22 junho 2008

O desafio à média Luz

E se o Benfica consumar a ameaça e não jogar o campeonato como fez com a Taça da Liga?

Não estará ainda esquecido como o Benfica (im)pressionou aquele tipo abarracado, com aspecto de taberneiro, que lá pôs na presidência da Liga. À falta de decisões do Aborto Final (mera coincidência com a nova triste tragédia que uma meretriz está a passar, sem aproveitar o namoro alentejano e dar um salto a Badajoz para parir), o Benfia aí por Setembro ou Outubro ameaçou que não jogaria a Taça da Liga.

Hermínio não fez jus ao nome das montanhas que abrigaram Viriato. Baixou as calças e levou até o Labaredas da Luz a dizer que, afinal, acreditava “nesta Liga” e, antevendo um trabalho sério, os encarnados lá participaram na neófita prova. Melhor: aquele penálti da luz dos olhos do “liner” José Lima, no que ficou célebre como a Roubalheira da Reboleira, foi logo um rebuçado de luxo para os da freguesia da capital prosseguirem em competição.

Agora que desatam a bater em tudo e todos (Andreia Couto, João Leal, Gilberto Madaíl, Laurentino Dias com o caso Nuno Assis já aqui lembrado também), os benfiquistas podiam pressionar o seu líder com quem se identificam e não disputar o campeonato 2008-2009. Porque, no final, o seu Hermínio, coadjuvado pelo inefável Costa da Disciplina, arranjariam maneira de levar o clube à Champions.

Como se acham com razão, vendo ainda o copo meio cheio num ambiente fétido de bebidas (quiçá armas) brancas no ar, era uma proposta à altura da instituição.

Quanto a pagar os 25 milhões em reforços que só deram para o 4º lugar em 2008-09, mais os 25 milhões a caminho este Verão, isso depois pede-se a alguém, insulta-se o Governo, faz-se buzinão na ponte, metem-se mais uns papéis sem valor ao Estado que a Manuela Ferreira Leite está de volta, tudo a bem da instituição. Não tanto da seriedade e credibilidade, mas isso são valores que mais alto se alevantam e há que concentrar todo o esforço em “fazer as coisas por outro lado”. Sempre.

Ficam algumas lembranças do terror vermelho dos últimos tempos:

Sábado, Fevereiro 03, 2007

Vicente Moura pode agir contra ameaças de morte

'Doping': Presidente do comité olímpico português quer encerrar polémica no caso nuno Assis
Vicente Moura pode agir contra ameaças de morte

Vicente Moura mantém as críticas ao processo de Nuno Assis

O presidente do Comité Olímpico Português (COP), Vicente Moura, admite recorrer às autoridades se as ameaças de morte de que foi alvo persistirem.

Se houver novas ameaças poderei tomar medidas”, refere o líder do COP, recusando qualquer acção neste momento.

Vicente Moura, recorde-se, foi ameaçado na sequência da posição que assumiu no caso Nuno Assis, no qual teceu críticas ao desenvolvimento de todo o processo. Contactado pelo CM, o presidente do COP reafirma as palavras proferidas. “Mantenho a minha opinião. A forma como este processo foi conduzido foi prejudicial para o jogador e à medida que vou conhecendo mais dados reforço a minha opinião”, assegura.

Vicente Moura lamenta, porém, o castigo duro aplicado pelo Tribunal Arbitral do Desporto ao jogador benfiquista. “Um ano é pesado. Os seis meses teriam sido suficientes. O jogador podia ter cumprido as três semanas e hoje estaria a jogar”, considera o dirigente, que garante ser “a favor de uma política mais pedagógica e não tão penalizante para os atletas”. Moura recusa também as acusações de Luís Filipe Vieira: “Não tenho qualquer interferência nesse caso. Ele estará enganado ou terão dado uma informação errada se ele pensa que o COP terá responsabilidades no laboratório. Não tenho nenhum prazer em que o Nuno Assis esteja suspenso”, afirma, defendendo apenas a “posição pelo combate ao ‘doping’”.

Questionado sobre se o facto de ser sócio do Sporting teve alguma influência nas ameaças, Vicente Moura não recusa a ligação, mas desvaloriza. “É capaz de ter tido alguma influência. O futebol é diferente das outras modalidades. Talvez pensassem que por ser do Sporting pudesse ter alguma coisa a ver com o processo e eu nunca seria capaz”, destaca o presidente do COP.

Andreia Couto na mira do Benfica
Num comunicado especialmente afiado para a directora executiva da Liga, por esta ter possibilitado uma declaração que corrobora a inexistência de uma sentença em julgado nos casos do Apito Final referentes ao FC Porto, o Benfica justifica a entrada em força no processo com a notificação que a UEFA lhe enviou. Fá-lo ainda "na convicção e na defesa de princípios", diz o documento.

Explicando que, "tendo sido chamado ao processo" pela UEFA, não poderia "deixar de deduzir a respectiva alegação na defesa intransigente da transparência e da verdade desportiva do futebol português", o Benfica recorda que não é "responsável por nenhuns dos factos apurados, quer pelos tribunais comuns, quer pelos órgãos jurisdicionais desportivos" . Contrariado pela "querela jurídica sobre a utilização das escutas telefónicas como meio de prova", o clube da Luz "sublinha" também o parecer do constitucionalista Vital Moreira sobre o tema, favorável às acusações feitas ao FC Porto pela Comissão Disciplinar da Liga, que solicitou o dito parecer.

A parte final do documento é quase totalmente dedicada a Andreia Couto, directora executiva da Liga, que fez seguir para a assessoria jurídica o pedido de esclarecimento do FC Porto. O acto é considerado "uma usurpação inqualificável", mas o comunicado não especifica os motivos pelos quais é feito esse julgamento.

"O SL Benfica lamenta que o fundamentalismo demonstrado por alguns, ao longo deste processo, os impeça de analisar os factos, preferindo a propaganda", conclui o texto.

Quinta-feira, Junho 12, 2008

Filipe Vieira arma confusão na Federação

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, voltou a ameaçar com a Polícia. Desta vez, na sede da Federação, mas não conseguiu obter a certidão que tanto desejava, para sustentar uma posição contra o F. C. Porto junto da UEFA.
Vítor Santos

O presidente da SAD da Luz não esteve com meias-medidas e deslocou-se, anteontem, à sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Segundo testemunhos a que o JN teve acesso, o líder encarnado, confrontando com a impossibilidade de obter a certidão requerida, exaltou-se e afirmou que apenas sairia do local com a Polícia, ameaçando, ainda, chamar a Comunicação Social.

O Benfica pretendia uma certidão para atestar que a condenação da F. C. Porto, SAD, no processo Apito Final, já transitou
em julgado. Um documento para sustentar a argumentação das águias na UEFA.

O Comité de Apelo notificou o Benfica e o Vitória de Guimarães para, na qualidade de partes interessadas, participarem no recurso do F. C. Porto. Os encarnados foram também informados de que têm presença garantida na terceira pré-eliminatória da Champions (e os vitorianos acesso directo à fase de grupos), caso a segunda instância da UEFA ratifique a decisão de excluir os azuis e brancos da competição. A certidão pedida pelo Benfica destinava-se a integrar um processo de alegações que os juristas encarnados terão, entretanto, apresentado,
em Nyon. Como não podia esperar dez dias, Luís Filipe Vieira procurou resolver o assunto pessoalmente.

O requerimento foi entregue sexta-feira na FPF, mas a entrada apenas registada na segunda, isto porque chegou depois do horário de expediente. Ao abrigo do n.º 3 do Art.º 61 do Código Administrativo, o Conselho de Justiça (CJ) tem dez dias para emitir a certidão. E nem um segundo requerimento, com carácter de urgência, acelerou a entrega, isto porque há muitas dúvidas, mesmo entre os próprios especialistas, se o processo realmente transitou em julgado, atendendo ao recurso de Pinto da Costa, pelo que uma avaliação cuidada nunca poderia ser feita num espaço de tempo tão curto.

Os encarnados assumem uma posição activa "na defesa da transparência e da verdade desportiva do futebol português", conforme esclareceram ontem,
em comunicado. Mais contido está o Vitória. O clube minhoto está pronto para a entrada directa na Liga dos Campeões, será representado no Comité de Apelo por João Morais, advogado e director-geral, mas não argumentará no sentido de atrapalhar a vida ao tricampeão

Benfica critica FPF e secretário de Estado do Desporto
O Benfica vai recorrer aos tribunais para a "reparação integral dos danos sofridos" pela "conduta negligente" da Federação Portuguesa de Futebol no caso da readmissão do FC Porto na Liga dos Campeões anunciada, esta segunda-feira, pela UEFA.

"(...) A SLB Benfica-Futebol, SAD em consequência dos factos descritos, da sua ilicitude e gravidade, já deu conhecimento dos mesmo à UEFA e irá promover de imediato todas as diligências judiciais a fim de ser reposta a verdade desportiva, punindo-se desde logo a conduta negligente da FPF e de forma concomitante a reparação integral dos danos sofridos", refere o ponto oito de um comunicado da administração da sociedade benfiquista.

Uma fonte do clube disse à Agência Lusa que as diligências serão, em Portugal, um processo cível contra a FPF e, na Suíça, uma providência cautelar e recurso para o Tribunal do Arbitral do Desporto, porque o Benfica passa a ser "parte" no processo.

A SAD "encarnada" culpa ainda a "actuação negligente" da FPF, o "silêncio ensurdecedor do presidente da FPF", Gilberto Madail, a "ausência de decisões" do Conselho de Justiça da FPF e a "total passividade" do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, pela alteração do "cenário" que previa a exclusão do FC Porto da próxima Liga dos Campeões.

"Neste processo, também está em causa a acção do Governo que não pode ficar indiferente em relação à actuação grosseira de uma instituição que age no exercício de poderes públicos", lê-se na nota.

Além de reafirmar as críticas ao director do Departamento Jurídico da FPF, João Leal, o Benfica garante que foi o depoimento daquele responsável federativo que "induziu em erro de julgamento o Comité de Apelo da UEFA", que na passada sexta-feira anulou a decisão do órgão de primeira instância do organismo que rege o futebol europeu em excluir os tricampeões nacionais.

Apesar de dar conta do anúncio proferido hoje por um porta-voz da UEFA, no sentido da readmissão do FC Porto na Liga dos Campeões, a SAD do Benfica sublinha que "não foi ainda notificada de qualquer outra decisão" senão a que dava conta de uma nova reunião da Comissão de Controlo e Disciplina daquela organismo, para reapreciar o processo.

No penúltimo parágrafo, a SAD alerta para o "disposto no artigo 1.08 do Regulamento da UEFA Champions League, ao abrigo do qual, a todo o tempo, um clube pode ser excluído da competição assim que apurado que não cumpre os critérios de admissão".
JN, 16/6/2008

26 comentários:

  1. Estas pressoes sao ridiculas e so veem provar o estado lastimoso das nossas instituiçoes democraticas.

    Ninguém levanta a voz contra estas pressoes terceiro mundistas. Existem paises Europeus onde isto nao seria possivel.
    Mas com uma comunicaçao social que protege este tipo de acçoes, seja por omissao seja por falsas "opinioes".
    Ontem, na RTP quando abriram o telejornal com a noticia do autocarro a arder (valha-nos ao menos isso), ninguém conseguiu associar o altura do "ataque" ao autocarro com a saida dos adeptos galinaceos do jogo de futsal (que resto também perderam 4-3 com o Belenenses).

    E por entre omissoes e o evitar dizer a verdade em relaçao às ameaças e insultos que a instituiçao das galinhas faz todas as semanas(!), ca continuamos nesta pobreza.

    Pensei que os galinaceos tivessem pelo menos a coragem de limpar a sua propria casa, mas a inveja sobrepoe-se a bom senso.
    Vale mais a pena ser humilhado desportivamente, ano apos ano, mas dizer mal de Pinto da Costa. No pais da mediocridade é assim. Muitas vitorias morais e quem ganha titulos nao presta.

    ResponderEliminar
  2. Miccoli tem 28 anos poderia ter um bom retorno desportivo mas dificilmente teria um bom retorno financeiro.

    ResponderEliminar
  3. hmm... será confusão minha pela miopia ou vejo neste site, na parte da bela foto de familia... hmm.. mas este é o plantel 2008-09 do SL e Benfica!! Vemos ali caras conhecidas como o João Correia, o Fernando Seara...

    Este Sr. Dr. João Correia é a mesmíssima pessoa que exerce o cargo de advogado do SLB e é vogal do Conselho Superior do Ministério Público, sob a tutela do Sr. Procurador Geral da República, que por sua vez nomeou a equipa de Maria José Morgado para investigar o Apito Dourado.

    ResponderEliminar
  4. ahh pois claro .. o site .. http://www.correiaseara.pt/ --> cliquem em .. QUEM SOMOS

    ResponderEliminar
  5. ahh.. vem ai a proxima tacada do dr. joão correia.. é a segunda parte... verifiquem --> Impostos e Off-shores
    http://forumbenfica.blogspot.com
    é o fim da picada hahahahahah

    ResponderEliminar
  6. Azuleiro:

    Foi a primeira vez que li um blog galinaceo e de facto compreendo porque é que eles se encontram na situaçao humilhante em que se encontram.

    Os posts sao hilariantes. O blog é pobrezinho de ideias à imagem do clube deles. Um hino à estupidez. Deveriam era fazer algumas perguntas como estas:

    Qual é o clube a quem foram perdoados 4 anos de dividas ao estado e que para suprir a divida apresentou como garantias acçoes de valor zero(!)?

    Qual foi o unico clube que teve o seu estadio construido na integra com dinheiro dos contribuintes?... Com alteraçoes ilegais ao PDM e com a promessa de votos para quem os favoreceu ilegalmente?

    Qual foi o clube a quem foi construido um centro de estagio gratis no Seixal, com fundos da CGD?

    Esse clube é clube galinaceo.
    Sobre situaçoes similares que favorecem o clube do regime ficavamos aqui até amanha.

    Mas é por isso que estas aves se encontram na situaçao degradante em que se encontram. Nao olham para o proprio umbigo. Parece que gostam de ser humilhados ano apos ano.
    Mantenham o analfabruto como presidente durante muitos anos. Nos agradecemos.

    ResponderEliminar
  7. Algumas premonições.....

    * Quaresma e Lucho não farão parte do plantel da época 2008/2009

    * Simão Sabrosa será a contratação "surpresa"

    * O futuro presidente já está escolhido

    ResponderEliminar
  8. isto e que e uma cebola cara. esperemos que valha o que custa. do site oficial do fcp:
    Comunicado da F.C. Porto - Futebol, SAD

    O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD emitiu este domingo um comunicado, anunciando a aquisição dos direitos desportivos de Cristián Rodríguez, internacional pela selecção do Uruguai.

    COMUNICADO



    A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, de acordo com o artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que adquiriu os direitos de inscrição desportiva do jogador Cristián Rodríguez, e 70% dos direitos económicos, pelo montante de 7 milhões de euros.



    Mais se informa que a sociedade celebrou um contrato de trabalho, com o referido atleta, com a duração de quatro épocas desportivas.



    O Conselho de Administração



    Porto, 22 de Junho de 2008

    ResponderEliminar
  9. LFV está, coitado, a precisar de um proctologista com urgência.

    Como se diz na minha terra "não há cú que tanto aguente"...

    ResponderEliminar
  10. Simão Sabrosa????
    Deus nos livre.Nem de graça.
    Micoli??? sempre lesionado.
    Há é que ir bem ao mercado, sobretudo europeu, se não houver portugueses de qualidade e em conta.
    Se não a minha opção era essa.

    ResponderEliminar
  11. http://www.youtube.com/watch?v=BH8ADuPrmOw

    Vejam.. é de cair da cadeira a rir... HAHAHAHAHAHAHA

    ResponderEliminar
  12. Recomendo uma leitura cuidada a esta entrevista a um dos advogados que esteve ao serviço do FC Porto:

    http://www.ojogo.pt/24-123/artigo727952.asp

    Zé Luís, no geral, vai de encontro ao que já escreveste anteriormente.

    ResponderEliminar
  13. Simão? blergh... não gostava nada de o ver com camisola do FCP..
    Se dependesse de mim, tentava contratar, pelo menos um destes: Drenth -DE;ME- (real madrid);Justin Hoyte -Def.D- (arsenal); Yuri Zhirkov -Def.E- (CSKA Moskva); Matías Fernández -Médio C- (Villarreal), poderia ser incluído no negocio, já que o lucho parece querer ir para la, ou se o Valência ainda estiver na corrida pelo Lucho, podia vir no negocio, o M. Fernandes/ Benega..
    Lá bons jogadores no mercado, existe, é preciso é dinheiro ..

    P.S. Não vou nomear outros, porque são transcendentes..

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. Meus amigos,

    peço desculpa por estar a trazer à baila um assunto que tem pouco a ver com o excelente post colocado pelo Zé Luís, mas não queria deixar passar a oportunidade para tentar introduzir um tema que deveria merecer mais a nossa atenção (penso eu de que).

    Sou um leitor assíduo do site do nosso grande FCP e a verdade é que sempre me desagradou. Por várias razões. A primeira das quais se prende com a parte estética do dito. O predomínio do branco faz-me alguma confusão porque sempre associei (e penso que não sou o único) o meu clube à cor azul (eu não olho para o branco e penso FCP, eu olho para o azul e penso FCP). Em segundo lugar, o site de um clube deve ser o orgão de informação por excelência de um clube. Felizmente que há já muitos anos que temos adeptos nos 4 cantos do mundo e, por vezes, a única forma desses adeptos terem acesso a informações detalhadas e actualizadas sobre o nosso clube é acedendo ao site. Ora, posso estar enganado, mas o site do FCP n é aquilo a que se pode chamar um site actualizado. Desde info acerca de contratações (o Benitez sempre veio? E o Tomy Costa? é que no site nem vê-los!), até info de jogos de outras modalidades (quantas vezes tive de procurar noutros sites notícias sobre resultados do andebol, basquetebol, hóquei, etc.), passando também pela interactividade entre adeptos e atletas (que é muito pouca).

    Tudo isto para dizer que penso que parte do sucesso e da popularidade de um clube passam também pela forma como este consegue chegar a adeptos, simpatizantes ou mesmo curiosos. E se o nosso FCP quer ser um clube cada vez mais global, tem de promover a sua marca. Não bastam os jogos na tv, não bastam as inaugurações de filiais. É preciso ir mais longe.

    Dei-me ao trabalho de pesquisar (de forma pouco meticulosa, confesso) os sites de alguns dos maiores clubes europeus. Até fui ao site do Benfas e do Sportem e notei diferenças esmagadoras, o que me entristeceu bastante.

    Não quero alongar-me muito mais até porque prefiro que cada um faça o que fiz e depois forme a sua opinião mas penso que seria pertinente, sobretudo numa altura em que a ausência de jogos nos permite abordar outros assuntos do dia-a-dia do clube, que os adeptos do clube tivessem uma palavra a dizer sobre este assunto e "pressionassem" quem de direito a introduzir melhorias que, do meu ponto de vista, são essenciais para o desenvolvimento de um clube e de uma marca que (não só mas também) se querem rentáveis.

    É só uma ideia.

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Zé Luís,

    Em lisboa, já encontraram uma explicação para o autocarro incendiado:

    Foi o pobre do motorista que resolveu fazer uma fogueira, dentro do autocarro, para assar umas sardinhas para o S. João, e aquilo descontrolou-se, enquanto o homem andava à procura do alho-porro.

    Cambada de palhaços.

    Na volta, cá vos esperamos.

    ResponderEliminar
  17. miguelmor 100% de acordo!

    O nosso site é completamente amador e inútil.

    Queremos ser um clube de sucesso reconhecido mundialmente mas temos um site (no fundo o nosso cartão de visita para o mundo) de 2ª Liga.

    ResponderEliminar
  18. Caros Portistas,

    Se me é permitido gostaria de saber a opinião de todos vocês sobre a aquisição do Rodriguez, no que diz respeito aos contornos da operação (condições de aquisição).

    Enquanto jogador agrada-me imenso, mas os montantes associados (7 milhões por 70% do passe), e especialmente por ser um jogador extra-comunitário, não me parecem do nosso campeonato.

    ResponderEliminar
  19. Caros Portistas,

    Se me é permitido gostaria de saber a opinião de todos vocês sobre a aquisição do Rodriguez, no que diz respeito aos contornos da operação (condições de aquisição).

    Enquanto jogador agrada-me imenso, mas os montantes associados (7 milhões por 70% do passe), e especialmente por ser um jogador extra-comunitário, não me parecem do nosso campeonato.

    ResponderEliminar
  20. nao é extra-comunitario...tem passaporte italiano. O preço era esta..ha um ano que se sabia

    Que tal de depois de uma cebolada,uma massinha italiana?

    "Cheira bem, cheira a Cebola"

    ResponderEliminar
  21. já está no lume a massinha? , ou ainda se anda á procura dos ingredientes?

    ResponderEliminar
  22. Para mim, a questão mais pertinente está relacionada com o salário que o Rodriguez vai auferir. Valores que estarão bem acima dos 100 mil euros.

    De que forma esses valores serão recebidos pelos restantes jogadores?

    Não está em causa a qualidade do jogador, mas não é nenhum Maradona. Se tivermos em atenção que o Quaresma declarou receber valores na ordem dos 80 mil euros, percebemos que poderá haver aqui algum problema. Para não falar noutros jogadores como o Lucho, Lisandro, Bruno Alves, etc.

    Espero que a SAD tenha bem presente este diferencial de valores e que isso não acabe por pertubar o ambiente.

    Para além disso, há a questão de saber se esta contratação era, realmente, necessária, para além do facto de nos vingarmos do sl abutres.

    Neste momento, quais são as posições no plantel que precisam de reforços (reforços mesmo,não contratações para encher bolsos de comissionistas)?

    ResponderEliminar
  23. O maior sonho dos abutres vermelhões: todos os títulos nacionais e internacionais serem retirados ao FC Porto.

    O pior pesadelo: a realidade.

    ResponderEliminar
  24. Não sei de que valores salariais estaremos a falar. Já li 1,6 milhões por ano. Também já li 700 mil mais prémios por objectivos. São valores completamente diferentes.

    ResponderEliminar
  25. O Cebola era tido pelo benfiquista comum um dos dois jogadores com elevado potencial.Uma das duas preciosidades que seria de conservar a todo o custo. (o outro é o avançado). Era tido como uma das poucas coisas jeitosas que o respectivo presidente conseguira, apesar de tudo, fazer no ultimo ano.

    Posso garantir - daqui da 'capital do império' - que a contratação do cebola abalou psicologicamente as hostes. Acreditem. Muito mais do que a questão da Champions - pois no fundo os benfiquistas encaravam aquilo como uma coisa imerecida, caso se concretizasse (acreditem que nem todos os benfiquistas são como a Leonor Pinhão; há gente normal no slb, apesar de tudo).


    Quanto aos gritos de vingança que se vão ouvindo por causa do autocarro queimado, EM MINHA OPINIÃO - que vale o que vale-, não se deve encarar a questão em termos clubísticos. Foi um acto criminoso perpetrado por adeptos de uma claque. Mas que não merece a concordãncia por parte do sócio e adepto comum do benfica que, apesar da exaltação típica destas coisas, nunca chega ao ponto de fazer mal a pessoas ou a bens.

    Por isso, é um assunto de polícia que mais tarde ou mais cedo vai encontrar os delinquentes.

    Aquilo que é próprio dos adeptos do FCP é garantir que os autocarros dos adeptos do SLB quando forem ao Dragão, saiam de lá conforme entraram: sem um risco.

    Somos pesoas de bem. Irritamo-nos com as injustiças e as provocações baixinhas e rasteirinhas, mas nunca respondemos na mesma moeda.Ainda menos com crimes.

    O que nos sabe bem não é queimar autocarros... é queimar-lhes o juízo !

    ResponderEliminar