01 julho 2008

O esperado e o que se espera

"Pinto da Costa não vai a Julgamento

A acusação de corrupção desportiva activa contra Pinto da Costa relativa ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora de 2003/2004 foi arquivada e o juíz concluiu que Carolina Salgado prestou falsas declarações.

O tribunal considerou que, ao contrário do que tinha declarado, Carolina Salgado não estava ao lado de Pinto da Costa quando este recebeu o telefonema do empresário António Araújo para combinar o encontro de árbitros com prostitutas.

O juíz de instrução Artur Ribeiro, após análise das escutas, concluiu que a ex-companheira do presidente do FC Porto mentiu porque, à hora do telefonema, não poderia estar ao lado de Pinto da Costa. O telefonema foi recebido às 13h00 e Carolina estaria, a essa hora, no cabeleireiro. Pinto da Costa estava a almoçar no restaurante D. Manuel.

O juíz ordenou que seja enviada ao DIAP certidão das declarações prestadas, em sede de instrução, pela testemunha Carolina Salgado, com vista a eventual procedimento criminal por testemunho agravado falso.

Carolina Salgado pode incorrer numa pena até cinco anos de prisão."

in JN

O esperado
Como seria de esperar este processo (chamado processo da “Fruta” e que respeita ao jogo FCPorto-E.Amadora) foi mais uma vez arquivado dado que a testemunha chave, e que foi a bandeira da super-equipa do ministério público, mentiu, sendo que até irá ser acusada disso mesmo, de prestar falsas declarações em tribunal.

Para quem anda atento não era difícil de prever que tal viesse a acontecer, e o caso do jogo com Beira-Mar, que também foi reaberto com base nesta testemunha, só vai para julgamento pelo facto de na realidade Pinto da Costa ter cometido o enorme erro de ter recebido um árbitro em casa antes de um jogo que pouco interessava para o desfecho do campeonato, algo que terá de ser muito bem explicado em tribunal, mas que de um modo geral é um processo que está também ferido de morte, já que está assente, tal como o processo arquivado, nas declarações da mesma testemunha que poderá ser acusada por mentir à justiça.

O que se espera
Para já, e apesar de saber que o Ministério Público continuará a sua campanha anti-FCPorto e irá recorrer deste arquivamento, há algo que me salta à vista imediatamente e refere-se exactamente ao Conselho de Disciplina da Liga e ao castigo que impôs ao FCPorto. Ora, este castigo foi quase na sua totalidade baseado no crédito dado às declarações da tal testemunha em tribunal (tal como o Zé Luís oportunamente nos informou), já que esta nunca prestou declarações no CD da Liga, tendo este condenado o FCPorto antes mesmo de qualquer tribunal cível e à revelia da própria constituição portuguesa, ficando assim o seu incompetente e parcial presidente também completamente descredibilizado com esta decisão, tendo um só caminho a seguir, que é voltar para os braços de quem lhe dá as ordens, abandonando de imediato a Liga.

Quanto à reposição da justiça, o recurso de Pinto da Costa no Conselho de Justiça da Federação, que posteriormente terá incluído o clube, deverá naturalmente ser decidido em favor do FCPorto e os seis pontos indevidamente retirados deverão voltar a quem os fez por merecer, sendo que o resultado desta decisão acabará por ter efeitos imediatos na UEFA que ficará sem qualquer motivo para castigar o FCPorto.

Entretanto o FCPorto, que é uma instituição pública e em que a sua imagem é algo importantíssimo, deverá pedir responsabilidades aos que constantemente a têm vindo a manchar, tendo já atingido repercussões internacionais, sejam eles o estado e as suas super-equipas, carolinas, presidentes de conselhos de disciplina, ligas ou seja quem for, processando todos os que têm contribuído para denegrir e brincar com o FCPorto. É, mais uma vez, e embora muitos portistas pareçam não se preocupar com ela, uma questão de honra e defesa do bom nome do clube que, numa instituição com a dimensão do FCPorto, nunca deveria ser colocada em causa.

Aos poucos as máscaras vão caindo, o FCPorto só terá de lutar para que quem as usou não fique impune.

PS: Como seria de esperar o nojentos jornais anti-porto da capital remeteram para um cantinho minúsculo este caso, dando ainda assim mais destaque ao facto do ministério público recorrer. Enfim, o esperado. (A excepção é mesmo a capa colocada em cima)

50 comentários:

  1. Zirtaev,

    Não nos esqueçamos que o MP recorrente é o da Equipa "Especial"...e que o PGR obriga os restantes magistrados a subscreverem recursos destas decisões, concordem ou não com elas...
    Ou seja, a ECPAD faz o filho na mulher dos outros (DIAP e TIC Porto), reconhece o facto, mas ainda os obriga a desempenhar o papel de pais, professores, encarregados de educação.

    ResponderEliminar
  2. Deixem o MP recorrer.. é mais uma arma para o PC usar em tribunal... para recorrer de um caso arquivado são necessarias novas provas.. ora eles nem 12 horas tiveram para repensar nisso quanto mais provas.. desde o 25 abril é a primeira vez que o MP publico recorre 2 vezes do mesmo processo... ora PC pode usar iso para provar aquilo que sempre tentou provar em tribunal, que está a ser alvo de perseguição pelo MP.. Ai que a Morgado deve tar ca c uma azia hoje xD

    ResponderEliminar
  3. Como sempre espera quem, de verdade, aguarda que, seja em que caso for, se faça justiça, basta a coisa chegar a um tribunal e é logo um nado-morto.

    Porém, esta nem é a primeira vez que Carolina mente em tribunal.

    Já o havia feito a propósito do caso Bexiga, considerando as alegadas câmaras de vigilância num parque de estacionamento que ela disse ter mandado destruir e as ditas câmaras simplesmente nunca existiram.

    E apanhada a mentir, confessando ela própria o crime de agressão a Ricardo Bexiga - este agora nem se importa, a mediatização e o clientelismo político levaram-no a vogal da CP lá para Lisboa onde tá-se bem junto ao Poder -, a Morgado do regime arranjou maneira de a livrar de problemas.

    Qualquer dia só falta alegarem inimputabilidade, o que não deriva de put... abilidade, para salvarem a menina. E eventual caso de psiquiatria poderá levá-la ao suicídio e dessa vez quero ver como a Morgado vai descalçar a morta, perdão a bota.

    Com o recurso do MP - aliás antecipado há um ano pelo JN na directiva da PGR para que houvesse recurso em todos os processos relacionados com o Apito Dourado que não fossem a julgamento à revelia da Morgado do regime - é altura de se pôr travão a este estado de "indireita" e pedir a demissão da Morgado e especialmente desse sonso beirão que é Pinto Monteiro.

    É claro que a Imprensa do regime reagiu... como o esperado.

    Fosse a decisão do TIC no sentido de levar PdC a julgamento e o berreiro que não iria por aí.

    Foi no sentido contrário, o que realça a monstruosidade da injustiça que persiste neste caso de múltiplas facetas.

    E essa segunda vez que dá arquivamento do mesmo processo deveria merecer repulsa generalizada, mas a Imprensa do regime é assim e interessa-lhe o suspense e os favores do Poder para seguir subsistindo.

    Hoje de manhã, na RTP-N, mais uma vez por um caso com o FC Porto, há um comentário subreptício da pivot de serviço a denunciar a curiosidade de "só" o jornal O Jogo dar a manchete ao assunto - como se tal não o merecesse, até pelas vicissitudes do caso em si.

    A menina jornalista, muito bonita e com boa dicção, mostrou saber pouco do que é a Imprensa, onde a TV pesca as notícias do dia e normalmente sem citar as fontes/jornais. É que a capa de O Jogo é diferente em Lisboa e no Porto, sendo normal que no Porto o tema mereça a manchete.

    Mas continuam todos a parecer muito interessados num assunto que não dominam e daí à intoxicação da opinião pública vai um passo tão grande como aquele de o FC Porto ter incorrido no risco de descer de divisão apregoado pelos paspalhos da capital e difundido por jornais estrangeiros.

    A verdade é que a farsa continua enquanto os vários nºs 10 ão chegam a ver a Luz do dia e a pedinchice lusa assenta arraiais nesta fase de mercado de pedir esmolinha de porta em porta.

    ResponderEliminar
  4. Acho que o FCP, como sempre faz vai sair mais forte, mas desta vez creio que vai cavar uma diferença ainda maior para os clubes medios de lisboa.

    O que me interessa agora é o Platini cá na tugolandia já se sabe como são as coisas.

    ResponderEliminar
  5. Só espero que em tempo oportuno os responsáveis pelo FCP processem todos quanto teem denegrido a imagem do nosso Club, sem esquecer esse ex-jogador e actual presidente da UEFA, que passou parte da carreira a jogar no campeão europeu da batota: Juventus! Será por isso que tem conhecimento de causa?

    ResponderEliminar
  6. Só para deixar mais uma achega no que respeita ao vastíssimo rol de tangas esfarrapadas da testemunha do regime e dos "special ones" da equipa da Mizé Tung.

    Além da trapaça das câmaras provou-se tb que, ao contrário do que a Pinhão ordenou escrever, o PC nunca se refugiou em casa do Juíz Mrtágua em Cerveira para n ser detido, conforme professou a meretriz.

    Simplesmente porque se provou (documentalmente, doutra forma valeria o in dubio contra reo instituído pela PGR)que o juíz Mortágua não tem ou teve casa em Cerveira...

    Sei que não vos surpreende mas nestas épocas convém agregar informação.

    ResponderEliminar
  7. Leiam esta crónica do Miguel Sousa Tavares. No mínimo, interessante.

    http://bp3.blogger.com/_EDvOJnozPFk/SGnvWRAXtHI/AAAAAAAABw8/rjiSoHQwrtE/s1600-h/mst2.jpg

    Fonte: http://portistasdebancada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. O mais curioso disto tudo, é que já constava no processo, que a Gadomor "muito bem" elaborou, que era impossível a alternadeira ter escutado a conversa entre o PdC e o Araújo, Mas, como convém, a Gadomor ocultou esse pormenor "sem importância".

    E pensávamos nós que este juiz tinha tirado algum coelho da cartola. Apenas, limitou-se a ler todo o processo com olhos de ver. E não é que o homem não é cego? Há coisas do catano!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Foi uma vitória, sem dúvida, uma vitória muito importante.
    Em relação ao facto do MP ter recorrido só me admira o espanto e o enfase que algumas pessoas lhe dão. Estão a fazer o seu papel, ou não? A decisão foi-lhes desfavorável, outra coisa não seria de esperar se esta fosse tomada com a imparcialidade exigível, por isso é mais que natural que recorram. Seja como for é apenas uma maneira de esgotar todas as possibilidades porque nada mudará. O processo já foi arquivado duas vezes, as "provas" de acusação já foram todas usadas e não deram em nada o que antevê que, por mais esforço que se faça, o veredicto final será o arquivamento. A não ser que apontem uma arma à cabeça do Pinto da Costa e este vá dizer publicamente que comprou um árbitro para ganhar ao Estrela da Amadora, sob pena de ser morto. Obviamente que isto é ironia da minha parte, mas quanto querem apostar que alguns dos caloteiros/corruptos já pensaram nisso?:) Vontade não lhes falta...

    ResponderEliminar
  12. O processo foi mandado arquivar por o juiz entender que os factos existentes não integravam um crime de corrupção ou de tentativa de corrupção. Para o juiz, os depoimentos da principal testemunha deste processo são falsos. A testemunha mentiu e isso é que é importante.

    ResponderEliminar
  13. e que tal se falassemos de futebol ?

    fico triste pelas noticias que o claudio pitbull nao vai a pre epoca. mesmo mt triste.

    sobre o angeleri , parece mt bom. se tomar o FM 2008 :) como referencia, parece um bosingwa , mas melhor a defender e pior a atacar.

    se o fm tiver alguma razao ( e algumas vezes até tem ) , até prefiro o angeleri ao fucile :)

    tambem era bom que o pele viesse em troca com o quaresma. melhor mesmo era nao vender o quaresma e comprar o pele, custe ele quanto custar ( desde que seja menos de 10M ou 15M no maximo )

    ResponderEliminar
  14. Também não percebo, o porquê do Juju, não deixar o Pitbull fazer a pré-época, deixando jogadores fracos no plantel como Lino’s, Adriano’s, Alan’s.. Alias, até encontro um critério (pouco) lógico, nas suas ideias, dispensa Ibson, em vez de dispensar Kaz, dispensa Cech em vez de dispensar Lino, dispensa H. Barbosa em vez de dispensar Alan (segundo parece). Parece que ficamos outra vez sem banco, pelo que já se viu, é realmente um erro tremendo..
    E o Paulo Machado? Li, que será novamente emprestado? Para quando uma oportunidade? Prefiro 932849489598475938753 mil vezes o Paulo Machado ao Kaz..
    Já me apercebi que o Juju tem a paranóia da altura, tal como o “socolari”, a Espanha deu a resposta clarinha sobre esse tema..

    ResponderEliminar
  15. isso sim, vamos falar de bola :)
    por acaso até gosto do Kaz e do Bollati, são altos mas té se mexem + ou - bem
    acho q se dessem oportunidade ao Bollati de fazer uns joguitos seguidos era capaz de ser uma boa surpresa.
    P.S. mas tb sempre gostei do Ibson, recordo-me de um campeonato em q ele andou meia época a levar a equipa ao colo, quase sózinho no meio campo

    ResponderEliminar
  16. mst na bola

    VAMOS, ENTÃO AO DEFESO
    1 – A história recente dos emigrantes de luxo do futebol português não se resume aos casos de sucesso, como Cristiano Ronaldo. A maioria até, são casos de insucesso: Tiago, Hugo Viana, Manuel Fernandes, Miguel. Mesmo jogadores aqui considerados verdadeiras estrelas, como Simão ou Deco, estão longe de terem visto esse estatuto reconhecido além-fronteiras. Parece que agora chegou mesmo a vez de Ricardo Quaresma se ir também embora, satisfazendo o ardente desejo dos jornalistas anti-portistas.

    Já aqui escrevi por diversas vezes o quanto acho que a partida de Quaresma deixará um imenso vazio que ninguém preencherá tão cedo no FC Porto. Não só porque, ao longo das últimas épocas, ele tem sido o principal municiador de golos da equipa – marcando-os ou dando-os a marcar – mas também porque para encontrar paralelo com o seu futebol, em termos de imaginação e espectáculo, é preciso recuar vinte anos atrás, a Rabah Madjer. E também já escrevi que, compreendendo que ele possa desejar legitimamente saltar para um campeonato de outro nível, pode muito bem acontecer que se veja confrontado com a desilusão: em Milão, vai fatalmente encontrar um ambiente de equipa muito mais exigente e menos amigável, adeptos e imprensa bem mais intolerantes e, se as coisas não correrem bem a Mourinho, ele será dos primeiros a pagar por arrasto.

    A sair, também parece certo que não sairá pelos 40 milhões prometidos solenemente por Pinto da Costa: sairá por menos, eventualmente disfarçando com alguém que o Inter não quer metido no pacote e cujo salário fará certamente dessa moeda de troca um presente envenenado.

    2 – Na temporada passada, o FC Porto foi o clube do mundo que mais facturou com a venda de jogadores. Desde 2004 para cá, aliás, todos os anos o FC Porto realiza receitas verdadeiramente extraordinárias a vender os seus melhores – de tal maneira que, ao pé delas, as receitas da chamada Liga dos Milhões parecem trocos. A gestão dos activos assim feita até não tem sido má, o problema é que todos esses jogadores que proporcionaram receitas milionárias ao clube são ou eram agenciados por Jorge Mendes e, ao que consta, o clube e ele estarão agora de relações congeladas. E, enquanto os talentos por ele descobertos vão saindo aos poucos, entram levas de sul-americanos, tipo Lucas Mareque ou Rentería, ou sub-produtos nacionais cuja compra me deixa estupefacto. Por cada venda fabulosa proporcionada por Jorge Mendes, lá vai o Dr. Caldeira para as Américas comprar de atacado jogadores cujo talento ninguém descortina. Assim como ninguém descortina que fim levam esses rios de dinheiro, que já deviam ter proporcionado à SAD uma situação financeira desafogada.

    3 – Mas há, como venho denunciando há anos, outras coisas preocupantes que resultam destes «defesos» da SAD do FC Porto. Anda por aí uma quantidade de jogadores emprestados a outros clubes, com os salários ou parte deles, a serem pagos pelo FC Porto, e que raramente são recuperados, mesmo quando provaram bem nos clubes de empréstimo: é dinheiro deitado à rua, pura e simplesmente. Não há, há anos que não há, um só jogador vindo da formação no plantel principal. Para que servirá a formação e os escalões jovens, o projecto «Dragon 2012»? Com as saídas de Bosingwa, Vieirinha, Castro, Quaresma, Hélder Barbosa (e Bruno Alves?!), também já não há praticamente portugueses na equipa. Não houve um só titular entre o onze de Portugal no Europeu e, dos quatro suplentes, um já não é portista e o outro está em vias de deixar de o ser. Para quem, como Pinto da Costa, diz preocupar-se tanto com a selecção e é presidente de um dos maiores clubes nacionais, não deixa de ser quase humilhante esta situação. Será que a ganância das aquisições sul-americanas ainda vai fazer do FC Porto, o mais antigo clube português, uma espécie de FC Soy Loco Por Ti América?

    4 – Enfim, concedo que Bosingwa foi muito bem vendido, pelo preço e porque já se andava a achar demasiado bom para a equipa. O Postiga foi ainda mais bem vendido, embora não o suficiente para fazer esquecer o tremendo erro que foi a sua recompra ao Tottenham. Mas, com esses 23 milhões, o orçamento do ano que vem já estaria coberto, não fosse a irresistível tentação dos negócios sul-americanos.

    Concedo que Cristían Rodríguez é uma compra interessante, mas demasiado cara (embora, claro, só três milhões tenham sido para pagar o gozo de imaginarmos a expressão de Luís Filipe Vieira, quando lhe deram a notícia). Tudo visto, não há nenhuma justificação financeira, e menos ainda desportiva, para vender Quaresma. E vender Bruno Alves, isso então, seria mesmo inexplicável.

    Se houvesse juízo naquela casa, o que haveria agora a fazer era simples: nem mais compras, nem mais vendas. Mas é preciso não os conhecer…

    5 – E, se nós portistas, vivemos todos os «defesos» com o credo na boca, no terror de abrirmos o jornal da manhã e verificar que lá venderam mais uma das jóias da coroa, a compensação que temos é a de seguir a época de aquisições do Benfica.

    Nunca um pobre fez tão tristes figuras de novo-rico como o Benfica faz todos os anos. E este ano, apesar de Rui Costa ser de outra categoria e outros hábitos, aquele estilo grandiloquente já está de tal maneira entranhado nos procedimentos da casa, que tudo tem seguido o roteiro habitual:

    - Primeiro e em grandes parangonas, anuncia-se que o Benfica está interessado em algum grande jogador da categoria B (a categoria B é a dos que têm nome internacional mas não jogam nos respectivos clubes);

    - Passados uns dias, aparece o jogador em causa, o empresário, o pai, o vizinho de infância ou o canário, a jurarem que ele está entusiasmado com a hipótese de vir para o Benfica;

    - Passados mais uns dias, dá-se conta de que o Benfica já apresentou uma proposta pelo jogador e que só falta «limar algumas arestas com o clube»;

    - Mais uns dias, e os adeptos benfiquistas são informados de que «já há acordo pleno com o jogador»;

    - No dia seguinte, inesperadamente, descobre-se que há um terceiro clube que também está interessado no jogador, mas que o Benfica já tem uma alternativa preparada para o caso de as negociações falharem;

    - Oh… o homem fugiu mesmo para o tal terceiro clube e, aparentemente, não foi triste. Avança, então, o nome da alternativa: um jogador da categoria C (a categoria C corresponde a um jogador que ninguém sabe quem é, mas que Pelé garantiu que era um novo Maradona ou Maradona garantiu que era um novo Pele);

    - Anuncia-se que o Benfica, «agindo rapidamente e adiantando-se à concorrência», garantiu a aquisição do novo Pele;

    - O novo Pele desembarca em Lisboa e, de voz própria ou através do seu empresário, trata logo de jurar que o FC Porto também tinha tentado contratá-lo, mas que ele preferiu o Benfica.

    Não tardará a saber-se porquê.

    6 – Há uma espécie de unanimidade nacional em roda do nome de Carlos Queiroz para seleccionador nacional. Pode ser que seja uma boa escolha, pode ser que não, ninguém o pode dizer. Mas não percebo a evidência nem a unanimidade. Queiroz já foi seleccionar e falhou em toda a linha. Como falhou no Sporting, no Real Madrid, na Selecção de África do Sul. Triunfou apenas no longínquo Mundial de juniores em Riade, à frente da tal «geração de ouro», irrepetível. E, de cada vez que falhou, não foi capaz de reconhecer erros próprios: a culpa foi sempre dos outros, da organização, da falta de meios ou de qualquer outra coisa. Repito: pode ser que se revelasse uma boa escolha, mas seria à segunda tentativa e não é, de todo, uma coisa evidente.

    7 – Perante o silêncio da SAD do FC Porto, o Sr. Platini continua alegremente a caluniar o clube. Já agora, que alguém ao menos lhe explicasse (e aos advogados do Benfica…) que o Comité de Apelo da UEFA não anulou a decisão da 1ª instância de excluir o FC Porto da Champions apenas porque o processo ainda não está acabado em Portugal. Está lá escrito que, mesmo que o FC Porto seja condenado definitivamente, o Comité de Disciplina da UEFA não pode esquecer-se de uma coisa chamada não-retroactividade da lei disciplinar punitiva. Não são «meras complicações jurídicas», como diz o Sr. Platini na sua ignorância arrogante.

    ResponderEliminar
  17. subscrevo inteiramente a análise do MST, sobretudo a dos 3 milhões :)

    ResponderEliminar
  18. Concordo inteiramente com o MST

    Agora fala-se de um lateral argentino o Angeleri e do internacional colombiano Guarin

    E tal como disse o Adezivo esta política de dispensas é mínimo duvidosa. joagadores como o lino e o alan que raio é que estão a fazer no plantel. porque não experimentar pitbull, ibson e paulo machado?

    corremos msm de o risco de nos tornarmos a tal equipa FC Soy Loco Por Ti América
    Não se esqueçam que todos os jogadores que já nos renderam bom dinheiro estes últimos anos eram portugueses (Ricardo Carvalho, Deco, Paulo Ferreira, Bosingwa, Pepe) o único que fomos buscar à américa do sul e que de facto nos rendeu dinheiro foi o anderson, mas esse sempre foi uma certeza!
    Isto começa a preocupar-me sim

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Não gostei da crónica. A linha anti-sad traçada pelo Miguel, não me agrada de todo.
    Para escrever sobre futebol, é conveniente fazer trabalho de casa, coisa que ele manifestamente não faz. O Zé Bó, foi formado no Freamunde e mais tarde do Boavista. Comparar o Quaresma ao Madjer é hilariante, e para finalizar, quem fechou o acordo com os argentinos, foi o Antero Henrique. Não percebo os sistemáticos ataques ao Caldeira. Neste momento, o Caldeira vence por 2/0 os detractores, que pelo que se tem lido, são muitos. Força Caldeira.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. O despacho emitido ontem pelo TIC do Porto faz referência a várias incongruências no depoimento de Carolina Salgado, entre as quais o facto de revelar um "comportamento reiterado" de Pinto da Costa e António Araújo no que diz respeito a encontros com árbitros, o que, segundo se pode ler, "é desmentido pelas escutas" telefónicas. "Dos sete meses de escutas, apenas resulta a conversa telefónica transcrita nos autos. Ou seja, só há uma", faz questão de vincar o TIC.

    Mas que grande esquema maestro...7 meses, 1 escuta...upa upa.
    Fazer as coisas por outro lado é mais anti-esquema.

    ResponderEliminar
  23. Tem sido cada vez mais raro concordar com MST, que tem pouca "profundidade em conhecimento específico" do futebol e do FC Porto. Lamentavelmente, a tónica do MST e a de teimar na sua teimosia, passe o pleonasmo. Ele, incapaz de reconhecer que erra, que avalia mal, que não tem conhecimentos além do vulgar de lineu em matéria de futebol, sem prejuízo da sua escrita obviamente, é cada vez mais o espadachim contra aqueles que, sendo da sua cor, ele não admite que possam errar.
    Irra!

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  25. No sentido do MST, também de palas nos olhos porque não dizê-lo, estão uma imensa maioria de benfiquistas de que é exemplo o maestro acabado de nos lembrar como a estupidez e inconsciência não têm limites.

    Maestro, este ou outros a quem puseram uma batuta feita de batota, nunca há aprender. Vai também teimar na sua teimosia, ao ponto de, exagerando ainda, ser burro como um cavalo - embora burro não chegue a cavalo embora trabalhe muito.

    O estado lastimável do País é o que a iliteracia benfiquenta, perdão bafienta, nos transmite na análise que fazem deste caso.

    Que tenham embandeirado em arco no início de tudo isto, admite-se porque era uma verdade conveniente. Esta,. porém, tornou-se tão inconveniente que não os faz desamarrarem-se da sua proverbial cegueira e estupidez natural. Hoje, com mais factos do que argumentos antes usados para expor o que o processo nos ia dizendo, os benfiquistas não caem em si, porque já estão num abismo e no sentido de não retorno. São a imagem do clube desavindo com a sua liderança, a quem reconhecem falhas sem jeito e proclamam um líder como... Pinto da Costa - quem nunca ouviu um benfiquista dizer que queria um Pinto da Costa no Benfica?

    Hoje, porém, com tantas evidências, não aprendem. Cegaram, estão surdos, ensandeceram. Inútil qualquer esforço de os trazer à vida. Confiam na justiça se lhes der razão, o contrário é inadmissível. Acreditam no seu vendedor de banha da cobra ainda que não faltem razões de queixa e não falhem, um a um, todos os objectivos, desportivos e outros, ano a ano. Iludem-se, por estes dias, com o mercado do Rui Costa como se este dominasse o cenário mundial onde devem confundir aquele a quem chavam "Codino" (rabinho de cavalo) que era o Roberto Baggio (era bom era, como nº 10, mas foi antes de Rui Costa) com o famoso Codina que agora se perfila para... titular da baliza do Quique. Flores em lameiro.

    ResponderEliminar
  26. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  28. Depois espantam-se com o óbvio, porque até da superficialidade das suas análises já nem confiam. Não confiam em si próprios.

    Para tipos maestros como o mano aristides, o Rascord está às mil maravilhas. O destaque sobre a notícia do dia de ontem, saído no pasquim de hoje que deve ter voltado a vender 65 mil ou menos, saiu na pág. 3 e era o recurso a que se deu ao trabalho a Morgado, esquiva, do regime e o Queirós, sebento, untuoso e de escrita mal cheirosa como o próprio corpo, do mesmo statu quo.

    A mentira da Carolina é mal reconhecida num jornal de mentiras constantes, relegada para rodapé de uma reles página interior, quando vários jornais, e jornalistas de corpo inteiro, deram ao tema a notoriedade, o comentário próprio e o espaço nobre no jornal, e fizeram manchete.

    O cabotino director do Rascord, ufano de vender sempre menos e menos a cada mês da sua nefasta acção editorial bem secundado por um bando de corruptos mentais e esquizofrénicos manipuladores da gentalha de Lisboa que os lê, escreveu hoje que, por este andar, o FC Porto passará este último campeonato, ainda por homologar, sem perder os 6 pontos e quiçá entrar no próximo já a ganhar 6 pontos.

    Nem brincar sabe, o sabujo.

    Pais da mesma indiferença com que se fazem noticiazecas próprias dos serventuários do poder que julgam servir como meio de sobrevivência, os tipos-filhos do Rascord têm, fora o caso noticioso do dia ao qual quiseram, qual correio da manha da mesma gamela, inverter o bico ao prego, uma exclamação importante, ou não fosse do Benfica.

    Disse, à saída da AG da Liga, o Paulo Gonçalves que não sabe onde cair morto, desde as Antas ao Bessa e agora na Luz, que a AG decorreu sob uma calma olímpica, na condução do major presidente da AG da Liga.

    Ironia, tamb+em aqui, mal aplicada. A não ser que seja um golo na própria baliza.

    Pudera, para quem sabe como as últimas AG's na presença de LF Vieira decorreram, sob coacção permanente e gangsterismo puro do género atirar a bojarda e pôr-se a andar, desde há dois anos e então sob a passividade do cadavérico Adriano Afonso, realmente é difícil que uma qualquer AG da Liga sem LF Vieira não seja um oásis de paz.

    Nem as AG's ou sessões de esclarecimento do Benfica são pacíficas com o gangster presente e os jagunços à volta.

    Ai dos transeuntes, quanto mais dos contestatários.

    Saia mais um autocarro para incendiar.

    É a minha crónica do dia, sem deixar de notar a costumeira ausência de vozes críticas que, com outra decisão do TIC no confronto com PdC, teriam saído a terreiro ferozes e céleres - mesmo dizendo-se muito portistas e clamando que ninguém o é mais do que eles, para mais muitos nascidos fora do Porto.

    Como só faz falta quem está, perder no número de comentários não é desprimor. Nem que os benfiquistas empedernidos, sempre a espernear no estertor da sua morte, venham engrossar a cólera dos que dela fazem vómito, mesmo que ausentes.

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  30. A leitura é sempre boa conselheira.
    Mais uma vez, a análise incisiva e curta de João Gonçalves (Portugal dos pequeninos) sobre o tema do dia:

    "O sr. Pinto da Costa foi ilibado por um tribunal de instrução criminal num "caso" edificantemente conhecido por "da fruta". O Ministério Público da dra. Maria José Morgado quer recorrer. E porquê? No fundamental, porque a "equipa" da dra. Morgado acreditou num livro que até o PGR confessou que tinha "mandado ler". Quando isto começou, escrevi aqui que "usar o ressentimento e um desastre da vida pessoal como canais privilegiados de uma investigação, é, no mínimo, desagradável." Repito (e detesto a bola) : só num país pindérico como o nosso é que é possível constituir uma trama judicial em torno do despeito."

    ResponderEliminar
  31. Eu também não concordo com grande parte do artigo do MST.
    Várias são as vezes em que acusa o Pinto da Costa de persistir numa teimosia inexplicável, quando vendo bem, e como o Zé Luís referiu, também ele defende muitas vezes o indefensável só para que não o apelidem de incoerente ou para não assumir o erro.
    Diz que o Porto recebeu muitos milhões de euros na venda de jogadores, principalmente no defeso de 2003/2004, mas esquece-se dos milhões que foram gastos em construir uma equipa nova. Alguns deles mal gastos; ou porque os jogadores foram mal aproveitados e depois foram vendidos por tuta e meia (Diego e Luís Fabiano), ou porque de facto não valiam a exorbitância neles gasta (Seitaridis, Postiga ou Leo Lima). Não deixa também de ser verdade que se contrataram jogadores igualmente caros, mas que valeram cada cêntimo (Lucho, Lisandro, Quaresma, Anderson).

    ResponderEliminar
  32. E, mais sério e profundo ainda, do Vasco Lobo Xavier (Mar Salgado), a lembrar Brecht e o medo de que, depois de levarem judeus, comunistas e vários, por fim só restasse ele, que se calara quando os outros eram levados...

    "PODIA ACONTECER A QUALQUER UM DE NÓS: Se os portugueses, por uns breves momentos, deixassem de lado as paixões clubísticas e pensassem um pouco no que é realmente importante e no perigo que é deixar cair o poder e a força do Estado em certas e determinadas mãos, estaríamos certamente a analisar e a discutir outras coisas bem mais relevantes.

    Perguntar-nos-íamos certamente por que razão uma pessoa (podia ser qualquer um de nós) vê serem escutados todos os seus telefonemas durante dois anos, vê a sua privacidade e intimidade ser violada por uma quantidade inacreditável de mangas-de-alpaca que, ao fim desse tempo todo, detectam apenas dois telefonemas completamente inócuos. Isto, por si só, já seria grave mas podia esquecer-se se se tivesse ficado pelo arquivamento do inquérito.

    Infelizmente, as coisas não ficaram por aqui. Chamou-se uma pessoa que já tinha ideias feitas quanto ao resultado da investigação que iria iniciar. A coitada, não tendo conseguido comprovar as suas convicções, resolveu então socorrer-se, para as suas conclusões, de um livro de ficção desenhado por uma pessoa ressabiada, que tinha já ameaçado publicamente fazer a vida negra ao escutado, com quem tinha vivido (podia acontecer a qualquer um de nós).

    À procuradora não importava que ela tivesse ameaçado publicamente a pessoa investigada, não importava que ela já tivesse sido apanhada em inúmeras mentiras e contradições, não importava a reduzida credibilidade, não importavam as várias participações criminais que sobre ela impendiam: importava apenas perseguir (podia acontecer a qualquer um de nós).

    Como as escutas não serviam, o livro não chegava e ainda faltava muito para a sequela entretanto prometida (a qual, se bem pensada, poderia enfim resolver as investigações), a procuradora resolveu então socorrer-se do depoimento da dita ressabiada para colar os farrapos das suas conclusões e deduziu acusação com essa manta de retalhos (podia acontecer a qualquer um de nós).

    O que veio agora a verificar-se é que não só essa manta de retalhos era falsa, ainda que cuidadosamente feita por encomenda, como também - o que é mais grave - que essa falsidade era do conhecimento ou, pelo menos, facilmente detectável pela acusação.
    O que veio a verificar-se é que certas pessoas do Ministério Público acusam os outros com uma leviandade e negligência terríveis.
    O que veio a verificar-se é que o poder e a força do Estado nas mãos de determinadas pessoas são muito perigosos.
    O que veio a verificar-se é que a ordem de serviço no Ministério Público é perseguir implacavelmente os particulares ordenando antecipadamente o recurso de todas as decisões que lhe venham a ser desfavoráveis.

    O que veio a verificar-se... podia acontecer a qualquer um de nós.

    Esqueçam os concretos personagens perseguidos pelo Ministério Público. Podia ser qualquer um de nós. E era nisto que devíamos estar a pensar e a discutir".

    É esta coisa que mais me indigna. Pode acontecer a qualquer um de nós. Já passei por um processo kafkiano. É um sentimento de impotência. Ganhei, mas sei o que é a (in)justiça.

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  34. so vejo um patetico aqui..ainda por cima anda em todo o blog azul atraido por alguma restea de atençao.

    ResponderEliminar
  35. Para além da qualidade da escrita do MST, embora me custe bastante, tenho de concordar com grande parte da suas preocupações, quanto aos negócios do Porto. Já temos sete argentinos, ainda se fala em mais um, pelo menos, não acham que é tango a mais? A mim parece-me que sim.
    Normalmente não gosto do discurso redondo do Guilherme Aguiar em "o Dia Seguinte" da SIC, mas ontem, esteve bem, Finalmente mostrou alguma acutilância na defesa do FCP.

    ResponderEliminar
  36. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  37. O Diego e o Fabiano, foram vendidos pelo valor de compra, não perdamos dinheiro, aliás , mais tarde vieram a dar razão a quem os contratou. O Gourkas, quando foi contratado andava também assediado pelo Real Madrid e foi um dos melhores laterais do euro 2004 ( sugiro a compra novamente, está dispensado do A. Madrid ) também ganhamos muito dinheiro com ele. Com o caxineiro, também fizemos sempre bons negócis. O único, que eu de facto, considero um flop, foi o Leo Lima. Venham mais, estou aqui para os discutir a todos.

    ResponderEliminar
  38. Não concordo contigo Aleixo.
    Que o Luís Fabiano e o Diego acabaram por dar razão a quem os contratou é uma coisa, mas de que serve isso se eles não renderam no nosso clube? E não, o Diego foi vendido por menos um ou dois milhões do que o que custou, isso é certo. E depois se lhes tivessem dado mais um ano, como deram a outros, o Porto teria lucrado milhões com as suas vendas.
    Quanto ao Hélder Postiga foi dos piores, senão o pior negócio que o Porto fez. Compramo-lo por muito dinheiro ao Tottenham e ainda demos o Pedro Mendes que seria bem útil, principalmente na época 2004/2005 para dar um certo equilíbrio a uma equipa desorganizada de cima a baixo. Ou seja acabamos por comprar o Postiga por um preço maior do que o tínhamos vendido na época anterior: negócio amador, não é péssimo, é amador. É claro que não concordo nada com aqueles que vieram para aqui indignados no dia em que o Postiga assinou pelo SCP. Quem os ouvisse falar parecia que estávamos perante um Van Nistelrooy em versão azul e branca.
    O Seitaridis foi um flop e não quero nem ouvir falar da possibilidade do seu regresso. Concordo contigo quando dizes que fez um excelente europeu e também por isso finquei entusiasmado quando o FCP o contratou. No entanto dizer que o Real Madrid o tentou roubar não é nada que abone a favor do jogador. Não nos podemos esquecer que o treinador do Madrid era o Camacho e o presidente era o Florentino Perez que de finanças e marketing percebia muito, mas de futebol e de jogadores defensivos entendia muito pouco.
    Para além do Leo Lima houve o Leandro, o Bonfim, o Areias, o Hugo Leal, o Sandro, o Mareque, o Renteria e mesmo o Pittbull que ao que parece não vai permanecer. Tudo jogadores que mesmo que possam não ter custado muito dinheiro, tiveram ordenados elevados e como se não bastasse andaram a empresta-los a torto e a direito em vez de os dispensar.

    ResponderEliminar
  39. Caro Duarte Pernes o teu comentário é exemplar. Acertamos nuns falhamos miseravelmente noutros é a vida. Mas enquanto Portistas ninguém nos pode tirar o direito à critica, era o que mais faltava! Somos um clube democrático..a mesma democracia que legitima o nosso presidente legitima a nossa liberdade de expressão. Continuo a achar que SAD correu atrás do prejuizo, não informa devidamente sócios e adeptos e ainda não respondeu à letra a todos esses canalhas, Platini incluido, que enxovalham todos os dias a honra do clube.
    Eu todos os dias combato! Combato nos cafés no emprego nos blogs lampiões, encho os mails dos pasquins diáriamente.
    Eu sou Portista e acreditoo que nenhum portista está a mais.

    P.s- Acho um crime se o pitbull não ficar no plantel, creio que é a companhia ideal para o lisandro num 4 4 2. E por favor atinem com os laterais!

    ResponderEliminar
  40. Então amiguinho mano!!! Levaste com o post do "Zé Luis" e só reages com um efeminado "patético". Esperava um pouco mais de ti amiguinho. Continuas na vã esperança de tornares portista....eu volto a repetir: só quando tiveres polegares oponiveis macaquito, mas coragem não desistas quem sabe um dia!

    Aquele abraço amiguinho!

    ResponderEliminar
  41. Onde estão as parangonas dos jornais CM,Rascord etc.. sobre o grande PdC e o arquivamento do processo da fruta?
    Ah , pois claro, agora estão mais entretidos em grandes jogadores para os mouros (todos dias, claro-campeoes de pre epoca , claro!)
    Ainda por cima cada jogador que vai para lá foi contactado pelo FCP,Claro!
    Revistas cor de rosa com reportagens dos meninos bonitos de Lisboa, TV´S idem aspas ,jornais de Lisboa com as entrevistas do costume, com os maiores da capital ,claro - este ano é que é!)
    Programas do Euro com Carlos Manuel, Diamantino , Toni, Simoes , claro!
    No norte ninguem sabe falar , claro!
    o jesualdo vai receber um premio de prestigio no coliseu em Lisboa (cidade hospitaleira, onde ate se incendeiam autocarros!), foi logo assobiado, vaiado , enxovalhado, claro!
    Os corruptos é do lis para cima,claro!
    O país vive á volta disto, depois vence-se um campeonato de futsal..1ª pagina logo , claro!
    Mas coitados, o grandioso FCP vence no futebol, Hoquei, Basket,Andebol Etc..mas o futebol dos pavilhões AGORA é que é importante,claro!
    olha o frutóchocolate!
    Viva o Portoooo!

    ResponderEliminar
  42. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  43. Pinto da Costa ataca quem usou escutas
    Dirigente participa ao Ministério Público, por violação de telecomunicações, a propósito do uso e divulgação de escutas nos processos disciplinares da Liga de futebol
    00h00m
    nuno miguel maia

    Jorge Nuno Pinto da Costa não perdoa o facto de a Comissão Disciplinar da Liga de futebol ter utilizado e divulgado escutas telefónicas de que foi alvo no Apito Dourado. Esta terça-feira, entregou uma queixa no Ministério Público.

    O presidente do F.C. Porto participou criminalmente contra "incertos" mas pede ao Departamento de Investigação e Acção Penal do Ministério Público (MP) do Porto para questionar a Comissão Disciplinar (CD) da Liga de futebol quem requisitou certidões de escutas telefónicas aos tribunais onde decorriam os processos referentes aos jogos F.C. Porto-Estrela da Amadora e Beira Mar-F.C. Porto e quem autorizou que fossem divulgadas no sítio da Internet da Liga as decisões integrais dos processos disciplinares.

    Ao que sabe o JN, a queixa não dá como assente que tenha sido o líder da CD a autorizar a divulgação, mas recorda palavras proferidas publicamente por Ricardo Costa. Designadamente quando assinalou que as passagens de escutas telefónicas referidas nos acórdãos seriam apagadas, por não haver autorização de divulgação por parte dos visados.

    Mas os advogados de Pinto da Costa fazem notar que essas escutas acabaram por ser transcritas integralmente nos "factos provados" daquelas decisões. O que, na mesma argumentação, apresenta-se como uma contradição que indicia que "alguém" da CD "sabia" ser ilícito divulgar escutas sem autorização dos visados.

    O alerta para a eventual ilegalidade do uso e divulgação das escutas foi dado por Manuel da Costa Andrade, professor catedrático da Universidade de Coimbra, que fez um parecer a pedido de Pinto da Costa.

    Embora sem apontar suspeitos, o especialista em Direito Penal argumenta que tais factos integram o "crime de violação de telecomunicações", já que este estipula como proibido "sem consentimento" alguém "tomar conhecimento do conteúdo de comunicação" ou "divulgar o conteúdo de comunicação".

    Costa Andrade explica, ainda, que pode estar-se perante crime de "violação de segredo", por parte dos tribunais que cederam as escutas. E, como defende ser ilícito o uso de tal material em processos disciplinares, frisa não haver justificação que afaste o crime. Ambos os ilícitos são puníveis com até um ano de prisão.

    O MP deverá agora averiguar o assunto. Ao que sabe o JN, o líder da União de Leiria, João Bartolomeu, equaciona, também, apresentar queixa de idêntico teor.



    Assim já reconheço o PDC, espero que isto seja o primeiro de muitos processos contra a corja.

    ResponderEliminar
  44. Pelo que sei no CJ de Justiça da FPF estão dezenas de processos, do qual o mais premente é o que está relacionado com o Boavista. Enquanto não for resolvido, fica em suspenso a homologação das competições. Mas depois daquela pérola do Ricardo Pavão (CD da Liga) em reenviar o processo do Gondomar e do Vizela para o CD da FPF, já nem sei no que isto vai dar. Desconfio que esse caso também vai ter que ser resolvido, pois não tem lógica nenhuma.

    Do acórdão do CA da UEFA ficou patente que este ano não existe "restos" para "abutres", até porque dirigentes da FPF testemunharam que o caso não estaria fechado antes do sorteio da LC. Em como ficamos? Anda tudo maluco? Eu não tenho dúvidas que o CJ tem que ilibar o nosso presidente. Os factos são ridículos, e a defesa do nosso Presidente é fortíssima. Bem sei que as instituições desportivas vivem à margem da "LEI", principalmente o CD da Liga que tem um novo Tribunal Desportivo chamado Ricardo Costa. O CJ penso que está mais próximo de um Tribunal Administrativo, mesmo assim nunca se deveria sobrepor a um Tribunal Administrativo, muito menos, quando ainda existem processos que foram arquivados pelo direito penal.


    Como é possível depois de um caso arquivado num Tribunal Administrativo, qualquer que seja a instituição desportiva ou não, tenha a capacidade de punir seja quem for. As escutas como eu sempre disse são completamente ilegais, quando utilizadas fora do âmbito do direito civil, e mesmo nesses casos só podem ser recolhidas com uma autorização por escrito mandatado por um juiz, em casos muito específicos. E mesmo assim podem ser consideradas inconstitucionais por várias razões, uma das quais e fazendo jurisprudência, estão no caso "Felgueiras".

    Mesmo que as escutas fossem admitidas pelo CJ; suponhamos por absurdo; elas estão codificadas, e só foram descodificadas por uma mentirosa compulsiva, que não tem credibilidade absolutamente nenhuma. Essa senhora vai ter que pagar por tudo que fez, nem que seja daqui a uns tempos, e esses fdputas todos que estão por trás dessa senhora, que arrepiem caminho, pois mais tarde ao mais cedo o novelo vai-se descoser e aí crl até vão ganir. O juiz que ontem deliberou o arquivamento da "fruta" desfez por completo este caso, e deita por terra como um baralho de cartas todos os outros processos, principalmente aquele levado a tribunal por um juiza, que deve ser subscritora do CM, pois as incoerências dessa senhora eram tantas que o caso devia ter sido logo arquivado. Eram 10000 euros, eram 2500-3000, eram 2500 e não estava presente, eram 2500 e estava presente, viu camaras aonde não existiam, mandou matar e saiu absolvida, ia ter um filho, depois fez aborto, depois já tem gémeos, depois trigémeos, não podia depor porque estava com depressão, depois andava stressada, agora é doente psiquiátrica. Raio que a parta....


    O Ricardo Merda que de jurista, advogado, juiz, etc... de direito e justiça percebe ZERO. Não chamou a testemunha principal para depor porquê? Os professores dele devem estar corados de vergonha. Corados não, devem perceber que este individuo esteve a soldo de alguém e que quis subir no topo da carreira e conseguir em apenas um mês, aquilo que eles levaram uma vida inteira a fazer. Esse tipo é o exemplo prático de uma certa nova geração "simplex", muito engravatados por fora, com palavras adocicadas cheias de veneno, mas que não sabem um corno. São um "comercial" da Kia Motors. No máximo da Nesquick. Balões de santos populares. Marketing de "songas"!


    Sinceramente não estou a ver o CJ depois disto tudo, cometer um autêntico genocídio à justiça portuguesa e ao direito de um estado democrático que tantos anos levou para ser cimentado à custa do suor de milhares de portugueses.


    Ah, se existem as Leis que estão mal, então que mudem, ou não as fizessem assim. Não passem é por cima delas, contornem, usem-nas em favor de uns e em desproveito de outros, e deixam bandidos e canalhas à solta, como por exemplo esse traficante ordinário, que nem falar sabe. Nem linguagem gestual, quanto mais falar...



    PORTO SEMPRE!!!!!!

    ResponderEliminar
  45. O MST escreve muito bem, alias tenho 5 livros dele e gosto de todos. Concordo com ele em muitas questoes relativas à justiça e a criticas sociais que faz com muita pertinencia.
    Agora de bola, o MST, percebe zero.

    Quanto à decisao do 2o arquivamento do processo, uma nova reabertura ja daria, em sociedades de justiça verdadeira e nao de brandos costumes que potenciam o nacional porreirrismo do deixa andar corrupto e manhoso, ja daria, dizia eu, para muitas movimentaçoes mediaticas de desagrado. Gastar dinheiro dos contribuintes para alimentar circos, à custa de uma perseguiçao pessoal, movida por inveja e mesquinhez, nao é aceitavel.

    Vamos continuar a ver a palhaçada do costume nas capas dos jornais. Resta-nos combater a palhaçada invejosa, com factos. Com verdade.

    ResponderEliminar
  46. Reafirmo q estou totalmente de acordo com o q disse o MST.
    Admito q sou apenas um portista de bancada e, na maioria das vezes, portista de sofá, mas gostava q alguém me explicasse como é possível ter ganho tantos milhões de € em transferências desde 2004, o passivo não ter diminuído de forma significativa e continuar aflito todos os verões a ouvir dizer q têm de se arranjar dinheiro em mais contratações...
    Das duas uma: ou aplicam o dinheiro no pagamento do passivo ou então que paguem melhor aos jogadores, para podermos manter Lucho, Quaresma e outros q interessem.
    Ter q vender todos os anos depois de tanto dinheiro ganho em transferências (só no ano passado foram 60 milhões em 2 jogadores) é q não entendo...
    Ou então... q alguém me explique... :)

    ResponderEliminar
  47. Eu também acho que o passivo devia estar mais baixo, mas também percebo, que não poderia estar a metade (por exemplo), o club paga muitos juros, tem muitas despesas, muitos funcionarios..
    Em relação ás vendas, pelo que sei, o Pepe por exemplo, foi vendido ao Real Madrid, mas este, não pagou tudo de uma só vez, acho que ficou acordado, o seu pagamento em 2 ou 3 anos..

    O plutão está de volta ao trabalho, algumas novidades, Adriano, Cech, Pitbull, H. Barbosa dispensados, Bruno Gama retorna, a má noticia é mesmo a inclusão do Alan..
    Na minha opinião, como não querem o Pitbull, vendam-no, ele tem mercado, não vale a pena andarem empresta-lo, continuando a pagar-lhe o ordenado.. ele, e outro no mesmo barco

    ResponderEliminar
  48. aceito parcialmente a explicação adezivo :)
    Nomeadamente, não sabia q o real madrid não tinha pago "a pronto".
    Aceito tb q as despesas correntes são elevadas e q nem todo o passivo tinha q ser eliminado, há passivo q poderá haver interesse em mater, quer por ser de longo prazo e a "bom" juro, quer por razões contabilísticas ou fiscais.
    Ainda assim, continuo a pensar q deveria haver menos passivo ou, então, passar-mos a pagar aos jogadores ordenados q se aproximem mais dos padrões de outros campeonatos para evitar razias do plantel.
    Para dar um exemplo, o Bruno Alves, por ser dos poucos nacionais do plantel, ainda por cima formado no clube, deveria ser mantido a qq custo (e para isso, claro, têm q lhe pagar mais pq certamente q por muito portista q seja, quer tratar da vidinha dele).
    E, afinal, somos ou não um clube de topo europeu? dasss... somos de outro campeonato, vamos mas é jogar pra espanha, aqui é deitar pérolas a porcos.
    Por falar nisso, q tal alinhavarmos uma petição para q o FCPORTO passe a jogar no campeonato espanhol ou inglês (mantinha-mos uma espécie de equipa B a jogar cá contra os ranhosos)?
    Deixo a ideia :)

    ResponderEliminar
  49. Dados retirados do Relatório e Contas Consolidado de 2007/08:

    - Aquisições
    As aquisições de “passes” feitas no semestre findo em 31 de Dezembro
    de 2007 (incluindo o valor dos respectivos passes e outros montantes directamente relacionados com as aquisições) atingiram o montante global de 25.051.774 Euros, o qual inclui 6.650.000 Euros relativo a aquisição dos restantes 50% do “passe” do jogador Lucho Gonzalez.
    Adicionalmente, as aquisições dos “passes” dos jogadores Stepanov, Ernesto Farias e Bolatti ascenderam ao montante global de 15.490.848 euros, os quais, em conjunto com o montante afecto à aquisição dos 50% do “passe” do jogador Lucho Gonzalez, acima referido, representam 88% do valor das aquisições realizadas no semestre findo em 31 de Dezembro de 2007. Os restantes montantes de aquisições estão essencialmente relacionados com a renovação/extensão dos contratos de trabalho com os atletas Lisandro Lopez, Quaresma, Nuno e Ibson.
    Os serviços de intermediação nas aquisições de “passes” de jogadores no semestre findo em 31 de Dezembro de 2007, incluídos no montante global acima referido, ascenderam a 1.215.000 Euros e foram essencialmente prestados pelas entidades HAZ Sport Agency, S.A., Onsoccer International – Gestão e Marketing, Lda, For Soccer, S.A. e Continental Services B.V..

    - Alienações
    As alienações no semestre findo em 31 de Dezembro de 2007 geraram mais valias de 19.189.535 Euros, das quais aproximadamente 19 milhões de Euros respeitam à alienação dos direitos de inscrição desportiva do jogador Pepe ao Real Madrid pelo montante de 30 milhões de Euros, ao qual se deduziu (i) a percentagem de direitos económicos detidos pelo Marítimo da Madeira – Futebol, SAD, (ii) os custos de serviços de intermediação prestados pela entidade Gestifute – Gestão de Carreiras de Profissionais Desportivos, S.A., (iii) o efeito da actualização financeira da conta a receber a médio e longo prazo (Nota 6), (iv) o montante afecto às responsabilidades com o mecanismo de solidariedade, e (v) o valor líquido contabilístico do “passe” à data da alienação.


    Dados retirados do Relatório e Contas de 2006/07:

    -Aquisições
    Os encargos com aquisições feitas no exercício findo em 30 de Junho de 2007 e 2006 (incluindo o valor dos respectivos passes e outros encargos com a aquisição) atingiram o montante global de 15.738.817 Euros e 17.015.992 Euros, respectivamente, nos quais se incluem a aquisição de 15% e 65% do “passe” do Anderson, alienado no final do exercício findo em 30 de Junho de 2007.
    Os “passes” dos jogadores Anderson, Renteria, Leandro Lima, Kazmierczak, Tarek Sektioui e Lucas Mareque ascenderam a um total de 11.356.410 Euros e representam 72% do valor das aquisições realizadas no exercício findo em 30 de Junho de 2007. Os restantes encargos estão essencialmente relacionados com a aquisição dos “passes” dos atletas Rabiola, Fucile, Fernando, Ezequias, Adriano, Lino, João Paulo e com a renovação/extensão do contrato de trabalho com os atletas Pepe e Lucho Gonzalez.
    Relativamente ao exercício findo em 30 de Junho de 2006, o valor de aquisição dos “passes” dos jogadores Anderson, João Paulo, Lisandro Lopez, Marek Cech, Adriano, Diogo Valente e Sonkaya representam 94% dos encargos totais com aquisições.
    Os encargos com serviços de intermediação nas aquisições de “passes” de jogadores nos exercícios findos em 30 de Junho de 2007 e 2006, ascenderam a 400.000 Euros e 3.920.000 Euros, respectivamente, e foram essencialmente prestados pelas entidades Gestifute – Gestão de Carreiras de Profissionais Desportivos, S.A; DK Intertrade Aps; Matrix Media Corporation Limited; HAZ Sport Agency, S.A. e Kelly Palmer Consulting Services Limited

    - Alienações
    As alienações no exercício findo em 30 de Junho de 2007 geraram mais valias de 23.537.239 Euros (líquidas de custos de intermediação no montante de 900.000 Euros e das responsabilidades com o mecanismo de solidariedade de 345.000 Euros), das quais aproximadamente 76% respeitam à mais valia líquida proveniente da alienação dos direitos de inscrição desportiva do Anderson ao Manchester United. As restantes mais valias respeitam aos jogadores McCarthy, Ricardo Costa e Hugo Almeida.
    No exercício findo em 30 de Junho de 2006, as alienações geraram mais valias de 5.233.718 Euros (líquidas de custos de intermediação no montante de 635.000 Euros e das responsabilidades com o mecanismo de solidariedade de 280.000 Euros), e respeitam essencialmente aos jogadores Diego e Nuno Valente.
    Os encargos com serviços de intermediação nas alienações de “passes” de jogadores nos exercícios findos em 30 de Junho de 2007 e 2006, foram essencialmente prestados pelas entidades Gestifute – Gestão de Carreiras de Profissionais Desportivos, S.A.; First Artist Scandinavia A/S; Onsoccer International – Gestão e Marketing, Lda e ExtraTime, SL

    ResponderEliminar
  50. Obrigado Phoenix :)
    assim vistas as coisas e depois de ler este teu post compreendo melhor, não se podem fazer milagres :)

    ResponderEliminar