03 junho 2008

Reflexões sem Tabus


Depois de algum afastamento a que tive que me sujeitar eis que ultimamente recebo notícias de Portugal que não só não me surpreendem, como entroncam neste texto que já havia prometido escrever sobre aquilo que acho que deve ser discutido de forma livre, descomplexada e sem tabus por todos os portistas.

Sem necessidade de se medir o portismo de cada um nem de se acusar, ameaçar ou achar-se que isso é sinal de desunião.

Primeiro de tudo quero deixar bem saliente que admiro muito o nosso presidente. Acho que Jorge Nuno Pinto da Costa é e será para sempre a maior figura da história do nosso clube e se hoje o clube tem o sucesso que tem muito a ele o devemos. Alguém que no seu tempo também foi ameaçado, criticado, acusado e que teve a coragem de lutar contra os poderes instalados e não teve medo nunca de dizer o que pensava e de ter na altura certa manifestado o seu desagrado pelo que de mal se passava no clube.

Por isso mesmo, por admirar muito JNPC e tudo o que ele fez, eu não me posso reconhecer nem posso aceitar aquilo que tem sido a gestão do clube nos últimos tempos e muito menos o ambiente crispado entre todos e o clima de medo, de insegurança e de caça ás bruxas.

O F. C. Porto é demasiado grande para isso. Por muito que alguns não queiram o F. C. Porto tem que ser um clube democrático, um clube em que a liberdade de opinião tem que imperar sem que isso signifique ser mais ou menos portista.
.
Acho que o nosso presidente cometeu alguns erros ao longo deste percurso, não acho que o devamos condenar por todos ou deixar que esses erros comprometam a imagem que ele sempre nos deixou. Mas também acho que tudo tem o seu ciclo e isto não quer dizer que o de Pinto da Costa tenha terminado, apenas que isso deve ser discutido sem qualquer tipo de constrangimentos.

Uma coisa tenho e terei sempre presente. Por mais que admire uma pessoa e admiro Pdc eu nunca mas nunca confundirei uma pessoa com a instituição por mais importante que a pessoa tenha sido para a instituição. O clube tem que estar sempre em primeiro lugar. Acho aliás, que foi também esse segredo que marcou a gestão de Pinto da Costa e que fez com que o F. C. Porto se tornasse no clube que é hoje. O facto de Pdc sempre ter colocado os interesses do clube à frente de tudo mais.
.
Isso reforça a suspeita que já tenho desde há muito tempo que efectivamente Pdc já não terá o mesmo poder dentro do clube que tinha. Ou devo dizer antes, dentro da Sad.

Todos sabíamos que com a passagem para a Sad seria normal a perda de alguma soberania do poder do clube que seria partilhado por demais accionistas. Mas o que não contávamos é que a maioria de acções do clube fosse apenas no papel e não se transmitisse em efectivo papel activo na tomada de decisões importantes na história do mesmo.
.
Este caso da Sad não recorrer do castigo aplicado pela Liga de tentativa de corrupção foi para mim a gota de água.

E muito sinceramente para mim seria exactamente igual quer isso tivesse repercussões financeiras e desportivas como a não participação na próxima edição da Champions League ou não... Porque isso para mim até é o menos. Não há nada mais importante que o bom nome do clube.

Troco todos os campeonatos conquistados pelo nosso bom nome e honra. Achei muito triste que Pdc tivesse permitido que manchassem o trabalho de profissionais fantásticos como José Mourinho, Deco, Ricardo Carvalho, Maniche, Vítor Baía etc e manchassem um ano que tantas alegrias nos deu e em que, nós portistas que vimos todos os jogos, que sofremos e vibramos mais que todos, sabemos que cada ponto conquistado e cada vitoria se deveram a um grupo que ficará para sempre imortalizado nas nossas memórias e não por quaisquer tipo de favores.

Por isso, o Pdc que sempre conhecemos iria com certeza até ás ultimas consequências para defender a honra do clube. E perante essa hipótese de perder 6 pontos na próxima época ele usaria o seu habitual sarcasmo e iria dizer que em vez de ganharmos com 20 pontos de vantagem ganharíamos com 14 e assim motivaria tudo e todos para em mais um ano demonstrarmos a nossa força.

Ao invés disso vimos um presidente a ter que ceder ás pressões do que os rodeiam na Sad e que adoptou uma estratégia em que apenas se defendia a si mesmo e aos seus e não o nome do clube.

Não posso nem quero acreditar que essa ideia tenha partido do nosso presidente.
.
Infelizmente desde há algum tempo a Sad tornou-se um polvo demasiado grande que envolveu Pdc também… Ele já não tem mão nela, está demasiado dependente de muitas pessoas que lá andam, deixou-se cercar pelas pessoas erradas e agora porventura deverá demasiados favores e estará demasiado comprometido para os poder deixar cair.
.
O cenário ideal seria começar de novo, um novo projecto liderado por JNPC mas cada vez mais se afigura impossível porque ele não pode cortar com quem o rodeia. Ou caem todos ao mesmo tempo ou não cai nenhum.
.
O que mais me escandalizou foi como o papel que o clube como maior accionista e os seus associados deveriam ter tido nesta decisão foi totalmente relevado para 2º plano em nome dos superiores interesses da Sad…

Uma decisão que afectaria para sempre a história do clube e os sócios não tiveram qualquer tipo de voto na matéria…Aliás o nosso próprio presidente falou que “como é óbvio não vamos recorrer e toda a gente sabe porquê…”. Eu não sei porquê, e tal como eu acho que muitos sócios também não sabem porquê e merecíamos explicações ou pelo menos algo mais que um “toda a gente sabe porquê”.

Cada vez mais ganha forma a ideia que neste momento há muita gente na Sad que está mais preocupado em salvar a própria pele nem que para isso tenham que queimar o clube assim como cada vez se vê que a habitual coesão e blindagem que se apregoa existir no balneário do Porto não tem igual correspondência na Sad…Ou alguém acha que estas fugas de informação 1º sobre o recurso e logo depois sobre a possível condenação não saíram de dentro…?
.
Por isso de uma vez por todas devemos deixar para trás os tabus. O nosso presidente cometeu alguns erros, muitos deles devido ás más companhias que o rodeiam mas outros por culpa própria como:
.
1- Deixar que uma alternadeira virasse 1ª dama do clube e deixasse que ela estivesse por dentro da vida do clube. Não vejo acontecer em nenhum clube. Não faço ideia de quem é a melhor do LFV e muito menos sei se o Filipe Soares Franco é casado, tem namorada ou nem uma coisa nem outra.

Foi triste, muito triste ver aquele episódio no estádio da Luz de Carolina Salgado com aquele cartaz no meio da claque e noutro momento lado a lado com a mesma pessoa que havia ameaçado antes de uma final da liga dos campeões o treinador do F. C. Porto de morte pelo telemóvel de um vice presidente do clube o que torna tudo ainda mais grave

2- O de ter recebido um árbitro em sua casa nas vésperas de um jogo. Eu não acredito que o Porto necessitasse de algum tipo de benefício ou que tenha tido algum nessa época mas o facto é que não me parece aceitável que o nosso presidente não tenha outro tipo de cuidados e se exponha a essa situação que por mais voltas que demos não tem explicação.

São erros que ele cometeu por sua única e exclusiva responsabilidade e acho que não tem mal nenhum admiti-lo, ele é humano e sujeito a cometer erros como qualquer um. Creio que apesar de tudo o seu maior erro foi sem dúvida deixar-se cercar por demasiados abutres… E foi deixando-se envolver numa teia em que progressivamente lhe foram roubando independência e poder na absoluta na hora de tomar decisões como ele sempre tinha tido até então.

Acho que as pessoas têm que saber distinguir as coisas. O facto de criticarmos a Sad não significa que achemos o Pdc menos sério ou o admiremos menos. Aliás mau é se fecharmos os olhos aos tristes acontecimentos e continuarmos a assobiar para o lado e abanarmos com a cabeça a tudo o que saia da Sad só porque Pdc é presidente e, ainda para mais, quando cada vez mais sabemos, que nem tudo o que sai de lá é vontade dele e que muitas vezes nas suas intervenções se nota que ele próprio se sente algo acossado e como que impotente perante algo que já lhe foge do controlo, tendo que se sujeitar á vontade de pessoas que se querem servir do clube.
.
Acima de tudo há coisas que devem ser explicadas e devem ser debatidas por todos os portistas de bem sem complexos, acusações ou receios.
.
Que clube queremos para o futuro?
Os sócios devem ou não ter um papel mais activo, merecem que se lhes explique uma série de assuntos e terem direito a serem ouvidos ou não?
.
Porque é que o F.C. Porto sendo o clube que mais dinheiro ganhou nos últimos anos em transferências de jogadores e com uma presença constante na champions continua a sistematicamente ano após ano vender pelo menos 2 jogadores importantes do seu plantel para equilibrar as contas?

O F.C. Porto com o dinheiro todo que recebeu das duas uma: ou adoptava a medida de abater o passivo e acreditem que com o dinheiro que entrou nos cofres da Sad já chegava para que este quase não existisse já. Ou então tomavam outra política a de reinvestir no plantel… E essa não me parece ter sido a política uma vez que se repararmos ano após ano o F.C. Porto não faz elevados investimentos no plantel ao contrário de outros clubes.

Vejam o exemplo do Lyon, raramente vende e quando vende é sempre a preço de ouro porque soube gerir bem as fortunas que entraram nos seus cofres e hoje em dia não tem necessidade de vender.

E eu pergunto, se o passivo se mantém e se não realizamos grandes investimentos no plantel aonde está o dinheiro? Espero que não repartido por várias comissões…

O Porto com as somas que tem recebido já deveria para ter abatido grande parte do passivo e ainda atingir uma estabilidade tal ao ponto de nas contas do clube não terem que ser previstas vendas dos jogadores no final de cada ano.
.
E uma série de actos que ficam por explicar.

O negócio Bosingwa.
Alguém acha normal vendermos um dos melhores laterais direitos do mundo e uma das figuras mais importantes da equipa nas vésperas de uma final e não acautelar a hipótese dele a poder jogar?

Pior ninguém assumir as suas responsabilidades e pela milésima vez obrigarem Jesualdo a ter que dar a cara por situações que não são da sua responsabilidade…

Pelo que ele tem feito já merecia uma estátua. Desde o ano que chegou ao clube teve que dar mais vezes a cara para defender o clube do que muitos dos administradores da Sad o fizeram obrigando-se a desgastar a sua imagem.

Na altura em que o apito dourado arrebentou e que Pdc por estratégia de defesa não podia falar não vi ninguém da Sad a dar a cara para defender o clube…teve que ser o pobre Jesualdo a fazer de treinador e presidente quase, na defesa dos interesses do clube. Desconfio que muitos administradores da Sad do Porto só se lembram que o são na altura da distribuição de dividendos…

Este ano deram mais essa prenda envenenada ao Jesualdo… que foi o ter que explicar o inexplicável… Que a Sad tinha tido a brilhante ideia de vender um dos melhores jogadores da equipa antes da final alterando assim todos os planos de Jesualdo para esse jogo.
.
E a política das comissões?
Até quando teremos que levar com descarregamentos de estrangeiros de qualidade duvidosa?

A última vez que o F.C. Porto teve uma política séria de contratações dando poder de decisão a quem o deveria ter que são os treinador com os seus conhecimentos técnicos e não a comissionistas o que aconteceu…? Porto campeão europeu…Num ano em que praticamente não se contratou nenhum jogador fora do mercado nacional…Nesse ano Mourinho bateu o pé e rejeitou chegadas de craques como: Farias e Bollatis que hoje continuam a chegar a preços absurdos ás carradas… Uma excepção, porque bastou Mourinho e a sua peculiar e forte personalidade saírem do clube para quem se seguiu ter que se sujeitar a comer e calar, ou pior, a comer e a fazer de conta que gostam daquilo que lhes dão de comer.
.
Porque anda o Porto a dar trunfos aos seus rivais?
Não era possível vender o Postiga a um clube grego, francês, inglês etc.? Não seria mais prudente esperar pelo final do Europeu para o vender? Anda-se a tentar agradar o Sporting com algum objectivo?
.
Incluíram um jovem da Academia leonina no negócio para dar a ideia que o Porto ganhará algo com isso…Dá vontade de rir… Então quer-se dizer, nós temos dos jogadores jovens mais prometedores em Portugal, ex campeões da Europa como Hélder Barbosa, Paulo Machado, Bruno Gama, Vieirinha e andamos a encosta-los durante anos com sucessivos empréstimos até que se percam e agora alguém acredita que este jovem de 19 anos vai ter alguma chance de jogar no Porto?

Se ele fosse argentino ou brasileiro e viesse numa transferência com somas como 4 milhões de euros e com direito a comissão…
.
E o relacionamento da instituição com as suas claques? Após os incidentes com Adrianse, Mourinho e jogadores como Derlei o clube não devia ter tomado uma posição?
Acho que as claques do clube merecem ser apoiadas mas neste tipo de casos deveria haver cooperação entre todos para afastar os responsáveis por estes actos de vandalismo e não ainda por cima dar-lhes protagonismo.
.
Que relações tem o clube com António Araújo?
Á luz do que tem vindo a lume em tribunal, queremos que o nosso clube tenha relações privilegiadas com senhores como este?

São demasiados erros e acima de tudo demasiados tabus, demasiados segredos escondidos dos sócios e a incerteza de se saber para que rumo caminha o clube.
.
E isto e tudo mais não deve deixar de ser discutido ou silenciado só porque o clube ganha, porque é assim que começam as derrocadas, quando detectamos um problema mas não lhe fazemos caso porque as coisas estão a correr bem.
.
Quer o Porto seja suspenso das competições europeias ou não, esta gestão da Sad tem sido danosa e pouco clara para os sócios do clube que ainda é accionista maioritário e parece não ser tido em consideração para nenhuma decisão.

Há demasiadas coisas que são muito pouco claras…
Adelino Caldeira a chefiar o departamento jurídico numa espécie de promoção após as críticas que se têm escutado ao longo de anos e desconfianças em relação ao seu papel nos reforços provenientes da América do Sul.

O mesmo departamento jurídico que nos querem fazer crer que nunca sequer imaginou que o facto de o clube não recorrer poderia dar lugar a condenação na Uefa…?

Acham mesmo que os advogados do clube são tão incompetentes e que do outro lado da barricada os do Benfica são super advogados?

Não acham estranho o nosso clube ter deixado de recorrer de ânimo leve sem, pelos vistos, calcular bem os prejuízos desportivos, económicos e até sociais? E por outro lado o Benfica ter tudo já preparado e delineado como parecendo que sempre soubessem que o Porto não iria recorrer…? Como é possível? É o nosso departamento jurídico que é assim tão mau e o deles é tão bom que até já adivinham o futuro, e dias antes de se saber se há recurso ou não já tem uma estratégia totalmente delineada?

De onde saíram as informações que os fizeram crer que o Porto não recorreria…?

Mesmo que aceitemos que isto não passou de incompetência…não seria de já terem rolado cabeças…? Principalmente do responsável pela área jurídica…? Ou será que não se pode tocar em certas pessoas com o risco da casa vir toda abaixo…?
.
Escrevo este texto sem ter mínima ideia se o Porto será condenado ou não pela Uefa. E deixo desde já a minha opinião de que nesta matéria se o Porto for condenado será uma tremenda injustiça e teremos que ir até ás últimas consequência.

A Uefa tem que se convencer de uma vez por todas que não pode ser um Estado de Direito dentro do próprio Estado de Direito.

Não pode mesmo sendo uma instituição privada desrespeitar nos seus regulamentos princípios basilares do Direito como o princípio da não retroactividade da lei como ferramenta para atingir esse fim ideal e primordial que é a segurança jurídica.

Não acontece em nenhuma área do Direito a hipótese de alguém ser condenado por uma norma que na época da prática dos factos ilícitos nem sequer existia…

Isso é simplesmente surreal… Mesmo levando em linha de conta os regulamentos da Uefa que sempre têm normas altamente dúbias e mal redigidas que ajudam a que quem julga goze de uma discricionariedade para lá da recomendável.

E a Uefa não pode pensar que vai fazer do Porto o exemplo só porque não teve coragem de o fazer há uns anos com o Milan…

E se a Uefa fizer a interpretação de que a lei se aplica a qualquer clube que tenha praticado actos de corrupção ou tentativa de corrupção no passado espero ver o Milan e a Juventus também excluídos da Champions.

O que não invalida que qualquer jurista minimamente consciente perante os regulamentos da Uefa tenha a obrigação de saber que existe um efectivo risco por menor que seja de condenação da Uefa caso o clube não recorresse…

Espanta-me e que os prós e os contras não tenham sido bem medidos.

Só o bom nome e a honra do clube já eram prós o suficiente para que não houvesse dúvidas de recorrer…Juntando a isso uma possível condenação da Uefa por menor que o risco fosse…a questão é aonde está a dúvida? É que o clube ao não recorrer a única vantagem que eventualmente teria era mesmo o não perder os tais 6 pontos na época seguinte… É isso que vale a nossa dignidade enquanto instituição centenária e ganhadora? 6 pontos? É que dêem as voltas que queiram dar o facto é que quem não recorre é porque aceita a condenação e os factos que lhe são imputados.

Nunca vi ninguém em julgamento se declarar totalmente inocente e depois no final aceitar uma condenação sem recorrer. Quem se declara totalmente inocente vai até ás últimas consequências para o provar e por isso todos os sócios mereciam sim uma explicação.
.
E acho que aquilo que tem sido a gestão da Sad deveria ser debatido de forma aberta por todos nós e sem tabus e pensarmos se poderá ser a altura de ter que dar outro rumo ao clube e virar a página sem isso significar que esqueçamos tudo de bom que já foi feito até agora.

Se o F. C. Porto for realmente condenado acho que não haverá outra hipótese que não seja a demissão de toda a administração actual da Sad e eleições antecipadas no clube.

Aí sim poderíamos ver se Pinto da Costa poderia cortar com as amarras e começar de novo com outra equipa ou se isso já deixou de ser possível.

Se não for espero apenas que se tiver que chegar o dia em que tenhamos que nos despedir do nosso presidente, que não haja nomeação de nenhum sucessor e que não cometamos o mesmo erro que cometeu o Boavista e não tornemos o clube numa monarquia como Pdc nunca quis que ele se tornasse.

Que quem chegue, chegue com total liberdade e sem ter que dever nada a ninguém e que possa seguir o seu projecto sem ter que prestar contas a ninguém sem ser os accionistas e sem nunca esquecer que para todos os efeitos o clube com todos os seus sócios ainda é o maior de todos.

Desejo que este seja o momento de todos em conjunto de forma pacífica possamos discutir qual o caminho que o clube deve tomar. Período de reflexão em que nos deixemos definitivamente de tabus.

46 comentários:

  1. mst na bola
    A CONSPIRAÇÃO CONTRA O CAMPEÃO(I)
    1- Com a entrada do século XXI, a direcção do Benfica tomou a decisão estratégica de lançar mão de todos os meios para impedir que a hegemonia do FC Porto, que se tinha afirmado com clareza nas duas décadas anteriores, se continuasse a prolongar. Por razões várias, mas essencialmente por falta de capacidade de gestão desportiva e falta de paciência para aguardar os resultados de uma mudança paulatina de atitude, o Benfica percebeu que tão cedo não conseguiria derrotar em campo o FC Porto e havia então que tentá-lo por outros meios.

    A primeira medida estratégica foi a tomada de poder na Liga de Clubes, que Luis Filipe Vieira afirmou ser mais importante do que a formação de uma boa equipa de futebol. Para tal, Viera aliou-se a Valentim Loureiro, o verdadeiro dono do tão criticado «sistema» e então de más relações com Pinto da Costa. Juntos passaram a dominar a Direcção da Liga, a Comissão Disciplinar e a Comissão de Arbitragem. Muito embora o FC Porto tenha logo começado a sentir as consequências dessa aliança (foi a época em que só os jogadores do FC Porto é que tinham cotovelos e só a eles se aplicavam os célebres «sumaríssimos»), a verdade é que ela, por si só, não chegou para fazer ajoelhar os portistas. De positivo, para o Benfica, ficou a conquista do campeonato de 2004/05 - aquele que, nos últimos trinta anos, mais se deveu a favores de arbitragem.

    A seguir veio a associação do Benfica com o poder político. Primeiro, descobrindo-se que o clube vivia à margem do cumprimento das obrigações fiscais que outros cumpriam e beneciando da complacência da comissão governamental encarregada de fiscalizar as contas dos clubes e que se «esqueceu» de fiscalizar o Benfica. A seguir veio a tremenda ajuda financeira dada pelo então presidente da Câmara de Lisboa, Santana Lopes, para a construção do novo Estádio da Luz. Enquanto a comunicação social se distraía a noticiar ninharias denunciadas por Rui Rio no Dragão, milhões e milhões eram dados ao Benfica de mão beijada, sem escândalo algum. E, para que não restassem dúvidas da dívida de gratidão contraída, viu-se a Direcção do Benfica, levada por Santana Lopes, a comparecer a um jantar de propaganda eleitoral do PSD durante a campanha legislativa de 2004, na mais descarada manifestação da tão falada promiscuidade entre o futebol e a politica alguma vez vista.

    Mesmo assim, não chegou. Havia que fazer mais e foi então que surgiu o «Apito Dourado».

    2- Diz o povo que o que nasce torto nunca se endireita e o «Apito Dourado» nasceu torto desde o princípio. Ao escolher colocar sob escuta apenas os telefones de Valentim Loureiro e Pinto da Costa, os investigadores mostraram desde logo ao que vinham e o que visavam com o seu método de «pesca de arrasto». Cabe perguntar, de facto, quem determinou e com que razões que uma investigação ao futebol português apenas se deveria concentar no FC Porto e no Boavista?

    O mais eloquente telefonema de todas as escutas talvez seja aquele em que o presidente do Benfica tem o azar de ser gravado quando telefona para Valentim Loureiro. Aí se torna evidente o grau de cumplicidade entre ambos e a forma tranquila como discutem que árbitro convém ao Benfica para um jogo com o Belenenses. Mas esse processo foi devidamente arquivado, por se entender que não tinha interesse- mesmo em relação à enigmática frase de Luís Filipe Vieira para o major: «Como sabe, tenho outras maneiras de resolver o assunto.»

    3- As escutas a Valentim concluíram que ele pressionava os árbitros dos jogos com o Gondomar- peixe mais do que míúdo- e que tentou pressionar árbitros em três jogos do Boavista, nos quais, para azar dos investigadores, o Boavista perdeu dois e empatou um.

    Pior sorte tiveram ainda as escutas a Pinto da Costa. Dois anos de telefonemas interceptados concluíram que a equipa de arbitragem de um FC Porto-Estrela da Amadora, chefiada por Jacinto Paixão, pediu umas «meninas» a um intermediário que fez chegar o pedido ao presidente do FC Porto e terá obtido a anuência deste. E que o árbitro Augusto Duarte, na véspera de apitar um Beira-Mar-FC Porto, apareceu, na companhia de um empresário ligado aos portistas, em casa de Pinto da Costa, para tomar um «cafézinho». Mas, azar dos investigadores: os factos reportam-se à época de 2003/04, aquela em que o FC Porto treinado por Mourinho passeou uma tão ampla superioridade, que foi campeão nacional com doze pontos de avanço e campeão europeu; ambos os jogos foram já na parte final do campeonato e nenhum deles influia na classificação de qualquer das equipas envolvidas; e, finalmente, os «experts» consultados não conseguiram ver qualquer influência da arbitragem nos dois jogos, um ganho, outro empatado pelo FC Porto. Faltava assim um elemento jurídico essencial no direito punitivo e que tanto irritou alguns comentadores justiçeiros: o tal nexo de causalidade. Para haver corrupção tem de haver um resultado obtido com essa corrupção. Não havendo resultado, o que fazer? A Comissão Disciplinar da Liga, no seu recente e tão auto-elogiado acórdão, resolveria a questão pelo mal menor: tentativa de corrupção. Uma original tentativa de corrupção, em que é o corrompido que toma a iniciativa de abordar o corruptor…

    4- Estava, pois, o apito encravado, para grande desespero da nação, quando entra em cena Carolina Salgado. Três anos antes, ela tinha estado na Luz, entre os Super-Dragões, com um cartaz mal-criado e provocatório que dizia «Ó Orelhas, estou aqui!». Fora de si, Luís Filipe Vieira protagonizaria no final uma insólita conferência de imprensa sobre a vida privada de Pinto da Costa, acusando-o de viver com uma usurpadora no lugar da mulher «legítima». Mas a vida é, sem dúvida, um espectáculo imprevisto e por vezes irónico: a «legítima»de Pinto da Costa, que Vieira protegia, passou a divorciada e voltou a ser «legítima», e a «usurpadora» passou da benção papal a proscrita e desaguou… nos braços do homem a quem chamara«Orelhas».

    O presidente do Benfica chegou a participar em reuniões em hotéis com Carolina Salgado e os investigadores da PJ. Arranjaram-lhe quem lhe escrevesse um livro, quem do livro fizesse filme, e asseguraram-lhe meios de rendimento para que ela contasse «tudo o que sabia» ou que dizia saber. Mais tarde, com Maria José Morgado, passou a ser tratada como o tesouro mais precioso, acompanhada, dia e noite, por seguranças a soldo dos contribuintes, para assim se dar também a ideia de que é uma testemunha incómoda e ameaçada. E, graças a ela, o Apito Dourado ganhou um novo fôlego que já parecia perdido. Os processos arquivados por falta de provas ou de consistência foram reabertos, gastaram-se mais uns milhares ou milhões de euros em investigação e animaram-se as hostes justiceiras.

    5- Mas, de novo, verdadeiramente novo, não se apurou mais nada. Era exactamente o mesmo, os mesmo jogos, as mesmas meninas, o mesmo cafézinho. Apenas Carolina Salgado acrescentou dois dados novos: que Pinto da Costa terá recorrido aos seus serviços (!?) para tentar matar (!?) Ricardo Bexiga, vereador da oposição na Cãmara de Gondomar, e que, durante a tal cena do cafézinho, terá passado um envelope com 500 contos em moeda antiga ao árbitro Augusto Duarte. Tudo está pois, dependente, da credibilidade da testemunha Carolina Salgado. A qual, salvo melhor opinião, vale zero: pelo seu curriculum, pelas suas evidentes motivações e pelas suas contradições.

    Amanhã há mais

    ResponderEliminar
  2. Há pessoal que percebe mais de SAD's do que de futebol. Eu não me importaria de ter um tacho na SAD...

    Já alguém ouviu algum responsavel da UEFA, a falar deste caso?

    Há pessoas que se esquecem que vivemos em Portugal. Nós iremos à UEFA CHAMPIONS LEAGUE!

    ResponderEliminar
  3. Este Ricardo Costa ficaria feliz se a Marca, o AS e o jornais catalães focassem este caso. Ainda não vi nenhuma noticia saliente sobre este caso, aqui em Espanha. Se estivessemos para ser punidos já os periodicos espanhois arranjariam maneiras de meter mais uma equipa na CHAMPIONS.

    Ricardo Costa:
    Eu também vivo em Espanha...

    ResponderEliminar
  4. Este post tem assuntos que mereciam uma reflexão séria por parte de todos os portistas.

    ResponderEliminar
  5. pinto da costa amanha a noite em directo na sic...tem muito que explicar aos socios

    ResponderEliminar
  6. Este post coloca definitivamente o dedo na ferida... Coloca todas as questões que deveriam ser respondidas pelos dirigentes da SAD do FCP.
    Ao termos um pensamento crítico, não podemos ser considerados como objectos estranhos...Para mim, os apoios às claques, a não aposta nas camadas jovens, as más opções nas contratações e o excesso das mesmas deviam ser esclarecidas...Espero para ver a dita entrevista.

    ResponderEliminar
  7. Muitas perguntas, poucas respostas que nos foram dadas. De facto, este todo silêncio da SAD é totalmente incómodo e preocupante.
    Mandam comunicados cá para fora e mais nada. os comunicados não tem rosto, não sei quem os escreve, quem os assina, por isso não confio neles.
    Porquê não se defendem ? Até que ponto estamos atados que não se pode falar ? Amanhã é dia D, poderá ser o acabar de todo este pesadelo, e aí nem a SAD, nem Pinto da Costa, nem os adeptos que são por esta SAD não podem vir para a praça pública de peito feito mas sim deverão vir respirar, todos juntos, de alivio por nos termos vermos livres desta trapalhada toda. Eu, como sócio, não pedirei sangue se formos castigados ( apenas se formos mesmo castigados na última instância aí pedirei a demissão desta SAD)mas também não tecerei vivas à SAD se nos safarmos, apenas respirarei de alivio e festejarei como um portista deve festejar, com todos os portistas contra os anti-portistas e não contra outros portistas. Pensarei que esta trapalhada já nos safamos, espero que tenham aprendido a lição.

    A UEFA já disse que não vai haver conferências de imprensa a explicar nada, lá não tem juristas com sede de protagonismo, uma lição para quem olha os interesses dos amigos na Liga de clubes portuguesa.

    Amanhã, por esta hora, já deveremos saber qualquer coisa, esperemos todos que as noticias sejam boas e estejamos a festejar não uns contra os outros, se bem que a tentação pode ser grande por parte de alguns , mas sim todos juntos.

    ResponderEliminar
  8. Tenho muita honra em ter como amigo de familia, um Juíz Jubilado já reformado e grande portista. Tal como todos os portistas estou muito ansioso pela decisão de amanhã.

    O Juíz comentou comigo que é quase impossível o nosso clube ser condenado. Por uma qustão de Direito e por estarmos em boas mãos.
    A defesa da SAD do FC Porto e do nosso grande presidente está entregue aos melhores e prestigiosos escritórios de advogados do nosso país. O escritório do Adelino Caldeira- "o amigo do nosso" Ricardo Costa-e Gil Moreira dos Santos, respectivamente.

    O Ricardo Costa deste blog, não o pavão do CD da liga, esqueceu-se de mencionar vitórias históricas dos sadistas, que tanto odeia, nos processos Del Neri e Adriansen.

    RC:

    -Já perdi a campeonatos ganhos;
    -1 UEFA CHAMPIONS LEAGUE;
    -1 TAÇA INTERCONTINENTAL;
    -1 TAÇA UEFA;
    -1/2 DUZIA DE FRUTEIRAS E SUPERTAÇAS.
    -G14;
    -No país em que vivemos, Espanha, todos sabem que são os negociadores mais duros da Europa;
    -Mourinho, Deco, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Pepe, Anderson, Maniche e Costinha, Derlei, Pedro Mendes, Bosingwa, QUARESMA, LUCHO E LISANDRO...
    Ainda bem que são a pior SAD de Portugal...

    ResponderEliminar
  9. Deverias preferir uma SAD modelo, como a do Sporting...ou Boavista...ou Farense...

    ResponderEliminar
  10. finalmente uma reacçao a porto. do record:
    Liga e Federação responsabilizadas
    NUNCA UMA QUARTA-FEIRA PROVOCOU TANTA EXPECTATIVA

    Caso na quarta-feira a UEFA determine a sua exclusão da Liga dos Campeões, o FC Porto irá começar a preparar, enquanto decorrerem os recursos nas instâncias da entidade máxima do futebol europeu, uma acção no Tribunal Administrativo contra a Liga e que poderá também envolver a Federação Portuguesa de Futebol.

    O valor da indemnização pode ser de muitos milhões de euros e, em tese, coloca em causa a sobrevivência daquelas instituições caso os dragões consigam vencer a acção. Os prejuízos que eventualmente ocorram estão a ser contabilizados e serão suportados por técnicos de contas e pela demonstração de resultados de outras épocas – receitas ordinárias na competição, bónus e mais-valias com transferências.

    Para além das quebras de receitas directas (à volta de 8 milhões de euros), o FC Porto irá ainda invocar perdas com os patrocinadores e a desvalorização dos seus activos (vulgo, atletas). Esta é uma segunda linha de acção já em movimento enquanto os dragões apostam tudo no recurso à nota de culpa que receberam da Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA, que aponta para o afastamento do clube da Champions como consequência do facto de o FC Porto ter, ao não recorrer, aceite tacitamente a dupla condenação imposta pela Comissão Disciplinar da Liga relativamente aos jogos FC Porto-Estrela da Amadora e Beira-Mar-FC Porto, da época de 2003/2004. O clube foi condenado com a pena de tentativa de corrupção, perdendo 6 pontos no campeonato que irá ser homologado a 11 de Junho, enquanto o árbitro Augusto Duarte foi suspenso por seis anos.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns por este post equilibrado sensato e certeiro.
    Somos Portistas e temos todo o direito de contestar as opções dos dirigentes do nosso clube,sempre aqui estivemos,e estamos, para dar o nosso apoio e reconhecimento(somos a unica equipa do mundo em que existem cânticos sobre o presidente) mas quando as coisas correm mal somos nós que verdadeiramente defendemos o FCP na rua nos caafés nas escolas nos blogs no trabalho...nós somos portistas nós somos o FCPorto nunca se esqueçam disso.

    Abraço forte para todos os PORTISTAS unidos somos imbativeis

    ResponderEliminar
  12. Bem espero que o FCP de qualquer das formas actue contra a mediocridade e os invejosos que andam por esta liga, Ficava triste se o FCP fosse impedido de jogar a champions mas se depois conseguí-se ganhar o processo contra a liga tambem nao seria mau de todo.

    ResponderEliminar
  13. A Uefa tem que se convencer de uma vez por todas que não pode ser um Estado de Direito dentro do próprio Estado de Direito."

    Totalmente de acordo. Dentro da minha ignorância relativa a questões jurídicas, aquilo que mais me "aflige" neste caso todo é porque a Uefa não vai discutir um regulamento, mas sim a tradução de um regulamento. Não foi logo decidido qual era a língua oficial aquando a criação da Uefa ?

    Isto parece uma autêntica lotaria, e ainda por cima com os milhões envolvidos, esperemos que amanhã levem todos os regulamentos em francês, e que esqueçam o regulamento inglês em casa.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde a todos.
    Vinha hoje uma noticia num Jornal???, dizendo que o CJ da Liga notificou o FCP para, se assim entender , acompanhar o recurso do seu presidente. Isto significaria que tudo voltaria á " estaca Zero", e desta forma o FCP aproveitaria todos os efeitos do recurso do JNPC, suspendendo a decisão sobre o clube, alterando todos os pressupostos da questão, quer interna quer externamente....

    Era bonito....
    A ver vamos....

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  15. Amanha é dia de Champions League...so que no campo juridico!!!Tao ou mais importante que qualquer jogo da liga milionaria a 4feira uefeira tras-nos ansiedade e desconfiança...prognostico reservado...Em relaçao ao artigo aqui expresso...brilhante e muito caustico face aquilo que gostavamos de ver explicado e muito mais fica por focar se nao nos debrucar-mos apenas e so no futebol, vide as amadoras e o que tambem se vai passando....Opiniao propria é de que nunca vamos ver respondido o que quer que seja e que enquanto houver vitorias muitos mais segredos serao esquecidos e passarao para segundo plano..Mas talvez com o continuar do semear de sementes o FCPORTO cresca e se desvanescam os 6 milhoes a alguns pontos importantes da sociedade se vistam de Azul e como tal se mude a cor de quem decide e tem poder....o Centralismo avança para a decadencia assim os proximos 10/15 se revistam de vitorias....

    ResponderEliminar
  16. A SAD nao acautelou todas as possibilidades e agora tem de "puxar" de todos os trunfos possiveis e ir até às ultimas consequencias, colocando inclusivamente Liga e FPF em cheque.

    Agora é o ver se te avias. A sorte é que a propria FPF, ao ver o que pode vir a suceder ao seu mais valioso membro, toca a rebate para evitar que a injustiça aconteça.

    Quase como o nervoso de uma final, o dia de amanha aproxima-se. E entrevista de Pinto da Costa na SIC? Sera que ele, a esta hora, ja sabe o que vai acontecer?

    Que trapalhada.

    ResponderEliminar
  17. Boas Caros Amigos

    Escrevo neste espaço á relativamente pouco tempo ,portanto , serei , penso eu , insuspeito naquilo que vou escrever :

    Nunca vi tamanha insatisfação em relação á S.A.D. como se vê neste blog , sinceramente não percebo o porquê de tanto ressentimento contra a alguém que OBJECTIVAMENTE procura o melhor para o clube , fala-se em comissionistas como se antigamente nada disto existisse , fala-se das más contratações como se isso não fosse normal no mundo do futebol em que existem variáveis faliveis ( vide FABIANO ; DIEGO ; IBSON ) fala-se MAL das pessoas quando comprovadamente estas demonstram dia após dia , mês após mês , ano após ano a sua competência nos assuntos que comandam .

    Não sou advogado de ninguém , mas também não trocaria esta S.A.D. por nenhuma outra .

    Aqueles com mais conhecimentos do que eu nas estatisticas , e no tempo de vigência desta S.A.D., pedia-lhes que fizessem o seguinte estudo :

    A - Jogadores que falharam no F.C.P.

    B - Jogadores que venceram no F.C.P.

    E a este estudo juntar os TITULOS conquistados durante esse período .

    Caros PORTISTAS , a CORJA , os BANDALHOS , os FILHOS DA P.... que nos querem MAL , são suficientes para as LUTAS que se avizinham e só unidos conseguiremos DERROTAR tais PARASITAS .

    Abraços

    ResponderEliminar
  18. O Ricardo Costa tem toda a razão. As questões que coloca são verdadeiramente pertinentes. A admiração de que é justamente credor o presidente Pinto da Costa, não pode toldar a mente dos portistas. Os génios também erram. Mas quando os erros tem influência na vida de um club como o nosso, merecem uma explicação.

    ResponderEliminar
  19. Peço ao Ricardo Costa que interprete esta notícia retirada do JOGO de hoje e coloque aqui a sua versão!

    "Notificação do CJ ajuda FCP na UEFA
    O Conselho de Justiça da FPF informou o FC Porto do recurso interposto por Pinto da Costa, no processo "Apito Final", assumindo o esperado: "Cite a CD da LPFP e Futebol Clube do Porto, Futebol SAD para contestarem, querendo". Uma frase e um procedimento jurídico que os advogados dos dragões vêem como assentimento inequívoco de que a sentença final tem consequências também nas acusações feitas à SAD, porque os actos de que o presidente é acusado são os mesmos que a Comissão Disciplinar da Liga entendeu justificarem uma penalização de seis pontos à SAD. A irritação do FC Porto relativamente à comunicação do caso feita pela FPF à UEFA assenta justamente no facto de ela ter concluído que a condenação pela CD transitou em julgado.
    A resposta ao fax do CJ foi enviada ontem para Lisboa, respeitando os prazos estipulados, e seguirá hoje para Nion, onde amanhã o Comité Disciplinar da UEFA se reunirá para decidir se deixa ou não o FC Porto fora da próxima edição da Champions, por não preencher os requisitos obrigatórios, que excluem quaisquer clubes que "estejam ao tenham estado" envolvidos em movimentações destinadas à deturpação de resultados. Aceitando que ainda não há uma sentença transitada em julgado, a UEFA terá, no mínimo, de ficar à espera do Conselho de Justiça. Está prometida a resolução de todos os recursos resultantes do "Apito Final" até ao próximo dia 11, data limite para a homologação dos campeonatos."

    ResponderEliminar
  20. Recurso para o TAS de eventual decisão da UEFA em excluir o FC Porto da “Champions” não deverá colocar o clube na prova

    Um recurso do FC Porto para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) de uma eventual decisão da UEFA de impedir a participação na Liga dos Campeões não deverá, ainda assim, ser suficiente para colocar os dragões na prova. Segundo explicou à Agência Lusa João Nogueira da Rocha, membro do TAS, além de o recurso demorar “cerca de seis meses” a ser julgado, será difícil a UEFA aceitar o efeito suspensivo do apelo para o órgão máximo da justiça desportiva, porque se trata de uma “decisão administrativa e não condenatória”. O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA decide amanhã a presença do FC Porto na Liga dos Campeões da próxima época, podendo impedir o tricampeão nacional de participar na prova, por ter sido condenado pela Liga de Clubes por dois actos de tentativa de corrupção. Para João Nogueira da Rocha, a eventual exclusão do FC Porto da Liga dos Campeões é uma decisão administrativa e não sancionatória, pelo que um recurso para o TAS com efeito suspensivo dos dragões não obrigaria a instituição europeia a licenciar o clube luso. “É uma decisão administrativa, porque diz que o FC Porto não preenche os requisitos. O clube recorre para o TAS e o que se vai discutir é se a não inclusão do FC Porto na Liga dos Campeões foi bem ou mal decidida. Não me parece que a UEFA vá parar toda a organização de um campeonato, porque não acedeu a licenciar a um clube”, afirmou. De acordo com o jurista, não se está “em sede de uma decisão condenatória”, mas sim de um licenciamento, em “a entidade diz que o FC Porto não tem condições para participar na prova”. Ao contrário de uma deliberação sancionatória, em que basta “existir uma decisão de não aceitação da sanção” para a pena ser suspensa, neste caso “era necessário que a UEFA licenciasse” o clube. “Se fosse atribuído efeito suspensivo, tenho muitas dúvidas que as provas não se realizassem. Mesmo que seja atribuído o efeito suspensivo, a UEFA realiza o campeonato de acordo com a sua decisão”, considerou João Nogueira da Rocha. Uma decisão do TAS sobre o caso demoraria cerca seis a ser tomada, aos quais se acrescentam outros 10 dias que o FC Porto tem apresentar o recurso e mais 10 para apresentar a argumentação, sendo que a UEFA terá ainda 10 dias para se responder. O jurista considera que “o FC Porto pode requerer efeito suspensivo” da decisão, passando a haver “dois recursos em paralelo, um para apreciar o efeito suspensivo e outro para avaliar o fundo da questão”. Para que esse efeito suspensivo fosse aceite pelo TAS, teria que existir um dano irreparável para o clube, tinha de existir uma probabilidade de sucesso na acção principal e tem de ser feito um balanço entre as duas partes. “Quando fossem pesados os prós-e-contras, penso que nunca atribuiriam efeito suspensivo, porque o prejuízo de não realizar a prova seria superior ao do clube”, considerou João Nogueira da Rocha. Assim, uma decisão positiva do TAS em relação ao FC Porto, teria apenas consequências na redução de uma possível pena e poderia abrir a porta a um pedido de indemnização. “O FC Porto teria depois de intentar uma acção em Portugal. O TAS é competente para anular ou não a decisão da UEFA, mas não para definir sanções indemnizatórias”, adiantou. Caso a deliberação prevista para esta quarta-feira determine uma eventual exclusão do FC Porto das competições europeias, o clube português tem ainda possibilidade de recorrer para a Comissão de Apelo da UEFA. Se a Comissão de Apelo da UEFA mantiver a decisão, o FC Porto poderá, então, recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto, a mais alta instância desportiva.

    ou seja... se amanha formos condenados tamos completamente f.o.d.i.d.o.s!

    ResponderEliminar
  21. Caros Portistas

    Estou triste, não pelo que eventualmente acontecerá amanhã, até porque estou confiante que a justiça triunfará.

    Estou triste porque alguns amigos Portistas continuam a escrever e a dizer que no meu Clube existem temas tabus para se discutir.
    Quando e onde foi tabu falar ou escrever qualquer tema?
    Recordo simplesmente a alguns, que desde logo no inicio da crise do pito, escreveram e pediam de imediato a demissão do Presidente, por exemplo o Miguel Sousa Tavares corroborada também pelo Dr. Rui Moreira.
    Aqui mesmo neste blog já se discutiu de tudo, inclusive a situação financeira da SAD e todos os seus desenvolvimentos.

    Em qualquer assembleia do Clube, e já fui a milhentas, nunca em tempo algum se censurou alguém, todos os temas podem ser discutidos, e só por má fé ou desinformação é que se pode escrever que existem temas tabus.

    O F.C.Porto renasceu pós 25 de Abril, meus senhores. O F.C.Porto é um Clube democrático, no verdadeiro significado da palavra. Cada sócio independente da idade ou data de filiação tem direito a um só voto.

    Se o problema é o Presidente que tem que ser demitido. Escrevam com todas as letras e sem hipocrisia.

    Este texto que coloco aqui, que andou aí pela blogosfera, de um não Portista diz tudo aquilo que uma pessoa de bem deve ser.

    “ Eu não sou portista mas tal facto não me impede de encarar os factos com seriedade e
    de os tratar como tal; factos e não convicções. Presentemente tenho que confessar que já não
    consigo calar a minha revolta e estupefacção pelo momento que atravessa Portugal.

    Assistimos, neste momento, ao assassinato social de uma personagem pública, em
    absoluto frenesim mediático e perante o gozo, finalmente alforrio, de três quartos do país. Pinto
    da Costa é o seu nome e atrás dele arrasta-se pelo chão o nome do clube a que ele preside - o
    Futebol Clube do Porto.

    Na entrega dos Globos de Ouro, onde o Jesualdo Ferreira recebeu o galardão de
    treinador do ano, as vaias e apupos que se ergueram só não foram mais explícitas na transmissão televisiva por causa das palmas pré-gravadas; esta reacção fez-me corar de vergonha como se tivesse sido eu o alvo. Perante a audiência das elites mediáticas sufragou-se o nojo do país por tal clube e presidente. No dia seguinte a um outro espectáculo mediático, este o da leitura da sentença da Liga de Clubes, publicaram-se notícias sobre a perda de sigilo bancário de Pinto da Costa em relação a contas de empresas suas, vítimas de denúncias de Carolina Salgado. Quando o inimigo cai no lodo não se deve cometer o erro estratégico de o deixar levantar; as solas das botas servem para alguma coisa.

    Mas afinal qual a causa que levou, finalmente, à condenação, não dos tribunais – que estes são o que sabemos – mas em sede da opinião publica (desportiva?), do homem por causa de quem foi formada a segunda equipa especial de investigação do Ministério Público em toda a história da terceira república em Portugal. Antes desta só uma foi criada e foi-o para investigar um outro fenómeno de "proporções equivalentes": as FP 25 de Abril.

    O que está aqui em causa não é se ele é corrupto ou não. Eu disso não sei e se o for não sei se é muito diferente dos que o perseguem, inclusive dos que dirigem o meu clube. O que está aqui em causa são duas acusações específicas, ocorridas numa determinada data, envolvendo determinadas pessoas. Acusações que são o corolário de anos de investigação por parte da mais cara e mais "independente" equipa de investigação em Portugal e que continuamos a pagar como se não houvesse problemas mais graves a resolver neste pais. Por mais que alguns queiram, não se trata de absolutamente mais nada.

    Todos os que comentam este caso confessam, em privado ou na televisão, o seu desconhecimento do processo, mas no entanto louvam a coragem da condenação. Como é possível? Que estado de loucura é que nos atingiu?

    De certeza que não é por causa das escutas telefónicas que Pinto da Costa será condenado, porque se for, não se compreende por que é que as escutas que mostram Luís Filipe Vieira, João Rodrigues e Veiga a escolher árbitro e pedir favores, e que foram publicados nos mesmos jornais, não deram origem a processos.

    De certeza que não é por causa do testemunho de Carolina, porque em qualquer parte do mundo ela não seria considerada uma testemunha credível. Não por causa do seu passado de alterne, mas porque é uma companheira desavinda e com pronunciada e notória intenção de denegrir o antigo companheiro. Para além disso nunca conseguiu apresentar qualquer prova do que afirmou, exibindo apenas testemunhos contraditórios. E testemunhos valem o que valem.
    Todos podemos dizer mal ou bem de quem nos apetecer.

    Pinto da Costa é condenado porque existe uma generalizada convicção de culpa. De que é corrupto e que arquitecta os resultados do clube a que preside à mais de vinte e cinco anos e que portanto este não os merece e que lhes deviam ser retirados. Esta convicção continua a ser uma convicção e não uma certeza, depois do falhanço da toda-poderosa equipa de Morgado em apurar factos novos e emancipados da Carolina. Neste momento a equipa da eminente magistrada investiga transferências de jogadores do FCP e mais recentemente empresas de Pinto da Costa para apurar fugas ao fisco. Tudo com base nas informações de Carolina. Já não se trata de futebol. É a procura de um ponto fraco, do calcanhar de Aquiles. Trata-se de um inimigo que urge abater a qualquer custo. Se doer melhor. Eu nisto não me revejo.

    E quem possui, então, esta convicção tão forte que até se confunde com uma certeza?
    Esta convicção que desmobiliza qualquer interesse sobre aspectos legais ou morais e apenas direcciona para o pelourinho. Os adeptos do Porto não a têm, claro. Têm-na os adeptos dos seus dois clubes realmente rivais, os quais constituem perto de três quartos dos adeptos em Portugal.

    E como é possível que massas tão colossais de pessoas tenham crenças tão parecidas ou tão diferentes?

    A explicação não me parece difícil.
    Todos se lembram do campeonato ganho pelo Sporting em 1999/2000? Pois o Sporting chegou ao último jogo com dois pontos de vantagem sobre o Porto, depois de o segundo ter sido "roubado" de uma forma – mesmo eu tenho que admitir - inacreditável, por Bruno Paixão em Campomaior. Os meus amigos portistas ficaram cabalmente convencidos da corrupção desse campeonato que lhes roubou o "Hexa". No ano seguinte o mundo do futebol escandalizou-se com a benevolência com que o "sistema" permitiu ao Boavista molhar a sopa em praticamente todos os relvados do país, deixando uma esteira de mortos e feridos nas fileiras adversárias. Em 2001/2002 o Sporting ganhou um campeonato em que os adeptos contrários se indignaram com o número de jogos resolvidos com penaltis. As suspeitas foram como de costume descomunais.

    Em 2004/2005 o Benfica arrecadou um campeonato invulgar, pisando com pezinhos de lã o que se convencionou chamar de "passadeira vermelha". Mais uma vez foi grande e generalizada a revolta e a suspeita.

    Ora, este curto parágrafo contém a descrição de todas os campeonatos ganhos por equipas adversárias do Porto desde 1994 e isto é que constitui o cerne do problema. Basta aplicar a fórmula explicada em cima para se perceber o porquê do ódio ao Porto e da convicção, por parte dos adversários, da sua culpa e da do seu presidente que tem permanecido o mesmo.

    Neste país ninguém ganha por merecimento. Tudo ganha na batota. Ganhasse o Porto dois campeonatos por década e era um clube simpático e o presidente um tipo culto que até declama poesia, passe a pronúncia.

    É claro que existe corrupção no futebol. Ninguém é ingénuo. No futebol e na politica, nas modalidades amadoras e sociedades recreativas. A corrupção existe onde existem interesses.
    Nas mesas de café, por entre cervejas e tremoços, os amigos e conhecidos repartem amigavelmente estas histórias e convencimentos, riem-se do golo que marcaram com a mão e ofendem-se com a vista grossa feita à bola que bateu em pelo menos 15% do ombro e portanto deveria ser penalti.

    Falta apenas o catalisador de todas estas energias, positivas e negativas e o catalisador são os media. No momento em que escrevo este texto não sei quantas pessoas o vão ler, mas se o fizer na televisão sei que vai ser escutado por milhões. Os dirigentes dos clubes que não ganham o suficiente, ou então velhas comadres desavindas, extravasam os seus ódios e dissimulações nos meios de comunicação e catalisam todas as frustrações dos adeptos que conduzem da mesma forma que os políticos gerem os povos nos comícios e mesas de voto.

    Temo que o processo tenha ido longe demais e apenas a justiça civil tenha oportunidade de repor o estado de direito que permanece na aparência mas que foi suspenso de facto. Nesta sociedade, quem acusa tem que provar, não o contrário. Nesta sociedade, perante a justiça, causas iguais originam processos iguais. Não pode haver descriminação. Não pode haver perseguição.

    Aquilo que está aqui em causa é apenas demonstrar se os dois acontecimentos de que Pinto da Costa é acusado são provados ou não. O resto é política, mediatismo ou clubite.

    Quando a chacina de uma pessoa por causa de campeonatos ou outra coisa tão mesquinha como esta, é permitida - gostemos da pessoa ou não, e eu não gosto - mais vale passarmos mudarmos de vida. No fim, o trago será sempre amargo. Assim não vale a pena.

    Um olhar de fora”


    A estratégia do Presidente, e agora cada vez mais perceptível é de uma inteligência fora do vulgar.
    Analisem com exemplos:
    F.C.Porto recorria. Federação em tempo útil decidia, mantendo o castigo de seis pontos para a época actual.
    Resultado o problema mantinha-se.
    F.C.Porto recorria. Federação não decidia em tempo útil, mas mantinha o castigo para a época seguinte.
    Resultado o problema mantinha-se, só que para a época seguinte, com -6 pontos e o problema da UEFA igual, mesmo sendo novamente campeões.
    Só uma decisão favorável em tempo útil é que nos favorecia.
    Quem é que acredita nessa possibilidade? Eu não. Não se esqueçam que não havia mais hipóteses de recurso.

    Presidente recorre, a matéria que está em causa é a mesma, portanto ninguém pode condenar uma instituição enquanto tal. Só o podem fazer porque alguém em nome da sociedade cometeu algum ilícito. Os factos são os mesmos.
    O Presidente pode recorrer nem que seja até ao Tribunal Europeu, com todas as consequências que isso implica.

    Eu sei porque também já tive a idade de muitos que por aqui escrevem, também já fui do contra. Com o andar da idade as pessoas têm uma perspectiva da vida, não só branco e preto, existe também o cinzento entre outras cores.
    Vamos acreditar em quem nos tem gerido com mestria e em conjunturas sempre desfavoráveis, por causa dessa gente invejosa que por aí prolifera.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  22. "Quer o Porto seja suspenso das competições europeias ou não, esta gestão da Sad tem sido danosa e pouco clara para os sócios do clube que ainda é accionista maioritário e parece não ser tido em consideração para nenhuma decisão."

    Concordo plenamente com a análise feita.

    Aguardemos as novidades.

    ResponderEliminar
  23. "Quer o Porto seja suspenso das competições europeias ou não, esta gestão da Sad tem sido danosa e pouco clara para os sócios do clube que ainda é accionista maioritário e parece não ser tido em consideração para nenhuma decisão."

    Concordo plenamente com a análise feita.

    Aguardemos as novidades.

    ResponderEliminar
  24. Tem havido aqui um excesso de nervosismo com ataques despropositados, acusações e intrigas que não me agradam.
    Amanha, poderá ser o inicio de uma batalha se a decisão nos for desfavorável, contudo será sempre passivel de recurso.
    Obviamente que todos os portistas devem estar preocupados e a ida de PdC â Sic ,não deve ser obra do acaso - no minímo tentará acalmar as nossas hostes.
    Hoje mesmo já recebemos noticias que nos dão outras perspectivas e alguns trunfos, que poderão virar uma decisão contraria a nosso favor.
    Estou confiante que quando esta conspiração terminar, o nosso clube será ainda mais forte, venha o que vier, nem que seja com uma guerra norte sul...

    ResponderEliminar
  25. Viva !

    Agradou-me bem o artigo.

    Sobretudo , porque foca a problemática da formação dos jovens jogadores. Parece-me algo crucial para o porvir do Porto !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  26. Caro ZIRTAEV e demais PORTISTAS:

    Primeiramente devo congratulá-lo pelo excelente blog PORTISTA, arejado de ideias e frequentado por gente interessante, que merecem a pena ler.

    O motivo que me traz aqui hoje é um assunto que nos interessa a todos: Fazer veicular o interesse em fazer-se uma investigação ao árbitro Howard King, o famoso árbitro britânico que deu uma entrevista ao jornal ABola, admitindo ter sido corrompido com valores e prostitutas pelo Benfica e pelo Sporting em jogos europeus, na década de 70 e 80.

    http://photos1.blogger.com/blogger/908/998/1600/as_mulheres_de_king.jpg


    O que eu venho pedir aqui é que façam veicular por todos os blogs PORTISTAS o pedido de investigação. Temos um PORTO CANAL, com jovens jornalistas e fundos, que podem muito bem pegar neste caso e fazerem uma reportagem dele, basta um bilhete de avião para Inglaterra e fazer uma entrevista de investigação ao árbitro em questão, levando o excerto da entrevista que o árbitro deu ao jornal ABola, onde admitiu ter sido corrompido pelo Benfica e Sporting.

    Desta vez ficaria filmado, numa entrevista que durasse uma hora ou duas e que fosse depois transmitido no PORTO CANAL.

    Peço que façam chegar esta ideia ao Canal Portuense, e que haja alguém com coragem de fazer uma reportagem de investigação a este caso.

    Como curiosidade, se formos ver o nome deste árbitro Howard King à internet, no seu perfil menciona dados escabrosos como este:

    "Life outside football

    King was cautioned at Aberdare police station in 2005 for "outraging public decency" after being reported for committing a sex act in a taxi parked at Garwnant Woodlands Park."
    http://en.wikipedia.org/wiki/Howard_King_(referee)

    Agora reparem nesta notícia deste jornal do País de Gales acerca desta personagem:

    "Ref King's sex shame

    Nov 3 2005 Gavin OConnor, Merthyr Express

    FORMER Premiership football referee Howard King has spoken of his embarrassment at being caught masturbating."

    "The incident comes 10 years after stories about King appeared in national newspapers regarding his time as a professional football referee.

    He admitted accepting vice girls from participating clubs on the eve of crucial European matches and was given a 10-year ban from any involvement with football."

    http://icwales.icnetwork.co.uk/news/south-wales-news/merthyr/tm_objectid=16328527&method=full&siteid=50082&headline=ref-king-s-sex-shame-name_page.html

    ------------------------------

    Ou seja, sabe-se e está provado que este árbitro como carácter, é um putanheiro, foi preso por actividades sexuais. Isto dá logo força à entrevista que ele deu acerca de ter sido pago com prostitutas para roubar para o Benfica e Sporting. O próprio jornal Galês afirma o mesmo.

    PEÇO, por favor, façam veicular esta ideia. Peço CORAGEM para que algum jornalista tenha a audácia de fazer uma investigação a este caso.

    A corrupção no futebol neste país começa e acaba em Lisboa. Que ninguém tenha dúvidas disso.

    Pelo FCPORTO, nós todos podemos ajudar, TODOS podemos fazer a diferença. COLABOREM.

    ResponderEliminar
  27. Boa noite a todos.
    Só agora pude ler os comentários ao post e tentarei esclarecer alguns pontos do mesmo e responder agumas questões dirigidas a mim..
    .
    Oporto:
    Acredita que eu não ficaría feliz pela Marca ou qualquer jornal espanhol falar deste caso...

    Bem pelo contrário tenho sofrido bastante á distância pelo que se passa com o nosso clube e a forma como este caso manchou o nome do clube.

    E a Marca e os jornais espanhois não pedem para meter nenhum clube espanhol na Champions porque já sabem perfeitamente que 2º os regulmanentos da Uefa,caso o Porto não vá á champions a vaga será ocupada por uma equipa portuguesa.


    E os jornais já deram algum destaque ao caso....E acredita que não se passa o mesmo contigo mas comigo já todos os meus amigos me dizem "então o teu clube anda a comprar árbitros lá em POrtugal para ganhar uma liga tão fraca como a portuguesa?" ou "então o Porto vai descer de divisão por comprar árbitros?"
    Não só se comentou o caso como infelizmente se comentou mal.Graças a informação fabricada pela imprensa de Lisboa como a Bola...Adivinhem quem é o correspondente português da Marca...Nuno Luz...Está tudo dito...O Porto nunca correu risco de descer de divisão mas os jornais espanhois quando rebentou o caso afirmaram qu era o que acontecería...

    .

    E por isso acho que as pessoas não têm noção da gravidade da situação e como a nossa imagem no exterior ficar danificada...

    Porque acima de tudo é dificil de explicar a alguém o facto de que o clube é inocente e não tentou corrumper ninguem mas que ao mesmo tempo foi condenado e não recorreu...
    .

    .Por isso eu digo,para mim o não ír á Champions até era o menos...Revolta-me é termos aceitado uma condenação quando afirmamos que somos inocentes.
    Isso não acontece em lado nenhum no Mundo.Se não se recorre é porque se aceita a decisão.

    .
    .
    .
    Oporto, e eu não disse que o Porto não sabe vender jogadores ou que a Sad tudo o que faz é mal.É como em tudo na Sad há pessoas competentes e incompetentes,pessoas sérias e outras se calhar menos sérias.O que digo é que há certos assuntos que carecem de explicação.

    E falas da política de aquisições...òbvio que o Porto acerta,mas porque quem ganha as ditas comissões sabe que se andar a apenas fazer do Porto uma montra e não contratar jogadores de efectiva qualidade para ganhar títulos a mama acaba.

    E claro que o Porto são dos negociadores mais duros da Europa,muito pela fama de bom negociador que tem o nosso presidente.


    Mas falamos de vendas...O que questiono é a política de contratações.Assim como questiono como é que com tanto dinheiro que recebemos nos últimos anos continuemos apresentando as contas que apresentamos e não demos o passo em frente de podermos acabar uma época sem necessidade de prever nenhuma receita extraordinária relativa á venda de passes de jogadores...


    Há certas e determinadas contratações que apenas são feitas mais a pensar na comissao do que na mais valia do jogador para o clube.


    Em caso de dúvida entre contratar u jogador mais barato e do mercado nacional ou contratar um do mercado sul americano que dá direito a comissão a alguns interessados, sul americano será contratado.
    E depois isso influecnai também a gestão do plantel.Porque vivemos numa época de activos e nao de jogadores,e quem anda a receber comissões e quem representa determinados jogadores não os pode ver afastados.
    É tudo uma pescadinha de rabo na boca.


    Achas que havía diferença entre ter o Bollati no banco ou o Castro?
    Ou entre ter o Vieirinha no banco ou o Alan?E porque o Mariano teve umas 15 oportunidades para jogar alguma coisa mesmo depois de exibições para lá de fracas e Helder Barbosa apenas 30 minutos?


    Querem-me fazer acreditar que um treinador como Jesualdo Ferreira com o trajecto que tem no trabalho com jogadores jovens acredita que o carregamento de sul americanos que todos os anos chega ao clube é melhor do que os jovens formados na casa?


    Não falo de todos como é óbvio,mas se virem bem os bons jogadores que trazemos do mercado sul americano para quem o conhece bem nao são novidade.São jogadores que esses sim vêm para algo.


    O Lucho,o Lisandro,o Anderson etc todos já tinham provas dadas.
    Agora querem-me convencer que o Bollati que jogava numa equipa que lutava para não descer na Argentina vinha para ser titular do Porto?


    Ou o Lino aos 30 anos ía descobrir que é jogador para o Porto?


    E quem diz estes diz o Leo Lima e muitos outros.


    E eu não me esqueço da época dos descarregamentos de brasileiros como:Alecsandro,Rubens Junior etc saíam no clube junstamente na época em que um administrador do clube ía de férias para o Brasil...
    .
    Assim como o monopólio do senhor Araujo nos negócios provenientes da América do Sul devería ser explicado e tambem clarificado se ele em algum deles actuou como agente Fifa licenciado.


    E óbvio que a nossa Sad não é a pior,mas com a do Benfica e Sporting posso eu bem...


    O Porto está num patamar de desenvolvimento superior a esses dois clubes e devemos comparar-nos a clubes do nosso nível na Europa e nao clubes que em termos de estrutura e organização são claramente inferiores.


    Nºao vejo nenhum clube da dimensão do Porto fazer ao ano cerca de 10 contratações para o seu plantel e grande parte delas ser da mesma proveniência e em que já se sabe que apenas um ou 2 e quando são um ou 2 vêm para ser mais valias.

    .

    Depois os restantes serão emprestados e continuaremos a sustenta-los até ao fim do contrato que é o que parece que ja vamos fazer com o Farías que inexplicavelmente pagamos 4 milhoes de euros por ele...Depois não se choquem que tenhamos uma folha salarial tão pesada,só contar os emprestimos estranhos que fazemos...
    Veja-se o caso do Ibson.Ele podería ter sido emprestado a u clube grego ou até vendido e emprestado a clubes brasileiros com maior capacidade financeira que o Flamengo...E nós decidimos empresta-lo ao Flamengo e andamos a paga-lo este tempo todo...
    Para isso preferia manter o Postiga e propor-he uma renovação revendo-lhe a carga salarial.
    .
    .

    Depois não se choquem que tenhamos uma folha salarial tão pesada,só contar os emprestimos estranhos que fazemos...

    Veja-se o caso do Ibson.Ele podería ter sido emprestado a u clube grego ou até vendido e emprestado a clubes brasileiros com maior capacidade financeira que o Flamengo...E nós decidimos empresta-lo ao Flamengo e andamos a paga-lo este tempo todo...

    .
    .
    .

    Caro meireles:eu já li de facto essa notícia.O que me dá a entender da mesma é que a FPF viu que meteu a pata na poça ao não defender um clube que participa na suas competições e que tem por dever defender e agora está a tentar corrigiar o erro enorme cometeu e a tentar correr atrás do prejuízo,tal como aliás, o F. C. Porto te feito desde que viu o enorme erro que cometeu ao não recorrer.

    A questão é saber..Não será já tarde demais?


    Por muito que a FPF decida a favor do nosso presidente e mesmo considerando a hipótese de que assim a o clube possa ser ilibado...quando se souber a decisão já poderá ser tarde demais,porque a Uefa já terá excluído o F. C. Porto da Champions.


    .
    Não nos podemos esquecer de uma coisa,isto nao se trata de uma sanção da Uefa.Em termos materiais acaba por o ser mas em termos formais não.

    É apenas o direito que a Uefa tem de licenciar ou nao um clube de participar nas suas competições.
    E a Uefa trata-se de um organismo privado que tem todo o direito de incluír nas suas competições quem quer segundo o criterio que lhe parecer mais adequado.


    Mesmo que mais tarde JNPC seja iibado á Uefa pode ser totalmente indiferente,porque a decisao relativamente ao cube por muito que digam que nºao,formalmente transitou em julgado porque o clube decidiu não recorrer.

    .

    E a Uefa apenas terá que ver se o clube segundo os seus critérios preenche os requisitos para entrar nas suas competições ou não...
    Mas atenção,o Porto ao recorrer para a instância de apelo aí esse recurso terá efeitos suspensivos da decisão de não licenciamento da Uefa segundo sei.

    .

    Agora tudo dependerá do tempo que demorarão a tomar a decisão de recurso.
    .
    Infelizmente a Uefa julga.se acima de tudo e todos.Como disse no texto:um pequeno Estado de Direito dentro do EStado de Direito...Mas algum dia isso terá que acabar,e a Comissão Europeia já lhe deu o toque com esta idéia engraçadas que eles tinham de limitar o nº de estrangeiros provenientes da UE quando há liberdade de circulação de bens e pessoas.
    A Uefa vai entender um dia a bem ou mal que não está acima da lei e que o facto de organizar todos os campeonatos não deve significar que inventa regras e regulamentos que contrariem de forma chocante príncipios basilares de Direito.
    ..
    .
    .

    Estou ansioso para a saber o que dirá o nosso presidente amanha na sic,e espero sinceramente que ele dê uma boa explicação a todos os portistas e que aproveite por pedir desculpas pelo erro histórico que foi nºao recorrer da decisão e assim permitir que manchasse o nome do clube.
    .
    .
    .

    Amanhã poderá ser um dia que marcará para sempre a história do nosso clube.
    Escusado será dizer as consecuência incrívelmente gravosas para o clube que será a não participação na Champions e a debandada geral que isso poderá resultar...
    .

    Vejam o caso da Juventus que era de longe a maior potência do futebol italiano e que após aquela condenação ainda hoje se tenta levantar.
    .
    .

    Estavamos já muito á frente dos demais em Portugal,esta condenação poderá fazer-nos voltar a um plano de maior equilibrio e travará a constante afirmação quevinhamos tendo na Europa,mas mais que tudo manchará a história do nosso clube para sempre.
    .
    .

    Espero que se isso acontecer no final não culpemos tudo e todos e nos esqueçamos de olhar para nós próprios.
    Nºao quero ouvir nada como "contra tudo e contra todos " ou "orgulhosamente sós"

    Por maior injustiça que seja essa condenação, nós mais do que ninguém devemos saber que se chegamos até este ponto foi porque o permitimos...

    E obviamente que se o F. C. Porto ficar fora da Champions nada mais sobrará a esta administração que ter a dignidade de se demitir em peso.Nao conto com nada menos que isso, não tanto dos administradores da Sad mas principalmente pelo nosso presidente que sempre demonstrou ao longo de anos o amor que tem pelo clube.
    .
    Saudações portistas a todos,e muita calma,serenidade nesta altura mas ao mesmo tempo está na hora de todos discutirmos o futuro do clube e assumirmos perante a Sad e perante todos que queremos ter uma palavra a dizer e que temos que ser ouvidos.
    Se amanhã saír uma boa notícia nao pfestejarei...Respirarei de alívio e pensarei que conseguimos o mal menor.
    Não posso celebrar quando nos deixaram arrastar até esta situação...

    ResponderEliminar
  28. Mais uma vez estou de acordo com o Ricardo Costa. Também amanhã, em caso de uma boa noticia (estou pouco optimista) não sentirei grande motivo para festejar. Na verdade só as vitórias o merecem e se o Porto for admitido à Liga dos Campeões isso representa tão só o escapar de uma profunda humilhação.

    ResponderEliminar
  29. "E falas da política de aquisições...òbvio que o Porto acerta,mas porque quem ganha as ditas comissões sabe que se andar a apenas fazer do Porto uma montra e não contratar jogadores de efectiva qualidade para ganhar títulos a mama acaba."

    E com esta frase reconheces que afinal eles até são bons naquilo que fazem e deitaste abaixo toda a argumentação anti-SAD que , apesar de não ter a mínima sustentação, insistes em repetir na esperança que se torne verdade. Senão diz-me por exemplo quem te garante por exemplo que o Bosingwa não podia jogar (como o próprio até o admitiu), ou diz-me com que grau de certeza atiras para o ar com a maior das leviandades a seguinte afirmação:

    "Em caso de dúvida entre contratar u jogador mais barato e do mercado nacional ou contratar um do mercado sul americano que dá direito a comissão a alguns interessados, sul americano será contratado."

    É que enquanto não apresentares provas concretas do que dizes, tudo isso não passa de discurso do "contra" e não tem a mínima credibilidade.

    ResponderEliminar
  30. Bosingwa:
    Á chegada Bosingwa afirmou que queria jogar.No final do jogo foi ver um Bosingwa a chorar para se ter noção do quanto ele quería jogar aquela final...
    Achas que se Bosingwa pudesse jogar o professor Jesualdo ía andar a inventar um lateral direito á ultima hora e deixar de fora da convocatoria um dos melhores do mundo na posição?
    Acho que o discurso do Jesualdo foi elucidativo...Ele não podia utilizar o Bosingwa por decisões superioras a ele...E se tens mesmo razão e foi opção técnica porque é que Jesualdo nao a assumiu como tal e falou de decisão tomada por Porto e Chelsea?


    .
    Eu disse que eles até são bons naquilo que fazem?
    Eu salientei logo que não existem só pessoas más ou só pessoas boas na Sad.
    Mas há jogadores que claramente quando vêm para o Porto já se sabe que não será para jogarem...
    .
    A grande diferença é que tu vês anti sads ou pró sads...eu não sou nem um nem outro e são Pro F. C. Porto..
    Isso é que muita gente parece ter dificuldade em entender...A minha preocupação é o clube,o F. C. Porto é para ele que vao as minhas preocupações e pensamentos,e não para os administradores da Sad...
    .
    .
    Quanto ao caso de dúvida contratar um jogador sul americano...Essa é a minha opinião.
    Não me parece ser fruto do acaso que na última vez que o Porto se virou para o mercado nacional e estancou os descarregamentos da América do Sul foi curiosamente o ano em que o Porto foi campeão europeu...
    E alguém acredita que o Jesualdo pediu o Bollati,ou alguém algumaa vez pediu o Quintana, etc etc etc>?
    Achas que o Farías valia 4 milhões de euros...?Um jogador que estava prestes a assinar pelo Toluca do México e que já fazia tempo que nao vivia grande fase na Argentina?
    Quanto custaría ao Porto contratar Linz por exemplo que é de qualidade superiora e que já jogava na liga portuguesa..?Metade?
    E como este há muitos exemplos.
    Tu achas que é melhor ter:Lino,Bollati,Mariano,Farías a ter Helder Barbosa,Bruno Gama,Paulo Machado e Castro no banco?
    Eu acho que não...Vejo no 2º lote jogadores da casa,mais baratos,que sentem mais o clube,com maior qualidade técnica e maior margem de progressão e que não teríam quaisquer custos.
    A única diferença que vejo entre os 2 grupos é que o 1º é mais caro,têm menor margem de progressão,são estrangeiros e sua contratação gera comissões.
    Muitos deles depois passam a anos a ser sucessivamente emprestados a clubes de 2ª e com o clube a suportar o seu salário que é bem superior aos jovens do 2º grupo...
    Diferentes pontos de vista..
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  31. Como parece claro até para si, a UEFA decide unilateralmente quem disputa ou não as suas competições, independentemente de existirem nas equipas excluídas, condições de admissibilidade...Isto é, mais uma vez fica completamente de lado a questão da estratégia jurídica tomada pelo FCPorto. Ela é, ou será totalmente alheia àquilo que a UEFA decidir. No que temos vindo a discutir isto é importante, pois passamos a vida a reclamar do Dep Jurídico do Porto por não ter recorrido da sentença que foi aplicada ao Clube. Já vimos que se Pinto da Costa for ilibado o Clube também o será -é a própria FPF que o reconhece-, agora passamos a falar de uma questão de "princípio" perante uma sanção e nada mais...E aí mora já a discussão, a UEFA fará o que lhe der na cabeça, não lhe interessam formalismos. Da forma como falam, parece que estamos a divagar sobre questões do género: "Meireles, se souberes que um determinado indivíduo cometeu um crime, deixa-lo entrar na tua casa, ou convida-lo para uma festa organizada por ti?..."
    Se eu responder como muitos pensam, diria qualquer coisa como: -"Eu sei que o Manuel(Milão), a Júlia(Juventus) e a Flores(Fiorentina) se portaram mal e que não foi a primeira vez, mas que querem, se eu não os convidar estou a dar um golpe mortal na amplitude da Festa, mas por exemplo, o Pedro(Porto) fez uma asneira e esse faço questão de não o deixar entrar mais na minha porta!..."
    Se os regulamentos não contam, se o que lá vem escrito é elástico e susceptível de qualquer interpretação, ou ainda pior o que conta é o que eu sinto e não o que eu penso, então qualquer um está na iminência de poder ser ou não, convidado para a festa do REI...Estou apenas expectante.

    ResponderEliminar
  32. Em recente entrevista do Presidente à revista visão, parte transcrita neste blog, ele afirma isto:

    A receita do sucesso
    “É tudo uma questão de regras. Uma das minhas vantagens foi chegar ao FC Porto há quase 50 anos. Percorri as secções, dirigi as actividades amadoras. Vivendo por dentro, compreendi o que estava mal. A dada altura, até os directores do ciclismo e do ténis de mesa decidiam se um jogador de futebol ficava ou não no clube! Não podia ser. Hoje, as regras são as mesmas que segui quando tomei conta do futebol: treinador escolhido por mim, jogadores escolhidos por mim e pelo treinador, balneário blindado - só entra o director do futebol e o presidente — treinos a mesma coisa. Como correu bem, a tradição mantém-se.”

    Porque as pessoas têm memória curta, gosto de lembrar.
    Porque carga e água se está para aqui a discutir os sexos dos anjos, quando o Clube é um sucesso, invejado por toda a gente.
    O texto que coloquei aqui de um não Portista, mas sério intelectualmente diz tudo, está lá escrito tudo.
    Já agora, se alguém tiver a bondade, escreva aqui, qual é a instituição em qualquer parte do mundo que só tenha virtudes, ou melhor que nunca cometeu erros.
    As pessoas e os Portistas em particular, porque andam por aqui alguns que o não são, se alguma vez liderou ou lidera, qualquer empresa instituição pública ou privada com recursos humanos, que teve de tomar decisões importantes, com conjunturas como aquelas a que temos assistido, com ciladas por todos os lados, com amigos como os da federação, da liga e outros que tais, reflicta sobre tudo isto e verificará que liderar numa ocasião destas, provavelmente não será fácil.
    Porque me coloco no papel do Presidente para ter uma ideia do que faria em situações similares, e só me arrepio só de pensar.

    Vamos ser sérios intelectualmente nos comentários. As pessoas não passam de bestial a besta conforme o nosso humor, ou porque acordamos com algum problema.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  33. Lindo texto de mais um Portista em que me revejo.

    "histórias da portofobia num país de crápulas
    Ontem, pelo JN, ficamos a saber (o que afinal já sabíamos) que o procurador geral da república (PGR) silenciou e impediu o procurador Almeida Pereira de se defender publicamente das acusações de que foi alvo quando foi indigitado para director da PJ do Porto. Ficamos também a saber (o que afinal já sabíamos) que o PGR, com o prestimoso auxílio de um pasquim lisboeta, fez diligências para impedir a ida do procurador do Porto para a PJ numa comissão de serviço de 3 anos. Realce-se que foi o próprio procurador acusado, via carta anónima, de ter favorecido Pinto da Costa e o FC Porto a troco duma viagem para assistir à final de Sevilha, a entregar a carta anónima, que o acusava, à hierarquia para que a mesma fosse investigada. Há ainda quem tenha verticalidade e não frequente os corredores hipócritas e dissimulados do poder residente em Lisboa. Assim vai esta república de bananas governada por sacanas.

    Nos últimos dias ficamos também a saber que dois professores catedráticos de Coimbra, cuja autoridade técnico-jurídica e moral está acima de qualquer suspeita, arrasam de modo veemente e definitivo toda a construção jurídica que um vaidoso, assistente na mesma faculdade, foi capaz de, ao arrepio das leis e da justiça, inventar para condenar de modo aberrante o FC Porto e prestar um serviço que lhe foi encomendado pelos seus sombrios patrões, ou então para sublimar as suas frustrações futebolísticas, assim como para masturbar o seu mais que provável minúsculo e impotente ego. Soubemos também que um outro mandarete, este da Federação de Futebol, também a soldo dos seus patrões, que se mantêm na sombra embora todos saibamos quem são, em vez de se limitar a mandar para a UEFA a ‘sentença’ da Liga e a informação do recurso de Pinto da Costa que a ter desfecho favorável implica que a Liga tenha obrigatoriamente que rever a condenação do clube, enviou para a UEFA um texto tendencioso e manifestamente truncado, o que só demonstra aquilo que afinal todos já sabíamos: existe mesmo uma enorme coligação de todos os medíocres deste sítio mal frequentado para abater aqueles que todos os dias provam que esta sociedade é dirigida por um conjunto de mesquinhos, incompetentes e ressabiados que não suportam que alguém os ultrapasse, principalmente se não pertencer ao círculo de poder da ‘capital’.

    Se o FC Porto sair airosamente desta batalha será uma incomensurável vitória da instituição, de um homem – Pinto da Costa – e dos adeptos do clube. Só e apenas. Não será do Porto cidade nem do ‘Norte’. Porque o FC Porto lhes é infinitamente superior e tanto a cidade como a região, atoladas na mediocridade e na cobardia, não o merecem.

    Ontem, o 1º ministro lançou a ‘1ª pedra’ daquilo que será um verdadeiro crime económico. Um traçado de TGV, que supostamente nos ligará à Europa e que deixa mais de metade de Portugal de fora. Palavras para quê? É um artista português licenciado em engenharia com a especialidade de inglês técnico.

    Hoje deixei-me levar pelas emoções. Fiz bem! :-)"


    Publicada por António Alves no http://norteamos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  34. A SAD deveria ter recorrido. E os 6 pontos que se lixassem... Honra é honra e não há negócios sobre a minha honra de sócio. Preferia perder o campeonato o ano que vem por causa do desconto dos pontos do que estar a passar por esta vergonha. Mesmo que a Uefa decida favoravelmente, já ninguém tira a lama...

    ResponderEliminar
  35. mst 2ª parte do texto:
    A conspiração contra o campeão (II)

    6- A mais extraordinária acusação a Pinto da Costa constante do «livro» de Carolina Salgado era a de que ele lhe teria comanditado a execução do dr. Ricardo Bexiga, vereador da oposição na Câmara de Gondomar, a qual ela teria tentado levar a cabo em colaboração com alguns marginais das suas relações. Extraordinária, porque primeiro era preciso acreditar que Pinto da Costa seria capaz de encomendar a morte de alguém; depois, que se preocupasse em fazê-lo por solidariedade política ou pessoal para com Valentim Loureiro, a quem Ricardo Bexiga fazia frente em Gondomar — e logo na altura em que os dois dirigentes desportivos estavam de relações frias; e, enfim, porque quem lhe escreveu o texto não reparou que, com essa «revelação», ela se incriminava a si própria numa tentativa de homicídio. O Ministério Público resolveu não acreditar na história e arquivou sumariamente o assunto, até porque as contradições em que ela caíra (como a de contar que destruíra previamente as câmaras de vigilância do parque de estacionamento onde a agressão teve lugar e que, afinal, nunca existiram), revelaram que a senhora estava, pura e simplesmente, a inventar. O problema é a dualidade de critério: quando se incrimina a si própria, a testemunha Carolina Salgado não merece credibilidade alguma ao MP; quando incrimina Pinto da Costa, já merece toda.

    7- O outro «testemunho» relevante de Carolina Salgado, e que, por si só, justificou a reabertura dos processos criminais arquivados e a punição da CD da Liga, foi a de que durante a cena do «cafezinho», Pinto da Costa teria passado um envelope com 500 contos ao árbitro Augusto Duarte — e este teria aceite. Aqui, é preciso acreditar em duas coisas: que o presidente do FC Porto acharia necessário comprar um árbitro para um jogo que já nada interessava (dirão que foi por serviços passados, mas acontece que, nessa época, Augusto Duarte não apitara ainda nenhum jogo do FC Porto: azar, outra vez…); depois, é preciso acreditar que Pinto da Costa, apesar da irresponsabilidade com que misturou a sua vida pessoal com a vida do clube, seria suficientemente estúpido para corromper árbitros diante da namorada conhecida no «Calor da Noite». Mas a dr.ª Maria José Morgado acreditou e o dr. Ricardo Costa também. Resta uma perplexidade jurídica: já vimos que faltava o nexo de causalidade para dar como provada a corrupção; mas resolver o problema através da esperteza da «tentativa de corrupção» é que não se percebe: se ele deu 500 contos ao árbitro e este os aceitou, porquê apenas a tentativa?

    8- Agora, perguntar-me-ão: e as «meninas» para a equipa de Jacinto Paixão — não acredito também que Pinto da Costa tenha dado ordem para aceder ao pedido? Acredito, sim senhor: acredito nisso, não acredito na explicação que ele deu para a etimologia da palavra «fruta». Então se acredito, não acho que seja um caso de corrupção? Não, não acho. Primeiro, porque não havia necessidade alguma; segundo, porque era prática instalada e corrente.

    Se para alguma coisa tem servido o julgamento de Gondomar é para demonstrar que, mesmo ao nível de uma terceira divisão, está instalada a tradição de o clube da casa presentear os árbitros com «lembranças». E as «lembranças», que começam por ser peças simples de ouro e refeições de borla nos restaurantes locais, vão subindo de importância à medida que sobe a importância e riqueza dos clubes anfitriões. Nos processos disciplinares instaurados a árbitros pela FPF e decorrentes das investigações do Apito Dourado, os acusados, segundo relatava o JN de 19.03.08, têm-se defendido com o que o ex-árbitro Jorge Coroado (um dos «peritos» usados pela justiça) revela a propósito no seu livro O último cartão: está lá tudo contado, incluindo os presentes que lhe davam e as «meninas» que lhe ofereceram num jogo internacional. E os jornalistas desportivos de Lisboa sabem muito bem quais são os cabarets da cidade onde era possível encontrar árbitros em companhia de «assessores» dos clubes da capital (normalmente, ex-árbitros), e o que lá estavam eles a fazer. Deixem-se, pois, de hipocrisias: se aquilo foi uma tentativa de corrupção, só não são todos arguidos porque o Apito Dourado resolveu escolher apenas dois alvos para investigação.

    9- Acontece que, à excepção de uma breve aparição no julgamento de Gondomar — onde foi facilmente trucidada pelos advogados dos réus — Carolina Salgado nunca foi contraditada com a defesa do FC Porto. Protegida e, supõe-se, exaustivamente «trabalhada» pelo MP, nunca teve de se confrontar com perguntas incómodas num tribunal. E, embora as suas declarações ao MP tenham sido consideradas decisivas, nem sequer foi ouvida, menos ainda contraditada, pela CD da Liga, antes de condenar o FC Porto.

    Apesar de, em minha opinião, o FC Porto ter sido sempre mal defendido em todo este processo — jurídica e mediaticamente — não é preciso ser adivinho para prever que uma investigação criminal que basicamente repousa só no testemunho de Carolina Salgado, está condenada ao absoluto fracasso no dia que chegar a julgamento. O Benfica não anda a dormir e também o percebeu. Daí que, ao longo de toda esta época, a sua estratégia se tenha desviado das imensas expectativas alimentadas com a nomeação do «dream team» da dr.ª Maria José Morgado para as expectativas da justiça desportiva. Passou a exigir que o CD da Liga se antecipasse aos tribunais e se encarregasse do julgamento, condenação e pena.

    10- E o CD fez-lhe a vontade. Aliás, segundo o seu presidente, já em Janeiro eles estavam prontos a decidir o que decidiram em Maio — antes mesmo de deduzirem acusação e estudarem a defesa. Só que havia prazos a cumprir e os prazos baralharam tudo: quando o CD decidiu tirar seis pontos ao FC Porto, já o Benfica estava a vinte de distância e de nada lhe servia a «justiça».

    11- Criou-se então a expectativa — devidamente alimentada pelos jornalistas engajados — de que o FC Porto não resistisse à tentação de recorrer da condenação do CD. Isso, mais a conjugação dos prazos do recurso, permitiria que eventual confirmação da pena remetesse o seu cumprimento para a época que vem e, assim, o FC Porto iniciaria a época com menos seis pontos que o «Glorioso». Sempre era alguma coisa…

    Creio que eu e Rui Moreira fomos os únicos portistas a defender que, mesmo assim, o FC Porto deveria ter recorrido. Porque, mesmo quando o combate é desigual e o jogo está viciado, há alturas em que se deve ir a jogo, justamente para mostrar a diferença de carácter. Assim não o entendeu a direcção do FC Porto e logo lhe saltaram em cima os benfiquistas do jornalismo a concluir hipocritamente que, se o clube não tinha recorrido, era porque reconhecia a culpa. Olha que chicos-espertos!

    12- Todavia, o Benfica mostrou que tinha a jogada muito bem arquitectada e pronta a ser executada. Assim que se soube que o FC Porto não recorrera, o Benfica passou ao plano B: queixinhas à FPF, para que as reencaminhasse à UEFA, a fim de excluir os portistas da Liga dos Campeões, em benefício do «glorioso» 4.º lugar dos encarnados. E também a FPF lhe fez a vontade: a forma como notifica a UEFA de que «ficou provado que o FC Porto cometeu infracção disciplinar muito grave — corrupção da equipa de arbitragem» (só muito mais à frente esclarecendo que foi «sob forma tentada» e nunca esclarecendo que, sobre os mesmo factos, existe um recurso pendente) — é absolutamente esclarecedora do fim pretendido.

    13- Mas a verdade é que, aparentemente, este cenário não foi previsto pela, mais uma vez passiva, defesa do FC Porto. Juridicamente, uma hipotética decisão da UEFA, hoje, que venha de encontro à escabrosa pretensão benfiquista seria uma aberração e um abuso. Qualquer ignorante de Direito sabe que não há retroactividade da lei penal e que a tentativa de chamar a isto, não uma sanção, mas uma condição de inscrição ou coisa que o valha, não passa de um exercício de desonestidade intelectual.

    Se a lei da UEFA de 2007 se pudesse aplicar a factos passados, o Milan não teria podido disputar a edição deste ano da Liga dos Campeões e a Juventus não poderia disputar a do ano que vem. O problema está em que todos sabem que as decisões da UEFA são jurídicas nuns casos e politicas noutros — e foi nisso que o Benfica apostou. O FC Porto reúne as condições ideais para uma decisão politica e servida como «exemplo»: é um grande clube em termos desportivos, um histórico da Liga dos Campeões, vencedor da prova há apenas quatro anos — mas é também representante de um país pequeno e de direitos comerciais de menor importância face aos tubarões da Europa. O alvo ideal.

    14- Seja qual for a decisão da UEFA, o Apito Dourado está condenado à morte. Fez-se tudo o que se pôde, com um objectivo predeterminado e um alvo prefixado. E o resultado envergonha os seus promotores. Quando toda a poeira assentar, ficará para a história apenas como mais um momento em que a inveja dos medíocres ditou a sua lei. É, em grande parte, a história de Portugal.

    ResponderEliminar
  36. " Apesar de, em minha opinião, o FC Porto ter sido sempre mal defendido em todo este processo — jurídica e mediaticamente — não é preciso ser adivinho para prever que uma investigação criminal que basicamente repousa só no testemunho de Carolina Salgado, está condenada ao absoluto fracasso no dia que chegar a julgamento."

    " Creio que eu e Rui Moreira fomos os únicos portistas a defender que, mesmo assim, o FC Porto deveria ter recorrido. Porque, mesmo quando o combate é desigual e o jogo está viciado, há alturas em que se deve ir a jogo, justamente para mostrar a diferença de carácter."


    Sublinho estas palavras apenas para dizer que não é só neste blog que se diz mal da SAD, e ao fim e ao cabo, aquilo que o MST diz é, com mais ou menos excessos de linguagem, o que se tem afirmado por aqui. Afinal, criticar faz sempre falta na democracia,

    No entanto, e não sei porquê,hoje estou com convicção que iremos ter uma boa noticia e que respiraremos de alivio todos juntos.

    ResponderEliminar
  37. fcportosempre, aonde é que voces arranjam as crónicas do MST? Também compram essa porcaria chamada Abola?

    O MSt esteve muito bem.

    ResponderEliminar
  38. um dia triste. acabo de saber a decisão da uefa.

    ResponderEliminar
  39. ricardocosta:

    Quanto ao Bosingwa, não tenho certezas de nada , e precisamente por isso é que acho injusto pegares neste assunto para criticares a SAD. Por opção técnica também não acredito, mas imagina tu, que houve um problema disciplinar (o que nem é difícil de acreditar, dado o historial do jogador), é claro que o Jesualdo manteria a discrição e trataria do assunto internamente.

    Eu também sou pro-F.C.Porto, mas essa tua afirmação em sobre a política de contratações, revela bem o preconceito que tens em relação à SAD. É o mesmo que eu dizer que o Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo, mas que só faz as exibições que faz e marca golos que marca, para que a mama não se acabe e continue a ter um ordenado milionário.

    E quando falas em jogadores, isso é tudo muito subjectivo e depende de vários factores, como a adaptação, oportunidades, etc, e é uma ciência tão pouco exacta que se calhar no ano passado achávamos Tarik um flop, se o Renteria tem marcado aquele golo na Luz, hoje ainda estaria no plantel, por isso acho que nem vale a pena dizer mais nada.

    Mas pronto, acho que hoje nem é dia para discutir isto. A confirmar-se a informação do Rui Moreira, é um dia mesmo muito triste na história do F.C.Porto. Aguardo ansiosamente por mais notícias e pela entrevista do presidente logo à noite.

    ResponderEliminar
  40. Parabéns ao Ricardo Costa pelo seu magnífico trabalho.
    Está na hora de os portistas começarem a pensar seriamente em alternativas a PdC, que tudo deu ao Club mas que está desgastado com todas as guerras em que se envolveu sempre em defesa do FCP. E... nos ultimos tempos,alguem à volta dele se está a aproveitar do seu credito de estima junto dos portistas para se governar... e de que maneira!
    Temos a obrigação de defender Pinto da Costa! E o melhor que poderemos fazer por ele é livra-lo dum possivel "final infeliz"!
    Lembrem-se de Pimenta Machado e dos Loureiros, que "ergueram bem alto" o V.Guimaraes e o Boavista... mas... que acabaram por os deixar da infeliz forma que todos conhecemos!
    Evitemos que ao FCP aconteça o mesmo!

    ResponderEliminar
  41. Podemos não concordar com tudo o que o Miguel de Sousa Tavares, diz, mas é absolutamente indispensável que ele continue a manifestar a sua opinião, escrevendo num jornal com a implantação como a Bola. O brilho da sua escrita, a independência das suas ideias, o prestigio do seu nome, fazem com que até os inimigos do F. C. do Porto o leiam. É importante que alguém continue a lutar contra a colonização mediática com que somos massacrados pela comunicação social lisboeta.

    ResponderEliminar
  42. Rui Moreira,

    Cuidado com a partilha de informações. Ainda o intitulam de "lampião".

    Infelizmente, são muitos os portistas que não estão preparados para reflectir sobre o Clube.

    Andam aqui a discutir contratações falhadas e bem sucedidas quando o problema é muito mais vasto do que isso.

    Hoje à noite, não quero conversa populista. Não quero ouvir as queixas do costume. Quero que PdC assuma os erros e aponte soluções.

    A 1ª solução é a identificação dos cancros internos, para quem o Ricardo Costa até foi muito lisonjeiro...

    ResponderEliminar
  43. Concordo do que com o que li sobre a SAD, lá por neste país ser melhor do que a dos outros, não significa que seja perfeita, longe disso, com o dinheiro que temos vindo a acumular acho que devia ser mais bem gerido em algumas ocasiões. Quanto a comparação com o Lyon concordo, mas também acho que neste momento a liga Francesa está mais apelativa que a nossa, o que é bastante triste.

    ResponderEliminar
  44. Tenho que reconhecer -ainda não li em nenhum lado do que a UEFA decidiu- que este blogue está extraordináriamente sintonizado com a perspectiva de castigo ao FCPorto. A julgar por algumas reações já expostas e se é assim eu só tenho um caminho a seguir, ir pregar para uma outra freguesia onde o Clube seja sentido de forma diferente. Espero que glosem muito com o que sair da UEFA e se juntem aos Benfiquistas se houver razão para festejos. As maiores felicidades para "ustedes"...

    ResponderEliminar
  45. Hoje é concerteza um dos dias mais tristes da História recente do nosso clube. Hoje, duvidámos de tudo e de todos.
    Fica-nos bem reconhecer o mérito de quem tanto nos deu ao longo destes anos todos. Obrigado Pinto da Costa.
    Mas, acima de tudo está o Futebol Clube do Porto.
    Desde a introdução das SAD no futebol, que temos vindo a acompanhar no nosso clube a um acumular de interesses pessoais em detrimento dos interesses da nossa grande instituição.
    Interesses esses que têm sido disfarçados pelo alcançar do sucesso desportivo. Mas, é claro para todos que não caminhámos no caminho mais correcto e que qualquer precalço (não ida à Champions) pode levar-nos para direcções que não desejámos.
    Primeiro impacto, vamos necessitar de fazer mais valias. Já começo a sentir saudades do Lucho, Lisandro e até do Quaresma.
    Por outro lado, vejo neste afastamento a oportunidade para jogadores como o Paulo Machado ou o Barbosa. Fazer com menos, o mesmo.
    Ou seja, podemos lutar pelo titulo com o que temos, para consumo interno penso que seria suficiente. Mas será?
    A nossa SAD quer é transaccionar jogadores, não se percebendo muito bem para onde vai o dinheiro.
    Já não votei Pdc, nas ultimas eleições e o que vos peço é que se lembrem de dias como o de hoje em futuros escrutinios.
    O Futebol Clube do Porto é maior do que qualquer pessoa, aliás o Futebol Clube do Porto é o maior do Mundo.

    ResponderEliminar