14 abril 2008

Rui Moreira – o nosso cavalo de Tróia

Na mesma semana de festejos do Tri , o FC Porto e os seus adeptos receberam dos adversários directos um vasto rol de ataques completamente despropositados por dois motivos. O primeiro prende-se com o facto de estarmos habituados a que nos queiram tirar o mérito das vitórias, o segundo com o ostracismo de que somos alvo por parte dos serventuários que deveriam prestar vassalagem à informação imparcial e não aos sujeitos que do alto da sua cadeira encarnada orquestram e tentam filtrar toda e qualquer informação a não ser aquela que desejam ou no mínimo toda aquela que não possa ser evitada.

Foi do interesse desse sistema comunicacional enquinado, que o Tri do FC Porto fosse manchado e branqueado por processos de tentativa de corrupção e mais tarde, perante mais uma estalada de luva branca que lhes oferecemos com a goleada por 6-0 e consequente festa do Tri -Campeonato, por gritos histéricos de um dirigente que está claramente a mais no futebol português. As parangonas sobre pedidos de auxilio à PJ, MP e poder político já não nos tiram do sério mas parecem ter bastante importância para as marionetas que escrevem e reportam as prioridades da informação. O milionésimo esgar de um estrebuchado – que já deveria estar morto desportivamente – é sempre uma boa tentativa para atenuar a azia de 6 milhões de benfiquistas e sportinguistas.

Mas o que me traz aqui não é seguramente falar sobre o que o estrebuchado diz. É sobre o que a comunicação social (CS) deste país não escreve e as medidas que alguns adeptos Portistas podem e devem tomar contra a censura. Esta ultima semana tem sido fértil na pouca vergonha, senão vejamos, que CS isenta e fiel aos seus princípios deontológicos não teria desmascarado o que realmente se passou no túnel do Bessa com Rui Costa como principal interveniente? Que imprensa não daria destaque às agressões de que foram alvo os colaboradores da RTP no Hotel Ritz por Luís Filipe Vieira (LFV) e os seus capangas? Se o “encontro acidental” entre LFV e Hermínio Loureiro deveria ser por si só motivo de notícia, não se entende que o roubo de material e a agressão física não seja repudiada e tornada pública pela estação "de todos os portugueses". A RTP foi proibida de entrar no Dragão e talvez agora perceba o porquê dessa decisão – ainda que pessoalmente seja contra tais medidas. Mas adiante que não me cabe a mim a defesa da entrada da RTP nas nossas instalações.

Funcionários da RTP são agredidos pelo presidente do "maior" clube português e ninguém reporta tal acto? Nem um simples comunicado de rodapé no site? Nada?

Como é que este tipo de coisas se explica senão pela assunção de que a RTP e demais meios de comunicação social estão a soldo de LFV? Não encontro outra justificação porque num passado recente usaram imagens de adeptos Portistas a agredir um jornalista e usaram isso num documentário que tinha tanto de parcialidade como de encomenda. Ora isto é demasiado grave para não darmos a conhecer esta realidade a todos os que queriam saber mas não podem mas também aos que sabendo, insistem em tapar os ouvidos. A esses não lhes devemos dar descanso. E se a blogosfera representa hoje um excelente ambiente para fazermos ouvir a nossa voz, não podemos descurar os programas de TV em que somos representados por Portistas. O Trio de Ataque é provavelmente o programa desportivo com mais audiência e sendo produzido pela própria RTP torna-se no local ideal para darmos um género de grito de Ipiranga e desmascarar a muita hipocrisia e censura que grassa naquela e noutras casas. Rui Moreira (RM) terá forçosamente de intervir sobre esta matéria sob pena de ser cumplice de tal farsa. A grelha semanal com os temas escolhidos para debate fornecida pela produção, não podem inibir RM de expressar a sua opinião sobre esta “estranha” ausência de informação e a evidente falta de critério jornalístico. Deve explicar – porque o sabe – os motivos que levam a esta forma de estar dos media mas sobretudo o polvo encarnado que os comanda. Deve aproveitar para fazer a analogia entre esses critérios de censura e a forma como editaram a peça “O Bom, o Mau e o Vilão” em que o colocaram na forca dos adeptos portistas de forma propositada ao editarem declarações desfasadas do contexto. Num minuto, RM poderá fazer a diferença como de certa forma fez Manuel Serrão num recente programa no Porto Canal (A Bola é Redonda) ao colocar os pontos nos i´s em relação à tentativa de certos palhaços nos quererem tirar o mérito do nosso trabalho.

LFV está identificado como o inimigo que manobra as marionetas portanto é ele que tem de ser o primeiro a ser exposto. A cena de pre-pugilato que ocorreu no Ritz e a ausência de notícia sobre isso é a gota de água que faz transbordar um copo que está cheio de hipocrisia.

Caro Rui Moreira, os portistas esperam que na terça-feira à noite aproveite para fazer o que é devido. Pactuar educadamente com critérios de matriz do programa feitos à medida dos adversários não é caminho. A frase de Manuel Serrão “esses palhaços não vão brincar com o mérito do nosso trabalho” deve servir de mote ao nosso grito de revolta com este estado de coisas. Há que dizer basta. A primeira jornada começa no próximo Trio de Ataque. Iremos vencer este primeiro desafio da luta pela verdade e imparcialidade nos media?

Rui Moreira tem a bola. Exigimos o golo.

O abraço, esse, é desde já antecipado por acreditar que RM tem veia goleadora.

PS. nós, os restantes adeptos teremos o dever de encher a caixa de correio do programa com questões acerca da censura, branqueamento e dualidade de critérios. O cavalo de Tróia fará seguramente o resto.


triodeataque@rtp.pt

“Não é Portista quem quer, só quem pode”

31 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel Teixeira

    Mais um brilhante texto que reproduz fielmente o pensamento de todos os Portistas.

    Será esse grito que eventualmente poderá começar a mudar mentalidades.

    Deixo em baixo outro episódio que demonstra todo esse branqueamento.

    "Repórter-fotográfico de O JOGO agredido
    O final do treino de ontem do Benfica ficou marcado por uma agressão a Fernando Fontes, repórter-fotográfico colaborador de O JOGO, por 15 adeptos presentes na Caixa Futebol Campus. Os adeptos apedrejaram o veículo do jornalista, que acabou sofrer ligeiras escoriações, e apresentou queixa na PSP.A Direcção d' O JOGO repudia este (e qualquer) acto de violência, reservando-se o direito de tomar as iniciativas legais que entender serem as mais adequadas, sem confundir a instituição Benfica e seus dirigentes com estes adeptos.
    in O JOGO"

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto que desnuda a instrumentalização dos media em favor do clube do regime.
    De facto não pede deixar de notar a forma despudorada como se abafou este caso. Li na altura que a RTP tiha na sua posse as imagens estando a ponderar o que fazer com as mesmas.
    Ora o que faz uma estação telivisiva às imagens que recolhe? Como se vê, depende...
    Se as mesmas visarem achincalhar os seus alvos predilectos emitem-se, caso contrário, arquivam-se.
    Lapidar...
    Apoio incondicionalmente o repto que aqui foi lançado.
    Para denunciar as independências de fachada dos principais orgãos da comunicação!
    Lembro, p.ex., que o título da Bolha no dia seguinte a termos perdido a Supertaça europeia contra o Milan era "Parabéns, Rui".

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Assino por baixo o teor do post, já na 3ª passada Rui Moreira se insurgiu com o programa por ter começado com os comentários de um demente e não com a exaltação do TRI, falou dos incidentes do tunel, respondeu à letra ao cineasta ... Pelo que tem de manter o tom e contunuar a verberar estes escândalos e colocar no fundo a tal cena de agressão no " encontro" orelhas/herminio...

    ResponderEliminar
  5. Concordo absolutamente com este post. É essencial impedir o escandaloso branqueamento que foi feito a este conjunto de ocorrências que, para nosso gáudio, demonstram o estado de desespero em que se encontra o LFV. Rui Moreira, confio em si para apresentar da melhor forma possível esta questão, de forma a que seja discutida (obrigar os restantes participantes a opinar) sem que isso origine qualquer represália para si (gosto da sua participação e é importante que se mantenha).

    Quanto aos mails para o Trio d'Ataque, começamos já ou só durante o programa?

    E se não funcionar enviamos mails para o Pontapé de Saída que também passa na RTPN e para o Tempo Extra do Rui Santos (ontem até às 23:35 só falou de arbitragens e do Guimarães, esqueceu-se do SLB...)

    Grande abraço!!!

    ResponderEliminar
  6. Excelente post e grande ideia. Eu certamente serei os dos que contribuirá para esse facto. Estou confiante na prestação de Rui Moreira, no seguimento da da semana passada, pois há coisas que nao se podem esquecer, e ele é bastante inteligente e saberá como o fazer. Amigos como vos tenho dito nos ultimos tempos, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS....

    Grande abraço, parabens Miguel e Força Rui Moreira, confiamos em ti

    ResponderEliminar
  7. EXCELENTE TEXTO, SE CASO O SR. DR. RM, NÃO MARCAR O DITO GOLO, SÓ TEM UMA COISA A FAZER, E DESAPARECER DO JOGO.
    DE FACTO O SR. DR. RM, NÃO PODE E NEM DEVE DE DEIXAR QUE O "MAU" E O "VILÃO", DIGAM QUE O FUTEBOL CLUBE DO PORTO, NÃO É UM CLUBE DE NIVEL NACIONAL.
    CHEGA DE NOS ACHICALHAR, PAREÇE A VOLTAMOS AO ANTIGAMENTE, NAS DESTA VEZ ESTAREMOS UNIDOS E FIRMES, POR ISSO SR. DR. RM, NÃO TENHA MEDO DE DIZER AS VERDADES, O SR. DR. TEM POR DETRAS DE SI, UM POVO MUI NOBRE E SEMPRE LEAL.
    PF:-NÃO SE ESQUECE DE MARCAR O GOLO, PARA PODERMOS DIZER ALTO E BOM SOM "ESTE HOMEM É DO NORTE CARAGO"

    ResponderEliminar
  8. Não via o Trio de Ataque desde o Leiria -Porto. Vi um bocado do programa esta semana e voltei a ficar enojado.
    Anda por lá um cineasta que é o chamado sonso. Arma-se em imparcial mas é o tipo mais faccioso que pode existir. Quando do Leiria-Porto, como se recordarão, o Porto estava a ganhar 1-0 e houve um golo limpíssimo anulado ao Porto, que daria o 2-0. Mais tarde o Porto marcou o 2-0 no seguimento de uma jogada em que a bola tinha saído. Mais tarde ainda fez o 3-0.
    Nesse programa o cineasta só falou na jogada em que o Porto fez 2-0.Que era um escândalo,etc. Justificou-se dizendo que lutava por melhores arbitragens. Suponho que anularem um golo limpo ao Porto é o que este subsídiodependente entende por boas arbitragens.É o chamado sonso, faz-se de anjo da justiça mas só vê para o lado dele.Meteu-me tanto nojo ninguém lhe chamar o que ele é que nunca mais vi o programa. Esta semana vi e mais uma vez mudei de canal a meio.
    A juntar-se à festa esteve o tipo do Sporting que desenvolveu a brilhante teoria que nestes últimos 10-12 anos o Porto realmente dominou( mafiosamente ) tudo. Longe de mim duvidar mas queria só lembrar que nestes últimos 12 anos:
    -o clube que tem melhor saldo entre penalties marcados a favor e contra é o Sporting. O que tem pior é o Porto.
    -foi num destes últimos 12 anos ( 2002 )que o Sporting foi campeão com o record de penalties marcados a seu favor
    - foi nestes últimos 12 anos ( 2000) que aconteceu um Campomaiorense-Porto , que deu o título ao Sporting, e que teve a arbitragem mais escandalosa que vi em toda a minha vida.
    Quanto ao cineasta esteve no seu nojento melhor.
    Mas o principal problema é que o Rui Moreira é muito, muito fraquinho.E comete o pecado capital: tenta ser imparcial, justo e ponderado contra um tipo que mente como respira e o faz com cara de pau. Tudo o que alguém do Porto faz é sempre apelidado de vergonha ou crime, se alguém do Benfica faz o mesmo há sempre uma desculpa.
    De rir foi quando do título com Adriaanse mostrarem os jogadores do Porto a cantarem uma cançã que gozava o Benfas. O cineasta exaltou-se e disse que era uma vergonha, uma infãmia, etc.
    Logo a seguir lembraram-lhe que, no ano anterior, os jogadores do benfas tinham feito o mesmo, cantando uma canção a gozar o Porto. Resposta do idiota: não, não, não é a mesma coisa, etc. etc. NUNCA é a mesma coisa para ele.Por isso, enquanto for o débil Rui Moreira a estar lá, Trio de Ataque não obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Sobre o posicionamento do Doutor Rui Moreira no Trio de Ataque já aqui disse o suficiente para todos entenderem o que eu desejaria ver na sua atitude...às minhas interrogações obtive o silêncio...Supus ser um subtil recado do tipo "porque não te calas?"...Calei-me porque não gosto de ser aborrecido especialmente com quem gosta de se sentir num patamar diferente...Observo!...Tenho ouvidos e olhos atentos, no resto não posso fazer muito mais...Mas já que levantaram a lebre, corroboro a posição de todos os que acham que deve ser tomada uma posição mais firme, os amigos não devem temer a nossa atitude se ela fôr ao encontro da justiça e da clareza de opiniões...Sou a favor do desmascaramento da hipocrisia do porno.realizador encarnado!...Quanto ao Rui Oliveira e Costa estou convicto que dançará ao ritmo da música!...

    ResponderEliminar
  10. É sempre oportuno desencadear ests rreacções, Miguel, e todos estamos de acordo. Como normalmente estou atento, salvo se ando por fora e sem poder acompanhar a actualidade, eu próprio inseri aqui a notícia do incidente do Ritz.
    Os jornalistas gostam - fazem questão de parecer - de levar nas trombas, serem achincalhados, maltratados quando não mesmo sovados.
    Lembro que há um ou dois anos, com o Labaredas da Luz numa Casa do benfas no Al-Gharb, a SIC foi de lá corrida quase a pontapé.
    Na Luz já foram muitos jornalistas enxovalhados, desacreditados, motivo de queixa aos seus directores que baixam as calças e pedem desculpa, desancando nos próprios jornalistas - ainda há uma semana aconteceu no Record, com mil pedidos de desculpa a Rui Costa na mais abjecta operação de branqueamento na Imprensa portuguesa este século, tornando os jornalistas da casa os "mal informados" e susceptíveis de erros quando tudo o que foi reportado era verdade mas cujo testemunho presencial, como o repórter da sporttv, foi omitido.
    Muitas vezes os jornalistas só "levam" porque não têm, acima deles, quem os defenda. As redacções não são os balneários onde os grupos de trabalho se unem. Os responsáveis editorais mandam a sua carne para canhão às feras se não cumprirem o "politicamente correcto".
    Atenção que na Imprensa generalista também se assumiu a autocensura - o que há muito aqui já denunciei tal como noutros fóruns - condicionando o trabalho dos repórteres, superiormente vigiados pelos seus próprios chefes que não querem confusões nem pôr em risco o seu lugar e o subsídio de função correspondente. A opinião é abafada ou, no limite, seriamente condicionada. Não há liberdade de expressão e, como também já alertei por aqui, as televisões estão reféns da escolha política do novo canal de tv a atribuir até final de 2009 com as eleições como pano de fundo e vários grupos de comunicação social a disputarem o campeonato dos "mais bem comportados".
    Nada disto, para mim, é novo e estou muito atento a estas questões que me revoltam.
    Quanto ao Trio d'Ataque, há muito deixei de ver, tal a parcialidade genérica com que é conivente o apresentador, à semelhança da semana passada com o alinhamento editorial altamente discutível e que, bem, teve a observação crítica de Rui Moreira pelo que me apercebi de passagem para ver o que dava o programa de início.
    Quanto às mensagens, podem atafulhar o servidor que o moderador do programa escolherá as que entender numa óptica de diversificação que é a sua. Criticismo a mais será censurado, penso eu, mas nada como tentar manifestar a indignação pelo que se passa.
    Voltando ao mafioso da mouraria, lembro-me de no auge do Apito Dourado que ele instigou com o dossié anónimo chegado a morada que ninguém conhecia o LFV pedir aos jornalistas para não "andarem amordaçados", que "tinham medo do PdC" e por aí fora. É em Lisboa que o condicionamento informativo e de opinião mais se manifesta há muitos anos, basta ver as crónicas dos jogos, os comentários radiofónicos e televisivos, os fóruns onde comentadores avermelhados ou esverdeados têm assento quase exclusivo.
    Por exemplo, uma boa reacção é não comprar jornais, não assinar sporttv, ver apenas pela net os noticiários e responder nos fóruns.
    Quando há uma semana a SIC-N, na 2ª feira de manhã, abordava o tri portista no "Opinião Pública", a primeira meia hora a que assisti não teve um único portista a telefonar para lá. Nem um para amostra. Por acaso? Por censura da própria estação que eu sei ter sido exercida na selecção de mails meus e que já deixei de enviar.
    A tudo isto convém, acima de tudo, responder no campo. Para tal, todos os adeptos devem apoiar incessantemente a equipa, encher o estádio, festejar.
    Viram como todo o País se impressionou com os festejos do tri? Não contavam que a manifestação de regozijo por um título anunciado fosse tamanha.
    Eu e muitos fomos ao estádio para gritar mais do que nunca, mostrar as cores azul e branca, fazer barulho, muito barulho, mostrar que somos campeões com orgulho e não sujeitos a tirania de opinião de merdosos comentadeiros de pacotilha que há anos debitam as mesmas asneiras sem perceberem, nunca, as razões de o FC Porto ser campeão anos a fio.
    Um abraço e pedido de união à bancada, apoio a Rui Moreira que sabe contar com o meu apoio para alguma informação incondicional sempre que precisar e eu também sinto que ele precisaria de mais ajuda, esteja à vontade.

    ResponderEliminar
  11. Caro Rui Moreira,

    Sabendo que visita este blog com alguma frequência apelo que esclareça no programa outro dos mitos criados e alimentados ao longo dos últimos anos:

    O clube dos 4,1 milhões não é dos 6.

    http://www.futebolfinance.com/adeptos-o … os-clubes/


    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. ja agora e pelos dados desse estudo do numero de adeptos e ppelos vistos ja tem uns anos e foi feito pela liga portuguesa é necessario ter atençao que o fcporto já ultrapassou o numero de adeptos do sporting e no presente acredito que a diferença seja ainda maior em favor do fcp. por isso é tambem uma oportunidade do dr. rui moreira lembrar ao representante do sporting no trio quem realmente é um clube nacional e coloca-lo no devido lugar. alias quem quer saber do sporting hoje em dia? o guimaraes tem uma media de adeptos no seu estadio quase tao grande como o sporting.

    adeptos
    benfas: 4,1M
    porto:2,6
    sporting:2,1
    PORTUGAL - Liga Portuguesa de Futebol Profissional, 2003

    de 2003 ate agora já fomos campeoes europeus, campeoes do mundo e campeoes nacionais mais 4 vezes. por isso o nr deve ter aumentado e bem, acho ate que a liga nao deve querer fazer mais nenhum estudo tao cedo.

    ResponderEliminar
  13. Vejo o Trio de Ataque uma vez por mes, senao menos.
    O ridiculo dos comentarios do cineasta e a subserviencia do Sportinguista perante o seu patrao da 2a circular enojam-me.

    Tive a sorte de ver o ultimo, em que o Rui Moreira se insurgiu e bem contra a grelha salazarista da RTP.
    Foi a promeira pessoa a ter coragem para ao vivo e a cores dizer a verdade: o Benfica ganhou nas decadas de 60 e 70, campeonatos oferecidos pelo regime.
    Direitos de opçao e "desvios" de jogadores em aeroportos sao exemplos evidentes do controlo dos destinos do futebol pelo Estado ditador a quem o Benfica pertencia e representava.

    Depois, nao gostei de nao ouvir resposta, sobre a ridicula assumpçao do sportinguista dos paninhos quentes, de que o FCPorto teria sido beneficiado na ultima década porque construi um centro de estagio de graça (mentira), e que teria tido mais facilidades do que qualquer outro clube na construçao do novo estadio (mentira vergonhosa, afirmaçao intelectualmente nojenta).
    O seu patrao da 2a circular, teve alteraçoes feitas ao PDM para poder construir o seu estadio PAGO NA INTEGRA pelos contribuintes. Relembro que, imediatamente antes da construçao do mostrengo galinaceo, o Benfica apresentava uma divida que ascendia a 30 milhoes de contos (sim contos), isto depois de inumeras injecçoes de capital e perdoes ao fisco comm direito a peditorio "in loco" na Assembleia da Republica!
    Para além disso, se existe algum clube a quem foi oferecido um centro de estagio de graça esse clube foi igualmente o Benfica a quem a Caixa Geral de Depositos pagou o novo centro das discussoes entre autarquia e Benfica nao pagador das contas da agua, na outra banda do Tejo.

    O Sporting foi lesado em relaçao ao seu rival lisboeta, sem duvida. Mas como é apanagio dos cobardes, refugia-se na sua mediocridade fazendo jantarzinhos de prova de vinhos, e atentando contra a honestidade do unico clube que se insurge contra as injustiças levadas a cabo, em nome da galinha.

    Na realidade, os pequeninos sao assim, insurgem-se contra quem combate as barbaridades perpetradas pelo patrao dos Kalimeros.

    Esta subserviencia que é esperada da parte dos média, nao é aceitavel no clube monarquico. Aquando da morte do ultimo rei, relembro, o Sporting foi o unico clube a suspender os seus jogos.

    Espero que o Rui Moreira faça um auto de indignaçao perante o nojento comportamento da comunicaçao social, RTP incluida.
    Sobre a dualidade de critérios na analise de comportamentos de elementos de Porto e Benfica e que seja mais duro perante as afirmaçoes mentirosas e levianas dos seus "adversarios" de programa.

    Desmascarar a farsa do campeonato corrupto de 2005 com factos reais de ilegalidade (como a questao dos 300km e as acçoes de uma accionista maioritario de um clube e simultanemante director de futebol de outro da mesma divisao) e promiscuidades visiveis (como jantares e afins) e, por o cineasta dos subsidios, que também apoia o clube dos subsidios e dos kits, no seu devido lugar.

    O sportinguista, é deixa-lo falar, até começar a mentir descaradamente e voltar a proferir barbaridades sobre quem é favorecido pelo estado para a construçao das infra-estruturas existentes no respeitante ao futebol.

    ResponderEliminar
  14. Já agora de realçar o belo grafismo inserido no Post...Mesmo ao meu gosto!...Zé Luis entendi o teu aparte e compreendo...Mas também convém dar algum dinamismo a quem tem tempo de antena que mais nenhum de nós possui!...

    ResponderEliminar
  15. Não creio que o Dr. Rui Moreira vá satisfazer este pedido, pelo menos com a firmeza que é exigida.

    Ninguém duvida do seu amor clubista, mas, face à sua posição na sociedade portuense e portuguesa, não estou a ver este portista a pegar nas armas usadas pelo Manuel Serrão, este sim um homem frontal que diz o que pensa sem mandar dizer por ninguém.

    De resto, o cineasta bem que precisava de ser colocado em seu sítio, face à alienação patenteada, mas o moderador nunca permitirá que isso aconteça.

    Resta-nos a nós, adeptos, demonstrar a nossa indignação e o jogo contra os lampiões será um momento privilegiado.

    Cartazes com frases bem feitas serão uma boa forma de chegar a todo o país.

    Temos que fazer desse jogo uma revolução.

    ResponderEliminar
  16. Haveria tanto a dizer e tanto a denunciar, que um só programa não chegaria para o Rui Moreira dizer sequer metade.

    Na passada 6ª feira publiquei um artigo no 'Reflexão Portista' com o título 'Azia sportinguista no Trio de Ataque' e tenho plena consciência que o que escrevi é apenas uma pequeníssima parte do que haveria para dizer.

    http://reflexaoportista.blogspot.com/2008/04/azia-sportinguista-no-trio-de-ataque.html

    ResponderEliminar
  17. Espero que o Dr. Rui Moreira não se esqueça de mencionar as semelhanças entre o lance do Mariano e o golo de Cardozo em Guimarães (e eu penso que ambosão ilegais), quando o cineasta mandar a boquinha previsivel sobre o lance.

    ResponderEliminar
  18. Estamos todos de acordo com o que foi aqui escrito.
    Já agora,lembram-se do Adriaanse apanhar dez dias de suspensão por ter dito ao arbitro( julgo que foi o Bruno Paixão): " é falta!"
    Então se tiveram atentos ao jogo de alvalade ,devem ter percebido que apos um lance no qual marcaram uma falta a favor do Sportemm , Paulo Bento disse aos gritos:
    " Guardaste os cartoes no bolso?(fazendo o gesto)..vai mas é pro car...! "
    Por sinal o arbitro era o Duarte Gomes - reagiu?,tomou nota?
    Vai ser suspenso?
    E somente para analisarem a forma como os arbitros tratam uns e outros!
    Cump.

    ResponderEliminar
  19. Concordo em absoluto com tudo o que foi escrito.Um dos aspectos que mais me chocou nesse programa foi a falta de fair play do A.P.Vasconcelos,pessoa que julgava civilizada e com um mínimo de educação e que fez questão de não dar os parabéns ao Porto pelo título conquistado.Recusou-se inclusivé a reconhecer o mérito da vitória.Tinha-o em consideração diferente,mas agora revelou-se talvez na sua verdadeira dimensão, ao seguir cegamente as posições do Vieira, cada vez mais patéticas e ridículas.Se Rui Moreira ler estes comentários gostava que transmitisse ao cineasta esta nossa indignação.Quanto às palavras do nosso Presidente em Setúbal, que possivelmente serão referidas no programa, também estou de acordo com elas.P.da Costa reage perante um processo maquiavélico engendrado por quem todos sabemos e com a conivência de sectores da justiça.Manuel Serrão aproveitou muito bem a sua presença na televisão para desmascarar toda essa gente que não olha a meios para pôr em causa as nossas vitórias.Pôs como aqui se disse os pontos nos ii.

    ResponderEliminar
  20. Estou inteiramente de acordo e reforço que acho que este Tugal não merece este F .C. Porto nem esta cidade de bom Rio e mau Rio. Prefiro ser uma provincia Espanhola com voz e justiça ( ver Barcelona ) do que uma cidade numa Lisboa centralizadora e saloia.

    ResponderEliminar
  21. Esta RTP é a mesma que só transmitu as meias finais da UEFA em que o FCP participou, e posteriormente ganhou a competição, porque um secretario de Estado o ordenou. Esta última semana, no jogo do Sporting, fez uma sessão especial, com 6 horas de duração! Em relação a estes pseudo profissionais,que n'um país civilizado já teriam sido demitidos, o que me dói é que tenho de lhes pagar compulsivamente! PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Peço coragem a Rui Moreira, coragem para falar.

    Toda a gente compreende que Rui Moreira tem o seu estatuto público, pelo que comportar-se como um fanático da bola e atacando a torto e a direito os clubes de Lisboa, não lhe traria nada de bom pessoalmente. Rui Moreira não tem que ser um mártir da causa Portista. Não tem que ser engolido pelos salazaristas da capital do vício.

    Por isso, infelizmente, jamais poderá ser radical nas suas apreciações. E eu sei, porque vejo na cara dele, que se ele pudesse, partia a louça toda. Mas ele contem-se porque sabe que está a falar para um universo de 10 milhões de pessoas e a maioria delas são anti-Porto, pelo que lhe poderia se fatal pôr o dedo na ferida. Seria engolido.

    Por isso, o que eu peço a Rui Moreira é que seja inteligente. Que seja inteligente e que arranje uma forma de fazer passar a ideia. Use a sua inteligência para subtilmente focar os pontos que todos os Portistas anseiam por clarificar.

    Toda a gente sabe acerca da impunidade salazaristo-lisboeta e das forças obscuras pelas quais se rege. Eles têm um incrível poder nos média. É uma luta desigual, como sempre o foi.

    Mas há que aproveitar quando temos tempo de antena. Sr. Rui Moreira, com classe, toque na ferida, mas salvaguarde-se do ódio e inveja salazarista. Eles jamais o perdoarão.

    ResponderEliminar
  24. Força Rui Moreira! Acreditamos que será capaz de cumprir este desafio. Educado ou mais inflamado, o que interessa é defender o FCPorto.

    Enviarei o mail para o programa.

    ResponderEliminar
  25. Devo acrescentar que um dos critérios dos números de adeptos dos grandes clubes não inclui menores de 18 anos...isto é muito importante lembrar.

    ResponderEliminar
  26. Miguel,

    Cada vez mais gosto de te ler. Contundente, assertivo, colocando a nu as fragilidades deste pequeno estado que se diz democrático, mas k continua a viver nuam espécie de feudalismo e serventuarismo típico das décadas bafientas em k imperava a lei do medo...

    Confesso k este é um caso perdido. Não conseguimos mudar mentalidades retrógadas, nem jornalistas avessos a códigos deontológicos. Continua a imperar o ódio mesquinho pelo Porto, alimentado sistematicamente pelo dono das marionetas...

    Tb eu gostava de uma posição de força de Rui Moreira. Pelo menos para marcar posição. Mas, independentemente do k aconteça, acredito que com escribas da tua estirpe [elogio que se estende a todos deste excelente blog) a causa portistas estará sempre bem defendida.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  27. Gostaria de deixar este texto do Rui valente colocado no http://renovaroporto.blogspot.com/, que também sintetiza muito do pensamento dos Portistas.

    Caro Dr. Rui Moreira
    Desde que o Dr.Rui Moreira começou a aparecer nos écrans da extinta da NTV (e graças a ela), tornei-me seu admirador. Não com a admiração patética e acéfala de um militante partidário, mas com o sentimento de estar perante uma personagem nova e arejada que poderia vir a ser importante para a "revolução" económica e social de que o Porto urgentemente precisava (já não falo do Norte, para não aparecer por aí alguém apressado a lembrar-nos que o Porto não é o Norte, etc., etc.).

    E, será justo reconhecê-lo que o Dr. Rui Moreira já é uma pessoa importante no panorama regional e até nacional . Importante - leia-se - porque tem feito coisas realmente importantes, em defesa dos interesses regionais, passe a redundância. As iniciativas que tem promovido não passam despercebidas a ninguém e, considerando as limitações das suas responsabilidades, fez mais pela nossa região, do que outros com maior poder e estatuto político.

    Mas, até ao aparecimento da NTV, o meu amigo, não existia para o país real, porque como sabe, o país real, neste pequeno rectângulo de terra, é um outro bem mais pequeno, que não aquele que é constitucionalmente reconhecido e que prefere chamar-se, Lisboa.
    Não sou só eu quem o diz, são os próprios lisboetas ou quem por eles fala que o confirma. Qualquer pessoa atenta já reparou que, até quando falam do país, os jornalistas quase esqueceram o seu verdadeiro nome, optando por substituí-lo pelo de Lisboa. Usam com muito mais frequência o termo "o governo de Lisboa" do que "o governo de Portugal". Detalhes, dir-se-à, mas podem ser detalhes perigosos.

    Com o tempo, os mídia passaram desta abstracta expressão ("o governo de Lisboa"), para outra ortograficamente igual, mas mais concreta e localizada, com escalas de valor tão abusivas quanto inadequadas, e o hábito instalou-se. Até hoje. E não estamos a falar de futebol, como vê.

    Aqui temos portanto, caro Rui Moreira, como, "pormenores" aparentemente fúteis e inócuos, se podem transformar num traiçoeiro barril de pólvora de explosão imprevisível. Essas futilidades raramente surgem isoladas e desenquadradas de outros contextos onde as reacções populares ficam mais expostas, como é o caso do futebol que nós tanto apreciamos. A questão que importa realçar, é que esses contextos quase sempre têm uma relação directa com as assimetrias regionais, com a pobreza, com o desemprego e - o pior deles todos - com a injustiça económica e social.

    Parece-me pois utópico, pensarmos ser possível separar as águas porque, quer queiramos ou não, elas podem correr em leitos diferentes a montante, mas cruzam-se e misturam-se no percurso e, se não forem previamente "tratadas", podem redundar, a jusante, em autênticas "inundações" ...

    Se o Rui Moreira por alguma vez se deu à maçada de ler os meus comentários, já terá percebido que não sou propriamente simpático com os políticos, que não me deixo envolver nas suas verdades. Mas acredite que gostaria de um dia poder mudar a minha opinião para um registo mais positivo, mais confiante, mais respeitável. Só que, enquanto o resultado do seu trabalho fôr o que se sabe e está bem à vista, não serei eu quem se comoverá com as suas angústias carreiristas. E falo assim, porque gostaria de lhe transmitir uma mensagem pessoal de confiança, caso esteja nos seus horizontes dedicar-se à política com espírito de missão.

    A diplomacia não é um defeito, é uma arte, mas é para os diplomatas. Acredito mais depressa que ela possa resultar na prática governativa (se acompanhada de coragem e visão política), do que num programa desportivo como o "Trio de Ataque", porque o fanatismo arrogante de certos participantes associado a uma notória arbitrariedade do respectivo "moderador", pode não a matar, mas que lhe retira a eficácia, isso retira.

    Portanto, caro Rui Moreira, não se deixe cair na armadilha de ver guerreiros e guerras sempre que lê um comentário excessivo ou deselegante de um adepto mais apaixonado do nosso FCP, porque não quer imediatamente significar que pertença a uma claque de arruaceiros ou de energúmenos. Há pessoas mais "pacientes" do que outras, e muito provavelmente não serão as primeiras quem mais razões de queixa terão para se impacientarem.

    "A paz, só é possível quando as partes compreendem o ponto de partida da guerra e o reconhecem. E caricaturando a "guerra" de que fala no contexto desportivo do programa em que participa, não me parece que o Rui Moreira esteja propriamente acompanhado de pacificadores. Sobretudo, e em especial, de dois senhores."

    Como reza o ditado: as máscaras, como as mentiras, podem aguentar-se durante algum tempo na vida, mas não se aguentam muitas vezes a vida inteira.
    Publicada por Rui Valente em Segunda-feira, Abril 14, 2008

    ResponderEliminar
  28. Bom, veremos o que o Dr. Rui Moreira fará logo. Mas acho que não vai falar no assunto em causa.
    Este é um caso em que se é preso por ter cão e por não ter. Se não falar no assunto, dirão que é "cumplice de tal farsa", um vendido ao sistema, ao poder centralista da RTP. Se falar no assunto, dirão que se permite a ser sujeito a pressões, a ser condicionado pelos portistas da blogosfera. E se o fizer, no futuro, outros haverão que escreverão outras textos em que exigirão o mesmo tratamento devido ao Dr. Rui Moreira. Eu pergunto: ser-se independente é isto?
    O doutor deve pensar pela sua própria cabeça e decidir o que dizer. Não acho correcto este tipo de pressões.

    ResponderEliminar
  29. Independente não será seguramente pactuar com a censura e o branqueamento.

    Rui Moreira não tem uma pistola apontada à cabeça, o que julgo entender deste pedido dos portistas, passa por Rui Moreira aliar-se a uma luta justa contra a vergonha que acontece diariamente nos jornais e televisões.

    Coragem Rui Moreira!

    ResponderEliminar
  30. Estive até agora a assistir atentamente à repetição do Trio de Ataque na RTP1 . Devo dizer porque é justo, que Rui Moreira no estilo educado que lhe conhecemos esteve bem e nota-se que arranjou forma de chamar a atenção para algumas das coisas que temos abordado no Portistas de Bancada. É verdade que como já aqui li, não fez o tal xeque-mate mas pareceu óbvia a tentativa do Carlos Daniel em terminar com a discussão impossibilitando RM de exercer o direito ao contraditório.

    Por ter sido o autor do pedido público a RM feito através deste blogue devo dizer que não foi intenção minha criar qualquer tipo de pressão ao nosso representante mas tão só expressar a vontade de muitos portistas em que incluo - entenda-se na vontade - obviamente Rui Moreira, um portista que muito admiro e em que mais do que uma vez demonstrei o meu desejo de que este seja o Presidente do FCP num futuro próximo.

    Nesta jornada, para lembrar o texto "Rui Moreira - o nosso cavalo de Tróia", foi marcado o golo que todos desejávamos . Não foi um golo de calcanhar à Madjer nem um golo de trivela do Quaresma, mas foi golo. RM , preparou-se qb , usou o topo e fundo de forma inteligente e soube tirar o falso lustro que o cineasta teima em manter.

    Mais jogos destes virão e como a verdade está do nosso lado iremos seguramente vencer o desafio de colocar a nu a perseguição que é feita pelos nossos inimigos/adversários.

    RM melhora a sua prestação a olhos vistos portanto só com alguma má fé se poderá exigir mais do que ele fez nesta e na outra semana.

    Uma ultima nota para dizer que agressão também é atentar contra a nossa dignidade profissional e foi isso que LFV fez no Hotel Ritz . Esta nota prende-se com a afirmação de RM em considerar exagerada a palavra agressão neste caso.


    Um forte abraço para todos os portistas que enviaram mails para o TRIO mas sobretudo para o avançado Rui Moreira.

    A mobilização só agora começou.

    ResponderEliminar