07 fevereiro 2008

Quaresma

Quaresma no sábado deu a melhor resposta que podia dar numa altura em que se mostrava falta de sintonia entre Quaresma e alguns adeptos portistas.

Havia muita gente que já defendia que ele deveria passar pelo banco, mas acho que nesse aspecto Jesualdo esteve muito bem, mais do que ir para o banco Quaresma necessitava de uma grande exibição e de mostrar aos adeptos o porquê dele ser um dos craques do Porto.

Ele exagera? sim. Por vezes dá a ideia de querer lutar sozinho contra o mundo? Sim. Por vezes prefere fazer o mais difícil só para conseguir sacar mais um bruaaa da bancada? Sim.

Mas Quaresma é assim, é puro, fantasia e magia no estado bruto. É a finta, é o olhar destemido nos olhos do adversário e é a indolência com que por vezes ele passa pelos adversários directos, é a arrogância na forma como aborda o duelo individual.

Um génio, e tal como todos os génios ele é feito de excessos. Os artistas por vezes parecem viver num mundo aparte, um mundo em que mais ninguém os entende mas que os faz ver tudo um passo á frente dos outros...

Por isso mesmo são tantas vezes incompreendidos mas quando desaparecem deixam uma saudade que nunca se apaga...

Num dia a dia cada vez mais enfadonho, numa sociedade massificada em que parece que todos os dias são iguais é bom sentir que ainda existe algo de inesperado, algo que nos faça saltar da cadeira, que nos faça abrir a boca de espanto e fazer acreditar que o mundo ainda tem para oferecer pequenos momentos únicos e especiais e que há pessoas que são predestinadas para nos fazerem sentir e ver coisas que nós nem conseguíamos imaginar serem possíveis... Quaresma é dos últimos românticos do futebol...

É impossível uma pessoa vencer onze jogadores? É impossível ganhar sempre fazendo trivelas, toques de calcanhar e fazendo sorrir as bancadas? Com Quaresma só pode esperar uma coisa...o inesperado...e isso sabe tão bem. Ele não é perfeito, por vezes prejudica a equipa, mas por favor não matem a poesia do futebol...

Ele irrita-nos, por vezes parece que não se preocupa connosco uma vez que parece mais virado para si mesmo, mas em pequenos momentos ele demonstra-nos que bem pelo contrário ele só nos quer fazer felizes...felizes com pedaços de futebol que de tão belos esteticamente misturam bailado com ilusionismo.

Quaresma é filho de uma mistura explosiva...Recebeu da mãe os genes da magia africana, o ritmo frenético, a indomável sede de vitórias e vontade de superar obstáculos e do pai recebeu os genes da cultura cigana. A forma como ele baila com a bola não engana assim como o seu forte temperamento que se por um lado por vezes leva a excessos que o prejudicam também o fazem ter a força de carácter para nunca desistir mesmo contra tudo e todos de deixar de ser quem é, um homem que acredita que num segundo que seja pode fazer a diferença.

A relação que ele tem com os adeptos é o típico caso de amor/ódio, mas na verdade só é possível odiar tanto uma pessoa que no fundo se ama com grande intensidade...

Com Quaresma não existe meios termos, é o 8 ou o 80...Não me importo que ele mande 4 bolas para a bancada porque de todas as vezes que o fez no segundo antes dele tocar na bola já me tinha feito saltar do banco a acreditar que algo de especial podia acontecer, e quando acontece é das melhores sensações que há no mundo...

Eu como actualmente vivo em Madrid vi a transmissão com comentários de dois jornalistas espanhóis...

Um deles massacrava o Quaresma com os clichés já conhecidos " devia passar mais a bola. por vezes parece que só joga para ele, isto é bonito mas não é prático etc..."

Ao som desses comentários vi o Quaresma fazer duas assistências fantásticas para 2 golos e pequenos preciosismos técnicos que faziam vibrar a bancada...

Aí o comentador diz" Ninguém pode negar que o Quaresma tem uma técnica única, ó que o distancia de Cristiano Ronaldo é que o madeirense aprendeu a jogar para a equipa e a deixar-se de enfeitar as jogadas, imaginem se Quaresma fizesse o mesmo aonde ele poderia chegar..."

Eu não me importo ,aliás eu acho mesmo que Quaresma nunca será o melhor jogador do mundo, mas acho também que não foi essa a sua missão no mundo do futebol...Quaresma é como um cometa que apenas passa uma vez, é um fenómeno inexplicável, uma prenda da Natureza, um talento imortal que não se pode mudar, e que veio ao mundo para nos lembrar que nunca devemos deixar de sonhar e que devemos aproveitar todos estes pequenos momentos e desfrutar todas as trivelas, todos os calcanhares e passes de letra porque apesar de fugirem da realidade são o que dão sal á vida...Podemos passar uma vida inteira a fazer o que é certo, seguir o caminho convencionado pela sociedade, mas cada um de nós não gostava de anos mais tarde olhar para trás e dizer eu tentei fazer impossível?,consegui ou não consegui? Não importa, eu tentei e dei outro sentido á minha vida e á vida dos outros.

Quaresma é assim. Claro que ele podia passar para o colega do lado em vez de tentar fazer aquela finta que desafia as leis da física, claro que ele podia cruzar com o pé esquerdo em vez de usar a trivela, da mesma maneira que podia cruzar com a parte de dentro do pe em vez de sacar uma trivela...mas querem saber? Que se lixe a ideia de fazer sempre o que vem nos livros, isso já nós o fazemos todos os dias, deixem que haja alguém que fuja ao comum e que faça em nome de todos aquilo que no fundo cada um de nós sempre quis fazer…Marcar os outros com algo que eles nunca viram, deixar uma marca no Mundo.

Há um filme que me marcou e que acho que representa muito daquilo que o jogo do Quaresma me faz sentir.

Voando sobre um ninho de cucos.

A personagem desempenhada por Jack Nicholson- Randel -tentava encontrar o seu espaço num manicómio e demonstrou que ás vezes não há maior lucidez que a própria loucura e influenciou a vida daquelas pessoas.

Num certo momento ele diz que vai levantar um obstáculo enorme que pesava muito mais do que aquilo que qualquer homem poderia suportar…

Ninguém acreditava que ele conseguisse mas ele com coragem cerrou os dentes e empregou toda a sua força naquele objectivo como se fosse o último da sua vida…o obstáculo quase nem se moveu mas a cara de incredulidade de quem assistia transparecia que naqueles segundos todos haviam ficado na expectativa que ele o conseguisse…

No final um maluco diz-lhe “tu és mesmo maluco, estava-se mesmo a ver que era impossível levantar aquilo? A que Randel responde “pois, mas tentei…”

E é isso que tenho a dizer a todos que reprimendas Quaresma e que não se deixam levar no seu futebol de sonho, ele pode não mudar o mundo, nem conseguir provar que no futebol ainda há espaço para romance e o inesperado, se calhar já não temos ninguém que nos inspire, que nos faça crer que podemos vencer o mundo, que uma pessoa pode fazer a diferença, se calhar entregamo-nos e em vez de tentarmos deixar a nossa marca, tentarmos realizar aquele projecto que parecia inalcançável, fazer o que mais nos fazia sorrir, fazer algo com verdadeiro prazer como se por mais anos que passassem se mantivesse aquela criança feliz, alegre e que se diverte com uma bola na sua rua, ele pode não mudar o mundo e fazer-nos dar valor a como é bom dar azo ás fantasias

Mais impossíveis… mas ele tentou…

Ele diverte-se em cada jogo, vê-se isso em cada movimento, e com isso diverte-me a mim e a muitas pessoas.

Eu sei que um dia quando tiver netos lhes falarei que vi jogar um tal de Quaresma. Que o chamavam de Harry Potter porque fazia magia e que me fez passar momentos incríveis e inesquecíveis… Fez-me ver que o futebol antes de ganhar e perder trata-se de que nem que seja por 90 minutos ou por apenas o segundo que demora a fazer uma trivela fazer as pessoas sonhar…

Obrigado Quaresma.

Nota do Administrador: Por certo já viram pela caixa de comentários o Ricardo Costa. Pois bem, convidei-o e ele aceitou ser mais um dos Convidados desta Bancada e irá oferecer-nos a todos a partir de hoje o brilho das suas Palavras de Portista. Como administrador do blog quero agradecer-lhe publicamente ter aceite este desafio e dar-lhe as boas-vindas em nome de todos.

20 comentários:

  1. Também subscrevo a assinatura "Obrigado Quaresma", apesar de alguns excessos, e que ainda ontem à noite foi o melhor jogador da selecção nacional, apesar de um passe algo longo no contra-ataque ao terminar a primeira parte que poderia dar golo para Portugal, mas que depois o C.Ronaldo também não conseguiu dar sequência, centrando mal...
    Quaresma foi o único que ia para cima dos italianos, que fez toques mágicos com bons passes (com e sem trivelas), sofreu faltas duras e ainda marcou um grande golo.

    Apesar disso e de a generalidade das opiniões justamente destacarem o jogo de Quaresma, um tal luis mateus, qual triste aprendiz de jornalista, ignorante ou má-fioso (DE MÁ FÉ, CLARO!)mascarado de enviado especial do "mais futebol" e não sei se de algum pasquim habitual, teve a desfaçatez de considerar o C.Ronaldo o melhor neste jogo !!! e o Quaresma apenas se salvou com o golo, pois na crónica medíocre dos seus destaques ao referido jogo afirma que o Quaresma estava «numa noite em que as coisas não lhe estavam a correr muito bem». Um verdadeiro cretino, ceguinho e\ou incompetente com a palavra à solta, este luis mateus.

    Claro, que têm chovido comentários a mimar tão "abstruza" criatura, que muito dignifica o "mais futebol"!!!
    Haja pachorra!!!

    ResponderEliminar
  2. Magnifico post .. Fantástico ...
    Elucida tudo o que eu penso !!
    Quem é este Ricardo Costa ?

    ResponderEliminar
  3. concordo com o artigo e espero que o quaresma fique no porto mais uns anos. nao é que ache que o porto sem ele vá abaixo, mas é um prazer ver-lo jogar !

    agora , um ressalvo. essa magia é toda muito bonita, mas temos que nos lembrar que estamos em alta competição ! não é jogos amigaveis.

    brincar quando o jogo está 2-0 e contra uma equipa dominada é uma coisa. brincar quando se está a perder pontos ou no risco disso é outra.

    não vemos na formula 1 quando o primeiro está com vantagem folgada , a começar a parar o carro e fazer pioes para a plateia quando ainda faltam voltas a fazer.

    nao vemos os basquetebolistas a só fazer afundanços quando se está a ganhar por muitos pontos.

    nao vemos tenistas dextros a jogar com a mao esquerda quando ganharam o primeiro set.

    etc etc etc.

    há momentos para brincar e momentos a sério.

    tal como há momentos para o jesualdo mandar atacar e momentos para descer as linhas. como há momentos para jogar em 4x3x3 e momentos para experimentar novas tacticas e testar coisas novas.

    e neste aspecto nao compreendo como "perdoas" tanto o quaresma e crucificas o jesualdo ( isto se te estou a associar correctamente dos teus comentarios anteriores )

    obrigado pelo post e continua :)

    ResponderEliminar
  4. Não duvido que o Quaresma precisasse de um jogo como o que fez frente ao Leiria para voltar a brilhar. Um jogador como ele precisa de estar em campo, já que mesmo andando a "brincar" durante muito tempo, a qq momento pode tirar um coelho da cartola e resolver um jogo. O génio está lá, todos sabemos disso, e é nos seus bons momentos que nos lembramos porque gostamos de futebol.

    Mas se bem se lembram a razão pela qual eu o queria tirar da equipa não era pela sua forma, aliás não o retirei da equipa no jogo de Alvalade, nem nunca pensaria fazer tal coisa, disse até que achava que seria ele a resolver esse jogo. Retirei-o do meu onze para o jogo com o Leiria porque se todos sabemos que ele é bom de bola, já por outro lado tem actos que considero de criança e que não consigo tolerar. Não consigo pactuar com amuos, sejam do Quaresma, fossem do Maradona. E o Ricardo tem esse problema que eu abomino seja em que profissão for, dá-se a ares de vedeta e julga-se melhor que os outros e era precisamente por isso que o queria retirar da equipa como castigo. Podem dizer que ele tem esse direito porque realmente é uma vedeta, mas eu tb tenho o direito de não gostar disso e fosse eu o treinador e ele seria castigado.

    Mas melhor que ninguém Jesualdo saberá como ele é e o melhor que tem a fazer para gerir o Ricardo Quaresma, eu apenas dou a minha opinião e espero que o Ricardo acabe com os amuos e faça sempre o que melhor sabe fazer que é jogar futebol e assim ajudar o FCPorto.

    Ainda ontem demonstrou na selecção que está novamente a subir de forma, sendo o melhor em campo da sua equipa. Espero que esteja de volta o grande jogador que é já que se aproxima a Europa do futebol e ele será muito importante.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo Costa,

    bem-vindo a uma casa que já era tua. Uma excente contratação do Mister Zirtaev.

    Quanto ao texto, tirando um ou outro pormenor estou inteiramente de acordo com ele. Quaresma é um génio e nós todos, tal como tu devemos apreciar o facto de termos (ainda) um dos melhores extremos do mundo.

    Os assobios eram "incompreensíveis" e a minha opinião já foi por demais fundamentada em posts anteriores. Saúda-se o facto de alguns adeptos terem feito as pazes com o futebol espectáculo de Quaresma.

    Aproveitemos que ele não dura a "vida toda".

    Um dos melhores futebolistas que já passaram pelo FC Porto não pode pura e simplesmente ser ostracizado por isso mesmo - o de ser um excelente jogador.

    Abraços!


    PS. já alguem viu o que vem escrito no Blogue da Bola?

    Então tinhamos percentagem sob João Moutinho (10 por cento), Djaló (28 por cento), Saleiro (26,5) e Labarthe (20) e não sabiamos?

    Que mais terão que inventar?

    (lol)

    ResponderEliminar
  6. Concordando com tudo o que se diz sobre o Quaresma, volto a sublinhar que não caio em exageros fáceis. Parabéns ao ricardocosta que enumera todas as qualidades do artista, que o é. Também já afirmei a minha opinião sobre o 7 actual na altura dos assobios. Há que "aturar" o Quaresma em dias menos inspirados e se amua, Zirtaev, é por saber, como já redisse Jesualdo, que as coisas não saem bem. Quaresma, acredito bem, fica chateado consigo mesmo.
    Coincidiu chatearem-no injustificadamente frente ao Aves. E ele "estourou", são reacções humanas compreensíveis, como é natural que falhe bolas por exagerar no primor de técnica, execução, imprevisibilidade que gosta de dar aos lances. O artista é assim mesmo.
    Como muito aprecio Quaresma, já não adiro à tese do "maior do mundo e arredores", que está longe de ser. Para mim, o jogador de maior classe é Lucho Gonzalez.
    Posto isto, até por não gostar de muitos "floreados" em apreciações que não sejam dignas dos maiores de sempre como Pelé, Maradona, Cruijff, Platini, Zidane, Ronaldinho, Ronaldo (Nazário), era bom que se conhecessem os limites de cada jogador.
    Há já tendência, antes algo reprimida ou envergonhada, de se equiparar Quaresma a Cristiano Ronaldo. Este logo se destacou por ter mais cabeça, ser mais maturo e a sua integração num futebol exigente e objectivo em Inglaterra beneficiou-o grandemente.
    CR vai mais para o golo, adorna menos os lances até porque vai deixando de ser um extremo agarrado à linha para jogar como 2º ou 1º ponta-de-lança. Essa evolução, mental, táctica, cultural, distanciou CR de Quaresma.
    A vantagem de CR é que em Inglaterra joga-se com linhas espaçadas, há espaços, além de estar nua equipa de grandes jogadores, técnicos, sabem ter a bola, recebê-la e passá-la que é fundamental no jogo.
    Em espaços fechados, com equipas maduras tacticamente, CR fica mais limitado, se ganha o 1x1 tem depois uma dobra que o desarma, viu-se agora frente à Itália: CR a olhar a baliza, Quaresma a fazer de extremo de verdade, fantasista, puro sangue, a assumir o 1x1 e assim se destacou como o melhor da selecção ontem à noite.
    Que Quaresma tem exageros, por temperamento e falta de cultura do jogo que não é só o seu número exclusivo de espectáculo (ele já o disse que joga também para divertir as pessoas, para a bancada), é óbvio. Quando deixar de lado algum do acessório dos seus lances, será melhor, aproveitará mais cada lance, para marcar ou assistir um colega.
    É nas maiores dificuldades que este tipo de jogadores se distingue. Quaresma assume a iniciativa quando o resultado é negativo, como frente ao Belenenses foi quase só ele a ir para cima depois do 1-1 no Dragão. Não é só "circo" nos jogos fáceis e resultados feitos. É evidente que há circunstâncias que desaconselham certos "pormenores" nos jogos e distinguir o essencial do acessório é só a escolha que Quaresma tem de fazer.

    ResponderEliminar
  7. Ainda sobre Quaresma e o inefável, na óptica dos comentadores de pacotilha da RTP, Portugal-Itália.
    Quaresma foi claramente o melhor da selecção. CR tentou o remate, mas quase só de livres e assim também eu...
    Agora, aqueles pascácios na tv a dizerem que "Quaresma foi um dos melhores" quase por favor, é ridículo.
    Não admira, juntaram-se umas luminárias de leão ao peito.
    Dizer que o último golo de Quaresma foi ao Besiktas (em Novembro), é esquecer o golo ao Aves no jogo dos assobios.
    Lembrar que Casseti marcou um grande golo pela Roma em Alvalade é dizer que só se vê jogos do Sporting e ou em Lisboa.
    Está tudo dito sobre a categoria dos sucedâneos de Gabriel Alves.
    Eu, na verdade, se tivesse de dar notas à selecção só daria nota positiva ao Quaresma.
    Então o rei dos frangos passou incólume outra vez.
    Não sei que lixívia usam hoje os jornais para o ilibarem de culpas no 1º golo, e até no 3º, pois Ricardo é um grande guarda-redes a sofrer golos na pequena área.
    Mas ontem apanhei um resumo televisivo em que se partilhava com a indecisão de Ricardo Carvalho a responsabilidade do 1-0.
    O futebol que temos vai bem com a categoria de quem o analisa e comenta, não haja dúvidas.

    ResponderEliminar
  8. bom dia!

    Pinto da costa ilibado das acusaçoes de agressao ao bexiga!

    ResponderEliminar
  9. Bom texto do RicardoCosta. Faço minhas as palavras de Zirtaev para justificar -se fosse necessário- a posição que tenho mantido relativamente ao comportamento do jogador Quaresma. Por isso também adiciono às criticas a necessidade de alguém com conhecimentos, lhe mostrar o caminho que ele deve traçar na sua vida! Quando tomar consciência do seu verdadeiro lugar no mundo, vai melhorar em todos os sentidos. Ontem voltou a mostrar o seu valor e foi realmente o único a equiparar-se aos Italianos...Quanto ao personagem de "voando sobre um ninho de cucos" não era louco, simplesmente alguém totalmente "livre, insubmisso" e rebelde ao cumprimento das regras societárias...Daí a mordaça e a morte vaticinada por aqueles que não prestam para mais nada, que assumirem o papel de serem simples Polícias da Sociedade!

    ResponderEliminar
  10. o pasquim a bola esta-se a passar:

    "DRAGÕES ATENTOS A CRISTIAN RODRIGUEZ
    A permanência de Cristian Rodriguez na Luz, além desta temporada, pode estar em risco e são vários os emblemas europeus que já efectuaram sondagens, averiguando a possibilidade de garantir a sua contratação. Entre esses clubes está o FC Porto. Os dragões estão atentos ao uruguaio."

    ResponderEliminar
  11. vi o jogo na RAI África,e os comentadores única e simplesmente faltavam-lhe adjectivos para elogiar Quaresma para eles o melhor e campo por Portugal.penso que quando o advesário fala desta forma,está tudo dito.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. este post mostra que foi mais uma grande contratação do blog !!!

    já alguém ouviu falar no interesse do Porto em Orlando Engelaard, capitão do Twente?

    ResponderEliminar
  13. A dupla notícia do dia é uma ilibação e uma quase acusação.
    É irónico, até ridículo e se calhar próprio deste país como tristemente se fala agora de Portugal, que no dia em que Pinto da Costa é ilibado no caso do Bexiga, que tem uma mandante confessa moral da agressão, haja múltiplas referências a uma investigação baseada no mesmo pressuposto: o testemunho dessa rameira credível Carolina Salgado.
    No caso em que assumiu a sua culpa e era a única arguida notória, vai tudo para o etc.; mas o seu testemunho volta a criar novo processo de contornos nebulosos na forma de construir um "processo".
    A Maria José Morgado deve conhecer o Jozef K. que endoideceu no Processo de Franz Kafka.
    Mas com toda esta coisa à volta de Pinto da Costa não está já demonstrado, por analogia que era sumamente válida no tempo dos filósofos a sério, que há perseguição pessoal e estoura-se meios e dinheiro do Estado para coisa nenhuma?
    Francamente, isto passou as marcas da decência, moral e política, descredibilizando todo o sistema do MP e da tal república dos magistrados e quejandos.

    ResponderEliminar
  14. Excelente post que traduz tudo aquilo que é o Quaresma.

    De facto ele pode não estar a fazer um grande jogo mas de um momento para o outro aparece a magia que só ele sabe fazer.

    Claro que por vezes exagera, mas quantas vezes já não sairam vitórias daqueles pés?

    Espero que ele continue a fazer magia por muitos anos ao serviço do FC Porto.

    Abraço

    http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Noticias umas atras das outras a dar razao aos Portistas.

    Pinto da Costa ilibado de mais uma pseudo-acusaçao para entreter os parvos dos 6 milhoes (e eles riem-se e acreditam coitaditos, até ao veredicto final - dirao entao: pronto o gajo tem tudo comprado até os juizes), a selecçao do burro la perdeu outra vez, mesmo com essas figuras de impressionante recorte técnico, Makukulas bombardeiros, Petis raivosos e Ricardos frangueiros.

    O Baia nao presta (o tal que tem mais titulos em todo o mundo), o Hugo Almeida também nao presta e nao tem andamento para jogos destes (nunca jogou na Liga dos Campeoes e o Makukula ja fez uns 50 jogos europeus), e o Raul Meireles é um coxo que joga mais com uma perna do que o Cao Raivoso com duas.
    Posto isto, o burro de serviço, resolveu dar razao à naçao Portista e fazer alinhar estas 3 aves (de rapina ou nao) no onze de uma selecçao que tem tanto por onde escolher em quase todas as posiçoes.
    Mas existem posiçoes onde nao ha por onde escolher: na posiçao de trinco, alguém haveria de dizer ao burro que o Meireles é neste momento a 'unica opçao', com o Veloso "bunda grande" nos sub-21.
    Que o Quim ou até o Patricio sao melhores a dormir que o seu amor de estimaçao e que o Bombardeiro nao sabe dominar uma bola e nao tem repentismo para jogar a este nivel (mas parece que nao, o rapaz é mesmo o melhor ponta de lança do Congo e arredores porque, imagine-se, até o maior vendedor de kits do mundo o diz).

    De resto, o cigano deu mais um show de bola a provar que é mesmo um craque de outra agua quando joga no seu espaço. Tivesse ele juizo na cabeça e fosse ele menos mimado e era um dos 4 ou 5 melhores do mundo.

    O Quaresma tem as suas caracteristicas e é bom que aproveitemos para as vermos agora porque na proxima época oassam a ve-lo pela SportTv no campeonato espanhol.

    Quanto às comparaçoes com o Ronaldo, nao teem cabimento nenhum. O Ronaldo é so o melhor jogador do mundo da actualidade. Nao ha nenhum jogador que combine a capacidade de remate, drible, velocidade e jogo de cabeça mortifero que o Ronaldo tem.
    Se continuar a trabalhar assim, arrisca-se a ser um dos grandes jogadores de todos os tempos. Espero que a vaidade nao lhe tolha o pensamento. O problema do Ronaldo na selecçao é o de sempre, nao existe equipa desde que o modelo Mourinho se desvaneceu.

    No Europeu sera a vontade e superiror capacidade dos jogadores a tentar debelar a falta de trabalho tactico que existe na nossa equipa.

    Para terminar deixo uma das melhores declaraçoes do burro desde que esta em Portugal: "os jogadores italianos jogam em campeonatos mais competitivos".
    Como???????

    ResponderEliminar
  16. No meio de um dia atarefado tinha que vir aqui deixar o meu enorme agradecimento ao Zirtaev pela oportunidade que me deu de colaborar neste projecto que sempre admirei.
    Deixo também o meu muito obrigado a todos os blogueiros que me receberam muito bem e prometo que tentarei estar á altura das exigência de um blog que é já uma referência para portistas e não só.
    .
    .
    Sobre o caso Pinto da Costa.
    A Maria José Morgado tem tido uma conduta que não se coaduna com o que deve ser o Ministério Público.
    MP deve servir não para perseguir pessoas e buscar culpados e condenações a todo o custo mas sim para averiguar se há ou não matéria susceptível de ílicito criminal.
    As provas que o MP busca devem ir no sentido quer da acusação mas também da possível absolvição.
    Outra pedra de toque do MP é a sua independência e imparcialidadee.Não se pode investigar com uma opinião já formada ou com um objectivo de condenação em mente.
    A partir do momento em que entregam a condução desta investigação a uma magistrada que há tempos atrás já havia classificado o futebol de corrupto e cujo o marido não se faz rogado na hora de se interferir no processo e dizer mentiras sobre Pinto da Costa o que há mais para dizer...?Parece um país de brincadeira...
    Eu não me quero alongar nas questões processuais porque acho que não devo porque mais cedo ou mais tarde poderei ser colega de algumas dessas pessoas.
    Mas apenas deixo aqui uma questão:
    Á luz do codigo de processo penal quando um caso é arquivado em que situações pode ele ser reaberto?Novas provas.
    E agora pergunto,pode-se considerar uma nova prova um livro escrito por uma trabalhador de bar de alterne que está neste momento a ser acusada por fogo posto á casa da pessoa que ela ataca no livro que serve como prova?
    .
    Um livro que é apresentado como sendo de ficção aquando da sua passagem para filme?
    É ficção quando convém e não o é para acusar Pinto da Costa?
    .
    Outra questão.Carolina Salgado merece ser ouvida e o seu testemunho serve para reabrir casos arquivados e o testemunho da sua irmã não serve?
    Porque quando a imrã da Carolina acusa o Minesterio Publico não é ouvida e o procurador diz que vai tomar providencias em relação á suas decalrações mas que tem toda a confiança na equipa de Morgado...
    Quer dizer há uma acusação e ela não é levada a sério nem ouvida?Não dá direito sequer a inquérito á actuação do MP?
    .
    O meio de prova para ter efeito num processo tem que ser um meio idónio e não fabricado.
    Poderemos considerar um meio de prova credível um livro financiado por uma jornalista ligada ao Benfica e com confesso ódio por Pinto da Costa?
    Um livro ainda por cima editado?
    Isto é a prova que reabre um processo?
    Outra coisa,Carolina admite ter pago para agredirem Bexiga e não é constituida arguída?
    Pior,é tratada como uma rainha pela procuradora Morgado que já se encontrou in+umeras vezes com ela e até a ajudou nos processos que contra ela foram movidas enviando documentos do processo?
    Isto é um país sério?
    Alguem acredita que em Espanha,na Alemanha ou em qualquer outro país um processo fosse reaberto por um livro escrito por uma porstituta sem nenhuma prova?sem nenhum documento sem ser bilhetinhos de namorados de Pinto da Costa?
    Como canta o Jorge Palma "Portugal Portugal,de que é que tu estás á espera..."
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  17. Quaresma hoje é capa do jornal das letras vermelhas garrafais "A bola" , vá se lá saber porque... e eis a minha apreciação ao assunto em capa...

    http://geracaorasca.blogs.sapo.pt/14730.html

    MrCosmos in gERAÇÃO rASCA.
    Um Blog Muita Rasco, mas Portista também.

    Saudações Dragoninas.

    ResponderEliminar
  18. Iori estás enganado eu não cucifrico o jesualdo.
    Aliás deixei bem clara aqui no blog a minha indignação para com aqueles que ainda criticavam o professor.
    Ele é actualmente a seguir a Mourinho e Carlos Queiroz o melhor treinador portugues,e só não chegará á seleção porque fez sucesso no Porto e actualmente isso á motivo mais do que suficiente pra não ser escolhido.
    O que eu critico no Jesualdo é que a sua grande falha é ainda se amedrontar e alterar a táctica da equipa nos jogos grandes fora de casa.
    Eu acho que o Jesualdo está a fazer um excelente trabalho e em mais que uma vez aqui o referi,mas isso não significa que esteja a salvo da crítica,tal como não está o Quaresma nem ninguém.
    Eu até o Mourinho(que é o melhor treinador do mundo) achei que errou em alguns momentos no Porto e apesar de o admirar não deixei de o criticar quando ele deixava o Carvalho no banco.
    Tirando esse pequeno senão acho que o professor está a calar muita gente e a fazer um trabalho notável.
    Merecia sem dúvida mais reconhecimento dos adeptos.
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  19. Para mim Zé Luís, é como tu dizes, o Processo Bexiga foi às malvas porque a MJM assim o quis e assim o quis porquê?...Porque se afirma não existirem provas que confirmem o que foi dito pela Carolina?...Uma coisa é certa, ela assume ser a autora moral e material do Crime, logo...A Dona MJM não pode meter no saco a sua "arma secreta"...Logo...Se a Carolina fosse dentro que quereria mais Bexiga do Processo, cócegas?...Gondomar é este fim-de-semana a Capital da Porno-xaxada, logo é provável ter a Carolina em grande!...Ele só tem que dar vinte Euros para lhe poder apalpar as marufinhas e o rabinho!...Mainada!...Queres festa, paga!...

    ResponderEliminar