23 abril 2008

The Dark Side of the Force 1/2

Em Portugal o futebol é um filme com final infeliz. O realizador e os produtores não têm controlo sobre o guião. Um dos actores tem talento a mais e desata a improvisar a torto e a direito. Este actor tem grande saída lá fora e tornando-se por esse facto mais rico e realizado, não tem quem o possa parar pelas vias legais. Continua portanto a actuar ao mais alto nível, para gáudio de todos, ainda que a maioria disfarce que o não goste de ver. Um dos últimos episódios da saga foi mesmo o mais visto da época, um tal de Porto-Schalke, com quase 2 milhões de telespectadores.

A saga chama-se Star Wars e o Porto representa o Dark Side of the Force, liderado por Dart Vader, qual Pinto da Costa e a sua legião de mercenários de espada em riste a marchar sobre a galáxia de Lisboa onde Luke Sky Walker, qual Orelhas, defende a honra do convento ajudado pelos heróis da batata, os Manhosos da Lua Mentirosa, os Andróides da Luz e os Kalimeros da Alvalaxia.

Os adeptos dos Bonzinhos de Lisboa, os Desacompanhados, vivem constantemente tristes. A choradeira no final dos filmes repete-se e tem repercussões em publico. A saga continua e não param de a ver embora fiquem agora mais recolhidos em sua casa. O anfiteatro da agremiação do planeta galinha perdeu muitos habitués que agora deixam a nave estacionada e seguem pela televisão as vitórias dos Mauzões.

Entre os Bonzinhos os que mais se destacam são os Manhosos. Uma raça que prolifera na 2a circular da Lua Mentirosa. Há anos que tentam através da calunia e da "propagação" de rumores, denegrir os grandes feitos dos Mauzões do Norte e o seu líder Dart Vader. Enaltecem o que não presta, constantemente, sem olhar a meios para agradar a quem lhes paga: os Bonzinhos de Lisboa. Uma raça acabrunhada que vive de êxitos passados, êxitos que nunca viu, êxitos alcançados quando eram suportados por um regime ditador. São agora chefiados pelos Iluminados.

Esta população está sedenta de finais felizes na saga do povo, o Star Wars da Lusitânia.

Dizem eles que são “grandes”, os Bonzinhos.

E o que é ser grande na Galáxia das galinhas:

Esta "coisa" de "grande", tem pelos vistos, um sentido muito lato. Para estes senhores descomunicadores sociais, ser-se grande é ter muita gente para ver aquilo que é respeitante à sua cor.

Ser-se grande é vender muitos kits, e ter um "share" falseado (o jogo com mais "share" da época foi o Porto-Schalke), ter-se o maior estádio (nem esteja sempre às moscas), ser-se campeão uma vez nos últimos 14 anos (no campeonato mais vergonhoso de sempre desde o fim da ditadura) e claro, ter figuras emblemáticas e bem falantes como Luís Filipe Vieira ou o famigerado Barbas.

Ser-se grande é ter um jogador que faz 36 anos. O universo Rui. Depois de muito procurar, não encontrei nenhuma capa totalmente dedicada a nenhum aniversário de um jogador portista. Nem daquele que tem mais títulos na historia do futebol.

Ser-se grande é estar em quarto lugar a 24 pontos do primeiro, jogar com equipas que lutam pela manutenção e ter "Génios à solta", ou ainda mais ridículo andar num estado de alma em que "é só rir".

Os mercenários do Dark Side claro, representados num cantinho à esquerda ou em baixo. Onde houver espaço, que os camarotes vão cheios. Mas não vão cheios de grande coisa.

Ser-se grande é ter Bombardeiro, ter livros autografados por rameiras e águias drogadas a esvoaçar relvados mal tratados para parolo ver.

Ser-se grande é tentar agredir ex-treinadores no túnel de acesso aos balneários, depois de levar um baile de bola.

Ser-se grande é tentar agredir árbitros no túnel de acesso aos balneários no Bessa. Esquecendo-se de que a mão de Nélson (na área), é 20 vezes mais escandalosa que a do jogador do Paços de Ferreira numa das jornadas anteriores.

(continua)

Soren

Nota: Este é o primeiro de dois textos escritos pelo nosso habitual visitante Soren, exclusivamente para o Portistas de Bancada. Quero publicamente agradecer-lhe o seu excelente contributo para com o blog, servindo também de exemplo para outros Portistas de Bancada que queiram participar na construção do blog. Amanhã continua a saga.

16 comentários:

  1. Soren, fiquei a ver estrelas.
    Tenho a trilogia de Star Wars em dvd, as 10 finais internacionais do FC Porto também, mas falta-me algo de literatura. Boa malha.

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa, se este meu comentário não tiver razão se ser neste espaço.
    Na semana passada quer eu, quer outros Portistas, ficamos muito furiosos com o Dr. RUI MOREIRA, por ele não defender o nosso Clube como achávamos que devia de ser.
    Nas ontem no programa trio de ataque, acho que o Dr. esteve muitíssimo bem, conseguiu calar o Daniel o Papagaio, e o subsidio-dependente,.
    Parabéns Dr. R.,M., o Sr. Esta semana esta no meu Topo.
    Muito Obrigado e desculpe-me.

    ResponderEliminar
  3. VICIAÇÃO DE RESULTADOS?

    Benfica-Marítimo
    Makukula, à revelia das indicações da equipa, “decide” marcar uma grande penalidade contra o Benfica.
    Resultado: falhou

    Consequência: meia dúzia de semanas depois assina pelo Benfica

    Boavista-Benfica
    Jorge Ribeiro, “decide” marcar uma grande penalidade contrao Benfica.
    Resultado: falhou

    Consequência: meia dúzia de dias depois assina pelo Benfica


    Benfica-Belenenses
    Rúben Amorim do Belenenses, é contratado pelo Benfica dias antes de um jogo decisivo para os encarnados.

    Não serão estes casos uma clara e inequívoca viciação dos resultados ou serão apenas mera coincidência????

    ResponderEliminar
  4. FC Porto e Star Wars? Acho que sou uma pessoa AINDA mais feliz ;)
    Soren, estás de parabéns.

    Em relação ao programa de ontem gostei muito da prestação do Sr. Rui Moreira. Espero que os estúdios da RTPN tenham portas suficientemente grandes, pois o cineasta saiu de lá com uma grande "cachola"... e caladinho...

    Em relação à viciação de resultados, penso que não há muito a dizer. O AdeptoAzuleBranco coloca factos.
    Mas a especulação não para de aumentar. Será adulterar a verdade desportiva se o FC Porto jogar com uma equipa "B" contra o Vitória? Será isso uma "viciação de resultados"? Será que este domingo que passou, se o FC Porto jogasse com o "pedal a fundo", o resultado seria outro? Não entendo esta gente: primeiro ficaram felizes pelo simples facto de no domingo a equipa do FC Porto encarar um clássico como se de uma peladinha se tratasse, agora querem uma equipa na máxima força e concentração total para jogar contra o 2º classificado...
    Na minha opinião, qualquer que seja a equipa titular que o Prof. Jesualdo apresente em Guimarães, os jogadores vão ter de correr e esforçar-se MUITO mais do que no jogo contra o 4º classificado da liga.

    Saudações portistas e obrigado FC Porto por tanta alegria que nos dás.

    p.s. Ironia: no último fim de semana o FC Porto tinha todo o Portugal a puxar por ele, no próximo vamos ter Marrocos à espera que o FC Porto cumpra o seu dever de ganhar... Realmente parece que está tudo doido...

    ResponderEliminar
  5. E a saga continua... :-)

    Todas as quartas, o nosso blog coloca um vídeo do FCP para recordar… passa por lá para recordar… http://basculacao.blogspot.com/

    Esta semana é dedicado a Emil Kostadinov…

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  6. Muito bom! Espero ansioso, pela segunda-parte.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. portistas, votem no licha na votaçao para melhor jogador do campeonato do site da liga de clubes. os gajos de guimaraes votaram em força e o geromel esta à frente como melhor jogador. vao a este site, votem e passem a palavra.

    http://www.lpfp.pt/bwin_Liga/Pages/MVP.aspx

    ResponderEliminar
  8. Muito bom...
    Não apenas 5 estrêlas, mas milhares delas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Quero agradecer as vossas palavras de incentivo.
    Contra tudo o que teem feito para denegrir a imagem de quem tem qualidade, temos de continuar a responder invocando o talento, a seriedade e a capacidade de trabalho e sacrificio que quem representa as cores do FCPorto.
    E temos que apontar os telhados de vidro que essa gente invejosa tem.

    Creio que a nossa (de todos os portistas) opiniao, se bem divulgada, pode mudar e muito a forma de se fazer jornalismo desportivo em Portugal.
    O jornalismo desportivo esta de rastos. E o mais impressionante é que, mesmo sendo tratados abaixo de cao pelos que lhe pagam e constatando a mediocridade de pessoas como Vieira e Soares Franco, os descomunicadores continuam a suporta-los. Com o facciosimo habitual, mentem e omitem, descaradamente. Sempre contra o FCPorto.

    A azia que nao deve ir naqueles corpos...
    Pelos vistos o Manchester quer mais um jogador do Sporting. Querem uns 6 ou 7 por época. Aquilo é que é querer.

    ResponderEliminar
  10. Excelente, Soren!

    Espero pela 2ª parte para desenvolver o meu comentário.


    Abraço!

    A Tasca do Teixeira ®

    ResponderEliminar
  11. Uma nota para a superior exibição do Rui Moreira, ontem, no Trio de Ataque. Perante a constante castração do Carlos Daniel, será quase impossivel fazer melhor sem levantar as cadeiras.

    O APV nem com Lisandros no topo lá vai. Há que aproveitar a rúbrica para contornar o conservadorismo do moderador.

    A Tasca do Teixeira ®

    ResponderEliminar
  12. Não sou grande apreciador das séries de ficção científica -a minha filhota sim é uma apaixonada tremenda desse tipo de filmes e séries- no entanto estive há talvez uns dois anos, na Exponor a visitar uma exposição de maquetas e elementos criativos componentes dessa Tríade ficcional e gostei imenso de algumas das figuras criadas -muitas delas de uma ternura comovente- e especialmente de muitas das maquetas - de construções com carácter mais arquitectónico ou das naves- que achei extraordinárias...Se pudesse trazia muitas delas comigo!...Agora os filmes, não vi nem tenciono ver, não me entusiasmam absolutamente nada, sou muito terra a terra...Para o céu, só olhando o seu belo AZUL, as nuvens BRANCAS, as ESTRELAS DOURADAS -o SOL- ou algum AVIÃO de modelo mais interessante!...Quando miúdo gostava imenso dos aviões de Guerra -conhecia-os quase todos- e posteriormente construi muitas maquetas desses Modelos, que francamente agora nem sei onde estarão!...Mas acho bonita a associação, especialmente se o fim da novela fôr como eu espero...

    A talhe de foice, sobre a acareação no Tribunal de Gondomar entre JNPC e CS transcrevo algo que recolhi no "Público", um comentário com piada:

    «Também acredito que vai ser excepcionalmente romântica esta acareação...Eu até acho que o Juiz que propôs este "frente a frente" está muito mais interessado em perceber se ainda existem resquícios de alguma paixão nos espíritos em confronto, do que no resto...Seria giro se tudo terminasse sobre uma das muitas secretárias -peças de mobiliário- do próprio Tribunal...Pinto da Costa denodadamente e com o seu "empenho" habitual, lançado sobre a dona Carolina...Estou mesmo a imaginar a cena de ciúmes vinda da assistência, especialmente da Leonor Pinhão: -Então que é isto sua desavergonhada, não foi nada disso que combinámos quando vínhamos para cá!...»

    ResponderEliminar
  13. «Casa do FC Porto em Guimarães forçada à "clandestinidade"
    ANTÓNIO SOARES
    Ser sócio de outro clube em Guimarães, que não do Vitória, continua a não ser visto com bons olhos na Cidade Berço. Esta situação faz com que a casa do FC Porto na cidade seja quase clandestina. Desde a sua criação, o local já foi atacado com um "cocktail molotov", apedrejado várias vezes, e ninguém se atreve a colocar algo que a distinga no exterior, como um emblema ou uma bandeira do clube para não provocar mais ataques. Aquando da sua fundação, em Novembro de 2006, chegou a circular na cidade e na Internet um apelo para uma manifestação de adeptos do Vitória contra as instalações daquela sede portista, numa cidade onde nenhum outro clube tem núcleo - o do Sporting acabou por se extinguir há poucos meses. Não admira portanto que ninguém queira levantar ondas, para não voltar a acicatar ânimos, ou sofrer na pele por causa da paixão clubística. A casa acabou por ficar por inaugurar, por questões de segurança, mas a cerimónia continua sem data marcada. Este cenário torna difícil à casa do FC Porto em Guimarães desenvolver as suas actividades de forma normal. Discretamente, portanto, muito discretamente, quase na sombra, os portistas vão-se juntando ao fim-de-semana para seguir o clube do coração na televisão e conviver com os seguidores das mesmas cores em jeito de reunião clandestina. Festejos? Aqui nem se coloca o caso de os portistas de Guimarães se terem habituado a ganhar, porque os festejos, mais ou menos discretos, não são muito aconselháveis.»

    «Ameaças não nos fazem mudar
    António Soares deixou a presidência da casa do FC Porto, em Guimarães, no passado mês de Outubro. Confessa que viveu situações difíceis por dar a cara pela liderança da casa, foi insultado, ameaçado e sofreu danos patrimoniais, quando a sua casa foi apedrejada. Na escola, onde lecciona, António Soares acabou por se ver confrontado com adeptos do Vitória mais radicais, mas manteve-se fiel. "Está provado cientificamente que as pessoas mudam tudo nas suas vidas, menos de clube e não é com ameaças que nos vão fazer mudar", declarou.»

    Era sobre este tipo de situações, que eu queria no Post anterior vincar a minha posição sobre a pouco ou nenhuma simpatia que me merece qualquer possível passagem do Vit. de Guimarães à Champions...Realmente a gente de Guimarães é bem pior do que a do Porto no que toca a tolerância...Talvez resquícios da Mumadona...O que me faz estar um pouco mais assintomático em relação a esse assunto nos dias que correm é que é difícil gerir no meu espírito, o que me será menos desagradável: Guimarães ou Benfica? Venha o Diabo e que os leve!...

    ResponderEliminar
  14. Suspeitas
    JORGE MAIA

    Ainda antes de Quim ter conseguido segurar o remate denunciado e amorfo de Jorge Ribeiro, já achava um disparate que o escolhido para cobrar a grande penalidade cometida por Edcarlos sobre Mateus no último Boavista-Benfica fosse o mesmo lateral-esquerdo axadrezado que tinha passado a semana anterior a confessar-se profundamente lisonjeado com o interesse dos encarnados na sua contratação. Mesmo que o remate não tivesse sido denunciado e amorfo como foi, mesmo que tivesse sido um bom remate, colocado e potente, havia sempre a hipótese de Quim conseguir segurá-lo, deixando Jorge Ribeiro com o ónus de ter falhado frente à sua futura equipa. Alguém devia ter tido o bom senso de proteger Jorge Ribeiro já que o jogador não foi capaz de se proteger de si próprio. Agora que se sabe que assinou pelos encarnados na semana a seguir ao jogo, é quase impossível não recordar que o remate foi mesmo denunciado e amorfo e que a defesa de Quim foi tão previsível como a confirmação da notícia da contratação do lateral pelo Benfica. É claro que ninguém de boa-fé quer acreditar que Jorge Ribeiro falhou de propósito e é até duvidoso que uma tal atitude fosse vista com bons olhos pelo futuro empregador. Ainda assim, teria sido muito mais sensato que o jogador se tivesse recusado a cobrar a grande penalidade. Se o tivesse feito, teria garantido, entre outras coisas mais importantes, que estas linhas não existissem.

    Grandeza

    "O FC Porto não é grande, é gigante"

    Helton

    guarda-redes do FC Porto

    ResponderEliminar
  15. Por falar em aniversarios....
    Em vesperas do jogo Lazio Porto, a capa do Rascord era a mulher do simaozinho que fazia anos.....essa jamais me esquecerei, como diria o outro. Escrevi para o editor a reclamar e a resposta foi `o criterios de escolha da 1a pagina sao da respnsabilidade do editor e nao dos leitores`.....

    ResponderEliminar