19 fevereiro 2008

Tudo ainda em aberto

Equipa: Helton, J. Paulo, P. Emanuel, B. Alves, Fucile (M. Gonzalez86'), P. Assunção, R. Meireles, Lucho, Lisandro, Farias (Tarik 58') e Quaresma

O FCPorto não conseguiu ser, novamente, feliz no regresso a um estádio recheado de recordações gloriosas, mas deixa a Alemanha com a sensação de que reúne todas as condições para poder virar a eliminatória a seu favor em sua casa, isto se conseguir concretizar o seu domínio na partida em golos, o que, apesar de ser dificil, está ao seu alcance.

A equipa portista entrou com João Paulo, adaptado ao lado direito da defesa, como maior novidade no onze inicial, mantendo o sistema habitual de 4x3x3, e com Farias a ponta de lança, coadjuvado por Lisandro e Quaresma para o ataque à baliza adversária, mas não foi o suficiente para parar a entrada muito forte dos germânicos.

A equipa de Gelsenkirchen, entrou, de facto, muito poderosa, dominando em todas as vertentes, deixando um pouco atónita a equipa portista que, à medida que via o tempo a passar, não se conseguía encontrar a si própria. Até que, num momento de desconcentração colectiva e de sucessivas falhas de marcação, Kuranyi, de longe o jogador sempre mais perigoso dos germânicos, logo aos 4 minutos, inaugurava o marcador, que depois se iria verificar ser o golo que iria determinar o desfecho da partida.

A equipa portista sentiu, e de que maneira, o golo do Schalke 04 mostrando-se pouco capaz de mudar o rumo dos acontecimentos, Fucile estava com imensas dificuldades de estancar o ritmo atacante imposto pelo adversário, as compensações não estavam a ser feitas da melhor maneira, a equipa estava totalmente desiquilibrada, sentia-se a falta de Bosingwa e os germânicos aproveitavam para tentar avolumar o resultado através de sucessivas oportunidades de golo.

Mas, a partir do meio da primeira parte, o FCPorto começava a chamar para si o domínio da partida, não mais o vendo fugir até ao intervalo, o meio campo, comandado por um Lucho muito lutador, começava a acertar as marcações, as trocas de bola já saíam com maior fluidez, e já se tentava aproximar à baliza adversária procurando criar oportunidades de golo com uma maior tranquilidade, mas nem sempre com maior sucesso.

O FCPorto entraria para a segunda parte na tentativa de prolongar, e fortalecer, esse domínio conquistado, sendo a única equipa que quis jogar futebol, encontrando um Schalke com muito respeito pela equipa portista, defendendo muito atrás e com muitos homens, de todas as maneiras possíveís, usando e abusando do anti-jogo, fazendo até recordar algumas equipas portuguesas.

Mas, a bem da verdade, esse domínio foi apenas sobre o tempo de posse de bola, não sendo materializado em claras oportunidades de golo, o FCPorto teve, quando muito, duas ou três oportunidades para tentar chegar ao empate, quase todas elas saídas sempre da garra e do querer de Lisandro Lopez, mas de resto as suas iniciativas atacantes esbarravam quase sempre no muro ultra-defensivo do Schalke .

Jesualdo Ferreira tentaria alargar a frente de ataque com a entrada de Tarik, passando Lisandro a jogar no meio, mas essa mudança não teve o resultado pretendido, todas as iniciativas atacantes se perdiam facilmente na defesa germânica, sempre muito poderosa fisicamente e muito aguerrida.

Por fim, Mariano Gonzalez entrava para substituir Fucile, mas também não foi uma aposta com muito sucesso, apesar de ter mostrado uma outra atitude diferente daquilo que é seu hábito, não acrescentou nada de novo àquilo que a equipa tinha demonstrado até ao momento.

Mesmo no final da partida, Lisandro voltaria a ter nos seus pés, e por duas vezes, a oportunidade de empatar a partida, e conseguir assim um resultado mais positivo, e também diga-se mais condizente do que se estava a passar em campo, mas todas elas sem o sucesso que nos tem habituado, numa delas teve um falhanço quase inacreditável, e noutra conseguiu se deixar antecipar pelo defesa adversário.

De destaque, pela positiva, o enorme jogo do único sobrevivente da noite gloriosa de 2004 naquele mesmo estádio, Pedro Emanuel
realizou uma partida notável, mostrando sempre uma garra enorme e, acima de tudo, uma liderança forte

O FCPorto não poderá ficar satisfeito com o resultado, a derrota nunca foi, nunca é e nunca será motivos de contentamento para um clube com a história e ambição portista, mas deverá sentir-se orgulhoso pelo que fez na Alemanha, contudo, no Dragão o FCPorto necessita de arriscar mais um bocado para tentar levar vencida uma equipa germânica que irá tentar defender o resultado com todas as forças que tem.

Só um golo bastará para igualar a eliminatória, a atitude vencedora terá que nascer logo com o apito de saída, até lá teremos tempo para rever erros e montarmos uma estratégia vencedora para o jogo da 2ª mão, porque, apesar de tudo, parece-me que o Schalke 04 será uma equipa acessível para ser levada de vencida.

39 comentários:

  1. fogo........eles marcaram logo no início e depois ficaram motivados, dominando o jogo até aos 25 min. Depois o nosso meio-campo ficou mais coeso graças ao recuo de Lisandro e nós equilibramos as coisas.

    O porto costuma sair muito bem depois de falar no intervalo com o professor, e espero que continue, se possível, com o meio-campo coeso e com MUITO CUIDADO ao lado direito do schalke.....

    Tarik era bom que entrasse.......

    Força Porto

    ResponderEliminar
  2. bem, apesar de melhoria esperada, não chegou. Destaques pela positiva de Helton, P. Emanuel e Paulo Assunção.

    ResponderEliminar
  3. Mais um grande jogo do Quaresma... como de custume alias...

    ResponderEliminar
  4. Os jogadores do porto devem ser daltonicos pois passam a bola sempre ao jogador errado!até enerva tanto passe errado!

    ResponderEliminar
  5. Aqui no Dragão e com o nosso apoio terão o troco.
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  6. Não chegou msm infelizmente, entramos mt mal no jogo com algum receio, sem menosprezar a qualidade do Shalke que entrou bem, no seu próprio estádio e tem mt bons jogadores (adorei aquele nº10, 19 anos).

    Como já aqui tinha referido no post de antevisão do jogo, com a perda do bosingwa e a entrada de João Paulo pedia-se Tarik e não Farias mas Jesualdo quis tentar e qd deu conta do erro já foi um bocado tarde.

    melhores jogadores
    Lisandro (que pena aquela perdida)
    Pedro Emanuel (grande jogo, um SENHOR)
    Sei que depois se portou melhor, mas o Helton pareceu-me um pouco mal batido no golo (não se manda a bola para ali)

    Fica para a história a melhor exibição do porto na 2a parte e o resultado que apesar de longe de ser um bom resultado é um resultado que podemos e devemos dar a volta no dragão!!

    Não desesperes campeão

    FORÇA PORTO!!!

    ResponderEliminar
  7. Antrs que venha o nosso amigo Zé Luis falar no 4-4-2 digo já que não foi pelo 4-3-3 que o Porto perdeu.
    Mas o Jesualdo cometeu mais uma vez um erro na análise á forma de abordar o jogo.
    Tal como havia explicado noutro post é possível dentro do mesmo sistema ter em conta as características do adversário.
    O Schalke é uma típica equipa alemaã,muito forte e muito rápida.
    Não tinha sentido entrar com Farías no onze em vez de Tarik.
    Farías é jogador para marcar uns golos na liga portuguesa mas não é jogador para champions.
    Até pode vir a ser,mas em jogos em casa em que o Porto tenha muita bola e necessite de uma refereência na area.
    Hoje o que o Porto precisava era do trio veloz e imprevesível que tem brilhado na Champions.
    Farías foi menos um em campo e parecía desadequado para um jogo que tería de ser de transições fortes e com Lisandro no meio a trocar constantemente com Tarik e Quaresma para baralhar a defesa alemã.
    A este erro inicial juntaram-se várias fracas exibições individuais...
    Principalmente no meio campo que tería hoje um jogo importantíssimo...Meireles não foi o apoio que Assunção precisava,Lucho não teve pedalada para os alemães e Paulo Assunção perdeu várias bolas o que não costuma acontecer.
    A isto poderemos acrescentar o desacerto defensivo decorrente da ausência de Bosingwa e de uma série de adaptações no decorrer do próprio jogo entre Fucile e João Paulo.
    Mesmo assim podíamos ter empatado não fosse Lisandro falhar um golo feito.
    Este Schalcke surpreendeu-me,é um osso duro de roer,foram sempre mais fortes e mais rápidos que os jogadores do Porto e a eliminatéoria assim fica complicada mas possível.
    Daqui a 15 dias não pode haver falhas e a equipa tem que estar no máximo das suas capacidades físicas por isso pede-se a Jesualdo que os poupe no campeonato uma vez que já está praticamente ganho.
    .
    .
    Ps-Alguém me pode explicar porque o Jesualdo continua a apostar no Mariano?Não basta estar a perder e ainda temos que ver o Mariano?Porquê Jesualdo?Para que regressou o Helder Barbosa não foi para ser opção?Para jogar o Mariano mais valia deixar o Helder na Académica...
    Não há mais paciência para a sistemática aposta de Jesualdo em Mariano que é dos piores jogadores que vi passar pelo Porto nos últimos anos e sem dúvida o que mais chances teve apesar de exibições a roçar o ridículo...

    ResponderEliminar
  8. A equipa que entrou era aquela em que eu apostaria, com uma pequena diferença: o trio de ataque mais adequado deveria ser, Tarik, Lisandro e Quaresma, ou Quaresma, Lisandro e Helder Barbosa...Aquela ideia que eu julgo ser a mais adequada para os jogos a efectuar fora de casa...Um trio de ataque mais móvel e imprevisível! -A entrada de JPaulo era admissível e o regresso de Fucile ao lado esquerdo também, porém devo confessar que o JPaulo devido às suas rotinas de central tem tendência em ir ocupando uma posição progressivamente mais central...Fucile é mais aguerrido que Cech e mostrou-o. Não esteve bem mas o Quaresma tem a obrigação de o proteger sempre que o jogo avança para a nossa área e não o fez como seria conveniente! Aliás esteve novamente muito individualista...Farias andou muito perdido na área, demasiado fixo e entalado entre os defesas...A segunda parte foi bem melhor e a mudança estratégica do Prof poderia ter resultado se houvesse um pouco mais de discernimento. Lisandro teve uma/duas excelentes possibilidades de colocar a bola em Lucho e em Tarik, dando assim mais hipóteses ao ataque de concretizar! Helton fez duas/três grandes intervenções mas aquela aos 3 minutos foi decisiva. O remate do alemão também foi feliz, foi dado em falso e fez ressaltar a bola no terreno traindo Helton e JPaulo que vinha de carrinho oferecendo o corpo ao remate! Mas p.f. enviem uma fotografia autografada do Rafa para o locutor da RTP1...Nem nos jogos internacionais se fala mais do Porto do que dos adversários...Estou para ver amanhã qual vai ser o teor das conversas...O árbitro esteve um pouquinho do nosso lado...O que nem é muito normal! Daí nada a apontar...Na próxima mão só temos que marcar um golo nos noventa minutos -depois teremos mais 30 de prolongamento. Portanto tudo em aberto. Os alemães acabaram o jogo com um grande sufoco.

    ResponderEliminar
  9. Estou a começar a aceitar melhor as análises do Luís Freitas Lobo -afinal parece que é um pouquinho azul- e já agora uma referência para o excepcional jogo do Lucho!

    ResponderEliminar
  10. epa , sinceramente , que mal fez o mariano ?

    nao perdeu uma unica bola , ajudou na defesa, ate recuperou uma bola importante.

    e ainda fez um centro muito muito bom.

    a sério ?!? qual é que foi o mal do mariano desta vez ?

    penso que a eliminatoria esta toda em aberto. 1-0 nao é nada ! pensar que 1-0 é mau , é admitir que iamos jogar no dragao para nao marcar golos !

    jogamos bem na segunda parte , sufocamos , e penso que isso é que é importante.

    espero que no dragao seja o jogo inteiro como a segunda parte

    ResponderEliminar
  11. e também , gostei muito do joao paulo. impressionou-me bastante.

    como defesa esquerdo , que para mim , primeiro defende ... e é defender bem , e só depois é que pensa em atacar.

    nao achei que o farias tenha sido má aposta. até houve umas boas combinações entre o farias e lisandro e lucho.

    o problema foi que o porto entrou mt mal. especialmente por causa do fucile nao estar a aguentar a defender.


    o meio campo tambem , teve tantos passes errados. penso que é o problema de jogar contra equipas de liga portuguesa da treta , e depois jogar contra equipas a serio

    ResponderEliminar
  12. O Porto esteve longe,muito longe de sufocar na 2ª parte...
    Vamos ser sinceros,tivemos uma verdadeira oportunidade clara de golo que foi a do Lisandro e o guarda redes alemão teve pouco trabalho.
    O problema de Mariano é que não acescenta absolutamente nada ao jogo e quando acrescenta é pela negativa.
    Faz-me lembrar quando o Fernando Santos tirava o Clayton para entrar o Rubens Junior...É aquele tipo de substituição que não acrescenta nada.
    Se o Mariano era assim tão bom porque fomos buscar o Helder Barbosa?Para jogar ao meiinho os treinos?
    Para isso que o deixassem ficar na Académica a evoluir.
    O Helder Barbosa é muito melhor que Mariano,a diferença é que é formado no Porto e não foi colocado por nenhum empresário.
    Jesualdo não aposta nos jovens,não sei qual é o problema dele com jovens formados em casa.
    Foi assim com Vieirinha,queimou-o num jogo de taça e nunca mais lhe dou oportunidades enquanto andava a esbanja-las no Alan...
    Agora acontece o mesmo com o Helder Barbosa...Quantos jogos decentes já fez o Mariano no Porto?Nenhum,ele conseguiu até o feito de ser o pior jogador do Porto em vários jogos da Liga Intercalar com jogadores de 18 anos e reservas...
    Nos jogos fora na Champions há que jogar com um trio de ataque mais móvel e imprevisível capaz de interpretar bem as transições rápidas e não com um Farías estático na frente e perido entre os centrais.
    Farías dá para jogar na liga portuguesa e alguns jogos da Champions em casa em que o Porto tenha muita posse de bola e muito volume ofensivo.
    Fora de casa é para jogar com transições rápidas e com menos posse de bola e para esse jogo o Farías é menos um como foi hoje o jogo todo.
    É possível passar mas este Schalcke é um osso muito duro de roer.
    No Dragão terá que se jogar com muita concentração porque um golo sofrido pode ditar o adeuas á champions.
    É importante que Jesualdo poupe os jogadores titulares de esforços desnecessários na liga portuguesa porque o jogo da 2ª mão exigirá muito do ponto de vista físico.
    Estes alemães são muito rápidos e muito fortes.
    Esperemos que Bosingwa recupere para o jogo da 2ª mão,a sua velocidade e o seu apoio no ataque será muito importante.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite,

    hoje estou triste pela derrota por isso não me quero alongar nos comentários. Como é óbvio, na hora da derrota não faltam as críticas ao Jesualdo por ter posto o Farias em vez do Tarik ou por ter posto o Mariano no lugar de um defesa ou por não ter posto o Cech ou por não ter convocado o Vítor Baía etc. etc. etc.
    Não vou criticar ninguém, não vou dizer que jogaram bem ou jogaram mal, a verdade é que perdemos, o resultado não é positivo mas nada nos impede de acreditar que na segunda mão conseguiremos dar a volta à eliminatória.

    Estou triste mas não é por isso que tiro o cachecol. Ainda o tenho posto e provavelmente até dormirei com ele.

    É nestas alturas que se vêem os grandes portistas por isso temos de apoiar a nossa equipa nos desafios que se avizinham.

    Abraços portistas

    ResponderEliminar
  14. Sinceramente não gostei da exibição e julgo que poderemos ter hipotecado as aspirações em passar á ronda seguinte por varios motivos,um dos quais a tradição de não conseguir virar resultados adversos quando recebemos os nossos adversarios na 2ª mão, alem disso os alemães são perigosissimos no contra-ataque.
    Espero estar enganado e vou estar no Dragão a torcer pela equipa, contudo fiquei muito desiludido com certos aspectos e corroboro com tudo que o Rui Moreira comentou no Trio de Ataque da RTPN.
    Não concordo com as criticas ao Farias ,correu bastante,teve boas combinações e deu o maximo.
    So não deu mais porque não teve um Quaresma á altura que preferiu ser individualista e brinca na areia.
    Pediu-se a entrada de Tarik,mas este eclipsou-se: muito fraco.
    Não percebi certas alterações de posição no meio campo realizadas pelo professor que desiquilibraram a equipa na 1ª parte , tendo sido corrigidas na segunda, mas tambem destaco a fraquissima exibição do Raul Meireles (ao contrario do Grande P.Assunção),pois marca os adversarios á distancia com os olhos, não mete o pé e não é agressivo QB a disputar os lances.
    É pena que no Fucile tenha realizado uma pessima 1ª parte com muitos passes errrados, mas tambem não teve o apoio exigido.
    Helton muito mal no golo sofrido(não se soca para a frente,mas sim para canto-ele que peça ajuda ao Baia)mas teve bem nas outras defesas realizadas.
    Boas exibições dos centrais e do Joao Paulo-Assunção e Lucho enormes e Lisandro GIGANTE-um exemplo a seguir por todos os outros-foi pena ter desperdiçado a UNICA oportunidade que tivemos ao longo do jogo.
    Julgo que uma vez mais perdemos a oportunidade de fazer um resultado positivo e a nivel Internacional não se pode falhar,alem disso os alemaes estavam perfeitamente ao nosso alcance.
    Para terminar, deu-me um enorme prazer ouvir os comentarios do Luis Freitas Lobo-simplesmente GENIAL.
    Assim dá gosto ouvir comentar um jogo de futebol ao contrario de todos os outros que só vociferam odio e dizem chorrilhos de asneiras: autenticos patetas e burros vestidos.
    Cump.

    ResponderEliminar
  15. O resultado aceita-se, como se aceitaria o 1-1.
    Oportunidades de «golo cantado» só a do Lisandro,na 2ºparte.
    A exibição foi «assim-assim», no global. Houve algum mérito no domínio, mas falhas no último passe. Achei a equipe um pouco lenta. Só o Lisandro é que acelarava...
    Para variar:
    Assisti a uma das melhores arbitragens de sempre. Fantástica equipe de arbitragem. Deveria ser sempre assim!( OK - Poderia deixar marcar o canto no fim da 1º parte, mas não há nada que o obrigue e se fizesse o mesmo ao adversário não o criticariamos, estou certo.)
    Gostei muito também da locução e dos comentários do Luis Freitas Lobo.
    Há que acreditar na reviravolta, porque não tenho dúvidas que o Porto é superior ao Schalke 04.

    ResponderEliminar
  16. Gostava de ter ouvido de Jesualdo o que ouvi de Mourinho quando tive a sensação que tenho hoje...
    Porto-Panatanaikos...Um Porto que nesse ano parecía invencível perde em casa pelo mesmo resultado que perdeu hoje...
    Estava no estádio desolado...Lembro-me de pensar que estava acabado porque nunca nenhuma equipa havia vencido na Grécia quanto mais por dois golos...
    Chego a casa e digo ao meu pai "já fomos.." a que o meu pai me disse "olha que não,o Mourinho disse para os gregos nao fazerem a festa porque o jogo não acabou e que o Porto vai á Grécia ganhar".
    A partir daí automaticamente o meu estado mudou e eu disse para mim mesmo,se o Mourinho disse isso é porque vamos mesmo lá ganhar.
    Aquele gesto de Mourinho para as bancadas após o jogo e as suas declarações são um exemplo do que é motivação e preparação antecipada de um jogo...
    De uma situação adversa Mourinho fez o Porto saír ainda mais forte e confinante e não havía um único adepto que não acreditasse...
    Inesquecível a faixa do 0-2 nós acreditamos...
    Uma corrente de confiança e coragem passou dos adeptos para os jogadores e eles depois fizeram aquela exibição heróica que todos conhecemos na Grécia...
    É nestes momentos que sinto saudades de Mourinho...Jesualdo está a fazer um grande trabalho,é para mim o 3º melhor treinador português da actualidade mas não tem a capacidade de motivar e de comunicar que tinha Mourinho...
    Nem ele nem quase ninguém...
    Essa equipa do Porto era uma equipa de super heróis,capaz de vencer qualquer um,superar qualquer obstáculo.Entravamos em qualquer jogo sabendo que íamos ganhar.
    Esta equipa é muito boa,muito forte,muito coesa mas é humana.
    Não temos MOurinho no banco nem temos um plantel como tínhamos em 2004 mas o espírito guerreiro,a capacidade de superação de quem está habituado há anos a lutar contra tudo e contra todos assim como a sede insaceável de vitórias contina a morar aqui.
    Não precisamos de apregoar que somos diferentes como fazem alguns,ser portista é tudo isto,é acreditar,lutar,nunca desistir e fazer dos sonhos mais impossíveis realidade,através de uma união perfeita que começa em cada adepto,passa por uma administração competente e vai até ao balneário.Impossível ficar indiferente a tudo isto...
    É uma força que extravassa todas as noções de lógica,de táctica de probabilidades...
    Por isso vamos todos unir-nos em torno desta equipa que tantas alegrias nos tem dado e dar-lhes todas as nossas forças para que no ´jogo da 2ª mão no Dragão os alemães não joguem apenas contra 11 jogadores nem contra um estádio lotado,jogarao contra um sentimento,uma paixão uma força arrebatadora que os vai bater com tal força que no final do jogo só pensarão que furacão é que os varreu...
    Por isso peço a todos que no próximo jogo do Porto encham o estádio e que demonstremos o que é ser Portista.
    Vamos começar a vencer o Schalcke já no próximo jogo.
    Eu acredito.
    Força Porto!!!
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  17. Boa noite a todos.

    Queria só deixar uma palavra de apoio a Jesualdo, e dizer que vi o porto ser quase tao bom como de costume, mas demonstrando-se inexperiente a nivel internacional. Digo isto, porque se excluirmos a fraca exibiçao de Fucile, muito abaixo do que o Porto precisava para proteger Kuranyi; a quase inexistene de Farias, devido à falta de caudal de jogo ofensivo na primeira parte (afinal nao é tao "Lisandro" como se dizia); as restantes unidades estiveram todas ao melhor nível, o que sobressaiu quando o poderio fisico/tactico (tinham mesmo a liçao estudada) se foi abaixo na segunda parte. Foi pena o Porto só ter estudado o Shalke durante o jogo, já que ainda por cima pode ter saído muito penalizado com este resultado e nao ter tempo para recuperar para o exame final.

    De Positivo:

    Lucho, foi mal acompanhado pelo ataque do Porto, mas fez uma grande exibiçao.

    Joao Paulo, cada vez mais uma opçao polivalente de qualidade, um dos melhores em campo.

    Pedro Emanuel, um senhor.


    De negativo:

    Má disposiçao táctica de Lizandro na primeira parte, foi como perder um jogador no eixo do campo;

    A defesa para a frente de Helton, ainda que depois se tenha esforçado para corrigir a má imagem deixada nesse lance;

    Um das piores exibiçoes de Fucile esta época.

    Mais uma nota, notou-se a falta que nos faz o pulmao de Bosingwa no apoio ao ataque, quando Fucile finalmente se decidiu a subir. Presidente guarde este jogador e mantenha-o feliz mais uma época, pelo menos até se descobrir um lateral novo, é que esta-me a parecer que se este vai, ficamos sem nenhum...

    Um abraço e força Porto

    ResponderEliminar
  18. Está tudo em aberto.Temos todas as condições de passar à fase seguinte.Quanto ao jogo a questão dos laterais é polémica atendendo até ao facto de no banco estar M.Cech que tem jogado bem nos últimos jogos.Outra questão que me intriga é porquê ter ido buscar um talento como H.Barbosa, que jogava e ganhava traquejo na Académica, para agora não lhe serem dadas oportunidades.O miúdo pode ter ainda alguns defeitos mas tem talento e classe como poucos devendo jogar mais até porque poderá ser a solução natural para colmatar a saída de um dos titulares, Quaresma por exemplo, no fim da época.

    ResponderEliminar
  19. eu sou daqueles que hoje não acha que o helton tenha feito algo de tão grave. o remate foi muito violento e não coloco culpas, nem frangalhadas cm ja li em muitos lados.
    tb sou daqueles que apesar de achar o fucile bom jogador, tb n o acho nada de outro mundo.
    tb n percebi o joao paulo, ate pode ter jogado bem, mas quando falta um lateral n é sempre o cech q joga?
    pk joga um atleta q raramente entra?
    enfim...vamos torcer para que na segunda mão em casa, com o nosso publico consigamos dar a volta!!

    força PORTO

    ResponderEliminar
  20. excelente comentário do Ricardo Costa.

    Continua tudo em aberto e mantemos aspirações de passar. O mais complicado não será vencer mas antes não sofrer golos no Dragão.

    Mas como sempre eu acredito.
    Força Porto !!

    ResponderEliminar
  21. calma pessoal...ca no dragao mandamos nós...nao podemos pensar nos 2-0 mas sim nos 3-0. Nao percebi porque saiu Farias no melhor momento do Porto no inicio da 2a parte.Tarik nada acrescentou, pois nao jogou na linha. Mariano ja nem comento

    EU ACREDITO...todos la estaremos e seremos o 12º jogador, SEM ASSOBIAR NINGUEM

    ResponderEliminar
  22. Meus amigos, o Jesualdo pode ter errado quando escolheu o Farias para começar o jogo. Mas o Porto perdeu o jogo por 3 factores.

    1-Falta de raça no meio campo.
    O Schalke demonstrou todas as limitaçoes técnicas que se lhe conheciam. Jogou com os dois troncos na frente com o Kuranyi a descair para a direita, utilizando o mesmo sistema que o Besiktas utilizou. Bola tocada ao primeiro toque no meio com um grande numero de jogadores nessa zona e passe para a direita onde o Fucile acode ja tarde pelo envolvimento que o adversario criou no meio do terreno. A diferença é que o Besiktas jogava a bola mais alta para a faixa e o Schalke faz uma diagonal com o Kuranyi (e as vezes o Rakitic) a sair do meio.
    Nesta situaçao o que se pede?
    Ajuda defensiva de quem joga na ala à frente de Fucile.
    Quaresma foi o culpado do desiquilibrio na esquerda da nossa defesa. Situaçao recorrente, mil e uma vezes.

    2-Muita falta de raça no choque por parte de Quaresma que perde 7(!) lances so na primeira parte por nao querer dar o corpo ao manifesto. Fraquissimo colectivamente, foi a principal razao do desnorte no lado esquerdo da defesa. Lucho muito macio na primeira parte e Meireles idem aspas.

    O futebol alemao tem esta caracteristica que todos conhecemos. Um pé na bola e outro na perna. Muita pressao.

    Para isto o que se quer?
    Bola na relva e jogo com linhas largas e diagonais. Para isso é necessario jogar com os alas bem colados na linha a flectirem apenas ja em cima da area (e como o Schalke recuou na 2a parte apos a entrada de Tarik). Abrir um meio campo alemao que queria exactamente o contrario: Jogo fisico e concentrado no meio, a criar confusao no nosso sistema, para depois soltar para a faixa onde o nosso médio ala ou extremo tem que ajudar.

    3-Lisandro flecte preferencialmente para o centro. Nao era isto que se pedia do arranjo tactico do Porto nem da atitude de Quaresma.
    Muito desgaste para Lisandro na ala e poucos dividendos. Mesmo assim foi ele que teve nos pés apos excelente passe de Farias a grande oportunidade da primeira parte, ja em cima da pequena area.

    Com a entrada de Tarik tudo poderia ter mudado.
    Nao mudou porque o Marroquino foi muito macio e passamos a ter 2 extremos que nunca se entregaram ao jogo de corpo e alma como se impunha.

    As limitaçoes do plantel nas alas estao à vista. Falta Bosingwa e é um ver se te avias.
    O problema passa de grave a gravissimo quando o Fucile joga lesionado. Mas que grande jogador. Inferiorizado fisicamente, fez um jogo de muita raça e muita entrega, sempre muito desapoiado pelo lambäo de serviço, que jogava na esquerda.

    RECEITA PARA O DRAGAO:
    Lisandro tem que jogar no meio. Ponto final.

    Quaresma tem que dar o tudo por tudo a defender. Tarik idem aspas. Meireles e Lucho teem que ir ao choque. O Porto tera que jogar nos limites. Estes sao os jogos para jogar nos limites como os alemaes fizeram.

    Lucho, se os extremos e o Meireles deixarem tudo em campo, jogara mais solto. O Porto vai tirar dividendos disso de certeza.

    Quero dar uma palavra de apreço ao Professor que foi corajoso na ultima substituiçao e tentou ganhar o meio campo com a entrada do Tarik. Mas os jogadores teem que corresponder.
    O Mariano esteve bem. A jogar com 3 defesas é necessario quem segure a bola e nao jogadores de 19 anos sem um unico jogo de Liga dos Campeoes.

    Por fim uma critica veemente para o Professor:
    Os episodios de Quaresma teem que ser resolvidos de uma vez por todas sob pena de termos mais uma eliminaçao nos oitavos de final, desta feita com uma equipa perfeitamente ao nosso alcance.
    O Quaresma deve ser substituido quando nao rende e as atitudes mimadas, de falta de entrega, teem que ser encaradas de frente e nao chutadas para canto. Ele pode e deve ser o jogador decisivo que todos queremos que seja. Mas isso so vai acontecer com disciplina tactica e entrega tota. Os tiques de vaidosismo nao acrescentam nada ao jogo. Da-me pena ver um jogador deste calibre sem se conseguir superiorizar a uma amostra de lateral chamado Rafinha.

    A maior parte dos jogadores lutou quanto pode. Foram atraiçoados por outros que nao deram tudo quanto podiam. Quem nao da o maximo, nao merece ganhar.
    Com muita pena de jogadores como Lisandro, Joao Paulo, Bruno Alves e o grande capitäo (que grande exibiçao).

    Temos tudo para passar esta eliminatoria. Somos superiores em quase tudo. Técnicamente estamos a anos luz deles e so se pede entrega. Mais raça e virilidade no jogo. Mais abertura de linhas e olhos para defender nas alas. Os extremos teem que correr. Lisandro no meio.

    E vamos a eles. Temos tudo para estar nos quartos.

    ResponderEliminar
  23. "O FCPorto não conseguiu ser, novamente, feliz no regresso a um estádio recheado de recordações gloriosas,(...)"

    o que é que a felicidade tem a ver com isso???? O Porto foi, mais uma vez, vítima da cobardia e da incompetência do seu treinador... mai'nada!!!!! Os jornalistas pediram, os ex-jogadores pediram, os jornais portugueses e alemães pediram, os comentadores e pseudo-comentadores pediram... e o Jesualdo fez-lhes a vontade, apresentou um FCP a jogar num 4-3-3 previsível e muito bem esperado por parte dos alemães que o anularam à vontade... e ainda por cima jogou num 4-3-3 deficiente, como o próprio Jesualdo!!!! Afinal: João Paulo?????? para quê???? graças a isso o corredor esquerdo do ataque alemão parecia uma pista de corridas, pois o FCP nunca teve defesa-direito!!!! Por causa disso não estava ng na área, na dobra aos centrais, no golo dos alemães, é João Paulo que chega tarde à defesa. Ontem o Porto jogou à Benfica, o Camacho deve estar contente por o jesualdo lhe retribuir o "tenemos de jogar como el Puerto"!!!!!!

    ResponderEliminar
  24. " graças a isso o corredor esquerdo do ataque alemão parecia uma pista de corridas, pois o FCP nunca teve defesa-direito!!"

    Interessante Gil, mas que eu visse as jogadas de maior perigo do Shalke 04 surgiu do seu lado direito através do Rafinha.

    ResponderEliminar
  25. ....será que todos os comentários são de Portistas?

    ResponderEliminar
  26. ricardocosta :

    são opinioes.

    mas o mariano nao deixou que houvesse nenhum ataque pelo lado dele, defendeu , passou sempre a bola mt bem , e atacou e fez um cruzamento perigoso.

    para mim isto , é o que se pede. não me interessa se acrescentou ou diminuiu.

    nao se pode pedir a um jogador entra e marca 2 golos !

    para isso nenhum tinha jogado ! nem o quaresma nem o tarik , nem o lisandro ( afinal tb nao acrescentou nada no marcador ) , nem o meireles nem o joao paulo nem ninguem.

    isto pode ser um pensamento errado, mas penso que o jesualdo sabe mt bem que o mariano é ala. aquelas colocações a medio central penso que tenha sido para o homem "aprender" alguma tactica de meio campo, ou seja movimentacoes, passes e defender.

    gostei de ver o mariano e se ele começar a jogar como jogou ontem acho que devia entrar mais vezes.

    agora , essa do mete o barbosa por que é 10x melhor e é portista e etc , sabes lá tu se o gajo nao ia pensar so em atacar e ainda sofriamos mais golos ? como sabes se ele ia ou nao acrescentar algo ?

    outra nota que gostava de indicar. o 1-0, numa noite gelada como a de ontem , até quase que me atrevo a dizer que até nem é nada mau. o porto tem obrigação de marca pelo menos 1 golo no dragao ! se o fizer , pronto , ja ficamos empatados !

    para mim , so gostava que o jesualdo tivesse trocado as posicoes do j paulo pelo fucille mt mais cedo. possa até eu tive logo essa ideia 15 minutos mais cedo.

    foi incrivel a perca de bolas do primeiro tempo. o nao conseguir ter posse de bola da primeira parte.

    no entanto na segunda parte , o porto dominou o jogo.

    ainda nao descortinei exactamente por que esta mudança tao gritante da 1º parte para a 2ª.

    talvez o nosso expert ze luis queira dar-me umas luzes :)

    ResponderEliminar
  27. incrivel gil....

    tu viste um fucille seguro e um joao paulo a tremer !

    a tua televisao deve ser a preto e branco de certeza !

    mas mesmo assim , acho que ainda dá para notar qual é qual ! nota : o fucile tem cabelo e o joao paulo é careca !

    por que o que eu vi foi que do lado do joao paulo , nem me lembro de um ataque que ele deixou passar ! até me lembro de muitas tentativas de centros que ele nao deixou fazer ! para mim foi uma surpresa incrivel! e eu já sabia do quanto ele éra bom , pois vi-o mt vezes ao vivo em leiria.

    cobardia e incompetencia ? que treinador cobarde , tira o fucile e mete o mariano ? todas as entradas foram de jogadores de ataque.

    incompetencia ? granda lol. ja sei ja sei , se fosses treinador do fc porto , ontem tinhamos ganho 25-0 , nao éra ?

    estes treinadores de bancada sao verdadeiros mourinhos

    ResponderEliminar
  28. GIL - agora com mais tempo, digo-te apenas uma coisa se o FCP tivesse jogado à benfica teria sido goleado. Achas que o benfica seria capaz de dominar o Schalke 04, se não foi capaz de o fazer ao Nuremberga ( compara a classificação dos dois ) na sua própria casa ? Aliás, nem compreendo o porquê de comparares o FCP ao benfica,a equipa do benfica é modelo para alguma coisa ?

    Penso que as pessoas esperam que o FCP perca para logo caírem em cima do treinador, como se ele fosse o seu ódio de estimação, mão estou a dizer que o treinador é imune a criticas, eu até penso que faltou mais um bocadinho de risco, podíamos arriscar mais, mas pronto estamos no intervalo da eliminatória e mais vale resguardarmos-nos agora, do que pôr tudo a perder, podíamos levar um golo e estaríamos a criticar o porquê do Jesualdo arriscar, por isso dou-lhe o meu beneficio da dúvida, mas cair na critica fácil isso é um grande erro.

    Quanto a dizeres que o lado esquerdo do Schalke foi o mais perigoso, como não fui à tropa pensei que teria sido eu que fizesse confusão, mas vi no jornal que afinal o Rafinha jogou pelo lado direito, que o golo do Shalke surgiu pelo lado direito e que remtae surgiu pelo centro, assim fico mais descansado o problema não foi meu, consigo distinguir os lados.

    ResponderEliminar
  29. Apenas vi os ultimos dez/quinze minutos finais do jogo pois só nessa altura cheguei a casa vindo de trabalho em ... lisboa ...
    Deve ter sido isso que deu azar.
    Vi Lisandro quase a empatar e o esforço final à Adrianse.
    Mas não vi muitas oportunidades e preocupa-me a intranquilidade desta equipa a jogar fora de casa e os erros infantis que geralmente dão golos e derrota pois nunca conseguimos reagir e virar resultado.
    Se calhar ainda não estamos prontos para estas andanças com o actual plantel.
    De qualquer modo espero que com uma exibição conseguida lhes demos o troco e possamos seguir em frente.
    Eu acredito.

    ResponderEliminar
  30. Tanta coisa já foi dita concordo com alguma discordo de outra...apenas um lamento;que saudades dos génios de verdade, que nestes jogos apareciam sempre;Futre, Madjer, Deco...
    Apesar de tudo eu acredito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  31. Acho que foi um resultado injusto pois merecia-mos o empate que esteve quase a se realizar com aquele lance em que o Lisandro falhou. é pena porque se tivesse-mos marcado lá um golo tinha ficado muito mais facil.

    Também não entendo como alguns jogadores quando vão jogar estes jogos desaparecem e nem se dão por eles. Na minha opinião ontem valeram: Pedro Emanuel, Paulo Assunção, Lucho e Lisandro.

    Abraço

    http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  32. Deixo aqui um grande tributo ao grande Assunção!

    ResponderEliminar
  33. Acredito, claro que acredito na recuperação, as coisas teriam sido bem diferentes se tivéssemos tido um pouco de sorte -afinal sempre é preciso um bocadinho...Aquele golo acontece porque existem vários factores que o permitiram: o desvio de Helton -aceito que o remate foi muito forte e ele só pôde sacudir, para onde(?), logo se vê- exactamente para onde estava o alemão disponível, o remate meio na bola meio no chão fez com esta subisse como se tivesse sido comprimida contra a relva -houve um golo semelhante ontem, creio que o 1º do Liverpool- só que este remate de Kurianyi se tivesse sido feito de forma intencional teria sido de génio o que não me pareceu de todo, foi sorte, como acontece em muitos lances de futebol, eu diria em noventa por cento dos casos dos remates excepcionais só resultam se a sorte fôr de braço dado com a bola...Depois a tentativa de oposição de João Paulo feita a supor um remate adequado, foi frustrada por aquele chouriço! Se ele tivesse ido de corpo inteiro à bola ter-lhe-ia inevitavelmente tocado e desviado para outro lado qualquer...Depois a adaptação dos laterais é realmente sintomático, o jogo do Porto assenta muito nas suas rotinas e velocidade. Falhando estes nesse aspecto falha a equipa...Os médios tiveram que se desdobrar nas suas iniciativas para cobrir os flancos e o esquerdo na 1ª parte -especialmente na 1ª parte- foi muito descurado. Vi muitas vezes o Quaresma a meio caminho, numa posição de hesitação inadmissível- Lá na frente houve também alguma precipitação na hora de decidir o último toque, lembro-me por exemplo de Quaresma -no único remate de jeito da 1ª parte, tinha três companheiros ao seu lado esquerdo para endossar a bola e preferiu o remate frontal- em duas ou três ocasiões e de Lisandro também julgo que duas vezes...Aliás se repararam a maior oportunidade -a mais flagrante- surge porque Lucho tem o discernimento de aceitar que fosse o seu companheiro mais à esquerda a receber a bola que lhe fora endossada e com isso permitir um remate ou cruzamento mais correcto...Lisandro esteve em dificuldade porque a bola foi-lhe colocada muito tensa...Mesmo assim eu ainda gritei golo...Por falar em gritar golo, os vizinhos de cima não gritaram, mas saltaram de alegria no golo dos germânicos, eu senti o impacto deles ao aterrarem na alcatifa! Podem querer aldrabar-me que não conseguem mas mesmo assim o respeitinho é muito lindo! Amanhã cá estarei à espera!...Em resumo o que eu queria dizer é que temos todas as possibilidades de corrigir este percalço e a margem de manobra é grande...Achei engraçado que os "especialistas", velhos ou neofitos têm sempre um argumento na manga: Ontem foi o de que o 1-0 é o resultado mais negativo! Se fosse 2-0 seria muito melhor? Se fosse 0-0 o Porto poderia estar tranquilo e deixar rolar o jogo no Dragão?...Penso eu de que, estes "gajos" só fazem este género de comentários para mostrarem toda a sua incompetência! São burros e gostam imenso de o mostrar à saciedade!
    Relativamente ao "Trio de Ataque", devo confessar, dou um "pouquinho" a mão à palmatória, com aqueles doutores em análise futebolística não adianta mesmo argumentar...Mas o Rui Moreira deveria aproveitar todas as chances que lhe surjam para os desequilibrar, se não com argumentos estruturados, pelo menos com alguma ironia acentuada...Ontem, eles voltaram a "concertar" as suas posições e o Carlos Daniel está a ficar muito convencido do seu doutoramento em Futebolês, talvez por ter cantado há pouco tempo e em directo, a "Minha Laranja Amarga e Doce, meu Poema" com o Fernando Tordo, devo confessar de forma inenarrável e horrível...Coitados dos vizinhos do Benfiquista.de.Paredes...Mande-lhe uma canelada por baixo do Painel!...À minha responsabilidade.

    ResponderEliminar
  34. Só um pequeno exemplo: relativamente ao lance que o Lisandro disputou na Madeira e que eles acham passível de ser considerada agressão, as imagens não mostram agora, mas já o mostraram quando era argumento ainda impensável, que o Maritimista entrou tal como o Lisandro à Karaté e se a coragem do Lisandro ganhou pontos na 1ª investida, já no desenrolar do lance o Maritimista atinge -intencionalmente se julgarmos o lance todo ele intencional, não intencional para um lado e o contrário para o outro- o calcanhar de Lisandro...Talvez a tentar imitar o Karagounis! Lembra-se doutor Rui Moreira?...Nem amarelo esse marmanjo levou e arrumou o Lisandro uns mesitos! Desta vez o madeirense esteve mal, não conseguiu, mas há mais, as câmaras estavam a focar o Lucho e o Brasileiro que acabou expulso e mostrou claramente que o brasileiro depois da bola já lá não estar empurrou o Lucho, amarelo? Sem dúvida, senão que mal fez o Lucho para o levar sem nenhuma contestação dos comentadeiros? Ou os amarelos só são injustos se mostrados aos adversários do Porto?...

    ResponderEliminar
  35. Não foi pelo 4x3x3 que o Porto perdeu (ricardocosta), mas nenhum sistema se aguenta assim com jogadores que não fazem o que devem.
    Eu vi em Gelsenkirchen a pior exibição do FC Porto esta época na Champions e para perder com adversário tão fraco - historicamente, competitivamente, tecnicamente - só por incompetência: a de fazer um jogo mais fraco ainda.
    O FC Porto podia ter empatado, sim senhor, até o mereceria, com certeza, mas a equipa revelou uma insegurança que já não julgava possível, descrente de si mesma e entregando-se ao adversário.
    Mas, ricardocosta, eu não gosto de pegar pelos sistemas, mais pelos jogadores que os fazem e desta vez o comportamento de Quaresma desagradou-me imenso.
    O ataque não funcionou mas, tal como já tinha observado por aqui, Farias claramente não é desta Champions.
    Para um avançado que não segura uma bola na frente, não aguenta uma carga do adversário (ao menos pela falta que virá a seguir), para isso havia Postiga.
    Voltei a confirmar que Lisandro enerva-se, desgasta-se física e psicologicamente, perde lucidez, entra em esforço desmesurado a jogar a 50 metros da baliza, junto a uma linha.
    Não, se há Tarik então para o 4x3x3 ser homogéneo e não coxo como está a ser e eu vinha repetindo, jogue Lisandro no meio e o marroquino na esquerda.
    Mas é preciso que o ataque defenda.
    Só um ala recuar iguala o número de médios e o Schalke ganhou vantagem porque, ricardocosta, eram 4x3, o Quaresma perdia tantas bolas como Fucile e deixava-o desprotegido.
    Com Fucile aparvalhado e infantil, o desastre esteve iminente.
    É que se não há Bosingwa, quem jogue à frente do lateral-direito tem de ajudar a defender.
    Nestas condições voltamos à guerra dos números: Meireles não pode acorrer a todo o lado e vi Lucho iniciar uma jogada na esquerda, ao ainda na 1ª parte, flectir para o meio, servir à frente um avançado que perdeu a bola e ir, o mesmo Lucho, ao lado direito tentar neutralizar uma jogada de contra-ataque que os alemães iniciavam.
    Assim é impossível!
    Com mais bola e rectificações posicionais, não houve lucidez na definição das jogadas: precipitação no remate ou má opção de passe ou demora no passe e tudo perante um adversário que se fechou atrás.
    E vai ser isso a repetir no Dragão, não tenhamos ilusões. Só com Bosingwa e o melhor Quaresma para abrir latas pode dar-se cabo dos alemães.
    O FC Porto desiludiu-me, não tem a ver com Jesualdo, nem com o sistema (ainda que se tenha visto o problema da inferioridade do meio-campo que só com esforço de vários jogadores pode ser compensado), os jogadores pareciam infantis e o FC Porto só precisava de trabalhar melhor a bola - embora fosse difícil naquele campo a que tem faltado água e um cilindro, porque era irregular e seco, mas o factor casa é mesmo assim...
    Talvez no jogo da 2ª mão pegue nalguns assuntos que este encontro revelou. Ao chegar esta manhã, li os três jornais desportivos e nenhuma análise táctica a explicar a razão de tão fraca exibição do FC Porto. A derrota só acontece porque se jogou mal, bastante mal até, para o meu gosto e para o que vi em campo.
    O 1-0 dá ânimo de reviravolta e até ajudará na receita de bilheteira, mas vai ser preciso jogar à Porto e confirmar a superioridade técnica e colectiva que o jogo de ontem não desmentiu. O FC Porto é mesmo melhor. Mas não foi. E contra isso, batatas...

    p.s. - não sei se atentaram nas palavras de Jesualdo, mas na conferência de Imprensa disse duas ou três coisas que confirmam as minhas "suspeitas". De resto, a análise de Paulo Duarte (ex-Leiria), numa coluna em Record, é o mais próximo da justificação para o fraco jogo do FC Porto também aflorado no Público ainda que com menos profundidade analítica. Voltarei ao tema.

    ResponderEliminar
  36. Boas,

    após um noite bem dormida, já posso fazer o meu comentário ao jogo.

    Não tive oportunidade de ler os outros comentários com muita atenção, por isso, se repetir algo que já foi dito, peço desde já desculpa.

    Não vou entrar em considerações sobre o desempenho individual dos jogadores, penso que as razões da derrota estão para além das exibições mais ou menos conseguidas dos elementos que integraram a equipa inicial.

    Penso que as razões da derrota vão para além disso. No fundo, resumem-se a um problema que é transversal a todo o futebol português: a competitividade.

    As GRANDES equipas (e não as grandes equipas, como o FC Porto)quando jogam para as competições europeias, sobretudo fora, não jogam necessariamente para ganhar (veja-se o caso do Chelsea ontem ou do Milan hoje). O seu jogo é, sobretudo, baseado no controlo do adversário que, por jogar em casa, normalmente entra com o gás todo, tentando decidir cedo o resultado da partida. Ser competitivo também passa por aqui: o 0-0 fora nunca é um mau resultado, portanto o primeiro objectivo passa por manter a baliza inviolável.

    Ora, não foi isto que nós vimos ontem. Perante a previsível "enxurrada" inicial do Schalke (porque jogavam em casa; porque era a primeira vez que disputavam os oitavos da Champions; porque são alemães e não têm medo de ninguém; etc.) o FCP entrou no jogo com pezinhos de lã, talvez crente que a sua superioridade técnica seria suficiente para resolver a partida.
    Bem sabemos que o que aconteceu foi diferente: aos 4m já lá estava um golo e podíamos ter acabado a primeira parte com mais dois lá dentro.
    A culpa? É da competitividade. O FCP na 1ª parte não soube ser competitivo, não soube perceber que o mais importante neste primeiro jogo era não deixar o adversário vencer, daí que tenha sido arrastado no vendaval dos alemães.

    Estava a ver ao mesmo tempo o jogo do Inter e a "deliciar-me" com o anti-jogo dos italianos. Com um jogador a menos durante mais de uma hora, não tiveram problemas em ceder toda a iniciativa aos ingleses, aguentando o resultado sem grandes problemas. Acabaram por ter azar (coisa pouco habitual nas equipas italianas) pois tiveram de remendar várias vezes a defesa e porque estouraram fisicamente a 10m do fim.

    Lembro-me agora também do FCP do Mourinho. Foi, para mim, a equipa que melhor futebol praticou neste séc. XXI. E não falo em "melhor futebol" apenas pela qualidade técnica dos seus executantes, mas sim pela conjunção desse factor com um alto índice competitivo.
    Naquela equipa todos os jogadores corriam, lutavam, suavam, metiam o pé. Eram tecnicistas mas também eram operários. Porquê? Porque o resultado era o mais importante. Foi por isso que conseguimos ir a Manchester e aguentar o 2-1 da 1ª volta. Foi por isso que fomos a Lyon e empatámos o jogo quando até o poderíamos ter ganho. Foi por isso que fomos a Roma e aguentámos a Lazio(se virmos esta equipa, à excepção dos defesas e do Licha, mais ninguém é capaz de pôr o pé e de usar o corpo para ganhar vantagem).
    Muitas vezes ficámos algo descontentes porque o Mourinho parecia jogar para o 1-0. Mas ele não tinha razão? Não é esse o resultado mais importante do futebol?

    Não acho que a culpa deva ser assacada ao nosso FCP. O problema da competitividade é português. É cultural. É de mentalidade.
    É por isso que a Itália ganha Campeonatos do Mundo e da Europa e nós não. É por isso que os clubes italianos (mesmo os mais pequenos) chegam sempre longe nas competições europeias e só o FCP consegue ombrear com isso.
    No deserto que é o nosso "campeonatozinho" somos um oásis, mas no universo competitivo europeu continuamos a ser uma ilha com relativa importância. E é por isso que digo que somos grandes mas não somos GRANDES.

    Provavelmente alguns irão atacar-me por esta "crítica". Estejam à vontade, o este blog dá-nos essa liberdade. O meu ponto de vista é este, mas claro que há outros diferentes. Acho que aquilo que temos conseguido fazer na Europa, tendo em conta a fraca qualidade dos nosso rivais internos, tendo em conta o poderio económico dos outros países europeus e tendo em conta que somos "um contra todos", é extraordinário, mas ainda fica um pouco àquem do necessário para ter muito sucesso na Europa. E para mim, ter sucesso não é necessariamente ganhar troféus, é estar constantemente presente nos oitavos, nos quartos e nas meias da Champions. E para isso não basta ter qualidade técnico-táctica, é preciso ser competitivo.

    Abraços portistas

    P.S.1. Peço desculpa pela extensão do post.

    P.S.2. Embora seja complicado, acredito plenamente que é possível dar a volta à eliminatória. Simplesmente porque somos melhores.

    ResponderEliminar
  37. Deixo aqui duas questões:
    Porque é que Jesualdo não consegue motivar os Jogadores para os grande jogos?
    Porque é que muitas vezes ficamos com a sensação que Jesualdo Ferreira não estuda os adversários da forma mais conveniente?
    Saudações a Todos os Portistas e Dragões
    Paulo Nuno Pato

    ResponderEliminar