30 junho 2008

Sobre a defesa mediática e institucional do nosso clube aos ataques da inveja

Devo dizer que escolhi este espaço para debater ideias porque sempre achei que podíamos discutir tudo o que quiséssemos, por muito diferentes que sejam as nossas opiniões.

O nosso jornalismo desportivo está de rastos e a blogosfera começa a ser o lugar de eleição para o debate de ideias e acompanhamento em tempo real daquilo que vai acontecendo no nosso futebol.

Há 3 ou 4 blogs Portistas, que suplantam largamente a qualidade de qualquer blog dos clubes adversários. Quando temos a razão do nosso lado e existe um ideal, eu diria histórico e social, por detrás da nossa paixão, só podemos ser mais fortes, até no debate de ideias. Os textos do Zé Luís são para mim um exemplo de como se devia escrever nos jornais desportivos em Portugal. Mas, valores mais altos se levantam. Vejo uma grande qualidade na blogosfera Portista. Há um grande debate e uma qualidade que vem colmatar as deficiências do sítio da Internet que o nosso clube apresenta.

Aliás, a política de imagem seguida pelo clube não tem ajudado em nada a garantir os nossos resultados desportivos, nem à blindagem do balneário, nem tão pouco ao sossego necessário para se preparar uma época que se apresenta como um grande desafio.

Existe claramente uma pecha na estrutura de gestão desportiva do clube, a falta de duas figuras que representem o clube na comunicação social. Figuras cujo papel seja o de defender e vender a imagem do clube na comunicação social e no mundo da Internet. Como se faz em qualquer empresa que esteja ligada a um produto especial com vicissitudes mediáticas diferentes. Gostaria que essas figuras aparecessem. Uma mais nova e desconhecida, outra mais experiente com créditos firmados. Caras presentes, a quem se possa associar a imagem do clube. Porque, meus amigos, não é com comunicados que se defendem os direitos a a imagem de um clube.

Gostávamos de estar a discutir exclusivamente as ocorrências do defeso. Mas não há espaço nem tempo para tal. É com pena que vemos todas as semanas os ataques desesperados daqueles que dentro do terreno de jogo não demonstraram qualquer qualidade para nos bater. Agora até autocarros queimam. Esses ataques derivam de um desespero provocado pela falta de resultados desportivos. Na instituição Benfica, faz-se como na política, desviam-se as atenções do fracasso (desportivo), com acções populistas de coacção sobre instituições que deveriam estar acima de qualquer pressão institucional ou mediática. Atira-se areia para os olhos dos benfiquistas, com a choradeira habitual suportada por uma comunicação social vermelha completamente facciosa, que por ironia, tem sido uma das traves mestras da desgraça que paira na segunda circular, ao esconder a verdadeira falta de qualidade que por ali vai e, ao atacar o FC Porto com mentiras e notícias falsas de jogadores que "rejeitam" jogar no Tri-Campeão nacional.

É a realidade da nossa nação.

A juntar a esta "resma" de futilidades, temos agora Platini. Falta de nível, ignorância, falta de preparação para assumir as responsabilidades da posição que ocupa, presunção de autoridade que não tem e não lhe é reconhecida.

Perante tudo isto, o que vai o FC Porto SAD fazer? Que respostas serão dadas?

Confio na lição aprendida no passado mês para ver um volte de face na estratégia Portista no que concerne à defesa dos direitos do clube na comunicação social e na Internet. Isto para já não falar na nossa representação e estratégia na Liga de Clubes. Temos provas de que o nosso Presidente é a pessoa certa no lugar certo e certamente que essa estratégia já estará a ser preparada.

Muitos criticaram a SAD e outros houve que até pediram a demissão do Presidente. Os primeiros falharam muitas vezes no conteúdo e sempre no timing, há tempo para tudo. Dos segundos nem vale a pena falar. Sempre fui apologista da união entre todos os Portistas. Por isso acho que devíamos debater estas questões sem histerias nem preconceitos.

Como Portista não espero senão uma estratégia concertada de ataque cerrado a quem nos tenta denegrir e tirar o mérito de tantas vitórias alcançadas com tanto trabalho e com recurso a tanto esforço e talento tão genuínos.

PS: Quero agradecer ao Zirtaev a oportunidade que me deu, para poder ser um elemento activo no debate de ideias sobre o nosso clube. Fá-lo-ei na medida das minhas possibilidades e disponibilidade.

55 comentários:

  1. Bom texto, mas na realidade os textos do Zé Luís nunca seriam publicados nos nossos jornais desportivos. São demasiadamente eruditos na forma de escrever, e face à pouca inteligência e falta de cultura da grande maioria da massa adepta benfiquista e até do Zé Povinho de uma forma geral, chegariam ao fim sem compreender nada do que tinham acabado de ler.

    A imprensa desportiva é simples, demasiadamente simples até, porque serve maioritariamente mentes simples. Tão simples como isso. No entanto, é por essa simplicidade exagerada, que a cultura e formação portuguesa está como está: de rastos. Mas é o que temos.

    De resto, acredito que está na altura de mudar muito na imagem do clube. Da mesma forma que eles inventam mentiras e criam podres, nós, pelo contrário, devíamos responder à letra com base em factos reais, e levando esses casos até às últimas consequências.

    Amor com amor se paga, o silêncio do clube face a estes ataques cerrados é incompreensível e inaceitável. É mais que altura de contra-atacar.

    ResponderEliminar
  2. Gostei deste texto, nas a todos aqueles que nos querem destruir, caluniar, os Portistas teram que responder com esta quadra estraida do Hino dos Fuzileiros.
    " Como sempre gritaremos «presente»
    Como sempre marchamos a par
    Só tem pátria quem sabe morrer
    Só tem pátria quem sabe lutar."

    VIVA O FCP
    OBR: Zé Luis

    ResponderEliminar
  3. Ficamos com a sensação que SAD está à espera que chegue o momento certo. Ou talvez, nem isso.

    O problema é que somos nós, adeptos, que acabamos por sofrer com isto tudo.

    Somos nós que gostamos do clube a troco de coisa nenhuma. Gostamos porque é nosso.

    O silêncio já existe desde começou essa história do apito dourado, pontuado por um ou outro comunicado e uma ou outra entrevista do presidente.

    Dir-se-á que é uma estratégia da SAD. Mas essa estratégia não impediu o facto de sermos condenados pela comissão de disciplina. Não impediu que a nossa entrada na Liga dos Campeões tivesse sido posta em causa.

    No fim, poderemos ser ilibados de tudo mas já ninguém nos tira tudo aquilo já sofremos pelos ataques ao nosso clube. Já ninguém nos tira (a nós, adeptos) a sensação que andámos anos a lutar sozinhos com armas desiguais porque a quem competia fazê-lo... não o fez.

    Somos nós, os adeptos, que estamos a pagar um preço bem alto por algo de que não temos responsabilidade.

    É preciso paciência, dirão alguns. Mas paciência tem limites e estes já foram ultrapassados há muito tempo.

    Não está na nossa filosofia de vida, sermos sacos de pancada de ninguém.

    ResponderEliminar
  4. Ouvi dizer que a fruta não vai a julgamento...

    Bom Verão Caro Zirtaev e demais companheiros de Paixão e Luta

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente vergonhoso:

    «A escolta permanente da polícia a Carolina Salgado "é a mais cara de sempre feita pela PSP do Porto", garantiu ao 24horas um responsável da Polícia de Segurança Pública. o que se justifica com o facto de a testemunha do processo "Apito Dourado" estar praticamente a viver no Alentejo, mas os polícias destacados continuarem a ser do Porto, a residência oficial de Carolina. "Só em deslocações são gastos cerca de 300 euros por dia e incluindo a alimentação dos agentes", afirma a mesma fonte.
    "O pior é que eles só têm uma verba de trinta e tal euros de ajudas de custo, quase sempre têm que pagar do seu bolso parte das despesas", acrescenta. "Nem com o Presidente de República se gasta tanto, mas a segurança pessoal foi solicitada pelo Ministério Público e autorizada pela Direccção Nacional da PSP".»

    E andamos nós todos a pagar isto???

    ResponderEliminar
  6. "O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, o administrador da SAD portista Reinaldo Teles, o empresário António Araújo e os árbitros Jacinto Paixão, Manuel Quadrado e José Chilrito não foram pronunciados pelo juiz de instrução Artur Coimbra Ribeiro no âmbito do processo que recebeu o nome de "Caso da Fruta" e que se reportava ao jogo FC Porto-E. Amadora, da época 2003/04.

    O juiz do Tribunal de Instrução Criminal do Porto (TIC) também mandou extrair certidão para o DIAP do Porto para apurar se Carolina Salgado mentiu na fase instrutória do processo.

    O acordão foi duro, sobretudo em relação à acusação produzida por Maria José Morgado, considerando que as escutas telefónicas não poderiam ser usadas quando se trata de tentativa de corrupção, algo que o FC Porto pode usar a seu favor nos vários processos que ainda decorrem."

    Agora gostava de ver as trombas do pavão da CD da Liga. Toma lá mais um "parecer", tótó!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. também li à dias na revista tv7dias uma entrevista do ex marido da dita carolina, em que garantia que o guarda-costas se deslocou com ela ao porto para a levar a uma clinica para fazer um aborto, leiam a entrevista na integra, garanto que vale a pena.

    Mais um otário enganado pela dita cuja. A credibilidade desta senhora é impressionante, a unica pessoa que ainda acredita nela é a Dra.Maria José Morgado.

    ResponderEliminar
  10. Fico contente por mais esta vitória do clube, mais uma vez, contra tudo e contra todos!!

    Mas na realidade o que quer isto dizer, o Pinto da costa não vai a julgamento sim, mas isto é permanente e definitivo, que outras acusações ainda restam?

    perdoem-me a minha ignorância mas isto tudo começa a dar-me um nó

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  11. Apito: Pinto da Costa não vai a julgamento pelo Porto-E. Amadora

    «O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decidiu não levar a julgamento o presidente do F.C. Porto, Pinto da Costa pelo processo relativo ao jogo F.C. Porto-Estrela da época 2003/04, um dos casos investigados no âmbito do Apito Dourado.

    O juiz de instrução, Artur Ribeiro, ordenou ainda, segundo a Lusa, que seja enviada ao DIAP certidão das declarações prestadas, em sede de instrução, pela testemunha Carolina Salgado, com vista a eventual procedimento criminal por testemunho agravado falso.

    Em causa estava, no processo agora arquivado, um encontro entre F.C. Porto e E. Amadora arbitrado por Jacinto Paixão. O Ministério Público defendia terem sido fornecidas prostitutas à equipa de arbitragem e oferecido um jantar como contrapartida por violação das regras de jogo nesse encontro.»

    Fonte: http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=967449&div_id=1304


    Só falta arquivar o outro caso. Mas deve ir pelo mesmo caminho.

    Para quando essa decisão?

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. «Carolina Salgada foi esta segunda-feira acusada de prestar falsas declarações, no âmbito do processo Apito Dourado. O processo relativo ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora foi arquivado.

    O tribunal considerou que, ao contrário do que tinha declarado, Carolina Salgado não estava ao lado de Pinto da Costa quando este recebeu o telefonema do empresário António Araújo para combinar o encontro de árbitros com prostitutas.

    O juíz do processo, após análise das escutas, concluiu que a ex-companheira do presidente do FC Porto mentiu porque, à hora do telefonema, não poderia estar ao lado de Pinto da Costa. O telefonema foi recebido à 13h00 e Carolina estaria, a essa hora, no cabeleireiro. Pinto da Costa estava a almoçar no restaurante D. Manuel.

    Carolina Salgado pode incorrer numa pena até cinco anos de prisão.»

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=963078

    A badalhoca estava a arranjar os pentelhos no cabeleireiro e foi desmascarada.

    Se ela mentiu neste caso porque razão não há-de ter mentido no outro?

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. Com este arquivamento lá vão os abutres recorrer para o TASco... como se tal fosse possível.

    Uma já está bem entalada nesses abutres. Só falta a outra.

    ResponderEliminar
  16. UEFA autoriza Steaua na Champions
    DECISÃO NA ROMÉNIA SEM CARÁCTER DEFINITIVO

    «A UEFA autorizou hoje o Steaua de Bucareste a participar na Liga dos Campeões da próxima época, apesar das acusações de corrupção das quais é alvo na Roménia.

    "A UEFA decidiu que o Steaua será autorizado a participar porque a decisão definitiva ainda não foi anunciada na Roménia", revelou o organismo europeu na página da internet.

    No entanto, a mesma UEFA reserva-se ao direito de tomar os procedimentos necessários, caso o castigo se torne vinculativo.

    O Steaua de Bucareste foi penalizado com sete pontos devido a um caso de corrupção que também envolvia o Universitatea Cluj. Segundo as acusações, o presidente da equipa da capital romena, Gigi Becali, canalizou 1,7 milhões de euros para os jogadores do Universitatea Cluj para que estes vencessem o CFR Cluj, na partida decisiva para o campeonato romeno. »

    http://www.record.pt/noticia.asp?id=793535&idCanal=44

    Michel Platinado, où es-tu?

    Não te ouço!!!

    ResponderEliminar
  17. Ricardo Oliveira,

    Este processo acabou hoje, sim. A decisão é definitiva.

    Phoenix,
    quanto ao outro caso, ao do Augusto Duarte, esse vai mesmo a julgamento. O despacho de pronúncia já foi há uns tempos. No entanto, como é lógico, esta decisão de hoje deixa a nu a "credibilidade" da testemunha chave.
    Agora o que eu quero ver é como é que fica a CD da Liga nesta história. Não esqueçamos que basearam a acusação do PdC em duas coisas: nas escutas e nas declarações da Carolina Salgado. Hoje, no TIC do Porto, umas e outras caíram por terra.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  18. Simães,

    Obrigado pela informação.

    ResponderEliminar
  19. Ricardo Simães, não te precipites. O MP vai recorrer, obrigatoriamente, da decisão do JIC. Portanto, o processo ainda não terminou. Vencemos mais uma batalha mas a guerra continua.

    ResponderEliminar
  20. Quer queiram quer nao, esta decisao deixa a nu, a falta de credibilidade das testemunhas e dos telefonemas. Nao servem como prova nem como ataque.
    Nao sao crediveis.

    Isto é o principio do fim do processo apito dourado e o desmascarar publico da ma fé inexplicavel do MP e da falta de nivel da gente que esta à frente da Liga. A perseguiçao pessoal a Pinto da Costa começa agora a desvanecer-se, mas, serviu o seu proposito, enganou entreteve os ignorantes durante mais de 2 anos.

    Esta é também uma decisao que vem mostrar o que todos ja sabiamos. Isto é apenas e so uma perseguiçao pessoal ao Presidente. Ha que esconder os males da naçao. Ha que entreter.

    A decisao do tribunal vem ajudar à justiça da DECISAO DO CJ DA FPF.
    Isto é o mais importante.
    A partir do momento em que o CJ deliberar, meus amigos, espero um ataque do pior que ja vi ao parolo do presidente da UEFA.

    A coisa ainda vai durar mais uns meses senao mais um anito, com mais uns recursos parolos para encher paginas de jornal.

    Qual a estratégia do Porto na Liga de agora em diante? Vamos estar mais presentes?

    ResponderEliminar
  21. Palhaços 0- 1 PDC

    Cá no burgo já se conhecem os nomes dos palhaços todos.

    Agora na Europa tambem quero que o platini pague do bolso dele tudo o que disse, e não admito que se fiquemos em silencio.

    PS:O ideal era ganhar a champions ;)

    ResponderEliminar
  22. Estou, mais uma vez, aqui de passagem: noblesse oblige. Já vos confessei que não tenho acompanhado a actualidade "em cima", ainda que espreite o essencial das notícias e logo retire delas o seu devido valor.

    Deparo-me com um elogio algo exagerado do soren, com cujo post, na sua linha global, concordo em absoluto, como concordo com o panorama traçado antes pelo zirtaev sobre a (des)comunicação do FC Porto. Sobre isso, aliás, no meu tripartido assunto sobre o "estado da nação" e acima de tudo a inacção ou reacção com alguma falta de jeito do FC Porto, também me pronunciei em extensão e com objectividade sobre essa matéria, entre outras.

    Aliás, alertado pelos comentários ao último post do zirtaev sobre a inabilidade de comunicação do clube, fui ler o comunicado sobre o José Manuel Delgado no site oficial do FC Porto. Confesso que é de uma pobreza atroz: não que não o perceba (Delgado foi suplente do Benfica nos anos 80, se não entenderam a alusão), mas para quê gastar um comunicado por algo que ele escreveu, e que nem me interessou ver o quê, quando o que os adeptos do FC Porto querem é mais informações sobre estas batalhas em curso e menos preocupação com aspectos exteriores do terrorismo verbal assumido já pelos próprios jornalistas?

    O que é que o FC Porto tem a ver com as pernoitas de A Bola ao JMD? Ema perda de tempo, para não dizer outra coisa mais feia.

    Outro aspecto que os comentários das últimas semanas, a propósito de notícias de recursos e tal, é que me parece que o sentimento negativo da nação azul-branca voltou. Medo do TAS? Do Platini? Da época 2009-10? Porquê?

    Vai ser mais uma batalha perdida em instância interacional pelo Benfica!

    Então, quando pendia ainda a decisão de 1ª instância da UEFA sobre a exclusão do FC Porto da Champions o negativismo e o pessimismo eram acentuados, agora que a UEFA foi clara quanto ao assunto, como aqui o abordei, temem o quê? Que nos caia o céu em cima? Mas o Platini quer ser o Mugabe da UEFA para desrespeitar as decisões, soberanas, de órgãos jurisdicionais da UEFA e, para mais, com um acórdão tão claro como o do Júri de Apelo?

    Deixem o Benfica rabiar, que é o que tem feito nestes meses. Em instâncias internacionais, livres e soberanas, não há peçonha que pegue e o bicho não tem hipóteses de sucesso. Como teria? Com que argumentos? Então não confiava nas instituições? Pois, só em 1ª instância, como se fosse proibido recorrer, como se um Morgado qualquer de serviço pudesse ditar leis como no Zimbabwe?

    Só para dizer que não perco o fio à meada. Mas como esta vai longa, digo já o que penso sobre a decisão de hoje...

    ResponderEliminar
  23. (Sobre a idoneidade de Carolina, a CD dá a sua douta interpretação e caracterização da personagem, maiúsculas minhas)
    A INIDONEIRADE DE CAROLINA SALGADO VEM DO LIVRO QUE, NO TIC DO PORTO, É TIDO PELA MERITÍSSIMA JUÍZA QUE “PODE NATURALMENTE SER INTERPRETADA COMO UMA VERDADEIRA ‘VENDETTA’ CONTRA O SEU EX-COMPANHEIRO’ (…) MESMO COLOCANDO ESSA HIPÓTESE VEROSÍMIL, O CERTO É QUE ESSES SENTIMENTOS MENOS NOBRES, OU MESMO ALTAMENTE CENSURÁVEIS, QUE PODERÃO ESTAR A NORTEAR A SUA CONDUTA, NÃO SIGNIFICA AUTOMATICAMENTE QUE A TESTEMUNHA ESTEJA A PRESTAR FALSAS DECLARAÇÕES SOBRE TÃO GRAVES ACONTECIMENTOS
    (só se pode presumir a referência da ida às ‘maninas’, digo eu, basicamente esta estória reporta-se a isso, ninguém pode pedir a um amigo para um divertimento nocturno numa cidade que vai visitar e não conhece).

    (Segue a dança do ventre da CD da Liga)
    NÃO PODEMOS ESTAR MAIS DE ACORDO COM O QUE AÍ É DITO PELA MERETÍSSIMA JUÍZA. É EVIDENTE QUE O TESTEMUNHO DE CAROLINA SALGADO NÃO PODE SER TIDO COMO VERDADE ABSOLUTA OU INSOFISMÁVEL; NÃO PODE O JULGADOR IGNORAR AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE ENVOLVERAM A RUPTURA DA SUA RELAÇÃO COM O ARGUIDO PINTO DA COSTA, NEM QUE A PUBLICAÇÃO DO LIVRO, DE ALGUMA FORMA, PODERÁ INDICIAR QUE SENTIMENTOS VINGATIVOS ESTARÃO PORVENTURA A NORTEAR A SUA CONDUTA. SE TAIS INDÍCIOS FOSSEM IGNORADOS ESTAR-NOS –ÍAMOS A ALHEAR DAS REGRAS DO PENSAMENTO RACIONAL E DOS DADOS DA EXPERIÊNCIA COMUM. COISA BEM DIFERENTE É DIZER QUE POR ISSO, E SÓ POR ISSO, A TESTEMUNHA NÃO GOZA DE QUALQUER CREDIBILIDADE E O SEU DEPOIMENTO DEVE SER TOTALMENTE DESCONSIDERADO
    É QUE SE O FIZÉSSEMOS, SEM MAIS, ESTARÍAMOS A RECONHECER IMPLICITAMENTE QUE A TESTEMUNHA VEM PRATICANDO CRIMES ATRÁS DE CRIMES ATRAVÉS DA PRESAÇÃO DE FALSAS DECLARAÇÕES/TESTEMUNHOS PERANTE OS TRIBUNAIS – O QUE, ATÉ VER, NÃO ESTÁ PROVADO.


    (pois não, espera pela demora)

    Lembram-se da minha análise ao acórdão da CD da Liga sobre o FC Porto-E. Amadora? Está aqui exposta, de novo.

    Carolina foi apanhada em tribunal a mentir. Mentiu, descarada e sofregamente, como tem feito desde o início. Este é um dado objectivo, confirmado pela detecção das chamadas telefónicas. Ela não podia ter assistido ao que disse ter assistido porque as chamadas do seu telemóvel revelam que ela não estava com o presidente para ouvir a eventual covnersa deste com Araújo.

    Como sabem, as chamadas de Araújo para PdC nunca foram explícitas. Em vez de Carolina, se pedissem ao Marinho Neves ou ao Eugénio Queirós eles diriam que fruta eram putas e que chocolate eram mulatas. Podia dizer, respectivamente, que eram damascos e mousses, por exemplo. Vai da imaginação, à falta de um dicionário academicamente reconhecido.

    Pela segunda vez, desde que a Morgado - cruzes canhoto, meirelesportuense, que do 25 de Novembro de 75 saísse outro regime onde Morgados e SS conluiados pudessem ditar leis como agora fazem! - reabriu o caso, o TIC do Porto arquivou o caso da fruta. A 1ª vez foi pouco depois do 25 de Abril de 2006 - tinha o FC Porto ganho em Penafiel para assegurar o título com Adriaanse.

    Bom, a decisão foi suspeita, a Morgado acho, agora como será? Lembre-se que o PGR mandou, para manter a garra sobre a caça, recorrer de cada vez que um tribunal ousasse arquivar. Vamos ver.

    A verdade é que, agora com uma decisão do tribunal a declarar que Carolina mentiu, a douta CD da Liga já tem um exemplo em como a sua (da Carolina) credibilidade está posta em causa. Não pediam eles que a verdade dela (da Carolina) fosse respeitada até prova em contrário? Eles, os doutos senhores da CD da Liga com o papinho de anjo da bosta, que nem ouviram Carolina em sede disciplinar, porque ela recusou ser interrogada, que dirão agora disto?

    Pois, a decisão da CD da Liga está a caminho do caixote do lixo.

    Como sempre, espero que até ao final se apure a verdade. Não a que os benfiquistas acham ter sido forjada até à 1ª instância, manobrada e deturpada, ademais de acharem que, como nas ditaduras marxistas-leninistas, há castigos apurados que não beneficiam de recursos.

    Mas o 25 de Abril de 74, após o qual o FC Porto se afirmou no Desporto, sempre serviu para alguma coisa.

    Eis o que esperava após perceber a manigância da CD da Liga.

    Toma lá, ó Costa. Embrulha a bosta!

    ResponderEliminar
  24. texto retirado dos estatutos da UEFA (art. 62):

    "CAS as Appeals Arbitration Body

    Article 62

    1 Any decision taken by a UEFA organ may be disputed exclusively before the CAS in its capacity as an appeals arbitration
    body, to the exclusion of any ordinary court or any other court of
    arbitration.

    2 Only parties directly affected by a decision may appeal to the
    CAS. However, where doping-related decisions are concerned,
    the World Anti-Doping Agency (WADA) may appeal to the CAS.

    3 The time limit for appeal to the CAS shall be ten days from the
    receipt of the decision in question.

    4 An appeal before the CAS may only be brought after UEFA’s
    internal procedures and remedies have been exhausted.

    5 An appeal shall not have any suspensory effect as a stay of
    execution of a disciplinary sanction, subject to the power of the CAS to order that any disciplinary sanction be stayed pending
    the arbitration.

    6 The CAS shall not take into account facts or evidence which the Scope of appellant could have submitted to an internal UEFA body by acting Review with the diligence required under the circumstances, but failed or
    chose not to do so."

    por isso, penso eu de que, o recurso dos q preferem ganhar na secretaria, não deverá sequer ser admitido (atenção sobretudo ao nº 6), uma vez q ainda não se esgotaram as instâncias dentro da uefa.
    a ver vamos, mas parece-me q,a ser interposto recurso, deveria ter sido interposto da decisão da 1ª instância q readmitiu o FCP na champions (recurso para o comite de apelo da uefa ou lá como se chama) e não da decisão que reenviou o processo para o comite de disciplina. Esta última decisão (de reenvio para a 1ª instância), porque ainda não esgotou os recursos dentro da própria uefa, parece-me q não admite recurso para o TAS.
    é confuso o q estou a escrever? se tiverem interesse nisso explicarei melhor, mas é só opinião minha :)

    ResponderEliminar
  25. (atenção sobretudo ao nº 4º) era o q eu queria dizer, sorry :)

    ResponderEliminar
  26. ufff... Zé Luís, ainda bem :)
    de modo algum especialista nesta matéria de direito desportivo, mas como portista interessado em conhecer o resultado final desta história toda, vasculhei um pouco os estatutos da uefa e do tas, para saber com o q podemos contar.
    a q acima referi foi uma conclusão preliminar a q cheguei e, pelos vistos, não sou o único, ainda bem... :)

    ResponderEliminar
  27. soren, para teres uma ideia do que se escreve ou pode escrever, ou de quem escreve aqui ou ali...

    ... já confessei que não tenho lido a maioria das notícias e, nestes tempos em que o faço com atraso, acabei de ver uma notícia do 24 horas, assinada pelo Joaquim Gomes que tem currículo na área do jornalismo que lida com tribunais.

    Joaquim Gomes conta a história do aborto feito pela Carolina (não a do aborto da Carolina, note-se).

    Ela terá ido abortar a Oiã (Águeda, Aveiro ou lá perto). Nem o novo enganado da história, um alentejano (teria de ser, ironicamente, um alentejano?) a quem ela conquistou (basta abrir as pernas e um homem lá vai), dono de uma residencial (mas aludiam a um milionário, pensei que tivesse um castelo) que se chama Rainha D. Leonor ou coisa assim. Aliás, há muito ela a pôs fora.

    Podíamos discutir se ela abortou porque o aborto foi doutro, mas não interessa para aqui. Ela abortou, ponto. Antes era feliz, as crónicas cor-de-rosa e o inefável Correio da Manha afiançavam, era dito pela própria "escritora" a quem o jornal pagava (não sei se mantém o estatuto) como "colaboradora" por ter (não sei se mantém) uma crónica, ou página, ou coluna (decerto invertebrada).

    Carolina abortou. Foi a Oiã. Parece que a segurança da PSP que a acompanha, arrolada pela Morgado protectora que rejeitou igual benesse à irmã de Carolina, levou-à clínica de Oiã (Badajoz não tem... credibilidade? Fica ali perto de Cabeço de Vide, no Alentejo...). O Estado continua a pagar a protecção dessa preciosidade de quem parece depender a honra e fama da Justiça portuguesa.

    O 24 horas fala de como este serviço personalizado custa até mais do que uma escolta ao Presidente da República.

    Mas o Joaquim Gomes pôde escrever isto no 24 Horas. Não podia tê-lo feito no Correio da Manha, onde trabalhou anos a fio e onde estava quando o Apito Dourado rebentou em 2004. Até ser subalternizado por uma jornalista de fraca reputação e duvidosa seriedade, JG aguentou-se. Por fim, viu-se confrontado com a saída. É assim no CM, é assim naquele grupo de comunicação onde convivem criminosos da escrita e recordistas da mentira.
    É assim que jornalistas podem ou não escrever o que sabem... como podem... como gostariam...

    ResponderEliminar
  28. nobigdeal, sinceramente que esta coisa do recurso benfiquista não me interessa minimamente e nem quis saber se pode chegar a algum lado ou em que condições pode ter sucesso. À partida não creio que haja sequer matéria para o TAS ousar boicotar o sorteio da UEFA.
    E mantenho a convicção de que será mais uma derrota numa instância internacional para a instituição falida de moral e credibilidade.
    Vão de "vitória" em "vitória" - lembram-se o João Correia à saída do Júri de Apelo, no dia 13? - até à DERROTA final.

    ResponderEliminar
  29. Já agora, uma notícia, curta para precisa e elucidativa, que li há dias, ao acaso, e no próprio local do crime:
    o Record agora deu-se para ver as vendas de dois em dois meses. Então, Janeiro-Fevereiro deu 68500, mais ou menos, Março-Abril deu 69 mil e poucos.
    Não é o único que vai de "vitória" em vitória" até à DERROTA final.
    E está o FC Porto preocupado com A Bola...

    ResponderEliminar
  30. Já agora, vai deliciosa a troca de galhardetes na caixa de comentários do Blasfémias sobre a notícia do dia: outra BOMBA!

    E eu que nem estranho não estranhar...

    ResponderEliminar
  31. Carradas de razão :) que se entretenham eles com recursos e notícias de jornais :)

    ResponderEliminar
  32. justiça

    do Lat. justitia

    s. f.,
    conformidade com o direito;

    acto de dar a cada um o que por direito lhe pertence;


    Zé Luís,

    Até fui ver ao dicionário o que era justiça. Fiquei descansado, ainda é o que pensava que era.

    Os abutres dizem que é outra coisa qualquer, desde que sirva para fo*** o FC Porto e o seu presidente.

    Uma cambada de ratos de esgoto.

    ResponderEliminar
  33. Coincidência ou não, consta-se que, no momento em que se tornou público que uma famosa alternadeira mentiu em tribunal, um determinado orelhas deste país abalou para Espanha.

    Dizem as más-línguas que foi apanhar os restos das canas que os espanhóis atiraram para festejar a conquista do Europeu.

    Mais informações sobre este caso segue dentro de momentos...

    ResponderEliminar
  34. Estava eu um destes dias, infelizmente, presente numa missa de sétimo dia, quando ouvi uma passagem Bíblica dita pelo diácono de serviço que me ficou no ouvido: -"Se eu te esquecer Jerusalém, perderei a minha língua..."
    -Zé Luís, do regime saído em 25 de Novembro brotou toda esta porcaria que vimos e cheiramos todos os dias. Carolinas, Ricardos Costa, Marias José Morgado, Josés Sócrates, Aníbais Cavaco Silva...Só para encontrar um rumo limpo e devidamente perfumado, deverão ter de cair três gerações...60 anos para o caixote do lixo! -O regime que eu queria e sempre quis, não permitiria o que aqui agora acontece, a chico-espertice, a lambe-botice, os salários em atraso, os ordenados ao nível do Terceiro Mundo, a pobreza gritante e a riqueza ostentatória...Quem esteve de um dos lados da batalha, sabe bem o que fez e tem de arcar com as suas responsabilidades...Não pode é querer apenas para si o miolo e deitar fora a côdea...
    "A Liberdade absoluta favorece o mais forte, a Lei tende a proteger o mais fraco..." Jean-Jaques Rosseau.
    O que resta da Lei hoje, ainda é um resquício da Constituinte! Assembleia Constituinte, formada em 1975, Constituição aprovada pelo PCP e pelo PS...Mas constantemente tripudiada desde então por todos os partidos à direita do PCP...

    ResponderEliminar
  35. Obrigado simães e vieiradospneus pela explicação

    ResponderEliminar
  36. meirelesporturense, com o tipo de gente que temos, não o que foi cantado pelo Camões, teríamos sempre esta realidade, hoje, e nenhum idílio. Daqui a 3 gerações? Mais vale tarde que nunca? Espero que baste mais uma.

    ResponderEliminar
  37. Não penso assim meu amigo, se outro rumo fosse tomado que não o da República das Bananas, teríamos encetado um caminho mais ao estilo nórdico, que eu sempre gostei e aprecio muito, pela sobriedade, pela solidariedade, pelo respeito do outro, pelo respeito e defesa da natureza,do gosto pela cultura de forma desinteressada, pelo fim dos bimbos, pelo respeito integral, sem hipocrisia, da saúde dos cidadãos, pela inexistência de exploração dos homens e mulheres que apenas têm o seus braços de trabalho para contribuir, pela emancipação da mulher, pela ternura na educação das crianças, pela constituição de um Estado em que os chicos-espertos teriam que modificar-se e respeitar os outros, pela protecção eficiente da Terceira Idade...Se isto não é suficiente para mudar...Os nomes que eu mencionei e o Zé Luis corroborou, são o produto de um Portugal que escolheu um sistema corrupto, o sistema do Vale Tudo...Desde que o destino seja o engrossar do meu bolso.

    ResponderEliminar
  38. Lamento, meireles, nunca ter vislumbrado, nem hoje sequer, algo parecido que nos levasse, até por vias travessas, ao sistema nórdico - que eu bem conheço e que perfilho como o melhor nível de vida do mundo (e apenas ñunca estive na Noruega, de resto conheço todos os países, de Reykjavik a Helsínquia e até Tallinn).
    Mas isto são contas de outro rosário.
    Hoje, além da minimalização das consequências da decisão do TIC do Porto na SIC e na TVI (a RTP abriu o telejornal, mas pouco ênfase deu, além de tergiversar para o lado da justiça popularucha), uma entrevista de Mourinho à TVI deu com o homem a desvalorizar o Quaresma e a negar o Bruno Alveds - mas sem querer dar na selecção do socolari.

    ResponderEliminar
  39. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  40. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  41. Estamos a editar um livro com as tuas pérolas mano...a gente depois fala das royalties.

    ResponderEliminar
  42. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  43. T'ás a ver Zé Luis, fala-se das desgraças do 25 de Novembro e aparece logo um dos abortos oriundos desse período e que por desgraça nos caiu em cima... Quanto ao não vislumbrares nada aqui que nos encaminhasse nesse sentido que eu mencionei, esqueces a vontade de muitos...Enquanto o homem sonhar, o Mundo pula e avança...Atenção, pula, mas não é aos saltinhos gay...Bichices!...

    ResponderEliminar
  44. Zé Luis e Meireles,

    3 geraçoes?
    Nao sei.

    Em termos educativos estamos muito atrasados. Mas nem é tanto na escola. O problema esta em casa.
    Os pais estao ausentes e os miudos teem a educaçao americanizada da MTV. A diferença para os americanos verdadeiros, é que tomam contacto com cultura no dia a dia. Ha mais debate, uma arquitectura unica e uma gastronomia que embora invadida pelo hamburger e a pizza globalizados, resiste, porque é demasiado forte para cair.

    Como o Meireles diz nao ha um interesse sério e ao mesmo tempo desinteressado pela cultura.
    Ha chico-espertisse, muito cinismo e hipocrisia à mistura, muita individualizaçao e ao mesmo tempo muita inveja. Esta inveja é que é castradora do desenvolvimento.

    Nao sinto o Portugues livre consigo mesmo.

    A intolerancia leva a falta de abertura em relaçao ao que é novo, mesmo que esteja comprovado cientificamente. Isto é verdade em muitas areas da sociedade.
    A intolerancia e a inveja dao em falta de educaçao e de respeito para com os mais velhos e um total alheamento em relaçao aos verdadeiros marcos da nossa historia e aos simbolos de que nos deveriamos orgulhar.

    Depois vem a banalizaçao da identidade nacional através da via facil. A selecçao nacional de futebol.
    Isto é que é cultura?

    A mentalidade é geral. As pessoas nao param para pensar. Nao param para deixar ninguém passar numa passadeira. Nao interessa como se vence, interessa alcançar objectivos mesmo que seja de forma pouco profissional e a passar por cima dos outros.

    Os proprios politicos nao teem moral para fazer chamadas de atençao sobre comportamentos sociais e valores morais. O efeito bola de neve esta criado. E nao ha D. Sebastiao à vista.

    Por estas e outras razoes o fim do centralismo seria tao importante. As pessoas teem de começar a ssociar-se e a ser chamadas à razao. Responsabilizadas pelo que acontece no seu municipio, na sua rua, na sua escola.

    Assim se passa nos paises nordicos. Com proximidade. Com localizaçao. Ao contrario de globalizaçao e caos. Sem divisionismo.

    ResponderEliminar
  45. Concordo com o Soren, na USA existe uma inteligentsia que é muito forte e na maior parte dos casos contra-poder. Mas lá como cá, a Direita assenta em princípios completamente anacrónicos e macarrónicos, como a resolução dos conflitos através da Bomba e da silenciação ou da supressão, a Pena de Morte para todo e qualquer crime de morte, que afinal aplicada ao longo de mais de duas centenas de anos, não diminuiu em nada o número de crimes do género, bem pelo contrário, vejam-se os intermináveis corredores da Morte em que abundam criminosos da pior espécie -produto USA- com alguns Injustiçados...Se assistirmos a essas séries reais sobre o comportamento das Polícias no States, até fico assustado com a forma totalmente Fascizante como elas actuam...Não há respeito nenhum, principalmente pelos mais desgraçados e infelizes -e dentro destes pelos afros e pelos hispânicos-, são completamente desprezados e humilhados em directo perante toda a Sociedade Americana e o Mundo. Aquelas prisões, todas cheias de aparelhos complexos de escuta e vigilância -para quê, pergunto-, são o pior que pode acontecer a qualquer um ser humano. Quem lá cair, por má-sorte ou por má-formação, não sai de lá melhor que entrou e lá dentro é sujeito a todo o tipo de vandalismos, perante a total complacência e cumplicidade do Corpo Prisional...A Sociedade Americana é um alfobre de Malfeitorias...A única parte boa que realmente ressalta naquele mundo de loucos, é uma parte da Sociedade que tem consciência disto -alguma juventude e os artistas- e luta pela sua alteração...A maioria do Povo é bruto -totalmente bruto por embrutecimento generalizado dos Média- e vive completamente agarrado à televisão a aos hamburguer's...D...Tal como pretendem fazer aqui!
    Valha-nos a Seven-UP e as Levy's...

    ResponderEliminar
  46. Eu diria que os USA que vemos todos os dias, são o espelho do Liberalismo!...

    ResponderEliminar
  47. E não esqueçam o pormenor das bandeirinhas em cada canto e janela!...D...

    ResponderEliminar
  48. Bem vista essa das bandeiras. Nunca tinha pensado nisso. Mas nao é que é mesmo verdade.

    ResponderEliminar
  49. É verdade, amam muito a América e para o demonstrar trazem sempre uma bandeira às costas, no carro ou em casa e se possível exibem a maior que existe no Bairro...Depois vão à missa, todos os Domingos vão à missa, especialmente se entretanto eliminaram precocemente das listas dos seres vivos, um qualquer compatriota mal-amado descuidado, definitivamente afastado das listas gerais de eleitores...Sazonalmente claro, vão votar e elegem o fulano mais parecido com um qualquer W.C.Busch que lhes apareça, o mais possível que possam encontrar de Feio, Porco e Mau...Sujam constantemente com gordura hamburgueriana, todos os sofás que utilizam para descansar os seus enormes traseiros, grandes traseiros cheios de carne de porco seleccionada moída, vendida num dos inúmeros estabelecimentos MacDonald's que polvilham o País...D...Parece o País das Maravilhas da querida Alice, só que em vez de doces têm Hamburgures, Wkisky e Coca Cola...Por todos os lados...

    ResponderEliminar
  50. Resta-nos lutar, dia-a-dia, nos nossos blogs do FC Porto!

    http://dragao-de-lisboa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  51. "CD está a chantagear os clubes"


    "Os clubes de futebol profissional vão votar a proposta de alteração do actual Regulamento Disciplinar debaixo de uma coacção insuportável". O alerta é de Guilherme Aguiar, ex-director executivo da Liga (responsável pelo actual código regulamentar), que acusou o presidente da Comissão Disciplinar (CD), Ricardo Costa, de estar a aproveitar o impacto mediático do processo Apito Final para obrigar à aprovação na AG das suas propostas de agravamento das penalizações em casos de corrupção. Propostas que o jurista considerou "completamente desajustadas" face à actual realidade do futebol nacional.

    Em causa está o projecto elaborado pela CD que pretende agravar as sanções disciplinares em casos de corrupção, criando o ilícito de "tráfico de influência", até agora inexistente. A corrupção consumada implicará ao infractor a exclusão das competições profissionais, enquanto na forma tentada (como aconteceu recentemente com o FC Porto) será punida com a descida de divisão.

    A proposta da CD agrava igualmente as sanções aos dirigentes: entre dois a dez anos, no primeiro caso; um a cinco, no segundo. Em relação ao "tráfico de influência", levará à descida de divisão, na forma consumada (um a cinco anos de suspensão para o dirigente), e à perda de 18 pontos, em caso de tentativa (um a três anos de suspensão). Todas estas penalizações são ainda acrescidas de multas pecuniárias, que o CD propõe igualmente agravar.

    "São propostas de grande impacto mediático, mas de pouca ou nula utilidade", garantiu Guilherme Aguiar, muito crítico em relação à actuação do órgão dirigido por Ricardo Costa: "Esperava que a actual CD, que tanto se tem autoproclamado de justiceira, de hipercompetente e de infalível, fizesse uma proposta de alteração do regulamento que tivesse em linha de conta aqueles pontos que são essenciais para o desenrolar de uma competição que se joga no campo. Estamos a partir do fim para o princípio, quando há situações graves relacionadas com a competição profissional, como a violência nos recintos desportivos, por exemplo."

    O ex-dirigente acusa também Ricardo Costa de estar a fazer "a pior chantagem possível" para aprovar as suas propostas que, segundo defendeu, "partem do princípio da presunção de culpa, bastando fazer a prova de que os factos existiram para se provar que tudo era verdadeiro". E concluiu: "Face a esta coacção, restam agora duas soluções aos clubes na assembleia geral: ou votam a favor e são vistos publicamente como pessoas que amam a justiça e a verdade desportiva; ou votam contra e são considerados batoteiros logo à partida", sintetizou. P.C.


    http://jornal.publico.clix.pt/

    __________________________________________


    Se este regulamento passar é um atentado de lesa pátria. Tráfico de influências, Coacção, "say what"? Este Ricardo Pavão mais conhecido por Flamingo é uma vergonha. Ele que investigue quem informou o Presidente do Paços de Ferreira. Se calhar foi ele, ah mas ele não fica sobre alçada desse regulamento. Então todo o cidadão é inocente até que se prove que é culpado, e este "xico-esperto" quer passar um regulamento que delibera precisamente o contrário? E desde quando a Comissão Disciplinar da Liga presidido por um lacaio do clube do regime se pode equiparar a um Tribunal Desportivo? Mas que m**** é esta? Os clubes ficam mal na foto porquê? Porque não estão de acordo com medidas extremistas de um fanático vermelhusco? E ele passará por "justiçeiro"? Passará é por incompetente e será posto na rua imediatamente, o que já devia ter acontecido. E mesmo que a maioria dos clubes vá nesta chantagem e vote a favor desta manobra maquiavélica deste abutre, ele vai cair certamente. Principalmente por causa da sua incompetência no caso "apito final" e porque os grandes trutas da magistratura não podem com putos oportunistas de uma arrogância atroz brinque com o seu trabalho efectuado durante anos em prol da Justiça e do Direito em Portugal.


    Aposto que com este novo regulamento a maior parte dos clubes vai para a 2ª divisão, excepto o clube da Procuradoria Geral da República.


    Rua com essa avestruz pindérica rosa choque!



    PORTO SEMPRE!!!!!!

    ResponderEliminar
  52. Bom texto, mas na realidade os textos do Zé Luís nunca seriam publicados nos nossos jornais desportivos. São demasiadamente eruditos na forma de escrever, e face à pouca inteligência e falta de cultura da grande maioria da massa adepta benfiquista e até do Zé Povinho de uma forma geral, chegariam ao fim sem compreender nada do que tinham acabado de ler.

    A imprensa desportiva é simples, demasiadamente simples até, porque serve maioritariamente mentes simples. Tão simples como isso. No entanto, é por essa simplicidade exagerada, que a cultura e formação portuguesa está como está: de rastos. Mas é o que temos.

    De resto, acredito que está na altura de mudar muito na imagem do clube. Da mesma forma que eles inventam mentiras e criam podres, nós, pelo contrário, devíamos responder à letra com base em factos reais, e levando esses casos até às últimas consequências.

    Amor com amor se paga, o silêncio do clube face a estes ataques cerrados é incompreensível e inaceitável. É mais que altura de contra-atacar.

    ResponderEliminar