23 fevereiro 2008

Sem marcar "paço"

Na ressaca da derrota europeia, o FCPorto entrará para este jogo como líder incontestável do campeonato e com um futebol que tem sido na sua generalidade mais que convincente para enfrentar os adversários do mercado interno. Surpreendentemente, ou talvez não, Ricardo Quaresma ficará, finalmente, a “descansar”, talvez para que, de uma vez por todas, reflicta sobre o seu momento de forma e para que pense que a equipa merece receber bem mais do que aquilo que ele lhe tem dado, principalmente em entrega, querer e entreajuda para com os seus companheiros, isto apesar da versão oficial dizer que será apenas gestão de esforço.

Pela frente, hoje, o FCPorto tem o Paços de Ferreira de José Mota que este ano, ao contrário do que aconteceu na época anterior em que chegou pela primeira vez na sua história à Taça UEFA, vai lutando por sair dos lugares de descida, estando no penúltimo lugar da tabela, algo que não corresponde, de todo, ao potencial desta aguerrida equipa que é praticamente a mesma que fez história e que hoje frente ao bi-campeão nacional encontra a motivação extra para tentar dar o passo necessário para sair da sua crise, o que poderá tornar assim a missão do Dragão verdadeiramente difícil.

Sem o “mustang” na equipa, poderá abrir-se uma oportunidade a Hélder Barbosa para fazer o seu lugar, apesar de existir também a hipótese de o professor lançar um novo trio no ataque composto por Tarik numa das alas, Farias ao centro e Lisandro a ocupar a outra ala do ataque. Ainda assim acredito que Lisandro renderá mais ao centro, como ficou provado na Madeira, ficando assim de fora Farias. Bosingwa deverá voltar ao onze o que poderia fazer voltar Fucile à esquerda, mas dado o desgaste físico deste é bem possível que fique a descansar no banco, continuando João Paulo na esquerda como fez na Alemanha e em que até nem se terá dado mal, embora se perca alguma qualidade atacante. Não sendo também de descurar a hipótese de Jesualdo experimentar um 4-4-2, aqui vai meu onze para esta noite:

Jesualdo continua a dizer que acha dez pontos de distância para o segundo classificado ainda é uma diferença pequena. Gosto do seu modo ambicioso de pensar, já que transmite confiança na sua equipa e coloca as tropas em alerta para o que ainda aí poderá vir, mas por mim é o suficiente e o importante é não ser pelo próprio FCPorto que a distância diminua e para isso será necessária igual concentração seja em que jogo for para assim não se marcar “paço”.

FCPorto - Paços de Ferreira, 20H15 - SportTv1

Entrevista de Pinto da Costa à SIC
Para quem não viu aqui ficam os videos retirados do Youtube com a entrevista de Pinto da Costa dada ontem ao Jornal da Noite da SIC. Os videos estão por ordem e são quatro para a entrevista completa.

Parte 1/4

Parte 2/4

Parte 3/4

Parte 4/4

20 comentários:

  1. De lamentar o péssimo artigo de Rui Moreira e de salutar mais uma excelente prestação do nosso Presidente!

    Estranho isso passar ao lado do Zirtaev...

    Isto já é conhecido por ser o blog de Rui Moreira...mas pronto, a não ser que se façam sócios do Canelas..Pinto da Costa continuará a ser vosso Presidente também.

    E Bibó Porto!!!

    Até os Comemos!

    ResponderEliminar
  2. Henrique onde esta esse tal artigo?

    Quanto a este jogo, o Porto tera de entrar sem sobranceria e com muita entrega para resolver o jogo quanto antes. Como em todos os jogos apos a Champions, terao de gerir o esforço. O nosso campeonato simplesmente nao tem a competitividade e o ritmo que deveria.
    O Porto, sendo a equipa portuguesa que menos sente a diferença de ritmo para a Europa, continua a senti-la e vemos equipas por essa europa fora a poupar craques para a Champions e com resultados menos positivos quando o numero de jogos da Champions aumenta.

    Quanto a Quaresma ja disse o pensava sobre o assunto por diversas vezes. O treinador nao tem mao nos jogadores e um jogador fraco mentalmente como é Quaresma necessita de redea curta. Penso que ele nao esta bem e estara de facto em gestao de esforço. Se nao estiver entao o puxao de orelhas é acertado, mas ja vem tarde.
    Quaresma deveria ter sido punido quando teve as atitudes mimadas de ha 3 semanas atras.
    Sem um treinador disciplinador e com capacidade para motivar os jogadores nos grandes momentos, nao poderemos ir longe na Europa. Nem todos os jogadores sao Pedro Emanueis ou Lisandros, com estofo mental para estarem constantemente motivados, seja qual for a competiçao e o adversario.
    Outros sao mal formados como profissionais e muitas vezes como homens. Para esses é necessario mais trabalho psiquico e disciplina. So assim evoluem.

    Espero que ganhemos para que Jesualdo possa poupar jogadores na proxima semana. Terao que jogar nos limites no dia 5 de Março, no interesse das suas proprias carreiras.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia..
    Concordo com o "Soren", o Quaresma precisa de ficar na bancada, para ver realmente de uma prespectiva diferente, o que o lisandro entre outros "dão" dentro de campo.. certamente, envergonhar-se-ia de muitos jogos.

    Zirtaev, eu também gostava de ver aquele "11", mas não acredito muito, porque o defesa esquerdo deve ser o Cech, e na frente de ataque deve jogar o Farias.. Mas lá que a magia, determinação, garra, e vontade do H. Barbosa e Tarik nas alas, ia dar show.. com o Lixa na frente..
    FC Portooooooo

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Soren,
    foi esta crónica que irritou o senhor Henrique de Canelas. Já agora, fui convidado pelo Zirtaev para colaborar, e aceitei. Com muito gosto. Se não gosta, Senhor Henrique de Canelas, não leia.
    Não tenho a pretensão de agradar a todos, apenas digo e escrevo aquilo que vejo. Não se zangue e... cumprimentos para Canelas.
    Um abraço do



    Crónica Rui Moreira - Jornal A Bola - 2008/02/22

    --------------------------------------------------------------------------------

    Coluna do Senador

    A contar com a desforra

    Por Rui Moreira


    Depois do jogo com o Marítimo, no qual o resultado dilatado escondeu algumas dificuldades, fiquei preocupado com a indisponibilidade de Bosingwa que, como se viu no Funchal, é elemento insubstituível, sem o qual a equipa perde profundidade. Ora, o Schalke tem limitações técnicas mas é uma das equipas alemãs mais rápidas nas transições...
    Depois da péssima exibição de Cech nesse jogo, não fiquei surpreendido com a escolha de João Paulo para jogar à direita, mantendo-se Fucile no lugar em que mais vezes tem jogado. O uruguaio ficaria com a tarefa de subir pela sua ala e ajudar o meio-campo, enquanto João Paulo, no outro flanco, jogaria mais recuado, em missão de apoio aos centrais. O que não contava é que Jesualdo, certamente inseguro com a escolha, optasse por destacar Raul Meireles para a direita onde, mais à frente, jogava Lisandro. Dessa forma, o lado direito ficou muito reforçado mas desprotegeu-se o lado esquerdo porque, à frente de Fucile, jogavam Lucho, que não é um jogador de marcação, e Quaresma, que não defende.
    Percebeu-se logo que o uruguaio, que voltou a jogar com limitações físicas, não chegava para a rapidez de Rafinha, Rakitic e Kuranyi, que descaíam para o seu lado, e o golo alemão acabou por nascer assim. Enquanto Jesualdo não trocou os laterais, outros golos poderiam ter surgido nesse início desastrado. E não faltou a habitual colaboração de Helton, que depois fez óptimas defesas, mas que confirmou o hábito de comprometer nos jogos mais complicados.
    Na segunda parte, o FC Porto conseguiu equilibrar o jogo. O meio-campo, sempre muito macio e com dificuldades nas recuperações, começou a respirar quando os alemães se cansaram de tantas correrias e as substituições, desta vez, foram felizes. O FC Porto poderia até ter empatado a partida, se não fosse o invulgar falhanço de Lisandro.
    Apesar do resultado ingrato, está tudo em aberto. Espero que Bosingwa recupere para o jogo no Dragão, onde estaremos em força a apoiar a equipa. Mas, para que isso seja possível, é necessário o empenho e concentração geral. Por isso, talvez seja altura de alguém explicar a Quaresma que precisamos do seu génio, mas não estamos interessados nos seus despiques privados como aconteceu na Alemanha, só porque um dos adversários o provocou antes antes da partida. Daqui a duas semanas, estará muita coisa em jogo, e não será a melhor altura para exibicionismos vaidosos ou para «mimalhices» que Jesualdo Ferreira e a Direcção lhe têm consentido.

    ResponderEliminar
  5. entrevista ao Presidente na sic
    http://www.youtube.com/watch?v=3TWmYB1aRW0
    http://www.youtube.com/watch?v=JtE7UUy-u68&feature=related

    ResponderEliminar
  6. Henrique, antes de mais, este não é o blog do Rui Moreira, tal como o próprio disse é apenas um colaborador que gentilmente acedeu ao meu convite.

    Quanto ao artigo em questão, não tenho tido qq tempo para andar a ler artigos ou textos sobre o FCPorto e o próprio blog estará a ressentir-se da minha falta total de tempo, e como tal só agora li o referido artigo.

    E depois de o ler não vejo onde está a polémica. O Rui Moreira da a sua opinião sobre aspectos que se passaram no jogo da Alemanha, concordo com algumas coisas, discordo de outras, mas na generalidade até concordo. Afinal o que é lamentável para si, o facto de ele dizer algumas verdades que as pessoas parecem ter algum medo de dizer, como é o caso das mimalhices do Quaresma? São apenas opiniões e temos de as respeitar. Se não gosta conteste as opiniões educadamente, lançando assim o debate e assim se chegará a conclusões. Não basta dizer que isto ou aquilo está mal ou é lamentável.

    Qt a essa boca do Pinto da Costa continuar a ser nosso presidente, não entendi, mas ao que vejo mais vale nem o tentar fazer. Enfim.

    Offshore, obrigado pelos links, já coloquei no post.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui Moreira, claro que não necessita da minha defesa, sigo com atenção as suas opiniões mas nem sempre estou de acordo com todas elas, o que é lógico ... Mas em relação à análise que fez do jogo com o Shalke assino por baixo excepto em relação ao Helton pois o remate foi muito em cima e forte.
    Analisou tudo muito bem e não sei onde está a polémica ...
    De resto, entrevista ao Presidente com fracos entrevistadores, Pinto da Costa a colocar bem o dedo na ferida e a demonstrar que é tudo uma cabala - até tenho para mim que o apito de Gondomar foi feito para chegar a ele - achei piada a que antes da entrevista tenham falado com muito destaque da nova operação coração benfa, agora denominada fica Rui Costa... Mas o nosso Homem lá lhes deu o troco a meio quando lhe falaram no Baía.
    Hoje é ganhar, gostava que o Barbosa pudesse jogar embora ache que vai entrar o Farias e jogaremos com ele, Tarik e Lisandro. A naõ ser que entre o ... Mariano .. mas agora nas alas como se calhar deve jogar sempre.

    ResponderEliminar
  8. Estou convencido que Jesualdo vai optar por Tarik-Lisandro-Farias mas se colocar o Barbosa a titular terá todo o meu apoio, até porque é essa a minha vontade.

    Na defesa prefiro um João Paulo adaptado à esquerda, com todas as limitações de que dai advém do que a inclusão de Cech que já há muito defendo que não é jogador para o FCP. Lembro contudo que se Fucile foi convocado é porque não terá problemas físicos, portanto, deveria ser este a ocupar a lateral esquerda.

    Sobre a entrevista de PdC que assisti com atenção, devo dizer que esperava muito mais. Sujeitar-se a uma ida à TV para dizer 98% de coisas que já todos sabemos e para as quais mais de metade do país se está a borrifar em ouvir - pois preferem ler as parangonas do CM - acaba por ser inócuo. Existem outros meios de nos fazermos ouvir sem termos de estar condicionados por perguntas de "chacha".

    Tão triste quanto esses portugueses voluntariamente intoxicados pela campanha anti-porto é ler um Henrique que só visita este espaço de PORTISTAS para criticar um dos nossos. Fá-lo invariavelmente sem qualquer substancia, coerência e até inteligência. Vem de cartilha da mão à imagem de um qualquer moço de recados. Não era este adepto do "Canelas" que no inicio da época destilava ódio contra o - agora - "Mestre" como ainda ontem PdC referiu?

    Devo dizer que nunca gostei de burros com palas nos olhos e quando estes aparentam ter um cachecol azul e branco ao pescoço ainda mais triste fico. E porquê? Simples. Com 6 milhões de encarnados é preciso ter azar para ainda nos calhar uns figurões como este Henrique.

    Caro Henrique, não cuspa, argumente. No minímo, apareça mais vezes, mas para dialogar. Se não gosta deste espaço faça um favor a todos e desapareça. Existe um blogue do Canelas onde o Henrique fará toda a diferença. Aqui, no que diz respeito à minha pessoa passará definitivamente ao estatuto de indiferença.


    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Primeiro por partes, não consigo compreender o esterismo Á volta da entrevista do Pinto da Costa. Não trouxe nada de novo, não disse nada de novo a não ser alguns títulos jeitosos para agradar a alguns parvos. Gostava de serem feitas perguntas a algumas questões, não se falou das contas da SAD, não se falou muito da equipa, do Quaresma, hesitou em algumas questões, etc, gostei mais da entrevista em Agosto. Uma coisa que ele continua em grande, consegue dar entrevistas à sua maneira, ou seja, consegue ludibriar os jornalistas com a sua perspicácia e inteligência, contorna questões melindrosas, duma forma inteligente, quer dizer, parece que disse uma grande coisa, mas quando vamos a ver não disse nada de novo.

    Segundo, hoje não sei se vou ver o jogo, mas estarei lá em espírito e pensamento num grande jogo, concordo com a equipa do Zirtaev, mas eu apostava no Lino, isto se ele fosse convocado. Quanto à frente, também acho que é o jogo ideal para a utilização do Hélder Barbosa,se não for a titular, pelo menos dar-lhe tempo.

    Terceiro, de facto ainda não compreendi o que tem de mal o artigo do Rui Moreira, mas também nem vou perder tempo em perder, só por dizer que o Quaresma é mimalho ? De facto, agora quem o mais defende, foram logo os primeiros que na primeira época lhe chamavam palhaço e pediam para jogar à bola, a ele e a todos os nossos atletas, mas agora, só porque o Quaresma gosta de ver os jogos deles nos amadores protegem-no duma forma cega.


    Quarto, FCP-Gil Vicente, 4ª feira às 18 e 30. São 5 € que meto ao bolso e agradecer a alguém por ter marcado a esta hora o jogo.

    ResponderEliminar
  10. Há aqui alguns que são mais papistas que o papa.Parabéns ao Zirtaev e ao R.Moreira pela forma como lidaram com a assunto.
    Onde está o esterismo à volta da entrevista do Pr.?

    ResponderEliminar
  11. Peço desculpas a todos, mas só tinha colocado 10 minutos da entrevista, faltando a meia hora restante. Agora está completa a entrevista com mais 3 videos de 10 minutos cada da mesma.

    De resto tb acho que não há qq histerismo em relação à entrevista, apesar de ter curiosidade em ver se ela terá sido mais vista que a do próprio primeiro ministro na passada 3ª feira ao mesmo canal.

    Tb acho que, e para quem anda na pela blogosfera portuguesa, o que Pinto da Costa disse não representa qq novidade, embora possam ter clarificado muitas coisas para a opinião pública que não acompanha este mundo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Em relação à aquipa para logo aposto no Cech e no Farias, em vez do J.Paulo e H. Borbosa. Eventualmente apostava também na gestão de um elemento o meio campo... mas isso quem está mais de perto é que sabe se é necessário.
    Em relação ao H. Barbosa já disse várias vezes que terá um longo caminho a percorrer. Aqui sim, existe um histerismo por parte dos adeptos do Porto!

    Quanto ao artigo do Dr. Rui Moreira, e ao Sr. Pinto da Costa, estiveram iguais a si mesmos. Só queria fazer 2 reparos: o Dr. Rui Moreira continua a "bater" no Helton, e o Sr. Pinto da Costa "bateu" (negou) o Rodriguez...

    ResponderEliminar
  13. Só deve ter havido uma pessoa que percebeu o "façam-se sócios do Canelas" e essa decidiu mais uma vez tentar ter piada sem o conseguir. Tudo normal,portanto. Ainda ninguém me insultou como de costume sempre que se questiona o santo do Blog.

    Quanto a mim sou nascido e criado em Miragaia e resido actualmente na Boavista.
    Gosto demasiado de viver na Cidade do Porto.

    Hoje apareceram assim de rompante os vídeos da entrevista do nosso Presidente.Mas ontem já estavam disponíveis há muito tempo quando Zirtaev colocou o Post.E nem vídeos nem uma linha sobre a entrevista havia sido colocada.

    Quanto ao Santo/Senador achei lamentável a sua última crónica. Não gostam? Digam que a adoraram e foram de propósito comprar uma moldura para a colocar na sala.

    Nunca insultei ninguém neste espaço, ao contrário de muita gente. Fui constantemente insultado neste blog com a permissão do administrador. Lá porque não faço de Rui Moreira o que ele não é...não é por isso que irei deixar de dizer o que penso. Até me ser proibido ou perder a vontade de o fazer.

    Por acaso não tenho escrevido muito porque me enojou demasiado ver por aqui parasitas lampiões a escrever...e parece que com muito gosto dos residentes. vá-se lá saber porquê.

    Bibó Porto!!!

    É hoje que o Lisandro faz o hat-trick. O resto são historinhas da Carochinha. Espero que vão ao estádio e não comprem as pipocas para assobiar o Quaresma. Parece que ele não vai jogar,se calhar é melhor muitos irem passear para o Shopping.

    * Já tive o prazer de felicitar o nosso Presidente por mais uma bela bofetada que deu a muita,muita gente.

    Abutres nós sabemos quem vocês são.

    Cumps

    ResponderEliminar
  14. "Sujeitar-se a uma ida à TV para dizer 98% de coisas que já todos sabemos e para as quais mais de metade do país se está a borrifar em ouvir - pois preferem ler as parangonas do CM - acaba por ser inócuo".
    Caro Miguel, e já agora o Menphis:
    O ponto é precisamente esse:
    reavivar, não deixar cair no esquecimento, espalhar a notícia, divulgar, divulgar, divulgar, falar do assunto que ninguém quis manter à tona da actualidade.
    Pois é, o caso Bexiga foi mais uma montanha que pariu um rato e o bexiguento saiu-se mal na fotografia, além de ter levado na tola.
    A disparidade, além dos disparates já de todos conhecidos, sobre os critérios da Morgado.
    Os critérios de avaliação de4 testemunhas com Criolina.
    Tudo isso é falado num dia e esquecido no outro.
    Durante meses vogou a desinformação, o enxvalho, a arbitrariedade, a injustiça, o julgamento popular, os 400 euros de salário, as flatulências, as estórias ca carochinha, as mentiras, os ataques soezes, as bocas e broncas diárias que aqui, nesses meses a fio, foram vistas por muitos portistas como "mau sinal", fragilidade, assumpção de culpa do FC Porto.
    O Apito Dourado ia esvaziar porque não tem substância. Isto no que diz respeito ao FC Porto, que sempre quiseram atingir.
    Pinto da Costa veio dizer isso, de novo, porque é preciso dizê-lo já que mais ninguém o diz, as manchetes estão escondidas, os títulos da Imprensa e a repercussão na TV não têm o mesmo impacto e até já nem convencem.
    É nesta altura que importa rebater, ridicularizar, partir para o ataque, desmontar as artimanhas, acusar os que montaram a tramóia, o Vieira, a Morgado, O Sanches.
    A entrevista só podia servir para isso. Agora é bater sempre na falta de credibilidade dos factos, das escutas que nada provam, no livro de ficção, na autora (i)moral, pois esta gente criou não uma montanha, mas uma cadeia de montanhas que está s sugar dinheiro ao País pelos meios à disposição, enquanto os partidos ganham dinheiros indevidos, as câmaras safam-se como podem, o Governo afunda-se mas diz que não bóia, até paira no ar...
    Esta porca miséria em que inevitavelmente iria tornar-se o Apito Dourado - mesmo o núcleo do processo, em Gondomar, já me parece difícil de condenar, ao que se vai lendo de tão ténue prova produzida nesta primeira semana de audiências - marcou o país há mais de um ano, tem custos graves e os culpados disso têm de ser desmascarados, tenham máscara como a Zorro da Justiça a quem pediram "veja lá, condene ou fica condenada" ou sejam só figuras pantomineiras como o Vieira e o Sanches.
    Não esperava revelações, mesmo a renovação de Jesualdo tem pouca importância (e nem fiquei propriamente cliente da ideia do "sim, é para ficar", acredito mais num manager ou um posto de supervisão de todo o futebol, penso eu de que), um jogador debaixo de olho para daqui a dois anos tem menos importância (foi a ida ao Brasil?).
    A entrevista é para avivar o que querem esquecer, mas esquecer significa mistificar, manter o ferrete da aldrabice nos jogos do FC Porto (e logo aqueles jogos sem nada para pegar), ignorar a aldrabice do título de 2005 que impediu o FC Porto de fazer outro penta e ir a caminho do hexa.
    A entrevista marcou a época do "FC Porto forte, muito forte". Por sair incólume do Apito Dourado, em quem já nem os instigadores da tramóia acreditam em resultados mas fizeram o seu trabalho de descredibilizarem um rival e darem trabalho à Justiça que depois não acode onde deve. Por ter mkais títulos e outros mais se avidinharem.
    A entrevista foi isso. O Manuel Tavares, em O Jogo, também percebeu assim.

    p.s. - claro que era melhor ouvir falar de futebol, não do Rodriguez (e o Léo?, outra preocupação dos pasquineiros da capital em transferir a ala esquerda da Luz para o Dragão, sempre as mentes pequeninas que julgam terem ali algum tesouro!), mas dos nossos, do Quaresma, do Lucho, do Hélder Barbosa, do Schalke, das contas da SAD, do passivo, do pavilhão até.
    Mas os entrevistadores não tinham bases para isso, foram pelo óbvio e o presidente aí vai pelo óbvio.
    A entrevista era para isso.
    Missão cumprida. Mais uma vez a preceito.
    Olhem lá se algum desportivo ficou indiferente...

    ResponderEliminar
  15. Sobre logo à noite:
    João Paulo vai jogar para quê?
    O adversário justifica-o?
    Não, joga em 4x3x3, disputa o jogo, discute o resultado, não se fecha, não é preciso o João Paulo e entre hoje e 4ª feira há que rodar alguns jogadores, talvez hoje Cech e 4ª o Lino na esquerda, o Barbosa aposto para 4ª, o Farias e o Tarik jogam hoje no 4x3x3 habitual, é o que me palpita e se o resultado ficar cedo definido há que meter suplentes, o tempo é de gestão de esforços.
    Mas, sinceramente, não acredito na "desculpa" pelo Quaresma. Ele paga o mau jogo de 3ª feira, ele e Fucile.

    ResponderEliminar
  16. qual será o jovem que vem daqui a dois anos???? .....

    deverá ser o sucessor de Quaresma ou Lucho

    ResponderEliminar
  17. amigos, para quem não percebeu o que eu disse digo que o histerismo está exposto logo no 1º comentário do Henrique. Foi a isso que me referi.

    ResponderEliminar
  18. O texto do Dr. Rui Moreira vem ao encontro daquilo que que na realidade foi o jogo contra o Shalke 04.Foi a interpretação correcta de um jogo menos conseguido.
    Concordo que o Helton continua a ter falhas acima da media apesar de todos sabermos que todos as têm, agora deixa-me preocupado o facto de ter certas intervenções menos felizes em momentos chave.
    Nao deixa de ser um bom guarda redes - talvez não seja "muito bom" - alguma sobranceria na aplicação a certos lances prejudicam-no.

    O Presidente esteve ao nivel que a todos nos habituou, nem merece qualquer reparo e só veio reafirmar que a cabala esta montada e que a verdade virá ao de cima-o arquivamento dos processos vem confirmá-lo e a guerra norte sul entre policias e magistrados tambem demonstram tal teoria.
    Tenho um familiar no processo apito dourado que foi apanhado inocentemente na montagem do esquema por isso sei do que falo.
    ...
    Logo temos de vencer poupando aqui e acolá mas entendo que o Quaresma não joga por castigo,mas sim por lesao.
    Deve ser poupado para reforçar indices psiquicos para o confronto da 2ª mao na champions, pois precisamos dele ao mais alto nivel para derrotarmos os alemaes e passarmos aos quartos.
    Cump.

    ResponderEliminar