio por realizar.Para mim novamente foram preponderantes o par de Argentinos, um a distribuir classe e outro a mostrar um estofo de lutador do tamanho do Mundo...Já agora, concordo com a sectorial análise do Zé Luis, e que o jogador do Marítimo que foi substituido foi realmente o melhor deles e ao sair ficou-me em definitivo a certeza da vitória!...Quando se faz sair um jogador daqueles é porque a equipa está toda rota...O Bruno que tanto apregoa a sua simpatia pelo Porto passou o jogo a distribuir lenha, talvez convencido que lhe vai tocar um lugarzinho na concorrência ao bom estilo do que tem acontecido aos ex-jogadores do Porto! Já deve ir tarde mas nunca se sabe!...

    ResponderEliminar
  17. Pude rever hoje, com atenção, os lances polémicos e fiquei "preocupado" com a interpretação dada ao lance do Lisandro com Mossoró.
    Já sabemos que a gentalha do regime não concede penáltis ao FC Porto com facilidade, da mesma forma que interioriza "intenções maldosas" dos portistas nas entradas a certos lances.
    Confirmei que Lisandro fez-se à bola e só ele teve intenção de a jogar, tocando-a, antes do contacto com Mossoró que foi sem inteção de jogar a bola, que lá não estava.
    Lisandro nem amarelo merecia e houve gentinha bacoca a pedir vermelho.
    Depois vemos as análises de árbitros diversos e tiramos todas as conclusões mais díspares possíveis: Leirós, no JN, diz nem há penálti de Bruno sobre Farias! E que Djalma não joga a bola com a mão para ser expulso com 2º cartão, quando o jogador abre o braço esquerdo, destacando-o do corpo e da vertical para atingir a bola.
    Finalmente, para aqueles que metralharam o relato televisivo do Rui Orlando, que me desilude profundamente, lembro só que ele disse nem ter havido toque no Mariano no lance da falta de penálti com o Nacional que o habilidoso Pedro Henriques transformou em falta fora da área...
    E como estou a escrever em "remoto" e não acedo ao clix, tenho de enviar por aqui as minhas notas ao Zirtaev a quem não posso responder do meu e-mail.
    Helton - 5 (não fez uma defesa e quando muito só 2 cruzamentos)
    Fucile - 7
    P. Emanuel - 7
    B. Alves - 7
    M. Cech - 5
    P. Assunção - 8
    R. Meireles - 8
    Lucho - 8
    Quaresma - 7
    E. Farias - 5
    Lisandro - 9

    Tarik - 6
    J. Paulo - 3
    Kazmierczak - 4

    Agora que ando em bolandas vou ali à Alemanha e 4ª feira volto...

    Abraços

    ResponderEliminar
  18. Meus amigos, estou parado mas não desatento!!!!! não deixem perpetuar as mentiras... ouvir Lazaroni a falar ontem deu-me asco, ler os jornais hoje deu-me náuseas... é incrível o branqueamento que se dá às arbitragens encomendadas contra o Futebol Clube do Porto!!!!! vamos por partes:

    - Lisandro não agride ninguém com "golpes de karaté", quem viu o jogo com olhos de ver futebol viu PRIMEIRO Lisandro levantar o pé E JOGAR A BOLA e SÓ A BOLA e depois levar com o jogador do Marítimo que saltou IGUALMENTE EM "GOLPE DE KARATÉ" a tentar jogar a bola primeiro que o argentino!!!!!

    - no sururo que se deu não foi só o maritimista que foi amarelado!!! LUCHO também viu amarelo.

    - Bruno rasteira intencionalmente Farias. é incrível dizerem que as imagens não mostram nada... só mostram a bola fora do alcance de ambos os jogadores,Farias a tentar correr à bola e BRUNO, NO CHAO, A FAZER UMA TESOURA às pernas de Farias... portanto, "nada de anormal"!!!

    - por sorte estava Tarik atento, pois penaltis nunca os portistas vao ver a seu favor, como o que é feito sobre Lisandro sobrando a bola para o golo de Tarik!!!

    - corram a sem-vergonhice das televisões, metem nojo os comentadores lampiartos e anti-portistas...onde anda a tal "isenção jornalístiva"??? os mesmos palhaços que defendiam o 2º amarelo para Lucho qdo Bruno jogou a bola com a mão e o argentino seguiu com a bola controlada com o corpo ficaram "escandalizados" com o 2º amarelo a Djalma qdo o maritimista, vejam lá, jogou a bola com a mão....

    estes foram os lances da vergonha, já para não falar da habitual carta verde em malhar em Lisandro e Quaresma, e Lucho, e tudo o que estiver de azul-e-branco!!!!!!

    quem cala consente meus amigos, e os portistas NUNCA vão consentir que os tentem enganar, menosprezar e enterrar...

    ResponderEliminar
  19. Finalmente arranjei um resumo alargado do jogo.
    Que arbitragem nojenta.
    Que comunicçao social nojenta.

    Gente sem nivel, pobremente educada, com muito pouco caracter e coragem para dizer aquilo que é justo e dar uma imagem real de imparcialidade. Gente muito, mas muito ignorante.

    Depois de terem sido branqueados pelos pobrezinhos pseudo-jornalistas portugueses, os roubos de igreja do fim de semana passado, 2 penaltis claramente precedidos de falta (sendo que primeiro nem existe) no Benfica-Guimaraes e um fora de jogo 'roubado' ao Paços (que daria o 0-2), para la da actuaçao disciplinar miseravel do sr. que foi entrevistado antes do jogo, agora, temos a miséria "parte 2".
    Dois penaltis escamoteados e uma expulsao perdoada ao menino Djalma ainda na primeira parte.

    De seguida temos a actuaçao circense, normal nos treinadores fraquinhos da nossa 1a divisao, como é Lazaroni. Fala da expulsao injusta do seu jogador, o tal que, deveria ter sido expulso muito antes quando agrediu um jogador do Porto.
    Nao faz mençao aos penaltis roubados ao FCPorto, pelo ladrao de serviço, o tal que, nao foi entrevistado antes do jogo.

    Uma das perguntas possiveis seria:
    "Aquela arbitragem mal conseguida no Nacional-Porto da 1a volta, com prejuizo para os Campeoes, vai ter influencia esta noite? E depois daquele penalti escamoteado, sobre Pepe no ultimo minuto do Porto-Sporting da época passada, sente-se pressionado? Especialmente com a ajuda de um fiscal de linha que 'inventou um penalti' no ultimo minuto de um jogo na reboleira que levou o Benfica para a fase seguinte da taça da liga? Pedro Henriques, sente-se condicionado?"

    Nao houve entrevista. E o nao entrevistado teve a actuaçao esperada.

    O treinador fraquinho teve as declaraçoes esperadas.

    Os pobres e fraquinhos jornalistas portugueses, fizeram a "pseudo-analise" esperada.

    O FCPorto ganhou como era esperado.

    Até hoje so vi um clube de futebol abrir um noticiario da CNN. Esse clube é o FCPorto.
    Foi quando perdeu contra o Gil Vicente ha 4 anos.
    O Porto ganha tantas vezes, que so é noticia quando perde. Até na América.

    Por isso o estudo da Deloite que coloca o Porto na primeira posiçao dos clubes que mais ganharam na ultima década, nao deve admirar as pessoas equilibradas.

    Claro que os desiquilibradinhos dos nossos pseudo-jornalistas devem passar a vida frustrados, admirados, sem horizontes, a olhar para as carreiras miseraveis que teem pela frente, a escrever e a dizer merda.
    Deve ser uma vida muito triste.

    ResponderEliminar
  20. Retirando todo o ruído de fundo k, mal o árbitro apitou para o final, começou a surgir na imprensa, destaca-se o resultado, claramente melhor do k a exibição. 1ª parte complicada, sem supremacia sobre os madeirenses, com um resultado algo lisonjeiro ao intervalo, mercê de mais um golo literalmente inventado por Lisandro, incansável na busca da felicidade...

    A 2ª parte foi um passeio, pela expulsão de Djalma, permitindo ao Porto libertar-se dos espartilhos tácticos em k se tinha visto envolvido...

    E é nessa expulsão k cmeçam os já referidos ruídos de fundo na imprensa, aproveitando-se mais uma vez esse eventual erro arbitral (não me parece justo o 1º amarelo ao jogador)para denegrir a conquista dos 3 pontos. Lógico k neste pretenso exercício de "imparcialidade" e "análise fria e racional" por parte dos jornalistas, não entram os outros erros clamorosos...

    O penalty (mais um) claríssimo, k fica por marcar numa altura cirúrgica, com o resultado num teimoso 0-0, com a carga bem visível sobre Farías, contemporizada por Pedro Henriques. O Record online chama-lhe "penalty fantasma", noutro exercício de enorme mau-gosto e pouca ética, algo a k infelizment nos habituamos...

    Na 2ª metade, o benevolente Pedro Henriques, o mesmo k na ilha do Alberto João não tinha visto o atropelamento de Mariano na área do Nacional, nesse jogo de má memória, deixa passar outro abalroamento sobre Lisandro, k levaria à expulsão de Evaldo. Valeu neste caso a Deusa da fortuna, permitindo k a bola sobrasse para Tarik fazer o 2º. Não fosse isso e mais outro penalty ficaria a ser chorado por nós...

    Posto isto, com o TRI cada vez mais perto, é hora de virar as atenções para essa terra germânica, de nome quase impronunciável, mas k tanto nos diz: Gelsenkirchen!

    Por mim, por ti, por nós todos, o Porto tem k vencer e passar aos quartos. Não só pela glória desportiva, k essa já ninguém nos tira, mas para dar (mais) uma bofetada de luva branca a este País de gente mesquinha, cujo principal passatempo é o ódio devotado ao azul e branco. Por isso, rapazes, vamos a eles!

    PS: por último uma palavrinha de incentivo ao Nuremberga. Eu acredito!

    ResponderEliminar
  21. Antes de mais quero dar os parabens ao Menphis pela excelente crónica que retrata com enorme qualidade o que se passou durante este jogo.

    Qt ao M. Cech, bem, acho que ele não terá feito pior que outros. Não o vi a falhar assim tantos passes, as vezes que o B. ALves teve de acudir à esquerda não terão sido menos que as vezes que o P. Emanuel acudiu à direita. Não fez um jogo tão bom como Fucile? Claro que não, nem eu disse isso, mas fez um jogo razoavel e ele não tem os atributos de outros. Em resumo esteve bem, cumpriu o que lhe foi pedido.

    Qt ao Jesualdo, Meireles, não é nenhuma questão de nutrir ou não mais simpatia por ou pelo que faz, é a questão de ele me ir convencendo do excelente trabalho que está a fazer, com erros aqui e ali, mas que qq um comete e ele parece ir cometendo menos. Vai para o segundo campeonato ganho em dois anos de clube, a equipa começou a ganhar mas com algumas exibições tristes e agora é um primor a jogar e as tais transições rápidas ou jogadas contra-ataque, estão a sair excelentemente bem e o 3º golo é um hino a isso mesmo. Em resumo, tem erros, têm de lhe ser assinalados, mas na minha ideia quero que ele cá continue por muitos anos se o trabalho desenvolvido for continuando como está. Não gosto que ele invente numa equipa que já joga de cor. Espero que não o faça na 3ª, sendo que este é para já, e embora o Zé Luís o desvalorize, o grande erro que eu aponto ao Jesualdo Ferreira. Ele implantou um excelente 4-3-3 com estes jogadores, 4-3-3 que já deu provas de resultar contra qq clube do mundo, a perder que perca neste sistema e não num outro em que não existem tantas rotinas para tal.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. Qt ao árbitro, começo pela confusão. O Djalma sofre falta do Lucho, a bola segue para o lance em que Lisandro disputa A BOLA, como já disseram, com o Mossoró. O Djalma dá de imediato um empurrão ao Lucho que se dirigia para o Mossoró que no lance com o Lisandro, e a SportTv escondeu, responde com um pontapé no Lisandro. O árbitro deu um amarelo ao Djalma e ao Lucho (penso), esqueceu-se do Mossoro e talvez do Lisandro, apesar deste ter jogado a bola, embora com maior impeto. O Djalma mereceu o amarelo. Depois este simula uma queda que dá amarelo ao R Meirles, mais um amarelo que deveria ir para o Djalma. A falta sobre Fucile à entrada da área por parte do Djalma era tb merecedora de amarelo, tal como foi a jogada com a mão em que o recebeu. Em resumo o Djalma se recebeu o 2º amarelo naquela jogada, já o recebeu tarde.

    Depois existem vários lances, já mais que falados. O do Bruno sobre o Farias e o do central do Marítimo sobre o Lisandro. 2 penalties claros e no lance do Farias a tendência é ollhar para o pé direito do argentino, mas o Bruno cai precisamente sobre o pé esquerdo, vê-se prefeitamente. É panalti claro. Sobre o Lisandro ele vai a rematar e o central não o deixa colocando o pé à frente. Relembro que ainda na semama passada aconteceu isso no 1º penaltie do Benfica com a grande diferença de que esse foi marcado e de que o cebola agarrou o defesa do Paços antes. É preciso não esquecer isto.

    Depois só sobre o Lucho existiram um sem número de faltas que o árbitro resolveu ignorar, não tivesse ele a classe que tem em que respondeu com o seu futebol e ter-se-a enervado de tal modo que poderia ter estragado tudo. E na 2ª parte principalmente, foram tantos o lances que o árbitro deixou seguir de faltas sobre o FCPorto, quando ao contrário marcava sempre, que só uma grande equipa em Portugal como é o FCPorto conseguiria superar.

    É evidente que tb existiram vários lances mal assinalados contra o Marítimo, mas sem a influência que tiveram os assinalados contra o FCPorto, mas que só prova que este árbitro não tem qualquer qualidade e se entende porque não foi mais longe na carreira.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. Cada vez me parece mais claro que o acontece é apenas sintoma do País pobre em que vivemos...A maioria do nosso Povo tem que ser mimado para poder suportar esta vidinha de M... que nos destinaram...Todas as estruturas de Poder estão alinhadas nesse ponto de vista e é claro que surgem daí os desvarios quase paranóicos a que nós os que estamos do lado dos menos numerosos e menos poderosos sofremos...Se as vitórias caíssem para o outro lado estaríamos numa situação ideal, o País estaria satisfeito, embora comesse apenas um naco de boroa com uma sardinha salgada por cima...Não muito longe vão esses tempos, não muito distantes estaremos dessa possibilidade. O que importa é deixar cair o odioso do sentimento Nacional, sobre outros que não os verdadeiros causadores do sofrimento!...E no fundo é isto que acontece, depois aparece toda uma plêiade de gente que quer "mamar" -é o termo- na grande teta do capital, mas para isso tem de se submeter a regras, perder a sua individualidade pelo menos, durante o período em que estiver a ser observado pala multidão e posto isto, tudo bem conjugado e abanado, dá nesta enorme caldeirada a que assistimos...Não há integridade, nem honestidade, nem isenção, apenas oportunidade...A barriga manda! Só temos para inverter esta situação de convencer a maioria do Zé a mudar de camisola e tudo mudará também de imediato!-É difícil eu sei, mas pronto que mais posso fazer, aqui está a receita! Ainda hoje -há pouco- no "Eu Só Visto" da RTP1 isso aconteceu, pessoas a fazerem a apologia descarada do Glorioso, com direito a ida ao Estádio, sentar na cadeira do Eusébio e tudo...Isto sob a orientação de alguém que se afirma azul e branca até aos pés...Eu percebo, as portas fechar-se-iam se recusasse participar na historieta, percebo bem, a vida tem um bom bocado de auto punição, mas recuso eu isso e basta-me!...Falaram aqui que o JN e o Público não entram nesta festa, não acreditem no que afirmam, não é verdade...Talvez não façam tão descaradamente, apenas isso nada mais!

    ResponderEliminar
  24. Devo dizer que o que escrevi antes não tem nada a ver com a tua resposta caro Zitaev...Apenas foi um desabafo face à situação de submissão geral do País...Até porque só depois de escrever aquele é que li o teu texto...Mas se eu disse o que disse antes, sobre o Mareck, não é porque eu tenha alguma menor estima pelo jovem jogador, apenas confesso que naquele lugar o melhor desempenho tem sido ao longo do tempo o do Fucile, mau grado ele ser como todos sabemos um defesa direito!A minha insatisfação tem muito a ver com o que dizes a seguir e que é o facto do Prof inventar demasiado em áreas desnecessárias...Se ele tivesse começado o jogo com o João Paulo -por exemplo- na direita a equipa quanto a mim, entraria mais equilibrada do que da forma como ele a apresentou...Daí não resultou grande mal, porque como eu referi, o Marítimo não tem neste momento, capacidade para fazer -pelo menos- mal ao Porto, senão, se fossem aproveitadas algumas das oportunidades que eles conseguiram, mesmo assim criar, outro fado estaríamos agora aqui a cantar! Foi o que aconteceu em Liverpool... E isso é que me enerva solenemente, embora tal como tu eu não veja muito mais quem possa substitui-lo -sei e tenho falado de Artur Jorge, mas é claramente carta fora do baralho- a contento e de certo modo admire a sua postura, daí não gostar de o ver cometer erros e palmatória! Tão só isso e mais nada...

    ResponderEliminar
  25. E devo confessar que a sua teimosia -a do Prof- se mostrou completa quando faz uma série de substituições e mantém o Cech...Teve sorte e aproveitou o facto!

    ResponderEliminar
  26. Meireles:

    Absolutamente de acordo quanto à observação do desempenho do Cech. Ele, como defesa lateral esquerdo, é mesmo o elo mais fraco!
    Estou de acordo também com o que, em consequência de se apostar no eslovaco tem acontecido, sendo, de facto, o exemplo de Anfield Road o melhor, pelos piores motivos é claro!
    Quanto à forma menos descarada aue o JN, e o Público alinham pelo mesmo diapasão da escumalha, não estarei totalmente de acordo, visto que o JN, ainda 6ºf fez manchete com estudo da Deloite, para além de usualmente destacar com o devido ênfase à vida do nossso clube; e o Público através dos motivos do não alargamento do processo Apito Dourado a Sul onde dissecou muito bem o facto de casos idênticos serem apreciados, por quem de direito(?), de forma diferente. Destaco ainda a sobriedade de « O Primeiro de Janeiro».
    Agora que há cada vez mais jornalistas desportivos «ditos portistas» do Norte rendido$$$$$ aos encantos da Capital, e por arrastamento aos seus clubes isso é notório!
    Se exceptuarmos o Juca Magalhâes e o António Tavares Teles, que estão muito lá por «baxo», os outros:
    Sousa Martins, Rui Orlando, etc, etc,... bem, não vou repetir-me!

    ResponderEliminar
  27. Caro AzuleBranco:
    Talvez o JN, o PJaneiro e o Público não estejam tão alinhados, mas eu próprio já senti na pele o que é tentar contrariar a maré dos comentários em muitas das notícias que são veiculadas, por exemplo no Público On-Line...Quantas vezes foram pura e simplesmente eliminadas as minhas opiniões e num ou noutro caso até alterados foram, os textos que enviei! Portanto que confiança posso ter nesses órgãos de Comunicação, embora eu continue a pensar que o Público é o melhor Jornal Português da actualidade...Não vejo nada que se lhe compare em qualidade gráfica e em capacidade atractiva pelo especto do Jornal e variedade informativa apresentada...Mas no desporto meus amigos, haverá por lá muita ratazana vadia que faz trabalho de sapa, sempre que tal lhe é possibilitado! No Notícias não é Jornal que eu leia muito, porque embora sendo um Jornal do Porto, não gosto do seu aspecto, apenas tem algo de positivo em toda a sua imensa variedade informativa, a Necrologia, os Anúncios Classificados -mesmo aí, por vezes é extremamente confuso o escalonamento- e as páginas de Desporto que são muito completas porque abordam todos os escalões, especialmente às segundas-feiras...No resto, apenas Germano Silva e as suas crónicas sobre a cidade!...

    ResponderEliminar
  28. O circo, palhaçada, fanfarronada das arbitragens continua e mais uma vez teve os mouros como claramente benefeciados.
    Inumeras faltas do Super Maxi que inclui cotoveladas e entradas por tras sem uma unica punição,mas a fazer duo com o perna de Pau Bynia que tambem deu muita fruta!
    Ora em 28 faltas marcadas ,pelo menos 50% foram destes artistas sem um unico amarelo!
    Pior que isto foi ver mais um penaltie flagrante ,que o comentador JQuerido ´Faccioso` Manha disse ser" MERGULHO OSTENSIVO" quando na repetição se via a clareza do lance!
    Impressionante os daltonicos e zarolhos por interesse que comentam na televisão!
    ..
    Tambem nao se entende porque é que o tal perna de pau faz lançamentos com um pé no ar sem ser punido(nem mesmo o 4º arbitro enxerga tal!)e por sinal o golo destes mouriscos é resultado de um destes lances.. Incrivel!
    Depois a facilidade com que os avançados da Naval eram punidos com faltas sobre os defesas,quando se verificava que tal não sucedia ,pois ao minimo encosto já estavam no chão e a reclamar!
    Já Agora o vermelho dos sete costados e treinador Navalista de seu nome Ulisses Morais, mencionou o lance do penaltie com naturalidade,mas sem aquela exaltação carismatica com que contesta certas arbitragens..claro que não convinha,pois era o seu clube de coração.
    O circo continua e se não fosse a nossa evidente superioridade contra tudo e todos e sem penalties, se calhar tinhamos estes mouros nos calcanhares, quando na realidade nem nos lugares da UEFA deveriam estar.
    A vergonha continua mas ninguem se importa..e se tivesse sido ao contrario?..Conferencia de imprensa dos Orelhas claro a pressionar o proximo arbitro!
    Venha a proxima palhaçada!!

    ResponderEliminar
  29. Acabei de ver mais um nojo em directo.
    E sendo verdade que este arbitro de seu nome Rui Costa, teve nos seus auxiliares, desauxiliadores que prejudicaram até mais o Benfica que a Naval, também nao sera menos verdade que o senhor deve ter laços familiares com o Luis Filipe, a quem perduou 2 penaltis clarissimos.

    Nao se coibiu depois de punir todos os empurroes do Elivelton na area benfiquista; empurroes em tudo identicos ao primeiro penalti perdoado ao clube da galinha, nem se coibiu de perdoar amarelos a um jogador que fez 8 faltas(!) so na 2a parte, de seu nome Lenhador.

    E assim vai o nosso pais. Pequenino. Que é assim que as massas (estes tais 6 milhoes), que deixam os estadios onde as galinhas jogam vazios (como hoje), gostam. E vibram, intensamente. Exultam de pequenez, num jogo ganho com um chouriço do guarda redes adversario e um tal bombardeiro de 30 anos que so serve para atrapalhar o unico avançado de geito que teem, de seu nome Cardozo. Mais um grande reforço, que é um verdadeiro barrete. Mas eles sao tao cegos que nem isso enxergam.

    Enfim... o que interessa é o povo pagar salarios a alternadeiras e a equipas inteiras de desinvestigaçao para se fazer circo nas televisoes. Circo ao estilo reality show, daqueles que o povinho gosta.
    Nao ha remédio. Estamos perdidos no meio de tanto lixo vermelho e verde.
    Depois querem que haja niveis de exigencia e competencia nas empresas, nos serviços, etc.

    Estou envergonhado com tanto centralismo e tanta falta de caracter e cultura. Sinto-me triste pelo meu Pais. Nem sei como explicar... é como que uma sensaçao de remar constantemente contra a maré. E os fracos lançam pedras para o barco, do pontao. Teem medo de saltar e nos temos que ir remando sem parar. Pode ser que daqui a umas décadas as pessoas percam a paciencia e vao remar para outro mar onde o vento esteja pelas costas.

    Raios partam tanta gente fraca e corrupta.

    ResponderEliminar
  30. Percebem agora como só temos 10 pontos de avanço? Percebem agora como uma equipa do mais fraco que se viu está no 2º lugar? Mas amanhã é que se vai falar de arbitragens e apito dourado... que é o que interessa.... o futebol português está um nojo.

    ResponderEliminar
  31. Não sou um "entendido" de futebol, não percebo muito de tácticas, da sua eficácia, de transições "defesa-ataque" e outros jargões do "futebulês"... É bom esclarecer previamente estas coisas ;)
    Infelizmente, e com MUITA pena minha, não tenho assistido aos jogos do nosso Futebol Clube do Porto, creio até que o último que assisti em directo na TV foi o jogo contra o Nacional da Madeira, mas sempre que posso ouço os relatos pela rádio, como nos antigos tempos, e vejo os resumos e os golos na internet ou nos noticiários.
    Gostava essencialmente que me tirassem uma dúvida que fiquei durante o jogo: fala-se muito nas formações 4-3-3 ou 4-4-2, e eu vendo este último jogo, sinceramente, pareceu-me que o FC Porto jogou muitas vezes em 4-4-2.
    Eu digo isto pois via muitas vezes o Quaresma no meio campo e o Lucho ou o Meireles a aparecer lá à frente.
    Afinal como jogaram? 4-3-3 ou 4-4-2?
    Como perguntar não ofende, decidi fazer esta, correndo o risco de estar talvez a dizer um grande disparate.
    Mais acerca do jogo só tenho a dizer que a jogada do 3º golo é de uma simplicidade e beleza que me fez encher este coração portista.
    Abraços a todos os portista do blog.

    ResponderEliminar
  32. Lei 15 não é para todos !
    http://oantilampiao.blogspot.com/2008/02/lei-15-no-para-todos.html

    ResponderEliminar
  33. Mais uma perguntinha, sem querer ser muito chato: vi agora o golo do benfica de lisboa (o 1º creio) e fiquei com a sensação que o lançamento lateral deveria ser repetido, pois o jogador apenas usa um pé no chão aquando do lançamento. Alguém me pode esclarecer mais esta dúvida?
    Mais abraços portistas ;)

    ResponderEliminar
  34. O Anti Lampião conseguiu responder à dúvida mesmo antes de eu carregar no botão. Isto sim é serviço público.

    ResponderEliminar