06 junho 2008

Prestígio vs Inveja Medíocre

"100 Clubes europeus fazem lóbi para defender F. C. Porto

A confirmação da ajuda prestada pela Associação Europeia de Clubes, inclusive através da intervenção pessoal do responsável máximo, o alemão Karl-Heinz Rummenigge, também presidente do Bayern Munique, foi dada, ao JN, pelo porta-voz da associação, o espanhol Raul Sanllehí, dos quadros do Barcelona, outro dos clubes que está, transitoriamente, à frente do organismo nascido do G-14.

"Estamos a acompanhar a situação a par e passo, desde o início, e entendemos que a decisão da UEFA não tem justificação", sublinhou Raul Sanllehí, sustentando que o objectivo é "fazer lóbi" a favor dos tricampeões nacionais. "Os factos ainda não estão provados, pois o caso não transitou em julgado", lembrou. De recordar que o aparecimento do G-14, entidade que agrupava uma boa parte dos clubes do top europeu, incluindo o F. C. Porto, se deveu, precisamente, à necessidade de afrontar a UEFA e cuidar dos interesses das equipas, em contraponto com várias das teses apresentadas pela estrutura sediada em Nyon.

O porta-voz foi bem claro. A ECA está solidária e a suspensão do F. C. Porto é um "equívoco". Anteontem, dia em que o Órgão de Controlo e Disciplina anunciou a exclusão portista da Champions, a Associação Europeia de Clubes elaborou um comunicado, não só a discordar do castigo, mas também a solicitar uma reunião com a UEFA, no sentido de esgrimir argumentos e discutir cara a cara toda esta situação. A task-force está em campo e espera obter resultados. Durante o dia de ontem, Raul Sanllehí ainda não tinha recebido uma resposta, mas mantinha a confiança que a pretensão será atendida e concretizada no decorrer da próxima semana. "Estamos a trabalhar em paralelo", salientou. Na Suíça, já se encontra Adelino Caldeira, advogado e administrador da SAD. É que ao F. C. Porto não resta outra via senão o recurso para o Comité de Apelo da UEFA, junto do qual os dragões vão tentar anular o castigo. Na sua defesa, os azuis e brancos serão auxiliados por especialistas radicados na Suíça, na área do Direito Desportivo. Seis dias é o tempo para actuar, mas tudo será tratado antes do expirar desse prazo.

Conforme o disse, na entrevista à SIC, Pinto da Costa está confiante num desfecho positivo, destacando que "a procissão ainda vai no adro", sempre "convicto de que o F. C. Porto irá à Champions". O timoneiro dos dragões acusou a FPF de ter omitido que o caso, resultante do Apito Dourado, ainda só conheceu uma decisão, da parte da Comissão Disciplinar da Liga, e que o recurso enviado para o Conselho de Justiça, cujo veredicto está por saber, pode reverter a história, se for favoravel.

F. C. Porto é membro fundador
Raul Sanllehí assegurou que o contacto com o F. C. Porto é permanente, designadamente através dos dirigentes que, por norma, marcavam presença nas reuniões do extinto G-14: Fernando Gomes, administrador da SAD, e Paiva Brandão, director-geral. A estes juntou Daniel Pereira, do gabinete jurídico do Dragão e outro dos interlocutores.

Além do Bayern Munique e do Barcelona, também Milan, Chelsea, Ajax e Lyon integram o estado maior da ECA, mantendo o F. C. Porto, a par do Real Madrid, da Juventus e do Manchester United, só para citar alguns dos mais sonantes, o estatuto de membro fundador. A assembleia geral do final da época está marcada para os próximos dias 7 e 8 de Julho e a continuidade de Rummenigge na liderança é consensual, o que diz bem do prestígio e da importância do alemão, sem dúvida um aliado de peso do F. C. Porto na batalha jurídica em curso, em solo helvético.

A ECA vai agrupar 103 clubes, oriundos das 56 associações filiadas, e Portugal, mercê do ranking da UEFA, também conta com Benfica e Sporting nas suas fileiras. No entanto, apesar do Benfica ser parte interessada neste dossiê e se estar perante um hipotético caso de conflito de interesses, pois os benfiquistas beneficiariam com a saída dos portistas da Liga dos Campeões, Raul Sanllehí esclareceu que esse problema não se coloca e o que está em causa é somente a defesa do F. C. Porto, face a uma "decisão incorrecta" da UEFA."

In JN

"Inveja medíocre

O FC Porto foi excluído da Champions por não ter recorrido para o CJ da FPF pela perda de pontos determinada pela Liga, o que levou a FPF a comunicar à UEFA que a decisão era final. Ora, a informação era falsa pois, como o CJ já admitira, o recurso de Pinto da Costa no mesmo processo aproveita, também, ao clube. Será esta falta de uma decisão final que servirá de base ao recurso que, desta vez, será apresentado e, apesar de serem raros os bem sucedidos, acredito que este será um deles. Mais certo estaria se, até lá, o CJ ilibasse Pinto da Costa e, por arrasto, o clube. Em vez de se perder em queixas fúteis, Madaíl deve pedir ao CJ que acelere a decisão, para proteger a FPF das consequências da sua responsabilidade processual.

Internamente, este não é o tempo para discutir o fracasso do calculismo. Por isso, o Presidente fez bem em assumir a sua paternidade, acalmando os adeptos. É no seu bom juízo que estes depositam, agora, a esperança.

É impensável desbaratar, hoje, o departamento jurídico, porque não se muda de equipa ao intervalo. Tiraremos as consequências quando conhecermos o epílogo e, se for caso disso, pediremos ao Presidente uma chicotada psicológica na administração da SAD, da mesma forma que, se o clube tivesse falhado o apuramento por razões desportivas, já teríamos pedido a cabeça do treinador.

Desengane-se a gentalha que aplaude o fim do domínio portista. Bastaria, aliás, olhar ao que se passou em Guimarães para perceber que, por estas bandas, os contratempos ajudam a cerrar fileiras. Nestes dias pardos, em que somos alvo da inveja medíocre, que Miguel Sousa Tavares denunciou, só não há margem para traições, hesitações ou choradeiras."

Rui Moreira hoje in A Bola
(Contribuição da Luisa Moreira na caixa de comentários do post "A procissão ainda vai no adro")


- Adenda ao Post

Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD

A F.C. Porto – Futebol, SAD emitiu esta sexta-feira um comunicado, no qual comenta as declarações de ontem do presidente do SLB e que foram difundidas na respectiva página oficial.

COMUNICADO

Face ao elenco de afirmações supostamente proferidas pelo sr. Luis Filipe Vieira e reproduzidas no site oficial do SLB, o F.C. Porto vem, por este meio, promover os seguintes comentários:

1- Na sequência do que tem sido repetidamente denunciado pelo Presidente do Futebol Clube do Porto, o SLB pretende obter na secretaria, e longe dos palcos do jogo, aquilo que não conseguiu em campo e que constituiu mais um fracasso rotundo na sua deprimente história recente. Depois de ter anunciado com espavento ter reunido a melhor equipa dos últimos dez anos e assumido candidatura firme a todas as vitórias, o sr. Luis Filipe Vieira assistiu à espiral negativa da sua super-equipa, que se fixou no quarto lugar final, a mais de duas dezenas de pontos do campeão, e com o acesso vedado à UEFA Champions League;

2 – Esta é a verdade desportiva da Liga 2007/08. O sr. Luis Filipe Vieira não será capaz de a alterar ou branquear. Ainda menos quem lhe escreve discursos, sopra declarações ou alinhava entrevistas;

3 – O conteúdo publicado na página oficial do SLB pretende exercer uma pressão inadmissível junto do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e junto do Conselho de Justiça da mesma entidade. Esta, de resto, é mais uma demonstração do poder subterrâneo, encafuado e ilegítimo que o SLB tão bem tem tentado utilizar, felizmente que, para quem gosta do futebol no relvado, sem êxitos desportivos dignos de registo;

4 – Ao F.C. Porto compete unicamente continuar a ser melhor, no caso do SLB, muito melhor, que os seus adversários e lamentar que esta pressão, perfeitamente dirigida, contribua em exclusivo para denegrir a imagem internacional do nosso futebol e para enfraquecer o seu impacto. Esta atitude, de resto, surge na linha de mediocridade que caracteriza a acção dos dirigentes daquele clube.

Porto, 06 de Junho de 2008

In fcporto.pt

PS: Negritos meus

24 comentários:

  1. Neste site http://tudoportodos.blogs.sapo.pt/ podem ver o blog da selecção, onde estão imagens e vídeos exclusivos da selecção no centro de estágio.
    Podem ver os jogadores a conviver em momentos de relax. :)
    Força Portugal!

    ResponderEliminar
  2. Só não vê quem não quer, ou quem é interessado, mas é uma tremenda injustiça a condenação do FCP. A UEFA treme quando entram os grandes clubs em culisão contra a dita cuja..
    Quanto aos comentários do "abutre orelhudo", a palhaçada de sempre..

    ResponderEliminar
  3. ja so ca faltava esse palhaço.. mas sera que esse orelhas nao sabe estar calado?... valha-me deus .. a ignorancia e a estupidez desse senhor ultrapassa-me definitivamente...

    ResponderEliminar
  4. excelente comunicado da SAD...tambem ja nao era sem tempo!!!

    ResponderEliminar
  5. Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD

    A F.C. Porto – Futebol, SAD emitiu esta sexta-feira um comunicado, no qual comenta as declarações de ontem do presidente do SLB e que foram difundidas na respectiva página oficial.

    COMUNICADO

    Face ao elenco de afirmações supostamente proferidas pelo sr. Luis Filipe Vieira e reproduzidas no site oficial do SLB, o F.C. Porto vem, por este meio, promover os seguintes comentários:

    1- Na sequência do que tem sido repetidamente denunciado pelo Presidente do Futebol Clube do Porto, o SLB pretende obter na secretaria, e longe dos palcos do jogo, aquilo que não conseguiu em campo e que constituiu mais um fracasso rotundo na sua deprimente história recente. Depois de ter anunciado com espavento ter reunido a melhor equipa dos últimos dez anos e assumido candidatura firme a todas as vitórias, o sr. Luis Filipe Vieira assistiu à espiral negativa da sua super-equipa, que se fixou no quarto lugar final, a mais de duas dezenas de pontos do campeão, e com o acesso vedado à UEFA Champions League;

    2 – Esta é a verdade desportiva da Liga 2007/08. O sr. Luis Filipe Vieira não será capaz de a alterar ou branquear. Ainda menos quem lhe escreve discursos, sopra declarações ou alinhava entrevistas;

    3 – O conteúdo publicado na página oficial do SLB pretende exercer uma pressão inadmissível junto do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e junto do Conselho de Justiça da mesma entidade. Esta, de resto, é mais uma demonstração do poder subterrâneo, encafuado e ilegítimo que o SLB tão bem tem tentado utilizar, felizmente que, para quem gosta do futebol no relvado, sem êxitos desportivos dignos de registo;

    4 – Ao F.C. Porto compete unicamente continuar a ser melhor, no caso do SLB, muito melhor, que os seus adversários e lamentar que esta pressão, perfeitamente dirigida, contribua em exclusivo para denegrir a imagem internacional do nosso futebol e para enfraquecer o seu impacto. Esta atitude, de resto, surge na linha de mediocridade que caracteriza a acção dos dirigentes daquele clube.

    Porto, 06 de Junho de 2008

    ResponderEliminar
  6. Golpada da UEFA
    JUIZ ITALIANO CONTRARIOU ALUSÕES DA DEFESA PORTISTA AO CALCIOCAOS








    Os argumentos da defesa do FC Porto junto da Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA que exigiam igualdade de tratamento em relação aos clubes italianos envolvidos no Calciocaos, especialmente a Juventus, foram esvaziados pela participação na reunião decisiva de um juiz italiano, de nome Maurizio Laudi, ainda por cima adepto confesso do clube de Turim. O resultado foi a exclusão dos dragões da Liga dos Campeões e a certeza de que os critérios de admissão dos "bianconeri" não serão sequer investigados.

    O órgão disciplinar de primeira instância da UEFA dialogou por videoconferência, tendo o encontro sido presidido pelo húngaro Sándor Berzi, coadjuvado pelo alemão Rainer Koch e pelo tal italiano Maurizio Laudi. A nota de culpa elaborada por um inspector apontava para a penalização do FC Porto e a argumentação de 15 páginas enviada pelo departamento jurídico azul e branco não produziu qualquer efeito, tendo o relatório final da Comissão defendido a inexistência de semelhanças entre o Apito Final e o Calciocaos. O que até indignou o presidente da FPF, Gilberto Madaíl.

    Se tivesse sido dado provimento às posições portistas, fonte contactada por Record entende que a UEFA teria de abrir um inquérito à entrada da Juventus na próxima Liga dos Campeões. Como Laudi assinou o relatório, ficou vinculado à sentença e pode ter violado o Artigo 26 do Regulamento Disciplinar da UEFA que, para prevenir conflitos de interesses, impede os membros dos corpos disciplinares de tomarem parte em processos que envolvam clubes da sua federação.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este dois factos deixam-me ainda mais confiante do sucesso da estratégia do FCP.
    O apoio da Associação de Clubes Europeus, de que o FCP é sócio fundador, é quanto a mim importantíssimo. Temos a solidariedade dos clubes europeus, o que não aconteceu cá por estas bandas.
    O nervosismo das hostes lampionas, que já pressionam o CJ da FPF, poderá quer indiciar que as coisas estão a pender para o nosso lado.
    Esperemos calmamente mas confesso que agora estou bem mais confiante!

    ResponderEliminar
  10. Combate

    JORGE MAIA

    O FC Porto perdeu o primeiro round do combate que disputa na secretaria para manter o direito de jogar a Liga dos Campeões. Um direito conquistado de forma clara e inequívoca em campo, como toda a gente reconhece e a classificação final do campeonato torna particularmente evidente, apesar dos seis pontos entretanto subtraídos. Por outro lado, também o campeonato de 2003/04 foi ganho de forma clara e inequívoca e, à data, ninguém contestou o mérito da equipa liderada por José Mourinho. A prova de que o tempo não perdoa. Entretanto, enquanto esperam pelo início do segundo round, no Comité de Apelo da UEFA, os adeptos do FC Porto receberam ontem uma das poucas boas notícias dos últimos tempos: Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, está preocupado com o teor da decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol sobre o recurso apresentado por Pinto da Costa. Diz o presidente dos encarnados, um dos beneficiados com a eventual exclusão do FC Porto da Liga dos Campeões, que o CJ se prepara para pôr em causa o trabalho levado a cabo pela CD ao longo de meses. Ora, o presidente do Benfica tem gente extremamente leal na FPF e costuma andar bem informado sobre o que se passa naqueles corredores. Considerando isso e a linguagem judicial profusamente utilizada pelo dirigente encarnado para defender que o eventual sucesso do recurso de Pinto da Costa no CJ não pode aproveitar ao clube, chega-se à conclusão de que, afinal, o FC Porto ainda pode ganhar este combate. Pelo menos, os adversários já estão preocupados com essa possibilidade.

    ResponderEliminar
  11. Cada vez sinto mais orgulho em ser do clube que sou na gente que me rodeia, é isto que nos faz ser diferentes de todos os outros.

    O que não nos mata torna-nos sempre muito mais fortes.

    O FC PORTO SOMOS NÓS

    ResponderEliminar
  12. Continuo sem perceber as "razões óbvias" do comunicado primitivo que 'justificaram' que não se apresentasse recurso.

    ResponderEliminar
  13. Liga. O processo 'Apito Final' ainda não está fechado. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes deixou em suspenso dois processos e aguarda agora as conclusões do inquérito que a Procuradoria-Geral da República instaurou tendo como base o 'dossier' 'Apito Encarnado'

    Liga de Clubes ainda aguarda mais dados da PGR

    O "Apito Final" ainda não acabou. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes tem dois processos suspensos aguardando os resultados de um inquérito aberto pelo procurador-geral da República com base no dossier "Apito Encarnado". O documento tornado público em Agosto de 2007, foi entregue à PGR (e também à Liga, Federação e Polícia Judiciária) e pode colocar o Benfica sob a alçada da justiça desportiva no âmbito do processo "Apito Final". Alegadamente elaborado "por um conjunto de funcionários de investigação" da Polícia Judiciária, o dossier denuncia uma suposta dualidade de critérios da investigação do processo "Apito Dourado", e refere "factos" a que " por esquecimento não terá sido dado o devido tratamento". Algumas das denúncias dizem respeito à época 2004/2005, ano em que o Benfica conquistou o campeonato. "Reuniões secretas entre Luís Filipe Vieira e José Veiga com dirigentes da arbitragem" , "reuniões num restaurante de Penafiel entre José Veiga e vários árbitros e árbitros assistentes", "reuniões entre o dr. João Rodrigues com o sr. Pinto de Sousa num hotel de Lisboa" , " a promessa da contratação de um jogador do Estoril antes do "famoso" jogo Estoril-Benfica, no Algarve", são algumas das denúncias feitas no documento anónimo que mereceu a Pinto Monteiro, no entanto, a decisão de abrir um processo de inquérito.

    Sabendo disso, a Comissão Disciplinar da Liga de forma a evitar a prescrição que poderia resultar da abertura de um novo inquérito, tomou a decisão de suspender dois processos. Os processos de inquéritos 02-06/07 e 13-06/07 , apesar do arquivamento dos autos na parte respeitante à matéria de facto da deliberação final mantêm-se suspensos por um período de dois meses, a contar da data de publicação do respectivos acordãos - 6 de Maio de 2008 - ( no dia 6 do próximo mês de Julho a situação será revista), conforme se pode ler nas páginas 38/39/ 40 e 110/ 111 dos respectivos documentos. "O prosseguimento do processo visa investigar e aferir do relevo jusdisciplinar da factualidade que possa resultar da informação remetida a esta comissão disciplinar pela procuradoria geral da República".

    O DN tentou contactar o Presidente da Comissão Disciplinar da Liga, mas sem sucesso. Ricardo Costa, que ontem esteve reunido com o Procurador Geral da República, manteve durante todo o dia o telefone desligado. O DN também não conseguiu chegar à fala com Luís Filipe Vieira . No entanto, em Agosto de 2007, quando o documento foi tornado público, o líder do Benfica foi claro na reacção: " se a PGR recebeu esse documento, que investigue. E que nada fique por investigar. O Benfica confia e sempre confiou na Justiça". -I.A/T.S.P.

    pois é companheiros a ver vamos se situaçoes como esta vao cair de novo no esquecimento ou se serao branqueados pela comunicaçao social que parece que gosta de servir de ama seca para os betinhos de lisboa que por se encontrarem na que julgam que a capital é Portugal. Força FCP deixem os ratos de lisboa viver no buraco a que pertencem, nao passam de uns coitados que nem capacidade têm para pensar por eles proprios.

    ResponderEliminar
  14. Finalmente alguma raça, algum combate!
    Força Portistas contra tudo e contra todos como sempre, denunciem os canalhas.

    Somos PORTISTAS PORRA!

    ResponderEliminar
  15. «O "Apito Final" ainda não acabou. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes tem dois processos suspensos aguardando os resultados de um inquérito aberto pelo procurador-geral da República com base no dossier "Apito Encarnado". O documento tornado público em Agosto de 2007, foi entregue à PGR (e também à Liga, Federação e Polícia Judiciária) e pode colocar o Benfica sob a alçada da justiça desportiva no âmbito do processo "Apito Final".
    Alegadamente elaborado "por um conjunto de funcionários de investigação" da Polícia Judiciária, o dossier denuncia uma suposta dualidade de critérios da investigação do processo "Apito Dourado", e refere "factos" a que " por esquecimento não terá sido dado o devido tratamento".»

    Ora meus caros Futeboleiros, vou só me debruçar sobre esta frase que diz mais que mil palavras:

    "por esquecimento não terá sido dado o devido tratamento"»

    Haverá alguém que acredite que foi por esquecimento?

    Haverá alguém que não entenda, que este arrumar, esconder, abafar, bem no fundo da gaveta do ECPAD, foi previsto, trabalhado, tendo sido,(só pode),objecto de influências….obscuras?

    Haverá alguém de bom senso, que afirme que as tão faladas escutas são válidas para “ A “ mas para ” B “ são arquivadas pois não teem relevância?

    Não haverá neste País, um Órgão de Soberania, que interrogue,que questione e destitua quem assim procede com má fé e proponha a merecida punição, por usar e abusar ilegalmente (pois há dualidade de critério),do poder que lhe é conferido por lei?

    Porque razão os Chocolates e cafés, acompanhados de fruta, são actos tão“ violentamente incriminatórios” e os almoços e jantares no Restaurante SAPO em (Penafiel), visionados por imensas testemunhas, entre elementos da Direcção do Benfica, (por exemplo J. Veiga) com árbitros e Empresários, que se movimento que nem serpentes no Conselho da Arbitragem,na Liga, na Federação, não carecem de tratamento igual ou semelhante? Não é um atentado à inteligência média atribuír a desculpa esfarrapada....«por esquecimento não terá sido dado o devido tratamento».

    PORQUE RAZÃO ISTO NÃO É INVESTIGADO?

    (É extenso mas é imperioso recordar)

    «Começa o Estorilgate»

    Lembrou-se então de convidar José Veiga, que há muito tinha sido desmascarado por PdC como o homem que fez fortuna com uma “pá de pedreiro”. José Veiga era à época presidente da SAD do Estoril-Praia, clube que tinha descido à 2ª Divisão B mas que desde que entrou no clube, este teve uma subida meteórica até à 1ª Liga. Veiga utilizava o clube canarinho como porta de entrada e saída para muitos jogadores brasileiros. Foram feitos muitos negócios mas nenhum beneficiou financeiramente o Estoril – recorde-se que Veiga também era o dono do Bom Sucesso, um pequeno clube brasileiro. Lembro-me de ver o Estoril-Praia a jogar bom futebol mas a ser sistematicamente ajudado por factores a que muitos chamavam de "sorte". A verdade é que o Estoril subiu de divisão e Veiga é convidado para o Benfica. Contudo os regulamentos não deixavam que este acumulasse os dois cargos – o de presidente e accionista da SAD do Estoril com as de director desportivo do Benfica. Nada mais fácil de resolver – LFV já tinha feito o mesmo com o Alverca na época de Vilarinho – e vendeu a sua participação a três empresas inglesas que nunca se soube muito bem a quem pertenciam e que tinham sede social em paraísos fiscais. Resolvida essa questão com a estranha conivência da CMVM e da Liga presidida por Valentim Loureiro eis que Veiga entra no Benfica – começava então a época das beijocas.
    Estávamos em 2005 e o FC Porto tinha acabado de conseguir tudo aquilo que LFV tinha prometido aos adeptos benfiquistas – domínio em termos europeus, a conquista de provas internacionais, a espinha dorsal da Selecção Nacional…
    LFV tinha obrigatoriamente de “fazer as coisas por outro lado” e Veiga era a peça chave do seu plano. No Estoril, este já tinha provado que mais do que ninguém conseguia mexer os cordelinhos das nomeações, dos sumaríssimos, das promessas vãs a jogadores adversários e como extra o Benfica teria menos um adversário no campo – o Benfica começava o campeonato com 6 pts a mais do que os restantes adversários. O Estoril era na teoria o Benfica B.
    Em troca, Veiga decidiria qual o treinador e teria controlo absoluto sobre transferências ganhando com isso as habituais comissões mas sobretudo a protecção de se trabalhar para o Benfica. Recorde-se que Vale e Azevedo apenas foi preso depois de ter saído do clube e apenas quando isso deu jeito aos da sua laia.
    O campeonato foi um autêntico desfile de ladrões equipados de negro. Trapattoni é um senhor do futebol e sabe imenso da poda, mas o seu desconhecimento do futebol português aliado a uma equipa medíocre onde pontificavam jogadores como Karadas , Delibasic , Everson , Carlitos, Sokota , Bruno Aguiar entre outras pérolas da arte de bem jogar futebol era manifestamente muito pouco para almejar o titulo. Mas, e já dizia o Carlos Cruz – existe sempre um mas - com Veiga e as suas beijocas aliado a um ano atípico do FC Porto com três treinadores tudo seria possível. E foi.
    Entre muitos roubos de igreja, foquemo-nos nos dois jogos com o Estoril de Veiga.
    Na primeira volta, no jogo disputado na Luz os jogadores canarinhos ainda não tinham bem noção de quem é que lhes pagava os ordenados e fazem uma primeira parte em que dominam o Benfica. Chegado o intervalo, foi tornado público por Paulo Sousa (emprestado pelo Boavista) que Petit exigiu que estes abrandassem o ritmo de jogo e que deixassem de meter o pé. Paralelamente, o árbitro do desafio recebia uma camisola do SLB como “recuerdo” durante esse mesmo intervalo. A cama estava feita e o homem de negro até calçava botas com o símbolo da águia. Tudo coisas normais de acontecerem numa competição profissional. Espanta-me que o apito não tivesse também ficado em casa. O Benfica acabou por ganhar o jogo e recordo a indignação de parte do plantel e equipa técnica do Estoril no final do encontro.
    A roubalheira espalhou-se por todos os campos em que o Benfica jogava e a par de 1994 foram muitos os jogos ganhos depois do tempo regulamentar ou com as célebres faltas apitadas ao contrário ou penalties e fora de jogo fantasma.
    Ainda assim, o Benfica jogava mal e tinha muitas dificuldades para vencer. O FC Porto conseguia chegar à recta final do campeonato colado aos encarnados e o xeque-mate de Veiga seria feito aquando da visita do SLB à Amoreira, num campo tradicionalmente difícil para os grandes.
    Veiga já estava avisado que Litos e Carlos Xavier tentavam blindar o balneário canarinho das influências patronais e decide dar ordens à administração do Estoril presidido por António Figueiredo (ex-dirigente benfiquista) para que este aceitasse a “sugestão” de o desafio ser jogado no Algarve. A administração estorilista acede com a naturalidade de um empregado que acata as ordens patronais e informa o plantel disso mesmo. O jogo era marcado para o Algarve com a anuência da Liga.
    Porém, Litos, Xavier, sócios e alguns jogadores nucleares do clube da linha reclamam da decisão alegando que o Estoril precisava de pontuar para se manter na 1ª Liga e que jogando no seu campo as hipóteses de somar pontos seriam naturalmente maiores. Nada feito. As ordens estavam dadas e o argumento ia no sentido de que era a única forma de os ordenados em atraso serem pagos. Era mais importante o aspecto financeiro do que o desportivo mas a verdade é que a descida de divisão trazia muito mais problemas económicos do que o não pagamento dos ordenados, mas como a questão dos vencimentos já tinha sido acautelada meses antes, naquela que foi a preparação psicológica para que os jogadores sentissem mais do que nunca a necessidade de receber dinheiro para pagar as contas…o desespero financeiro de alguns seria mais forte do que a sua moral desportiva.
    Litos e Xavier não se calaram e Veiga tinha um problema para resolver em plena semana de jogo. Os treinadores canarinhos utilizavam diariamente o escândalo de terem que ir jogar ao Algarve para motivarem o plantel para o jogo das suas vidas, fazendo ver a estes que a vitória era o único resultado positivo para calarem os rumores de pressão externa e que ficando na 1ª Liga seria vantajoso para todos a nível desportivo – um jogador que desce tem menos chances de fazer bons contratos do que aqueles que conseguem a manutenção.
    Veiga decide enviar um familiar trajado de capanga ao Estoril e este irrompe pelo campo durante um treino. É a revolta de Litos e Xavier que conseguem expulsar aquele que mais tarde acaba por se encontrar com alguns jogadores no Bar do Campo situado na parte exterior do Estádio da Amoreira.
    Enquanto a grande parte dos intervenientes guarda para si as indicações do emissário de Veiga, existiram dois jogadores que falaram com a equipa técnica relatando o sucedido durante o almoço bem regado. Reza a história de que alguns teriam tido a promessa de envergar na época seguinte a camisola encarnada ou no mínimo de ingressar em clubes de maior nomeada pela mão daquele que já tinha sido o principal empresário do mundo – José Veiga.
    Chegado o dia de jogo aconteceu aquilo que todos sabemos. Os jogadores do Benfica jogavam em casa perante 30000 benfiquistas ávidos de interromper o jejum de 11 anos e o Estoril teria que enfrentar duas equipas e meia – o adversário, os homens de negro e metade da sua própria equipa.
    Surpreendentemente o Estoril coloca-se em vantagem ainda que aos 25 minutos um dos jogadores presentes no almoço já tivesse sido expulso. O jogo vai para intervalo e a segunda parte trás mais do mesmo, com um Estoril aguerrido pela enorme disponibilidade moral de jogadores como Dorival , Abadito , Jorge Baptista, Elias, João Pedro e Torres. O resultado teimava em manter-se apesar da ajuda de Hélio Santos para empurrar o SLB para dentro da área do Estoril. Depois de muita pressão, Luisão marca o golo do empate aos 75 minutos mas não chegava pois o FC Porto continuava muito perto. Aos 78 minutos Hélio Santos expulsa o avançado João Paulo que tinha rendido Moses aos 55 minutos. O Estoril passava a jogar com 9 jogadores e foi com naturalidade que assistimos ao golo de Mantorras 4 minutos depois.
    O resultado de 1-2, a exibição dos árbitros e alguns jogadores do Estoril confirmavam os maiores receios de quem queria acreditar em justiça desportiva. Tinha sido notória a anormalidade de certas jogadas.
    No final, Litos diz tudo o que lhe veio à cabeça perante um grupo de jornalistas que não escondiam a alegria de ver o Benfica perto de ser campeão 11 anos depois. No dia seguinte as capas dos jornais falam em festa do futebol e esquecem as manigâncias do desafio. Dias depois, Litos esclarece que foi ameaçado de despedimento por Veiga.
    Mas como, se Veiga não tem ligações ao Estoril? Perguntavam algumas inteligências jornalisticas.
    A verdade é que o Benfica foi Campeão Nacional, o Estoril desceu de divisão, os ordenados não foram pagos, Litos e Xavier foram mesmo demitidos e Rui Duarte, Paulo Sousa, Moses , Cissé Fellahi , Amoreirinha e Yanick não foram para o Benfica à imagem do que aconteceu noutras alturas com jogadores como Nuno Assis, Fonte, Marco Ferreira…
    Durante toda a época de 2004/05, os dirigentes do Benfica foram vistos e ouvidos a combinarem nomeações de árbitros, a terem menos adversários do que os restantes competidores, jogando duas vezes em casa, a almoçar e a jantar com intervenientes do jogo, a oferecer beijocas e empregos em algumas empresas ligadas ao Benfica e seus dirigentes…tantas coisas que daria um texto maior do que este.
    Nada serviu para fazer Maria José Morgado reabrir processos que já tinham sido arquivados apesar das provas e testemunhos de pessoas credíveis. A CMVM decidiu 3 anos depois multar Veiga com a quantia “astronómica” de 30 000 euros por ter ficado provado para esta que o “senhor das beijocas” teria tido participação numa sociedade aberta e outra cotada sem ter feito a declaração disso mesmo.
    A imprensa reagiu a este escândalo com pequenas notícias ou notícias nenhumas.
    O MP assobia para o ar.
    A imprensa assobia para o ar.
    Para todos os efeitos, o apito encarnado não existiu. Ou será apito de cristal? Não interessa. Não existiu. Não existe.
    Existirá?

    Pergunto novamente:

    Se o ECPAD vier a ter um pingo de vergonha e resolver mesmo a contra gosto ,inquirir este caso, será que o S L Benfica fica com o Título de Campeão Nacional de 2004/2005?

    Será que se isto vier a ser, como espero, devidamente investigado a C.D da Liga ( já não será o narcísico assistente de Direito) pois esse ,acabou há dias de ser completamente chumbado pelo seu Professor, a julgar este caso, terá o S L B outra toupeira ?

    Não haverá possibilidade, quando a poeira pousar de o F C Porto levar este caso à UEFA ,como o Benfica ou a mando do Benfica fez, ao entregar o Dossier em «MÃO» do Apito-Dourado na UEFA?

    Aguardemos que baixe a poeira, aguardemos que o senhor Vieira deixe de meter o nariz onde não é chamado.

    Aguardemos que o Gabinete Jurídico do F C Porto leve por diante e a contento a sua gigantesca empreitada contra a maior cabala desportiva que há memória neste País.

    Abaixo a mediocridade!

    Viva o FC do PORTO

    PS- REPITO meus companheiros:

    A verdade é que o Benfica foi Campeão Nacional, o Estoril desceu de divisão, os ordenados não foram pagos, Litos e Xavier foram mesmo demitidos e Rui Duarte, Paulo Sousa, Moses , Cissé Fellahi , Amoreirinha e Yanick não foram para o Benfica à imagem do que aconteceu noutras alturas com jogadores como Nuno Assis, Fonte, Marco Ferreira…
    Durante toda a época de 2004/05, os dirigentes do Benfica foram vistos e ouvidos a combinarem nomeações de árbitros, a terem menos adversários do que os restantes competidores, jogando duas vezes em casa, a almoçar e a jantar com intervenientes do jogo, a oferecer beijocas e empregos em algumas empresas ligadas ao Benfica e seus dirigentes…tantas coisas que daria um texto maior do que este.

    Pois é.......»

    Retirado de Paula Martins

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Continuam a dar tiros nos pés, e os adeptos com palas na vista aplaudem (o comentário do Lino Oliveira é o exemplo acabado disto). Não posso deixar de sorrir, pois significa que só têm o que merecem.

    O apoio do G-14 é delicioso. A UEFA morre de amores pelo G-14, como toda a gente sabe, não é?
    E então pensem lá um bocadinho: acham que a UEFA vai baixar as calcinhas a um lobby que não pode ver nem pintado, ou vai aproveitar para dar uns açoites bem dados?

    Como dizia o tolinho, também eu estou bem mais confiante. :)

    ResponderEliminar
  19. A NIKE também está a nosso favor, e a fazer pressão sobre a federação relativamente à decisão sobre o recurso do nosso Presidente, que sendo ilibado irá inverter a decisão da uefa. Sim, essa mesma empresa de produtos desportivos que ajuda a pagar o ordenado ao "escrrolari" e patrocina a selecção. E até é capaz de ter mais sucesso do que a AEC junto da uefa.

    E sim, fui e sou totalmente contra a decisão de não recorrer da perda de 6 pontos por parte do Clube!!

    Zirtaev, parabéns pelo espaço que tantas vezes visito mas onde nunca tinha parado para comentar.

    Saudações

    ResponderEliminar
  20. Portugal actuou de acordo com os regulamentos e solicitou à UEFA a substituição do guarda-redes Quim que contraiu uma fractura num punho no treino de ontem, portanto antes do início do Euro’2008, e chamou para o substituir Nuno Espírito Santo, guardião do FC Porto, que viajará amanhã de manhã para a Suíça. No jogo de hoje, frente à Turquia, estará no banco de suplentes o jovem guarda-redes do Sporting, Rui Patrício.

    ResponderEliminar
  21. De conversa está o mundo farto!Se esses cem clubes estão solidários com o nosso imponente clube que boicotem a liga dos campeões da secretaria!Há que ter colhões!Garganta qualquer um tem!PS:Selecção de lisabon 2 minha querida Turquia 0!Marcadores:1 0 Ronaldo ao intervalo!2 0 Ronaldo depois do apito final!

    ResponderEliminar
  22. Meus amigos,essa tanga do apito vermelho e de que a procuradoria geral do pinto monteiro está a investigar alegadas dualidades de critério nas investigações do pito final é para eu me rir hoje ou é só para eu me rir quando estiver deprimido?

    ResponderEliminar