06 maio 2008

F.C. Porto: troféu com taça inesquecível!

Numa altura em que o Futebol Clube do Porto enfrenta mais um clube para cumprir calendário da 1ª liga, vale bem a pena recordar um troféu com taça muito especial, guardada no museu dos grandes dragões.

Ele (o troféu) chama a atenção pela sua imponência e invulgar qualidade artística: o troféu com taça comemorativa da vitória por 3-2, em 1948, sobre o Arsenal, de Londres.

É um autêntico monumento a esses grandes dragões de 1948. É a celebração de uma das grandes vitórias do F. C. Porto, mas é antes de tudo a celebração do espírito apaixonado de um imenso conjunto de portuenses (portistas) sedentos de glória para o clube de cores azul e branco.

A vitória sobre o Arsenal ocorreu a 6 de Maio de 1948, numa altura em que os ingleses assumiam um domínio absoluto na prática do futebol. Vinham ainda com a fama de terem sido os inventores do futebol, e entre as suas equipas encontravam-se alguns dos melhores praticantes a nível mundial. Por isso, quando no ano de 1948 se anunciou a realização do jogo, no Estádio do Lima, entre o F. C. Porto e aquela que era então o mais mítico dos clubes ingleses, o Arsenal, cresceu uma expectativa desmesurada na cidade do Porto e um pouco por todo o país. Os ingleses chegavam ao Porto no seguimento de uma digressão vitoriosa pelo continente europeu, o que, se por um lado incutia mais receio, por outro lado fazia aumentar a apetência pelo jogo. Assim foi. O público esgotou o estádio do Lima e assistiu a um espectáculo fabuloso.

Com uma exibição para recordar a letras de ouro, o F. C. Porto venceu por 3-2, com dois golos de Correia Dias e um de Araújo (pois... o F. C. Porto já então era um grande clube europeu).

O jogo era particular e não estava nenhuma taça em disputa. Só que a alegria foi tanta, o orgulho foi de tal ordem, que um conjunto de portuenses (portistas) decidiu que haveria de haver uma taça a assinalar este feito.

Uma comissão de sócios e admiradores do F. C. Porto tratou de angariar fundos e encomendou a taça à Ourivesaria Aliança. Os artesões da Aliança materializaram magistralmente o projecto de João Antunes e a concepção escultórica de Marinho Brito e Albano França.

A 21 de Outubro de 1949, mais de um ano depois do jogo, o troféu era entregue à Direcção do F. C. Porto, na sede social do clube, então na Avenida dos Aliados.

O espanto foi generalizado, perante tamanha beleza. Não era uma taça nos moldes tradicionais. Compõe-se de duas partes distintas, mas ligadas pelo significado: uma "taça da vitória e um escrínio". No interior do escrínio, com dois metros e oitenta centímetros de altura, fica guardada e exposta uma taça com 90 centímetros de altura.

Para a concepção de tão bela obra de arte, foram utilizados vários materiais, como, por exemplo, ouro, prata, esmalte, cristal, madeira fina e veludo. O peso total de tão belo troféu é de 300 quilos e inclui 130 quilos de prata.

É, afinal, uma grande obra de arte, para assinalar uma vitória do "outro mundo"!

Texto de Mário Sousa chegado por email através de um amigo.

Hoje assinalam-se precisamente 60 anos desde a data desta vitória histórica e como adenda a este texto atente-se a algumas curiosidades históricas:

- O Arsenal em 1948 era campeão inglês acabado de coroar quando cá jogou, com 7 pontos à frente do M. United. Eram outros tempos em que muitos dos clubes hoje em voga não apareciam na tabela: o Burnley foi 3º, Derby 4º, Wolverhampton 5º, Liverpool 11º, Chelsea 18º e ainda clubes como Huddersfield e Grimsby no último lugar.

- Nesse mesmo ano o M. United (2º classificado atrás do Arsenal) ganhou a Taça (FA Cup) na única ocasião em que um vencedor da prova eliminou só equipas da I Divisão até bater o Blackpool por 4-2 na final.

-Em Janeiro de 1948, 83.260 pessoas assistiram ao M. United-Arsenal. É ainda hoje o recorde de público para um jogo da Liga inglesa ao mais alto nível e, com Old Trafford a reerguer-se das cinzas pelos bombardeamentos da II Guerra Mundial, o jogo que é recorde do M. United foi realizado no Maine Road, hoje inexistente e que era campo do Manchester City.

Foi há 60 anos.

11 comentários:

  1. Belas recordações e belo troféu que já vi ao perto no antigo museu do clube.E por falar em museu é fundamental que seja reactivado o mais depressa possível. Um clube como o nosso tem que ter um espaço moderno actualizado, obviamente, com as novas tecnologias ao serviço da história do F.C.Porto, mas, onde algus desses trofeus, os mais significativos, possam ser admirados por todos os portistas e por aqueles que não sendo portistas nos visitam.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ainda no outro dia tive a ver uma fotografia minha, todo sorridente, ao lado desta taça. Velhos tempos, tempos esses em que tínhamos um museu digno da história do nosso clube.

    ResponderEliminar
  3. Para quem quiser recordar o antigo museu, deixo aqui o link de umas fotos que pertencem á minha colecção de calendários...

    http://fotos.sapo.pt/santotirso/playview/5

    ResponderEliminar
  4. Este post remete precisamente para a urgência da criação do Museu.
    É incompreensível não termos explicação para o facto.
    o Museu e depressa.

    ResponderEliminar
  5. O mais irónico é que ainda vamos ter um pavilhão primeiro do que o museu.

    ResponderEliminar
  6. Este fim de semana vou agendar uma ida ao Museu do meu FCP.

    Ops, cadê o Museu?

    ResponderEliminar
  7. Tempos em que uma Taça tinha grande e profundo significado.

    faz-me lembrar a do Guadiana...

    ResponderEliminar
  8. Boavista de rastos, sem que os verdadeiros culpados (Loureiros) deem a cara, sem ser em entrevistas a sacudir a agua do capote.

    Ibson de volta e Paulo Assunçao nao quer continuar. Se nao quer renovar que se va embora. Se nao o conseguirem vender, la saira a custo zero no final da época. Nao esperava isto deste jogador.

    Quaresma culpado por agredir adepto. Enfim.

    O museu ja deve estar a ser pensado e espero que o Presidente tenha novidades nos proximos meses.

    ResponderEliminar
  9. No comentario anterior, sobre o Paulo Assunçao, quero dizer: no final da proxima época.

    ResponderEliminar
  10. O Paulo Assunção ainda vai é parar à Grécia!

    ResponderEliminar
  11. Estou crente que o Paulo Assunção irá renovar, esperemos...Não o tratemos mal, ele não merece, depois da excelente época feita ao nosso serviço, o mínimo que nos deve preocupar é realçar o seu trabalho, se ele mesmo assim, quiser ir embora, está no seu pleno direito, que vá e tenha as maiores Felicidades...Se quiser ficar, pois que fique e nós gostaremos igualmente de o ter entre nós. As coisas são mesmo assim!...Nada a fazer, cada um decide do seu futuro, deve haver total liberdade de acção...O triste é ficar e não ser profissional a 100%, como alguns fizeram num passado relativamente recente. Se um jogador não gosta do ambiente proporcionado pelo clube ou da remuneração que aufere, tudo bem, deve buscar uma solução melhor para si!...Não tenho nada contra isso! Para mim triste, verdadeiramente triste é andarem a arrastar-se no campo em vez de darem o litro em cada jogo! Quanto ao jogo do Arsenal, obviamente que não soube do jogo a não ser pelo que alguns me contaram, foi garantiram-me uma enorme vitória para a época e isso ficou realçado pela atribuição do referido troféu!...O Museu do Clube é um objectivo incontornável, mas mais importante é conquistar os troféus para lá depois colocar, senão ainda acontece, como já sucedeu com alguns que gastam muito dinheiro em adquirir a carteira e depois não têm dinheiro para nela colocarem!...Sei de um amigo que gastou todo o seu dinheiro a comprar um automóvel topo-de-gama e ficou sem um tostão para a gasolina!...Excelente carro, mas sem gasolina não anda...

    ResponderEliminar