20 abril 2008

Um bom treino

FCPorto 2-0 Benfica
Lisandro 7' e 80'Equipa: Helton, Bosingwa, P. Emanuel, B. Alves, Fucile, P. Assunção, R. Meireles (Bolatti 81'), Lucho, Tarik (M. Gonzalez 63'), Lisandro e Quaresma (E. Farias 87')

50.199 espectadores

Já é tempo de perguntar em voz alta para toda a gente ouvir : ainda há algumas dúvidas? Alguém ainda tem dúvidas da diferença de qualidade da equipa do FCPorto para com todas as outras equipas do campeonato, que se vão entretendo, durante todo o ano, a lutar por objectivos menores?

Se, ainda, houvessem algumas dúvidas, provavelmente só existiriam em mentes deformadas e t
acanhas, elas terão sido dissipadas durante a noite de um autêntico recital de futebol que o FCPorto proporcionou a todos os que se deslocaram ao Estádio do Dragão, e também àqueles que televisionaram, assistindo a uma brilhante vitória frente aos seus maiores rivais.

Jesualdo Ferreira apresentou a equipa mais utilizada no campeonato, a única alteração relativa à última partida frente ao Vitória de Setúbal foi apenas a reentrada de Helton, proporcionando a esses jogadores um bom treino com vista à preparação da final da Taça de Portugal, a realizar em Maio próximo, no Estádio do Jamor, em Oeiras, apesar de não ser necessário recorrer a muitos esforços para levar de vencido o seu adversário.

Logo aos 7 minutos, e quando as equipas ainda se estavam a adaptar uma à outra, Lisandro Lopez inaugurava o marcador, com a sua, já reconhecida, classe, rematando de tal forma colocada que Quim nada poderia fazer.

A partir daí,
o ascendente da equipa portista começou a ser visível de forma mais clara, o FCPorto começava a impor mais velocidade e as oportunidades de golo a aparecer na baliza adversária.

Mas esse mesmo ascendente, não foi realizado de forma continua, aos poucos, a outra equipa, começaria a equi
librar as operações e a querer chegar mais de perto da baliza defendida por Helton, se bem que esse equilíbrio, só foi originado por erros de concentração da equipa portista porque, valha a verdade, não existiu uma única oportunidade clara para que a igualdade do jogo acontecesse. Houve apenas um esboçar de oportunidade, aos 19 minutos, mas teve origem em falhas, de vária ordem, da defesa portista, mas Helton conseguiu resolver, e não a uma jogada em condições da outra equipa.

O FCPorto controlava sempre a partida, mas dava iniciativa de jogo ao seu adversário, quando colocava o pé no acelerador a defesa benfiquista abria brechas por todo o lado e as oportunidades para ampliar a vantagem sucediam-se, com destaque para um falhanço clamoroso de Tarik.

Na 2ª parte, mais do mesmo, mas, desta vez, com o FCPorto a jogar de forma mais concentrada, mais vibrante, mais espectacular, não dando quaisquer hipóteses à equipa adversária de chegar com perigo à sua baliza .

Foi uma segunda parte, completamente dominadora da equipa portista, de
sentido único, onde colocou a outra equipa a correr sempre atrás de bola, havendo momentos da partida em que mais parecia um treino, uma verdadeira peladinha, com direito a meínhos e brincadeiras de calcanhar.

Apenas faltaram os alongamentos e também dar alguma oportunidade à equipa de coletes vermelhos testar a nossa defesa pelo chão, porque jogar pelo ar, com chutões e pontapés para a frente, eles lá sabem, mas até nisso a equipa portista esteve bem, principalmente Bruno Alves, que esteve imperial ganhando todas as bolas.

Mas, quando era necessário lutar para conquistar a pose de bola, a equipa portista também estava predisposta a isso, com destaque a uma recuperação de bola, fabulosa, de L
isandro Lopez, correndo do ataque até à sua defesa para recuperar uma bola com uma categoria tal, que os adeptos, que encheram o Estádio do Dragão, lhe dedicaram uma tremenda salva de palmas, como reconhecimento da sua enorme dedicação à camisola que veste. Uma jogada que apenas define o seu valor, a sua garra e a identificação com o clube que representa. Que me desculpem alguns, mas prefiro 5 Lisandros do que 10 Quaresmas.

O jogo ainda não iria terminar sem que Lisandro, quem mais, fizesse o seu segundo golo na partida, e cada vez mais se distanciar como o melhor marcador do campeonato.

No final da partida e quando Bruno Paixão deu por terminado este treino, e já quando muita gente se preparava para abandonar o Estádio, eis que o speaker surpreendeu, tudo e todos, ao colocar, bem alto na instalação sonora, a música dos, portuenses, Trabalhadores do Comércio, com o título "Chamem a policia". De facto, melhor final de festa não se poderia ter desejado.

Agora, na próxima semana, o FCPorto tem uma deslocação a Guimarães, para defrontar o Vitória local, um grande jogo em perspectiva já que irão se encontrar as duas melhores equipas do campeonato. Aplicar a mesma receita desta partida, para não perder o embalo e chegar à data da final da Taça de Portugal com este ritmo competitivo para conquistar a tão desejada, e merecida, dobradinha.

43 comentários:

  1. Banho de bola na segunda parte.
    Benfica encostado às cordas, sem sair a jogar sem ser aos fogachos, sem classe nem capacidade fisica para suster o poderio do Porto.

    O tal grande clube da agremiaçao galinacea que leva 50 adeptos ao Dragao. Humilhante.
    Clubezeco que se apresenta com uma equipa para perder por poucos, com um pseudo-director de futebol sem nivel, sem humildade nem respeito por quem lhe foi superior todo um campeonato. No final aquela cena com um jogador correctissimo como é o Paulo Assunçao, demonstra o que esta ave vale.

    Mais uma demonstraçao de superioridade com um Lisandro gigante, um Lucho e um Assunçao mandoes e um Quaresma a jogar pouco para a equipa.

    Espero que o Sporting nao escorregue mais e que o Porto jogue com os juniores e todos os menos utilizados em Guimaraes.

    ResponderEliminar
  2. Boa vitória do Porto! Ficou sempre a sensação de que se fosse necessário e carregássemos daríamos sempre um pouco mais na carola deles...Foi jogar -após o golo- q.b. na primeira parte e depois dominar em todos os aspectos na segunda...A grande oportunidade deles surge de uma simultaneidade de faltas, agarrão ao Pedro Emanuel e uma "mãosita marota" do Rui.Director.Costa...Nem assim!...Vá lá, o Paixão mandou -ainda que só aos 90 minutos- o Binya para o lugar que lhe compete: os balneários...Isto é Futebol não é Kik.Boxe...Grandes Lisandro -aquela recuperação foi o seu melhor apesar dos dois belos golos, um para o lado e o outro para o outro-, Bruno Alves -imperial na defesa- e Pedro Emanuel, Fucile -belíssimo jogo na ala-, Paulo Assunção, Lucho Gonzalez -o grande maestro-, Mariano, Tarik, Quaresma -esteve bem melhor hoje, em muitas fases do jogo, mais prático, mais objectivo...Raul Meireles um pouco em baixo -talvez por ter de sedesdobrar em acções de recuperação- e Bosingwa, demasiado e desnecessariamente individualista...Boa noite do Helton!...Bolatti, para segurar melhor ainda o jogo e Farias para dar um cheirinho do Quaresma à bancada...CHAMEM A POLÍCIA!...Au, Au, Au, Chamem a Polícia, que o Orelhas não quer pagar!...

    ResponderEliminar
  3. Jogo fácil para o Porto, saí do estádio com uma sensação de 'vazio'...

    3 pormenores deliciosos que para mim valeram mais um golo:

    1. A entrega da taça patrocionada pelo jornal 'A Bola' ao FCP exactamente no dia do jogo com o Benfica.

    2. O speaker ao informar uma substituição no Benfica referir-se ao mesmo como 'visitante'...

    3. A cereja em cima do bolo, a música "Chamem a polícia..." logo após o fim do jogo no altifalantes do estádio...chorei de tanto me rir...

    ResponderEliminar
  4. Gostei de ver o Nuno.Testosterona, Assis a correr...Ele tá cá com o braço inchado!...Deve ser da Pica...O Makukula parece ter cinquenta anos... e o Cardozo parecia perdido no meio de cinquenta mil, cento e noventa Portistas...Os outros nove espectadores estiveram escondidos nas casas de banho do Dolce.Vita até meio da primeira Parte...Estavam mesmo aflitinhos!...Amanhã só lá entro depois delas terem sido devidamente desinfectadas...Outra coisa interessante, foi perceber que o Autocarro do Benfica teve menos problemas em sair do Dragão, do que teve em sair do Seixal...Como é difícil ser Pelicano nos dias que correm...

    ResponderEliminar
  5. Meireles, agora só falta saber como ficará o autocarro dos benfas quando voltar a Lisboa. :)

    2 pontos que me fizeram jubilar:

    - Recuperação impecável do Lisandro, corre mais de meio-campo para recuperar uma bola.

    - Mariano a recuperar uma bola À Lisandro, cada vez melhor este rapaz e espero que fique no nosso clube para o ano. O homem apesar de não ter o talento do Quaresma, defende muito bem. :)


    O Quaresma dava para ver que queria marcar um golo de forma provocatória aos Benfas e se marcasse... meu deus, teria-se que chamar a policia por se considerar um insultos ás aves depenadas.

    ResponderEliminar
  6. Jogo a controlar na primeira parte, boa segunda parte, ficou a sensação de que se apretassemos mais, mais golos marcaríamos.
    Destaco Bruno Alves, Fucile, Lucho, Lisandro e um excelente Mariano.
    Concordo com o que foi analisado em cima, a recuperação de bola do Lisandro define-o. Super.
    O Chamem a Polícia foi divinal...

    ResponderEliminar
  7. ...Ou melhor, é melhor mas é chamarem a polícia quando o autocarro dos benfas voltarem à segunda circular, os seus próprios adeptos... meu deus, nem quero imaginar o que é ser um avestruz depenado. :D

    ResponderEliminar
  8. Vitória gostosa, limpinha e sem necessidade de chamarem a Policia.
    Foi pena que na 1ª parte , o nosso jogo tenha sido menos conseguido, em parte devido a algumas recriações do Quaresma e tambem sobranceria a mais dos restantes.
    Na 2ª parte foi banho de bola e onde todos estiveram muito bem!
    Lisandro é de longe o melhor jogador deste campeonato (Mais dois Golaços!!) e em 2º lugar fica o compatriota Lucho-FANTASTICOS, SOBERBOS!
    Bela festa, vieram os cabeçudos e ainda deu para nos divertimos com os golos do Leiria frente aos lagartos - Que tranquilidade!
    TRICAMPEOES OLÉ!!
    Cump.

    www.louroblog.blogspot.com (em desenvolvimento)

    ResponderEliminar
  9. ...mais um pormenor a acrescentar aos relatados pelo colega "invicta",

    no topo sul, na zona das bandeiras, a bandeira do clube dos visitantes ter sido "esquecida"....

    LOL

    ResponderEliminar
  10. Estou triste. Não exigia a goleada mas depois de ver este benfiquinha 2-0 sabe a pouco.

    ResponderEliminar
  11. Na TVI...

    pergunta a Cunha Leal:

    - o que pensa sobre a derrota de Sporting em Leiria?

    Resposta do serventuário do LFV - talvez queira dizer que o Benfica não é tão mau como alguns querem fazer parecer...

    Cunha Leal!

    E agora todos juntos!...




    LOL

    ResponderEliminar
  12. Para os mais distraídos eu escrevi Cunha Leal...

    ResponderEliminar
  13. Não tenho palavras para expressar a minha gratidão a este FCP, que só me dá felicidades!
    Hoje foi a primeira vez que vi um clássico. Já não sou virgem!
    Aos 10 minutos de jogo estava sem voz :D Como fiquei à beira da claque dos "visitantes", foi giro e passei um bom final de jogo a mostrar-lhes lenços e brancos! ;)

    ResponderEliminar
  14. Miguel Teixeira ia mesmo agora falar disso.

    Ligo a televisão na TVI e quem vejo a comentar o clássico: Coroado, Querido Manha e Cunha Leal (sim, esse mesmo, o da Liga, aqui, ao que parece, na condição de adepto benfiquista).

    Nem sei bem o que dizer disto.

    ResponderEliminar
  15. Mais um jogo, mais uma vitória.

    Não foi bem o que eu queria ver nesta deslocação sob chuva intensa (à ida e à volta na A1). Queria que os esmagássemos, mas chegou, e aqueles dois golos do Lisandro foram um grande prazer para os olhos.
    Só foi pena o "descanso" após um golo aos 7 minutos, mas a segunda-parte foi animada. Falharam-se alguns golos e pareceu-me ter havido um penalti não assinalado na área benfa.

    ResponderEliminar
  16. Este não era mais um jogo qualquer… Era um clássico Porto - Benfica a meio de uma batalha judicial liderada pelos Mouros contra o Porto e o seu presidente, e com o porto destacadíssimo na frente do campeonato. O Pinto da costa já tinha agitado a motivação dos portistas e dos jogadores com declarações sucessivas na últimas jornadas, e o seu objectivo era claro: trazer motivação para a equipa e em especial para este jogo.

    Desportivamente nada estava em jogo, mas no íntimo de todos os Portistas poucas coisas dão mais prazer do que ajudar a enterrar este Benfica liderado por alguém mais que um adversário… um inimigo. Os festejos do Pinto da Costa no segundo golo do Lisandro são bem prova da motivação e da vontade de vencer que o presidente tinha para esta partida.

    Deste jogo fica a excelente segunda parte realizada pelo Porto com momentos de muito bom futebol aos quais faltou apenas mais eficácia na concretização para conseguirem uma goleada. O Benfica levou de facto um “abafo” na segunda parte e o Porto jogou como quis e onde quis, não permitindo oportunidades de golo e remetendo o Benfica para o seu meio campo. Imagem deste Benfica foi o Nuno Gomes que sai na segunda parte sem ter desperdiçado uma única oportunidade e nem se notou que tivesse estado em jogo.

    Pena foi que a primeira parte não tivesse o mesmo nível. Ao contrário do que dizem os comentadores, o Porto mostrou os seu hábitos de gerir resultados logo a partir do 1º golo. Assim aconteceu nesta primeira parte e desde que o Jesualdo comanda a equipa. Apenas nas últimas jornadas se tem verificado uma vontade anormal de marcar e jogar para a bancada.

    Ninguém fica indiferente ao grande jogo que fez, e faz consecutivamente, Lisandro Lopes… é um avançado fantástico! Raçudo, voluntarioso, eficiente e humilde… Ele é o grande avançado que o Porto tentava encontrar desde o Jardel (com as devidas diferenças) e desta vez bisou num clássico com 2 excelentes golos de fora da área, o primeiro com o pé esquerdo e o segundo com o direito… Fica ainda para mas tarde recordar os enormes sprints que fez a recuperar bolas, especialmente quando veio roubar a bola ao Rodrigues no lugar onde devia estar o Fucile: defesa esquerdo. Reparo que ele executa com muita calma e quase sempre realiza a preparação para o remate como mandam as regras: domina para um dos lados, já preparando o remate, remata prontamente sem necessitar de um segundo toque na bola e remata sempre para o lado inverso ao qual fez a preparação do remate. Além dos remates saírem fortes, são sempre bem colocados e com uma movimentação prévia que desarma o guarda-redes…

    Não podemos ainda esquecer o grande jogo que fez o Lucho… é de facto um luxo! Tem um raio de acção enorme, tem tanta mobilidade que faz tudo parecer simples, sempre no sítio certo e com um toque de bola simples mas muito eficiente no passe e desmarcação. Foi neste jogo um 10 muito eficiente e conseguiu dar muita dinâmica ao ataque estando sempre como maestro das manobras da equipa. Parece que tem o comando da PS2 nas mãos!

    Para mim, além de alguma apatia e mau jogo realizado na primeira parte, o jogo só teve mais uma nota negativa: a constante atitude de brincadeira de Quaresma. Continua a ser um jogador exagerado e irresponsável no estilo de jogo, continua a querer marcar todos os livres e cantos, continua a ser ineficiente nos lances de bola parada, continua a não querer participar no jogo sem bola… alguém devia ter mão neste miúdo! E o Jesualdo até já o substituiu por algumas vezes, já o reprimiu durante os jogos e nunca resulta… no entanto, continua a conferir-lhe a tarefa de ficar como elemento mais avançado quando a equipa defende para depois ficar livre para o contra-ataque, parece-me pouco pedagógico. Não se sabe que pedagogia se realiza durante a semana mas colocá-lo de castigo a ver DVD’s do Lisandro podia ajudar! Mais a sério: os capitães de equipa e o presidente deviam de dar-lhe um puxão de orelhas, se eu mandasse ficava já de pré-estágio para o EURO, a ver se depois o Porto consegue despachá-lo. Tacticamente é um elemento prejudicial à equipa e inibe a equipa de experimentar outros esquemas tácticos, além do efeito nefasto que têm as suas perdas de bola, brincadeiras e da não participação nas tarefas defensivas.

    Nuno Silva @ www.remateabaliza.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Realmente a derrota do Sporting perante o Leiria por 4-1 só pode significar que o Leiria é melhor que o Sporting, logo se este ganhou ao Benfica por 5-3 quer dizer que aquele Leiria fica a milhas do Benfica!...Nós temos que concluir uma coisa, "eles" "tavam" todos borrados perante a perspectiva de levar uma goleada!...Mas nós somos bons rapazes, contrariamente ao que supunha o Santana Lopes!...Não queremos humilhar ninguém...Como me diverti ontem, Meu Deus obrigado!...E as palavras do "Chaladix" dirigidas aos adeptos Benfiquistas do Norte...Onde estavam eles?...No Mercado do Bolhão?...Grandes medrosos, melhor, grandes merdosos!...

    ResponderEliminar
  18. Um jogo à Porto: olés desde o 1º minuto, primeira estocada para ferir a sério, depois bandarilhar toda a 1ª parte, por fim o assalto para preparar o golpe fatal. Ferido, moribundo, sem reacção na 2ª parte, o animal sucumbiu não sem antes espernear (um expulso).
    A arena inchou de regozijo, aquilo foi arrancar orelha a orelha, mais umas bandarilhas - ai aquele toque em souplesse do Lucho, era um golo de bandeira! -, ferir o toucinho, arrancar o rabo.
    O matador Lisandro jogou para o espectáculo em detrimento do seu primeiro hat-trick, está satisfeito com o tricampeonato.
    Olés!

    p.s. 1 - o "clube visitante" foi várias vezes mencionado pelo speaker.
    p.s. 2 - Chamar a Polícia no final foi só uma deferência caseira para o bem-estar dos visitantes
    p.s. 3 - atrás de mim alguém agitou uma bandeira norte-americana, na bancada sul havia uma brasileira.
    p.s. 4 - não percebi se havia alguma do clube visitante, deve ter sido por falta de comparência.

    ResponderEliminar
  19. Foi realmente um bom treino Menphis, dando a ideia na primeira parte de que o FCPorto estava a encarar o jogo assim mesmo. Mas a segunda parte veio mostrar a todos o verdadeiro Porto e a sensação de vazio com que saí do estádio demonstra que apenas dois golos de diferença foi muito pouco para tamanha diferença de valores. E foi mesmo.

    Lisandro continua a ser o verdadeiro exemplo do que consideramos um jogador à Porto. Já bastaria a sua qualidade técnica e a sua eficácia na hora do remate para ser um herói, mas o Lisandro não é apenas isso, o Lisandro define-se, mais que pelos seus golos, por aquela correria a ir defender o flanco que estava aberto devido à falta de Fucile. Este é o Lisandro, a garra e força de vontade que faz toda a equipa ter o mesmo ímpeto, fazendo crer que qq jogador deve correr bem mais durante o jogo quando comparado com o que se vê do Licha .

    Quaresma bem precisava de aprender algo com ele, mas é um jogador diferente dirão alguns. Concordo e de tão diferente que é acho que esta equipa acaba por perder com a sua presença. Vê-se muitas a vezes a equipa sofrer por causa das coisas que ele faz de diferente, sendo que o único que não se preocupa é ele mesmo. Inumeras jogadas de ataque são perdidas pelo simples facto de a bola ir parara aos seus pés. Tenho esta ideia há muito tempo e cada vez mais ela é comprovada.


    Lisandro fez o seu 24º golo, colocando o benfica a 24 pontos de diferença. Lindo juntando aos pormenores que já aqui foram falados.

    É obra tamanha diferença pontual e quero mais, quero o recorde de sempre e o mais irónico de tudo isto é o medo com que estão, tanto benfiquistas, como sportinguistas, de o FCPorto ir fazer um frete ao Guimarães. É vê-los a puxar pelo FCPorto na próxima jornada, como se a vida dos seus clubes dependessem do FCPorto, principalmente as direcções desses clubes. E logo neste campeonato e nesta altura de processos disciplinares contra a melhor equipa portuguesa.

    Pinto da Costa chama-lhe-ia justiça divina.

    LOL, nem mais.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  20. Como o país acordou tão silencioso. Que maravilha !!! Nada de hinos nas rádios, os jogos nas televisões são mostrados a correr, acabaram-se as análises à jornada, os jornais hoje nos tejejornais da manhã são mostrados com vergonha, o país está tão calado. Aproveita-se e fala-se da crise do PSD, fala-se de outras coisas, agora futebol nada. Como é bonito viver assim num país tão tranquilo, tão triste. Ao menos, podem por o Chalana a falar, sempre tem mais graça do que ver os malucos do Riso.

    ResponderEliminar
  21. ah..e já acabou o Estoril Open que pena. E agora onde os jogadores e treinadores do outros clubes vão preparar as partidas da próxima semana ?

    ResponderEliminar
  22. menphis, mas a risada continua ao ouvir o expert Tadeia dizer que o Chalana fez mal em tirar o Maxi "porque estava a ser o melhor jogador do Benfica".
    LOL!
    Esta gente só nos faz rir.
    Ontem à noite, cheguei do jogo e no zapping à procura de imagens e comentários dos protagonistas só ouvi o Rui Santos em hora e picos sem falar do FC Porto e um palerma da RTP-N a dizer que não puderam fazer directos da conferência de Imprensa mas com todos os convivas a falarem só do Benfica.
    Perdoai-lhes, Deus, que não sabem o que fazem...

    ResponderEliminar
  23. E o Chalana a dizer que o futebol é fértil em surpresa por isso podemos chegar ao 2ª lugar ?

    ResponderEliminar
  24. E agora?????
    Perguntem lá ao e.t. Luisão se o FCPORTO ainda não é superior à lampionada.... perguntem lá!!!!!

    LOL que festival... aquilo foi uma vergonha... anda o pessoal a comprar bilhetes para ir ver um jogo de futebol e não vê nada... só jogou uma equipa!!!!!

    E NINGUÉM PÁRA...ESTA CHORADEIRAAAA... CHORA O RUI COSTA, CHORA O CHALANA E CHORA O VIEIRAAA!!!!!

    LOLOLOL

    ResponderEliminar
  25. Boas caros companheiros,

    nunca me lembro de termos precisado de jogar tão pouco para ganhar tão facilmente aos lampiões. Por um lado fiquei triste por ver que a equipa não quis humilhar o Benfas (sobretudo na 1ª parte) mas por outro deu-me gozo ver que mesmo sem pôr o pé no acelerador o Benfas não teve hipótese.

    Só quero salientar dois jogadores: o Lisandro pois de dia para dia demonstra com maior categoria que é um jogador extraordinário e que NÃO PODE SER VENDIDO POR PREÇO NENHUM! Se o Quaresma vale 40 milhões, o nosso Licha, pelos golos que marca, pela garra e dedicação demonstradas, vale pelo menos o dobro.

    Queria também destacar a entrada extremamente positiva do Mariano, claramente distante do Mariano da primeira parte do campeonato. Está um jogador muito mais confiante e está a jogar para ver se o compram. Vai ser um caso bicudo no final da época.

    Infelizmente, não ouvi a parte do "Chamem a Polícia". Foi pena, mas acho genial essa provocação!HAHAHAHAHA

    P.S. 23 e 24 pontos de avanço sobre os nossos rivais. É impressionante!

    Abraços

    ResponderEliminar
  26. - O que acontece a um jogador depois de marcar um golo, se despir a camisola e arrancar a bandeirola de canto?

    Toda a actualidade sobre futebol, comentada por 2 benfiquistas, 2 sportinguistas e 2 portistas num blog só:

    http://amesaredonda.blogspot.com/

    Também a actualidade futebolística é discutida no Águia de Ouro:

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    Visitem...

    ResponderEliminar
  27. Sinceramente não vibrei com esta vitória, porque já a aguardava...Penso que deveríamos ter marcado mais 1 ou 2 golos...Para mim, foi apenas mais uma vitória...De facto, pelo que vi na Tv, os únicos que levaram muito a sério este jogo foram os adeptos e Pinto da Costa que pela 1ª vez vi festejar um golo...

    ResponderEliminar
  28. Carissimos,

    Já vi que falaram dos principais acontecimentos da noite de gala no Dragão

    - Chamem a polícia !! Priceless
    - a recuperação de bola protagonizada pelo Lisandro, simplesmente magistral. vibrei como se fosse um golo !
    - o enorme ambiente no estádio

    e não menos fabuloso Chalana na conf. de imprensa
    "como esperam ser recebido?" (no regresso a Lisboa)
    Chalana: Bem. Pelo menos não fomos humilhados.

    FABULOSO !
    Chalana, pá ! um grande abraço para ti ! acho que o Chalana com esta resposta mostra ter percebido de que lado está a verdadeira mística :)


    só uma perguntinha:
    quem é pessoa ao lado do PdC a que ele se agarra no festejo do golo ?

    ResponderEliminar
  29. GRANDE PÚBLICO
    GRANDE AMBIENTE
    GRANDE SEGUNDA-PARTE
    GRANDE LISANDRO
    GRANDE SUPERIORIDADE
    RESULTADO ESCASSO
    E NO FIM CHAMEM A POLÍCIA.
    Pinto da Costa afirmou na apresentação da taça da europa de bilhar que Licha não sai por preço nenhum.É inegociável.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  30. Na próxima jornada, o FC Porto vai jogar a Guimarães e os benfiquistas e os sportinguistas vão torcer desesperadamente para que o FC Porto.... ganhe!!!

    Depois disto, só podemos concluir que o fim do mundo está próximo. Todo o equilíbrio do universo vai ser alterado. Os planetas vão inverter as suas rotas. Ao meio-dia será de noite e à meia-noite será de dia. A bicicleta vai passar a andar de porco. O sol vai passar a nascer a poente. A chuva vai passar a subir do chão para as nuvens. Os homens vão passar a comer pelo cu (bom, alguns sportinguistas e benfiquistas já fazem isso) e a cagar pela boca.
    Ou seja, vai ser tudo ao contrário.

    É o fim!!!

    Triste fim da humanidade.

    ResponderEliminar
  31. O nosso presidente abraçou-se ao secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, por sinal, grande portista.

    ResponderEliminar
  32. no jornal o jogo

    Pinto da Costa: “Existem jogadores que para nós são inegociáveis e Lisandro é um deles”

    Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, interrogado sobre a possibilidade do avançado argentino Lisandro Lopez ser negociado para outro clube no final da temporada, desfez todas as dúvidas ao declarar que o jogador é inegociável. “Não tenho de pensar em argumentos para manter um jogador que é nosso, que tem contrato e que está feliz por estar aqui. Essa não é uma preocupação minha e nem penso nisso. Não chegou nenhuma proposta e mesmo que chegue não será analisada. Existem jogadores que para nós são inegociáveis e Lisandro é um deles”, assegurou esta manhã Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  33. podem me dizer o que aconteceu entre o paulo assunçao e o rui costa?

    ResponderEliminar
  34. parece que o Rui Costa ficou chateado com o nosso baixinho... é que o Rui tinha-lhe pedido para não correr mas o gajo n1 lhe fez a vontade!!!!

    ResponderEliminar
  35. grande porto!!
    Agora só nos resta manter este ritmo e esta concentração, dscp vitória mas tb a ti teremos de vencer eheh só espero que isso não atrapalhe a espectacular caminhada deles em direcção à liga dos campeões, eles até merecem..

    A taça não nos pode fugir!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  36. Ca para mim o Rui Costa tentava sensibilizá-lo a não renovar contrato e a seguir para o slb. Não me surpreenderia q fosse esse o tema de conversa. Certo é q não ha maneira dele renovar... e o tempo passa. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  37. Não pude infelizmente ver o jogo aqui de Madrid,apenas ouvi o relato.
    Mas deu para ver que o Porto podería ter acelarado mais e humilhado o Benfica...Era isso que eu esperava e os jogadores deveríam querer isso depois de o presidente e adeptos desse clube tanto terem tentado colocar em causa os méritos das nossas conquistas.
    .
    Deu-me um gozo enorme ver o texto do Correio da Manhã...
    Todos os jornais falavam em que o Porto dominou como quis...Mas o JoaaoQuerido Manha na sua cronica demonstra bem a sua parcialidade...
    Parecia um benfiquista amuado a escrever sobre o jogo...Porque o Correi da Manhã nao muda para Jornal do Benfica?É que as cronica nao fala sequer do Porto.Fala apenas no Benfica,e no que falhou o benfica. E o Manha tem a coragem de escrever que afinal o Benfica cumpriu o objectivo.
    Que o objectivo apos duas derrotas humilhantes era perder com dignidade e que por isso o objectivo foi cumprido...
    Dizendo ainda que apesar do domínido do Porto a verdade é que o Porto so ganhou por 2 accções individuais do Lisandro...ehehe
    Aliás o título nem fala da vitória do Porto,fala apenas de Lisandro.
    E tem a lata ainda de começar o texto a dizer que a festa anual do Porto cumpriu-se que é receber o benfica...E demonstrou toda a sua raiva de quem saíu humilhado ao escrever que o Porto irá entra para a história por ter feito Olés sem nem sequer estar á frente do marcador tanta a importância que dão ao benfica...
    .

    Depois vê-se a diferença entre portistas e benfiquistas nos comentários.
    O professor Bitaites,numa toada de fair play elogia o Porto mas sem deixar de dar uma palavra ao Benfica e especialmente a Rui Costa como principe do futebol europeu.
    Já o vocalista dos Da Weasel demonstrou a azia que lhe ía na alma...eheh.A dizer que os portistas demonstraram ter um complexo de inferioridade pela forma como se comportaram nas bancadas e como encararam o jogo.
    .
    .
    Como é bom ver a azia dos outros...principalmente quando eles agora têm todos que torcer pelo Porto...
    .
    .

    .
    Abraços

    ResponderEliminar
  38. Só não compreendo é porque é que depois de uma vitória há pessoas que insistem em vir criticar o Quaresma...Já é uma fixação,ou então virou moda.
    Ele brincou demais?Mas isso era também o que os adeptos pediam.que se humilhasse o Benfica,e acho que o Quaresma o fez exactamente porque cada vez mais se sente portista e deu-lhe um gozo enorme poder ridicularizar os jogadores do benfica.E pelo que li não só ele fez isso.
    Agora parece-me é absurdo pedirem ao Quaresma que jogue como o Lisandro quando são jogadores com características totalmente distíntas.
    Devo lembrar que nao ha muito tempo o Lisandr era banco no Porto e era o Quaresma a grande figura da equipa levando-a ás costas em muitos jogos no ano passado e mesmo com Adrianse.
    Aliás não é de mais lembrar que Quaresma foi o melhor jogador da liga portuguesa nos últimos 2 anos...Os portistas infelizmente costumam ter memória muito curta.
    E também não é sério dizer que o Quaresma só joga para si quando ele é o rei das assistencias da liga portuguesa segundo o que sei,pelo menos seguramente que no Porto é o jogador com mais assitencias.Oque contraria claramente essa imagem de egoísmo que lhe querem colar...
    Pedir ao Quaresma que aprenda com o Lisandro é o mesmo que eu pedir ao Lisandro que veja os jogos do Cristiano Ronaldo e aprenda a fintar como ele.
    São jogadores de posições diferentes.Como avançado o Lisandro é muito melhor como é óbvio,mas como extremo puro encostado á linha o Quaresma é muito melhor e é dos melhores extremos do MUndo.
    Quando saia e o virem a brilhar num gigante da Europa já vão bater no peito com orgulho a dizer que ele jogou no Porto...Vai-se passar um pouco como se passou com Nani em Alvalade...Com a diferença que o Quaresma fez muito mais pelo Porto que o Nani fez pelo Sporting.
    Não vi-a em 2004 os portistas pedirem ao Deco que corresse tanto como o Derlei por exemplo...Ou ao Madjer que fechasse e defendesse como o Jaime Pacheco,ou ao Futre que jogasse mais para a equipa...
    .
    Quaresma não está a fazer uma época tao boa como as anteriores mas contina a ser um craque e dos melhores jogadores do Porto.A diferença é que este ano ele partilha mais esse estatuto com outros jogadores que também estão muito bem.
    Agora não entendo a necessidade de para se elogiar o Lisandro ter que se sacrificar o Quaresma...
    Gosto muito do Lisandro e de jogadores de raça,mas perdoe-me se cometo o crime de achar que o futebol sem jogadores diferentes como o Quaresma que vêm o futebol com a mente de um artista plástico e que faz da jogada mais pequena uma jogada especial e memorável, nao tem a mesma piada.
    Jogadores como o Quaresma transportam a bandeira do romantismo no futebol...Espero que jogadors como ele,Cristiano Ronaldo,Messi etc nunca a deixem caír...Adoro ta´ctica,vontade,raça,capacidade física mas futebol sem fintas,trivelas,toques de calcanhar e sem o toque do inesperado,da inspiração de um genio perde muita graça...
    Uma equipa com 11 Lisandros sería algo aborrecida,uma equipa com 11 Quaresmas sería totalmente inconsequente.Por isso é bom que existam jogadores como um e outro,e uma boa equipa é a que consegue conjugar espiritos livres como o Quaresma, jogadores com o cerebro de Lucho que e outros com a personalidade e a entrega de Lisandro Lopez.
    .
    abraços

    ResponderEliminar
  39. Sim senhor, grande partida, só não gostei dos «olés»... fazem-me calafrios... a equipa desleixa-se...
    Quanto ao resto: Chamem a Polícia, muito bem...

    E n OJOGO de hoje, na crónica à partida, o jornalista aplica uma frase genial:

    «Cardozo e Makukula foram lançados mas foram como âncoras lançadas a afogados...»

    Finalmente, tenho que dizer que estou chateado:
    Apostei que ganhavamos por 3 ou mais. Perdi e vou ter de pagar uma jantarada...
    Azar...

    ResponderEliminar
  40. EU que lá estive, adorei mais uma vez, reparei na bancada miseravel dos benfiquistas pelo espaço em branco. Achei com grande pinta o "Chamem a policia" no fim.

    Agora e como portista que sou espero que os rapazes não entrem muito fortes contra a minha terra o vitorinha de Guimarães.

    ResponderEliminar
  41. Caro Ricardo Costa... ou não me fiz perceber ou não quiseste perceber quando falei acerca do Quaresma.

    Ninguém pede a um atleta de futebol para aprender a jogar futebol como outro jogador. Isso não se aprende, são capacidades intrinsecas e apenas se podem melhorar com muito, mas muito trabalho...

    Agora, podes pedi ar num jogador de futebol para estar mais concentrado, para não ser inconsequente, para não "jogar sozinho", para não querer fintar sempre que aparece um jogador pela frente, para não querer rematar de longe 10 vezes durante cada partida, para não se fazer à falta sempre que leva um toque mesmo que pudesse continuar a jogada, para não fazer cara de amúo sempre que perde a bola e especialmente, que não fique parado quando todos os seus colegas de equipa estão a correr para recuperar a bola para menino perder na jogada seguinte.

    Prefiro falar sobre este tema numa altura calma do campeonato do que a meio de discussões acesas sobre as declarações do Quaresma e os assobios da bancada.

    Aliàs, as declarações do rapaz são mais uma demonstração da mesma "desinteligência" que demonstra em campo. Até agora só disse uma coisa certa (mas não sei se é verdadeira), quando disse sobre o treinador Jesualdo que "é o meu estilo de jogo e até agora ninguém me disse para não o fazer, por isso vou continuar a assumir o meu estilo de jogo".

    Nunca ninguém vai criticar o "puto" por falhar a trivela, por falhar o penalti na eliminatória da taça, ou falhar de cara-a-cara com o guarda-redes no prolongamento da eliminatória da champions... isso é futebol! O que não é futebol é que um jogador de um desporto de equipa não "trabalhe" para a equipa!

    A minha visão do futebol é condicionada por eu próprio ser um medíocre jogador! Como tal, não apresentando grande disponíbilidade de malabarismos ou atributos técnicos foco o meu desempenho em entrega, motivação, vontade e capacidade física; aquilo que considero pressupostos essenciais a quem queira praticar algum desporto de competição.

    Assim sendo não concebo que alguém se predisponha a jogar num desporto de equipa sem trabalhar para a equipa! E é exactamente isso que contesto alguns supostos craques de futebol. O exemplo que dei e que mais me preocupa é o Quaresma porque, como é óbvio, prejudica a minha/nossa equipa!

    Alguém que seja futebolista tem que ser um atleta e deve deixar no relvado todas as gotas de suor que houver para escorrer... é isso que fazem Lisandro, Lucho, Meireles, Paulo Assunção, Bosingwa... etc...

    Durante quase 2 temporadas assistimos o Lucho a jogar em esforço e sem capacidade física e nunca foi criticado. O Jesuldo foi criticado por optar pela sua manutenção em campo e na convocatória... mas ele deixou sempre em campo aquilo que podia, esforçou-se e sacrificou-se. Óbviamente que o seu desempenho não esteve ao nível desta época fruto da menor disponibilidade física, mas o empenho e a qualidade de toque de bola foram sempre evidentes. Outros jogadores não fazem isso!

    O Quaresma está a atravessar quase 2 temporadas de grande dificuldade. Está aparentemente bem físicamente mas demonstra um estilo de jogo inconsequente em especial porque os momentos de arte (que insiste em executar) não lhe saem com eficácia. Ora então que opte por um estilo de jogo não tão virtuoso e inventivo e mais objectivo, simples, batalhador e físico... só depende dele, e do que ele deseja para ele!
    A continuar assim, vai ser recordado como um jogador talentoso, tecnicista, malabarista... mas também brincalhão, irresponsável e inconsequente!

    Muito sinceramente, os jornais acenam e acenaram com milhões para uma possível venda do Quaresma, mas eu não acredito! Dificilmente vejo uma equipa do topo competitivo do futebol mundial a sustentar uma situação com o Quaresma a titular! É o jogador ideal apenas para uma equipa da segunda linha europeia, dos grandes campeonatos de Inglaterra ou Espanha, sem grandes aspirações a títulos nacionais ou internacionais. Só estas poderão dispor de uma avultada e dispensável quantía de euros sabendo que vão embelezar o espetáculo que produzem não tirando os respectivos dividendos competitivos.

    Como elemento de um grupo, acho que aperceber-se da preponderância do Lisandro e do Lucho na eficácia, mas também no brilho da equipa podería levá-lo a pensar-se menos vedeta, mais humilde e trabalhador. No entanto, face ao que conhecemos da sua personalidade e comportamento prévio prevejo que nada o faça mudar a atitude face às suas opções de jogo e o comportamento em campo. Infelizmente! Tantos jogadores gostariam de ter aptidões e desenvolvido uma capacidade técnica como a dele e estariam dispostos a trabalhar e empenhar-se.

    Atenção! Nada disto inibe que considere o Quaresma um dos jogadores mais espetaculares, talentosos e carismáticos... no fundo, um génio...

    Lembram-se de o Pinto da Costa falar que se alguém apresentasse uma proposta de 39.999.999€ ele colocava o euro em falta! Se faltasse mais eu também contribuía!

    Acho que este ano é o último do Quaresma no Porto! Talvez mais algum jogador Europeu possa sair após a montra do EURO, mas presumo que seja muito dificil segurar os sul americanos até ao Campeonato do Mundo de 2010 ou Copa América 2011, pode ser esse o objectivo da recentes renovações. Pode suceder até que já esteja vendido e ainda não se saiba oficialmente à semelhança do que terá acontecido com o Deco e Maniche, em que na altura o Porto renovou o contrato do jogador subindo substancialmente o salário e com a venda já acordada (é o que consta!).

    ResponderEliminar