26 fevereiro 2008

Quem não chora não mama

Devido ao castigo do treinador do Paços de Ferreira, o adjunto Jorge Mendonça assumiu o “protagonismo” de dirigir a equipa, via instruções de telemóvel, e teve também direito aos seus cinco minutos de glória, ficando encarregue das declarações no final do jogo.

Primeiro, no flash interview, perante as câmaras da SportTV, começou por afirmar o seguinte:

«No futebol não há momentos bons para sofrer golos, mas aquela altura, quando sofremos o primeiro, foi mesmo muito má. Depois, logo a abrir a segunda parte, sofremos o segundo. Dizem-me que era fora-de-jogo e complicou muito para nós. (...) O Paços de Ferreira esticou-se, correu riscos e o FC Porto, naturalmente, aproveitou. Marcou outra vez e podia ter marcado mais golos...»

Entretanto, alguém lhe deve ter dito que tinha “chorado pouco” e que na situação periclitante em que está o Paços de Ferreira tinha de berrar muito mais. Assim, chegado à sala de imprensa o tom já foi outro e afirmou o seguinte:

«Tivemos o azar de todos os foras-de-jogo mal assinalados terem sido fundamentais. Em foras-de-jogo mal assinalados também perdemos seis ou sete a um, mas tivemos azar sobretudo no fora-de-jogo mal assinalado que dá o segundo golo do F.C. Porto. Naturalmente acontecem erros, mas esse foi um grande azar».

A gente ouve uma mentira destas e até duvida se ouviu bem. Mais. O pobre adjunto disse esta enormidade sem se rir, como se estivesse a falar a sério (até me fez lembrar as entrevistas que o Vale e Azevedo dava à SIC...).

De facto, na jogada que antecede o segundo golo de Lisandro, Farias quando recebe a bola está milimetricamente adiantado em relação ao último defesa do Paços de Ferreira.
Mas se alguém se queixa desta jogada, como pode ignorar três outros lances semelhantes, em que foi erradamente assinalado fora-de-jogo ao ataque portista (uma vez a Tarik e duas a Lisandro), em situações em que os avançados do FC Porto estavam claramente em jogo (mais de um metro)?

E o que dizer da impune agressão de Furtado a Raul Meireles, aos 73’, quando o jogador pacense atingiu deliberadamente o médio portista com o cotovelo?

Percebe-se a intenção do Paços de Ferreira – quem não chora, não mama – mas é inconcebível vir queixar-se da arbitragem num jogo em que foi claramente beneficiado.

Cavalgando em cima destas declarações, alguma comunicação social optou por ignorar todos os lances em que os árbitros ajuizaram em prejuízo do FC Porto, fazendo de conta que nunca existiram (veja-se a forma como foram seleccionadas e comentadas as imagens dos resumos do jogo) e repetindo 33 vezes as declarações do adjunto do Paços de Ferreira...

Assim se explica a vantagem do FC Porto no campeonato português...
José Correia in Reflexão Portista

PS: É com imenso prazer que vos informo que, finalmente, a longa entrevista que dei ao jornalista João Queroz para o Jornal de Notícias, há cerca de um mês atrás, irá ser publicada hoje. Tal como para vocês, para mim será uma enorme surpresa a forma como ela será publicada. Não sei se será em forma de texto, se será apresentada a entrevista completa, pergunta por pergunta, resposta por resposta, apenas sei que se insere na temática de blogs desportivos de futebol em que foi escolhido para ser entrevistado o administrador de um blog de cada dos três grandes clubes e em que o representante do FCPorto foi precisamente o Portistas de Bancada. Não quero deixar de agradecer publicamente ao João Queiroz por ter escolhido o Portistas de Bancada e espero não desapontar com as minhas palavras todos os que tem feito crescer o blog, fazendo-o alcançar o sucesso que hoje tem. Pela minha parte e apesar de estar sufocado no trabalho de tal forma que nem tempo quase tenho para ler os comentários aqui colocados, pedindo desde já as minhas desculpas por tal, só tenho de agradecer mais uma vez a todos os Portistas que enchem esta Bancada. O sucesso é vosso também.

13 comentários:

  1. para o pessoal dos PORTISTAS DE BANCADA,
    acho eu um excelente texto de uma pessoa lisboeta e lúçida.
    avataresdeumdesejo.
    Bruno Sena Martins(avatares de um desejo)

    obrigado pelo grande texto de um lisboeta exclareçido.

    Registos confessionais, pseudo-antropológicos e quasi-antropológicos Bruno Sena Martins
    Pinto da Costa e Jonh le Carré
    Que me perdoem os caroliníngios, mas nem seria necessária a recente entrevista de Pinto da Costa à SIC (vídeo) para se perceber o ridículo do desenho táctico gizado pelo ministério público; a dupla formada com Carolina Salgado é, objectivamente, um equívoco.

    Na entrevista ficamos a saber, por exemplo, que a acusação releva passagens da biografia escrita por Felícia Cabrita com base no pressuposto, mirabolante, de que o manuscrito teria sido lido por Pinto da Costa antes da publicação e -- enormidade maior -- que os conteúdos mereceram o seu assentimento. Outro momento estonteante é quando ficamos a saber que a confissão de Carolina Salgado relativamente ao caso Bexiga -- na qual ela se assume como a mandante directa da agressão -- foi considerada inconsistente. Ou seja, a auto-incriminação de Carolina foi tida como falaciosa, razão porque o processo foi arquivado sem que Carolina tenha sido pronunciada arguida. Levanta-se pois a questão elementar: como é que Carolina Salgado é tida como testemunha crucial nos processos que acusam Pinto da Costa quando a sua própria confissão não é considerada credível? Neste particular, foi comovente assistir ao insólito abraço de gerações no momento em que Pinto da Costa cita Joana Amaral Dias.

    A minha tese é muito simples: falta educação sentimental -- sensibilidade emocional, se quiserem -- à equipa do ministério público. Só assim se compreende que tenham apostado tão alto em Carolina sem por um momento tentarem compreender as armadilhas do quadro emocional em que ela estava imersa. Nem vale a pena lembrar que a versão publicada terá sido ligeiramente alterada de molde a satisfazer as amizades sulistas de Carolina -- assim o prova a versão original a que a defesa de Pinto da Costa terá conseguido aceder.

    A minha questão é prévia. Na explicação da traição de Judas, Žižek socorre-se de uma ideia que vale a pena resgatar. Essa ideia fica sintetizada numa citação de John Le Carré: "o amor é tudo o que ainda podemos trair". Invertendo, só pode haver traição quando existe uma relação sentimental a sacrificar. Quando não, tudo o que existe e calculismo, logro, deslealdade porventura, mas sem os pináculos da traição, sem o agonismo de de alguém que violenta o que deveras sente. Carolina amava ainda Pinto da Costa quando percebeu que só se libertaria da dor desse amor quando ela própria fizesse o luto. Portanto, ao denunciar Pinto da Costa como corrupto, quis matar o que sentia: desembaraçou-se da esperança que sempre teima e transferiu o anelo passional para o campo da vingança.

    O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford dá-nos disto uma perspectiva instrutiva. Numa leitura superficial do filme, diríamos que Robert Ford se pôde dispor a matar Jesse James quando a adulação que por ele sentia se transmutou em desilusão. Nessa perspectiva, é quando Robert Ford se apercebe da humana banalidade de Jesse James, da banalidade da sua marginalia, que se lhe torna possível negá-lo, assassinando-o. Mas o que o filme subtilmente descortina é o quanto esse gesto mortal deve ainda de uma relação de adulação. Ao matar Jesse James, Robert Ford experimenta o poder iconoclasta de quem mata aquilo que lhe dava sentido à vida. Robert Ford não matou por 30 dinheiros, matou por amor: o seu gesto é ainda da ordem da traição.

    Carolina Salgado foi visivelmente movida por um amor que apesar de ferido ainda estava suficientemente vivo para deixar de doer. O ministério público viu em Carolina Salgado uma oportunidade de ouro. Nada contra. Mas deveria ter procurado perceber que, por definição, os gestos da ordem da traição não têm escrúpulos. Basta pensar que Carolina foi capaz de confessar um crime que não cometeu e estamos conversados. A questão é que, como o ministério público já deve ter percebido, a paixão que alimenta a traição pouco se comove com rigores da justiça. Gosto muito de Maria José Morgado, mas acho quando a laranja não tem sumo nenhum espremedor nos redime.
    posted by Bruno Sena Martins




    obrigado por palavras tão Sábias

    ResponderEliminar
  2. De facto, as palavras desse ignorante do adjunto do Paços são lamentáveis e claro, foram aproveitadas por toda a imprensa.

    Há pelo menos 1 off-side a Lisandro injusto e q o deixava isolado... e antes desse 2º golo milimétrico...

    Qt ao Zirtaev parabéns:) nÃO vou perder então o JN de hoje.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. O problema, Zirtaev, nem é tanto o chorar, porque quanto a mamar todos têm direito a isso e convém fazer um choradinho.
    O problema é dar-se importância indevida como provam as repetições televisivas das declarações.
    Com 3-0 que podiam ter sido 8-0, aquelas declarações são fora do contexto porquanto não foram mostrados todos os lances indevidamente assinalados por fora-de-jogo ao FC Porto.
    De resto, como já aludi noutro comentário, falar de fora-de-jogo numa das mais rápidas jogadas de ataque Bosingwa-Lucho-Farías ao primeiro toque e em fracções de segundos é má-fé.
    Mas o adjunto não viu as imagens antes de falar, contaram-lhe.
    Agora, nas televisões aludir a esse fora-de-jogo quando se desculpou, por exemplo, o fora-de-jogo do 2-0 em Alvalade que é bem claro, então isto roça a indecência.
    O aproveitamento das imagens televisivas é questão de boa edição e bom jornalismo que não se faz em tv.
    Por exemplo, não vi em nenhum resumo de qualquer canal o penálti de Luisão a pontapear o Matheus no dorso, nem a sporttv deu mais de três repetições sobre o lance.
    Mas nos resumos apresentados, além da tónica "na 2ª parte só deu Benfica", viram-se ocasiões em barda sempre para a baliza do Braga, mas o penálti de Luisão foi escamoteado: nem imagens nem comentário.
    Infelizmente, isto não contribui para a serenidade de análise num jogo de futebol, mas tem o poder imenso de adulterar os resultados aposteriori e, acima de tudo, achincalhar o jornalismo.

    p.s. - quanto ao avatares de um desejo acima citado, também o li e sempre recomendo o BSM, mas creio ser coimbrão ou que viva em Coimbra.

    ResponderEliminar
  4. OFF-TOPIC: parabéns pelo aparecimento no JN...É a demonstração do bom trabalho e da honestidade com que faz o acompanhamento do Porto...Sei que o Porto é grande, mas apenas lhe falta uma tentativa de acompanhar as outras modalidades, sei que é dificil, porque implicaria outro tipo de disponibilidade...Mais uma vez, Parabéns...

    ResponderEliminar
  5. O meu amigo Zirtaev :-)


    http://img20.imageshack.us/img20/8362/zirtaevez6.jpg


    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  6. Agradeço as palavras trazidas pelo Porto.do.Crime -"name" interessante e pertinente- são muito bonitas e reveladoras do que pode atingir o género humano -a Triste e Humana Condição...No fundo vêm reiterar um pouco aquilo que eu tenho observado, a despudorada manipulação feita sem rebuço nem preconceitos, por elementos responsáveis e conhecidos "internacionalmente" dos sentimentos de uma mulher despeitada e sofredora por amores não concretizados na sua absoluta plenitude!...O que me entristece de todo é que alguém que se julga moralmente superior -veio de Lisboa assim apodada, a modos de uma Joana d'Arc Lusitana- aproveite de forma tão vil e baixa essa fraqueza humana...Volto a referir -Zé Luís- não me admiraria absolutamente nada que houvesse alguma ligação entre tudo isto e a tentativa de "sovar" o Ribeirinho da SIC dois(um?) dias depois da entrevista de JNPC...Já me surpreende um pouco mais que o "cacete criminoso" seja tão versátil, viajado e reconhecível!...Mas isso são contas de rosários mais tenebrosos...Um célebre realizador Sérvio mostrou-se -há uns anos atrás- disposto a trabalhar um filme sobre esta cidade, um enredo em que se mostrassem como poderiam encaixar perfeitamente em poucos quilómetros quadrados de área hurbanizada, toda a maldade e perfídia do Mundo Ocidental...Nem Nápoles nos consegue bater -salvo seja- apenas Lisboa -cidade que nós infelizmente conquistamos e moldamos aos nossos "princípios"- tem capacidade moral para se imiscuir de forma limpa e asséptica na resolução de problemas judiciais tão delicados e insolúveis...Para longe e outras alturas mais adequadas irão questões como as dos projectos fantasma de Engenheiros Licenciados a martelo!...Espera Meireles, não foi por isso -por doutoramentos a martelo ou a Marcelo-que o Saldanha -não o Marechal- ficou enfurecido com o Picareta Falante da RTP?...Já agora apenas uma pista desconcertante: não era Benfiquista dos quatro costados o BIBI da Casa Pia?...E o famoso Carlos Cruz do 1,2,3?...Bom, ainda ontem vi o Presidente do Sporting falar para as Tvs da necessidade de recuperação face aos vizinhos da 2ª Circular e espantos dos espantos, na assistência bem refestelado estava o "Bigodes", elemento tão procurado e há tantos anos pelas autoridades Judiciais e Fiscais Portuguesas...Descuidos regionalistas compreensíveis...Relaxamento Policial Zonal "que outros valores "regionais" mais altos se alevantam"...Creio no entanto que aquele episódio -o do Ribeirinho- passado nos espaços privados da SIC -é perigoso andar por ali, tanto cão e gato que deambula por lá sem ser revistado e sem licença de porte de armas- vai ser o Canto de Cisne de tudo isto...O tratamento meio envergonhado da própria estação televisiva sobre o assunto é quanto a mim elucidativo! Mexeram com a "fera"...Aguentem-na!

    ResponderEliminar
  7. As facadas em Guimaraes, as agressoes à equipa de hoquéi do Porto no "tunel da luz" que "mandaram" o Filipe Santos para o hospital, petardo que matou um adepto sportinguista no estadio nazi e claro, as agressoes ao Ruizinho Brilhantina foram todas culpa do Pinto da Costa.
    Ah ah ah ah. Porra que esse meu Pais esta de rastos.

    E o trsite do Brilhantina ainda faz associaçoes com casos Bexigas. A cair no ridiculo mesmo quando nao fala em directo num dos seus monologos comicos enfadonhos.

    Entao Dona esposa do guarda-livros da colectividade do Dumbo, nao investiga?
    Ou nao me diga que esta à espera que saia mais uma alternadeira de livro adulterado em riste, escrito por uma qualquer vendida, para dizer o Nosso Grande Presidente ja tinha conhecimento de tudo e gostou do que leu?
    Assim pode abrir mais um processo.
    Sera que este parque de estacionamento teria cameras?

    A esta hora na Gaiola (uma mistura de galinheiro com cesta do pao), estarao a pensar:
    "Ainda bem que dissemos aos gajos para irem encapuçados. Bem, este ja esta, vamos la oferecer mais uns jantares à CGD, à Camara de Lisboa e à Somague que isto de parques de estacionamento esta-me a fazer lembrar o centro de estagio gratis, as acessibilidades e o betao gratis da gaiola e os Planos de Pormenor alterados. Ai porra! E os kits! Muda la o nome que agora o Franquinho do outro lado da 2a circular também lançou uma operaçao figado!"

    ResponderEliminar
  8. Caro Zirtaev:
    Comprei o JN de propósito para ver a tua foto...Estás um pouco tímido -talvez ainda ofuscado e surpreendido pelas luzes da Ribalta- mas não estás muito diferente do que eu havia imaginado! Já reparaste no perfil dos teus confrades arqui-rivais?...D....Parecem pertencer todos ao "gangue do Multibanco"! Se calhar foram eles que foram pedir autógrafos ao Ribeirinho da Sic e foram recebidos por ele a pontapé, a acredita no que vem no mesmo JN...Sim, porque ele próprio confessa ter afastado os encapuçados a pontapé!...Se calhar pensou que eram do Norte por irem encapuçados...Confusões com o Porto Sandeman...Mas também por evidente falta de cultura Regionalista e Histórica, pois também era um encapuçado a figura tão referida no fado do Carlos Zel...E pelos vistos era gente nobre e daí, do Ribatejo ou até do Alentejo!...Falta de conhecimentos, tenho a impressão que o Ribeirinho é retornado das ex-Colónias! -Já me chegaram aos ouvidos que os "encapuçados" agredidos pelo "mini-jornalista" da SIC, apresentaram queixa por agressão na forma conseguida, na esquadra de Sete-Rios...Quem haveria de supor que num corpo tão pequenino e lambido, se escondia uma alma tão agressiva?...De qualquer modo devo expressar aqui a minha revolta se os objectivos de tão insólitos admiradores, eram sim o de silenciar as dissertações filosóficas de tão ilustre personagem...Se o tivessem conseguido -Deus nos livre- como me ia divertir eu, todos os Domingos à noite?...Para ele e para toda a sua capacidade fantasiosa de imaginação a minha maior solidariedade...Daqui envio a minha pobre contribuição para os adesivos a aplicar -necessáriamente- aos bárbaros encapuçados!...

    ResponderEliminar
  9. Zirtaev, gostei do texto no JN! Parabéns, acho que representaste muito bem a blogosfera portista!

    guardabel

    ResponderEliminar
  10. exmo zirtaev.
    espero que não se importe de publicar isto.
    acho muito bom.
    para que se perçeba.
    algures na web,mas com muita alma.
    by F.O.BENTO.
    “1. O pensamento nunca está de férias, a não ser o dos idiotas que o não têm e, por isso, jamais o põem em acção. Quem o tem está sempre atento e de vigia; não se distrai daquilo que o cerca.

    Daria para rir; se o assunto não fosse demasiado sério.

    Têm andado persistentemente a dividir o país em duas partes bem diferenciadas, em duas castas de intocáveis.

    A Norte moram os párias, os imorais, os vigaristas, os batoteiros, os trapaceiros, os malvados, os sujos, os espertos e desonestos; a Sul moram os nobres, os sérios, os santos, os limpos, os honrados, os puros e castos.

    Autarcas corruptos e cúmplices com o futebol só os há no Norte (exceptuando o actual Presidente da CMP); os do Sul não têm nada a ver com isso. O Norte é coutada de gente reles, rude, grosseira e má; o Sul é reserva de gente fina, educada, civilizada e de boas maneiras.

    Por isso há que ensinar e vergar o Norte, retirar-lhe importância e submetê-lo aos ditames da capital.

    Sim, é isso que jornais e estações de rádio e televisão não se cansam de apregoar aos quatro ventos, de há anos a esta parte. É essa a ladainha que não cessa de ser propagada pelos media.
    .
    E nós temos que aguentar, quietos e calados, esta afronta, caçoada e mangação, por não dispormos das mesmas armas, já que tudo está sediado em Lisboa.

    Levamos, anos a fio, com uma campanha de manipulação e intoxicação da opinião pública, que não tem outro intento a não ser o de nos tirar o mérito, diminuir, rebaixar e desmoralizar.
    .
    O mísero programa Os Donos da Bola de outrora é hoje substituído pelo condicionamento diário dos telejornais. A toda a hora temos que suportar o alarido feito pelos serventuários do poderio encarnado que enxameiam os media.

    Não passa um dia em que essas fontes de informação, dita credível e em segredo de justiça, não surjam como aliados das instituições e agentes desta; e não agitem e distorçam o processo do Apito Dourado, sempre com a mesma intenção: agredir, amedrontar e amesquinhar o Porto.

    E agora, perante o aparecimento de um dossier anónimo - rotulado de apito encarnado - têm o desplante de vir dizer que o mesmo visa acirrar as disputas e guerrilhas entre o Norte e o Sul !

    Os incendiários querem culpar outros pelo incêndio que eles atearam. Que grande lata !

    A razão e a experiência ensinam que não existem factos em si mesmo; eles adquirem existência, expressão e dimensão a partir das histórias que deles se fazem, das perspectivas e interesses de quem os relata e divulga.

    É por isso que há versões distintas, aumentadas e modificadas dos factos. Basta ver; p. ex. , o modo bem diverso como castelhanos e portugueses referem as batalhas travadas entre si.

    Também neste caso do apito dourado e do dossier anónimo é assim. As notícias, feitas nos media, sobre o primeiro não merecem mais crédito do que as notícias acerca do segundo.

    Todas são histórias contadas à medida das conveniências dos seus autores.

    Conheço os valores da cumplicidade e solidariedade. Isso não me obriga a ser fiador da moralidade daqueles que me são próximos, a tecer-lhes cantos e louvores.

    Mas obriga-me a não assistir; em silêncio e em atitude de oportunismo, a campanhas de destruição, ausentes dos sentidos da equidade, da ética e da justiça.

    Aos meus ouvidos soa iniludível e tonitruante a advertência de Miguel Torga, o maior dos transmontanos e um dos portugueses cimeiros: «MALDITO SEJA QUEM SE NEGA AOS SEUS, NAS HORAS MAIS APERTADAS !»

    2. Dizem que o SLB vai entrar num nova era. Que bom ! E que ainda não percebeu que o país mudou em 1974.

    Até agora tem tentado repor o regime anterior:

    Assim foi coerente na contratação do novo treinador. Sendo expressão do centralismo em Portugal, foi buscá-lo a Madrid, símbolo do centralismo da Espanha e, se adormecermos, da Ibéria.

    Para cúmulo despediu Fernando Santos de uma maneira bem reveladora da transparência que inunda aquelas paragens.

    Se isto sucedesse no FCP, teríamos mais uma cruzada mediática contra ele.

    Ao invés, o timoneiro encarnado continua a ser incensado como o génio da lâmpada, apesar de fundida e sem luz.”
    J.O.Bento

    ResponderEliminar
  11. É a risada total: então não é que o cineasta, depois de confirmar o lançamento ilegal do Fucile no FCP-SLB da época passada, afirma que é o lance do título (jogo a 28 de Outubro!!) e que se não fosse aquilo o SLB era campeão?! Que ele se põe a jeito do ridículo toda a gente sabe (como ao ver o pé do Grimi, no jogo em Setubal, fora da area consegue afirmar que é penalti), mas será que ninguem se lembrou de dizer que eles nem sequer ficaram em 2º lugar!!!

    Aposto que a D.Leonor não deixará passar este lance na próxima 5ª na ABOLA.


    E Dr. Rui Moreira, desculpe contrariar a sua opinião, mas o Luisão cometeu dois penaltis (embora o 1ª sobre o Mateus seja completamente involuntário ao cair sobre a perna do jogador bracarense). Já no lance do Mantorras, que por acaso (e vê-se na TV) agarrou 1º o Contreras o contacto foi depois do corte de bola...

    ResponderEliminar
  12. Mais uma boa "espreitadela" Porto.do.Crime...Fico a aguardar novas investidas. Tudo o que for escrito a bem da sanidade psíquica e moral do País é para mim muito bem vindo...E urgente, que a saúde tem que ser encarada numa perspectiva de atenção permanente!

    ResponderEliminar
  13. Ontem, o doutor Rui Moreira ensaiou uma crítica em directo aos que se manifestaram de uma forma mordaz ao acontecido ao Rui Santos...Eu fui um deles, por isso devo fazer aqui valer, o meu direito de resposta. E aproveitando o citado acima ou atrás de Miguel Torga:«MALDITO SEJA QUEM SE NEGA AOS SEUS, NAS HORAS MAIS APERTADAS!» é que eu respondo ao que é subliminarmente apontado como uma "tendência" para admitir o crime e o sancionar...Não me venham falar de Liberdade, especialmente aqueles que nada fizeram -nem um milímetro mexeram- para a possibilitar...Faz-me rir que personagens que colaboraram com o Antigo Regime -ainda que de forma adocicada- como Pinto Balsemão, Sá Carneiro, João Bosco Mota Amaral ou Diogo Freitas do Amaral sejam agora apontadas como figuras exemplares de Liberdade...Quando vejo as imagens que aparecem do Antigo Regime e observo as viagens de Francisco Pinto Balsemão na sua qualidade de deputado da Nação, interrogo-me: onde estava este senhor no 25 de Abril?...Para mim -devo afirma-lo alto e bom som- a Liberdade é um valor inestimável e incontestável. Mas também devo considerar que a Liberdade deve ser exercida com responsabilidade e consideração pelo outro. Muitos só vêm a parte do copo que está meio cheia...E não devem olhar -talvez por preguiça- para o seu interior analisando as suas cumplicidades com os regimes estatuídos, sejam eles do foro Político ou meramente Desportivo! Todos verificamos ao longo dos tempos -e já vão sendo longos e suficientes- que o Rui Santos é alguém que nutre uma "afectividade" muito especial por todos nós Portistas...As suas intervenções roçam o ridículo quando tenta adornar os seus discursos patéticos sobre Futebol, metendo sempre uma acha no corpo do nosso Futebol Clube do Porto! Por vezes esquece-se -ou recorda-se disso- e para dar uma noção de isenção e pluralismo ataca os seus clubes de coração, especialmente quando eles estão um pouco por baixo -o que ultimamente acontece muitas vezes, graças a Deus- e claro, nem sempre será bem entendido nessa sua manobra...Lá vem novamente à baila a máxima de MIGUEL TORGA!...Se bem repararam nenhum dos comentadores do Trio de Ataque concordam com o que ele foi dizendo ao longo do tempo e confessaram-no...Eu acho que todos têm direito a dizerem as maiores baboseiras do Mundo, não podem é esperar sair impunes de tais desatinos...Ou então acreditam que o Deus da Fortuna os acompanha quotidianamente!...Condeno toda a agressão, bárbara ou não, que for feita sobre quem não tem culpa do que lhe está a ser cometido.Já sou um pouco mais permissivo a julgar alguém que dá uma estalada noutro e espera daí a submissão e vê por reação voltar-se a caça contra o caçador! Há muita gente que agride diariamente e sem escrúpulos através de métodos "assépticos" como os Jornais ou as Televisões muitos outros...O Jornal em que aparentemente trabalha Rui Santos, faz disto uma bandeira constante e diária, no fundo este Pasquim faz da campanha diária torpe e grosseira o seu verdadeiro ganha pão! Merece castigo? Divino, afirmo sem rebuço que sim! Humano, tenho as minhas dúvidas, mas sei que os Tribunais são apenas espaços de degladiação onde os vencedores são antecipadamente conhecidos...Coitado do Zé Ninguém que pretenda ver reparados aí os danos provocados pelos Poderosos...Daí que muitos só esperem justiça completa, actuando pelas suas próprias mãos! A culpa de quem é? De quem age assim ou de quem cria as condições para que isto aconteça? Soubemos que o Correio da Manhã fez nestes dias imediatos quase uma passagem macia sobre tudo o que aconteceu, a SIC também, pareceu-me! Surpreendente, nem tanto, se julgarmos que esta agressão poderá ter vindo de quem eles menos esperavam...Por isso a sabedoria popular tem os seus ditames, e "quem semeia ventos, colhe tempestades", "não cuspas para o ar que podes levar com ele em cima" ou "prepara com cuidado a cama em que pretendes vir a dormir" tem a sua razão de ser...E fica muito mal a quem não gosta da utilização destas amostras de sabedoria do tempo, aplicar algumas -quando dão jeito pessoal- como "não rias do teu vizinho, que o teu mal vem pelo caminho" que bem no fundo chegam a cheirar a ameaça de tipo um pouquinho subliminar!

    ResponderEliminar