23 setembro 2008

São os árbitros do regime

mas explique quem souber

Os 4 pontos de atraso do FC Porto já são a referência da Liga: a notícia é o Benfica ter igualado o tricampeão na tabela… Um é manancial das análises, por ser anormal, não as arbitragens bafientas, que são normais. A silly season é mesmo para d(o)urar toda a época de apitos em riste

O FC Porto não ganhou nos seus dois jogos fora do Dragão e, embora sem ser exclusivamente por isso, perdeu uma liderança de 1000 dias que para muitos é um cabo de trabalhos para perceber. No seu reduto, afinal, já coabitam a impaciência que marca as emoções dos adeptos rivais com a procura desenfreada de explicações mesmo que elas saltem à vista de todos. Mas como o futebol não é uma ciência, muito menos exacta, lá temos de conviver com o erro, além do sarcasmo de, tão rara é a oportunidade, apoucarem a capacidade da nova equipa de Jesualdo.

A Imprensa do regime tem aquela faca de dois legumes: se não der para o Sporting, que dê para o Benfica. Calam-se os erros de arbitragens que já cavaram posições firmes na classificação. A agora mais jovem equipa do FC Porto não merece a contemporização que teve, anos a fio, a dos jovens leõezinhos, por muito que fossem envelhecendo - para além de todos serem alvos apetecíveis do mercado internacional sem a caixa registadora ter movimento para tanta fama. E o orçamento mais gordo dos dragões já não é motivo para atirar à cara quando depois de 25 milhões na época passada em reforços, o Benfica, sem a sublimada (ah, está alta, nós nem queremos ir lá) Champions, gastou outro tanto agora, com a chegada de craques ao ponto de rebuçado para ver quem era o melhor: Balboa afinal é medíocre, Aimar um semideus na sua família apenas, Reyes só parece a súmula dos craques todos num só, Suazo já é o imprescindível mas pode não chegar a tempo se vierem derrotas com Sporting e Nápoles…

Também fiquei irritado com o ritmo indolente e incompetente da primeira hora de jogo portista em Vila do Conde. Culpa tanto dos jogadores como do treinador que criticou, justamente, a falta de atitude deles. Mas ele é o único com capacidade para mudar as coisas logo pelos 20', se quiser ver...

Jesualdo gastou o dobro do tempo para perceber como mudar: a Benitez não deram ainda tempo de assentar, mas Fucile é o desastre ofensivo (e técnico) da época passada; Rodriguez não deu uma para a caixa e já está no registo sem influência que se via no Benfica, além de ter perdido o sentido do jogo interior e diagonais para a área; Hulk se é avançado não pode jogar a 10; ficaram defesas a mais na 2ª parte para tão poucos avançados do Rio Ave; e se era para chuveirinho mais valia adiantar um central – mas isso dava azo a questionar a dispensa de Adriano, sendo que para vários extremos não temos um ponta-de-lança alto e encorpado mas sobra o Farias…

O que faz a diferença
Mas nunca percebi, em tantos anos a ver futebol, onde acaba o demérito de uns e começa o mérito de outros. Como é notório, salvo nas já raras excepções de jogo de sentido único e domínio de 90' sem oposição, não é preciso mais de 30' a jogar bem para se justificar uma vitória - algo que por vários factores não sorriu ao FC Porto no domingo.

Nunca saberei, decerto, se é imerecido ou carente de justificação ganhar um jogo só por "jogar" a sério 30'. Já vi jogos de massacre de 90' sem vitória, 40 cantos a favor e 93 remates sem golo. Mas está na moda achar que jogar só 30', mesmo com abundância de jogo e de oportunidades, não é suficiente para valer uma vitória. Compare-se, porque é palpável, o que foi o Benfica e o FC Porto nos dois jogos caseiros do Rio Ave: no primeiro jogo, os vila-condenses foram sempre atrevidos, criaram ocasiões de golo, marcaram primeiro e o seu guarda-redes contribuiu para o golo do empate; no domingo passado, não só Paiva esteve intransponível como o treinador Eusébio meteu três trincos e deixou só na frente dois jogadores (Evandro e Chidi) e meio (Livramento). Talvez por isso, desta vez o Rio Ave não teve uma situação de golo clara (remates de longe não são oportunidades de golo), na 2ª parte quase asfixiou e teve uma arbitragem favorável que negou um penálti ao FC Porto.

Jamais alguém explicará, creio eu, se o que o FC Porto fez em 30' não compensa o que deixou de fazer nos primeiros 60'. A crítica é justificada ao que não se fez, mas não é justificação por si só para o resultado.

Ou alguém ousará dizer que pesa menos no resultado um penálti flagrante não assinalado (podia não ser convertido, mas foi inegável a mão de Gaspar) do que 60' de inoperância total?

É politicamente correcto dizer que "tem de se jogar 90’" - mesmo que isso nada garanta.

Fica bem comentar que "dar meia parte de avanço" é meio caminho para não se ganhar.

Cai melhor criticar os jogadores, que são profissionais pagos a peso de ouro, do que os árbitros por um insucesso, alegando o seu amadorismo (pago a peso de ouro, convém lembrar), quando a única diferença é que estes não vivem, exclusivamente, da tarefa de arbitrar – e se o fizessem, seguramente não teriam emprego…

Os do apito passam sempre incólumes, mas quando convém: ainda no clássico da Luz isso se viu, apesar do "cachaço" de um pobre diabo no árbitro-auxiliar.

Branqueamentos
Três jornadas apenas, uma liderança à condição isolada mas aproveitada para enaltecer o Sporting que vai na sua quarta época de terapia do sono e joga pior do que “cuspir na sopa”. Dois jogos fora do FC Porto muito penalizado pelas arbitragens e nenhum ROUBO em 1ª página no jogo de Vila do Conde, como já foram títulos em situações análogas de Benfica e Sporting alegadamente prejudicados.

Temos, por isso, mais do mesmo. Nas análises, sempre muito frias, pretensamente objectivas sobre o FC Porto, em contraste com a aceitação, sea como sea, das vitórias leoninas ou benfiquistas. Nas arbitragens, nos penáltis, nos critérios disciplinares.

Que os comentaristas do regime banalizem o óbvio, é algo a que já nem se liga.

Mas que o treinador do FC Porto, seja qual for, não aproveite as reuniões de árbitros para as quais são convidados e interessados directos, como foi neste Verão, para chamar a atenção das discrepâncias que nos deixam assarapantados semana após semana, já é imperdoável: um golo na própria baliza.

Nos jogos do FC Porto acontecem coisas de bradar aos céus: aquele fora-de-jogo a Sapunaru frente ao Belenenses, em que estava isolado para dar o golo a Lisandro com o g.r. fora da baliza, é criminoso.

É tão discutível saber se o onze de Jesualdo devia ter Mariano ou Hulk, Benitez ou Fucile, Fernando ou Meireles a trinco para entrar Guarin, como saber se Bruno Paixão deve apitar, se Pedro Proença é isento, se Duarte Gomes vê bem (ao perto e ao longe) e se raciocina até…

Bruno Paixão
Os coca-bichinhos das tácticas, das linhas curtas, do jogo interior, das famosas transições que só o são para quem tem condições técnicas (passar e receber) não querem sujar as mãos com o podre da arbitragem que influencia decisivamente os jogos e retira a verdade desportiva em metade deles, por estimativa minha.

Mas não podemos tolerar que, depois do critério disciplinar de Jorge Sousa no Benfica-FC Porto, tenhamos um ainda mais gravoso de Pedro Proença no Rio Ave-FC Porto.

E que Nuno Gomes tenha agredido um jogador do FC Porto e outro do P. Ferreira e só levou um amarelo de cada vez.

Ou teremos de levar sempre com Bruno Paixão a perdoar um penálti ao Sporting em Braga e outro ao Benfica em P. Ferreira (onde na época passada ofereceu a vitória encarnada numa falta inexistente sobre Léo de cujo livre deu golo)?

O Bruno Paixão que não viu a mão de Tonel na Supertaça da época passada em Leiria, viu (bem) a mão de Tiago Valente na Mata Real a favorecer o Benfica.

Digam que sistema é este em que Bruno Paixão marca uma falta ao contrário contra o Braga para perdoar o empurrão de Postiga a Meyong na área leonina. Edson levou com um pontapé, involuntário mas faltoso e na área dá penálti, de Ruben Amorim.

Mas não é só o mesmo árbitro com critérios diferentes. Há uma falta de critério em árbitros distintos.

O derrube de Gaspar a Hulk não foi sancionado por Pedro Proença para um livre perigoso junto à área vila-condense, tendo o portista levado um amarelo por simulação.

O sócio Pedro Proença
Não é novo, este sócio benfiquista na arbitragem. Pedro Proença começou a travar o campeão europeu FC Porto em Braga, no 1º jogo da era-Fernandez: Jaime jogou a bola com a mão na área, tirando-a do caminho de Quaresma, com o árbitro a dois metros, ele que assinalara antes um derrube de Quaresma a Wender de cujo penálti deu o empate nesse jogo (1-1). O Pedro Proença que no decisivo Benfica-FC Porto de há duas épocas, em que uma vitória da casa dava a liderança, perdoou um penálti ao Benfica e permitiu o golo do empate em fora-de-jogo. Pedro Proença cuja fama vem de longe, de empates portistas na Académica (1-1 em Taveiro) e no Dragão com o Belenenses (2-2) em que expulsou Mourinho… O mesmo árbitro que esteve num Sporting-FC Porto (1-1) no primeiro ano de Jesualdo…

Mas qual é a super-equipa que pode resistir a isto, a arbitragens sistematicamente prejudiciais para o FC Porto? A equipa tem defeitos de crescimento, de entrosamento, de conhecimento e todas as decisões, marcadamente injustas, que sobre ela exerçam são mais gravosas ainda. As bolas nos postes fazem parte do jogo e o FC Porto até nisso foi infeliz em Vila do Conde. Os erros de arbitragem também são do jogo, mas alguns são, além de grosseiros, “pertinentes”, cirúrgicos, quase naturais, diria a julgar pelas nomeações feitas nesta fase em que, com um calendário difícil de início, o tricampeão está a refazer meia equipa.

Já nem me importa se a Imprensa do regime reconhece que o FC Porto é prejudicado. Não consigo é encontrar explicação para ser sempre perseguido. Os efeitos do Apito Dourado até já passaram. A incompetência dos árbitros e de quem os dirige, orienta, nomeia e até exalta ainda dura e não tem fim. Vamos já actualizando os penáltis distribuídos pelos três grandes (ou não marcados, como ao Sporting e ao Benfica) e percebemos que a classificação poderia ser outra. Mas não podemos equacionar como é possível marcar-se um penálti como Duarte Gomes fez no Académica-Setúbal, um erro clamoroso sem justificação e que serviu até para o registo histórico de os estudantes ganharem aos sadinos em casa ao fim de 10 anos.

É destas marcas que vive a Liga do taberneiro Hermínio. Fora o contorcionismo disciplinar que distorce nos gabinetes o jogo antes de se entrar em campo.

22 comentários:

  1. Zé Luis

    Completamente de acordo.

    Mais uma prova, que o FCP tem que marcar nos primeiros minutos, não dando tempo e espaço para os árbitros habilidosamente criarem circunstâncias que moldem o jogo em disputa.

    Essa foi uma das armas que o Bobby Robson utlizou e bem, para rebentar com estas habilidades criteriosas destes metrosexuais do apito.

    Se para nós que estamos a assistir, nos revoltamos com decisões estúpidas destes árbitros, imagino o que não pensam os jogadores do FCP.

    Faço-lhes uma vénia, pelo seu comportamento e atitude de contenção.

    Com calma e serenamente iremos ser campeões, pois somos mentalmente muito mais fortes que esta corja.

    PS - Espero que não se tenha esquecido do árbitro que apitou o recente Sborting- Belenenses.
    Esse quando pode, também nos lixa, e com sorrisinhos.

    Resumindo.
    Mais uma vez vos digo, que basta estarmos atentos aos recados do Sr Seara no programa dos 3 estarolas, para percebermos quais vão ser os árbitros dos jogos dos 3 grandes.

    ResponderEliminar
  2. Zé Luís estás sempre em grande. Tens de ensinar o teu segredo ao Jesualdo.

    Se na época passada as exibições do Porto eram suficientes para ganhar contra 11, 12, 13 ou 14, esta época ainda não atingimos esse nível. Os árbitros têm feito a diferença, porque nem SCP nem SLB jogaram mais do que o Porto.

    ResponderEliminar
  3. dragon4, mas o Jesualdo devia ter marcado presença e posição quando os treinadores foram convidados para discutirem as coisas de arbitragem com os tipos do apito.

    Depois de dois anos prejudicado, apesar de campeão, Jesualdo sabe do que deve falar, lembrar casos, apontar erros, clamar contra a discrepância de critérios - isto chega a ser insultuoso.

    Nesta fase em que a equipa está a ser refeita pela metade, erros como os que têm sucedido só complicam as coisas.

    Na época passada começou bem, até superando os erros dos árbitros, porque a equipa transitava da época precedente. Entra pelos olhos dentro. Agora vai ser mais difícil, como se antecipou, e estes erros dos árbitros não são recuperáveis.

    Mas parece que não se passa nada.

    Para os árbitros não se passou nada porque raros foram os treinadores discutir o jogo e as arbitragens com os próprios árbitros. Depois, há sempre a sensação de passarem incólumes apesar das asneiras cometidas. Os critérios disciplinares são de bradar aos céus, vejam a porrada q~ue dão os jogadores do Sporting e o Nuno Gomes que devia ter sido expulso nos últimos dois jogos.

    The turk, também não vi o Sporting e o Benfica (este muito menos, ontem ganhou a cagar e a tossir) a jogarem melhor do que o FC Porto, por muitas imperfeições que tem a equipa de Jesualdo. Mas há quem olhe já para os 4 pontos de atraso, sem se importar com o que sucedeu nos dois empates do FC Porto em termos de arbitragem, e até admita que daqui a pouco estamos a 8 ou a 12.

    Também com adeptos destes, qual a equipa que pode ir longe? Só se for sozinha, que é como anda a nossa equipa na maior parte dos jogos, agora já é assobiada em casa por ganhar o primeiro jogo da Champions pela primeira vez em muitos anos.

    Já nem aceito falar da alegada "exigência" dos sócios, habituados a ganhar estão, mas decerto não sabem nem perder e muito menos como se ergue uma equipa fadada para ganhar.

    Há que saber ler as coisas: a equipa está imatura, é jovem, comete erros, mas não chuta para a bancada de qualquer maneira como se viu o Sporting em Braga. Jogou melhor para merecer a vitória? E o Benfica em Paços - que sorte até ao fim, ao último remate...

    Reconhecemos os erros, como digo "de crescimento", da equipa, mas somos masoquistas só a reparar que isso é que faz perder pontos?

    Há que equacionar tudo e não reagir a quente, quando isso significa desvalorizar, apoucar e desconfar do rendimento da equipa.

    Esta nova falange de adeptos desagrada-me, até porque remete-se a comparações ridículas com o passado mais ou menos recente.

    Eu não posso comparar o Bosingwa ao Sapunaru, a não ser lembrar o que era o Zé quando chegou ao Dragão e se fez ou fazia melhor do que faz agora o romeno.

    Que interesse tem lembrar o Quaresma, o Deco, o Bosingwa, o Pepe? Agora iam ajudar alguma coisa? É com este plantel que se vai conseguir o tetra e tentar ir mais longe na Champions. A equipa campeã europeia de 1987 perdeu Futre e o rei Artur mas ainda ganhou muito em 1988. Depois eclispou-se, é um ciclo da vida. As equipas têm ciclos. Os adeptos pensam que são perenes. OU remetem-se ao saudosismo e, daí, às comparações.

    Houve até quem lembrasse que depois de 0-0 no Rio Ave o Adriaanse foi agredido, sugerindo que Jesualdo também o fosse. Mas Adriaanse estava carregado de razão e também nesse jogo a culpa foi dos jogadores indolentes que não passaram 60, mas sim 90' a pastar.

    Sabem quem ali começou a perder a aura que tinha? Era importante saberem... mas poucos se lembrarão.

    Resta perceber se Jesualdo dá um safanão como deu Adriaanse, que muitos quiseram ver pelas costas mas de quem gostei pelo pulso firme que tinha.

    A juntar às debilidades, diria mais conjunturais do que estruturais, do FC Porto actual, tivemos erros de arbitragem que já marcaram a classificação até ao momento. É tão inegável uma coisa como outra. É feio dizer que só uma coisa teve importância. Mas continuo sem saber o que devo mais valorizar como negativo para os resultados conseguidos, sendo que vi nos 3 jogos o FC Porto merecer sempre a vitória, mais o da Champions.

    Acredito é que muitos quanto mais vêem menos aprendem, incorrendo nos mesmos erros, talvez por paixão, ou clubismo, as duas coisas, ou só para chatear, transmitindo a sua insegurança ao parceiro de bancada.

    ResponderEliminar
  4. Eu ja sinto um misto de habituaçao e cansaço perante estas situaçoes. Mas sem esmorecer.

    Recordo que, nesse celebre jogo de Braga o penalti assinalado contra o Porto é de uma falta fora da area! Mais ou menos a dois ou tres metros da linha da grande area, nem sequer é perto da linha limite.

    Recordo, por entre a discrepancia habitual nos amarelos (entre os quais o do Hulk é um teste enorme à resistencia mental do jogador), uma situaçao que provavelmente muita gente nao reparou:

    Aquando de um dos foras de jogo assinalados ao Lino, a Sporttv, mostra uma repetiçao com a linha de fora de jogo. Essa linha em vez de passar pela ultima parte do corpo do defensor (neste caso o seu pé direito, uma vez que estava voltado para o Lino que seguia colado à faixa), a linha, pasme-se(!!!) passa pelo meio das pernas do defensor.

    Quando reparei nisso olhei para o posicionamento do Lino e apercebi-me que afinal estava em jogo!
    Uma habilidade escabrosa ao nivel TVI nas repetiçoes de Leixoes no ano passado com as famosas linhas em diagonal, outrora inventadas pelo Rascord.

    Ha um fora de jogo inexistente na primeira parte, tirado a Lisandro, do qual so ha uma repetiçao na diagonal ao nivel do relvado (mais ridiculo é impossivel pedir) que procura precisamente esconder a posiçao legal do jogador do Porto.

    Nos jogos de galinaceos tudo na mesma. Algo que provavelmente Camacho nao se tera esquecido de dizer a Quique aquando das suas conversas pos e pré-acordo galinaceo, numa qualquer mesa andaluz com um belo gazpacho:

    1- "Os teus podem dar pontapés na cabeça dos outros sem serem sancionados, ou outros nao podem dar nos teus".

    2- "Os pénaltis marcados a teu favor nao contam para os outros".

    3- " Normalmente jogas com 14, quando sao 11 contra 11, a pseudo-imprensa vomita as habituais alarvidades para que isso nao volte a contecer".

    4- "Se jogar 11 contra 11 for recorrente, isto é, ocorrer em 2 fins-de-semana consecutivos, da direito a invasoes de estudio e do balneario do arbitro, agressoes a jornalistas e entrega de dvd's piratas a um qualquer secretario de estado que os atirara pela janela. Acertara em Ruizinho Brilhantinha e os Super Dragoes serao acusados de tentativa de homicidio".

    5- "Vale queimar autocarros."

    6- "Mesmo assim duvido que sejas campeao."

    QF- "Pero porque mestre Camacho? Di-me hombre??!"

    Chamacho- "Por causa del Oporto. Juegan con 11 contra 14 y estan siempre salindo a ganar. Y tienes lo calimero de risco central en el pelo. San recordistas de penalties."

    QF- "Pero estoy sin trabajo hombre. Tengo que aceitar".

    Camacho- "Pos bien, buena suerte. Puede ser que el Oporto tenga una epoca atrapalhada e tengas suerte como Trapalhoni". Hasta.

    ResponderEliminar
  5. Meus caros,

    Tal como vos tinha avisado em comentários anteriores ne não nos pusermos a pau e a jogar assim, já vimos qual o rumo que as coisas estão a levar.

    Sábado mais uma benesse aos lagartos (golo Postiga fora de jogo escandaloso) e ontem foi o que se viu mais duas agressões que passarm impunes (a do Nuno Gomes é a segunda consecutiva).

    Haja pachorra para entender estas situações.

    PS - E depois o caceteiro é o Bruno Alves...

    ResponderEliminar
  6. O branqueamento feito pelos "pasquins amestrados" bem como o colinho da arbitragem é algo que faz parte, desde sempre, no futebol do burgo.

    Pinto da Costa e (quase)todos os portistas estão já tão habituados a essa "normalidade" que, embora não deixem de manifestar a indignação legítima a encaram com mais um factor a ultrapassar, com mais trabalho, competência, valor, classe e empenho.

    Por isso se diz que os nossos títulos valem pelo menos o dobro dos conseguidos pelos rivais. Tem sido sempre assim e continuará a ser no futuro.

    Mais do que esgrimir essas benesses aos rivais, importa continuar a fortalecermos-nos internamente, procurando ser mais criterioso na escolha dos jogadores, garantindo um plantel forte e equilibrado, que ao que parece não tem vindo a acontecer nos últimos dois anos, tantas têm sido as desilusões provocadas pelas aquisições.

    Apesar de alguns erros de casting ainda é possível formar uma boa equipa com capacidade para lutar pelo título. Não podemos é continuar a apostar em jogadores sem classe e dispensar outros mais capazes.

    Ao Professor cabe-lhe naturalmente ter "olhinhos" e não inventar.

    ResponderEliminar
  7. Agora ja nao me recordo se em Braga se marcou um penalti que era fora da area ou se se marcou um livre que era penalti. Uma delas foi.

    Para alem da mao dentro da area.

    Eu pergunto-me:
    Terao o minimo de ombridade estes homens do apito e quem os dirige?
    Depois de ler um post destes, nao se sentirao envergonhados?
    Ou serao que sao simplesmente sujos, porcos e fracos?
    ...é que feios nao sao (até sao metrossexuais) e maus também nao porque até levam porrada e reagem a receber prendas de cristal e chuteiras.

    De sao feitos entao esses espécimes?

    ResponderEliminar
  8. Dragaopentacampeao:

    De acordo, mas convem lembrar que o afastamento da Liga e do que se la passa por parte da SAD e essas conferencias de imprensa a dizer que os arbitros se foram escolhidos é porque sao os melhores, nao ajuda nada. O resultado esta alias à vista.

    ResponderEliminar
  9. O Porto foi prejudicado.
    O benfica e o Sporting estão a ser levados ao colo. A SaD não responde, porque a única voz decente é a do Pinto da Costa. O Jesualdo sempre defendeu e bem o clube quando havia necessidade disso. Penso que ele merece um voto de confiança por parte dos adeptos portistas. De certo modo, penso que é um treinador competente. Claro que acho que podia ter feito mais na taça e na taça da liga...O plantel está em construção e temos que dar tempo ao tempo, no entanto que vamos a tempo de ganhar o campeonato... Não vale a pena assobiar a equipa, porque os jogadores ficam intranquilos...O Paulo Bento pressionou e agora em caso de dúvida o sporting é beneficiado... Golo fora-de-jogo do Postiga e penalti perdoado em Braga... O Porto para além de não ter ganho os 2jogos por culpa própria, os árbitros prejudicaram claramente a equipa...daqui a 2 jornadas ou estamos em 1ºs ou já a 7 pontos dos lagartos

    ResponderEliminar
  10. Parabéns "Zé Luis" por mais este excelente comentário.
    Também dei comigo a comparar este empate do FCP nos "Arcos" com o anterior empate conseguido pelo Rio Ave e cheguei à conclusão que não tem comparação possível, excepto no que à atribuição de pontos diz respeito.
    Quanto à manipulação das arbitragens, para mim, o mais escandaloso é deixarem o treinador a falar sózinho. Porque raio os responsáveis do FCP se manteem calados??? Mas que mistério é este?
    Não entendo!!!

    ResponderEliminar
  11. Soren disse...
    "Agora ja nao me recordo se em Braga se marcou um penalti que era fora da area ou se se marcou um livre que era penalti. Uma delas foi."

    Tinhas razão da 1ª vez.
    http://futebol.videos.sapo.pt/GHIInQa7aOLJIn099Zlk

    ResponderEliminar
  12. So mais uma achega:
    Bruno Paixão: cada vez que apita scp e slb, estes são sempre ajudados.. e nunca me esquecerei do jogo de Campo maior!
    Pedro Proença: sempre que apita o FCP,somos prejudicados.
    Elmano santos: se apitar o FCP somos prejudicados, se apitar o SCP, os mesmos são ajudados.
    Basta fazerem uma estatística das aribragens destes tres miseráveis arbitros.
    Isto sim tem de ser denunciado pela SAD FCP!
    Não os podemos vetar?

    ResponderEliminar
  13. Eu como Portista que sou há 31 anos, sempre me habituei a vêr o meu clube a ser campeão sem a ajuda dos árbitros (por mais que os meios de comunicação tente mostrar o contrário).
    Mas ultimamente estou-me a habituar a ver o Porto a ser campeão com os árbitros a prejudicar-nos claramente (mais uma vez com os meios de comunicação a fazer-nos crer no contrário).
    O que ao longo destes anos sempre tivemos foi uma direcção (na maioria das vezes na voz do Pinto da Costa) activa na denuncia dos "roubos" a que somos sujeitos semanalmente e que agora não temos, isso sim está a fazer com o que o Porto ano após ano esteja a ficar mais fraco (mas dizem voces - o Porto ganhou o campeonato com 20 pontos de avanço - verdade por mérito próprio mas também por muito demérito dos nossos adversários que não passam de patéticos, na maioria deles).
    Num ano em que o Porto tem uma equipa nova, com bastantes jogadores a adaptarem-se à dura realidade do futebol Português era premente que a direcção do clube fala-se e fala-se alto e rude na defesa do grupo de trabalho, devendo essa defesa ser feitas todas as semanas independentemente de termos ganho o nosso jogo, pois as arbitragens não perjudicam o Porto somente nos jogos do Porto mas também nos jogos dos nossos adversários ao dar-lhes um empurrãozinho quando as coisas estão tremidas.
    Apesar disto tudo (equipa em remodelação, treinador mediano e direcção do clube muda/ausente) tenho confiança que seremos tetra campeões nacionais.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  14. Eu acredito que todos os seres podem errar, mas errar sistematicamente em benefício de uns e em prejuízo de outros, é que já considero duvidoso...Pedro Proença é um tipo limpinho, boa figura, gel no cabelo, metrossexual, Lisboeta, Benfiquista, botas bem engraxadas, isso tudo e mais qualquer coisa, porém sem querer dizer que o rapaz é corrupto, longe disso, sempre que arbitra o Porto engana-se e sempre para o mesmo lado...No Domingo, voltou a enganar-se não uma, nem duas, nem sequer três vezes...E os erros mais graves foram sempre contra o nosso FCPorto! Que coincidência, não foi?!...
    Pois foi, mas mais a Norte, há mesma hora, embora na segunda-feira, outro homem do Sul, enganou-se de novo e carago que coincidência, a favor dos mesmos SpLisBenfica!...Pois é e não foi um, nem dois, nem sequer três erros cometidos!...Maxi, Nuno e patada do Rúben Amorim...Bruno Paixão em pleno estilo! Já no Sábado o camelo do árbitro se tinha enganado -desta vez em Lisboa- a favor do SpClPortugaldeLisboa...Isto há cada coincidência e destas coincidências todas resulta que o Sporting está à frente com mais 4 pontos que o Porto e o Benfica está exactíssimamente ao lado do Porto...Se não acontecessem estes "erros involuntários" -RSSSSS-poderia suceder que o Porto estivesse hoje em segundo lugar, com os mesmos pontos que o Sporting e mais dois -pelo menos-que o Benfica!...Olhem que isto é mesmo engraçado e nada de ficcional...A treta é sempre a mesma: "-Pois é mas os árbitros são humanos, erram hoje contra uns e amanhã contra outros, é a vida"...Se fosse ao contrário (APV): "-Pois é mas se verificarem bem, os erros favorecem sempre os gajos do Porto, não é que eu acredite em bruxas, mas qué las ai, las ai!"...
    Chamam-se a estes raciocínios, raciocínios rectos, sem desvios, sempre em direcção a Lisboa!

    ResponderEliminar
  15. Voces repararam que durante o jogo Paços-Benfica, o masagista transportava bebidas isotónicas de uma determinada marca para os jogadores.
    Mesmo que o jogador não quisesse beber era obrigado a tal, como aconteceu com o Cardoso.

    Agora percebo porque os do Benfica, atiram-se constantemente para o chão.

    Ganham duplamente.

    Amarelo para os adversários e permitem a entrada do homem que transporta 2 garrafinhas da tal bebida, uma amarela e outra azul, fazendo publicidade à tal marca, ajudando o SLrosas a ganhar mais uns trocados para pagar os famosos ases pontas-de-lança.

    E mais uma vez, os amigos da TV ajudam, mostrando as imagens dos jogadores e do massagista com as famosas bebidas.
    O cúmulo é a imagem do Cardoso a beber a tal bebida junto à linha lateral, quando recebia assistência e com o jogo a decorrer, pois como informação era uma situação muito importante para esclarecer o telespectador.

    Que palhaçada.
    Ao que chega o servilismo aos Benfas.

    O FCP que aprenda a utilizar mais o show da televisão para ganhar dinheiro, como os outros.

    Quando o jogador do FCP se lesionar, o massagista entra com uma super-bock na mão e coloca-a junto do jogador.

    Era giro, e rendia mais uns cobres a SAD.

    ResponderEliminar
  16. Óptimo post do "Zé Luís".
    Não se pode comparar o que não é comparável. Os jogadores que saíram já conheciam a "chama do dragão", ao passo que os novos ainda nem sequer "chamuscados" foram. Precisam de tarimbar, mas os "encarregados" têm de exigir deles e "fazê-los homenzinhos"...
    É preciso informar os novos jogadores que "eles" (os mouros todos - aqui incluo a corja dos árbitros, que não são burros, como às vezes os aplidam...)não perdoam ao Porto ter estado a ganhar estes anos todos. É preciso que as "vozes do Porto" se elevem bem alto e quebrem todas as amarras. Não fazerem como o Dr. Rui Moreira fez ontem no "Trio de Ataque", o Dr. .uilherme Aguiar, fez no dia anterior, que não chamaram "os bois pelos nomes", sendo inclusive chamados à atenção disso pelos nossos adversários. É não se assumirem verdadeiramente e não usarem a facilidade da comunicação para denunciar este estado as coisas.
    Façamos, pelo menos nós, um coro de protesto, mas fora do nosso Estádio. Os jogadores precisam de ser chamados à atenção mas tem de ser no balneário pelo Treinador, a quem apelo que seja mais rigoroso, para bem de todos nós.
    Saudações portistas
    MT

    ResponderEliminar
  17. As arbitragens não podem ser esquecidas, sob pena de nos comerem de cebolada.
    O Fcp jogou mal, pois jogou mas um penalti roubado, sim roubado, faz toda a diferença do mundo...neste caso 2 pontos de diferença...Não podemos ficar calados, há que gritar e espernear como os outros...e vêem-se os resultados...golos fora de jogo, agressões por punir, penaltis esquecidos de marcar...

    ResponderEliminar
  18. O melhor sinal que podemos dar para o interior do balneário é apoiar incondicionalmente o Jesualdo Ferreira.

    Fazer o oposto é dar tiros nos pés.

    ResponderEliminar
  19. Não sei se alguém leu a notícia publicada pelo Correio da Manhã que dá conta de alguns excessos nocturnos em relação aos jogadores do FCP. Nomeadamente em relação ao Pelé e a ao Mariano que terão, em determinado momento passado das marcas.
    Claro que esta notícia, vinda de onde vem, não me merece grande credibilidade, mas lá que é estranho o Pelé ainda não ter sido convocado uma única vez, é. Espero não estarmos perante mais uma época ao estilo das de 2000/2001 e 2001/2002, em que se passaram situações semelhantes.

    ResponderEliminar
  20. Rizzo Da Rat disse...

    "O melhor sinal que podemos dar para o interior do balneário é apoiar incondicionalmente o Jesualdo Ferreira.

    Fazer o oposto é dar tiros nos pés."

    TOTALMENTE APOIADO!!!

    ResponderEliminar