01 setembro 2008

Sai Quaresma, entra Pélé (oficial)

Comunicado da F.C. Porto - Futebol, SAD

A F.C. Porto – Futebol, SAD anunciou este domingo ter chegado a um acordo de princípio para a transferência de Quaresma para o Inter de Milão e para o ingresso de Pelé no F.C. Porto. O negócio pode atingir os 30,6 milhões de Euros.


COMUNICADO


A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo de princípio com o Inter de Milão para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Ricardo Quaresma.


O acordo foi fixado em 24,6 milhões de euros e prevê o recebimento de 18,6 milhões de euros, ao qual acrescerá o valor de 6 milhões de euros, resultante da aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador Pelé. Este atleta irá celebrar um contrato desportivo com a F.C.Porto – Futebol, SAD o qual será válido por um período ainda a definir.


O valor global a receber por esta transferência poderá atingir os 30,6 milhões de euros, dependendo da performance desportiva do atleta Ricardo Quaresma e do próprio clube que irá representar, Inter de Milão, durante as próximas 3 épocas desportivas.


Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração dos contratos de trabalho dos atletas supra referidos com os respectivos clubes e da conclusão dos exames clínicos a que se irão submeter.


O Conselho de Administração


Porto, 31 de Agosto de 2008


In FCPorto.pt

77 comentários:

  1. Vitória do Inter em toda a linha.
    A sua táctica de arrastar as coisas até ao último dia, resultou em pleno: Quaresma foi mesmo vendido a preço de saldo.

    Duas perguntas:
    -Quando a SAD pressentiu que não iria conseguir, nem de longe nem de perto, chegar aos 40 milhões, o que ganhou com tal arrastamento?

    -Por que razão ainda nos humilhamos ao ir a Milão negociar quando, como se faz em todo o Mundo, deveria ter sido o Inter a se deslocar ao Porto?

    Dia de grande alegria para slb, scp e comunicação social portuguesa.

    ResponderEliminar
  2. Uma vergonha.
    Uma grande vergonha.
    .
    Depois da grande surpresa,agora termos que ouvir a do Quaresma dos 40 milhões...
    Pdc só punha um euro se fosse preciso?afnal tem que por para aí uns 15 a mais...Espero que os ponha.
    .
    .
    Das piores vendas da história do clube e uma novela e um desfecho que em nada dignifica o nosso presidente que sempre foi admirado e temido lá fora por ser um duro negociador que não cede perante clube algum...
    .
    Tanta coisa,tanta novela,para depois curvarmo-nos perante o Inter e vender o Quaresma a preço de saldos..
    .
    Depois de hoje os clubes estrangeiros ja abriram a caixa de pandora para sacar pechinchas no Porto.
    .
    .
    Uma derrota clara de Pinto da Costa após suas declarações sobre os 40 milhões e que deve ser assumida por ele...Não pode andar calado como tem feito...Calou-se sobre a grande surpresa,ainda não reagiu como devia sobre o que se passou no estádio da Luz e agora os sócios esperam explicações sobre este negócio Quaresma...
    .
    Aonde estão os 40 milhões?18,5 milhões de euros por um dos melhores extremos do mundo e o maior motivo para qualquer amante do bom futebol
    pagar um bilhete para ver um jogo do Porto?Isto parece uma brincadeira de muito mau gosto.
    .
    .
    Sai quase pelo preço do Simão e o que nós gozamos com o Benfica no negócio Simão...
    .
    Estou muito triste,muito revoltado...Não há palavras...
    .
    .
    É caso para se dizer o nosso presidente Pinto da Costa foi totalmente comido pelo do Inter Massimo Moratti que a desdenhar o nosso jogador e as nossas exigências acaba por levar a dele avante por menos dinheiro que se calhar o próprio esperava...
    .
    .
    Felicidades ao Ricardo Quaresma nesta nova aventura.Obrigado pelos grandes momentos que me fizeste viver e por teres defendido tão bem o nosso clube.
    Deixarás saudades e as portas para artistas de nível mundial como tu estarão sempre abertas.

    ResponderEliminar
  3. Antes de fazer qualquer apreciação ao negócio em si, irei deixar umas palavras sobre o craque que agora abandonou o nosso clube.
    Obrigado Ricardo pelos anos fantásticos e pelos momentos únicos que me proporcionaste. Um dia ainda hei-de dizer aos meus netos: "Eu vi jogar o Quaresma". Na minha memória ficará aquele FC Porto x Rio Ave, à terceira jornada da época 2005/2006. Faltavam sete minutos para o fim e o jogo mantinha-se 0-0 quando, de repente, um rapazinho, que havia saído do banco de suplentes liderado por Co Adriaanse minutos antes, recebe a bola e remata aparentemente para fora, pelo menos era o que pensavam as 40 mil pessoas que lá estavam, eu era uma delas. Porém, a meio do seu trajecto, a bola dá uma curva, como se tivesse mudado de ideias e entra na baliza. Mas a bola não tinha mudado de ideias porque desde o primeiro momento quis entrar, simplesmente tinha sido tão bem acariciada por aquele rapaz que lhe quis dar uma prenda e resolveu entrar nas redes dos vilacondenses de uma maneira única.
    Muito boa sorte para o Inter. Espero que sejas muito feliz, desde que essa felicidade não implique o infortúnio do nosso (sim do nosso, porque sabemos que também é teu) Futebol Clube do Porto, claro está.

    ResponderEliminar
  4. Felicidades para Quaresma, embora não acredite que vingue no calcio.
    Benvindo Pelé, que é um valor seguro que o Benfica foi surrupiar ao Salgueiros em mais um dos seus indignos actos de gestão cobarde e mafiosa com a complacência da Imprensa do regime.
    (apesar de opiniões contrárias) Parabéns FC Porto, porque resolveu-se um problema que não valia 10, muito menos 40 milhões de euros*


    * As explicações/contas guardo-as para mais tarde, mas é só para enfurecer mais os enervados que reagem a quente e acham que 30 não pode ser tão bom como 40, sendo ambos óptimos.

    ResponderEliminar
  5. Agora o negócio.
    Mau negócio. Não me venham com histórias da treta, pelo menos 25 milhões mais o Pelé, já que o Suazo foi para outras bandas corruptas. Aí seria um bom negócio. Assumo também que não estive por dentro das negociações e por isso, como todos vocês, falo sem conhecimento de causa. E, igualmente, não me esqueço que o Deco em termos puros e duros foi vendido por 15 milhões mais um jogador.
    De qualquer modo, em termos gerais, a minha opinião é de que o negócio é globalmente mau.

    PS: isto não quer dizer que o Pelé tenha culpa porque é óbvio que não tem. Por isso faz favor de dar-mos todos as boas vindas ao jovem português, um jogador cheio de futuro por sinal.

    ResponderEliminar
  6. Duarte:

    Foram 15 milhões de euros mais o Quaresma...Um jogador de 20 anos dos mais prometedores do futebol mundial e dos mais talentosos que veio a troco de 7 milhões de euros e que foi o jogador que foi para o F.C. Porto...
    Trata-se de um extremo e não de um trinco.
    E o Barcelona nesse ano nao se lembrou de reforçar nenhum nosso rival...Nem Pinto da Costa anunciou ao mundo que o Deco só saia por 40 milhões de euros...
    .
    Não dá para comparar o talento e o potencial de Quaresma que é u jogador diferenciado ao do Pélé que pode vir a ser importante mas que nunca será a figura do futebol mundial que já é Ricardo Quaresma e que não vale um preço do bilhete só para vê-lo jogar como vale Quaresma...
    .
    .
    .
    Agora quando temos portistas que vêm craques num Mariano qualquer e acham que Quaresma vale menos que 10 milhões de euros...bem palavras para quê...Se calhar o Cristiano Ronaldo também só deve valer 15...e o Hulk a 11 até é barato...
    .
    O Hulk vale 11 milhões,o Quaresma vale 10...boa...
    .
    .
    Acho até que o deviamos ter oferecido,realmente o que é isso dele ter sido eleito entre os 50 melhores do mundo para a FF,ter sido durante anos o melhor jogador da liga portuguesa,o rei das assistências e ter feito obras de arte atrás de obras de arte e resolver uma série de jogos para o nosso clube...?Isso?Vale 10 milhões....Aliás ter um jogador da qualidade do Quaresma até era problemático...
    .
    Bem eu não me vou alongar muito mais até porque tenho um post já escrito sobre o tema e que pode vir a ser publicado aqui no blog e não me quero estar a repetir.

    ResponderEliminar
  7. mau negócio. abre precendentes a nível de negociações posteriores.duvido que as vendas de 30 milhoes como pepe,anderson,ricardo carvalho se voltem a repetir.

    sinceramente julgo que a sad foi responsavel por tudo isto, vendemos 200 milhoes de euros em 5 ano de jogadores e continuamos um buraco em termos de contas, ridiculo.
    temos uma carrada de argentinos inúteis como bolatti,benitez,tomas costa e farias.

    30 anderson
    30 pepe
    30 ricardo carvalho
    20 bonsingwa
    20 paulo ferreira
    16 deco
    10 postiga
    20 maniche
    10 costinha

    A nossa direcçao tem falhado a toda a linha. Não defende a imagem do clube devidamente (caso plantini), deixando o nome fcporto estar nas ruas da amárgura e deixamos de ter o único jogador que vende camisolas em numero razoavel por 1 preço ridiculo.

    enfim
    hoje tou triste
    talvez tivesse a ilusão que fossemos diferentes...

    ResponderEliminar
  8. é não esquecer estes momentos e nas proximas eleiçoes votar em branco..isto se fosse possivel porque infelizmente não há ninguem com tomates para concorrer contra o PC tal o medo que lhe têm e aos seus "cegos" seguidores que lhe desculpam tudo!

    o tem po dele já passou meus caros..foram bons mas tá na altura de mudar!

    ResponderEliminar
  9. Não levem tudo à letra...
    Abstraiam-se dos números...

    ah, pois, mas vocês são todos gestores. Parabéns.

    ResponderEliminar
  10. Defender que a venda por estes números é vantajosa para o FCP é o mesmo que comer merda e achar q sabe a chocolate!

    Se calhar até sabe...que sei eu de negócios ou do sabor a merda? Nada!

    O que eu sei é que o Quaresma não foi vendido. Foi oferecido.

    ResponderEliminar
  11. Realmente não levem á letra...Esta Sad e o nosso presidente nunca erram...Mesmo que o erro esteja diante dos nossos olhos,devemos fecha-los bem e imaginar que alguma coisa deverá estar bem...
    Mesmo que nem com toda a imaginação do mundo seja possivel,o melhor é abanarmos a cabeça,sorrirmos,comermos e calarmos.
    .
    .
    Esse tipo de mentalidade faz lembrar aquelas épocas de ditadura em que se considerava que boas pessoas eram aquelas bem burrinhas,que não questionassem nada que viesse de cima e fossem totalmente obedientes mesmo que algumas ordens fossem para lá de questionáveis......Acatar as ordens e aceita-las como o melhor para todos sem discutir porque afinal nós não somos nada e quem está acima se o faz assim é porque tem algum motivo...
    .
    .
    Eu gostava de perceber o porquê de quando estamos a falar do negócio de venda de um dos jogadores mais talentosos que já passou pelo F. C. Porto nos devemos abstrair dos números...
    Devemos concentrar-nos em quê?Em algo espiritual que vai para além da compreensão comum ou assim?
    .
    .
    Eu não sou gestor...mas também não sou nem burro nem cego tal como os portistas não são.
    Alguns gostam de se fazer de cegos e de concordar com tudo o que lhe vem de cima e abanar com a cabeça mas aí o assunto é outro....
    .
    .
    Já agora,hás-de me dizer quantos elementos da administração da Sad do F. C. Porto têm curso de gestão.
    Ou se o nosso presidente tem curso ou alguma vez estudou para ser gestor...
    Segundo o que dizes então eles também não podem lá estar nem tomar decisões desta gravidade porque não são formados em gestão...
    .

    .

    ResponderEliminar
  12. Bem nesta transferencia fica-me uma certa azia provocada pela historia dos 40M.

    Mas analisando e traduzindo o pelé em dinheiro e os premios por objectivos e colocando em 25M a transferência. Será o jogador mais caro da liga italiana e das outras transferências internacionais lembro-me de danny e dani alves que foram mais caros.

    Juntando a isso o facto de não tendo jogado no Europeu. E analisando o facto de o mercado estar em baixa é um bom valor.

    Deve-se ter em conta tambem que tal como aconteceu com deco provavelmente PC teria prometido que o deixaria sair.

    ResponderEliminar
  13. quem são estes atrasados mentais que dizem que o clube tem falhado em toda a linha, quando o NOSSO CLUBE É O CLUBE NÚMERO UM NO MUNDO EM RECEITAS DE VENDAS DE JOGADORES NOS ÚLTIMOS 6 ANOS?

    NÚMERO UM NO MUNDO, CARALHO!

    Há gente que não merece ser Portista! Há gente que não merece o nosso Presidente!

    ResponderEliminar
  14. Deixemo nos de tretas, fomos comidos e pronto. Podiamos ter vendido por 30 mas quisemos mais e ficamos com ...18.Enfim uma boa liçao!

    FICA PARA A HISTORIA UM ENORME JOGADOR, QUE SO UM MAIS BAIXO ACEFALO NAO COMPREENDE

    NUNCA TE ESQUECEREMOS...Obrigado por tudo HARRY POTTER!!!!

    Estou triste porque vejo partir o melhor jogador português do nosso campeonato, mas feliz por ele, pois vai para um grande campeonato, ser treinado pelo melhor treinador do mundo

    O que se pode pedir mais de um jogador? ele deu-nos títulos, golos decisivos, trivelas maravilhosas, assistências, momentos mágicos e inesquecíveis, e muitos milhões...ele encheu estádios, bateu recordes de vendas no merchandising do clube ( + de 40% das receitas totais)...isto sim foi um "verdadeiro activo", adquirido por 6milhões de euros

    Ao Quaresma tudo de bom para sempre!!!! ficarás para sempre nos nossos corações! MERECES TUDO

    Como alguém um dia disse, " um dia vou poder dizer, eu vi jogar o Quaresma"

    Com Mourinho e o "pai" Luis, a caminho do topo do mundo...BOA SORTE

    P.S- que falta fizeste ontem

    VAMOS PELE

    ResponderEliminar
  15. Os objectivos não sabemos quais são ou se sequer serão atingidos...isso é tiro no escuro e areai para os olhos para fazer puxar mais um bocadinho a ideia do que foi o negócio.
    .
    Na prática nos cofres entram apenas 18,5 milhoes.
    Entraram mais com a transferência do Bosingwa que é lateral direito.
    Ano passado entraram muito mais com um central e ainda com um médio que pouco mais de 10 jogos fez pelo Porto.
    .
    .
    Mesmo que consideremos que o Pélé vale os tais 6 milhões(foi contratado há ano meio por 2 milhões) isto dá 24,5m.
    .
    Danny do Dynamo foi mais caro,dani alves do sevilha mais caro,Tevez foi contratado este ano pelo manchester pela módica quantia de 40 milhões de euros também foi mais caro.
    O brasileiro do Cska de Moscovo Jô foi contratado por 24 milhões de euros,também mais caro.
    .
    E mesmo a Juventus pagou 22,5 milhoes em dinheiro pelo avançado brasileiro ao Palermo por Amauri.
    .
    O Tottenham pagou 27 milhões de euros por Luca Modric também,mais caro.
    .
    Mas temos mais...O Liverpool contratou Robbie Keane por 24 milhões de euros,tudo em dinheiro,também mais que o nosso Quaresma.
    .
    .
    E isto são apenas alguns exemplos que me vêm á cabeça...
    .
    E não há transferências mais caras porque os grandes jogadores mesmo das ligas menores como:Portugal,Holanda,França etc têm se mantido nos seus clubes e algumas propostas rejeitadas...
    Porque o Lyon rejeitou 40 milhões do Barça pelo Benzema.
    .
    Huntellar também tinha grande valor de mercado entre outros...
    .
    E nas grandes ligas não houve grande movimentação.
    Mas até ao final do dia o Robinho,suplente no Real Madrid pode ir para o Chelsea por mais de 30 milhões de euros.
    .
    .
    Jo,Amauri,Danny,Daniel Alves,Tevez nao jogaram europeu,tal como Robinho..
    .
    Não se praticaram mais elevadas somas,também porque grande parte dos clubes não aceitou negociar os seus melhores jogadores a não ser por elevadas fortunas...

    ResponderEliminar
  16. Em primeiro lugar gostava de saudar todos os participantes deste blog que frequentemente acompanho apesar de raramente participar.
    Posto isto, vejo-me forçado a lamentar a forma como têm sido feitas considerações aqui à administração do nosso clube.
    Sublinho o facto aqui realçado pelo habitus salazaristas. De facto, nos últimos anos mais nenhum clube no mundo consegue gerar receitas com a venda de jogadores como o nosso consegue.
    Quaresma foi adquirido por troca com Deco reduzindo em cerca de 7 milhões de euros a quantia que o Barcelona pagou pelo médio. O FCPorto acaba de o vender por quase 4 vezes mais. E estou convencido que não o vende por mais por dois motivos: pela vontade do jogador e pela pressão dos sócios para que o clube o vendesse. Num blog de portistas (que por sinal também muito aprecio), informaram que havia 2 petições online alegadamente criadas por adeptos da equipa italiana. Tive oportunidade de constatar que essas petições também estariam a ser assinadas por adeptos portistas.
    Não passa de um exemplo, mas esclarecedor em relação ao que eu digo. O nosso clube nada teve que o ajudasse a valorizar o jogador.
    Na altura da compra do Quaresma (7 milhões de euros), apesar de ser muito conhecido por cá pelas exibições no Sporting e pelo mediatismo da transferência para o clube espanhol, no mercado europeu Quaresma era pouco conhecido e raramente jogava. O FCPorto apostou 7 milhões nele e vendeu-o por 26 no mínimo.
    E tem sido assim ao longo dos últimos anos: o FCPorto compra muitos e rentabiliza alguns, se assim resulta e se torna no clube no mundo que mais vende... por mim tudo bem.
    As críticas que aqui leio são dirigidas à administração que ano após ano forma a melhor equipa nacional, ganha sistematicamente o campeonato e ganha nos golpes baixos que cobardemente lhe tentam aplicar... e vocês só vêem erros.
    Até leio que a partir daqui o clube não mais será capaz de tornar a vender por 30 milhões! Por alma de quem?! Quem disse?! Continuamos com os melhores... temos activos garantidos (B. Alves, Lucho, Lisandro, Rodriguez, Hulk...) Ou vocês duvidam que esses investimentos todos irão mais tarde ser receitas?
    Em 2004 o FCPorto tocou no céu... no topo... quando muitos vaticinavam que a partir dali iria ser sempre a descer, que o PC estava senil... e sei mais lá o quê, bastou um ano sui generis que o Benficas aproveitou para logo de seguida o FCPorto se levantar e ser tri-campeão. Coisa que só não foi inédita porque o PC já está lá há muitos anos e teve tempo de ser penta. Esse mesmo PC que hoje tanto se critica.

    Um abraço para todos

    P.S.: Quanto às finanças do clube que aqui também foram referidas, não comento como a administração gere o passivo. Interessa-me que o FCPorto cumpra com as suas obrigações e se torne a cada ano mais forte na Europa. Para isso confio no nosso líder.

    ResponderEliminar
  17. foi com boavisteiros assim que naO queriam saber das finanças do clube e apens ligavam aos resultados desportivos e diziam amen a tudo o que a familia loureiro dizia sem se preocuparem com contas nem nada,que o Boavista está hoje aonde está...
    .
    .
    O Quaresma quando veio para o Porto veio pelo mesmo preço que o Barça comprou ao Sporting ebl era considerado das maiores promessas do futebol europeu...Despertava interesse em vaRIOS grandes clubes e era internacional...
    Nao era propriamente um desconhecido...
    ..
    Veio como o grande craque do Porto para esse ano e não como desconhecido do Uruguai ou do Japão.
    .
    E jogou bastante no barça para um estrangeiro de 18 anos que tinha a concorrencia de Ronaldinho..
    So saiu do Barça porque pediu para sair que queria ser titular.

    ResponderEliminar
  18. ricardocosta disse...

    foi com boavisteiros assim que naO queriam saber das finanças do clube e apens ligavam aos resultados desportivos e diziam amen a tudo o que a familia loureiro dizia sem se preocuparem com contas nem nada,que o Boavista está hoje aonde está...

    isto fez-me pensar.
    quero dizer que não totalmente a esse teu pensamento mas tambem não consigo.

    ResponderEliminar
  19. Quaresma sai - entra 30,6M €.
    Ora como 40M - 30,6M = 9,4M
    Pinto da Costa transfere da sua conta pessoal para os cofres do F.C. Porto - 9,4M.
    Isto para já porque se ao longo dos próximos 3 anos não forem entrando os ditos 6 M por objectivos, Pinto da Costa pode ir pagando em suaves prestações. 6M/36 meses = 166,6666666(6) mil Euros.

    Graçolas à parte, o nosso Presidente sai mal visto deste negócio, coisa que nós Portistas não estamos habituados. Agora se o preço se foi baixo ou alto só o tempo o dirá. Desejo boa sorte ao Quaresma, nesta sua nova aventura no estrangeiro.

    O que me faz mais espécie no meio disto tudo é para onde vai tanto milhão, na minha conta não está que eu ainda agora fui verificar. Com dinheiro que o F.C. Porto tem realizado em vendas nestes últimos anos penso que deviamos estar um patamar acima do que na realidade estamos, ou seja que já tivessemos dado o salto da 2ª metade da 1ª divisão do futebol europeu para a 1ª metade e ombrear muito mais ainda com os grandes colossos do futebol (embora considere que somos a úncia equipa Portuguesa a estar na 1ª divisão do futebol europeu).


    P.S. Quero agradecer aos mentores deste blog a oportunidade que dão a Portistas como eu de mostrar a sua concordância ou discordância com tudo o que se relaciona com o melhor clube do mundo o nosso F.C. PORTO.

    P.S.2 Um pequeno reparo a certas pessoas que aqui fazem comentários - discordar de algo não significa não gostar, ou até odiar e não ser merecedor de, mas sim e desde já liberdade de expressão e depois alerta para algo que achamos estar a lesar algo de muito importante para nós.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  20. A minha alma está parva...

    Se a estupidez pagasse imposto, o Socrates tinha o problema do defice resolvido !! Só com os 'portistas' deste blog...

    Vocês esquecem-se que o valor de mercado é definido pelo vendedor, mas... também pelo comprador!!

    O que o PdC disse em Março é que o RQ7 só saía sem o FCP ter uma palavra a dizer que alguém cobrisse a clausula de rescisão, como é lógico, se houver acordo entre as 3 partes a clausura não vale de nada...

    Pois, 3 partes... É verdade, o RQ7 também teve a sua palavra a dizer (e que palavra) e ele queria ir para o Inter e há muito que está a fazer birra para sair...

    Outra coisa... onde andam os milhões das vendas ?! Pois é, vocês julgam que o Lucho, Lisandro, Hulk, Anderson, Cebola, etc... vêm para o FCP a custo zero?!

    Mais, ao fim do mês o Lucho, Cebola, Lisandro e muitos outros esquecem-se de levantar os seus cheques de 6 digitos, não ?!

    A QUALIDADE paga-se (cada vez mais) CARO !!

    Para finalizar...
    Origado RQ7 !! Quando vieste para o FCP estavamos fartos de ganhar...
    Com a tua presença também ganhamos muita coisa, mas...
    Não tenhas dúvidas que vamos continuar a ganhar depois de saires.

    Obrigado MUSTANG !!

    ResponderEliminar
  21. Bom negócio, que ainda pode vir a dar muito mais dinheiro no futuro próximo. O negócio Deco também só rendeu 12 milhões de euros no imediato - uma bagatela pelo melhor e mais fundamental jogador de toda a história do Porto - mas nas épocas seguintes rendeu mais 3 milhões e agora está a render mais 18,6 milhões mais Pélé. Quaresma pode vir a render mais 6 milhões no futuro próximo e Pélé é um jogador que apesar de muito jovem, se adaptou bem ao futebol italiano (bem melhor que Quaresma com a mesma idade ao espanhol), mostrando raça e carácter - não é qualquer puto futebolista estrangeiro de 20 anos, que em Itália, ainda por cima jogando a trinco, faz um golo decisivo numa meia final da taça e faz um golão que dá a vitória na final da mesma taça. Portanto, não se ponham já alguns a diminuir o Pélé relativamente ao Quaresma, porque ninguém sabe se o Pélé não virá a dar um trinco de ainda mais nível mundial que o Quaresma como extremo. Já muitos o consideram o futuro Patrick Vieira, por algum motivo há-de ser.

    Há por aqui muitos portistas indignados com Pinto da Costa, mesmo assumindo-o com algum receio! Acho que deviam constituir uma lista directiva e fazer-lhe frente nas próximas eleições e até arranjarem maneira de as antecipar, para o clube não ter de continuar a suportar por muito mais tempo a sua "péssima" gestão. Deviam ser coerentes com a indignação que revelam e enfrentarem-no. E também podiam deixar de fazer comparações absurdas com a ruína do Boavista. É ofensivo para um portista que se preze, pôr no mesmo patamar um pequeno clube com 15 mil sócios e com muito favor uns 100 mil adeptos, e um clube que tem mais sócios que o Boavista adeptos e tem cerca de 3 milhões de adeptos. O Boavista está arruinado porque se pôs em bicos de pés e quis ser maior, muito maior, do que a sua massa crítica lhe permitia. Quis estar ao nível do Porto, quis ter um grande estádio como o Porto, sem ter os adeptos nem as receitas do Porto. A grande maioria dos adeptos boavisteiros são anti portistas, não tenho a mínima dúvida acerca disso, e radica aí a insensatez que os levou à ruína, o quererem rivalizar com o Porto. Se o Porto pretendesse rivalizar, de igual para igual, com o Real Madrid, também acabaria arruinado rápidamente. Para além disso, o Porto é há muitos anos um clube cotado em bolsa, coisa que o Boavista nunca foi, com as exigências contabílisticas e de auditoria financeira que daí decorrem. É sabido, aliás, que de todos os grandes clubes portugueses, o Porto é o que tem maior saúde financeira, com um passivo acumulado do grupo Porto (clube + SAD), claramente inferior aos dos grupos Sporting e Benfica. Não faz portanto sentido nenhum, estar-se a comparar a situação do Porto com a situação do Boavista.

    ResponderEliminar
  22. A minha alma está parva com tanto portista 'indignado' com o nosso presidente.

    Devem estar esquecidos de tudo o que temos vindo a ganhar até aqui.

    Ainda falam dos benfiquistas? Vocês estão iguais.

    Já deviam estar habituados que com o PC nada 'acontece por acaso'.

    Foi assim com o Deco, foi assim no negócio Rodriguez e será assim com Quaresma.

    Mas claro, o nosso país está cheio de mentes iluminadas que percebem mais de futebol do que alguns que gerem um clube há mais de duas décadas com vários títulos conquistados.

    Sem comentários.

    ResponderEliminar
  23. Há por aqui muita gente pouco inteligente, isto mais parece a caixa de comentários de um qualquer blog benfiquista... 24.6 milhões, q poderão chegar aos 30.6 dependendo da performance desportiva de Quaresma. Sinceramente acho q o Inter simplesmente se salvaguardou face à intermitência de Quaresma. De facto é capaz do melhor, mas também capaz de irritar o mais paciente dos adeptos. Na realidade ninguém pagaria 40 milhões pelo Quaresma e esquecem-se que o Pinto da Costa fez o discurso que fez com a simples intenção de tentar valorizar o passe de RQ, sabendo-se de antemão que é um activo complicado de gerir. Para além disso, esquecem-se da pressão que RQ estava a fazer para sair. O Porto não é o Manchester Utd, que mesmo com as birras de Ronaldo tem capacidade financeira e desportiva para o segurar qs contra sua vontade. RQ já não é uma promessa, não tem 19 ou 20 anos como tinha o Anderson, já teve outras oportunidades, e deu provas do que vale, mas também deu provas do que não vale. Muito obrigado por tudo o que deu ao clube, muito obrigado pelos momentos de magia, agora acabou, e acabou bem. O negócio, chegando aos 30.6 milhões (o q faria sentido seria clarificar em q condições chegará a estes valores), será um negócio excelente.

    ResponderEliminar
  24. Por quanto é que o McCarthy foi vendido? O Porto recusou vendê-lo na época anterior, o jogador ficou contrariado, fez uma época miserável e depois acabou por sair (esse, sim) a preço de saldo. Este não é o negócio que o Porto queria, mas é o negócio possível. Para um jogador valer 40 milhões de euros, alguém tem de estar disposto a pagá-los, não é só o Pinto da Costa dizer... E se o Quaresma foi para o Inter por este valor, é porque não apareceu nenhum clube disposto a pagar mais. E o Quaresma esteve o defeso todo na montra...

    Afinal de contas, 18.6 milhões de euros, que poderão ser mais, caso o Quaresma tenha êxito em Itália, no Inter de Mourinho (convém não esquecer esta parte), mais um jovem jogador internacional português, por alguém que, apesar de ter sido fundamental nos últimos êxitos portistas, foi repetidamente assobiado pelos próprios adeptos, que estavam fartos dele e estavam dispostos a dá-lo, se necessário fosse, não é tão mau assim, pois não?

    ResponderEliminar
  25. Para já digo apenas que foi o negócio possivel, apesar de tudo um bom negócio. Sería-mos o clube mais rico do mundo se metade das aquisições de jogadores rendessem metade do lucro do Quaresma. Em todo o caso gostaria de perguntar, em especial ao Ricardo Costa, com quem estou de acordo a maoiria das vezes, qual era a alternativa que ele propunha. Ficar com o Quaresma contrariado? Vendê-lo a quem? Qual foi o clube que manifestou enteresse nele, além do Inter? O Pinto da Costa cedeu ao Inter, pois cedeu, em qualquer negócio há cedências. O Inter esticou a corda até ao fim? Claro, esticou até onde foi obrigado pelo Porto, ou não são assim todos os negócios?
    A classe potencial do Quaresma é imensa, mas a classe real? Porque será que 6 milhões ficam condicionados á obtenção de certos objectivos?
    Quanto às contas eu também gostava de as ver bem explicadas, mas enquanto se obtiverem cerca de 50 milhões de receitas de vendas e cerca de 24 em compras, não estou muito preocupado. Estaria mais preocupado se gastasse em compras mais de 20 milhões em dois anos seguidos e práticamente nada fizesse em vendas, como acontecer noutro lado.

    ResponderEliminar
  26. Só falam dos números, mas reafirmo o Quaresma já não «estava cá» desde o fim do campeonato passado e depois não apareceu ninguém a fazer frente aoa Inter. O negócio foi o possível.
    Aguardarei para ver o rendimento dele em Itália. O Mourinho terá de ter em conta que independentemente do artista há o Cigano. Não estou a ser racista é só constatar o que há de registos. Soão bons no Flamenco na Dança e o Quaresma é no futebol a excepção que confirma a regra e mesmo assim faz uns »números».

    ResponderEliminar
  27. Obrigado por tudo RQ7.

    Um jogador fantástico !

    ResponderEliminar
  28. Vendido na altura certa.
    Não penso que fossemos ter um Quaresma a bom nível caso a transferencia se gorasse.

    Recorro-me da opnião de ABoronha, " na conjuntura económica actual e no estado neuronial presente em que o jogador se encontrava, o 'fc do porto' acabou por fazer, no limite, um excelente negócio com a venda de quaresma ao 'inter'!"

    "concluindo. se pinto da costa esteve mal foi há meses, quando arriscou o desplante público de afirmar que poderia vir a meter um 'euro' do seu bolso para completar os miríficos 40 milhões!!!...", esse sim foi um grande disparate

    ResponderEliminar
  29. Também tem que se levar em conta a vontade do jogador e de que servia ter um Quaresma a fazer figura de corpo presente?
    Foi o negócio possível.
    Obrigado RQ7 pelos (muitos) momentos de magia.

    ResponderEliminar
  30. Que pelo menos sejam bem aplicados a meia duzia de €€ recebida... Agora achar que foi um bom negócio??? Nunca!!!
    Boa sorte Quaresma... e bem vindo Pele

    ResponderEliminar
  31. Por toda a conjuntura do mercado, considero que foi um bom negócio. Todos sabemos que 40 milhões era um exagero e, até pelo Euro que fez, o negócio foi bem puxadinho até ao limite. Se calhar, podemos apontar um pouco de defeito às declarações de Pinto da Costa, mas o bluff também faz parte do jogo.

    Quaresma sai na altura certa, de um clube onde teve uma evolução fantástica e onde foi campeão do mundo, tendo momentos brilhantes, espero que a evolução seja ainda maior e que ganhe todos os troféus em Itália e que perca na Europa, porque compete directamente com o FCP.

    Agora vem Péle, espero que se adapte bem no plantel, e confio ser um jogador útil à equipa, pelo menos temos 2 boas opções sérias para aquele lugar, embora considero que a aposta por Fernando seja a melhor aposta.

    ResponderEliminar
  32. A contratação mais cara do Calcio:

    1.º Quaresma do F.C. Porto para o Inter, 24,6 milhões de euros
    2.º Amauri: do Palermo para a Juventus, 22,3 milhões
    3.º Ronaldinho: do Barcelona para o Milan, 21 milhões
    4.º Muntari: do Portsmouth para o Inter, 14 milhões
    4.º Gilardino: do Milan para a Fiorentina, 14 milhões
    6-º Mancini: da Roma para o Inter, 13 milhões
    7.º Felipe Melo: do Almeria para a Fiorentina,
    7.º Juan Vargas: do Catania para a Fiorentina, 12 milhões
    9.º Poulsen: do Sevilha para a Juventus, 10 milhões
    10.º Júlio Baptista: do Real Madrid para a Roma, 9 milhões
    10.º Zambrotta: do Barcelona para o Milan, 9 milhões

    e foi mau negócio...

    ResponderEliminar
  33. O Futebol português fica mais pobre com a saída de mais um mágico!

    O fcp fez um péssimo negócio!

    ResponderEliminar
  34. Aiiihhhh o Futebol, tanta emocao e tanta falta de racionalidade, mesmo quando estamos a falar de pura e simplesmente matematica. Nem sequer se trata de gestao, ninguem precisa de ser licenciado para saber que 18,6 nem metade de 40 e’. Mais claro que agua, tao simples como 2+2 serem 4. Tendo em conta os parametros e as expectativas criadas, o negocio foi pessimo, um autentico fracasso dos negocioadosres que defenderam os interesses do FCPorto.
    Apartir deste ponto, podemos manter a racionalidade ou se preferimos e porque isto se trate de paixoes, podemos aumentar a dose de emocao e procuramos texto para chegar a conclusao que mais nos interessa.

    Eu, muito me rio lendo alguns comentarios a desejar felicidades ao Quaresma daqueles que ha 4 meses o assobiavam em pleno dragao. Mt rio daqueles que agora atacam o jesualdo pela falta de extremos, qd foram os primeiros a dizer que o Quaresma merecia estar no banco. Mt me rio qd agora dizem que 18 Mio e pouco e ha 1 meses diziam que nem 15 Mio valiam. Basta pesquisar neste blog, que tambem se vao rir um bom bocado.

    Sempre defendi o Quaresma. Qd diziam que ele era arrogante e tinha a mania eu via nele um jogador psicologicamente fraco e mutio humilde. Qd diziam q era egoista, eu via e revia-o no lado esquerdo do ataque a tirar o Nelson do caminho e a colocar a bola no pste mais distante.
    Ninguem me vai tirar o prazer que tinha em pleno dragao, simulando jogar playstation com o meu companheiro de luta, sempre que o Quaresma pegava na bola.
    Ja estava preparado para a sua saida. Apesar de para mim, nao haver maior clube que o FCPorto, compreendo a ambicao dos jogadores e respeito a sua vontade de sair para um campeonato em que haja mais que uma equipa com valor....

    Agora, sair por 18,6 Mio !! Foda-se, mas que merda e’ esta ? Receber um jogador, independentemente do valor, para uma posicao em que ja contamos com 6 jogadores !!!!
    Gostava de saber que parametros definidos, sao esses que poderao fazer entrar mais 6 Mio. Quem os vais cntrolar e ja agora que influencia tem o FCporto para alcancar esse valor.....Se calhar. os unicos que influenciam esses parametros sao os responsaveis pelo pagamento !!!

    Estou mt desiludido. A escumalha que se rodeia a volta do president, esta a dar cabo do clube. Para alem da supostas comissoes demonstarm toda a sua incompetencia para gerir dossier como este.

    Infelizmento, o FCPorto, o clube, a cidade, o pais e o nosso president estou neste momento a ser alvo de chacota e riso nos corredores dos principais clubes europeus.

    E isto tudo por causa de inteligentes que julgam que vender revistas e ser relacoes publicas e’ mesma coisa que negociar com moratti 40 Mio de EUR

    Agora percebo pq gostam de uruguais, argentinas, perus e japoes.......em terra de cegos, quem tem meio olho e’ rei.
    Cambada de incompetentes

    ResponderEliminar
  35. Porque será que os "portistas puros", que estão sempre de acordo com tudo o que a SAD e PdC fazem, não são capazes de discutir educamente e respeitar os "portistas de 2a." que teem outras preocupações para além dos resultados desportivos!
    Porque será que recorrem ao insulto, tal como o fariam se de rivais se tratassem?
    Já aqui foi lembrado o caso do Boavista que chegou a andar pela Liga dos Campeões, venceu taças de Portugal, supertaças e até um cameponato!!!
    Não chega este exemplo? Então aqui vão mais: Salgueiros e V. Guimarães!
    Curiosamente 3 clubes que durante anos foram presididos por pessoas da geração de PdC e todos amigos de peito!
    E se querem outro exemplo lembrem-se do SLBosta! Porque será que estão cobertos de dívidas e com sérias dificuldades em regressar ao nível que já tiveram? A resposta é simples: durante vários anos eram camioes a entrar e a sair carregados de jogadores!
    Ninguem tira o mérito a PdC! Muito menos eu que vivi 17 anos à espera de ganhar um campeonato!
    Mas este PdC já pouco tem a ver com aquele que eu ajudei a ganhar as eleições no FCPorto!
    E para aqueles que veem aqui enaltecer as boas vendas da SAD portista: com tantas e boas vendas porque é que a SAD acumula prejuízos de época para época estando à beira da falência técnica?
    E é aqui, na falência técnica da nossa SAD que está a grande fonte de preocupações dos ditos "portistas de 2a."
    E Viva o FCPorto, SEMPRE e acima de qualquer pessoa!

    ResponderEliminar
  36. Ricardo Costa, o teu sistema panfletário comigo não funciona.

    Eu acho que se fez um bom negócio porque foi o possível neste momento.

    Não reagi de cabeça quente porque previa que a venda seria por valores como os que estavam mais ou menos anunciados. O Zirtaev até recordou aqui a capa de O Jogo.

    1º - Nunca haveria venda por 40 milhões; aliás, praticamente todos concordam que era um preço exagerado e, por fim, o Europeu não enalteceu o Quaresma. Havia uma sobrevalorização.

    2º - O que está numa cláusula, ou num contrato qualquer, pode não ser levado à letra ou à prática. É do senso comum para quem quiser fazer seja o negócio que for, até de uma casa, e ter de baixar o preço antes estimado.

    3º - O problema aqui, no subconsciente de incendiários como tu, que achas ter a razão para insutlar tudo e todos, foi a boutade de Pinto da Costa e os famosos 39.999.000 euros, que ele punha o outro. Isso é conversa para entreter e vale o que vale - seguramente vale muito menos que uma cláusula que, por si, pode ser alterada assim o entendam os negociantes.

    4º - Posta a questão dos números - que podem chegar aos 30 milhões mediante condições e objectivos que desconhecemos, mas devem passar no mínimo pela conquista do scudetto pelo Inter (então o Mourinho não consegue? Com o Quaresma? Não é canja?) -, abordemos a questão do indivíduo, o jogador Quaresma.

    5º - Quaresma deu ao Porto uma Supertaça (2004) da sua lavra (sentou Argel e não fez como Lisandro nem Rodriguez, bateu mesmo Quim), levou a equipa ao título em 2005 (fantástico golo em Guimarães) e a Taça assistiu no golo para Adriano (dobradinha); mais a Liga dos Campeões e boas prestações; os títulos de 2006 e 2007; mesmo assim foi um jogador muito discutido. Mas deu tudo e não vejo que por uma birra de uns milhões se lhe há-de cortar as pernas, ele queria sair, aliás nem "estava cá", e esta foi a solução possível na hora de fechar o mercado.

    6º - Nos negócios tem de haver frieza e esta foi levada ao limite do fecho do mercado. Mas lidamos com seres humanos e o futebolista é um ser específico, mimado, idolatrado, mas sempre sensível e até com ideias para a sua vida, quer ganhar mais, conhecer outra coisa, partir e ele quer vingar o fracasso do Barcelona. Assim tenha sorte, embora duvide que triunfe no calcio mas não o desejo, quero que Quaresma, pelo que deu ao Porto, se faça mais e melhor jogador do que é.

    Posto isto, só uns parvalhões armados em gestores de feira podem vir dizer disparates como os que aqui tu e outros entenderam derramar. Não é uma questão de opinião, é muito mais do que isso. É uma teimosia absurda e pateta como as de catalogar jogadores sem os conheceres e avaliares a priori se vale o preço ou não.

    As minhas contas, por fim, para justificar o meu asterisco no comentário inicial e a observação para não levarem tudo à letra:
    - Não podia ser por 40M
    - Se for por 30M com Pelé está bem.
    - Os 10M de diferença são parte pelo preço exagerado na cláusula, incapaz de se cumprir - logo ou se baixava ou não haveria negócio com ninguém; e são parte também pela valorização que Pelé pode ter no FC Porto (é de caras); além de desta vez, ao contrário de quem inveja os comissionistas, sempre dão menos comissões a não sei quantos... Isto, claro, sem esquecer o PESO de ter Quaresma contrariado e improdutivo, algo que ninguém sabe quantificar a não ser o número de chibatadas a dar para ele aprender como se as coisas pudessem fazer-se assim...

    Portanto, como sou incapaz de saber exactamente qual o PREÇO CERTO, mas sei que aqui ninguém o sabe, aceito o negócio como bom - e dispenso-me de ridículos processos de intenção sobre a honorabilidade de a ou b que, não tendo curso de gestão (o dr. Fernando Gomes tem-no), estão habituados a lidar com números e com... jogadores.

    Penso ter sido muito claro, até porque abstraí-me dos números e de considerandos idiotas que aqui propagandeias.

    ResponderEliminar
  37. Meus amigos, tive sempre para mim que o que disse PC sobre os 40 milhões era para entreter, ele sabia claramente que isso seria impossível a não ser que o Quaresma fizesse um campeonato da europa do outro mundo.
    Depois o jogador tem um feitio especial e estava com os dois pés fora do clube, basta ver as suas declarações que nada ajudaram ao negócio, antes pelo contrário...
    Também me sabe a pouco a maquia, também acho o Pele sobrevalorizado, as clausulas valem o que valem mas somando tudo, concordo com o Zé Luís, terá sido o possível e com a lucro pois obrigar o jogador a ficar podia ser um prejuízo maior devido ao seu feitio.E é ver apesar de tudo quanto foi valorizado cá.
    O mercado também anda fraco e cada vez mais vendas elevadas terão tendência para acabar e não podemos ter a veleidade de podermos sempre fazer enormíssimos negócios.
    Agora só faz falta quem está e resta desejar sorte ao rapaz e que o Mourinho o coloque em ordem.
    E há que sermos realmente racionais e não apenas emocionais.

    ResponderEliminar
  38. Pois, é pena... Xau Quaresma e volta sempre.

    passem em:

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  39. Pena que o quaresma tenha saido. Foi bom negocio se tivermos em conta que este não queria ficar. Se por alguma maneira, este ficasse motivado por ficar no porto, então deveria ter ficado. ( afinal , quem paga 7M + 11M pelo rodriguez e hulk... )

    o Pele é um grande jogador, excelente compra.

    agora, comentar assuntos passados neste fim de semana :

    Jogo horrivel do fcp. não em termos de tactica ou tecnica ou ocasioes ou sorte ou etc. Foi horrivel os 30 minutos, onde um FCP dos antigos , tinha partido o benfica todo nesses 30 minutos finais ( nao digo marcar golos, que isso é sempre preciso um pouco de sorte ), mas não se tinha arrastado como fez.

    Jesualdo teve excelente, e desta vez não teve culpa nenhuma no cartorio. Os jogadores é que deram para se armarem em vedetas ou com excesso de individualismo ou com falta de entrega.

    Lisandro continua e continua a falhar. se continuar assim , estamos feitos.

    2 Pontos perdidos, mas o que mais me custa nao é os pontos, é o facto de por vezes não termos equipa, mas sim individualistas com falta de entrega.

    Penso que o 442 é a tactica que mais assenta no lote de jogadores que temos, apesar de nos faltar a ponta do vertice, ou seja , um medio criativo ( talvez o lucho,mas se este falhar nao temos substituto )

    vai ser dificil arranjar posição pro tommy. nas laterais do meio campo nao rende devidamente, a trinco tb nao, nem como medio ofensivo.

    Gostava por fim, que das pessoas que aqui comentam, que respeito/respeitava mas de cada vez respeito menos, tivessem um pouco de honra e retirassem muito dos insultos e barbaridades que dirigiram ao treinador do FCP.
    Basta ir aos posts anteriores e vemos comentarios como : " Mas eu sei que o jesualdo nunca vai apostar nos jovens , como o fernando." ou " eu já sei que o fernando vai ser encostado a epoca toda" ou " o candeias nunca vai jogar" ou o "jesualdo é medroso" etc.

    Adivinhar o futuro para lançar insultos, e depois quando esse futuro nao se torna realidade, se tivessem um pouco de vergonha, retiravam o que tinham dito, e não apenas se calavam como se nada tivesse sido dito.

    ResponderEliminar
  40. O negócio é do género do de Deco a quem Pinto da Costa prometeu deixar sair caso continuasse mais uma época. Com Quaresma sucedeu o mesmo.Apesar disso penso que os valores envolvidos são baixos para a qualidade do jogador
    A entrada de Pele pode ser útil na medida em que a partir de agora ficamos com dois trincos de bom nível, Fernando e Pele. Deixa de haver a ncessidade de proceder a adaptações como a que aconteceu no jogo da Supertaça com os resultados conhecidos.
    Meireles, Lucho e Guarin podem finalmente jogar nas posições em que mais rendem.
    Uma última sugestão. Partindo do princípio que Pele vai desempenhar as funções de trinco pelo menos ao nível do que Fernando tem mostrado por que não tentar Fernando a defesa direito? Foi essa a posição em que jogou em alguns jogos da pré época em 2007, tendo na altura impressionado bastante todos os que assistiram aos jogos e treinos. Sendo alto , rápido ,forte a defender e muito bom a sair a jogar poderia ser uma boa opção a Sapunaru um pouco macio a defender como pudémos observar na Supertaça e também no último jogo em que pemitiu o cruzamento que deu o empate.A polivalência de Fernando faz lembrar a de Bosingwa que também foi trinco e se transformou no defesa direito que conhecemos. Com Fucille à esquerda ficaríamos com uma defesa bem mais forte. Assim Pele consiga mostrar serviço e qualidade para jogar a 6.

    ResponderEliminar
  41. José Luis:
    Tu proprio é que disseste que ignorantes como nós que nada percebemos de gestão nao podiamos dar-nos ao luxo de comentar os negócios do nosso clube...
    .
    .
    O preço de um jogador não é apenas o do que um clube pede é aquele também que o os outros estão dispostos a oferecer certo...?
    A chamada lei da oferta e da procura...Então eu pergunto,que clube para além do F. C. Porto alguma vez pagaría 11 milhões de euros por um jogador da 2ª liga japonesa...?
    .
    .
    Porque num caso dizes que não é caro e que a avaliação faz-se pelo que o jogador rende no clube e não pelos valores que o mercado dita pela oferta e pela procura e no caso do Quaresma já se tem que aceitar o negócio porque é aquilo que os clubes oferecem por ele e não aquilo que ele pode render num clube...
    .
    .
    O Quaresma tem contrato com o F. C. Porto.Tem uma clausula e ele assinou o contrato de livre vontade.~
    Não assinou num papel de sobremesa...Assinou num contrato.
    Quando assim se faz ele sujeita-se a que o clube o negoceia quando quer e pelo preço que julga justo...
    .
    .
    Ele pressionou o clube?Como?Ele teve o tempo todo calado.
    Pressionou ele como pressionou o Lucho ou o Bruno Alves que também disseram querer sair...
    E o que fez o Porto para os motivar?Lucho renovou recentemente...Viste-o infeliz ou pouco motivado em campo?
    ..
    .
    Era o que mais faltava,agora só porque o jogador faz beicinho nós vendemo-lo ao 1º que apareça pelo preço que lhe apeteça...
    .
    .
    Pinto da Costa estabeleceu de forma clara as condições para a saída de Quaresma...
    Que de boa fé baixasse a clausula um bocadinho tudo bem...(o tal euro) mas o que se passou é que de dinheiro que é bom de ver entrou apenas no clube 18,5 milhões de euros.
    Não me venham com os 30 para parecer que foi mais,porque nenhum de nós sabe que clausulas são essas...Pode ser o Inter ser campeão da Europa,o Quaresma marcar não sei quantos golos etc...
    Esse dinheiro pode nem nunca chegar.Serve apenas para dar a idéia que o Porto não o vendeu a preço de saldo e tornar os números mais redondos e dizer que até pode ser por 30 milhões...
    .
    .
    Sobre o Pélé...Excelente jogador,excelente reforço,eu sempre o pedi.
    Mas também já não inventemos...O Pélé foi contratado ao Guimarães por 2 milhões de euros...Na época o Porto não achou conveniente antecipar-se ao Inter e deixou-o ir para agora o contratar por 6 milhões de euros...
    Num ano praticamente o Pélé só por vestir a camisola do Inter passou a valer mais do dobro...
    E o Pélé era suplente no Inter como todos que acompanham o futebol italiano sabem...
    .
    .
    Sobre o ser a transferência mais cara...Se o Pélé em vez de o fazerem valer 6 milhões de euros depois de há um ano o comprarem a 2 o fizessem valer 10 a transferência em vez de valer 22,5 até valia 26,5...
    Ou então faziam-.no valer 20 milhões e quase chegava aos 40 milhoes por essa logica...
    .
    .
    O Amauri contratado ao Palermo rnedeu em dinheiro vivo 22,5 ao Palermo...Mais do que o Quaresma ao Porto.
    O Ronaldinho podia ter valido mais,a diferença é que o Barça não pretendeu nenhum dispensado do Milan só por dizer que o Ronaldinho saiu mais caro...Mas também maquiaram com essa de com alguns objectivos o valor podia ser maior.
    .
    .
    Não tenhoa a minima dúvida que Quaresma depois de tudo o que mesmo do Inter disseram dele,se ficasse ,bem motivado por administração,adeptos e técnico ia dar tudo para provar a toda a Europa o seu valor e no ano seguinte ao invés de ter que esperar pelo Inter,teria que ser o Inter a esperar por ele tamanho o nº de propostas que teria dos mais diferentes clubes...
    .
    .
    E depende de como o clube se mexe...Ou alguém acha que com esta polemica Robinho não dava jeito ao Real contratar um Quaresma para o lugar dele...?
    .
    .
    O próprio Liverpool demonstrou interesse nele...
    Convém lembrar que o F. C. Porto ano passado chegou a rejeitar propostas acima dos 25m de euros por Quaresma...
    E o que nós gozamos do Simão ter saído apenas por 20 milhões de euros do Benfica....
    .
    .
    .
    Pelo menos uns 6 ou 7 jogadores deram mais dinheiro a ganhar que o Quaresma neste defeso e alguns sem o seu cartel internacional.
    .
    O Benzema no Lyon também gostava de jogar no Barça...Mas o Lyon rejeitou 40 milhões por ele.
    .
    O Huntellar também gostava de sair,mas o Ajax não aceitou nenhuma proposta.
    .
    O João Moutinho estava todo ansioso para sair e ao contrário do Quaresma pressionou o clube publicamente para sair e nem por isso saiu...
    .
    O Arshavin também queria muito sair,mas o Zenit disse ou pagam ou nada.
    .
    .
    E acho piada quem vem falar em grandes contas...
    Já deram uma vista de olhos para o nosso passivo...?
    Alguém me consegue explicar com tão boa venda,com tanto dinheiro a entrar,como é possível todos os anos termos que vender dois jogadores e até ao ponto de este ano esperamos até ao ultimo dia para o vender fosse pelo preço que fosse...?
    .
    Para onde vai o dinheiro de vendas milionárias?
    No investimento do plantel não é certamente,uma vez que o Benfica que nada venda,não vai á champions investe mais que nós.
    .
    .
    Pela champions conquistada,pelo valor das vendas que o Porto tem feito nos últimos anos já era para o F. C. Porto ter sustentado o clube em termos económicos para ter uma situação estável que permitisse não ter que vender ninguém,investir mais no plantel e estar mais próximo da 1ª divisão europeia...Alguma coisa dessas aconteceu?
    .
    .
    Este tipo de reacções a dizer que o Quaresma foi muito bem vendido e do típico "o Pdc é que sabe,se fez assim está bem feito" é algo a que já estou habituado...Seriam as mesmíssimas reacções quer ele fosse vendido por 18,5 quer fosse vendido por 5m quer fosse oferecido...
    Aí até diriam que ele até só complicava o clube,e emperrava o jogo da equipa com tanta trivela...
    .
    .
    São os mesmos que ouvem o seu presidente em falar em grande surpresa e passam a semanas a sonhar com:Crespos,Adrianos,Simãos,Miccolis, uns viam.nos na foz a comprar casa,outros já os tinham visto a fazer exames médicos e vinha aí uma bomba...
    São os mesmos que logo depois a aparecer-lhes um jogador que ninguém conhecia da 2ª liga japonesa(e não coloco em causa as potencialidades do Hulk) são os 1ºs a dizer. "Muito bem jogado pelo nosso presidente" e "Eu até nunca quis um grande craque,esses só fazem mal e não têm lugar no Porto " e ainda "A liga japonesa é fortíssima,mais que a nossa liga".
    .
    .
    Faça-se o que se faça a conclusão é sempre a mesma...faz-me lembrar quando perguntavam ao Paulinho Santos por quanto ia renovar o seu contrato... "O pinto da Costa é que sabe".
    .
    .
    São se calhar os mesmos que gozaram quando o Benfica pagou o que pagou pelo Cardozo que até era internacional e um jogador muito conhecido na américa do sul,mas que logo depois achavam que contratar um jogador á 2ª liga japonesa por 11 milhões de euros era o negócio da china...ou devo dizer do Japão...?.
    .
    .
    Ainda há sempre o bom velho argumento " Enquanto estamos a ganhar campeonatos isso é que interessa...". Pois,são aqueles que agora dão as palmadas nas costas quer se cometam erros quer não e depois quando a casa estiver a arder virão aí condenar tudo e tods quando já for tarde demais...
    Não conseguem ver além dos resultados desportivos,alguns são capazes de gostar mais do nosso presidente(que eu muito admiro e que é uma inspiração para todos os que amam o clube) que do próprio clube.
    .
    .
    Mas pronto,eu não sou gestor,esse curso não o tirei,e então vou-me ficar pela minha estupidez de achar que 18,5 milhões mais um suplente do Inter fica muito longe dos 40 exigidos pelo nosso presidente.
    Só não entendo porque tanta gente(eu incluido) gozou o Benfica quando vendeu o Simão por 20 milhões de euros ao Atlético de Madrid e o direito de preferência por um jogador do Atlético numa lista de dispensas...
    Simão que saiu com 28 anos convém lembrar e que não tem metade da qualidade,do potencial e da reputação internacional de Ricardo Quaresma...
    .
    Mas eu como não sou gestor...
    .
    Nem treinador,porque nunca me passou pela cabeça que o Quaresma tivesse sido assim tão pouco importante estes anos no clube e que não é claramente dos melhores extremos do futebol mundial...

    ResponderEliminar
  42. Subscrevo em grande parte o dito por Zé Luís. Acho que o RicardoCosta demonstra um ressentimento difícil de entender para com os gestores do FCPorto...Acho que LFV não diria mais destes, que muito do que já foi dito aqui. Como não sei nada de Mercado Futebolístico, não posso afirmar se este é ou não, um valor justo -mesmo considerando todo o folclore dos 40 Milhões-, a verdade é que Ronaldinho foi cedido pelo Barcelona por valor mais baixo, isto já quer dizer alguma coisa, Ronaldinho é uma referência Mundial. Dir-me-ão que Ronaldinho gosta de Tinto -maduro ou verde- ou Rosé e o Milão não saberá disso?...Para mim tenho como certo que a ficar, Quaresma seria mais um problema que uma alternativa de luxo...E para isso não valia a pena mantê-lo, seria cavar buracos dentro do próprio balneário, mesmo admitindo que em Dezembro -com a reabertura do mercado de TRF- a história se poderia de novo colocar...Os valores são o que são e com o que se conquistou terá que se fazer o melhor possível. É certo que a conjuntura Capitalista está a tomar alguma razoabilidade, isto é, está a aproximar-se no que ao Futebol concerne, de valores mais próximos da realidade...Danny do Dínamo para o Zenit é caso anormal, num País completamente anormal.
    Concordo também com alguns tópicos lançados pelo "jajota", eu próprio já tinha pensado na possibilidade de Fernando poder ser experimentado à direita. Vi-mo-lo já jogar naquele lugar e muito bem.Portanto agora o que importa é continuar em frente!...TriAbraços...

    ResponderEliminar
  43. todas as criticas feitas ao ricardo costa, esta na hora de alguem lhe dar razao e esse alguem sou eu.

    por favor, somos um clube que estamos nos 16 melhores da europa, e na champions somos sempre candidatos a ficar entre os 8 primeiros lugares. somos um clube em ascensao e acham realmente que basta ganhar campeonatos nacionais?

    por esta altura, ja deviamos estar muito mais desenvolvidos do que estamos, e nao é por estarmos neste campeonato fraquinho ke temos de deixar de o fazer.
    o ronaldinho causou imensos problemas no barcelona e saiu porque ia perder o lugar frente ao messi, acham que alguem ia dar mais do que deram por ele?
    ate o real estava disposto a dar 20M pelo di maria, sera que o quaresma tambem e pior que ele?
    o negocio do quaresma foi mal gerido, tal como todo o dinheiro que tem vindo a entrar nos cofres do porto.
    o quaresma e um dos mais fantasticos jogadores que ja passou pelo porto. aos mais esquecidos, nao ha problema, basta irem ao youtube e verem os 100 videos de compilaçoes de jogadas para relembrarem tudo o que o quaresma ja fez pelo porto.

    o porto podia ter apostado em jogadores como pitbull, helder barbosa, vieirinha, ibson, paulo machado... talentos que ja tinhamos por certo esta epoca, e preferimos deixar de fora e mais tarde logo se ve, ou acham que sao piores do que marianos, bollatis, farias. ja para nao falar do grande carlos alberto, que fez a final da champions e ate nos abriu o marcador, foi vendido logo que houve proposta.

    isto tudo revolta, porque de facto somos um clube que por esta altura ja deviamos ser comparados a grandes clubes da europa, e nao somos devido a ma gestao do dinheiro e do plantel.

    sera que sou tontinho quando vejo o porto na champions jogar contra o inter, chelsea e quase choro so de ver o porto marcar golo? a emoçao e toda a euforia de mais uma vitoria, sera que foi sorte? sera que eu abuso quando penso que o porto pode, de facto, ganhar jogos grandes da europa?

    lembrem-se, nos apoiamos o porto nos bons e nos maus momentos. espero estar errado, mas estou a prever uma fase dificil :\

    ResponderEliminar
  44. as vezes as pessoas devem-se esquecer da forma com que o porto jogava quando o anderson entrava, e com poucos jogos feitos saiu por 30M, e no manchester nao joga na sua posiçao de origem.
    o quaresma vai para o inter para uma posiçao onde eles precisam urgentemente de um quaresma, mas nao estao dispostos a darem o dinheiro que ele vale. o quaresma vale 40M e muito mais.

    nao me venham com historias que o quaresma ia ser um problema porque nao ia. ele podia era começar a epoca desmotivado, mas acredito que temos uma das melhores equipas tecnicas no ambito da preparaçao de jogadores, e nao seria um problema impossivel de resolver.

    saudaçoes portistas e um grande abraço ao ricardocosta que mostra ser uma pessoa perfeitamente consciente e com grande organizaçao de ideias.

    ResponderEliminar
  45. E se abandonassemos esta discussão que já não leva a parte nenhuma e discutissemos sobre o grande caso do momento: o possivel sancionamento do SLB com descida de divisão???
    Zirtaev & Ca.: Porque não um artigo, ou "posta" como vocês lhe chamam, sobre este assunto??
    Que a comunicação social esteja a branquear este assunto já não nos espanta mas a nós portistas cabe lutar contra isso, não deixando o assunto ser abafado!!!
    Vamos a isso???

    ResponderEliminar
  46. hulk onze milhas aqui fala-se de porto lol. o assunto vai ser abafado, ate porque o LFV e o rui costa ja pediram desculpa ao arbitro/equipa de arbitragem por causa do incidente lol.

    quanto ao descer de divisao, a lei nao preve isso apenas por um incidente com um adepto. o maximo que pode acontecer e mesmo alguns jogos a porta fechada e o pagamento de uma multa.

    ResponderEliminar
  47. Completamente de acordo com o hulk onze milhas. Quaresma só interessa daqui para a frente na medida em que pode render mais 6 milhões de euros, o resto é conversa da treta. Centremo-nos naquilo que efectivamente interessa ao nosso clube, e o que nos interessa é o que se passa em Portugal. Interessa saber qual a sansão aplicada ao benfica, pelo comportamento do público, arremesso de objectos e entrada na área de competição. Qual a sansão aplicada ao jogador Luisão pela agressão ao Sapunaru.

    É claro que tudo se vai resolver com uma multazita e fica tudo bem. Para os comentadores do sistema tratou-se de um pequeno incidente, de resto a maioria nem sequer falou da agressão do Luisão e alguns até já trataram de dizer que o "valente" que agrediu o juiz de linha, é de Gaia, ou seja do norte. Sim porque, um lisboeta, gente civilizada, jamais teria uma atitude daquelas.

    Os mesmo comentadores do sistema, passaram completamente ao lado de uma verdadeira demonstração de desportivismo, dada pela claque do FCP, ao aplaudir os medalhados olimpicos, é evidente que se isso já não deveria constitui qualquer surpreza para nós, pelo menos temos o direito de nos indignar.

    ResponderEliminar
  48. Basta ir aos posts anteriores e vemos comentarios como : " Mas eu sei que o jesualdo nunca vai apostar nos jovens , como o fernando."

    Iori, quem escreveu isso fui eu e não foi à toa.
    Aliás, apesar de o Fernando ter jogado na Luz, e bem, não retira a validade da minha opinião: acho que o Jesualdo não ia arriscar nele sendo que, na minha opinião o Fernando, sempre o disse, pareceu-me o mais indicado para substituir o P. Assunção.
    A aquisição do Pelé virá comprovar que o Fernando dificilmente terá lugar no onze. Porquê? O 6 é fundamental, não dá para entrar e sair, é jogador para estar sempre lá (fora os castigos e/ou lesões).

    Portanto, vamos ter o Pelé, como se adivinhava. Não comento se é bem ou mal, o Pelé mostrou no Inter que pode pegar de estaca e fez uma excelente 1ª época no Inter para um puto na Série A. Temos craque em potência, sim senhor, e a valorizar muito no futuro. Mas ele vai entrar na equipa e o Fernando?

    Eu, como também disse, gosto do Suazo. Preferia que viesse o Suazo, pelo menos o que vi jogar em Itália, em vez do Pelé. Porque para a posição do Pelé estávamos cobertos.

    E, agora, posta a minha opinião, não parto daqui para um ataque cerrado e estúpido à SAD porque quis o Pelé e não quis o Suazo. Aceito que, além de português, tenham apostado num puto de 20 ou 21 anos, em vez de um hondurenho de 28... É um dado a reter. Importante nestas coisas. E nem o discuto, limito-me a avaliar a situação, os pós e os contas, acreditando que quem manda e sabe terá as suas preferências que não concorrem sequer com as minhas.

    Era o que faltava!

    Isto para esclarecer que, com Pelé, que eu aceito, tenho pena de não ver o Fernando evoluir. Até podia dar errado e não seria eu, certamente, a pagar o insucesso, mas a SAD e/ou o treinador.

    É que aqui muita gente pensa pela sua cabeça, quando devemos pensar como pensam os gestores, os treinadores e não pensar que nós é que sabemos.

    Há que fundamentar as opiniões e não atirar para o ar todas as atoardas. Avaliar todos os parâmetros é coisa que por aqui pouco se faz, seja na questão dos jogadores ou da análise táctica de um jogo. Sem falar, até, em pormenores que desconhecemos.

    Fico explicado o que quis dizer e o que pressentia sobre o Fernando e a ideia de Jesualdo. Basta lembrar que o Jesualdo usou o Fernando a trinco como última hipótese, depois do Meireles e do Guarín e até outro qualquer na pré-época quando o Fernando jogou ali.

    Se pode ser aproveitado a lateral não sei nem conheço o suficiente para "imaginá-lo" à direita. Mas pode ser que, face às intermitências do Sapu, Jesualdo experimente. Mas penso que o Fernando não é jogador de corredor lateral, subir e descer, correr e marcar, jogar, passar, cruzar, desconfio que não tem características. Parece claro, portanto, é que Fernando fica a perder face à entrada de Pelé. Rests saber se será aproveitável durante a época ou para emprestar em Dezembro.

    No negócio com o Pelé sempre disse que preferia um atacante como Suazo, acho que o Benfica fez uma boa contratação e aqui sim, surpreendeu-me. Vamos ver como encaixará e se mostrará o valor que lhe vi no calcio.

    ResponderEliminar
  49. Já agora aqui fica a declaração do PC quando ele fala nos 40M, acho que muita gente faz uma interpretação abusiva do que ele disse http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/videopopup2008.aspx?videoId={0ACDE6D3-D0FE-4788-B995-C3897B79902D}

    ResponderEliminar
  50. Ricardo Costa,

    tens de saber o que escreves e não mandar bojardas a eito.

    Não podes, por causa do Quaresma, puxar o dinheiro pago pelo Hulk.

    Se achas que o Porto só recebe 18M em dinheiro, não podes dizer que o Hulk custa 11M. Porque o Porto só tem 50% do passe e pagou 5,5M.

    Esgrimir com argumentos baratos do custo ou venda de outros jogadores é espúrio. Há jogadores mais valiosos do que Quaresma que, desocntentes, infelizes ou mesmo incompatibilizados nos seus clubes, saem ao preço da uva mijona. Citaram aqui o Ronaldinho, lembro ainda o Deco e veja-se o dinheiro perdido pelo Barça em dois jogadores que foram fantásticos mas tiveram a última época apagada. E criticados. O Quaresma já não suportava as críticas: em Fevereiro, salvo erro, para a Taça, com o Aves, disse que os sócios não iriam assobiar mais no fim da época. Porquê? "Vou de férias", disse ele, a fugir à questão premente de ter de sair que, em Junho, em Viseu, antes do Europeu, assumiu frontalmente.

    Portanto, como se aguentava Quaresma? Renderia? E se não? Fazia-se como o Bartolomeu em Leiria a dizer que não pagava os salários? Quanto tempo iria arrastar-se a situação, má para os sócios assobiadores e contestatários como tu, má para a equipa, má para o jogador, o treinador, os colegas, o clube.

    A situação era insustentável face à marcante posição de Quaresma. Forçou a saída sim, senão vinha jogando, mas nem sabemos como treinava...

    Portanto, um acto de gestão normal num plantel, como os que se vão multiplicando sem prejuízo de críticas que se lhes vão dirigindo pois a partir de um dado momento o que assinaram não vale para eles pelo menos.

    O futebol actual está assim, os clubes estão sujeitos ao "humor" dos jogadores.

    Sobre o valor de mercado, não há regras nenhumas, nem se aplicará sempre a questão da oferta e da procura.

    Como é possível, então, perceber-se como o Tottenham paga 10M pelo Corluka (eu preferi o esquerdino Pranjic) lateral e 17M pelo cotado avançado Pavlyuchenko que após o Europeu o Real Madrid sondou?

    O Europeu do Pavlyuchenko não fazia supor (até para o Real Madrid) que valeria muito mais dinheiro?

    E onde é que nos negócios do futebol há tabelas de equivalência?

    O que pode fazer que se Danny custa 30M ao Zenit e na Rússia!, o Quaresma valesse 40 ou 60M?

    Não há linearidade, nem sequer alguma coerência nos negócios de jogadores que dependem de muitos factores influenciáveis dependendo das pessoas em presença: directores, jogadroes, empresários.

    Portanto, tu não levas nada disto em conta, achas que o Quaresma ficava contrariado e aprendia, se calhar davas as tais chibatadas a que aludi.

    O futebol é bem mais complexo e difícil de apreender na sua totalidade e variedade de ícones do que podes imaginar.

    Pelo menos a ver pelo que te lembras de discorrer sem nexo algum. É que não emitiste uma opinião, criticaste fortemente e deste mostras de saber como fazer e quanto custa o Quaresma!

    Qual é o preço certo? Porque gostas dele é alto. Eu também gosto e aqui o defendi, mas achei-se sempre sobrevalorizado. E pelas minhas contas os 10M que faltarão são divididos pelos factores que expliquei.

    Se mais tarde o FC Porto não receber o que pensa que Quaresma pode vir a ganhar pelo Inter, pois o bom negócio resultará de vender por preço alto um jogador que não renderá mais do que até aqui.

    Não estamos a falar de um bem comum, uma casa ou um saco de batatas.

    Com estas coisas esquece-se que em duas vendas o FC Porto arrecada cerca de 50M de euros e está tranquilo financeiramente para o resto da época também com os milhões da Champions.

    Aproveitou e adoçou a boca do Lucho, que é fundamental, para estar à vontade daqui a um ano para ele sair se quiser.

    Quaresma: podia ter sido melhor? Talvez. Mas quanto mais? Um, dois milhões? Sim, porque 10M mais ninguém dava. Até PdC saberia disso e come destes assuntos todos os dias.

    Aplaudo os muitos contributos que outros comentários aqui trouxeram.

    As críticas descabeladas ficam com quem as profere. Aliás, são próprias de quem usa o espaço aqui para criticar. O que é legítimo, desde que haja fundamentação e bom senso, repito.

    p.s. - sobre os contratos, há muito, mesmo antes da Lei Bosman, pequenos e grandes jogadores e treinadores ouvi dizer que são para se rasgar quando der jeito. Não é de agora. Até porque o mercenarismo, também no FC Porto como em todo o lado, ganhou raízes no futebol. Veja-se a preocupação da UEFA e FIFA nesse sentido.

    ResponderEliminar
  51. O Tokio Verdy não é da 2ª divisão porra!
    Da 2ª era o dono do passe do Hulk

    ResponderEliminar
  52. Caro Zé Luís
    Sugeri num comentário anterior a possibilidade de experimentar Fernando à direita, caso Pele mostre que merece jogar na posição 6. A entrada no plantel não deve conferir a Pele a titularidade imediata.Se confirmar em campo atributos para jogar a trinco, penso que não devemos desaproveitar o enorme talento de Fenando que infelizmente demorou a convencer Jesualdo que é o melhor nessa posição.
    A possibilidade de Fernando poder jogar a lateral direito surgiu-me depois de relembrar o que se passou na pré-época de 2007 quando fez alguns treinos e jogos a lateral direito merecendo na altura grandes elogios da equipa técnica e dos críticos, sendo até considerado a revelação desse estágio.Só que com Bosingwa e Assunção, as chances de jogar eram poucas.
    Nessa altura, Fernando mostrou algumas das qualidades de que o Zé luís duvidou fazendo todo o corredor com grande facilidade.Tem altura, velocidade, técnica e é muito forte a defender podendo ser eventualmente uma boa aposta.Tudo isto sem menosprezar Sapunaru ,um bom jogador, mas que me parece um pouco macio na marcação.

    ResponderEliminar
  53. Muita gente a comentar sem saber o que diz.

    Tenham calma, pois já ganhamos muito e vamos continuar a ganhar. O PdC fez um grande negócio para as circunstâncias actuais.

    Revejam o filme deste verão.

    Quaresma diz que quer saír, quando em estágio da selecção.
    Quem é o dono dos jogadores da selecção?
    É o mesmo que fez e ajudou que fosse só por 18 milhões.
    Se o mesmo estivesse interessado, em valorizar ainda mais o Quaresma, este tinha sido jogador da equipe principal da selecção no europeu.
    Passou o europeu no banco e o selecionador deu a mensagem que o jogador não era inquestionável. Jogou o jogo em que Portugal perdeu, e não fez a diferença.

    Foi aqui que o valor de Quaresma baixou significativamente. O dos russos subio em flecha.
    É contra estas pessoas ( Scolari e Gestif...dss) que nos devemos revoltar, e não sobre o PdC.

    Não é inocente a tirada do selecionador no final do jogo de alvalade, quando diz "...foi para defender o minino" dando a entender que Quaresma era indisciplinado.

    Pensem friamente, e vão ver que perante as circunstâncias criadas e actuais (crise), o FCP fez um excelente negócio.

    Quanto ao dinheiro da SAD, que eu saiba os jogadores custam dinheiro. Se vendemos uns temos que comprar outros.
    O pavilhão, o estádio, as estruturas do clube, as escolas, etc..etc...custam dinheiro. Ou vocês julgam que somos o SLRosinhas em que é o estado que os apoia?

    Quando à gestão, alguêm aqui mencionou que o FCP está cotado na Bolsa. Por estar cotado na bolsa, é uma garantia que a gestão é séria e correcta.

    O valor de uma empresa cotada em bolsa ou não, é o valor dos seus activos mais os seus passivos. Caso o FCP não tivesse passivo, já tinha sido comprado à muito, pois o seu preço seria metade do seu valor actual.

    Que eu saiba, os accionistas da SAD, não estão nada interessados em vender. Porque será?

    Vamos ganhar e com mais consistência, pois o Clube está numa fase, em que ou sobe à elite de clubes, ou não passa da 2ª liga europeia.

    ResponderEliminar
  54. jotajota, eu não duvido dessa opinião, só que eu desconheço, de resto vejo pouco e com pouca atenção a pré-época.

    Pensei até que a experiência tinha sido este Verão. Não vi os jogos todos, acho enfadonho. Mas pelo que conheço de ver o Fernando em jogos oficiais, não suspeitaria que tivesse essas qualidades todas.

    De resto, não estou contra a experiência. Gostaria é que ele fosse aproveitado. E lembrar o Bosingwa é bem pegado. Só que não há dois jogadores iguais. Mas nessa vertente não digo nada do Fernando nem contrario a solução ou experiência, se bem me fiz entender.

    ResponderEliminar
  55. -Quaresma foi o jogador com melhores qualidades técnicas que apareceu no nosso clube desde o Madjer na década de 80. Ponto.

    -A sua saída, de tanto pedida pela comunicação social lisboeta, não pode representar outra coisa que não uma excelente notícia para scp e slb.

    -Sem Quaresma, vemos drasticamente reduzidas as nossas hipóteses de sermos, um dia, verdadeiramente alguém na Europa.

    -O Inter estava tão seguro que tinha o FCP encostado às cordas que não teve qualquer problema em, no entretanto, oferecer o Suazo ao nosso principal rival.

    -Foi uma vergonha termos ido negociar a Milão quando deveriam terem sido eles, como parte compradora, a se deslocarem ao Dragão.

    Não haveria mais nada a fazer pois o jogador queria muito sair e iria criar mau ambiente no futuro?
    Bem, durante todo este processo, nada transpareceu que desse minimamente a ideia que a SAD/treinador tenham feito algo que o fizesse mudar de opinião.
    Pelo contrário, sempre pareceu que aceitaram a decisão do jogador sem pestanejar.

    -O que ganhamos, afinal, com o prolongar deste processo até ao último dia?
    Quereria, porventura, o Inter efectuar a compra a um preço ainda mais barato?...

    ResponderEliminar
  56. o Ze Luis inventa cada uma para defender a SAD..sempre ao sabor do vento..enfim..pior cego é aquele que não quer ver

    ResponderEliminar
  57. O Zé Luis gosta muito de lamber as botas aos da SAD.

    Mas isso não por portismo cego. É a vontade de também participar no festim.

    Uns são burros, este é outra coisa.

    ResponderEliminar
  58. Foi bom negocio, mas nãos os 40M€ que o JNPC queria. Mas paciencia. "Livramo-nos" de o que podia ser um grande problema...embora muitos de voces pensem o contrario.

    Um trinco, o que nos muito precisavamos...;)

    Eu não sei o que Pele vai render, mas ja temos uma equipa bem provavel e o melhor, penso eu, que seja:
    GR-Helton (Digam o que disserem, ele e o melhor)
    DD-SApunaru
    DC-Bruno Alves, Pedro Emanuel
    DE-Fucile
    Trinco-Pele(caso renda, senão RAul M.)
    MA-Raul Meireles, Lucho (ou Tomás costa, caso pele nao renda)
    extremos-Mariano e Tarik
    Ponta L.-Lisandro

    Sei que muito preferem o Rodriguez, mas ACHO melhor o Mariano e o Tarik. ;)

    ResponderEliminar
  59. Podiamos ter emprestado o Quaresma a qualquer clube europeu de 1ª linha. Duvido que não existisse interesse. Para o ano veriamos se dariam os 35-40M.

    ResponderEliminar
  60. Não percebo o espanto relativamente ao valor da transferência!!! Penso que toda a gente no seu perfeito juízo sabia que os 40 milhões não iriam ser atingidos.
    Primeiro, esta foi a maior transferência desta época no Calcio. Segundo, alguém se lembra da venda do Deco? Pois bem, o Deco era tão ou mais importante que Quaresma e acabou por sair por, penso eu, cerca de 19 Milhões + Quaresma. Na altura criticou-se o negócio mas façam agora as vossas contas!!! Este negócio do Quaresma é um bom negócio para o clube e para o jogador e se tudo correr bem o Pelé, que tem um ENORME potencial, vai valorizar ainda mais este negócio pois acredito que dentro de algumas épocas seja mais um a render milhões. Resumindo e concluindo, no momento de crise (não digo crise mas antes realista) em que se encontra o futebol, este é mais um grande negócio do FCP.
    Obrigado Quaresma pelo brilho que trouxeste a este campeonato e à nossa equipa. Espero que no Inter surja o Quaresma explosivo e endiabrado que todos apreciamos!

    ResponderEliminar
  61. MUITO OBRIGADO QUARESMA! Recordo-me do primeiro jogo ao vivo do Quaresma pelo Porto. Estávamos a perder o jogo 0-2 quando, numa jogada individual, o cigano remata a uns 30m da baliza. Cañizares ainda tocou na bola mas o pontapé foi desferido com uma violência que só parou na rede. Para mim, a partir daquele momento os estigmas de ter sido jogador do sporting e de ter falhado no Barça esfumaram-se. Era óbvio que aquele era um jogador muito especial e estava determinado a mostrar isso mesmo.
    Tecnicamente foi o melhor jogador que vi passar pelo Porto. A forma como ele recebe passes de 40m pelo ar e a bola cola no pé dele, só vi o Zidane fazer igual. Não me vou alongar muito mais nos elogios, só referir que a cereja no topo do bolo eram mesmo a tendência para marcar golos aos lampiões. Isso não tem preço.

    Sobre o Pelé: GRANDE CONTRATAÇÃO! Não apenas por ser Português, jovem, com umas características físicas impressionantes e com boa capacidade técnica. O motivo mais importante é que vamos deixar de ser bombardeados semanalmente com comentários do ricardo costa com uma dúzia de parágrafos a queixar-se de ter sido enganado por o PdC ter contratado o Guarín e o Tommy para substituirem o P. A$$unção. (ricardo estou na brincadeira, não leves a mal)

    Sobre o negócio: a saída de Quaresma era inevitável. O Porto não consegue segurar muito tempo um jogador deste nível, nem que seja pela incapacidade de oferecer os salários que pagam noutros países. Ele já provou o que tinha a provar em Portugal, só faltou mesmo um título europeu. Se ficasse mais uma época estaria desmotivado com todos os problemas que isso implica. Há alguns meses o Katsouranis pediu para sair do SLB, não lhe fizeram a vontade e viu-se a forma como esteve concentrado no último jogo. PdC referiu várias vezes os 40M€, mas como qualquer pessoa que tenha feito um negócio na vida sabe, isso era apenas um ponto de partida. O presidente arrastou o negócio o mais que pode, à espera que surgisse outra proposta ou que o Inter finalmente se visse livre dos excedentários. Sobre os valores envolvidos há quem ache muito em tempo de vacas magras, há quem ache pouco por causa do valor do jogador, há quem ache muito pouco só por causa da cláusula de rescisão. Para mim foi uma boa venda. Só o valor base de 24,6M€ faz da transferência a 2ª mais elevada paga por um clube italiano nas últimas 4 temporadas. Só é batido pelo Ibrahimovic (24,8M€). Em termos mundiais é a 3ª transferência mais elevada deste defeso, logo depois do Dani Alves (32M€) e do Danny (30M€).

    ResponderEliminar
  62. Pois o Quaresma é um excelente jogador.

    visitem o meu blogue:

    http://inter-milao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  63. Segundo o Zé Luis,o clube deve vender até á meia noita Bruno Alves e Lucho.Ambos tal como Quaresma manifestaraa desejo de sair...
    .
    .
    Não vi Quaresma falar de nada,esteve calado durante todo o processo,ainda bem que o Zé Luis o conhece e sabe que ele ficaria muito contrariado...
    .
    .
    Ficaria como o João Moutinho ficou...o Sporting também o devia ter vendido,ele exigiu ser vendido...no entando,está a dar o litro pelo Sporting,tal como Quaresma daría pelo Porto.
    São profissionais,têm contratos e o clube tem forma de os motivar...Vejam o que fizemos com o Lucho.
    .
    Incompetência é vender um jogador por 18,5 quando antes pode vender por mais de 25 e agora vende só porque o jogador gostava de saír...O clube está em 1º lugar, e se o negócio agora não tem o melhor timming o Quaresma só teria que esperar até pagarem o que ele merece...
    .
    .
    Sobre transferências mais caras...jô 24 milhoes,Amauri 22,5 , Modric 25 milhoes e agora recentemente acabo de saber,Robinho,suplente do Real Madrid que até se incompatibilizou directamente com o clube e assim desvalorizou seu passe saíu por 40 milhões de euros para o Manchester City...Nós vendemos o nosso melhor talento por 18,5 mais um suplente do inter.
    .
    .
    O Arshavin está tambvém descontente...Não saiu do Zenit e rejeitaram propostas de 20 e tal milhões por ele...
    .
    O Benzema também está desconente...ja decide jogos pelo Lyon e também ele gostava de ter saído do Lyon e no entanto,o lyon rejeitou 40 milhões de euros por ele...
    .
    .
    São todos péssimos gestores,burros mesmo por acharem que só devem vender pelo preço certo e não vender a pensar se o jogador fica muito contente ou triste.
    .
    .
    Não vejo o Lucho desmotivado...Nem o Moutinho...Vejo-os a jogar muito bem,e o Lucho até renovou o contrato.
    .
    Mas os nossos gestores é que são muito inteligentes e os dos outros clubes da Europa muito burros...
    Afinal até aprendi que o Quaresma é um jogador que nem 10 milhões vale...Já o Hulk vale 11 a sua totalidade do passe...
    .
    Isto sim é gestão...estamos sempre a aprender..
    .
    .
    E parewm de dar o exemplo de Ronaldinho como exemplo...
    Ele vale pouco porque ha dois anos que não joga pelo Barça quase e chega a Itália envolto em desconfianças pelos seus problemas de indisciplina,alcool,mau profissionalismo e péssima forma física...
    Diferente do Quaresma que chega a Itália como um dos melhores extremos do Mundo e dos melhores jogadores da liga portuguesa senão o melhor,um jogador ainda com margem para progredir e não com 28 anos e em fase decadente nos últimos 2 como ronaldinho...
    .
    Já o Deco todos os adeptos do Barça reclamam da sua venda e todos dizem que foi das piores vendas da história do clube...

    ResponderEliminar
  64. Hoje o dia seguinte está a ser interessante, e gostei do Guilherme Aguiar a falar sobre a agressao ao arbitro.

    ResponderEliminar
  65. Tanta conversa por causa de um ex jogador do FCP.. O Deco sempre foi muito melhor e não houve este alarido..
    Vamos lá ver o que vai fazer no Inter e depois já podemos falar melhor sobre se o valor foi justo ou não..
    Para mim, e tendo em conta o mercado actual, foi uma boa venda..
    Que vá à vida dele que o FCP vai continuar a ganhar..
    Cumprimentos a todos..

    ResponderEliminar
  66. Caros Portistas

    O Deco foi vendido por 15.000.000 € + Quaresma (18.600.000+ Pelé) e uns trocos por objectivos (4.000.000), que perfaz 37.600.000 em dinheiro e Pelé.

    Na história do futebol português não me lembro de negócio melhor.

    1 Se o Quaresma veio para o F.C.Porto foi por obra e graça dos comissionistas, incluindo o empresário J.Mendes que se calhar também recebeu comissão, ou não?

    2 A cláusula de rescisão de 40.000.000, como é evidente é um ponto de partida para qualquer negociação. O presidente quis colocar pressão em toda a gente para que o negócio se fizesse por números nunca despiciendos.

    3 O Pelé é um menino ao qual fiquei muito contente com a sua contratação, que daqui a uns anos vamos ver por quanto será vendido.

    4 Os 6.000.000 por objectivos não percebo, nomeadamente a quem acha que o Quaresma deveria ficar pois fará falta, o medo de o Clube não os vir a receber. Será que estão com medo que o Quaresma será um flop no Inter? O F.C.Porto se vier a receber este dinheiro e é fácil, pois o Quaresma tem qualidade, perfaz 24.600.000 + Pelé.

    Não percebo onde está o mau negócio.

    ResponderEliminar
  67. Alguém devia moderar estas intervenções do Ricardo Costa. Não há quem aguente isto, já nem leio o que este individuo aqui escreve. Quanto a mim a venda do Quaresma nos moldes em que foi anunciada é um bom negócio por três motivos: o jogador não queria continuar no clube, o jogador não vale mais no mercado do que aquilo que o Inter pagou por ele e a vinda de Pelé para o plantel acaba com a lacuna pós saída de Paulo Assunção (na minha opinião Pelé é m dos melhores médios defensivos da Europa em potência). Já agora não me parece que Quaresma vá ter grande sucesso no futebol italiano. A ver vamos. É a minha opinião, sem querer fazer dela uma verdade inquestionável e muito menos sem querer vir aqui armar-me em supra sumo do futebol como outros o fazem.

    ResponderEliminar
  68. Porque raio deveriam moderar os comentários do Ricardo Costa?

    Mas por acaso estamos em alguma AG do clube? Se o homem não pode falar aqui, vai faze-lo onde? Foi mal educado para alguém? Pelo contrário já aqui li muita azia em relação ao que ele escreve.

    ResponderEliminar
  69. Já falam em 36 milhões no negócio Quaresma...?
    O F. C. Porto de facto apenas recebe para já 18,5 milhões e o jogador Pélé avaliado pelo Inter em 5 milhões de euros...(Há um ano contrataram-no por 2,isso é que é valorizar).
    Os restantes não existem...Tanto podem vir a acontecer como não e só com esses objectivos cumpridos,que não sabemos quais são,é que o negócio total chegará aos tais 30 milhões que mesmo assim ainda está muito longe dos 40.
    .
    A comparação com o negócio do Deco tem que ter em conta outras variantes...
    O Quaresma foi envolvido no negócio como valendo 6 milhões de euros,menos um que Pélé agora o que todos sabemos que é totalmente irrealista tratando-se um de um trinco e outro na altura um extremo que fez alguns jogos pelo Barcelona e era considerado dos maiores talentos do futebol mundial...
    .
    .
    O Pélé é um excelente reforço mas não chega ao Porto como o estatuto de craque que Quaresma já tinha quando chegou...Quaresma foi contratado por 6 milhões ao Sporting aonde já era dos seus melhores jogadores,o Pélé foi contratado ao Guimarães de Cajuda que havia acabado de subir de divisão e aonde Pélé era suplente..
    .
    Quaresma jogou mais no Barcelona que Pélé no Inter.
    .
    Deco tinha 27 anos,Quaresma tem 24.
    .
    Na altura o negócio podia e devia de facto ter sido melhor,porque o Porto podia ter recebido mais pelo Deco,mas aí pesou o facto de Deco querer o Barça e não o Chelsea que pagava mais.
    .
    E por muito bom que seja o Pélé ele não é actualmente um dos maiores talentos e promessas do futebol mundial como era na altura Quaresma...
    Não me parece que ele dê a ganhar logo na 1ª época ao Porto o que Quaresma deu em Merchandising,em publicidade etc,nem me parece que Pélé atraia mais público ao Dragão pelo seu futebol como Quaresma certamente atraía...
    .
    .
    Pélé nunca foi titular de uma equipa profissional,Quaresma já o havia sido de um grande comom o Sporting e até já tinha sido campeão nacional...
    .
    .
    São negócios por isso incomparáveis...
    Não dá pura e simplesmente para comparar o potencial não apenas futebolístico mas acima de tudo na vertente de receitas que oferece um jogador como Quaresma que era o que mais camisolas vendia a um trinco...
    .
    .
    O Quaresma foi logo apresentado como grande craque e como candidato a um dos melhores jogadores da liga e como a dose de talento extra para competirmos na Champions...
    Pélé vem como um jovem talentoso mas não como o jogador que vai fazer os miúdos comprarem a camisola dele,ou que vai fazer com que algué,m pague um bilhete só por o ver jogar...
    .
    .
    .
    Sobre o Guilherme Aguiar,não vi a parte da discussão da interdição.
    Mas na parte da análise ao trabalho do árbitro desiludiu-me profundamente quando nada comentou sobre o penalti sobre o Lucho...Lucho estava sozinho para Quim e as leis do jogo exigem cartão vermelho naquele tipo de lances.
    .
    .
    Foi bom saber que mais importante que o Luisão ter dado um soco é culpar os sacanas da televisão que tiverama lata de filmar a agressão...
    .
    .
    E outra boa questão...LFV pediu desculpa ao árbitro?Era isso que escrevia a imprensa do regime para minorizar a invasão do campo.Mas o LFV não estava suspenso de exercer qualquer função como presidente do Benfica...?
    .
    .
    Esperemos por 3ª...Cheira-me que o Benfica se escapa com uma multinha e que o Luisão não recebe sumaríssimo....Se tivesse sido o Bruno Alves a fazer aquilo,era já um barabaro e devia ser suspenso 3 jogos...
    Se um portista invadisse o campo era logo motivo para interdição do Dragão para 6 jogos e os portistas eram classificados de vandalos...
    .
    Agora como foi na Luz....
    .
    .
    Não tenho pachorra também para os paninhos quentes do Guilherme Aguiar em relação ao Nuno Gomes e á sua excelente conduta ética...
    Nuno Gomes tem um belo historial de desavenças no túnel com Jesualdo Ferreira,com João Pinto e foi aquele que insinuou em campo que os jogadores da equipa rival estava dopados,tendo feito esse gesto para toda a gente ver...
    .
    Este jogador ser considerado por Aguiar como um exemplo é no minimo cómico...

    ResponderEliminar
  70. Agora sem Quaresma, devemos apostar num sistema diferente, um 4-4-2 losango ou devemos manter o 4-3-3?

    Eu pessoalmente gostei da táctica utilizada frente ao Benfica, tivemos foi azar e também um pouco de falta de jeito de Lisandro. Mas tal como disse o ex treinador adjunto, esta não é uma mudança de direcção nem de filosofia de jogo, apenas um mudar em relação à posição de um jogador.

    Eu escolheria esta equipa:

    Hélton
    Sapunaru B. Alves Rolando Fucile

    Pelé
    Guarin Meireles
    Lucho

    Lisandro Rodriguez

    ResponderEliminar
  71. E agora não "fugindo" ao tema: Concordo com o Ricardo, o "individuo" que segundo dizem devia ser "moderado" e que por acaso pertence a este blog, em que diz que Quaresma foi mau negócio. Para mim basta-me o que ele fez e o quão decisivo ele foi. Basta ver os jogos contra o Benfica em que ele jogou, foram pelo menos 3 em que ele marcou e que nos deu vitórias e uma taça. Basta também lembrar que é um dos melhores extremos do mundo e um dos poucos jogadores que faz uma pessoa comprar bilhete só para o ver. É um verdadeiro mágico! Poucos como ele passaram pelo nosso futebol.

    Pelé é um bom jogador, isso não há duvida. Mas para um jogador como este os 40M nem são um exagero. O Inter brincou até à última e levou a melhor. E se dizem que ele ficava contrariado, pois ele este ano também não estava nas nuvens e no entanto foi o jogador mais decisivo, não só com golos mas principalmente com assistências. E nem fez um campeonato extraordinário. É assim que se vê a qualidade deste jogador, que tanta falta vai fazer.

    ResponderEliminar
  72. Caros Portistas

    O Zé Luis já perdeu a paciência de aturar semelhante inteligência, isto é demais para simples mortais como nós.
    Lamento não poder acompanhar semelhante cérebro. Todavia isto tem tanto de incongruente que como bom Portista e do norte não resisto

    ” Pélé avaliado pelo Inter em 5 milhões de euros...(Há um ano contrataram-no por 2,isso é que é valorizar)”

    Primeiro foi avaliado por 6.000.000, e o Anderson recentemente foi vendido com avaliação mais astronómica.
    Que é que vc. sabe de valorizações? No F.C.Porto toda a gente é valorizada ou não?

    ” Os restantes não existem...Tanto podem vir a acontecer como não e só com esses objectivos cumpridos,que não sabemos quais são,é que o negócio total chegará aos tais 30 milhões que mesmo assim ainda está muito longe dos 40.”

    Está com medo? Então o Quaresma é bom ou não? Olhe o Deco cumpriu todos e o Clube recebeu + 4.000.000 por esse facto.

    ” O Pélé é um excelente reforço mas não chega ao Porto como o estatuto de craque que Quaresma já tinha quando chegou...Quaresma foi contratado por 6 milhões ao Sporting aonde já era dos seus melhores jogadores,o Pélé foi contratado ao Guimarães de Cajuda que havia acabado de subir de divisão e aonde Pélé era suplente..”

    Daqui a algum tempo veremos vc. a engolir todos os disparates que aqui escreveu.

    ” E por muito bom que seja o Pélé ele não é actualmente um dos maiores talentos e promessas do futebol mundial como era na altura Quaresma...
    Não me parece que ele dê a ganhar logo na 1ª época ao Porto o que Quaresma deu em Merchandising,em publicidade etc,nem me parece que Pélé atraia mais público ao Dragão pelo seu futebol como Quaresma certamente atraía...”


    Então explique porque o Barcelona o deixou sair. Explique também quantos milhões deu de merchandising no 1º ano e quanto deu o Pelé, para podermos comparar. Já que vc. é bruxo.

    ”O Quaresma foi logo apresentado como grande craque e como candidato a um dos melhores jogadores da liga e como a dose de talento extra para competirmos na Champions...
    Pélé vem como um jovem talentoso mas não como o jogador que vai fazer os miúdos comprarem a camisola dele,ou que vai fazer com que algué,m pague um bilhete só por o ver jogar...”


    Por isso é que o Adrianse o punha no banco e foi o único que o conseguiu dominar.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  73. O guilherme aguiar falou sobre a coação que o adepto fez sobre o assistente, e disse que o Ricardo costa(e esteve bem ao insinuar que ele era benfiquista), criou jurisprudência com o caso do boavista (na alegada coação do major) e que queria ver se o Ricardo costa iria fazer.

    Mas no fim penso que já todos sabemos como isto vai acabar.

    ResponderEliminar
  74. Há certa gente a quem definitivamente não ligo. Huns dão rizzo, outros um fredy na espinha.

    Por outro lado, queria concentrar-me no caso da agressão da Luz e que mete um dr. Ricardo Costa realmente perigoso.

    Parece que a merda do Quaresma está para testar as pilhas Duracell.

    ResponderEliminar
  75. Esta historia do Quaresma veio mesmo a calhar para desviar da historia da agressão ao auxiliar.

    A imprensa do regime mexe-se muito bem, o cunha leal saiu logo da toca.

    ResponderEliminar