08 maio 2008

Quaresma: O problema de uma época, o desafio de uma carreira

É muito fácil encontrar montagens fantásticas de Quaresma na internet. Na realidade, haverá poucos jogadores no futebol actual a quem são dedicadas tantas compilações, de jogos, épocas, carreira, anos, etc. O motivo é simples, Quaresma é dos jogadores mais espectaculares do futebol mundial da actualidade e se aqui em Portugal vamos estando habituados, lá fora a pergunta que se faz recorrentemente é como é possível este jogador não estar num grande da Europa? Pessoalmente sempre fui um apreciador das qualidades fantásticas do jogador, que penso ser um daqueles que marcam uma época em Portugal por serem, simplesmente, bons demais para o que o campeonato lhes exige, tendo sido a principal figura dos dois campeonatos anteriores. Há, no entanto, uma mudança nesse estatuto no campeonato 07/08, onde Quaresma não foi a peça que mais marcou o triunfo portista. O porquê está, na minha opinião, numa alteração táctica que Jesualdo introduziu no seu ataque em 07/08 e que, apesar de beneficiar o colectivo, acabou por prejudicar aquela que era a grande referência da equipa, precisamente Ricardo Quaresma.

05/06

Começando pelo inicio do tri: 05/06. As nuances tácticas de Adriaanse, com 3 ou 4 defesas, nunca puseram em causa o posicionamento de Quaresma. A opção era por extremos fixos e Quaresma era, à direita ou à esquerda, sempre um deles. Um aspecto que foi na altura muito realçado foi a exigência para que Quaresma defendesse, e por motivos óbvios, especialmente quando havia apenas 3 defesas. É verdade que essa exigência era feita ao jogador mas não me parece que tivesse merecido tanto realce. Fazer um recuo ou acompanhamento defensivo não requer grande evolução táctica ou comportamental, apenas um pouco mais de esforço físico e atenção que facilmente pode ser correspondida. A exigência, essa, viria em 07/08 e tem a ver com o aspecto decisional, mas já lá vamos...

06/07
Em 06/07 chegou Jesualdo e depressa reformulou o modelo. 4-3-3 “à Braga”, com particular destaque dado ao “craque” da equipa: Quaresma. É que, ao contrário do que acontecia com Adriaanse, Quaresma ficou com menor sobrecarga defe
nsiva. Esse papel era muitas vezes desempenhado pelas basculações do trio de meio campo – afinal é para isso que serve a zona! – ficando Quaresma com a responsabilidade de se manter sempre aberto, para que a sua qualidade individual fosse a referência da principal arma da equipa, a transição ofensiva. O Porto nesse ano não era uma equipa simétrica. Lucho era mais móvel do que Meireles e Lisandro tinha uma missão diferente da de Quaresma, fazendo uso das suas diagonais. Nesse Porto, não estranhou por isso que a equipa sentisse a ausência dos seus extremos. Quaresma – principalmente ele – porque a sua qualidade era altamente relevante e referência dos tais movimentos colectivos, não havendo outro no plantel. E Lisandro, porque a sua ausência significava a entrada de Alan ou Vieirinha, extremos que jogam mais junto à linha e que tornavam a equipa mais previsível. Entre outros motivos, a ausência e quebra de forma de Quaresma e a lesão de Lisandro foram, por tudo isto, as principais explicações para a quebra de rendimento na segunda metade de 05/06.

07/08

Se nas épocas anteriores, e independentemente dos modelos, Quaresma havia sido sempre utilizado junto à linha, 07/08 mostraria outra realidade que foi tomando corpo progressivamente ao longo da época, e que foi fruto de uma alteração em alguns princípios ofensivos. Tudo começa na frente. Sem um 9 que realmente apreciasse, Jesualdo utilizou Lisandro e, para tirar partido das suas características, deu outra mobilidade ao seu ataque. Primeiro, “puxou” Lucho para uma zona mais ofensiva, tornando-o num jogador com funções claramente diferentes das de Meireles. Hoje, vê-se Lucho a iniciar muitas vezes as jogadas perto dos centrais contrários, esperando o tempo certo para “baixar” e criar uma linha de passe à construção. Com isto, Lisandro pode mais vezes sair da zona central, fazendo apelo à sua mobilidade. A subida de Lucho, forçou, por outro lado, um papel mais vigilante de Meireles que tem de estar pronto para aparecer na segunda linha do pressing (que, diga-se, passou a ser mais alto fundamentalmente pelas novas funções de Lucho).
Para Tarik, a novidade individual da época, foi dada uma liberdade para vaguear no espaço entre linhas, abrindo espaço para o “super sónico” Bosingwa – outro dos jogadores que estas alterações favoreceram. De tudo isto sobra Quaresma que, à semelhança do resto dos seus colegas também teria de se apresentar mais móvel, aparecendo noutras zonas, mais recuadas e interiores. Se estas alterações, tornaram o Porto numa equipa mais difícil de controlar, tirando maior partido das qualidades de Lisandro, Lucho (sobretudo estes) e Bosingwa, no caso de Quaresma sucedeu o contrário...

O grande desafio
Sem ter o trabalho de rever todas as actuações de Quaresma, basta reparar nas tais compilações que encantam meio mundo. Remates, trivelas, cruzamentos ou dribles aparecem, com raras excepções em jogadas a partir de posições exteriores. Habituado
a receber e encarar de frente a marcação, com a vantagem de ter as linhas como um limite fixo e fiável para os seus dribles largos, o processo de decisão de Quaresma está “moldado” para a linha e é lá que ele é mais perigoso. A exigência de vir ao espaço entre linhas faz com que receba a bola com demasiada gente em seu redor, com que os seus dribles passem a estar vulneráveis a dobras que nem sempre consegue controlar e com que o dilema entre a trivela e o remate interior deixe de ser um problema para os defensores. Quaresma tem tentado, igualmente, tornar-se mais participativo na construção, vindo atrás para receber jogo mas, aí mais uma vez, o seu processo de decisão revela-se inadequado. Habituado a ter uma equipa atrás dele, os seus passes ignoram o risco em busca de um desequilíbrio que defina um jogo. Na fase de construção, obviamente, essa não é a realidade e as suas perdas de bola tornam-se uma ameaça séria para a equipa.

Independentemente de considerar que esta exigência não retira o melhor de Quaresma, e que o jogador deve sempre ser potenciado junto à linha, há algo de extraordinariamente importante na evolução que Quaresma possa ter no seu comportamento em espaços distantes da linha. É que o Quaresma de hoje apenas pode ser utilizado junto à linha, quase à margem da restante equipa que, naturalmente, se terá de adaptar a ele. Ora numa grande equipa (das grandes ligas europeias, entenda-se), repleta de outras estrelas até mais relevantes, Quaresma terá de ser capaz de aparecer noutros espaços, revelando um processo de decisão diferente daquele que tem junto à linha. Esse é um problema que, na minha opinião, se coloca já na formulação do modelo da Selecção para o Euro (estou curiosíssimo para ver o que vai fazer Scolari!) e, claro, definirá até que nível Quaresma poderá chegar. Afinal, e pegando noutro exemplo, foi em grande parte essa capacidade que distinguiu Luis Figo de outros extremos talentosos que nunca atingiram a sua projecção.

Filipe in Jogo Directo

15 comentários:

  1. o Quaresma tem que aprender a jogar mais para a equipa, a soltar-se da bola mais rápido (ele fica sempre tempo demasiado com a bola, perde tempo a tentar sempre fazer uma finta a mais), a fazer tabelas com os colegas ofensivos da equipa, a ter mais entrega ao conjunto e a ser mais objectivo.

    isto, a meu ver, é o que falta a Quaresma.

    Uma grande lacuna do seu jogo é também mental: ele não tem uma "mentality" muito forte de jogo. Vai-se abaixo, sente cada assobio que recebe, fica amuado, é vaidoso ao ponto de muitas vezes ter despiques individuais para alimentar o seu próprio ego (caso do Schalke04 - Porto, onde se perdeu durante todo o jogo num jogo privado de egos com o seu marcador).

    Ele precisa acima de tudo da ajuda de um psicólogo do desporto que lhe lime os erros de personalidade que transporta para o jogo, erros esses que são o principal responsável dele hoje em dia não ser um dos 10 melhores jogadores do mundo.

    O maior problema do Quaresma é ele próprio e ele precisa de ter ajuda e ser trabalhado para chegar a um patamar que consegue atingir somente por fogachos, quando cria uma obra de arte.

    Mas o talento está lá todo. É só conseguirem encontrar a forma de o trabalhar. Se não o fizerem, todo o talento do Quaresma vai ser um desperdício e um crime para quem ama o futebol e para quem ama ver um artista destes que se vê ao longe que é um "natural born".

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto com o que diz o comentador anterior: -Quaresma necessita de se desembaraçar do seu fortíssimo complexo perante a reação dos espectadores...Ele tem de se eximir do que o rodeia e apenas se concentrar no que terá de fazer em campo...Quando eu falo em cabeça pequenina é porque me parece que Quaresma está muito dependente da reação dos adeptos, exige o seu total apoio e com essa necessidade de apoio incondicional, perde muito do que deve ser a sua primeira preocupação, jogar o melhor possível para a equipa...Ele tem todas as qualidades para ser genial, tem uma excelente técnica, do melhor que se pode exigir a um jogador de Futebol, uma relativa abundância no seu reportório de fintas, movimentos atacantes, nas formas de cruzamento para assistências ou nos remates directos utilizados com mais ou menos frequência...Para mim, o que lhe retira maior e melhor rendimento é a sua aparente dificuldade em discernir o que em certa altura é a melhor opção e fazê-lo rapidamente...Muitas vezes assistimos a um cruzamento disparatado ou a um remate directo de consequências práticas altamente improváveis, quando o que está à vista ser mais aconselhável é a assistência ao colega ou colegas -dois, três- isolados ou em melhor posição, ou até o passe atrasado...Depois o desinteresse que demonstra muitas vezes pelo desenrolar do jogo, quando as coisas lhe saem mal, sem recuar rapidamente na recuperação da bola que foi perdida por si, ou no apoio ao defesa ou colega mais próximo...Aí, vimos Lisandro, ganhar pontos atrás de pontos e essa qualidade de luta em todo o campo é a que mais apreciamos neste jogador...Ser jogador à Porto é ser humilde, não mostrar hábitos de vedeta, lutar o que tiver que se lutar em cada jogo, não tentar humilhar o adversário mesmo que haja a noção de clara supremacia e assim, ainda que as coisas corram menos bem, ninguém o contestará, todos lhe reconhecerão a vontade expressa em campo de executar correctamente...As tuas explicações sobre os diversos esquemas tácticos tentados no Porto desde que Quaresma cá está, não explicam essa carência de entrega demonstrada de época para época e que vão desvalorizando todo o seu potencial...Caro Zirtaev, de esquemas tácticos eu percebo pouco, não te sei dizer muito sobre qual será a melhor táctica a apresentar perante um determinado adversário -o jogo com o Sporting no Jamor é paradigmático- mas sei sem grandes raciocínios especulativos, que teremos que ter muitos cuidados no nosso meio-campo para não perdermos o domínio do jogo ou então jogarmos com malícia e aproveitar a definição deles em certos momentos do jogo...Sei que em casa teremos sempre de assumir o jogo e sei que se lutarmos o necessário, acabaremos por criar ocasiões suficientes para marcar um ou mais golos e ganhar o desafio...A qualidade técnica dos nossos jogadores fará a diferença, mas o fundamental é a atitude...Sem ela não haverá supremacia!...E aí o Quaresma perde e muito...Ele deve perceber que é o maior prejudicado com tudo isto, quer numa perspectiva de manutenção na equipa do Porto, quer numa perspectiva diferente, de poder passar para um Clube de maior nomeada Internacional, mas mesmo assim quem serão esses Clubes?...Se nos alhearmos do aspecto financeiro, que muitos outros Clubes satisfarão, em termos Desportivos só poderão preencher as suas necessidades um Barcelona, Real Madrid, ACMilão, Juventus, Inter, Manchester United, Chelsea, Liverpool, Bayern...Os outros poderão servir-lhe, mas não como patamar de realização Desportiva! Para isso o melhor é permanecer entre nós e conquistar títulos...Mesmo a nível Internacional melhor que nós, só as equipas que mencionei e mesmo assim pouco mais em termos de conquistas absolutas!...Vejam o Barcelona ou o Chelsea!...

    ResponderEliminar
  3. Capacidade para integrar o 4-4-2 - é "tudo" o que peço a Quaresma.

    De resto, em 4-3-3 fez uma época fantástica - basta ver o nº de assistências. O Drulovic não era metade do JOGADOR que Quaresma é, e a malta gostava imenso dele.

    Actualmente, estou mais procupado com a eventual fuga de Assunção para a 2ª Circular.


    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao texto, tenho um parametro importantissimo a apontar: "lá fora a pergunta que se faz recorrentemente é como é possível este jogador não estar num grande da Europa?" ELE JOGA NUM GRANDE CLUBE, O CAMPEONATO É QUE NÃO É ASSIM TÃO GRANDE!!! se ele cá está é porque temos grandes dirigentes no FCP..

    ResponderEliminar
  5. Espero que o Quaresma faça um bom Europeu para ser valorizado...Alas Quaresma e Ronaldo e com um ponta-de-lança em condições só temos a ganhar...Provavelmente, vai ser vendido no final da época...

    ResponderEliminar
  6. um aparte,

    hoje uma espécie de jornal publica o resultado da deliberação de uma reunião que ainda não aconteceu!!!

    brilhante !

    a não ser que a reunião seja um mero pró-forma e que a deliberação há muito tenha sido "deliberada".

    ResponderEliminar
  7. Há também uma questão interessante: A pretensa gravidez da Creolina Salgada...Quem terá posto a senhora de barriga grande? LFVieira,o Malheiro ou a Leonor Pinhão?...Ou ainda o Inspector que a guarda toda a noite?...Vai ser engraçado saber quem lhe meteu a espora...Dizem as más linguas, que ela se encontra no Alentejo profundo...O tal que foi descoberto há uns anos pelo nosso actual PR...

    ResponderEliminar
  8. O Quaresma é aquele tipo de jogador que joga muito à bola, mas não sabe jogar futebol...

    Podia aprender alguma coisa com o Lucho.. Esse sim, joga muito futebol..

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  9. daqui a uns anos vocês vao sentir falta desta magia...e como disse o MST nós diremos daqui a uns tempos "eu vi jogar o quaresma"

    Descansem que pelo que sei ele ja está vendido

    ResponderEliminar
  10. Chegou ao meu conhecimento que quem engravidou a "senhora" foi um certo Rôlo!.. .Nada mais apropriado...Será que foi um Rôlo Fotográfico?...Um Rôlo de Papel Higiénico? Pelos vistos nada disso, foi um Rôlo Hoteleiro...E não se surpreendam, fica tudo em actividade bem conhecida da família!...

    ResponderEliminar
  11. Esperem, esperem, será que foi este o Rôlo que bateu na cabeça do Bexiga, ou foi esta Bexiga que bateu no Rôlo?...Ou foi o Rôlo que está perto da Bexiga, que bateu no Bexiga?...Que confusão!

    ResponderEliminar
  12. É inegável o valor do Quaresma!
    No entanto, acho que devia ser 'lapidado',isto é, ele é um jogador que faz, sem dúvida, coisas fantásticas,mas podia ainda ser melhor.
    E como? perguntam voçês?
    Tem de estar mentalmente preparado para assumir que é um jogador de equipa,isso só lhe melhoraria asua performance pessoal e mostrava-o como um jogador mais colectivo.
    Depois, fazer os seus 'devaneios' individuais,com muito mais consistência,suas maravilhosas trivelas e golos fantásticos!
    O Quaresma necessita de alguem que o 'lapide', como aconteceu com o C.RONALDO E O NANI agora.

    ResponderEliminar
  13. Se houve jogador de quem eu senti imensa falta, foi do Madjer...Creio que a maioria dos jovens que aqui comentam, não o viram fazer coisas do outro Mundo!...Mas ele fê-las -sentava os adversários sem sair do sítio, só à base de simulações- e foi embora, perdemos assim uma referência extraordinária no ataque...Futre também esteve cá, fez duas épocas e foi embora...Rui Barros, uma época sensacional e foi embora...Quaresma, espero que fique e seja lapidado como aqui disseram, mas ele tem de colaborar, sem a sua ajuda nada se pode fazer...Se quiser ir para Espanha ou Itália, que faremos?...Muito pouco, não temos capacidade financeira para o aguentar, ponto final!...É a nossa triste realidade!

    ResponderEliminar
  14. Poderia falar também de Pepe, Anderson, Baía, Deco, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Costinha, Maniche, Derlei, Jardel, Gomes, Jaime Pacheco, Gabriel, Costinha, Costa, Lemos, Oliveira, Seninho, Ademir, Azumir, Malagueta, Duda, Cubillas, Rui, Nóbrega, Djalma, Bernardo da Velha, Américo, Pavão, Festa, Custódio Pinto, Rolando, Miguel Arcanjo, Hernâni, Jaburu, Pinga, Valdemar Mota...Todos estes craques se foram, uns de uma forma outros de outra, uns por umas razões outros por outras, mas acabaram de algum modo para o Porto e o Porto teve de superar essas perdas enormes, agora uma coisa é certa, o FCPorto tem de continuar e podem ter a certeza, irá mesmo continuar, sempre em crescimento...

    ResponderEliminar