13 maio 2008

“Ver” para além de “olhar” o que não Liga num país de paródia

Dias passados, e a possibilidade de recursos também se esgotou ontem, sobre as decisões da CD da Liga que castigaram os óbvios clubes sob suspeita, ainda não percebi se a justiça de índole popular ficou satisfeita ou encravada no entendimento da coisa jurídica que um palhaço do sistema político-mediático (li algures sobre Fernando Seara) classificou de “peça” fundamentada ou preciosa.

A bem do país de paródia em que alegremente se transformou Portugal, entre a mentira, prevalecente, socialista e o recorrente desvario liberal que, na confusão partidária, quer recentrar-se na social-democracia (o PSD está como o Benfica, sem rumo ou vitórias à vista); e numa altura em que se antecipam cenários mais negros a admitir pelo só cretino incapaz de esconder a miséria na Imprensa oficial e com o fair-play de reconhecer ser o seu Governo digno de censura, a “estratégia” de Pinto da Costa/FC Porto-SAD menos esclareceu, a começar pelos seus adeptos, é verdade para furar a cortina de fumo.

“Instituições funcionam”
Esse resultado ver-se-á mais tarde. Parece um jogo promissor, contudo. Para já, o Apito Final quis mostrar ao Portugal bacoco que “as instituições funcionam”, tal como a Justiça tem mão em Leonor Cipriano mas não no casal McCann, em Carlos Silvino “Bibi” mas que transforma a “Operação Furacão” numa tempestade de copo de água. Hossanas, por isso, à Liga, que conseguiu não tocar no processo original do Gondomar dada a preferência pela visibilidade que o FC Porto e Boavista garantem, com as devidas proporções. O baixote presidente da Liga, maltrapilho no vestir como um palhaço sem cor(es), em vez de se preocupar com os salários em atraso ou quando eles são pagos em dia cirúrgico (e na Roubalheira subitamente convertida a extracção mineira na gestão Amadora para moralizar soldadinhos de chumbo para Guimarães), quis cumprir um prazo, tal como o director da ASAE quer melhorar estatísticas…

Pobre Hermínio a vangloriar-se da conclusão do Apito Final sem tocar no fulcro do caso do Gondomar como se comandado à distância de um hotel em Lisboa, também este Loureiro submete-se à Liga dura de quem impõe a participação na Taça da Cerveja (Benfica há um ano) “se não houver resultados” no processo.

O Processo
Se o “processo” não se tornou farsa kafkiana foi por a luminária que é apenas assistente na Faculdade de Direito de Coimbra – incapaz de comunicar a sua filiação clubística, como a Manuela Ferreira Leite se escusou a dizer em quem votou numas legislativas a que o seu partido concorreu! – não ter tido a oportunidade de fazer umas leis como o próprio gostaria. Algo que no antigo Kampuchea, no actual Laos esquecido, no afamado Zimbabwe de Mugabe seria apropriado. Fosse por ele, e o Porto desceria de divisão, como querem fazer ao infeliz Boavista. Tragicomédia. Sem vergonha. Kim il-Sung não faria melhor nem suscitaria tamanho aparato circense.

É que os adeptos rivais do FC Porto, há anos a ulularem uma antecipada descida de divisão, fora a perda de títulos ganhos no campo com prejuízo de “colocar homens na Liga”, agora desesperam pelos meros 6 pontos retirados ao FC Porto. Até o Meyong valeu tão pouco… É que, assim, nem aquece nem arrefece, como nem lhes dá para pensar que, do mal anunciado, ficam com uma decisão ridícula até no contexto do actual campeonato.

O aparato mediático da apresentação do advogado da Liga já foi glosado e comentado. A apelidada decisão “corajosa”, na Imprensa do regime que cedo reclamou sangue, tem o valor restrito a uma acção disciplinar, não criminal, onde uma comissão sem poder investigador tirou conclusões e fez induções que magistrados não ousaram face ao Boavista, arquivando casos de alegada coacção sobre árbitros – cujos erros voltaram, afinal, a passar impunes, como a infame tarefa de Elmano Santos no Benfica-Boavista (3-2) em que expulsou sem razão dois boavisteiros…

Pé além do chinelo
Como noutro regime abusador e contrário ao Direito, a sentença de 1ª instância nem teve em conta testemunhos e testemunhas. Só indícios, suposições e ideias vagas. Foi um pé além do chinelo. Mas, como alguém agora disse, estamos numa fase de não-pensar, apenas de acumular dados. Neste âmbito, a Imprensa do regime nunca “pensou”, jamais questionou o poder, na Liga ou do Ministério Público, e aceita sem demais a sentença dada. Nada perturbou, não houve um toque de consciência sobre a coisa enviesada em preparação no corredor do poder. Mais: acham ter havido “coragem” onde subsiste o arbítrio, logo numa comissão disciplinar tão descredibilizada que já foi alvo de denúncias por todos os quadrantes como os sumaríssimos a Derlei (pelo Benfica antes, pelo Sporting agora) demonstraram recentemente. Por alguma razão a Justiça desportiva é comparada à Justiça civil como uma banda militar a uma orquestra…

Com indicadores aterradores, da economia à iliteracia, qual desemprego, qual aumento do petróleo, qual funcionamento da Educação, Saúde e Justiça (que pândega na PJ manietada pelo poder político)? Comparado com o futebol para a populaça, ainda capaz de dar maioria absoluta na última sondagem que ouvi, o estado de paródia e desgoverno do país está posto em sossego se o clube dominador é punido com meros seis pontos (ainda há incrédulos a suspirar pela justiça italiana como se a conhecessem…). E dão mais destaque a isso, os adeptos rivais, porque não têm outra forma de destronar o FC Porto. Com pena muito grave e severa, o Boavista até passou para segundo plano, num processo de desagregação nascido da megalomania de um estádio refeito a expensas próprias com a falsa garantia dos milhões da Champions – isso é que afundou o Boavista, o adeus à Europa em 2003 e o desespero de não poder retornar nos anos de todas as pressões sobre os árbitros (2004) a que reportam as sanções ora conhecidas.

Maio dos mitos e Bento II
No país a perder o estigma do fado, com o futebol a prometer uma “nova era” mas cuja regeneração não deverá fugir a mais domínio portista, sobra o mês de Maio e a romaria a Fátima, origem de muitos milagres que nem a Igreja reconhece e deixa menos uns santos fora da congregação dos mitos.

Lisboa, que pontual e devotadamente se vira para algum lado fora do Vale do Tejo favorecido, acaba de festejar dois mijos, perdão mitos: Rui Costa que foi campeão uma vez e venceu uma Taça de Portugal pelo Benfica, a comover a multidão distraída da pavorosa classificação; e, depois de Otto (Rehhagel) II no Werder Bremen na classe dos imperadores teutónicos, temos um Bento II, anacrónico na dinastia papal, o novo paradigma do técnico português capaz de um tri pouco desejado mas ainda assim celebrado em Alvalade (uma vez mais por encher…)

Trocos de milhões
Aos -6 pontos do FC Porto contrapõe-se os +20 milhões por Bosingwa. Outro “título” que o FC Porto confirma a bem da sua gestão mais saudável. Enquanto alguns festejam vitórias de Pirro, as contas que contam ainda passam com a fanfarra azul-branca.

p.s. - Afinal, ao próprio denuncante do alegado "sistema", Dias da Cunha, que identificara Pinto da Costa e Valentim Loureiro como os "rostos do sistema", terá feito bem afastar-se do futebol do qual, em 2005, saiu "violentado" por pressão de vários sectores leoninos num clube peculiar que faz esperas aos seus dirigentes nas escadarias de Alvalade, como fez com ele e já com o sucessor a quem o mesmo Dias da Cunha apelidou de "traidor".
Ora, Dias da Cunha apresentou-se no "Pós&Pós" aparentemente (com ele tudo podem ser aparências) de boa saúde, pelo menos melhor do que se lhe reconhecia há uns anos. E saiu-se com esta:
"Recuso que Boavista e FC Porto sejam bodes expiatórios".
Afinal, o "sistema" é outro. Vocês sabem do que estamos a falar... O Aborto Final foi (mais) um exemplo.

87 comentários:

  1. sobre a decisão de não recorrer, desta palhaçada, apenas me contento se para a proxima epoca a vantagem for de 26 pontos sobre o segudo... basta não perdemos com o Nacional...

    ResponderEliminar
  2. Caro blogger,

    Penso que o post revela algumas das maiores verdades de sempre sobre o futebol portuense e nacional:

    http://norteamos.blogspot.com/2008/05/alienao-desportiva-no-norteia.html

    Cumprimentos
    José Silva

    ResponderEliminar
  3. BANCADA SUPER BOCK NO DRAGÃO

    Para aqueles, INVEJOSOS, que falam, falam, falam e não fazem nada com seriedade, competência e mérito, aqui fica mais uma bofetada.

    Pena (deles) que o desprestígio (deles) não se aplique ao FCPORTO como tanto apregoam e desejam.

    Que continuem a conspirar, toldados pelo ódio pífio das suas mentes lerdas e apoiados na corrupção centralista do poder "podre" e "desavergonhado", que o FCPORTO continuará a VENCER e a inspirar gerações que se orgulham no símbolo do DRAGÂO e querem singrar.

    Aqui vai uma peça tirada da net há minutos:

    "Pinto da Costa enaltece ligação «sólida e dirigida para o futuro»
    O FC Porto e a Unicer assinaram, esta terça-feira, o contrato que prolonga o vínculo entre as duas instituições até 2012. Pinto da Costa congratulou-se com uma ligação que considera «sólida e dirigida para o futuro».

    O líder dos azuis e brancos classificou a aposta da Unicer no apoio à formação do clube como uma «prova de confiança» e um indicador claro de que «acredita no futuro do FC Porto».

    Já António Pires de Lima, presidente da Comissão Executiva da Unicer, considerou «uma honra para toda a administração» da instituição a continuidade da ligação com o FC Porto, tendo em conta o «prestígio, qualidade e referência» associadas ao emblema portista, sublinhando ainda a oportunidade de «reforçar o investimento no FC Porto», instituição desportiva «de maior sucesso nos últimos 30 anos, com uma gestão ao nível das melhores empresas do Mundo»."

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Zé Luís pelo excelente post.
    Sobre o rigor e a isenção do R.Costa posso dar uma achega: - já escrevi sobre isso - cerca de trinta, mais coisa menos coisa, jogadores que na Liga principal,foram expulsos com vermelho directo, apanharam 2 ou mais jogos, mas, há uma excepção... Nélson do Benfica.Pois é, só apanhou 1. Porque terá sido?
    Isto vai ao encontro do que quero dizer a seguir e sobre a cor clubística do vaidoso que preside à C.D..Ele não diz Zé Luís, mas nós sabemos que é vermelho até à medula. Mais, até festeja os golos do Benfica ao F.C.Porto com champanhe. Ontem, na ABOLA, o jornalista C.Pereira Santos dá uma dica sobre o assunto, mas muito ao de levezinho, não vá o vaidoso levar a mal.
    Finalizo dizendo o seguinte: se eu perguntar quem são os 5 clubes mais prestigiados da Europa,mais de 90% por cento das respostas indicariam quae de certeza o MIlan.Ora este clube foi há dois anos atrás penalizado com 8 pontos por causa do Calciocaos Em que é que isso afectou o prestígio do Milan no futebol mundial? Nada!Zero!O que afectou muito o Milan e os seus adeptos é que por causa dos 8 pontos negativos com que iniciou o campeonato...acabou em 10º lugar.
    Ninguém, mas mesmo ninguém preserva e defende mais a honra e a dignidade do F.C.Porto do que eu e não com teorias ou escritos na blogosfera, mas na prática.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. O Zé Luís tocou num ponto que eu descurei em ideias anteriores, a questão do Gondomar. -Na realidade o verdadeiro e original -Old Spice- Processo Apito Dourado...Pois é verdade, tudo se iniciou com o SCGondomar -já nos esquecemos-, as coisas -as investigações- tomaram depois alguns rumos paralelos, mas as condenações que apenas incidiram sobre o Porto e o Boavista, deveriam primeiro que tudo, reverter para o Gondomar, ou não?!...O caso inicial ficou -continua- sem apreciação no foro Desportivo, se isto é coisa explicável eu vou à esquina e já volto!...Se houvesse dúvidas sobre as verdadeiras intenções dos Investigadores.a.Bem.da.Transparência.no.Futebolelas estas ficariam completamente desfeitas com estes timings!...Bem observado! Até eu, sempre muito atento, perdi esse fio da meada...O argumento da Celeridade Necessária brandido pela Morgada de Lisboa, cai por terra...Celeridade sim mas só para alguns!...E como eu todos os que estiveram ontem a discutir o assunto nas Tvs fizeram o mesmo, porquê?...Porque não há dúvidas, não houve nunca dúvidas sobre quais eram os objectivos a alcançar, o resto é Paródia para entreter Parolos como dizes! Hoje soube que no caso de um Gang associado à noite de Lisboa, foram feitas "centenas" de escutas, só no caso de Pinto da Costa foram "milhares"...A Polícia lá tem as suas prioridades. Interessante é que neste caso, há também Polícias envolvidos, Polícias e ex-Polícias...

    O exemplo que foi apontado pelo Dragão de Vila Pouca, o Milan é esclarecedor quanto ao Impacto da subtração de Pontos ao nosso Clube. Reparem que aconteceu com Milan, Fiorentina e Juventus, pelo menos...E que eu saiba, nada se alterou a não ser o aspecto competitivo, que no ano seguinte foi profundamente alterado, quer para Juventus -descendo de divisão e perdendo ritmo competitivo, que se reflectiu nitidamente nesta época- quer para o Milan que partiu em grande desvantagem e nunca a conseguiu recuperar...
    -Amigos, a propósito do vosso convite, quando e onde se realiza o tal famoso jantar?...

    ResponderEliminar
  6. Amigo dragão vila pouca, há coisas que já nem importam repisar. Contudo, para reforçar que nem todos andam a dormir neste país sonolento e molengão, deixo aqui esta peça do blog Do Portugal Profundo pelo qual ganhei a maior admiraçao pelo prof. António Balbino Caldeira devido à denúncia do "canudo" do Sócrates.
    Sobre o Ricardo Costa, eis entao:


    Sábado, 10 de Maio de 2008
    O benfiquista acidental .

    O Mestre Ricardo Costa, presidente do Comissão Disciplinar da Liga de Futebol Profissional, assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, esteve ontem, 9-5-2008, em grande destaque mediático, a propósito da publicação do acórdão sobre os efeitos desportivos do caso Apito Dourado, demonstrando a sua polivalência jurídico-desportiva e habilidade técnica na distinção das situações das sociedades anónimas desportivas (ver Comunicado oficial 211 da Comissão Disciplinar da Liga, datado de 9-5-2008). Parece que temos finalmente alguém capaz de preencher o vazio deixado no direito desportivo pelo dr. Adriano Afonso.

    Não é coisa nova. Já nas suas aulas práticas de Teoria Geral do Direito Civil, no histórico anfiteatro, paredes meias com a Cabra, o dr. Ricardo Costa manifestava essa polivalência, no seu acento nortenho cerrado, temperando a aridez da matéria jurídica com a vivacidade da sua paixão clubística pelo Sport Lisboa e Benfica.

    Agora, sobre o Milan e a famosa justiça italiana que muitos parolos gostariam de ver implementada por aqui:
    Só a Juventus desceu, porque sim...
    Depois da escandaleira não se ia passar uma esponja sobre tudo.
    Entretanto, estavam para descer Milan, Fiorentina e Lazio.
    O Milan acabou por ficar na Série A com -30 (trinta) pontos. Muito ou pouco, foi, contudo, à medida de ficar em 4º lugar, sim o último de acesso à Liga dos Campeões. Fiorentina e Lazio perderam também montanhas de pontos, mas a Lazio ficou à justa com os necessários no bornal para não descer...
    Isto diz bem da bondade das penas aplicadas de início e amenizadas no fim.
    Ora, com essa penalização pontual, o Milan jogou a Liga dos Campeões e acabou por ganhá-la ao Liverpool em Istambul.
    Nessa época, acabou em 10º mas como foi campeão europeu lá entrou na Liga dos Campeões seguinte.
    Este é só um resumo do que factualmente se passou.
    O prestígio do Milan não se abalou nem um bocadinho, como o vila pouca frisa. De resto, da "brincadeira" da afamada justiça desportiva italiana o Milan ainda foi ganhar a Champions e, apesar do desastroso campeonato seguinte, lá teve direito a repetir a presença como campeão europeu.
    Estou farto de contar a mesma história, mas há energúmenos que não entendem do que falam quando se fala da justiça desportiva (e não só...) italiana.
    Tomara, porém, que em Portugal houvesse descida por incumprimento fiscal, o que teria despromovido o Benfica em 2001 (nâo lhe bastou o famoso 6º lugar e a ausência europeia...). O Milan foi despromovido nos anos 80 por irregularidades várias. Mas essa justiça à italiana alguns papalvos cá da paróquia não gostariam de ver aplicada por cá.
    Há quem faça muito barulho com as latas, mas é só pelo cheiro das tintas.
    Continuemos, pois, a pregar aos peixes.

    ResponderEliminar
  7. Outro comentário enviesado que amiúde se faz puxa o Marselha à cena.
    O problema é que o Marselha desceu e perdeu o título de 2002 em França porque um jogador adversário, Jean-Jacques Eydelie, do Valenciennes, denunciou a corrupção.
    Não foi um escrito de arroz carolino, foi alguém com prova testemunhal incontestada que atirou com o clube de Tapie para a II Divisão.
    Mas não fez o Marselha perder o título europeu ganho nesse ano (ao Milan).
    É só mais uma ocasião em que desmentem os factos para atingir uma mentira que repetida mil vezes acreditam tornar verdadeira.
    Mas estamos cá para avivar as memórias.

    ResponderEliminar
  8. Grande análise do Zé Luís. não é novidade, parabéns.
    É claro que o caso Gondomar só serviu para chegar onde queriam ... O FC Porto e Pinto da Costa.
    Foi uma acçaõ de comando tomada por gente do poder e ligada à 2ª circular rosa com o apanágio da comunicação do regime ... Daí que Gondomar não interesse nada agora, já cumpriu o seu papel.
    O que vale é que um dia destes, nos tribunais civis, a montanha ainda vai parir um rato e a Liga terá de indemenizar o nosso Clube.
    Haja aí, ao menos, seriedade.

    ResponderEliminar
  9. Meireles se fores ao BIbó-Porto está lá tudo sobre o jantar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Vila Pouca, já lá estive e verifiquei isso, um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Zé Luís,

    gostei de ler o texto ainda que na minha opinião, este seja pertinente para fora mas muito pouco pertinente para dentro.

    Os culpados da perseguição a que o FC Porto foi submetido já estão identificados por todos nós. Todos, salvo seja, porque da parte da SAD não parece existir grande vontade em combater esses nichos de inveja potenciadoras de autênticas cabalas.

    Contudo, penso que agora que o campeonato acabou e a Taça está aí para ser decidida, será tempo de fazermos uma análise aos erros internos que fizeram com que tivessemos sido manchados na nossa honra. Mas à frente terei oportunidade de dar a minha opinião sobre isso, mesmo que à posteriori seja imolado pelos meus próprios pares.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Miguel, não sei por enwuanto se há erros internos e a tal estratégia que não compreendes só se verá se dará resultados mais para a frente.
    O meu contexto tem de ser sempre para fora, porque a cada dia que passa a campanha é imensa, intensa e extensa.
    Há que apanhar um fio à meada. Lembrando algumas coisas. Teremos tempo de falar disto. Muito tempo.
    Creio que o ideal seria daqui a um ano.
    O contexto deve ser avaliado todos os dias. Esta pressão enorme sobre o FC Porto que até deu cabo do Boavista (ou pode dar, espero que não) tirou os frutos que podiam dar no palco mais natural: onde se colocam pessoas em detrimento de jogadores em campo.
    É uma pilha de lenha a crescer. Veremos quem se queimará por fim.
    Vamos desmascarando o que está por fora e venha de lá essa ideia do que está mal por dentro.

    ResponderEliminar
  13. Eu Miguel sinto-me tão manchado na minha honra de portista que nem saio de casa, mas vou esperar ansiosamente pela análise de um portista de Lisboa, sobre as causas internas da mancha da honra.
    A propósito vais ao Jamor?
    É que eu vou, quem sabe não nos encontramos e me explicas como se eu fosse muito burro, as causas da mancha da honra?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Caro José Silva, há muito espreito o Norteamos, tal como outros blogs que falam do Porto, do Norte e da Regionalização para a qual estou, agora, desperto, politicamente.
    Como gosto de saber coisas da área económica que nem é o meu forte, ou da política-económica em que importa ter conhecimentos e saber avaliar as relações biunívocas, consulto sempre os "especialistas" e procuro "acompanhar" a vossa pedalada.
    Ainda não tinha visto esta semana, mas está lá um belo programa desde ontem, sem dúvida.
    Aproveito, neste blog, para passar a mansagem e, de passagem, deixar aqui a última informação - mais uma para desfazer MITOS.

    Vem assim no Norteamos:

    Patrocinadores do FC Porto garantem retorno de 100 milhões.


    O FC Porto terá garantido cerca de 100 milhões de euros de retorno aos seus patrocinadores no primeiro semestre da época, segundo um estudo da consultora Cision. Paralelamente, o clube assegurou, com esses contratos, 6,5 milhões de euros de receitas.
    Os quatro patrocinadores principais do clube - PT, BES, Revigrés e Nike - garantiram um retorno mensal de 2,4 milhões de euros, tendo os patrocinadores «platinum» - Carlsberg, Toyota, Império Bonança, BPI, Dolce Vita, Sacoor e Dragão Mobile - conseguido o valor mensal de 885 mil euros em igual período.



    Os equipamentos oficiais são os que proporcionam maior retorno às marcas, seguidos das conferências de imprensa, da publicidade estática, do equipamento de treino e da «super flash», uma mini-conferência de imprensa que tem por objectivo dar visibilidade aos patrocinadores.




    As receitas de publicidade e sponsoring do FC Porto na época 2006/2007 atingiram os 11,4 milhões de euros, um aumento de 25,3% em relação ao ano anterior.






    FC Porto Campeão de receitas de patrocinios



    O FC Porto foi o clube português que mais receitas de publicidade e patrocínios arrecadou nas últimas três épocas – um total de 31 milhões de euros, superior ao Benfica, que recebeu 29,56 milhões de euros. A distância considerável ficou o Sporting, que obteve uma receita de 12,98 milhões de euros.A vitória portista, também neste campeonato, reflecte um facto incontornável: nos últimos cinco anos, foi campeão quatro vezes, contra uma do Benfica. Não deixa, no entanto, de causar alguma surpresa que a capacidade de angariação de publicidade e patrocínios do FC Porto já ultrapasse a do Benfica, que é o clube com maior massa de adeptos no País, a distância considerável dos seus rivais, e, como tal, um alvo mais atractivo para as principais marcas e “sponsors".

    (fim)

    Já agora, josé Silva, isto passou no crivo do Rui Oliveira e Costa e as suas sondagens infalíveis?
    É pena o Rui Moreira se calhar não ter visto isto para levar esta noite ao Trio d'Ataque.
    A última vez que desafiou o ROC, RM levou o número de adeptos que se sabe ser maior no FC Porto contra o Sporting. ROC ripostou com uma das suas sondagens a pôr o Sporting na frente quanto a adeptos.
    Bem, qualquer dia diz que os 10 penáltis em casa foram a favor do FC Porto...
    Abraços

    ResponderEliminar
  15. Zé Luís,

    longe de mim sequer pensar em deixarmos de insistir com a lembrança do verdadeiro sistema - o anti-portismo!

    O que eu quero, porque penso que será positivo para nós, é que aproveitemos este momento menos feliz da vida do FC Porto para enxergar mais longe. São visíveis os erros internos, ainda que uns sejam mais perceptíveis do que outros. Cabe-nos a nós entender e ajudar a entender.


    Abraço!


    PS. falta sensivelmente meia hora para o Trio de ataque, onde espero que o Rui Moreira saiba colocar o subsidiado em sentido.

    ResponderEliminar
  16. Dragão Vila Pouca,

    sinceramente, essa sua mania de que é mais portista do que os outros é de uma profunda deselegancia.

    Não será no Jamor o lugar mais adequado para lhe explicar as minhas razões, até porque no meio de umas boas bifanas só existe espaço para uma boa mostarda Savora. Será neste espaço que darei a minha opinião. Espaço este que raramente aproveitou para dar a sua opinião.

    Se é daqueles que pensa que o FC Porto é clube para Portuenses e não para o resto da população, então avise-me com antecedência que é para eu lhe dar o desprezo que merecerá caso se confirme esta minha desconfiança.

    Sou Portista.
    Sou Lisboeta.
    Não sou "Portuense".


    Abraço, e apareça junto ao Rei das Bifanas que sou homem para lhe pagar uma Sagres e uma bifana - com Savora, entenda-se.

    Estarei com 3 portistas e 3 sportinguistas pelo que o diálogo será francamente democrático e com ausência de fanatismos pidescos. Olhe, um dos sportinguistas vem do Norte do país pelo que me lembrarei de lhe dizer que segundo as regras de Vila Pouca, essa é uma condição aberrante.

    ;)

    ResponderEliminar
  17. Ponto 1: sou do Porto Cidade da freguesia de Massarelos e não de Vila Pouca.
    Ponto 2: não sou mais portista que ninguém, mas, também não sou menos portista que ninguém.
    Ponto 3:não tenho qualquer complexo, sobre portistas de Lisboa, agora tenho uma clara vantagem, estou muito próximo do clube, diria que o respiro diariamente.
    Ponto 4:você diz que eu apareço pouco, mas já concluiu, que eu tenho a mania que sou mais portista que os outros.
    Ponto 5:Eu dou a minha opinião em muitos sitios; desde logo no meu blog onde já publiquei 216 posts.
    Aqui venho e comento quando entendo que devo comentar, é que eu sou muito esquesito e quando não há feed-back...desapareço.
    Último ponto : essa dos fanatismos pidescos, você deve estar a ver alguém da sua familia e não a mim.
    Ah, não gosto de bifanas.

    ResponderEliminar
  18. Mais uma vez o Rui Moreira -que me desculpe, sinceramente desculpe-me se errei a apreciação- pôs-se "estratégicamente" do lado dos inimigos...Eu compreendo, é mais fácil, ainda por cima quando o Trio de Ataque se realiza na Figueira da Foz, completamente envolvido por gente vestida de Verde e Branco às riscas e de Vermelho e Branco, com umas meninas trajadas de azul para o disfarce!...Eu admiro a forma de estar do Rui Moreira, acho que está bem assim para quem é um representante dos interesses de gente ligada ao Meio Empresarial, ou para quem tem uma responsabilidade Política actual ou Futura, mas, se estivermos a falar de Futebol, aí a coisa muda de figura!...O APV veio novamente com a provocação de dizer que os Portistas foram provocar e bater não sei em quem -presumo que em Jornalistas- durante uma Conferência de Imprensa -depreendo que na Conferência de Imprensa de sexta-feira...E Rui Moreira ficou completamente calado...Então o que se passou nestes últimos tempos no Benfica não merece no mínimo, uma alfinetadazinha?...Os "fogachos" -bem sei que é o Clube da Luz e portanto uns very-lights de circunstância, ainda que maldosos, não são descabidos- lançados sobre o Autocarro do Clube/Benfica, que valeu tiros de intimidação da Polícia, a anterior espera à saída do Seixal com direito a insultos e tentativas de agressão da sua 1ª Equipa, as sapatadas nos jornalistas, no Hotel onde estavam o Vieira e o Hermínio reunidos à sucapa...Bem sei que gostamos muito de ser Bons Rapazes, mas caramba!...Condenemos quando temos de condenar, não podemos esquecer é o que se passa no outro lado da barricada, agora passar de repente a assumir exclusivamente o papel de sado-masoquistas...Por isso eu continuo a dizer, se nós próprios não nos defendermos, quem é que nos defenderá?...Quem se atreverá a tanto, algum lunático?...E se a nossa claque continua a cometer destes disparates só há uma saída, ilegalização com elas...O Clube não pode pactuar com isto, mas nós sabemos que os de lá de baixo, como os de lá de cima não são nenhuns santos...Alguém já se lembrou da crónica dos bons costumes de Guimarães onde ninguém pode abrir uma filial de outro Clube?...Todos calados, mas mesmo todos, se isto se passasse no Porto, era caso para intervenção em horário Nobre do Ministro da Administração Interna!...Bem sei que é tremendamente difícil, estamos muito sós no meio da Multidão ululante, mas então é melhor dar às Vilas de Diogo, que ficar e ser espezinhado...Perante o gáudio geral. Eu estava ouvir o APV e parecia-me estar a ler alguns dos comentários aqui tecidos, a questão da honra até ao fim, o antes morrer que torcer, eu pergunto o que levou o APV a sair para França, quando existia aqui a Guerra Colonial?...Já sei, era uma questão de divergência ideológica, o chapéu que cobriu muita gente, especialmente "gente fina" e "bem educada", então e a honra do País e da bandeira Verde-Rubra?...

    ResponderEliminar
  19. "Além de concertar com Júlio Mouco a escolha os juízes para os jogos da U. Leiria, João Bartolomeu era também previamente informado por aquele membro do CA dos árbitros nomeados para os restantes encontros da jornada."

    Isto é considerado pelo Correio da manha, como antí-ético, concordo, agora como podemos considerar as informações antecipadas dadas a Dias da Cunha, igualmente sobre as nomeações dos árbitros através do seu serventuário na Liga, Marinho Neves?...Querem apostar que seria considerada "resistência activa"?...

    ResponderEliminar
  20. "13 Maio 2008 - 12h00
    Lisboa: Alfredo Morais, ex-PSP, lidera rede de extorsão e de prostitutas...
    -Polícias na mão de gang do terror
    Mal se atrevem a meter os pés no Elefante Branco, em Lisboa, os dois polícias esbarram em Pedro Gameiro e Raul Teixeira. O primeiro ordena que peçam desculpa e o segundo recebe ‘Carlos’, do Corpo de Intervenção da PSP, a soco na cabeça. O agente cai desmaiado e, arrastado até à rua, é espancado a socos e sucessivos pontapés no corpo. "Bófia do c..., agora é que tu vais ver" e "bófia de m...", grita Gameiro, enquanto Teixeira desfere socos no inspector ‘José’, da ASAE.
    No dia a seguir, em Setembro do ano passado,Gameiro estava preocupado com possíveis chatices mas, por telefone, o líder do gang e ex-PSP Alfredo Morais deixava-o descansado. Marcaria um jantar com os polícias agredidos e resolveriam o assunto para não haver mais problemas, lê-se nas transcrições a mais de 30 escutas telefónicas a Alfredo e mais de 200 a Gameiro – o número dois de uma organização criminosa que espalhou o terror na noite de Lisboa durante anos.
    Impunham mulheres controladas pelo grupo nos bares que entendiam; extorquiam milhares de euros aos donos em troca de suposta segurança e sob ameaças de violência e exploravam a prostituição na pensão Classe A.
    A acusação do Ministério Público visa o gang e pessoas associadas mas no extenso documento a que o CM teve acesso muitas são as referências a polícias coniventes com o grupo. Depois das agressões aos polícias, por exemplo, ‘Jaime’, da Brigada de Trânsito da GNR, telefona a Teixeira e diz--lhe que está "f...". A PSP foi até ao Elefante Branco e identificou-o. Mas ele disse que não viu nada.
    Há vários casos (ver caixas), como a cunha que ‘Mário’, chefe da PSP, mete a Alfredo Morais por telefone. Na chamada, feita em Outubro do ano passado, ouve-se o polícia a perguntar-lhe se tem "algum conhecimento dentro da Universidade de Alcoitão. Queria meter lá uma moça".
    AMIGO DO SEF LEGALIZA E PSP DÁ CONSELHOS...
    Em Dezembro do ano passado Pedro Gameiro fala com Raul Teixeira sobre a legalização de ‘Adilson’ e diz que um amigo seu do SEF "pode tratar disso". Meses antes, em Julho, Pedro França Alemão, ex-namorado de Catarina Fortunato de Almeida e também acusado, liga a ‘Luís’, da PSP, que lhe diz estar a comandar a esquadra da Venda Nova, na Amadora. Alemão queria apresentar uma contra-queixa por agressões e encontrar-se com o polícia, para este o aconselhar. Quando a Divisão de Investigação Criminal da PSP desmantelou esta rede, em Novembro, deparou-se com o material guardado em casa de Rui Baptista: crachá da PSP, colete à prova de bala e pirilampo de emergência.
    ERAM AVISADOS PARA ESCAPAR ÀS OPERAÇÕES...
    No último mês de Setembro, antes da intervenção final da Divisão de Investigação Criminal da PSP, Pedro França Alemão queixava-se a Pedro Gameiro por telefone: tinha sido alvo de uma operação policial porque não houve "bicadas" – "depreendendo-se que, por uma vez, ninguém avisara Alemão sobre a referida operação", considera o Ministério Público. Com a conivência de pessoas em postos--chave, este gang conseguiu impunemente e durante anos controlar o alterne da noite de Lisboa, agredindo clientes e extorquindo os proprietários."
    "Henrique Machado"

    -Isto é uma notícia do CM, "30 escutas a Alfredo e 200 a Gameiro"...Quantas escutas foram feitas a elementos ligados ao FCPorto?...Chama-se a isto PRIORIDADES POLICIAIS...

    ResponderEliminar
  21. Vejam bem o gesto do Maradona da Justiça Desportiva -R.Costa- ZERINHO!!!...

    ResponderEliminar
  22. Meireles,

    às tantas escreve, "se nós próprios não nos defendermos, quem é que nos defenderá?"

    Nem mais, e subscrevo a questão. Mas sugiro que perguntemos à SAD a maravilhosa ajuda que nos deu nesse trabalho que é defender diáriamente o clube das bocas dos adversários.

    A SAD assumiu a culpa e não existem tretas estratégicas que apaguem essa evidência.

    Vamos dizer o quê? Para a história ficará a sentença desportiva e o baixar das calças por parte da SAD.

    Resta-nos esperar que PdC saiba explicar o porquê de receber árbitros em casa para podermos "dormir mais descansados"..


    Abraço!


    A Tasca do Teixeira ®

    ResponderEliminar
  23. Miguel, posso estar a ver mal o problema, eu admito isso, admito as opiniões discordantes desde que me apareçam despidas de preconceito, aceito que alguma vez eu possa ter optado erradamente por um caminho e devesse ter escolhido outro...Ainda hoje muito do que fiz, muitas das opções fundamentais da minha vida, sabem-me a um sentimento de dúvida eterno, terei feito bem, terei pensado mal?...Porque não esperei eu um pouco mais, porque não olhei melhor as soluções que se me apresentavam, será que as medi correctamente?...Acho que vou morrer sem saber bem quais serão as respostas para todas essas questões. Na altura devida tive que optar e fi-lo, depois nada de lamentos, apenas a quase certeza, de que agi em conformidade com o meu estado de espírito...No caso em apreço eu teria sempre muitas dúvidas em optar, a mais fácil era a que toda a gente prescreve, a que anda na maioria dos espíritos, a que segue os escritos do bem pensar toda a sela, mas a que fica com um sabor amargo, esta, a de aceitar um castigo que não pode ser merecido, porque se alguém errou, não foi a Instituição que nos une e que está acima das pessoas...Mas e o futuro imediato? Vamos arriscar todo um equilíbrio já conseguido, todo o Futuro do Clube -não sabemos as consequências, previsões destas não existem- apenas para mostrar ao Mundo que somos suficientemente Fortes e Orgulhosos e não fraquejamos em momento algum? Resultados possíveis: Vão reconhecer a nossa razão?...Vai a Liga retirar a mancha que já lançou sobre nós aceitemo-la ou não?... Irá a multidão que vemos aplaudir de forma entusiástica toda esta perseguição mudar de ideias e lutar ao nosso lado?...Irá a Maria José Morgado pedir desculpa ao Futebol Clube do Porto?...Os Bagulhos, as Carolinas, os Manhas, os APVs, os Dias da Cunha ou os Ferreira, os Vieira, os Rui Costa, os Joões sempre nos Chãos, os Joões Vale Tudo mesmo nas Caraíbas, os Octávios Malvados, os Viscondes, ou os Condes, ou os Duques deste País, as Leonores Pinhão, os Botelhos, os Ruis Rio, os Pedro Barbosas, os Mourinhos...Não me acredito,sinceramente não acredito que eles fizessem marcha atrás na sua caminhada, a culpa depois de lançada sobre alguém e neste nosso caso já o foi há muito, há muito tempo que nos persegue, não mais será apagada, nunca mais...Um exemplo:-Depois de inocentarem se inocentarem, o Carlos Cruz, alguém acredita que as dúvidas sobre o seu carácter se dissiparão automática e totalmente...Não terá ele de andar na rua -se for inocentado, repito, o que não é certo que aconteça- com uma cópia autenticada da sentença sempre na lapela, para atenuar as dúvidas lançadas sobre si desde que foi soprado o Apito Inicial?...Não queiramos ser ingénuos, não simulemos candura, para fazer descansar os nosso próprios espíritos...Não sejamos hipócritas!...Denunciemos o que existe se o soubermos, tudo o que existe, para que a verdade, a verdadeira realidade sobre tudo o que foi falado, seja conseguida! Mas já sabemos, o que foi alcançado fará ensinamento e nada mais se remexerá para que as coisas permaneçam...Eu espero que o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa ponha tudo o que sabe e ele deve saber muuuiiitttooo, ao dispôr de quem pode realmente julgar este caso, a Opinião Pública!...Se ele se dispuzer a fazê-lo, sem recear consequências pessoais, aí sim, estou convencido que muitos elefantes de barro vão tombar irremediavelmente e com enorme estrondo!...Ai se ele e o Valentim falassem!...

    ResponderEliminar
  24. Só mais uma achega:

    "Pimenta Machado, antigo presidente do Vitória de Guimarães, afirmou hoje à saída do Tribunal de Gondomar, onde foi prestar depoimento como testemunha, que “o futebol português é uma mentira. Isto (processo Apito Dourado) é um apêndice. São pormenores.”
    O ex-dirigente, que vive em Lisboa e chegou a ser falado como possível candidato a presidente do Benfica (clube cuja simpatia nunca escondeu), acrescentou:
    «O futebol foi assim durante os últimos 50 anos. Agora dá jeito falar de Pinto da Costa. Está na moda. Porque não se fala das décadas de 50, 60 e 70 em que, inclusive, até houve um presidente de um clube que entrou de pistola no balneário a coagir um árbitro? Querem empolar, querem aumentar o share e as tiragens dos jornais. Tudo isto é um circo»
    Porque não se fala das décadas de 50, 60 e 70?
    Ora, deixa cá ver se eu adivinho...
    -Melhor ainda é a história do presidente de um clube que entrou de pistola no balneário do árbitro.
    Esta história, referida hoje por Pimenta Machado, passou-se no dia 11 de Novembro de 1956, no Campo da Tapadinha, num Atlético – Sporting.
    Ao intervalo o jogo estava empatado 1-1 e, pelos vistos, o presidente do Sporting – Carlos Góis Mota – não estava a gostar da arbitragem de Braga Barros, árbitro de Leiria. Vai daí, não esteve com meias medidas, invadiu a cabine do árbitro e, segundo foi referido na altura, de pistola em punho “aconselhou-o a tomar mais atenção na 2ª parte pois poderia prejudicar-se”.
    Não, não é verdade que Góis Mota fosse da PIDE. Era “apenas” presidente da Legião Portuguesa, uma milícia criada em 1936, que estava sob a alçada dos Ministérios do Interior e da Guerra, e que nas décadas de 50 e 60 se caracterizou pela perseguição e repressão às forças oposicionistas ao regime, para a qual contribuiu o seu Serviço de Informações e a sua vasta rede de informadores.
    Nota: O Dr. Carlos Cecilio Nunes Góis Mota tomou posse como presidente do Sporting em 28 de Janeiro de 1953 exercendo o cargo até 31 de Janeiro 1957. Participou por mais nove vezes na Direcção do Clube, duas como vogal e sete consecutivas como vice-presidente, desde 19 de Janeiro de 1946 a 30 de Janeiro de 1952.
    -Que este facto não sirva para manchar a história "imaculada" do Sporting. Toda a gente sabe que o Sporting sempre foi um clube de gente seríssima, acima de qualquer suspeita e que nunca, mas nunca, se envolveu em manobras nos bastidores do futebol...
    De certeza que este caso é uma excepção... quer dizer, também houve os casos do Mário Luís (“o chinês”), do auto-golo de Manaca (previamente anunciado), da “fruta” para o árbitro inglês Howard King, das máquinas fotográficas para o árbitro Donato Ramos, etc., etc., mas pronto, são situações que foram muito "empoladas"...

    Publicada por José Correia em 20:12
    Etiquetas: Apito Dourado, Pimenta Machado, Regime, Sistema, Sporting, árbitros...doBibóPORTO!

    ResponderEliminar
  25. Senhor Meireles,
    Ficará a saber o seguinte. Fui eu, seguramente, a unica pessoa que na RTP, em directo, denunciei o facto de, no hotel Ritz, o senhor presidente do Benfica ter atirado o microfone de um reporter da RTP para o chão e de a RTP ainda ter pedido desculpa. Mas isso não foi uma agressão. Foi, apenas, um acto tipico do Senhor Vieira.
    O que se passou no Dragão foi muito diferente, sabia? O que aconteceu foi que os jornalistas deixaram os carros na garagem da port 1, como de costume, mas depois foram conduzidos ao exterior ao contrário do que é costume. E, ai, foram de facto agredidos. O que APV disse, e teve o cuidado de referir que nao foram os dirigentes do FCP, é que as agressões a jornalistas por parte de alguns adeptos foi uma vergonha. Qu queria o senhor que eu dissesse? Que achava bem? É que, senhor Meireles, eu acho mal. E acho, se quer saber, que houve responsabilidades. Por negligência, espero.
    Quem conhece o Dragão e o cricuito dos jornaistas, e eu conheço porque já fiz relatos para o RCP, sabe que se os jornalistas tiveram contacto com os adeptos foi porque alguém quis que isso acontecesse ou, na melhor das hípóteses-que é sempre aquela em que eu quero acreditar - porque ninguém teve cuidado para que isso não acontecesse.
    Percebe, senhor Meireles?
    E, por acaso, conheço uma das jornalistas que foi agredida, que nunca na vida tinha feito cobertura de qualquer coisa que tivesse a ver com desporto.
    O senhor acha bem? ou acha mal?
    Eu acho mal e não me ouvirão criticar quem acha mal. Sabe, senhor Meireles, o que temos em comum é, seguramente, sermos ambos portistas.

    ResponderEliminar
  26. "A SAD assumiu a culpa e não existem tretas estratégicas que apaguem essa evidência.

    Vamos dizer o quê? Para a história ficará a sentença desportiva e o baixar das calças por parte da SAD."

    Nesta parte o Miguel Teixeira tem plena razão.

    Também em Lisboa me sinto muito desconfortado com tudo isto.

    Aí no Porto certamente que se "respira" muito mais o ambiente do Clube, mas aqui, no antro do anti-portismo primário é que elas se suportam a sério.

    Se não existe inocência, então reconheça-se a culpa em voz alta como é próprio dos homens de bem.
    Agora esta coisa mista, misturada, de "somos tão inocentes que até aceitamos a pena dos culpados..." obviamente que não pega.

    ResponderEliminar
  27. Sobre as agressões a jornalistas - sejam eles bons ou maus profissionais - tem de acabar de uma vez por todas sob pena de perdermos toda e qualquer razão que invoquemos contra eles.

    Defender esse tipo de atitudes é tão errado como os parasitas que se prestaram a esse serviço.

    Para os portistas que não seguem a "cartilha obrigatória" torna-se exasperante que certos actos de gestão humana continuem a suceder em catadupa. Deixemo-nos de populismos e defesas bacocas e comecemos com urgência a olhar para o interior do nosso clube.

    A sondagem do Portistas de Bancada sugere que a decisão da SAD não foi do agrado da maioria dos adeptos mas depois torna-se evidente que esse resultado não se reflecte na vontade em mudar o rumo de certas políticas.

    Sobre a estratégia da SAD e a enorme nódoa que esta decidiu não limpar terei oportunidade de aprofundar num post que pretendo publicar para depois do jogo da Taça. Contudo e apenas porque ainda não tenho todos os dados para além daqueles que ouvi hoje na Renascença (ou terá sido na TSF?), apontam no sentido de que seremos impossibilitados de participar na Liga dos Campeões. Parece que os regulamentos da UEFA proíbem a participação de clubes que tenham sido "apanhados" na malha da corrupção...

    Ora aí está a primeira casualidade da assumpção de culpa por parte da SAD...

    "E esta hein?"

    A confirmar-se este cenário, só tenho que pedir a demissão de quem nos colocou nesta situação.

    ResponderEliminar
  28. Carneiro,

    subscrevo na integra o seu comentário.

    ResponderEliminar
  29. FC Porto pode ter Champions em risco

    A participação do FC Porto nas competições da UEFA da próxima época pode estar comprometida. Esta é a opinião do advogado Cunha Leal, antigo director-executivo da Liga de Clubes, que se baseia no regulamento da Liga dos Campeões para chegar a esta conclusão.

    O FC Porto, condenado na perda de seis pontos na presente época, por decisão da Comissão Disciplinar da Liga, por tentativa de corrupção no âmbito do processo Apito Final, decidiu não recorrer da sanção aplicada, tendo o prazo de recurso terminado ontem. Assim, perante o trânsito em julgado da sentença da Liga, os dragões, diz Cunha Leal, «podem caber na alínea D do ponto 1.04 do Regulamento da Liga dos Campeões».

    A alínea D do ponto 1.04 do Regulamento Disciplinar da UEFA foi criada em Janeiro de 2007, na sequência do calciocaos, quando o AC Milan, por não haver legislação que o impedisse, pôde participar nas competições europeias apesar de ter sido punido disciplinarmente em Itália com perda de pontos.

    A BOLA sabe que os clubes directamente interessados – O V. Guimarães entraria directamente na Champions, o Benfica jogaria a terceira pré-eliminatória, o Sp. Braga iria à Taça UEFA e o Belenenses poderia suscitar a questão da Taça Intertoto – estão na disposição de procurar clarificação sobre esta matéria junto da Federação Portuguesa de Futebol, que deverá de seguida, de acordo com os regulamentos, pedir um parecer à UEFA.

    A BOLA

    ResponderEliminar
  30. miguel teixeira sobre esse assunto o jn escreve hoje.

    F. C. Porto escapa à mão pesada da UEFA
    pedro correia
    Pinto da Costa vai fazer a defesa da honra do F. C. Porto, através de recurso para o Conselho de Justiça


    Vítor Santos

    Condenado pela Comissão Disciplinar da Liga por tentativa de corrupção - sentença da qual não interpôs recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol -, o F. C. Porto não será banido das competições europeias. Os regulamentos da UEFA não admitem clubes envolvidos em actos ilícios de adulteração de resultados na época imediatamente anterior, pelo que o campeão português pode jogar na próxima edição da Liga dos Campeões, porque os factos pelos quais foi condenado remontam a 2003/04.

    O artigo 1.04 dos Regulamentos da Liga dos Campeões, que enumera os critérios de admissão a preencher pelos clubes, não deixa dúvidas. Na alínea d), pode ler-se (o clube) "não pode estar ou ter estado implicado, directa ou indirectamente, numa actividade propícia a influenciar de maneira ilícita o resultado de um jogo, ao nível nacional ou internacional".

    Na prática, ao admitir, legalmente, a culpa, conformando-se com a perda de seis pontos e fazendo a defesa da honra através do recurso apresentado por Pinto da Costa, o F. C. Porto abre perigosamente o flanco. No entanto, segundo José Manuel Meirim, professor de Direito do Desporto, o facto de o castigo reportar a acontecimentos verificados na época 2003/04, impede a UEFA de actuar, isto não obstante a decisão da CD ter sido conhecida na passada sexta-feira.

    Na temporada 2006/07, a presença do Milan nas competições europeias esteve em dúvida. O clube havia sido penalizado em Itália, por viciação de jogos, e o caso teve eco em Nyon. A UEFA reuniu de emergência e chegou à conclusão que não possuía instrumentos legais para afastar o gigante italiano. Na mesma altura, anunciou que tomaria providências, no sentido de tornar os critérios de admissão às provas europeias mais apertados. Em Janeiro de 2007, reunido em congresso, o organismo que tutela o futebol europeu aprovou os regulamentos que estão em vigor. Uma das grandes novidades do documento prende-se, precisamente, com a criação do artigo que poderia inviabilizar a presença do incontestado campeão português na prova dos milhões.

    No início da década de 90, na sequência do "caso Tapie", o Marselha teve de abandonar as competições europeias.
    http://jn.sapo.pt/2008/05/13/desporto/f_c_porto_escapa_a_pesada_uefa.html

    ResponderEliminar
  31. FCPortoSempre,

    obrigado pela indicação.

    Respiro de alivio. Mas um alivio que ainda sugere alguma contenção. Os interessados deverão fazer das "tripas coração" para ganhar um lugar que é nosso pelo mérito demonstrado esta época.




    Abraço!

    ResponderEliminar
  32. Miguel, essa notícia do JN é de ontem e teve o prof. José Manuel Meirim a comentá-la. A Bola hoje tem algo que diz o contrário, indo a reboque... do Cunha e Leal.
    Creio que é esclarecedor.
    Cunha Leal é sempre chamado para o serviço sujo, seja para validar a inscrição de Ricardo Rocha quando se mudou do Braga para a Luz, seja para salvar o Belenenses e, agora, para deitar mais achas para a pilha de lenha de que falo.
    Estas coisas devem ser denunciadas todos os dias. Tranquilamente.

    O dr. Rui Moreira bem podia ter aproveitado ontem o programa televisivo, onde voltou a ser "questionado" pelo alegado moderador, para lembrar precisamente o que acaba de lembrar aqui ao Meireles.
    Sobre as agressões dos jornalistas no Dragão, sempre condenáveis em qualquer lado, elas ocorreram fora do estádio e não na conferência de Imprensa como fez constar o APV sempre longe da verdade. Rui Moreira, estava eu à espera, poderia ter lembrado o episódio do hotel Ritz onde, duvidosamente tido como um acaso, LFV e Hermínio Loureiro se "cruzaram" e, por sinal, um repórter da RTP viu o microfone confiscado e atirado ao chão pelo Labaredas da Luz.
    O dr. Rui Moreira podia ter lembrado isso e associado a (in)feliz coincidência daquele encontro no Ritz, mais o incidente desagradável com o jornalista e lembrar, ainda, a APV que a RTP também nem fez a denúncia da situação em instância devida nem noticiou o caso da afronta contra o seu jornalista.
    A gente não se pode lembrar de tudo, especialmente se RM está sozinho contra os 3 árbitros do programa, desta vez 4 e nem eu sabia que estava lá, "democraticamwnte", um adepto do V. Guimarães que não sei quem é ou o que faz, desconheço-o completamente, mas que pareceu uma caixa de ressonância dos outros convivas... Curioso.
    Quando é lembrado, como se tivesse havido uma revelação, que a CD da Liga ouviu 85 testemunhas, o número parece importar para o moderador. Mas a verdade é que a CD da Liga baseuou-se em certidões do processo original do Apito Dourado, que é o do Gondomar e que a Liga não tratou para desatenção do moderador, onde a testemunha principal, credível ou não depende do dia da semana e do juiz de turno (condiz com alternadeira, ou não?), não foi chamada a... testemunhar. Curioso, muito curioso.
    Fez muito bem Rui Moreira em chamar á contenda a questão da coacção, como se define e até que ponto é mais grave do que corrupção. Diatribes jurídicas que não sabemos destrinçar mas a questão ficou bem colocada e o exemplo dado por Rui Moreira - lembrando mais uma vez o caso recente do Benfica sobre Lucílio Baptista, mas uma coação decerto leve porque só levou a suspensão e multa do Labaredas da Luz que passa impune em todo o lado - mas que o distraído moderador, desviando a conversa para o "fim do programa", e o sempre desatento APV, de memória selectiva, não encaixaram.
    No que pode, Rui Moreira está muito bem no programa. Sozinho, desacompanhado talvez, mas dá luta. Em situação desigual, mas esforçado e combativo.

    ResponderEliminar
  33. Segundo disse Ricardo Costa, a "escritora" foi convidada a prestar testemunho na Liga, para desfazer algumas dúvidas, mas não acedeu ao convite. E a Liga nada pôde fazer porque não dispunha dos meios legais para a obrigar a depor. Felizmente, as dúvidas deviam ser de circunstância e nada impeditivas da formação da certeza da prova.

    ResponderEliminar
  34. Obrigado, littbarski, não tinha apanhado essa do "convite".
    Portanto, era prescindível face à insuficiência de capacidade de persuasão da Liga.
    A questão da credibilidade também seria um escolho difícil de tornear face a tantas curvas da senhora.
    Logo, fez-se justiça, alegadamente, com aquilo que, momentaneamente, se tinha à mão.
    Só para cumprir um prazo, claro.
    É como o outro a definir objectivos para melhora as estatísticas.
    Portugal no seu melhor, de facto.

    ResponderEliminar
  35. Zé Luís,

    de acordo sobre Cunha Leal, aliás, não podia ser de outra forma.

    Li esta manhã que a UEFA está à espera que a FPF envie a lista dos clubes licenciados para as competições europeias. Só nesse momento é que a UEFA vai decidir se os clubes preenchem os critérios desta para a participação na competição.

    Não me descansa o facto de da parte da UEFA não vir uma mensagem clara no sentido de desfazer as dúvidas que temos sobre este assunto.

    Concordamos na tranquilidade mas é obrigatório que não confundamos esta com a ausência de discussão sobre o tema.

    Preocupa-me e julgo que deveria preocupar todos os portistas.


    Abraço!

    ResponderEliminar
  36. Estive a ler os critérios de admissão da UEFA para as suas competições e em nenhuma alínea consta qualquer referência que nos faça descansar quanto à possibilidade de ficarmos impossibilitados de participar na LC.

    O texto é muito claro e não me parece que pelo facto de terem "acontecido" em 2004 nos salvaguarde de sermos afastados.

    Existe um PDF disponivel em:

    Regulations of UEFA CL

    ResponderEliminar
  37. Miguel, aceitarei qualquer decisão da UEFA porque não a move contra este ou aquele clube/país.
    É claro que a UEFA terá de saber do Apito Final.
    Mas quanto à leitura do tal artigo que impede qualquer inscrição não pode fazer-se uma leitura alargada, precisamente por causa do Milan.
    Afinal, uma penalização de 6 pontos, para mais sobre jogos de há 4 ou 5 campeonatos atrás, é sanção disciplinar aplicada. Podia ser por duas inscrições de jogadores de forma irregular em dois jogos (um cada). Ou só o Meyong, por exemplo, num jogo.
    O artigo actual do regulamento da UEFA é retroactivo de forma a apanhar o Milan? Tem a ver só com a última época disputada? E se for uma punição por jogos de há várias épocas?
    A UEFA fará essa valiação e não terá Ricardos Costas e dúvidas na credibilidade dos testemunhos.
    Porventura avaliará a tentativa de corrupção e o que isso quer dizer.
    Este sim, é um bom tema para reflexão face ao texto do artigo que não deixa de ser... discutível: "não teve ou não tenha tido", por exemplo, abarcaria o próprio Milan.
    De qualquer modo, repara que o título do FC Porto não está posto em causa: a penalização não chegou para tanto. Logo, a participação na Champions é, por princípio, legítima.
    A Juve perdeu o título, foi despromovida, e por isso ficou fora da Europa. A Fiorentina e a Lazio perderam pontos suficientes para saírem da grelha da Champions onde deviam caber.
    A classificação portuguesa de 2007-2008 será homologada com o FC Porto com 69 pontos (75-6), Sporting 55 e por aí fora.
    E tipificada, bem ou mal, a "tentativa de corrupção", que pode não abalar o tal ponto d do art. 1.04 (admissão dos clubes nas provas da UEFA).
    Alguma infracção disciplinar está contemplada na classificação final a enviar à UEFA.
    É a leitura que faço.

    Outras leituras possíveis:
    1) A condução do processo desportivo, bem orquestrada como em tudo o resto, define-se em todo o seu esplendor e beneficiado eventual identificado.
    2) a confirmar-se o pior cenário, obviamente toda a SAD teria de demitir-se no FC Porto.

    Penso ser consensual tudo isto.

    ResponderEliminar
  38. De acordo Zé Luís.

    Mas sublinhe-se que os clubes terão de cumprir TODOS os critérios de admissão e a assumpção de culpa por parte da SAD em nada nos vai ajudar nesta nova "batalha" que nos espera para daqui a sensivelmente 20 dias.

    A FPF vai entregar no dia 2 de Junho a lista e o seu relatório pelo que a UEFA o mais tardar até ao meio do próximo mês deve ter uma decisão tomada.

    Até lá urge a necessidade de nos precavermos para todas as possibilidades. E essa passa não só pela SAD /Clube mas também por todos nós adeptos, sócios e accionistas.

    Terá a SAD e o seu gabinete jurídico descurado os regulamentos da LC? Mais um erro a somar aqueles que alguns de nós têm apontado a esta administração?

    Este erro da SAD poderá ficar muito caro, até pelo "selo" que nos seria colocado pela instância maior do futebol europeu.

    Começo a achar que no caso de o FC Porto ser impedido de participar na LC seria motivo para muitos administradores abrirem uma garrafa de champanhe, quiçá convictos de que com isso afastariam PdC do poder. A SAD está cheia de ratos e infelizmente PdC teima em não entender isso.

    ResponderEliminar
  39. Apito Final» sem consequências para época europeia do F.C. Porto, analisa jurista
    [ 2008/05/14 | 13:57 ] Pedro Calhau
    Artigos relacionados:
    Benfica quer participar decisões do Apito Final à UEFA
    F.C. Porto: UEFA sabe do «Apito Final» e espera decisão da Federação
    O «Apito Final» não terá consequências na participação do F.C. Porto na Liga dos Campeões 2008/09 de acordo com a análise de José Manuel Meirim, especialista em Direito Desportivo contactado pelo Maisfutebol.

    A questão levantada esta semana colocou de um lado o castigo imposto pela Comissão Disciplinar da Liga ao campeão nacional e, do outro, as condições de admissão à Liga dos Campeões estabelecidas pela UEFA.

    Nos regulamentos da Champions, essas condições de admissão, no ponto 1.04, frisam na alínea d) que o clube «não pode estar ou ter estado envolvido em qualquer actividade destinada a combinar ou influenciar o resultado de um jogo a nível nacional ou internacional».

    É esta alínea d) que tem estado a levantar a questão da participação do F.C. Porto na Champions na próxima época depois de os dragões terem sido castigados (com a perda de seis pontos) por tentativa de corrupção em dois jogos da temporada 2003/04.

    José Manuel Meirim faz questão de frisar previamente que é «adepto do Benfica, mas que entende que o Direito não é nem vermelho, nem azul-e-branco, nem verde» e vinca a sua posição de jurista. E, feito este esclarecimento, esclarece também que a alínea d) se aplica à respectiva época em curso.

    Ou seja, o jurista explica que o desrespeito pela alínea d) dos critérios de admissão acontece quando «esta situação de combinação ou alteração de resultados desportivos tiver sido produzida na época que permitiu o acesso à Liga dos Campeões».

    O que José Manuel Meirim aponta não se verificar, pois a condenação do F.C. Porto é respeitante à temporada 2003/04. E não terá efeitos desportivos retroactivos a nível das competições europeias. Pois a participação na Champions de que se fala é a de 2008/09 e a actual época 2007/08 do F.C. Porto respeita os critérios de admissão à Liga dos Campeões - neste caso em concreto, no que respeita à alínea d).

    ResponderEliminar
  40. Miguel, nesse cenário acho que ninguém deveria escapar à demissão. Ninguém.

    Mas continuo a não ver legitimidade na exlclusão do FC Porto. OK, é a minha opinião, mas a homologação da classificação final inclui uma penalização disciplinar que não retira o título ao FC Porto. Se fosse grave para tal, o FC Porto perderia o título porventura e seria relegado, por exemplo, para 4º lugar. Iria à UEFA. O "castigo" traduz-se nisso.
    Agora, o "não está" ou "não tenha estado" envolvido em viciação de resultados não se compagina com a sentença da CD da Liga.
    Porque houve uma penalização por tentativa de corrupção, mas as perícias aos jogos não detectaram nenhuma irregularidade na condução dos mesmos pelos respectivos árbitros. A douta CD da Liga percebeu isso: os jogos em causa não... estiveram em causa em termos de resultados.
    Não houve viciação de resultados e é tão lato e abstrato saber se a "tentativa de corrupção" que não produziu resultados em campo é tida em conta, como é lato considerar o "não está" ou "não tenha estado" envolvido em resultados combinados, manifestamente excluídos da sentença, nesta época ou a x épocas atrás.
    O campeonato 2007-08 decorreu normalmente, há um campeão que será homologado. Nenhuma dúvida.
    Uma infracção disciplinar - que podia ser um caso Meyong sem influência na classificação mas que influenciou um dado jogo pela utilização irregular do jogador - que reporta há várias épocas até poderia trazer o Milan à baila e na última época, com este regulamento de acesso à CL, não trouxe.
    Se não há retroactividade da alínea d do art. 1.04 e a sanção imposta ao FC Porto remonta a 2003-04, parece lógico que não haja influência na inscrição deste ano, até porque o campeonato a homologar trará sempre o FC Porto campeão.
    Depois, ao ler o acórdão, a UEFA não questionará a CD da Liga, decerto, mas perceberá que, pelo transcrito, não houve pedido para algum árbitro viciar um resultado: "ó sôr árbitro, marque-me um penálti a favor" ou "faça-me ganhar o jogo".
    E, por fim, nenhum resultado foi viciado.
    Pode é discutir-se outra legitimidade: a de perceber-se se, não havendo pedido expresso a algum árbitro, a conclusão final deveria ter sido essa.
    Temos o caso de a CD da Liga, esperta como tudo, recorrer-se do facto de a Carolina afirmar em tribunal que viu oferecer 2500 euros a Augusto Duarte. Tenho dúvidas que a UEFA atenda a essa questão por ser um testemunho não contraditado na CD da Liga, onde ela não foi testemunhar, e cujo percurso segue em tribunal civil até ser desmontada a tramóia.

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde meus caros amigos...Até que enfim que o senhor Doutor Rui Moreira acordou e me deu a satisfação de responder, estava a ver que não o faria jamais...Não deve ter sido por estratégia suponho, mas que demorou, demorou. Seja bem vindo a este espaço...Depois confesso não necessita de me tratar por senhor, sinceramente não gosto, assim como não gosto de gravatas...-Fui obrigado a pôr uma há uns dias atrás para um casamento, disseram-me que estava muito lindo, que até parecia o noivo -coisas de mulheres-, mas que foi uma estopada foi, logo que pude, silenciosamente fui à casa de banho e zás!...Mas pronto, cada um fala como gosta e nada a fazer quanto a isso...Respondendo-lhe à questão dos jornalistas ameaçados ou agredidos no Dragão, devo ser claro, não me revejo de todo nessas atitudes, nunca me reverei em coisas semelhantes e muito menos, se elas foram executadas com a estratégica colaboração ou conivência do Clube...Acho completamente recriminável, diria mais abominável, embora deva dizer para sustentação da minha posição que não li em nenhum lado uma referência a isso, daí a minha ignorância...Sou completamente a favor da Liberdade, mesmo a favor da Liberdade dos Idiotas -especialmente dessa-, não seria capaz de incitar à violência sobre ninguém, não seria capaz de assistir, a essa violência estar a ser exercida sobre alguém e ficar completamente alheado da questão, como já vi muita gente fazer. E já levei pancada por causa de me "meter onde não era chamado"...Uma vez perante a própria Polícia, que quando reagi, me ameaçou ela própria de se voltar contra mim se eu continuasse a manter a mesma atitude...Por isso!...Isso tem de acabar no nosso Clube, e rapidamente, não adianta andarmos aqui a discutir o sexo dos Anjos e depois vermos algumas pessoas com responsabilidade retirarem-nos todas as Esperanças...Mas o que eu chamei a atenção do Rui Moreira, foi a sua passividade aparente, a sua moleza, a sua impreparação para competir em força com aqueles espertalhões que estão consigo todas as Terças-Feiras...Não adianta levar consigo apenas a sua memória, ou a sua capacidade retórica, no momento, eles aparecem com argumentos tirados da cartola e vemos que o senhor, perante isso, fica desarmado!...Isso não deve acontecer, não tenha receio de ser polémico, ataque sem piedade -nas palavras claro- os adversários, encoste-os à parede, obrigue-os a mudar o rumo das suas argumentações, sob o peso das suas próprias argumentações, para não correrem o risco de cair no descrédito. Se quiserem cair nessa armadilha, paciência, o senhor não se importe de lhes dar uma ajuda! Porque isto, o meu comentário, baseia-se no seguinte pensamento, o Rui Moreira ali no Trio de Ataque, não se representa exclusivamente a si, representa toda a Nação Portista, deve portanto mostrar perante ela a sua Capacidade, sem subterfúgios, sem calculismos, com verdade plena, sem receios, abertamente...Se há coisas que não aprecio nada são as bicadas dadas quando estamos em situação de superioridade -por exemplo após um bom resultado, a conquista de um Campeonato- isso revela uma mau sentido de vitória, nesses momentos temos de dar a mão aos vencidos, sermos Cavaleiros na verdadeira acepção da palavra...Mas quando eles nos remetem para o campo de batalha, então aí, sem hesitações, devemos ser agressivos -no bom sentido como agora se diz-, devemos estar preparados para lutar de igual para igual e Vencer, senão, o melhor é ficar em casa...Eu apontei alguns factos, o Zé Luis enumerou outros, mas o doutor Pôncio, por exemplo, tinha/levava consigo uma pasta, onde ia buscar matéria -sempre que era necessário- susceptível de os pôr na Ordem natural do Universo...Porque não perguntar ao Carlos Daniel qual é o Clube dele?...E se ele recusar a resposta, porque não falar em necessidade de transparência?...Vai ver que o rapaz entra em desvario...Paciência, cada um desvaria-se como muito bem entende. Não tenha receio que ele fique aborrecido consigo, cada xatice tida ao longo da vida é como uma medalha conquistada no Campo de Batalha que no fundo é a nossa Vida!
    -Todos os dias vou religiosamente, levar comida a uns gatinhos que rondam a minha casa, eles estão lá, no mesmo local, até altas horas à minha espera, não os posso decepcionar...Um é um macho, outro uma gatita, a mais meiga para comigo, não deixa aproximar de mim o gato e reparo, muitas vezes, nas imensas cicatrizes que o animal ostenta, testemunho das suas lutas pela sobrevivência, tenho pena dele, daquele rendilhado cicatricial mas respeito-o muito e sempre que se apresenta ferido, trato dele o melhor que consigo, mesmo que ele me tente fugir deseperadamente...Fico também com as minhas próprias cicatrizes!...Paciência "lá no fundo" elas vão desaparecer totalmente...Um grande para si!...

    ResponderEliminar
  42. ora boa tarde a todos!
    e a primeira vez que aqui comento, mas n posso deixar de o fazer!
    segundo li querem levar o 4º classificado a champs, ora meus amigos, acho que nao sera possivel!
    segundo um artigo de ontem no JN e ja posteriormente hoje no mais futebol, o meirim diz e com muita razao que o porto n pode ser excluido porque os factos remontam-se a 2004!!
    vamos ver no que isto vai dar, mas claramente me parece que nunca iremos ser excluidos, parece-me mais uma noticia pa tentar destabilizar a nossa equipa em vesperas de uma final da fruteira!

    ResponderEliminar
  43. A afinar pelo mesmo diapasão, Carlos Loureiro do Blasfémias:

    "A Bola coloca hoje em questão a participação do FCP na Liga dos Campeões do próximo ano, o que, a verificar-se, abriria a porta da terceira pré-eliminatória ao Benfica. Numa interpretação literal do artigo 1.04, al. d) do regulamento da prova, a dúvida suscitada pelo jornal é pertinente, embora a consequência dessa mesma interpretação literal fosse o banimento, para todo o sempre, de qualquer clube condenado internamente por viciar (ou tentar viciar) resultados desportivos (já que o clube, uma vez condenado, nunca deixaria de ter estado envolvido nos factos que justificam o impedimento da participação).

    O FCP decidiu não recorrer da decisão da Comissão Disciplinar, fazendo-o apenas Pinto de Costa a título pessoal, confiando que a tal alínea apenas se aplicaria caso a tentativa de viciação tivesse ocorrido na época cujos resultados dão acesso à Liga dos Campeões (2007/08, no caso), interpretação que me parece plausível, mas que não resulta expressamente do Regulamento.

    Se a interpretação da Bola vier a verificar-se, Pinto da Costa terá cometido o maior erro da sua vida. Caso contrário, a manchete de hoje daquele matutino apenas servirá, como me parece mais provável, para dar aos seis milhões a esperança vã de serem salvos na secretaria dos seus medíocres resultados desportivos".

    ResponderEliminar
  44. Se acontecer esta catástrofe, só há uma solução: a demissão de toda a SAD e dos dirigentes do Futebol Clube do Porto...Já estou a ver serem vendidos determinados jogadores para justificar esta trapalhada toda...Para além disso, se houve tentativa de intimidação ao Paulo Asssunção também é muito grave...

    ResponderEliminar
  45. 6 minutos.

    a acariação entre JNPC e a Criolina demorou 6 minutos.
    Cada um desmentiu a versão do outro e assim acabou.

    Para que é que um juiz quis a acareação ?
    Apenas para alimentar o circo mediatico, nada mais.
    Vergonha !

    ResponderEliminar
  46. INVEJOSOS, benfas e afins, SUICIDEM-SE!!!!!!


    "José Manuel Meirim faz questão de frisar previamente que é «adepto do Benfica, mas que entende que o Direito não é nem vermelho, nem azul-e-branco, nem verde» e vinca a sua posição de jurista. E, feito este esclarecimento, esclarece também que a alínea d) se aplica à respectiva época em curso.

    Ou seja, o jurista explica que o desrespeito pela alínea d) dos critérios de admissão acontece quando «esta situação de combinação ou alteração de resultados desportivos tiver sido produzida na época que permitiu o acesso à Liga dos Campeões».

    O que José Manuel Meirim aponta não se verificar, pois a condenação do F.C. Porto é respeitante à temporada 2003/04. E não terá efeitos desportivos retroactivos a nível das competições europeias. Pois a participação na Champions de que se fala é a de 2008/09 e a actual época 2007/08 do F.C. Porto respeita os critérios de admissão à Liga dos Campeões - neste caso em concreto, no que respeita à alínea d)."

    FC PORTO SEMPRE!!!!!...a caminho do TETRA!!!!...antes do PENTA!!!!!....que necessariamente nos levará, FINALMENTE, ao HEXA!!!!!!

    ResponderEliminar
  47. Meus amigos se essa interpretação fosse válida então teria de considerar-se que nenhuma equipa envolvida algures no tempo em situações deste tipo, poderia jamais participar nas Competições Uefeiras...O Marselha, o Milan, a Juventus, a Fiorentina, o próprio Benfica -houve ou não condenação do Calabote- o Anderletch, etc...Já andam por aqui os profetas da desgraça...

    ResponderEliminar
  48. convido-vos a ler:
    http://oantilampiao.blogspot.com/2008/05/estes-venderam-se-ao-benfica.html

    ResponderEliminar
  49. muito interessante ...


    3. De facto, a opinião de Cunha Leal, nestas questões, só vingou no caso Rocha, quando ele próprio era director executivo da Liga. No caso Meyong, a sua opinião não mereceu primeira página, nem foi tomada em consideração. Mas este é um dos problemas principais do nosso futebol. Isto é o sistema aflorado por Dias da Cunha: também o direito, no futebol português, tem cor, aparentemente.

    4. Mas é bom que existam estas pessoas tão preocupadas com as leis e com as interpretações das leis desportivas em Portugal, mesmo que, quando no poder, não tenham sido tão diligentes na procura da verdade desportiva. Talvez Cunha Leal já conhecesse, por volta dos anos 2004 e 2005 (quando era director executivo da Liga), o artigo 2 do mesmo regulamento que agora serviu para levantar esta questão. Foi uma pena que não tivesse promovido a sua adaptação para a Liga nacional, porque tenho a certeza que as suas preocupações se limitam à verdade desportiva. Vejam lá se não tinha a sua piada:

    "Article 2

    Integrity of the competition

    2.01 To ensure the integrity of the UEFA club competitions, the following criteria
    apply:

    a) no club participating in a UEFA club competition may, either directly or
    indirectly:

    i) hold or deal in the securities or shares of any other club participating in a UEFA club competition,

    ii) be a member of any other club participating in a UEFA club competition,

    iii) be involved in any capacity whatsoever in the management, administration and/or sporting performance of any other club participating in a UEFA club competition, or

    iv) have any power whatsoever in the management, administration and/or sporting performance of any other club participating in a UEFA club competition;"

    Tinha sido bom, tinha.

    ResponderEliminar
  50. Demorou apenas 6 minutos a acareação, foi o que se chama uma rapidinha!...

    ResponderEliminar
  51. é APENAS A MINHA OPINIÃO...É UMA QUESTÃO DE COERÊNCIA E COMPETÊNCIA

    ResponderEliminar
  52. MeirelesPortuense

    Carlos Daniel é adepto do SCP, no programa trio de ataque em cabo verde foi "desmascarado" por um descuido do Rui Oliveira e Costa.

    ResponderEliminar
  53. Pronto, tudo bem, ele é adepto do Sporting, então que o confesse, não deve esconder um segredo tão pouco importante, se o quiser manter é porque acha que isso o pode prejudicar pessoalmente ou pode prejudicar o seu Clube e se pensa assim porque será?...Porque considerará que no futuro tudo o que disser não mais será olhado da mesma forma?...Bom é possível, mas isso é perfeitamente natural, cada um deve assumir as suas posições sem medo e sem hipocrisias!...Se ele tem medo de se assumir como adepto do Sporting ou do Benfica, então que mude de actividade e vá fazer outro tipo de Jornalismo...É uma questão de transparência!

    Meu caro Ricardo Moreira, se o Porto não puder entrar na Champions, não é dramático, pior seria ter que descer de Divisão e aí sim provavelmente, teria de vender muitos dos seus quadros...Ficando apenas pelas competições Internas será bastante mais fácil, ganharmos a Taça de Portugal, a Liga Carlsberg e a Liga BWin...E depois ficamos no sofá a apreciar as cabazadas que os lídimos representantes de Portugal -os segundos, terceiros e quartos classificados do Campeonato- vão levar na Europa...Já agora, diziam que o Guimarães iria ter muitas dificuldades em passar as eliminatórias, falavam da presença de grandes, gigantes emblemas Mundiais, se fôr o Benfica a ir a essas Eliminatórias, esses Importantes Clubes, esses Gigantes vão disputar a UEFA?...LOL...Talvez com medo do Benfica, não?...

    ResponderEliminar
  54. Interessante que nunca aparecemos nas capas da bolha e hoje estamos lá de corpo inteiro.
    Estes merdosos não olham a meios para fazer esquecer uma época desastrosa da "melhor equipa dos ultimos 10 anos" ainda por cima a fazer fé nas declarações de um bócó para não dizer pior.

    ResponderEliminar
  55. Meu caro senhor Meireles,

    Sabe que a opinião de muitos benfiquistas é, precisamente a de que o APV é comido de cebolada pelo representante portista?

    Sabe que a opinião de inumeros sportinguistas é a de que o ROC é trucidado pelo APV e por mim?

    Não me auto-avalio, Senhor Meireles. Nem sequere me auto-elogio. Para isso, temos o Ricardo Costa, não é verdade? Cada um que aqui vem, que julgue. Quem vê o programa, que julgue.
    Lamento, apenas, que não o satisfaça com as minhas prestações televisivas. Mas, sendo a sua opinião, ficamos amigos como dantes! O senhor na sua, e eu na minha. Como lhe disse, temos uma coisa em comum.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  56. Estou sem tempo para nada,cheio de trabalho aqui em Madrid...Poe isso mesmo peço desculpa a todos os blogueiros e principalmente ao Zirtaev pela minha pouca participação...
    Gostaría ter tempo para escrever um post sobre esta rídicula atitude do Benfica...
    Digna de um clube pequeno,com dirigentes pequenos e que se contenta em ganhar na secretaria quando não pode ganhar no campo...
    Odeio esse tipo de comportamentos,se o meu clube fizesse o mesmo tería vergonha.
    .
    .
    Devo lembrar que ha uns anos atrás o Benfica se se tivessem cumprido os regulamentos devería ter descido de divisão pela inscrição irregular de Ricardo Rocha.Isso faría com que perdessem o título e este fosse entregue ao 2º classificado que nesse ano era o Porto.
    Pinto da Costa na altura foi logo o 1º a dizer que o Porto não tinha qualquer tipo de interesse em ganhar na secretaria e que nem colocava essa hipótese..
    .
    O Benfica acabou por nao descer de divisão porque o director executivo era o benfiquista Cunha Leal que nao abriu inquérito sobre o caso e atraves de uma série de falcatruas o Benfica safou.se...Como o contrato de R. Rocha ter dado entrada na liga numa data e o carimbo ser anterior á data que o contrato foi entregue na liga...
    Na altura a imprensa nao fez alarido da situação nao pediu q se cumprissem os regulamentos se cumprissem...A mesma imprensa que hoje pede que o Porto desça de divisão mesmo quando os regulamentos nem contempam essa hipotese era a mesma que na altura nao pediu o mesm para o Benfica e no caso do Benfica sería o simples cumprir dos regulamentos...
    .
    .
    Na altura um LFV agitado até invadiu um estúdio de televisão a tentar explicar o que nao tinha explicação...
    .
    Muito pequena e nojenta a atitude do Benfica.Devería merecer uma reacção da Porto Sad.
    Eles não sao apenas rivais,sao inimigos,faz tempo...LFV é um inimigo do clube.
    Por isso mesmo custa-me a entender porque raio foi o Porto golear o Guimarães para ajudar o Benfica...????Para isto???
    E para quando uma investigação ao Estorilgate?.
    .
    .
    Sou radicalmente contra,o facto do clube nao ter recorrido da condenação.
    A mim o argumento de ser Sad e de em 1º lugar estar os resultados desportivos nao me diz nada.
    Para mim não há nada mais importante que a dignidade do clube.NADA.Troco todos os títulos do mundo por isso.
    Não consigo suportar a ideia que o Porto aceitou uma condenação sobre tentativa de corrupção relativo a uma equipa mágica que foi tão superior e que nao merecia ser assim tratada.
    Para mim dava-me igual perder 6 pontos na proxima época,isso só nos faría unir ainda mais e detonar com toda a concorrencia,venceríamos a liga ainda com mais distancia que este ano.
    .
    Se por acaso(nao me parece) por nao ter recorrido o Porto perder a possibilidade de disputar a Champions,acho que Pinto da Costa e toda a administração devería demitir-se e não se recandidatar.
    Sería uma vergonha para o clube.
    Aliás,devo dizer que a atitude de Pinto da Costa me desiludiu muito e que não consigo olhar para o nosso presidente da mesma forma...
    Desiludiu-me muito que não ouvisse os adeptos e não defendesse a dignidade do clube preocupando-se apenas com a sua +própria.
    Espero que ele peça desculpas um dia por este erro histórico...E espero que comecem a aparecer sucessores...Acho que este é um ciclo que deve fechar assim por cima,como campeões.
    A sad precisa de ser limpa e com urgência.
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  57. Gostaria de mandar um abraço ao Rui Moreira que ontem esteve na minha cidade, e dizer que ao contrario do meireles aprecio as suas intervenções no trio de ataque, penso que nós Portistas não devemos nem estamos formatados para usar, argumentos que a maior parte dos benfiquistas usam.

    ResponderEliminar
  58. E eu que pensava ter já garantido um lugar de assessor de imagem, pelos vistos nada feito, paciência...Tudo bem caro senhor Rui Moreira, eu fico com a minha opinião e o senhor com a sua...Espero no entanto que esta minha intervenção, possa contribuir para alguma melhoria no seu desempenho! A julgar pelo que me diz ser a ideia dominante no seio dos nossos adversários, sinceramente, nós portistas, devemos ser mesmo muito muito exigentes! Um abraço de simpatia!...

    ResponderEliminar
  59. Não inventem, o Carlos Daniel é benfiquista convicto. O meu pai é natural de paredes, tal como ele, e conhecia-o.
    E que tal começarmos a falar da taça?

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  60. Estive agora a ler o artigo em questao...E a interven�o d� para tudo...
    Mas na minha opini�o acho que n�o h� motivos para preocupa�o...E acho que a pr�pria Uefa deve explicar o alcance dessa norma...
    Porque lendo no sentido literal ent�o o Milan e o Marselha por j� tere viciado resultados no passado nunca mais poder�am participar nas competi�es da Uefa.
    E o Porto foi condenado por actos relativos � �poca 2003/2004 este art� peo que li apenas apareceu ap�s o calciocaos que foi bastante depois da referida �poca.
    O Porto n�o pode ser condenado retroactivamente...Na altura da pr�tica dos actos il�citos este art� nao existia e o Porto n�o pode agora ser condenado por uma norma que n�o exist�a � data da pr�tica do il�cito.
    .
    .
    Fica no entanto a mesquinhez e pequenez do Benfica e seus dirigentes e de Cunha Leal.
    Espero que a Porto Sad reaja a estes actos cobardes e desleais e repudie a Benfica Sad e o ex director executivo da liga.
    Nestas alturas � que se v� a grandez das institui�es e o Benfica demonstrou como � pequenino...

    ResponderEliminar
  61. sismister, já aqui disse várias vezes O CARLOS DANIEL É LAMPIÂO. num livro dedicado aos 100 anos do benfica, 100 personagens foram convidadas para contar uma história sobre o benfas, o lampião de serviço no trio foi um deles. O CARLOS DANIEL È LAMPIÂO, ainda por cima hipócrita já que ainda ontem disse que o único clube dele era o paredes.

    ricardo costa o pinto da costa já respondeu hoje a mais essa nojice dos lampioes. do jogo:
    Pinto da Costa lamenta “artimanhas” de quem “não consegue ganhar em campo” e dá como certa a participação na “Champions”

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, lamentou hoje “as artimanhas” de quem “não consegue ganhar dentro do campo”, em resposta à pretensão do Benfica de que a UEFA seja notificada das decisões do processo Apito Final. Pinto da Costa desvalorizou também a acareação de hoje com a ex-companheira Carolina Salgado, no âmbito do processo judicial Apito Dourado, sobre corrupção no futebol português, ironizando com o “fracasso” da contratação do treinador sueco Sven-Goran Eriksson pelo Benfica. “Faz-me pena que as pessoas que não conseguem demonstrar valor e ganhar dentro do campo recorram a artimanhas. Compreendo o desespero e prejuízo de não estar na Liga dos Campeões, mas tenham paciência”, disse o presidente do tricampeão português, à margem do jantar com deputados adeptos do clube, na Assembleia da República. Pinto da Costa não tem o “mínimo receio” de que a UEFA tome conhecimento da decisão da Comissão Disciplinar da Liga, que puniu o FC Porto com a perda de seis pontos por dois actos de tentativa de corrupção, advogando que isso não poderá custar aos azuis e brancos a participação na Liga dos Campeões da próxima época. “Não me tira o sono. Quem diz isso não tem credibilidade, nem conhece os regulamentos. A equipa está tranquila, porque já se habituou a viver com estas suspeições. Isto fortalece-nos”, explicou Pinto da Costa, comentando a intenção manifestada hoje pelo Benfica de pedir à FPF para enviar à UEFA a certidão da decisão da Comissão Disciplinar. A acareação com Carolina Salgado não teve “significado nenhum” para o presidente do FC Porto, pois “seis minutos é o tempo que se perde no quarto de banho”, desafiando a que se encontrem factos comprometedores “nos quilómetros de chamadas”, em alusão às escutas telefónicas. Para Pinto da Costa, “a notícia mais importante do dia” foi o facto de o Benfica não ter chegado a acordo com Eriksson: “Ficámos todos muito contentes com esse fracasso. Mas se viesse, em vez de ficar com 20 (pontos de atraso, o Benfica) ficava com 10”. O presidente do clube portuense lamentou a saída do defesa Bosingwa, transferido para o Chelsea pelo “encaixe razoável” de 20,5 milhões de euros, mas assinalou que o FC Porto já sofreu “perdas maiores e continuou a ganhar”.
    http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHoraFutebolNacional_PCArtimanhas1405_73302.asp

    ResponderEliminar
  62. O que eu espero é que o benfica que tem sido o campeão das secretarias e dos troféus que são ganhos pelo outro lado, não consigam mais uma vez os intentos a que se propõem - tirar uma participação na LC que é nossa por direito.

    Há dois anos estava longe de imaginar que fosse possivel nos tirarem 1pt quanto mais 6 e agora foi o que se viu com a nossa própria SAD a dar a mão à palmatória.

    Tenho muito para dizer sobre este e outros assuntos mas também já me fartei de ser intitulado como um dos arautos da desgraça.


    Abraço!

    ResponderEliminar
  63. Um outro assunto:

    segundo me foi dito, a Fiorentina oferece 250 000 EUROS/mês a P.Assunção.

    Este, pede 100 000 EUROS/mês para ficar no FC Porto.

    Não lhe querem dar esta quantia...

    Nem preciso de dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  64. Apreciando o Rui Moreira, como figura do novo Norte, inteligente e elegante cabe-me dizer que...

    Desta vez estou de acordo com o meireles e com o Zé luÍs: dada a gerra total que os poderes centralistas fazem ao FCP, dada a catadupa de histórias mal contadas, programas orquestrados, interpretações inviesadas...enfim uma perseguição descarada e total ao FCP, e por exemplo no TRIO DE ATAQUE o "MODERADOR"(o faccioso vermelho que cada vez disfarça menos), O repugnante e hipócrita APV, todos ANTI-PORTISTAS PRIMÀRIOS, exige-se que o representante do FCP não seja exclusivamente representante dele mesmo, mas também de todos os adeptos...exige-se que se prepare e documente melhor e que EM ABONO DA VERDADE, pois não é a mentira que se pede, defenda mehor e mais acérrimamente o nosso FCP!

    Recordo por ex, e o Rui Moreira poderia tê-lo dito, que o futebol português não é uma mentira á 20 anos, mas sim á 70, dos quais 50 anos dominados pelo Benfica. O Insuspeito Dias da Cunha disse-o segunda no prós e contras. Há que desmistificar que não existe um lobo mau no Porto, e o resto é tudo cordeirnhos em Lisboa.

    Vi o escroto de filme "Corrupção", pirateado, claro, e posso vos dizer que nasce em mim um ressentimento em relação á Lisboa "capital do império que vai gastar 400 milhões na zona ribeirinha", que me faz cada vez mais rasgar o cartão de militante deste país, que tem tanto de invejoso como de medíocre!


    Que Deus faça de todos os lisboetas portistas e inteligentes rápidamente para a viabilidade deste país!

    Um bem haja a todos

    ResponderEliminar
  65. Um pequeno aparte...

    Acabo de ir a um concerto no palau de la musica em barcelona, e vi o Deco á saída... nao me contive e gritei: PORTO!!!

    enfim... sou um doente azul!

    ResponderEliminar
  66. Um pequeno aparte...

    Acabo de ir a um concerto no palau de la musica em barcelona, e vi o Deco á saída... nao me contive e gritei: PORTO!!!

    enfim... sou um doente azul!

    ResponderEliminar
  67. Um pequeno aparte...

    Acabo de ir a um concerto no palau de la musica em barcelona, e vi o Deco á saída... nao me contive e gritei: PORTO!!!

    enfim... sou um doente azul!

    ResponderEliminar
  68. Se algu+em ainda ler isto, eu pergunto:
    Em vez de se atirarem a Rui Moreira (eu não o faço, david, apknto pequenas falhas, normais, só isso), discutirem a isenção de Carlos Daniel ou o seu clube, questionarem a SAD e a decisão de não recorrer do castigo,
    pergunto eu:
    JÁ LERAM, um bocadinho que seja, DA SUSTENTAÇÃO, DA PROVA DADA COMO PROVADA, E DOS CONSIDERANDOS SUBJECTIVOS DA CD DA LIGA?

    Dá vontade de chorar.
    Amanhã vou tentar escarrapachar tudo o que foi "provado" do FC Porto-E. Amadora.
    E o que a CD da Liga acha de Carolina Salgado.
    Meu Deus, que monstrousidade.

    JÁ ALGUÉM LEU?
    JÁ ALGUÉM LEU?
    JÁ? JÁ? JÁ? JÁ?

    É INACREDITÁVEL.
    INACREDITÁVEL!

    ResponderEliminar
  69. Uma coisa completamente à parte disto tudo: alguem viu a final da taça uefa???

    O Porto vai vender o lucho e se poder que vá buscar o Arshavin. Fiquei abisbelico com aqueles pés.

    ResponderEliminar
  70. o zé luis tem razão, o rui moreira não é perfeito, mas tem de luar contra o apv mais o daniel que são dois benfiquistas. ainda por cima ooliveira e costa ajuda-os. como sou jurista queria dizer que no ultimo programa o rui teve toda a razao em tudo o que disse, e ainda assim foi humilde quando confessou que nao era jurista e que por isso havia partes do acórdao que nao entendia completamente. alguns idiotas chapados, como o meireles e o alvaro to portogal nao percebem que o nosso representante tem uma classe a parte e defende o clube e o presidente com essa categoria de quem nao precisa daquilo ou de andar aos berros.

    ResponderEliminar
  71. Zé Luís,

    quanto ao acórdão, só não me rebolo no chão a rir porque aquilo não tem piada nenhuma..

    Exactamente por o ter lido é que considero que a SAD nunca devia ter aceite a punição.

    ResponderEliminar
  72. Tinha que vir o "elegante" e "humilde" "portista de paredes" -Portista?...- chamar-me de "inteligente"...Não precisa, eu sei que sou Inteligente!...É um auto elogio, que importa, sou o que sou!...Inteligente. -Pelos vistos, nem só os "SuperDragões" usam de "coação" e "ameaças", segundo a descrição do ROC...Os "Moreirinhas" -e aqui faço uma distinção entre o Rui Moreira que merece a minha consideração (sempre o disse) e os "Lambedores" do Rui Moreira, aqueles que se perfilam já para seus futuros assessores- sejam eles Ricardinhos -Costas ou Braços ou Pernas-, Luisinhas -da Pasteleira, do Shopping ou do Cêrco-, Paredinhos -Portuenses, Sportinguenses ou Benfiquenses- e quejandos, adoram confessar gostar muito da "elegância", da humildade e ainda da "educação" de Rui Moreira, elevam essas qualidades ao Olimpo só para justificar o seu posicionamento e utilizam para demonstrar a sua enorme "coerência" a mesma estratégia e violência verbal que é tão criticada por eles...Haja pachorra!...



    "Os Anos São Degraus"

    "Os anos são degraus; a vida, a escada. Longa ou curta, só Deus pode medi-la. E a Porta, a grande Porta desejada, só Deus pode fechá-la, pode abri-la. São vários os degraus: alguns sombrios, outros ao sol, na plena luz dos astros, com asas de anjos, harpas celestiais; alguns, quilhas e mastros nas mãos dos vendavais. Mas tudo são degraus; tudo é fugir à humana condição. Degrau após degrau, tudo é lenta ascensão. Senhor, como é possível a descrença, imaginar, sequer, que ao fim da estrada se encontre após esta ansiedade imensa uma porta fechada — e nada mais?"

    ResponderEliminar
  73. Meireles,

    poesia pela manhã?

    ora aí está uma bela forma de começar o dia.

    Contudo e apesar de ser admirador confesso de Rui Moreira espero que não me coloque no saco dos tais "lambedores".

    De outra forma, e a avaliar pela sondagem que RM venceu neste blogue, seriam umas largas centenas aqueles que o Meireles teria de enfiar no tal saco.

    :)


    Abraço!

    ResponderEliminar
  74. Não sei de quem seria sucessor, Meireles. Tenho netos crescidinhos, nunca falei com o Rui Moreira na vida e de moreirinha só se for por ter 1m83 porque acho que ele é maior. Você´é diferente é apenas o maior.

    ResponderEliminar
  75. Miguel, eu votei "não" quanto a concordar com o facto de o clube nao apresentar recurso.
    Como adepto nunca concordaria, já antes o tinha dito quando há semanas a hipótese se colocou.
    Mas há outras coisas que desconheço(mos) e na perspectiva da SAD... acabamos por não saber a justificação. Essa é que eu tenho pena. Não saber porquê quando foi suposto, pelo presidente, que não precisava de explicá-lo.
    Até porque havia sido dito, pelo presidente, que recorreríamos até às últimas instâncias.
    Mas nestas coisas dou algum tempo e procuro informar-me mais. Entretanto, deves saber de algo que prometeste contar-nos. Pode ser que ajude.
    Para já, fico-me pela avaliação dos factos e o acórdão é "mais do mesmo" quanto à subjectividade, inadmissível, e em elevado grau, sobre a gravidade e a relação dos acontecimentos com o FC Porto.
    As purgas estalinistas não fizeram melhor e li bastante dessa matéria em vários escritores soviéticos...
    Por isso digo que este "processo" foi quase kafkiano porque o nosso ditadorzinho de meia-tijela da CD da Liga não encontrou regulamentação suficiente para fazer o FCP descer de divisão.
    Vê lá, mesmo assim este "processo" decorre e vai durar anos até se tirar tudo a limpo. Isto é, se entretanto os Morgados de serviço não recuperarem o espírito maoista na compilação de leis para execução sumária dos prevaricadores.
    Abrenúncio!

    ResponderEliminar
  76. Eu não disse Sucessor meu caro Paredes, disse Assessor:

    Repare bem nas diferenças;
    "sucessor - do Lat. successore - adj. e s. m.,
    -que ou aquele que sucede a outrem; herdeiro."

    "assessor - do Lat. assessore
    s. m.,
    -assistente, adjunto, auxiliar; coadjutor; ajudante;
    ant., letrado que assistia ao juiz leigo para o ajudar; letrado que acompanhava os embaixadores."
    Retirei estas conclusões do Dicionário da Verbo Editora!...Avancemos.

    -Para quem já tem netos crescidinhos, devia o Paredes de Paredes(?) ter mais tento na sua língua!...Isso de chamar idiotas aos outros, só pode significar que quer levar algo em troca...E não venha lá com a questão da altura, é sempre a mesma e repetitiva conversa, mais um argumento nítido de "coação"..."-Houve lá, t'ás a ouvir, tem cuidado comigo, eu tenho um metro e oitenta e três!"....LOL...Você deve pertencer à geração dos oitentas!...Deixe-me rir!...Deixe-me rir!...Faz-me lembrar os condutores de camiões que conduzem à louca pelas estradas Nacionais, quem quiser que se desvie, mas se lhe dão um Fiat 500 para as mãos, negam-se a sair da garagem cheiinhos de caguefes!...Um metro e oitenta e três?...E quanto de colarinho?...LOL!...

    -Meu caro Miguel, eu consumo Poesia a toda a hora...É de manhã, à tarde e à noite...Só tenho um defeito, não tenho um metro e oitenta e três...Mas a culpa não é minha é da natureza! E não confunda uma sondagem feita há cerca de um ano e por razões bem distintas e o que estamos aqui agora a discutir...Na altura eu defendi aqui o Rui Moreira e se reparar bem eu até continuo a defende-lo, se a minha intenção é unicamente aperfeiçoar o seu desempenho...Quanto ao saco e ao epíteto de "lambedores", o Paredes como viu, foi o primeiro a assumir-se, acusou-se logo e até disse quais as razões -a preferência pelas alturas- os outros, vão-se descobrindo por si pode acreditar, é só esperar pelas reações!...Estenda-se o tapete e eles saltam como ratos em cima das ratoeiras!...É disto que eu gosto, a Psicologia de Massas!...

    ResponderEliminar
  77. Meireles,

    agora quem escreve um robusto LOL sou eu!


    Salva-se a boa disposição!


    PS. não referi a sondagem para confundir nem nunca interpretei as suas opiniões sobre o RM como indiciadoras de mau estar para este. Qualquer pessoa que se presta a funções de notoriedade tem de estar preparada para a critica e RM não será excepção. Com educação pois claro, que foi coisa que sempre lhe vi fazer neste espaço.



    Abraço!

    ResponderEliminar
  78. "Reminiscência - Fernanda de Castro
    "...Lisboa, Santarém, Porto, Leiria..."

    (eu sabia de cor toda a geografia)
    O Senhor Inspector
    deu-me a nota mais alta em geografia
    e disse gravemente:
    - "Continua. Hás-de ser gente..."
    "Ângulo recto, agudo,
    cateto, hipotenusa...
    (já manchara de giz a minha blusa
    mas respondia a tudo
    e a professora sorria
    enquanto eu papagueava a geometria)
    "...D.Sancho, o Povoador...
    D.Dinis, o Lavrador...
    (Tinha então boa memória,
    sabia as datas da história...)
    1580
    1640
    1143
    em Arcos de Valdevez...
    (Muito bem, sim senhor!
    A pequena é simpática)
    E depois, em voz alta, o senhor Inspector:
    - Vamos à gramática." -
    "...E, nem, não só, mas também...
    conjunções copulativas"
    (Eu pensava na alegria
    que ia dar a minha mãe,
    nas frases admirativas
    da velha D.Maria,
    a minha primeira mestra:
    - Tão novinha e ficou "bem"!" -
    e esta suavíssima orquestra
    acompanhava em surdina
    o meu primeiro exame de menina
    aplicada, orgulhosa e inteligente...)
    - "Vá ao quadro, menina! Docilmente
    fiz os problemas, dividi fracções,
    disse as regras das quatro operações
    e finalmente
    O Senhor Inspector felicitou-me,
    quis saber o meu nome
    e declarou-me
    que ficara "distinta" sem favor.
    Ah! que esplendor!
    Que alegria total e sem mistura,
    que orgulho, que vaidade!
    Olhei de frente o sol e a claridade
    não me cegou, julguei-a quase escura...
    As estrelas, fitei-as como iguais.
    Melhor: como rivais...
    E a Humanidade
    pareceu-me um rebanho sem vontade,
    uma vasta colónia de formigas...
    (As minhas pobres, tímidas amigas!)
    Pouco depois, em casa, a testa em fogo, o olhar em brasa,
    gritei num desafio
    à terra, ao céu, ao mar, ao rio:
    - "O mãe, eu já sei tudo!"
    No seu olhar tranquilo de veludo,
    no seu olhar profundo,
    que era todo o meu mundo,
    passou uma ironia tão velada,
    uma ironia
    tão funda, tão calada,
    que ainda hoje murmuro cada dia:
    "-O mãe, eu não sei nada!..."


    Apenas uma pequena chávena de chá pela manhã!...

    ResponderEliminar
  79. Um abraço também para si Miguel e para todos, até para o Paredes.metro.e.oitenta.e.três...LOL.Eu só quero o bem de tudo e de todos, sinceramente, do Porto ou do Benfica, do PSD ou do PCP e podem não acreditar, mas o que mais me aborrece é o sentimento de inacção, a vontade de querer ser fiel à esquerda e à direita, a descoberta de ídolos com pés de barro, a mudança constante de um para o outro lado da estrada, conforme o vento sopra de um ou de outro lado! É nos momentos difíceis que se descobrem os verdadeiros amigos...Agora que todos deram em descascar numa figura Pública -não, não é o Rui Moreira- há que lhe cair em cima e aproveitar!...A verdade é só uma, mas pelo que se ouve e lê tem várias interpretações como já vimos, temos que ser unidos na hora dos ataques mais torpes e soezes!...

    ResponderEliminar