11 abril 2008

1978-2008: Os passos do Dragão

A “revolução azul” ao longo de três décadas. A ideologia “pedrotiana”. 30 anos como fossem a mesma época, o mesmo código genético. Como Duda, Oliveira ou Gomes jogassem no mesmo onze de Lucho, Lisandro ou Quaresma.

A bola, chutada por Ademir, saiu meia enrolada, mas parecia levar vida própria, conduzida por milhares de adeptos que a tentavam convencer pa
ra, ao chegar junto à baliza, fazer um pequeno desvio para as redes. Na baliza do Benfica, Fidalgo, que substituía o elástico Bento, tentou esticar-se mas o lado hipnótico enganou a bola e ela entrou mesmo. Um simples lance que terá mudado o curso da história do futebol português. Um golo decisivo que reconquistou para as Antas um título que fugia há 19 anos e marcou o início de uma nova era na correlação de forças nos relvados lusos.

Já passaram trinta anos desde essa tarde histórica. Não é, no entanto, um mundo assim tão distante.

Entre 1978 e 2008 existe um elo de ligação poderoso que faz a força, corpo e alma do FC Porto "produto regional", insubmisso ao poder central. Num ápice, o onze azul-e-branco deixou de jogar como quem moía um sentimento, para, de sobrolho carregado, erguer um exército futebolístico que no fervor revolucionário de meados dos anos 70 encontrou o habitat perfeito para colocar uma bola no centro do confronto com os velhos poderes macrocéfalos da capital.

A “revolução azul” prolonga-se há três décadas. Todos os movimentos históricos são feitos por acção ou por reacção. O FC Porto foi, claramente, um movimento de reacção. Longe das sofisticações do Gambrinus ou do Maximes, mas cliente das opíparas tertúlias quase clandestinas do Orfeu e da Petúlia, hoje extintas mas cujo legado permanece ao ponto dos traços ideológicos do título do FC Porto 2007/08 serem, na essência, os mesmos de 77/78.

É este o segredo do FC Porto e de qualquer clube para manter-se no topo durante décadas: decifrar o seu ADN. Na génese, um homem, mestre em vários campos. Na arte da táctica e na arte do conflito, um estudioso do comportamento humano. José Maria Pedroto. Os traços do Porto “pedrotiano”, o Porto da “inteligência e da esperteza”, continuam vivos, das Antas para o Dragão, na mente e nos actos. Um forma de viver que se transformou numa forma de jogar.

De Duda, Gomes e Ademir, até Lisandro, Lucho e Bruno Alves, passando por João Pinto, Baía e Jorge Costa. Parece que jogaram todos na mesma equipa. Como aqueles trinta anos fossem sempre a mesma época.

O rosto mais “humano” do presente é apenas um “upgrade” estratégico, como a descoberta, em meados dos anos 80, do bicho mitológico no topo do emblema. Era o nascer do Dragão símbolo azul. Mesmo depois das grandes conquistas internacionais, a ideologia permanece intacta.

Jesualdo gosta de definir as exibições da equipa como “sérias” e “inteligentes”. Serão esses os melhores adjectivos, de facto, para definir o futebol portista a longo de três décadas, mas nesses percurso, também existiram os mágicos. Oliveira, Madjer, Futre, Deco, Quaresma. Toques ilusionistas suportes da visão táctica, como quando, no jogo de 78, Pedroto, a perder, tirou dois defesas (Freitas e Gabriel) e meteu dois avançado (Vital e Seninho) passando a jogar com três defesas. Hoje, os traços tácticos e técnicos têm sotaque argentino, os passos e os passes ritmados de Lucho, os remates guerreiros de Lisandro, e as diabruras de “gipsy king” Quaresma.

Ao longo de três décadas, nenhum outro clube entendeu tão bem as diferentes faces da táctica futebolística dentro e fora do campo, quase como se fosse uma extensão desportiva da frase imortal de D. João II: “tempos há para usar de coruja e outros há para usar de Falcão”. É a história e uma bola de futebol.

A marca de Jesualdo
Dois campeonatos, o “Dragão de Ouro”, a postura esfíngica no banco, o discurso destemido nas conferências. A marca do reciclado Jesualdo.

Chegou no Verão de 2006 com a pré-época já terminada. Encontrou uma equipa feita mas com ideias diferentes. Reequilibrou-a tacticamente à sua imagem (do aventureiro 3x3x4 de Adriaanse para o equilíbrio racional do 4x3x3) e cavou um abismo para outros grandes. Na segunda época mais do que na primeira. Dois títulos sem sombra de pecado.

Para o terceiro ano, o desafio da dimensão internacional. É o que falta para deixar uma assinatura própria incontornável no “casa do Dragão” onde muitos treinadores acabam com o tempo diluídos pelos méritos da “máquina azul”. Onde, dizem, “qualquer um ganha”. As exigências europeias são, porém, maiores. Saber defender mais à frente (memória de Pepe) e mais posse e controlo a meio-campo (saber jogar em 4x4x2). Mais qualidade individual para dar maior poder colectivo. No terceiro ano de Jesualdo, o supremo desafio europeu.

O jogador símbolo

Em todas equipas existem os chamados jogadores-símbolo. Quase como alter-egos do colectivo. Lucho, na táctica, Lisandro, nos golos, Quaresma, na magia, serão três símbolos deste FC Porto altivo, mas nenhum deles nasceu na era-Jesualdo onde nunca surgiram reforços de primeira página.

Por isso, teve de inventar, nas caves do laboratório interno, o seu jogador-simbolo. Aquele que possa ser apontado como obra do professor. Uma obra futebolistica com nome e duas pernas: Bruno Alves.

Antes de Jesualdo, um jogador preso a uma imagem de excessiva dureza, suplente cativo, pouco utilizado e olhado com desconfiança.

Depois de Jesualdo, um jogador de personalidade, chefe que manda e assusta, titular indiscutível, sucessor da herança dos centrais portistas que só de olhar intimidam avançados.

Existem muito tipo de jogadores para elogiar na hora da vitória. Nessa altura, sinceramente, tenho tendência a elogiar aqueles com os quais iria a qualquer lado. Bruno Alves é esse jogador-simbolo, uma paixão antiga de Jesualdo.

Luís Freitas Lobo in Planeta do Futebol

35 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me da mistica do Joao Pinto e do André, carregador de piano, jogadores que "duravam um jogo todo".
    Da sobriedade e do génio de Baia, Ricardo Carvalho e de Madjer.
    Da explosao exuberante de Futre e Quaresma.
    Do veneno de Juary e Lisandro.

    Dos pontapés canhao e toda a classe de Celso, Geraldao e o mitico Branco!

    Da raça de Bruno Alves, Jorge Costa, Rodolfo e Fernando Couto.
    Do talento natural de Deco ou Timofte, ou Kostadinov, Domingos, ou Machine "todo o terreno", etc.

    De jogadores essenciais, de trabalho e raça como Jaime Pacheco, Lima Pereira, Inacio ou Costinha.

    Do gigante Mlynarckzic e do malogrado Zé Beto.

    Do nosso RUI FILIPE.

    Dos bichos de area Gomes e Jardel!

    Dos génios de Pedroto, Ivic (menos consensual), Artur Jorge e Mourinho.
    Da competencia e serenidade de Jesualdo e Carlos Alberto Silva.

    Entre todos eles existe um elo de ligaçao, um denominador comum: Pinto da Costa.

    Foi ele que os escolheu. Foi ele que os comandou. Foi ele que geriu tudo e todos.

    Por tudo isto, por todos os ataques de que somos alvo épocas a fio, por todas as mentiras e maledicencias propagandeadas pela comunicaçao social do regime...
    Por toda a falta de nivel dos presidentes dos clubes de Lisboa, das gentes da miseravel Liga e da incompetente Federaçao...
    Por todos os ataques pessoais que gente mesquinha e frustrada desfere à principal figura de sempre do Desporto em Portugal, o Presidente Pinto da Costa...
    Por tudo isto e muito mais...
    Entendi perfeitamente o discurso de Pinto da Costa em Santa Maria da Feira. O discurso foi mais do que oportuno, foi um grito de revolta que junta as hostes e que nos faz mais fortes.

    Sem ter que tirar microfones das maos de jornalistas ou perguntar de modo boçal se o reporter tem olhos na cara, nem de jantar em Sapos nem em hoteis Ritz com um noveule "Loureiro", sem ter que alterar PDMs e sem estadio pago na integra pelos contribuintes, com acordos às claras para construir o melhor centro de estagio do Pais e nao acordos às escuras com a CGD...
    Sem Estoril Gates, nem Calabotes, nem Joao "pode ser o Joao" Ferreira, nem Corneado a marcar penalties a nosso favor sabendo que esta agir incorrectamente... Sem mandar escrever "pseudo-livros" sobre a vida dos outros, sem conferencias de imprensa encenadas com Nulos nem jogos a mais de 300km do visitado ou finais da taça dos campeoes europeus com favores sexuais a arbitros britanicos e maos de "Vata" e sem pagar a jogadores para falhar penalties, nem chamar a policia para cair no ridiculo.
    Sem tudo isto, somos campeoes.

    Sendo o Porto um clube ja mais nacional que esse clube falido de seu nome Sporting e a caminho de ultrapassar o numero de campeonatos galinaceos, dados pelo regime de Salazar, o nosso Presidente continua a chamar os nomes pelos bois e a perceber que, para se conquistar la fora é preciso reunir primeiro, ca dentro.

    Ainda o verei, na altura certa, a fazer um discurso de uniao, de um Porto nacional, um Porto abrangente. Quando for a altura certa.

    Que maior prova pode Pinto da Costa dar do alcance do clube no panorama nacional e internacional do que todas as casas do Porto abertas por esse mundo fora durante esta época?

    Cada discurso tem o seu tempo. E as coisas nem sempre teem que ser pensadas 3 vezes. Quando somos autenticos nada temos a temer.

    Quero daqui enviar um grande abraço de força e solidariedade ao meu Presidente, nesta hora de festejar, quando muitos desviam as atençoes para o acessorio enquanto outros nao teem a clarividencia nem a coragem para o apoiarem publicamente nas suas decisoes.

    Ganhamos consecutivamente porque o melhor navegador escolhe os melhores marinheiros e que tem unhas é que toca guitarra.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo tudo o que o Soren escreveu. De Luís freitas Lobo já nem vale a pena adjectivar muito mais - o "unico" jornalista desportivo que sabe verdadeiramente o que escreve.

    O nosso ADN está encontrado há muito - sede de vitórias num copo que nunca estará suficientemente cheio. Não vivemos de memórias (ainda que sejam importantes), vivemos do presente.

    Abraço!


    A Tasca do Teixeira ®

    ResponderEliminar
  4. Uma bela evocação mas duvido que tenha vivido o autor aquele tempo de aragem de liberdade no futebol, é algo vago para quem tenha assistido in loco ao indício de revolução do futebol português aprisionado pela idiosincrasia lisbonense de que ainda hoje sofre os ditâmes da opinião que se publica.
    Era o tempo em que caíam barreiras como a famigerada Lei de Opção que escravizava os jogadores a um clube (bastava oferecer-lhe o mesmo que ganhava antes para renovar o contrato... à força), a emancipação dos treinadores com Pedroto na primeira linha (e graves confrontos verbais com Mário Wilson que personificava, chamando-lhe Buda, o centralismo lisboeta a que se acomodara, não obstante uma formação coimbrã supostamente independente e génese de pessoas de espinha vertical) da verve sindicalista que corria de Meirim e Manuel Oliveira, o despertar dos desportivos para a realidade do FC Porto.
    Esta evocação não refreia a minha intenção de, mais tarde, findo o campeonato, descrever com o pormenor possível esse campeonato de 1977-78, talvez o meu 5º ou 6º campeonato que segui ao vivo e a cores embora sem televisão por perto.
    Este texto é um bom porto de partida.

    ResponderEliminar
  5. Belo post, excelente comentário do Soren.
    Nada mais há a acrescentar.
    Lembro também outras frases assassinas de Pedroto para dar cabo do poder centralista ... " Vamos deixá-los pousar ", nas vésperas de um Porto - benfa e quando falou dos " Roubos de Igreja " contra o Porto que ao que parece nunca existiram segundo a descomunicação social.

    ResponderEliminar
  6. Rui Moreira. Brilhante. À Campeeão. Em A Bola.
    Assim:



    No sábado a equipa do FC Porto brindou os adeptos com uma exibição de luxo, condizente com a conquista do título. Depois de uma semana dominada pelo Apito Final, a equipa mostrou que está muito acima da concorrência. É um domínio indigesto para muita gente. Nesse mesmo dia houve quem se desse ao trabalho de escrever uma crónica em que atribuía o jugo «azul e branco» aos pretensos favores dos árbitros e a golos mal validados, chegando ao ponto de concluir que o FC Porto tem sido mais beneficiado desde que se iniciaram as investigações do Apito Dourado.

    De facto, há um próspero mercado para a «portofobia» e, como os mercados são sempre feitos de oferta e de procura, haverá sempre quem aproveite a oportunidade e disponibilize seus servis préstimos.

    É óbvio que os portistas não toleram estas injustiças e a forma leviana como a realidade é distorcida mas, às vezes, sobrevalorizam a patetice e a inveja e esquecem que o FC Porto acaba por beneficiar com essas campanhas.

    Essa ficção ajuda, ao fim e ao cabo, a que os adversários continuem a acreditar que estão ao nosso nível, que só não conseguem ganhar porque são prejudicados por factores extradesportivos. Em vez de apreenderem a lição que a mera comparação dos resultados na cena internacional devia ajudar a entender, continuam a desculpabilizar-se com os fantasmas, a adiar as reformas, a escolher os piores dirigentes, a persistir nos mesmos erros.

    Foi isso que se viu no Bessa, no dia seguinte. Desculpa-se Chalana, porque ainda é do tempo em que os encarnados ganhavam por decreto, branqueia-se o comportamento de Rui Costa porque é uma velha glória e vai ser dirigente, transige-se com Vieira porque foi igual ao que já lhe conhecemos. Há mesmo gente que costuma ter bom senso e, ainda assim, reclamou por uma intervenção governamental por causa deste jogo, como se ainda estivéssemos nos tempos da Velha Senhora. Ora, falta a este Benfica muita qualidade: quer no futebol quer no verniz.

    Enquanto for assim o FC Porto pode não agradecer, e pode até sofrer com a injustiça, mas continuará a ganhar. O que não deve fazer, em nenhuma circunstância, é desenterrar os velhos chavões da guerra Porto/Lisboa e das velhas cabalas porque, mesmo que eles não acreditem nem compreendam, há muito que o FC Porto deixou de ser um clube regional. Hoje tem adeptos por todo o País e, por muito que lhes custe, é também o único clube português com dimensão internacional.

    ResponderEliminar
  7. Boa!!! Sintético, Positivo e Preciso. Foi mesmo na "mouche" o texto do nosso Rui Moreira. Parabéns.

    Quanto ao post com o texto do Luís Freitas Lobo, está ao seu nível: Muito Bom.

    Espera-se, no entanto, que AQUI se faça essa evocação ainda mais documentada para a chamada MEMÓRIA FUTURA e se registe às gerações vindouras factos reais e lhes possa lembrar que houve (como sempre) que "lutar" e ultrapassar as ADVERSIDADES NATURAIS E IMPOSTAS para se triunfar.

    Entretanto, temos dois jogos aqui mesmo ao lado (Setúbal) para ganhar.

    ResponderEliminar
  8. Excelente artigo do Rui Moreira.


    (aplausos)

    Sobretudo no que diz respeito "à conversa" da guerra Norte/Sul, para a qual este vosso amigo Teixeira não contribuirá com uma unica moeda.


    Abraço!




    A Tasca do Teixeira ®

    ResponderEliminar
  9. Para Setúbal, na Taça, eis o benfiquista de camarote Pedro Proença.
    Lembrem-se que depois do Bonfim o FC Porto recebe os benfiquistas...

    ResponderEliminar
  10. Os doidinhos de encarnado adeptos costumam zurzir no protocolo do FC Porto com a CM Gaia por causa do Centro de Treino e Formação Desportiva do Olival.
    Eis a notícia de hoje, no Maisfutebol sobre os arautos da transparência que, talvez não por acaso, ainda devem 2500 euros de água à CM Seixal.
    Seixal: socialistas acusam Benfica de não cumprir protocolo
    [ 2008/04/11 | 16:11 ] Redacção RG
    Artigos relacionados:
    Benfica contratou avançado junior no Montijo
    Manuel Cajuda: «Agora, sim, vi o Benfica jogar bem»
    Benfica: Petit «vence» Rui Costa e Nuno Gomes em leilão de camisolas Treino do Benfica no Seixal [Foto: Inácio Rosa/lusa]
    O vereador socialista José Assis acusa o Benfica de não estar a cumprir o protocolo com a Câmara do Seixal que permitiu a construção do Centro de Estágios do clube da Luz, mas o vereador do Desporto do município, Joaquim Santos, rejeita a acusação, enquanto o próprio clube prefere manter-se à parte da polémica.

    Segundo José Assis, no acordo estabelecido entre as duas partes, o clube de Lisboa comprometia-se a disponibilizar parte da infraesterutura para a população do concelho. No entanto, Joaquim Santos, citado pela Agência Lusa, refere que no protocolo consta apenas uma cláusula genérica sobre esse assunto e que espera ter, na próxima época, um projecto assinado com o Benfica que permita abrir as portas do centro de estágios às associações desportivas do concelho.

    O vereador do Partido Socialista, na nota que enviou à imprensa, recorda que o acordo celebrado entre Benfica, autarquia e a Euroárea, o clube obrigou-se a facultar o acesso aos campos de treino e que «até ao momento essa obrigação não está a ser cumprida». «Por outro lado, essa obrigação está contida no mesmo protocolo que viabilizou urbanisticamente a operação que deu lugar ao centro de estágios e viabilizou o alvará que legitima a área de construção da Quinta da Trindade», destaca ainda a nota do autarca socialista.

    Joaquim Santos, por seu lado, defende que os dois primeiros anos «serviram para o Benfica instalar a sua estrutura». «Temos agora condições para aprofundar esse protocolo. Na próxima época desportiva, penso que poderemos aprovar o programa que estabeleça o quadro de cooperação entre o Benfica e Câmara Municipal do Seixal», destacou o vereador da CDU. Contactado pela Agência Lusa, o Benfica não quis comentar as acusações do vereador socialista.

    ResponderEliminar
  11. Antigo presidente do Benfica
    Vale e Azevedo vai ser julgado por peculato na transferência de Amaral, Minto, Gary Charles e Tahar
    11.04.2008 - 18h39 Lusa
    O antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo vai ser julgado pelos crimes de peculato, branqueamento de capitais e falsificação de documentos relacionados com transferência dos futebolistas Scott Minto, Gary Charles, Amaral e Tahar el Khalej.

    Fonte ligada ao processo disse hoje à Agência Lusa que o despacho de pronúncia que determina a ida de Vale e Azevedo a julgamento foi proferida esta semana por uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

    A mesma fonte explicou que Vale e Azevedo foi pronunciado por três crimes de peculato (apropriação indevida de dinheiro do clube), um de branqueamento de capitais e outro de falsificação de documentos.

    As acusações estão relacionadas com a transferência de quatro antigo jogadores do Benfica: o médio defensivo brasileiro Amaral, para o clube italiano Fiorentina, o defesa marroquino Tahar el Khalej, o lateral esquerdo inglês Scott Minto e o seu compatriota Gary Charles (defesa direito).

    Nas transferências de Amaral para a Fiorentina, de Scott Minto para o Benfica, Gary Charles para o West Ham e Tahar para o Southampton, Vale e Azevedo é suspeito de se ter apropriado de mais de quatro milhões de euros.

    O processo foi investigado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, remontando os factos à temporada 1999/2000.

    Vale e Azevedo já foi condenado nos processos de transferência do guarda-redes russo Ovchinnikov, no caso Euroárea, relacionado com a venda simulada dos terrenos sul do Benfica por cinco milhões de euros, e no processo Dantas da Cunha, que envolvia uma burla relacionada com a transacção de um imóvel em Lisboa.

    O advogado, cuja carteira profissional foi suspensa por dez anos e que chegou a estar em prisão preventiva, encontra-se actualmente em liberdade, na sequência de diversos recursos para os tribunais superiores.

    no Píblico, online hoje

    A notícia realmente importante é esta:
    foi o tempo em que o DIAP de Lisboa agia com independência e isenção, entregue e juizes idóneos e não a morgadas do regime.

    ResponderEliminar
  12. Luis Freitas Lobo é, futebolisticamente, Genial.

    ResponderEliminar
  13. A moçoila anda doida!...Ainda bem que ia com a Polícia senão ainda acusava o PC ou os SD de terem provocado o acidente!...
    «Uma mancha de óleo e a chuva que caiu na madruga de ontem podem ter estado na origem do despiste que Carolina Salgado sofreu, na ponte da Arrábida, no Porto, e que a levou a embater nos rails de separação das vias, após vários piões. O acidente ocorreu perto da uma e meia da manhã.
    A principal testemunha do processo "Apito Dourado" vinha de Braga, onde tinha estado a jantar com os seus advogados. Atrás do jipe BMW X5, cinzento, de Carolina vinham, num outro veículo, os agentes do Corpo de Protecção Policial da PSP que a acompanham habitualmente. Aliás, foram eles que evitaram mais acidentes no local.
    Por se queixar de dores cervicais, Carolina foi conduzida ao hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia. Ali, foi submetida a vários exames e só teve alta já de manhã. O pai, Joaquim Salgado, foi o único familiar a acompanhar a situação.
    A PSP esteve no local e a ex- -companheira de Pinto da Costa foi submetida ao teste de alcoolemia, mas nada acusou.
    O JN tentou falar com Carolina Salgado. Numa primeira tentativa, pediu para ligarmos mais tarde, mas depois manteve o telemóvel desligado.»

    -O telemóvel devia estar todo "torcido"...Chamem a Polícia!...Au,Au,Au!...

    ResponderEliminar
  14. Já agora pergunto: o que andava a Carolina a fazer de madrugada com os Polícias?...Chamem a Polícia, au, au, au, chamem a Polícia, que eu não pago!...Malandrecos, andam a fazer a cabeça à chavala e ela despista-se, ou ia a olhar pelo Rectro ou já não está habituada a circular nas estradas do Porto, dado estar muito Cosmopolita!...

    ResponderEliminar
  15. «Telemóveis, edredões...
    A lista de prendas oferecidas aos árbitros pelos dirigentes dos clubes não pára de aumentar. Desde que o julgamento se iniciou, a 11 de Fevereiro, que se tem falado numa série de ofertas. Depois de pulseiras ou fios de ouro, relógios, calças de ganga, sapatos, pneus, garrafas de vinho, galhardetes, bolas, medalhas, esferográficas, queijos, presuntos, ontem houve algumas testemunhas que revelaram mais uma série de prendas que habitualmente os clubes ofereciam aos árbitros.
    Nicolau Vaqueiro, treinador do Gondomar, disse por exemplo que quando estava no Freamunde, em 2003/04, "ofereciam telemóveis", que custariam "entre 100 a 125 euros".
    Hélio, defesa-central em 2003/04 dos Dragões Sandinenses, revelou que Fernando Barata, quando era presidente do Farense e do Imortal, oferecia aos árbitros "estadias em hóteis".
    -N.R.: não seriam Toiros?...

    "A lista de Jorge Regadas, treinador há 20 anos, é bem mais extensa e curiosa: "No Vianense, whisky velho; no Amarante, garrafas de vinho; no Lousada, kispos e fatos de treino; no Moreirense, edredões, toalhas de linho; no Freamunde, um lanchezinho e, quando não estava lá, roupões, toalhas e lençóis; no Penafiel, não me lembro, mas admito que fossem pneus porque o presidente tinha um negócio de pneus".

    Eles começam a levantar o véu...

    "Jogadores dos Dragões incorrem em crime fiscal,
    Até o juiz António Carneiro da Silva acenava negativamente com a cabeça, assim que Hélio, ex-defesa-central dos Dragões Sandinenses, fazia a revelação que marcou a 24ª sessão do julgamento do processo Apito Dourado. "Ganhava 750 contos líquidos por mês [aproximadamente 3750 euros] e mais jogadores tinham um salário parecido ou superior", revelou. Atendendo a que o clube declarou, em 2003/04, apenas 713,20 euros de vencimentos de cada jogador (em 14 meses), o procurador Gonçalo Silva mandou extrair uma certidão para que seja investigado um eventual crime fiscal, pedido corroborado por Pedro Alhinho, advogado de Castro Neves. Outro ex-jogador dos Dragões, Paulo Novais, adiantou que "recebia entre 350 a 400 contos" (entre 1750 a 2 mil euros), o que motivou a mesma solicitação por parte do procurador."

    Isto para além do Luis Filipe Vieira ter sido apanhado por estes dias a conversar amenamente com o Presidente da Liga Hermínio Loureiro num determinado Hotel...De Lisboa, penso eu de que!...

    ResponderEliminar
  16. Creio que escrevi qualquer coisa sobre isto, por aqui, há uns dias atrás...

    «Inscrições na UEFA até meio de Junho
    A.R.
    De acordo com o regulamento da UEFA, a FPF (Federação Portuguesa de Futebol) deverá indicar-lhe, para efeitos de inscrição nas competições europeias, até meados de Junho próximo, as equipas portuguesas que vão participar na Liga dos Campeões e na Taça UEFA, mas, se houver atrasos, ninguém, por cá, sabe as possíveis consequências... Nem tão pouco se a UEFA aceitará, por razões excepcionais, alargar o prazo da nomeação das equipas.
    "No final de Maio enviamos a documentação para os clubes habilitados, ou seja já licenciados, os quais nos devolvem, para então, até 15 de Junho, mais dia menos dia, a fazermos chegar à UEFA", explicou Álvaro Albino, funcionário da FPF responsável pela área das competições europeias de clubes.
    E quando lhe indagamos se Portugal poderá ficar sem clubes na Liga dos Campeões e na Taça UEFA caso tardem as decisões em torno dos casos Meyong e Apito Final, não soube responder de forma esclarecedora, deixando entender que o regulamento é omisso quanto a essa questão.
    "Nunca, até agora, tivemos necessidade de fazer pedidos à UEFA para inscrever equipas para além da data regulamentada. Aliás, as entidades envolvidas, Liga e Federação,sabem que há prazos a cumprir, estão conscientes da situação e, portanto, acredito que os dois casos em aberto vão ser resolvidos em tempo oportuno. Por outro lado, até ao final o campeonato ainda poderá dar muitas voltas e os lugares europeus ficarem definidos. É evidente que podem surgir recursos, e aí tudo se complica, mas acredito que isso não vai suceder...".»

    -Chamem a Polícia, au, au, au...Chamem a Polícia!...

    ResponderEliminar
  17. Off topic:
    Grande Académica!!!

    Apenas um comentário

    http://www.record.pt/capa.asp?id=781250

    ResponderEliminar
  18. Off topic:

    Ainda vão culpar o nosso presidente de ter colocado lá o Domingos.....

    LoL

    ResponderEliminar
  19. O Chalana tinha razão.
    Não precisam da ajuda dos árbitros.
    Ainda bem.
    Tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus
    (cantem comigo)
    Não se pode esquecer de dizer
    Graças a Deus, graças a Deus
    (bis)
    melhor (tris)

    ResponderEliminar
  20. Relembro só, da estatística, porque não sou desse tempo (por pouco).
    Há 54 anos que a Académica não vencia na Luz, o que fez apenas uma vez.
    E a última vez que venceu o Benfica foi em Dezembro de 1973 (2-0) em Coimbra.
    Ora, em relação ao FC Porto, a Académica é o adversário que está há mais tempo sem ganhar aos dragões, de todas as equipas profissionais da actualidade.
    Curiosamente, a última vez que o fez foi nas Antas e aí por 1972 ou 73, em Coimbra foi até há mais tempo (71, salvo erro).
    Mas, como se sabe, a História não resiste ao tempo e há sempre uma próxima vez. Esperemos que para o FC Porto ainda demore muitos anos até novo triunfo academista.

    ResponderEliminar
  21. Fui ver as notícias às 0 horas (SICN e RTPN): nem Crime nem Crise.
    Alguma coisa sobre biocombustíveis (ou comestíveis, não percebi) e greves de professores (pudera, sempre a levar nas trombas...).
    Amanhã faz-se a manchete da aproximação do sportem na Imprensa do regime.

    p.s. - a propósito de Notícias: a RTP perdeu um microfone numa saída a terra estranha mas nem notícia nem queixa, nem crime, nem imagem, nada de nada. Comer e calar que o respeitinho é muito lindo. No Record até fazem pior...

    ResponderEliminar
  22. Zé Luís,

    ficaram sem microfone e também perderam a vergonha - se é que ela ainda existia.

    Quem não tiver acesso à internet está tramado, fica sem saber de nada. Venha o choque tecnológico!


    Abraço!

    ResponderEliminar
  23. Destaque do Belenenses na Liga portuguesa, com nove golos em 22 jogos, o atacante Weldon (na foto), cujos direitos pertencem ao Cruzeiro, pode ser negociado com o FC Porto na próxima temporada. O campeão português manifestou interesse oficial em adquiri-lo.
    Com os nove golos, Weldon é o quarto maior artilheiro da Liga, atrás de Lisandro López, do FC Porto, com 21; Cardozo, do Benfica, com 11; e Roland Linz, do Spoting Braga, com 10 golos.
    Weldon foi emprestado ao Belenenses em 24 de Agosto do ano passado por 200 mil euros, cerca de R$ 540 mil. O clube lisboeta tinha a preferência para contratá-lo em definitivo até 31 de Março por 550 mil euros e não exerceu. Com isso, o FC Porto entrou na briga para contratar o velocista.
    Desde que saiu do Cruzeiro, em 2006, Weldon também passou por Sochaux e Troyes, da França, e Sport de Recife.

    Fonte: www.superesportes.com.br

    via Jogo de Contraste

    ResponderEliminar
  24. Até Julho vão meter a lista de melhores marcadores na rota do Dragão...

    ResponderEliminar
  25. Grande Minguitos que lhes tirou mais um bocadinho da paciência.
    Sem espinhas e ainda falharam algumas, até acho que podia ter corrido melhor.

    Mas como diz e bem o Rui Moreira na sua crónica, é bom que a imprensa não faça muito alarido Zé Luís, e que encontrem desculpas, que tenha sido "só um dia mau", já que assim não se passa nada e continua a mediocridade com que parecem já estar habituados. Do outro lada da segunda circular perder já é perfeitamente normal, pelo bairro de benfica qq dia está exactamente igual. Nós portistas só temos de estar caladinhos e dizer aos benfiquistas: "epá, foi mesmo azar, que dia mau e além disso não se esqueçam que foram roubados durante o campeonato todo, o benfica até está a jogar bem, ao contrário do FCPorto que só ganha porque o PdC compra as vitórias no supermercado" :-)

    Já agora, foi impressão minha ou o Cardozo desistiu do jogo qd faltava aí uns 5 minutos para acabar?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Também fiquei com essa impressão Zirtaev. O Cardozo saiu de birra mas o Chalana disse que ele estava lesionado...

    ResponderEliminar
  27. Eh eh eh eh eh.
    Que barrigada de riso.
    Os galinaceos so nos dao alegrias. E nos sempre a zombar neles. Nao é justo.
    Vejam bem o analfabruto em que votaram para presidente, para que tivessem alguém a fazer as figuras tristes que nos divertem.
    Parabéns Domingos.
    Fim de semana santo atras de fim de semana santo.
    Mas foi isso mesmo, é so "mais" um dia mau. Continuem assim. Como teem andado nos ultimos 15 anos.
    Orelhas por muitos anos na agremiaçao galinacea!

    ResponderEliminar
  28. Eu sabia que tinha acontecido algo de estranho, eu sabia...Nos telejornais ninguém falava do Benfica, no andar de cima as galinholas de serviço estavam muito quietas e caladas...Eu estranhava, andava algo no ar e liguei para a SIC: nada!... Liguei para a RTP1: Liga dos Últimos!...Liguei para TVI: nada!... Sic Notícias tudo menos Futebol: única hipótese, Teletexto:...Benfica 0-Académica 3!...Eu sabia!...Eu sabia!...Eu sentia e suspeitava, só queria a confirmação!...F...Nem é tão difícil assim, basta o silêncio das Comunicações Sociais e está tudo dito!...Portugal de Corruptos!...Só nós é que não o somos...Nós no futuro, temos que comprar os árbitros, para eles nos não roubarem!...Chamem a Polícia!...Apanharam-me distraido a ver a Cláudia Cardinali na 2, ainda bonita aos sessenta e oito anos!...Chamem a Polícia, au...au...au!...

    ResponderEliminar
  29. O fim de semana não podia começar melhor. Grande Briosa! Se eu acreditasse em certas coisas até podia achar que a "praga " que há dias o Jorge Nuno Pinto da Costa lançou no RádioClube começa a materializar-se. Assim, acho que se trata de coincidência, mas bonita, sem dúvida, e a melhor bofetada que os arrogantes e arruaceiros lampiónicos, tipo vieiras, ruis cunhas (já viram a cara e o estilo intragável daquele tipo?) e chalanas podiam receber, depois de vomitarem asneiras atrás de asneiras.
    Agora, era giro que o Leixões também pregasse uma partida aos Calimeros.
    E nós, em Setúbal, temos que ganhar, hoje e terça.

    Afinal, somos o MELHOR clube português e em adeptos vamos em segundo, apesar do "boicote" da comunicação social aos nosso feitos anos a fio. Estamos ainda na dianteira no número total de espectadores nos estádios portugueses, sim à frente do clube dos "6milhões-da-treta", ah, já me esquecia, somos o CLUBE COM MAIS TÍTULOS NO FUTEBOL indígena, considerando todas as competições\escalões oficiais.

    A nível internacional é o que se sabe, temos mais troféus que todos os outros juntos. E durante a próxima década lá estaremos no pódio mais alto em títulos no escalão principal de Portugal.

    Afinal, se este TRI foi fantástico, o próximo TETRA espera por nós e o novo PENTA aguarda-nos, até porque, finalmente, pressinto que o HEXA (já duas vezes desviado) será também assegurado.

    Assim se vê o força do FÊCÊPÊ!!!!!

    ResponderEliminar
  30. Miguel, mas olha que o Weldon é mesmo bom. Eu gosto e acho que encaixava perfeitamente.
    Zirtaev, malandro, que Glorigozo!...
    meireles, é como dizes, por isso stay tune ou não ficas a saber de nada.

    ResponderEliminar
  31. Zé Luís,

    eu também aprecio o Weldon. No Restelo, estive grande parte do desafio a observar as movimentações dele e posso dizer que me impressionou pela positiva. Acho até que o preço - a ser 550 mil Eur - está acessivel. O problema é que temos demasiada gente para a frente de ataque. E ainda que sejam jogadores relativamente diferentes, devemos dar uma oportunidade ao Rentería. Depois, tens também um tunisino - craque - que dizem que o FCP está interessado...

    Pitbull, Adriano, Postiga, Edgar...muitos nomes para estarmos ainda a ir buscar mais um avançado que não será daqueles que entra de caras no 11...

    Não sei. Mas que o Weldon é bom avançado, garanto-te que no Restelo deu para entender que tem escola.

    ResponderEliminar