26 outubro 2008

Cair ao tapete sem saber como reagir

Equipa: Nuno, Sapunaru (M. Gonzalez 64'), Rolando, B. Alves, Lino (Candeias 31'), R. Meireles, T. Costa, Lucho, Hulk, Lisandro e C. Rodriguez (E. Farias 74')

É tempo de começar a assumir, de uma vez por todas, algo se passa, de mal, com este FCPorto !!! Este não é o FCPorto que nos habituamos a amar e que os adversários se habituaram a
respeitar e a temer. Não adianta tapar mais o sol com a peneira, não adianta tentar esconder o mau momento que a equipa tricampeã está a passar, dando justificações que a equipa está em construção ou foi apenas falta de sorte. Olhando para aquela equipa ( ? ), ou melhor, aquele conjunto de individualidades descoordenadas e desorganizadas que estiveram na noite de sábado no Estádio do Dragão, e que foram derrotados, justamente, pelo Leixões, apenas se pode concluir que a equipa, conjuntamente com os seus responsáveis, necessitam, todos juntos, urgentemente, de arranjar um antídoto para que este mau momento não se alastre até ao final da época e tome proporções desajustadas para quem tem um nome vencedor a defender.

O FCPorto é um equipa que vive de momentos, conseguindo tocar o céu e o inferno no mesmo jogo, tanto poderá estar a dominar e a massacrar o adversário num momento, quando, no momento que menos se espera, sofre um golo ficando logo atordoada, não sabendo como responder.

Jesualdo Ferreira optou por fazer entrar Hulk de inicio, remetendo Mariano para o banco, e mudou, inesperadamente, o meio campo entrando Tomás Costa, sendo o jogador que alinhou mais posições, e todas elas com esforço, neste jogo, por Fernando, mudando tacticamente também a equipa, Lucho descaía para a direita, quase como se fosse um médio direito, e o certo é que o FCPorto, até Lucho jogar naquela posição, nunca foi capaz de mandar no meio-campo. Um treinador famoso disse " escolhes a equipa, deixas-me escolher o meio-campo e ganho-te o jogo", poderia-se dizer que calhou a José Mota escolher a chave da sua vitória nesta partida.

Para quem necessitava de tranquilidade, o jogo começou da pior forma possível, logo aos 3 minutos, na primeira descida do Leixões ao ataque, num canto onde toda a defesa portista viu jogar, Bruno China aproveitou para inaugurar o marcador.

A partir daí, o FCPorto mostrou a faceta já conhecida, quando sofre um golo não se sente uma capacidade de reagir, nota-se a equipa demasiada presa psicologicamente, meio perdida e atónita, perguntando-se a si próprio como aquilo foi acontecer não conseguindo criar ocasiões para se auto-motivar.

Quando tudo parecia querer mudar, Lisandro, num remate à meia-volta, e Rolando de cabeça, quase empataram, eis que Braga, isolado não perdoa e faz o segundo golo da equipa forasteira, com o resultado a ganhar contornos de escândalo. Imediatamente, Jesualdo retira Lino da equipa e faz mandar entrar Candeias, e passados 6 minutos, Lucho Gonzalez reduz o marcador,através de um pontapé de grande penalidade.

Até ao fim da 1ª parte, o FCPorto mudava de figurino e começava a querer mandar na partida, tentando chegar ao empate o mais cedo possível, embora muitas vezes ataboalhadamente.

Na 2ª parte, a equipa portista entrou de forma bastante forte, Lisandro, sempre incansável, procurava puxar a equipa para a frente, mas, sentia-se que faltava mais qualidade, a equipa lutava para mudar o rumo dos acontecimentos, mas algo falhava sempre. E foi, Lisandro Lopez, numa grande jogada individual, que igualou o marcador dando um pouco de esperança aos adeptos já impacientes com o resultado, mas principalmente com a exibição.

Passados alguns minutos, Jesualdo Ferreira mudou na equipa tirando Sapunaru entrando Mariano para defesa esquerdo tendo sido obrigado Tomás Costa ir para defesa direito, opção que não se compreendeu e não viria a dar frutos na partida ,acabando o jogo sem laterais de raiz.

O Leixões equilibrava a partida e obrigava a que a equipa portista o respeitasse, a equipa lutava mas nada saía com sucesso, Jesualdo punha Farías na equipa, tirando Rodriguez, mas quando se julgava que a equipa já estava de pé e pronta a mandar ao tapete o seu adversário, eis que aconteceu o contrário, novamente Braga, num remate de fora da área, num lugar onde deveria estar alguém a tapar o caminho à baliza de Nuno, faz o terceiro golo, rum grande golo, colocando alguma justiça no marcador.

Até ao final da partida, a bola queimava nos pés de alguns jogadores portistas, ninguém a queria ter nos pés e levar a equipa às costas, parecem que andam perdidos no campo, sem governo nem quem os governe, o medo de falhar, o receio dos assobios, a falta de poderio físico, ou qualquer outra coisa, anda a impedir que a equipa se auto-motive e ultrapasse o mal momento da equipa no jogo. O Leixões acabou por ser um vencedor justo, trabalhou imenso, e José Mota foi capaz de montar uma equipa tacticamente perfeita e que com muito espírito de sacrifício, humildade e sorte conseguiu arrancar uma vitória que os coloca no primeiro lugar do campeonato.

Estas últimas derrotas, e exibições, deu para sentir que falta muita coisa no FCPorto, sendo que essencial a existência de uma voz de comando dentro do terreno do jogo para tentar levar a equipa para a frente, e também deu para provar a confusão que anda na cabeça dos responsáveis técnicos que lideram a equipa. Algo tem de mudar, o mais rapidamente possível, este FCPorto tem de fazer por merecer as quinas de campeão. É tempo de mudança, de quem lidera juntamente com os jogadores, tentarem compreender o que falta e mudar o mais rápido possível, porque neste clube as vitórias não podem esperar.

87 comentários:

  1. Estamos todos tristes e descontentes com o treinador,mas este campeonato vai ser equilibrado por baixo, uma vez que não se vê a concorrencia a fazer melhor.
    Alguma dose de infelicidade e aselhice da nossa parte com 8 bolas nos postes em 11 jogos oficiais.
    Quem acompanhou o jogo dos galinheiros, viu um arbitro caseiro a empurrar os da casa, viu yebda dar porrada aos 9 , 13 e 52 mns sem levar um amarelo, assinala um fora de jogo inexistente ao Marinho, não marca a falta de Luisão sobre o Fabrizio no lance do 1-0 e evitou marcar faltas á entrada da area dos locais..mas claro que só vão falar do penaltie por assinalar a seu favor!
    A Naval demonstrou ter boa equipa (a sorte dos mouros foi o Diego Lesionar-se)e no sábado temos de dar tudo para vencer.
    Arrisco dizer que, face ao nivelamento do campeonato, até podemos ser campeoes com o Jesualdo - basta não inventar!
    Vêja-se em que lugar esta o SP.Braga que practica um bom futebol.
    Não aceito que batam nos jogadores, julgo que deram tudo e foram os mesmos que venceram em Alvalade e deram lição na luz, contudo terá de haver acertos em Dezembro...
    Cump.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. O Jesualdo fez uma pré-época muito ma, que revelou o mau estudo dos jogadores que "contratou".

    Chegamos a Novembro sem modelo de jogo definido.

    Se estes jogadores nao eram os que queria entao nao os deveria ter aceitado. Se sao os que queria, algo se passou em termos de comunicaçao entre o pessoal de prospecçao e o treinador.

    O que se passou para mim, foi que Jesualdo pactuou com algumas comissoes. Calou-se e comeu.

    Agora que nao tem os jogadores ideais para adoptar o mesmo sistema que adoptou em Braga, a coisa nao funciona. E Jesualdo nao se soube adaptar. Pior que isso teve receio de o fazer.

    Os jogadores teem valor mas sao muito jovens, alguns extremamente verdes em termos tacticos. Basta olhar para a explosao e técnica do Hulk ou para a forma como o Guarin trata a bola e depois ver a maneira como interpretam o jogo para nos apercebermos do trabalho que tem que ser feito.

    Jesualdo nao os sabe trabalhar e pior que isso nao "encosta" os jogadores que estao de rastos, como Lucho e Rodriguez.

    Porque é que contra o Kiev, Tomas Costa foi "encostado" em deterimento de Mariano? Depois adas exibiçoes que tinha feito.

    Porque é que Lucho aparece na direita contra o Leixoes?

    Porque é que Guarin e Benitez foram "queimados" em Londres?

    Porque carga de agua é que Fernando saiu da equipa?

    Hulk e Lisandro sao os dois jogadores que criam jogo ofensivo no Porto. Devem sempre ser titulares. Isto porque nao existe ninguém para segurar bola no meio campo.

    Para quando Rodriguez ou Lucho no banco?

    Todas estas decisoes, ou a falta delas, so revelam uma coisa: falta de coragem para construir uma equipa e controlar um balneario.

    Se Jesualdo nao tem condiçoes para acreditar no seu trabalho e exercer autoridade sobre os jogadores, passa a fazer parte do problema e deixa de ser soluçao.

    Os jogadores que tentam criar jogo e demonstram qualidade e raça como Tomas e Hulk (ainda que com muita ingenuidade e falta de controlo emocional - vide Tomas Costa em Alvalade e Hulk em todos os jogos) devem ser apoiados e trabalhados com paciencia. Devem jogar.

    ResponderEliminar
  4. Os auto denominadas defensores da nvicta ou ultras, voltaram a mostrar a sua educacao e respeito pelo clube : ameacaram e partiram vidros dos carros dos jogadores. Por estes lados, aonde se fala de eleicoes antecipadas e se incentiva incendiar as assembleias gerais, as accoes dos super dragoes foi certamente aplaudida, ou pelo menos cnsiderada normal. Cada vez tenho + certeza de uma coisa : A equioa joga mal, mas consigo ter mais vergonha de alguns adeptos do que da equipa. Leiam as plavaras do nosso capitao e reflictam. Acordem para a vida. assobiadores da merda.

    ResponderEliminar
  5. Peço-vos contenção na linguagem sob a ameaça de isto se tornar uma tertúlia benfiquista. E não admitirei qualquer insulto a elementos do blog. Têm uma opinião e nós respeitamos todas, mas sem linguagem brejeira por favor.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Realmente as notícias que ouvi na rádio sobre agressões e insultos aos jogadores são preocupantes, dignas de um clube de país terceiro mundista ou da 2ª circular.
    Infelizmente não é a primeira vez.
    Assim é que não vamos mesmo lá, há que ter cabeça fria.
    Concordo com o Zirtaev, às vezes parece que isto é um blog dos adversários!!! Lamentável.
    E mais não digo.

    ResponderEliminar
  7. Provavelmente vou ser acusado de ser também um adversário, mas eu vejo futebol da forma mais isenta que consigo e não posso deixar de dizer que a arbitragem do PortoXLeixões cometeu muitos erros, tendo sido mais os que beneficiaram o FCP (penalty duvidoso, golo mal anulado ao Leixões) do que os que prejudicaram (um ou dois foras de jogo mal tirados, especialmente um em que Hulk ficava isolado).

    Estamos apenas a um ponto do Benfas, que joga mal, e ganhou com um golo precedido de falta e com um penalty desculpado ao Luisão, e também um penalty (será?) perdoado à Naval... ou seja, mais uma vez, uma arbitragem muito má.

    O SCP está a chegar ao Natal. Há qualquer coisa que não está a funcionar na equipa.

    Por isso concordo que este será um campeonato nivelado muito por baixo, como naquele em que Boavista foi campeão (apesar das arbitragens desse ano).

    Concordo com o post.

    Há desequilíbrios evidentes no plantel que não se compreendem, e contratações aparentemente falhadas.

    Rodriguez, para além de apresentar um rendimento muito intermitente, parece ter vindo desestabilizar o balneário devido ao seu vencimento (segundo se diz) alto.

    Pelé (porque não joga um jogador do Inter de Milão), Fernando, Bollati, todos para trinco, mas vemos experiências com Tomás Costa e Guarin.

    Tarik não convocado?

    Adriano a "encher"... quando Farías também não faz melhor.

    Hulk muito verde (e muito caro).

    Candeias muito intermitente, sem que haja uma aposta séria no rapaz.

    A insistência teimosa em Mariano.

    Lucho sem assumir a liderença.

    Total ausência de génio ou fantasia na equipa.

    O "castigo" a Hélton depois de Londres... pois por muito que goste do Nuno, tirar a titularidade ao Hélton depois desse jogo, passa como humilhação pública.

    Sabem que mais?

    Todos se preocupavam em substituir Bosingwa e Assunção, e pouco se importavam com o Quaresma, pois estávamos todos fartos dele... e aqui faço mea culpa.... mas tem-nos feito mais falta o Quaresma do que os outros dois juntos.

    É óbvio que a culpa não é dos jogadores, mas sim de quem dirige. De quem escolhe quem joga, de quem contrata, de quem prospecciona.

    Muito haveria a dizer sobre a política de contratações, as capacidades técnico-tácticas do Prof. JF, das "comissões", dos argentinos, mas isso daria um comentário enorme.

    Aos poucos irei dando a minha opinião. Em prol do FCP, e não como adversário. Lamento se os meus "óculos" não têm cor e se é a justiça, justeza e isenção que imperam.

    ResponderEliminar
  8. o que entristece-me nem é o facto de se perder 2/3 jogos, não é o facto de um ano ou assim nada ganhar, pois todos os clubes passam por estas fases e o nosso já passou e sempre recupera...
    não é ver o porto a jogar mal e porcamente, ter um imbecil a treinar..isso custa pa quem adora futebol e pa quem adora sentir o espirito da vitoria, o que custa é abrir os jornais e ler que uma cambada de imbecis que se dizem membros de uma claque, só porque se está numa fase má comecarem cenas de violencia, como se fossem uns Deuses e tudo fossem deles.
    atacarem os jogadores que muitas alegrias nos deram..o LISANDRO????? o lisandro poderia estar um ano a jogar mal que merece sempre o nosso respeito e gratidao...ou já se esqueceram das alegrias que ele nos deu????

    o derlei e companhia deveriam ser recebidos de pé sempre que entrassem no nosso estadio....fosse qual fosse a cor que ele estivesse a representar....já pararam para pensar as alegrias que estes senhores nos deram????? deveriam ser sempre sempre elogiados e bem recebidos por nós...foram eles que nos encheram de alegria e orgulho perante tudo e todos....mas não, uma cambada de ignorantes ditos portistas acham-se os maiores e inteligentes e ao minimo deslize começam a fazer o que melhor sabem violencia...

    já com adriense foi assim e que recordações e imagem levam do nosso clube???
    isto n é ser portista é ser apenas um fdp de um ignorante selvagem que provavelmente tem dificuldades em lidar com a sociedade...
    infelizmente ninguém faz nada, mas o que estes senhores ditos "claque" mereciam era ficar À porta nos jogos para ver se a sua estupidez assentava!!

    é fantastico ir assistir a um jogo e ouvir a claque, a festa que fazem, mas este lado negro realmente cobre por completo qualquer alegria que nos possam dar...
    todos somos portistas e todos somos catalogados com estes actos quando isso não é verdade....

    eu detesto o treinador que temos, o fio de jogo que temos, um ou outro jogador, mas jamais faria algo semelhante...pensar sequer...fases más todos os clubes têm e é nas horas más que se vêm os melhores..e assim não somos...
    Com este episódio merdoso a situação só tende a agravar e assim a tardar em passar...

    hoje sinto-me desiludido por saber que pertenco a um enorme clube com gente muito baixa e ignorante que sem olhar a meios faz da lei da selva a sua orientação e sina.

    Provavelmente são estes bestas que em vitoria andam com os jogadores ao colo, e hoje fazem o que fizeram...foi vergonhoso e é somente mais uma machadada na honra e grandeza do nosso clube, da cidade e dos portistas..
    nós não somos assim, deveremos ser diferentes dos demais pela forma de saber estar e viver o clube e assim...é dificil...estas coisas mancham mais que a historia apito dourado,platini, etc etc
    Não admira assim que muitos jogadores mesmo aqueles que são fantásticos e que provavelmente passam por uma fase menos boa queiram sair do clube....eu também queria com coisas dessas...

    como tal se fossem honestos, inteligentes, responsáveis e gente de respeito, deveriam fazer uma faixa gigante capaz de cobrir aquelas caras de vergonha e pedir desculpa pelo acto estupido, miseravel e dispensavel que protagonizaram a quem defende as nossas cores...

    o Tomas Costa não tem culpa que o treinador lhe mande chutar mal recebe a bola ou que vá jogar a defesa esquerdo...nem tudo é farinha do mesmo saco...mas os imbecis têm tendencia a não compreender o compreensível.

    Detestei o que li nos jornais hoje....de haver mais um motivo para se falar mal do clube e para motivar gozo de outros que por vezes passam pelo mesmo...
    pa quem não se identifica com estas bestas ser englobado no mesmo saco...é dose...
    afinal os ingleses, nisso dão o exemplo...ng esquece quem muitas alegrias lhes deram!!
    afinal não é só dentro das 4 linhas que o nosso clube precisa de uma limpeza....


    força PORTO , somos dragões, somos campeões...

    ResponderEliminar
  9. Como é que é possível?!?!?!?!

    Ao que chegamos, senhores.

    Um clube que vende à pressa um dos melhores laterais do mundo (Bosingwa) para depois estoirar o dinheiro em Guarins, Sapunarus, Marianos e Benitezes?

    Um clube que se recusou aumentar Paulo Assunção (o esteio do nosso meio-campo Tricampeão) e depois vai oferecer um salário PRINCIPESCO a um Uruguaio de valor duvidoso só porque é ex-Lampião?

    Um clube que admite que se passe o que se passou após o jogo de Sábado?

    E para quando as contas... quero ver quanto é que lucramos depois de vender 2 jogadores (Pepe e Bosingwa) por 50 milhões. Quantos milhões de comissões é que desapareceram.

    Jesualdo? É provavelmente o que tem menos culpa. Burro já ele era antes de vir para o Dragão... não faz mais porque não sabe.

    ResponderEliminar
  10. Estou cançado de "ver bater" no Sapunaru e no Guarín, e tantos outros que não merecem. Como é possívil criticar o Sapunaru quando o homem tem jogado bem!? Ele tem cumprido. Critica-lo por não atacar?! Ora vamos lá ver, o homem é DEFESA, porque raio tem de atacar mais do que um EXTREMO??? O problema de muita gente é desculpar a falta de um extremo decente (ou a má prestação dos que lá andam) com o facto de o Sapunaru não atacar muito, e ainda bem que não o faz, porque ele faz falta é na DEFESA!

    Já o Guarín, enfim, criticam o homem por não se adaptar a uma posição que não a dele! Sinceramente, ainda não o vi jogar na sua posição de raiz, anda sempre deslocado noutros campos, assim realmente não é fácil tirar o melhor rendimento do jogador.

    Sejam coerentes e vejam o futebol com olhos de ver para perceberem que alguns dos jogadores que criticam não têm culpa. Culpem o treinador por não fazer o trabalho de casa, por não perceber nada de tácticas, por não ser íntegro, por não se impôr (no que diz respeito à SAD), etc.

    Chega de crucificar o jogador A, B ou C sem fundamentos válidos, ou apenas porque não gostam dele. Critiquem, sim, mas argumentando de forma lógica e coerente para que faça sentido a quem também acompanha os jogos.

    Temos muitos bons jogadores espalhados por diversas equipas do nosso campeanato, será uma boa altura para o treinador pensar em "recuperar" aqueles que desdenhou e que muita falta nos fazem. O Lucho está, estranhamente há tempo demais, em baixo de forma. Ele é o criativo do Porto actualmente, e continua a jogar porque não temos lá ninguém com capacidade para o substituir. Ibson, faltinha fazes cá tu, e muita! O Pitbull, foi dispensado injustamente, o B. Gama anda aos perdidos, etc.

    Em vez de dispararem sem apontar, percam um pouco de tempo, pensem um bocado e aí então apresentem o vosso descontentamento mas com fundamento e não com raiva.

    ResponderEliminar
  11. o jesualdo e o unico culpado, esta sad ja trabalhou com o mourinho, com o adrianse e nesse tempo construiram-se grandes equipas!
    o juju disse no inicio da epoca que todas as contrataçoes foram pedidas por ele!
    foi a sad ou foi o juju que dispensou o ibson? (lembro que a sad ate renovou contrato com ele)
    foi a sad k dispensou o adriano, o pitbull, o h barbosa entre outros pa ficar com o mariano e outros que tal?
    a culpa a meu ver e unica e exclusivamente do juju, simplesmente pk o mourinho e o adrianse tb ca tiveram com a mma sad e construiram grandes equipas, uma dessas o juju aproveitou-se bem que conseguiu ser bi-campeao com a equipa do adrianse... sem meter reforço nenhum pedido por ele, ou ja nao se lembram dos jogadores altos que ele queria?
    da guerra que deu a compra do bolatti pk o juju queria medios com mais de 1,90m!
    acordem para a vida, eu ate aceito que a sad meta ao bolso, nao digo que seja mentira, mas nao e a sad que constroi a equipa, ai e o juju, e como todos vimos ele falhou!
    culpar a sad por tudo ta na moda agr, culpar o juju nao, o homem deve ser ingenuo, nunca faz nada mal!
    repito, a culpa para mim e do juju, desde o momento que ele disse que todos os reforços tiveram o aval dele, a culpa so pode ser dele!

    ResponderEliminar
  12. andré, também apoio quanto a avaliação de jogadores.

    Como sempre, discordo de muitos nomes avançados, avulso, e aí diz pouco da tal bondade e do necessário bem senso, caro amigo. Mas cada um tem a sua opinião.

    Acho é que os 50 lugares do autocarro não chegavam para o plantel que se vai fazendo dessa maneira...

    Sobre o Sapunaru, é risível porque primeiro dizia-se que defendia mal por atacar muito, agora é por atacar pouco. Contudo, isso não invalida que tenha estado mal, mas todos no sector defensivo estiveram e a culpa deve ser repartida e não focalizada.

    Infelizmente, somos poucos a pensar assim.

    Toma o exemplo do Fernando. Não era rápido a soltar a bola. Acho que no sábado a equipa andou a passo de caracol. O Fernando estava parado, no banco, e a culpa não foi dele.

    mil893, vamos assentar numa coisa: nenhum treinador faz um plantel, hoje em dia, nem o juju nem o quique. Corrigido: só fazem plantéis quem tem dinheiro para gastar, o Mourinho, o Benitez, o Schuester.

    O que não invalida que os treinadores não tenham a sua quota-parte de responsabilidade, porque se não forem todas ao menos algumas contratações são de indicação sua.

    Mas o professor tem, todos os anos, garantido que deu o aval. Mesmo que não acreditemos ser assim a 100 por cento, Jesualdo assume a sua quota-parte de culpa.

    Portanto, não é só o Jesualdo culpado.

    Sabem que eu não faço tábua rasa de todos estes processos para desatar a bater à ceguinha aqui e ali, nos jogadores, no treinador ou na SAD. Há erros, as vitórias encobrem muitos erros mas o balanço é positivo. Quanto a esta época, apesar da situação actual, nada está perdido, bem longe disso.

    Pode aver desânimo, evidente, mas nunca derrotismo. Isto tem levado à esquizofrenia que eu preferi não apelidar assim mas tomo a iniciativa do amigo jorge aragão que a assumiu quanto à divisão de opiniões, numa altura em que tantos tiros na água não impedem o porta-aviões de navegar.

    Parece haver quem prefira afundá-lo, criticando quem não mete ogivas nos torpedos em fase de lançamento. São os esquizofrénicos inveterados, os que não têm cura possível e nestas situações trazem ao de cima o pior dos adeptos.

    Sobre estes e eventuais prejuízos causados a um ou outro jogador, não fico surpreso. Os adeptos são assim, em todo o lado.

    Já quanto à identificação dos desordeiros, sei muito menos e parece-me mais um bater às ceguinhas ou no alvo mais fácil.

    Como o desvario é total, cabe toda esta confusão no mesmo saco, do que se passa dentro e fora do campo.

    ResponderEliminar
  13. Caros PORTISTAS, temos de admitir que este ano temos uma equipa muito fraca liderada por uma equipa técnica ainda mais fraca. E contra factos não há argumentos... É com tristeza que o digo, mas é a nossa dura realidade 08/09. Parece-me no entanto que pode ser transformada em Janeiro. Com a contratação de um bom lateral(Dir. ou Esq.) e de um bom nº 10.
    Saudações cordiais e pedido de maior contenção por parte dos PORTISTAS, é que não se esqueçam ainda somos tri-campeões, e a procissão ainda vai no adro...

    ResponderEliminar
  14. Para os arruaceiros chegarem às viaturas dos jogadores é necessário que os metam no estacionamento, ou seja, que os deixem entrar - isto para não afirmar que os mandaram partir.

    O Lisandro ficou com a viatura danificada porque joga mal ou será porque não vai na conversa da SAD em relação ao ordenado? Parece-me mais uma situação idêntica à do Assunção...

    É só lembrar dos episódios de há uns anos com o regresso da Madeira e a forma propositada como a SAD colocou os SD extremistas e a equipa no mesmo voo.

    Os SD estão apenas a fazer o trabalho para o qual são subsidiados - ser a tropa pretoriana da SAD.

    E está tudo dito. Agora pensem!

    ResponderEliminar
  15. Esqueci-me de referir os episódios com Adrianse e a ainda mais mal contada história com Mourinho que o tempo irá encarregar-se de nos esclarecer quanto à estrutura moral da nossa SAD.

    Eu sei. E vocês? Ainda acreditam que o Mourinho andava nas putas?

    Nas putas sabemos nós quem anda.

    ResponderEliminar
  16. isso e falso rizzo!
    para chegares as viaturas n precisas ser da claque nem precisas ter acesso ao parque de estacionamento, so tens k esperar pacientemente em frente a garagem, e por ali que eles saem!
    mas alguem provou que foram os SD?
    acham mesmo que os SD iam agredir o lisandro?
    eu tenho as minhas duvidas, mas ja nao meto a mao no fogo por ninguem!
    seja quem tiver sido.. so foi pena n terem agredido o juju!

    ResponderEliminar
  17. rizzo da rat, completamente de acordo... Não pago as quotas para financiar estes actos animalescos.

    ResponderEliminar
  18. Ja chega de CALDEIRADAS!!! Vocês sabem daquilo que estou a falar....

    ResponderEliminar
  19. Sim o Jesualdo escolheu-os a todos. Até os dois craques que o PdC prometeu aos sócios na penúltima vez que foi à SIC.

    Foi o treinador que quis jogadores da 2ªDIV japonesa ou o suplente do Lanús, do St. Etiene ou que também pediu o craque que jogava nos coxos do benfica.

    Ficamos a saber por alguns adeptos que acreditam nas histórias da carochinha que o Jesualdo para além de treinador também negoceia as entradas e saidas de futebolistas. É só ver a frustração do homem no banco para percebermos que estes não são os seus reforços.

    O Rolando deve ser o seu único pedido.

    Em Janeiro fazem a vontade a muita gente e trazem mais um contentor. Em Agosto de 2009 outro e continuaremos a gastar dinheiro até vir alguém que se preocupe com o FCP e não com a conta bancária de alguns engravatados comissionistas. Isto se não derem cabo do clube primeiro.

    O único treinador que escolheu o seu plantel foi o Mourinho e isto porque lhe disseram - tens aqui 5M euros e agora faz qualquer coisa com eles porque nós já gastamos o dinheiro na maravilhosa equipa que demos ao Octávio.

    ResponderEliminar
  20. pcos, não deixas de ter razão, mas se apelidas a equipa técnica de fraca e lembras que somos tricampeões, olha que à parte o Zé Gomes a equipa técnica é bicampeã, alguns tricampeões, ok?

    rizzo, sim o Mourinho ia às putas, para quê negá-lo?... Queres falar do assunto assume tudo, não selecciones os bons e os maus.

    Quanto às alegadas agressões, o mil893 tem razão e não é certo saber-se quem foi. Mas isto é um ninho de víboras, concordo.

    ResponderEliminar
  21. Se o Mourinho ia às putas então deve ser um péssimo treinador. Vamos ostracizar o homem.

    Ele até trouxe as putas para dentro do clube...

    ResponderEliminar
  22. O que eu quero dizer é que quem não vai na cantiga das comissões e outras coisas que já aqui abordamos anteriormente acaba sempre por ser ostracizado por uns vandalos que nunca se sabe muito bem de onde aparecem...

    Mourinho, Adrianse, Assunção, Derlei e agora Lisandro etc.

    Deve ser coincidência.

    ResponderEliminar
  23. Penso que inegável que há uma forte ligação entre a SAD e os superdragões...Gostava de saber quanto é que eles pagam pelos bilhetes para ver os jogos no dragão...Gostava de saber quantos €€€ saem da SAD para financiar esses escroques e abutres...Quem foi o administrador que passou o telemóvel ao Mourinho, qunado este foi ameaçado na véspera da final da Champions...Este facto nunca foi desmentido pelo dono do telemóvel...Enfim, alguem tem dúvidas de quem pressionou o Paulo Assunção?...

    ResponderEliminar
  24. "Em Janeiro fazem a vontade a muita gente e trazem mais um contentor. Em Agosto de 2009 outro e continuaremos a gastar dinheiro até vir alguém que se preocupe com o FCP e não com a conta bancária de alguns engravatados comissionistas. Isto se não derem cabo do clube primeiro."

    Quem isto escreveu está cheio de razão, e eu permitir-me-ia em chamá-lo BRUXO ?
    Desta vez vamos cair bem fundo.Depois é uma questão de a SAD, através do seu interlocutor (Jesualdo)vir dizer que a culpa é dele.

    A propósito o que é que está a fazer o jornalista da RTP,que foi contratado para a COMUNICAÇÃO ?
    Parece que só serve para levar o Jesualdo pela mão, às conferências de Imprensa.

    É mais uma habilidade.

    Sou sócio desde 1961, estou a 3 anos de receber a roseta d'ouro, espero lá chegar com mais uns campeonatos no bolso, só para encurtar distâncias para aqueles artistas...

    Entretanto é preciso calma e cabeça fria !

    ResponderEliminar
  25. Em casa habituada a ganhar, quando a derrota aparece, todos começam a reclamar e até a razão falece.
    O Porto não jogou bem, muito pelo contrário, mas que diabo, parece que o campeonato já acabou. O Leixões fez provavelmente o melhor jogo dos últimos 30 anos. A jogar assim, com aquela eficácia, em 7 remates marca 4 golos e que golos, seria campeão nacional completamente à vontade. Acontece que um jogo daqueles sai uma vez a vida.
    Mesmo não jogando bem, em condições normais o Porto teria ganho, criou oportunidades mais que suficientes para marcar mais dois ou três golos.
    Depois analizar a generalidade das criticas e opiniões expendidas neste blog, cada vez mais me convenço de que é nestes momentos que devo apoiar o treinador. Não consigo entender o autêntico massacre a que é sujeito repetidamente. Tenho em relação a ele apenas uma dúvida, que é saber se a substituição do Helton pelo Nuno não foi influenciada pela opinião dos comentadores, quero acreditar que não, mas se foi é mau.
    Aqueles que tanto se bateram pela titularidade do Nuno, infelizmente tiveram uma dramática resposta nos últimos dois jogos. Também li na opinião de muitos a defesa de que o Lino era o melhor para jogar do lado esquerdo, desgraçadamente ele encarregou-se de demonstrar contra o Leixões aquilo que era uma evidência de sempre, é que sabe atacar mas é uma nulidade a defender. No entanto a sua colocação em campo era perfeitamente lógica. Contra o Leixões, não passava pela cabeça de ninguem que o Porto não fosse jogar claramente ao ataque, e, mesma sendo fraco a defender, era razoável que, no minimo atrapalhasse os adversários nos dois primeiros golos.
    É nestas alturas que é preciso apoiar.
    Força Porto.... somos os campeões e vamos continuar a ser.

    ResponderEliminar
  26. "Se o Mourinho ia às putas então deve ser um péssimo treinador. Vamos ostracizar o homem".

    rizzo, tenho-te em conta de pessoa de bom senso, não vale a pena desconversar: ele ia e ponto, não quero julgá-lo por isso, era o que faltava, mas é melhor não se mexer em vespeiros, por favor...

    Quando ele chegou ao Dragão pelo Chelsea eu disse que era de ser aplaudido de pé, como foi por muitos adeptos. Não confundamos as coisas.

    "vandalos que nunca se sabe muito bem de onde aparecem".

    Concordo em absoluto.

    ResponderEliminar
  27. Zé Luís, falta o Carlos Azenha e acredita que faz muita diferença... Aquela troca do Sapunaru pelo Mariano, quando o FCP tinha acabado de empatar o jogo, só mostra a qualidade do Jesualdo. Ainda por cima troca de posição o Tomas Costa que a falso D.E. estava a ser o nosso melhor elemento...

    ResponderEliminar
  28. "Gostava de saber quanto é que eles pagam pelos bilhetes para ver os jogos no dragão...Gostava de saber quantos €€€ saem da SAD para financiar esses escroques e abutres".

    ricardo moreira, "eles" pagam cerca de metade do preço normal de ingresso, para quem não tem lugar anual.

    Como claque organizada, "eles" têm facilidades nos jogos fora, em reciprocidade o FC Porto faz o mesmo aos visitantes, é assim que funciona.

    Se são abutres, então aplaudem e incentivam que se fartam, aliás amiúde são um exclusivo no estádio. Isto, claro, para quem vai ao estádio percebe que os SD apoiam do princípio ao fim e não tiverem de zingar em alguém da... SAD, como já fizeram e têm alguns administradores em muito má conta.

    Quanto à identificação dos agressores, o ricardo moreira deve estar bem informado...

    ResponderEliminar
  29. Um sócio que não tem lugar anual paga 8€ por um bilhete para ficar atras da baliza (não me lembro das letras dessa zona).. Quer dizer que pagam 4£€?Para além disso, muitos deles nem sócios do clube são...Isso é que tá mal...Não conheço agressores, nem tenho intenções...Mas não é dificil de descobrir...

    ResponderEliminar
  30. Zé Luís não estava a desconversar. Apenas a generalizar um assunto que sendo um vespeiro já há muito deevia ter sido bem explicado. O que se passa hoje no clube tem a ver com a falta de discussão que já nessa altura devia ter sido feita mas que as vitórias disfarçaram.

    O FCP é desde 2005 um clube que serve os comissionistas e isso é inegavel.

    Não mexer nos vespeiros tem destas coisas - eles crescem.

    E depois? Quem é que mete lá a mão?

    Eu sou um optimista mas isto está a chegar a um ponto que não existe optimismo que aguente.

    ResponderEliminar
  31. pcos, não insistas em falar-me de Tomás Costa neste jogo, por favor.

    Tenho uma opinião drástica sobre esse desempenho e, repito, ele jogou a lat.esq. do lado onde me sento na bancada - e olha que me apeteceu mandá-lo àquela parte, mas fiquei-me por um "vai lá, porra!".

    Vou avivar a memória de uns quantos: a equipa pressionava, creio que já estava 2-2 mas eu nunca pensei no resultado, tal o horror de desconcerto colectivo que observava. Há um lançamento lateral (na esquerda) e é o Hulk, desarmado por um adversário, que corre a pegar a bola para a lançar. O Tomás Costa estava a 20 metros, não esboçou uma corrida para ir lá lançar a bola. Foi quando gritei "vai lá, porra!". Fez o lançamento, como vários, sem convicção, confuso e já indicava sinais de cansaço físico, de resto nunca subiu pelo flanco e se tentou fazê-lo esteve sempre mal.

    Ainda gostava de perceber o que fez Tomás Costa de bom no jogo.

    Onde esteve melhor foi quando passou para a direita, identificado com as suas características de ala desse lado. Mas não fez um único, um único cruzamento de jeito que não fosse baixo e cortado logo no primeiro meco que aparecia, quase sempre sem necessidade de saltar.

    Mas eu vi um jogo completamente diferente, de certeza.

    ResponderEliminar
  32. rizzo, concordo contigo mas...

    "E depois? Quem é que mete lá a mão?"

    Quem tiver poder para o fazer, representatividade em AG's e capacidade interventiva nos locais próprios, se aparecer por lá, claro...

    Daí esta argumentação ser um bocadinho oca.

    Isto quanto ao clube, que tem AG 5ª feira.

    Sobre a SAD, falem os accionistas. Mas se a maioria concorda com o estado de coisas, que podes fazer para o evitar? Primeiro, tens de ser accionista, segundo de erguer a tua voz, terceiro poder arrebatar uns votos de censura, por exemplo.

    Mas, já agora, garanto-te que nunca concordei com SAD's, já lá vão 12 ou 13 anos. Os pascácios da Imprensa é que andaram a tecer loas à modernidade administrativa quando se adivinhava ser um sorvedouro de dinheiro.

    A minha opinião foi, e será, sempre esta.

    ResponderEliminar
  33. caçador, bem-vindo à bancada, mas vamos lá fazer o que preconiza:

    "Entretanto é preciso calma e cabeça fria !"

    Nesse campo, acharia desastroso ir ao mercado em Janeiro. Eu não aconselho mais do que pegar num ou dois jogadores que estão, de novo, a dar nas vistas como emprestados, como Alan e Luís Aguiar, por exemplo. Tal como e Janeiro se foi buscar o Hélder Barbosa, o Alan pode fazer jeito.

    O problema é que muitos queriam correr com o Alan e ficaram empolgados com o Cebola. Eu sempre achei que o Alan tinha qualidades para ficar, mas a minha opinião vale o que vale.

    ResponderEliminar
  34. "Tenho em relação a ele apenas uma dúvida, que é saber se a substituição do Helton pelo Nuno não foi influenciada pela opinião dos comentadores, quero acreditar que não, mas se foi é mau".

    Amigo nelson barbosa, sobre isso já sabe a minha opinião. E na blogosfera há mais quem pense assim.

    Parabéns pela rima inicial, adequa-se ao momento.

    ResponderEliminar
  35. O tomás fez a assistência para o golo do Lisandro...

    ResponderEliminar
  36. "muitos deles nem sócios do clube são".

    ricardo moreira, creio que têm de ser sócios, mas não tenho contactos com ninguém deles nem sou advogado de defesa, constato o que vejo no estádio.

    Mas não deve andar longe do que lhe digo. Certo certinho é que dão o apoio necessário e é para eles que a equipa se volta para agradecer, como ainda no sábado. A receptividade é que foi algo abalada.

    ResponderEliminar
  37. angelodias, obrigado pela visão. O Candeias fez o passe para Hulk ganhar o penálti e não me serve para caracterizar a sua prestação.

    Aliás, duvido que algum dia Candeias seja tituar na Liga. Há quem deposite fé cega nos mais jovens, quando se vê o grau de exigência sobre os jogadores da parte das bancadas. Desestabiliza primeiro os mais jovens, depois os novatos/reforços, a seguir alguns mais velhos mas que conheciam o campeonato (Rolando). A desconfiança é total, disso não tenho dúvidas já durante o jogo de sábado.

    agora, caro angelo, esforce-se para me dizer alguma coisa de notável que o Tomás Costa tenha feito mais...

    ResponderEliminar
  38. Zé Luís:

    Claro que os jogadores agradecem aos SD quando ganham... Se não levavam na tromba.

    ResponderEliminar
  39. Primeiro quero subscrever o comentario do André.

    Quando a discussao descamba para os ataques pessoais e para a critica sem fundamento, nao vale a pena discutir nada.

    Partir o carro do Lisandro?
    Mas qual era o interesse que a SAD teria numa coisa dessas? Critiquem com fundamento.

    Falam de coisas "que se disseram", ou que "se ouviram". Este vai ali, este vai às gajas, deve ser coicidencia o carro partido de fulano tal, o outro era o mesmo da outra vez, este agora nao vale nenhum (mas ainda nao lhe deram tempo para mostrar o que realmente vale).
    Coisas de velha futriqueira.

    Eu relembro aos adeptos do insulto facil e dos assobios de algibeira, que o Bosingwa, o Pepe e o Bruno Alves, também ja foram Cristos. Nao valiam nada e todos os assobiavam. O Bosingwa e o Pepe a certa altura até "metiam pena". Agora estao onde estao.

    O Hulk e o Guarin teem um trato de bola excelente. Nota-se a fineza na conduçao da bola em ambos e a potencia fisica que denotam.
    Agora se jogarem deslocados das suas posiçoes e se nao tiverem minutos de jogo, nao evoluem nem ganham entrosamento. Pior, se a cada erro os assobiam entao a coisa fica dificil.

    O Tomas Costa é o tipico jogador à Porto que vai ser dentro de 2 anitos um dos melhores médios que temos. Tem 4 pulmoes, passada larga, é polivalente e faz passes de rotura em qualquer zona do campo. Relembro so o passe para isolar o Lisandro no primeiro golo do campeonato e para o 2o contra o Leixoes.

    Tirem o que de bom veem nos jogadores e vejam como é que isso se pode rentabilizar. Justifiquem.

    Como é que se pode dizer que o Sapunaru é mau? O Seitaridis também era. Sao jogadores extraordinariamente semelhantes. Ambos muito fortes fisicamente e o Sapunaru até parece mais perigoso na area. Vao buscar combinaçoes que resultam em penalties nao assinalados e em remates ao poste protagonizados por esse Cristo Romeno que até (imagine-se) com o Mariano ja foi capaz de combinar.

    O Fabiano também era muito mau. Isto quando era visivel que era um jogadores excelente. Mas como nao havia fio de jogo nao havia rendimento.
    O caso do Fabiano até me deu raiva. Um jogador tao evoluido técnicamente, com tao boa noçao de baliza e uma facilidade de remate so igualada pelo McCarthy. Lembro-me até que no ano em que esteve no Porto passou momentos dificeis com o rapto da mae. Ha pormenores técnicos deste jogador que nunca esquecerei.

    O que fizeram os adeptos? Assobiaram. E assim se perdeu um jogador notavel que no 2o ano iria despontar para o futebol Europeu.

    O mesmo se passa agora. Nao ha modelo de jogo definido, nao ha rendimento. E os adeptos assobiam.

    Mostrem o descontentamento com o treinador, esse sim tem sido incompetente. E com a SAD, que desde a comunicaçao a algumas contrataçoes sul-americanas tem falhado por falta de vontade e incompetencia comissionista.

    Como diz e bem o Zé Luis, os bons resultados apagam algumas asneiras.

    Mas quando nao ha fio de jogo nem trabalho tactico, nao ha resultado que apague nada. Ha confusao que é transmitida aos jogadores, alguns ja pouco seguros de si pela inexperiencia destas andanças e ambientes.

    Meter no mesmo saco todas as contrataçoes é nao ver as coisas com espirito critico e é o primeiro passo para atitudes como as de hoje que levam à total destruiçao da equipa.

    Ha gente que é muito cobarde.

    ResponderEliminar
  40. primeiro que tudo um elemento dos SD paga de 10 a 15e nos jogos no dragao!
    10e jogos da liga, 15e jogos da champs e os classicos!
    eu sei porque ja fui dos SD e ja pedi muitos bilhetes (nunca para mim pk sempre tive anual mas para amigos)
    fora como sao os unicos que vao spe tem direito aos bilhetes ao preço que o clube adversario os ceder!
    ate ai tudo bem, nada contra!
    ver um estadio sem as claques era como ir a missa, era o degredo mesmo!
    agr se foram eles ou nao, nao faço ideia, a bola diz que sim, o record diz k foram adeptos do porto, nao falam em superdragoes, logo dou o beneficio da duvida, custa-me e a crer que o jogador mais estimado pelos super fosse agredido, o nosso licha!
    mas como ja disse anteriormente.. nao ponho as maos no fogo por ninguem!

    ResponderEliminar
  41. e mais, nao me parece que as claques depois de terem k se legalizar para terem o apoio da sad, motivo que levou a saida da anterior direcçao quase toda, se fossem arriscar a perder o apoio da sad outra vez, ou seja... acabar os bilhetes em casa e fora!
    eu pessoalmente n acredito nisso, agr ha muita gente que nao e da claque e que e vandalo!
    nao e so na claque que ha vandalos, eu fui da claque e tirei o meu curso, tenho o meu emprego, a minha vidinha estavel, como eu ha la imensos, agr tb ha vandalos sem duvida, mas isso fora da claque tb ha!
    como ja disse.. so tenho pena nao ter sido ao juju, o rodriguez nao tem culpa, culpa tem quem o mete a jogar.. o homem anda todo roto!

    ResponderEliminar
  42. exigem-se mudanças no nosso clube:

    mudança de SAD
    mudança de atitude e mentalidade
    mudança de alguns adeptos
    mudança de claque
    mudança de relação com a claque
    mudança de política de contratações
    mudança de Treinador e equipa técnica

    enfim, estou farto que os portistas sejam associados a arruaceiros, violência e corrupção!!

    Somos campeões, somos a equipa que melhor representa Portugal nas últimas décadas e merecemos mt mais respeito, principalmente do interior do clube!!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  43. Tenho pena que uma vitória deste fds do meu Liverpool não possa festejá-la duplamente com um êxito do FC Porto.

    Não posso deixar de destacar que os reds quebraram a invencibilidade caseira do Chelsea de 4 anos e meio com um jogo positivo e vários oportunidades, uma defesa de aço e muita categoria em campo.

    Vi o M.U. empatar lá e todo fechadinho que foi uma vergonha, retranca do princípio ao fim a defender o golito feliz da 1ª parte.

    E há quantos anos não eram líderes os reds nesta fase da Premiership?

    Eu nem dava mais de dois meses a Scolari no Chelsea, mas aguentou-se bem. Porém, por lá já perceberam que dali não há rasgo.

    A propósito, Milan e Barça perderam os dois primeiros jogos mas agora cilindram os adversários até na Europa. Pode ser fácil com aqueles jogadores, mas suportaram uma pressão terrível no início com a fibra de campeões.

    Bons exemplos que o FC Porto tem de seguir.

    O Sporting fez mais um jogo que dá pena, é só pontapé para a frente e Postiga a imitar Moutinho nas quedas simuladas.

    O Benfas lá se desenrascou da forma habitual: há um penálti negado a cada equipa, mas o 1-0 deve figurar nos anais da cumplicidade arbitral.

    Reyes sofre falta por sofrer um pequeno agarrão num braço. É comum na Luz. Do livre salta Luisão após empurrar Paulão, salvo erro, mas aqui já não há falta.

    É anedótico e não atenua a demência enraizada naquelas bandas: falam no sistema pelo penálti não marcado sobre R. Amorim, esquecendo convenientemente o que este fez em P. Ferreira a pontapear na área um jogador pacense.

    A lampionagem não perdoa, mantém a sua cegueira incólume, são os campeões da previsibilidade: falam desbragadamente sobre o golo mal anulado ao Leixões no Dragão e esquecem o fora-de-jogo assassino que impediu Marinho de ficar só ante Quim.

    É destas coisas que se vai fazendo o campeonato. Cá e lá fora.

    ResponderEliminar
  44. soren, os resultados apagam algumas asneiras, e digo ainda que o balanço não deixa de ser positivo.

    mil893, então pagam mais do que sócios atrás da baliza (8e)? ´

    Algo não bate certo.

    ResponderEliminar
  45. ze luis, mas isso garanto que é!
    10e em cada jogo no dragao, basta irem ao site dos super e verem antes de cada jogo em casa!
    as regalias que tem e irem as modalidades amadoras sem precisarem pagar bilhetes, e nao estarem em filas pa comprar bilhetes pos jogos fora!
    n pagam menos que um socio, se assim fosse deixava de comprar anual e andava a pedir bilhetes as claques!
    tb sei que a sad do porto forneceu bilhetes a 10e aos adeptos do leixoes pa quando la formos os bilhetes serem 10e tb!
    sei que pa naval o mmo acordo foi feito!
    sei que pa luz foram 22,5e o bilhete pk fui com eles...
    agora quem diz que pagam 4e... isso e uma utopia!
    pagam 10e e nos jogos grandes e da champs pagam de 15 a 20e!
    no proximo jogo em casa eu ponho aqui o preço que ta spe no site deles!
    o problema nao sao as claques, o problema e o treinador, mas agr aconteceu isto ja se anda a desviar as atençoes do treinador pa atacarem as claques quando ninguem conseguiu provar que tivesse la ninguem ligado as mesmas!
    abraço

    ResponderEliminar
  46. O Tomás Costa foi a par do Raul Meireles e do Lisandro o jogador com maior clarividência durante praticamente todo o jogo. Pode-me dizer que não fez uma grande exibição e nisso concordo mas quem fez? E sempre que jogou na posição dele esteve entre os melhores da equipa. Isso não pode negar. E de todos os que chegaram neste defeso sabe-me dizer um que tenha mostrado tanto ou mais do que ele? Tomás Costa não engana enquanto jogador e para mim foi a única contratação acertada neste defeso.

    P.S- Meta qualquer outro jogador (lisandro, lucho, Raul Meireles,...) a jogar a lateral esquerdo e vêmos se renderia mais
    do que o Tomás.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  47. mil893, então os sd não são sócios, pagam é sempre o mesmo. pr o preço de sócio é 8 euros em casa atrás da baliza.

    angelodias, tal como todos os outros, eu não digo que o t. costa é uma merda e deve ir embora. Neste jogo foi mau a trinco - mas a culpa é de quem o pôs la. Foi inexistente a lateral-esquerdo e só atacou no habitat natural.

    Eun não digo que não foi brilhante, eu acho é que foi uma nulidade e só melhorou na ala direita.

    O amigo é que não me diz o que é que o tomás costa fez de bom e fundamental no jogo. Já sei que todos estiveram mal e um ou outro escapou.

    O facto de achar que um jogador esteve mal num jogo não me leva a excomungá-lo, se ainda não perceberam. Perceberão melhor pelas notas que dei aos jogadores e treinador.

    E quanto a outros que tenham estado mal, é relativo. Porque uns contagiam os outros e se o colectivo não funciona a individualidade, como Lucho, nunca é um primor. Mas também sem ele aquilo era um enterro completo.

    Para mim o Nuno deu um frango com o D. Kiev. Mas não ía "tirá-lo" da baliza logo a seguir. Contudo, não me convenço que esteja melhor na baliza do que o Helton e muitos consócios, no sábado, diziam o mesmo à minha volta.

    Creio que no golo mal anulado ao Leixões, de um lançamento lateral, o Nuno saiu da área para jogar com os pés, atrapalhou-se todo e deixou a bola sair pela lateral.

    Esta tremideira já contagiou a equipa lá atrás, por muito que o neguem.

    O Jesualdo descobriu que subitamente instalou-se uma crise de confiança. Saberá porquê melhor do que ninguém. Vamos ver como reagirá no jogo seguinte. É ele que está à prova.

    ResponderEliminar
  48. O problema do próximo onze é que, se correr mal como tem sucedido a uma equipa manifestamente sem sorte (sofre à 1ª vez que o adversário vai à baliza, os postes negam golos atrás de golos), quem entrar de novo será igualmente crucificado.

    Para essa forma de mostrar "viram, eu é que tenho razão", não dou. Foi o que uns opinion-makers andaram a fazer e confessaram publicamente conversas com Jesualdo.

    Que eu saiba, Mourinho nunca almoçou com ninguém fora da equipa técnica ou da família. Já Fernando santos ia com todos...

    Mas não se preocupem que em Lisboa também é assim com os treinadores portugueses. São as familiaridades que muitos gostam de cultivar para se sentirem importantes.

    ResponderEliminar
  49. Zé Luís, pelo que sei o Luís Aguiar não está emprestado ao Braga pelo FCP.

    O FCP pagou no ano passado ao comissionista uruguaio 1M Euros pelo empréstimo de um ano mais a opção de compra. Pagamos para o Aguiar andar emprestado ao Estrela e à Académica.

    Resultado? Não interessou e agora o Braga aproveitou para adquirir a opção de compra por 10% do valor que pagamos no ano passado pelo mesmo jogador.

    E é assim que alguns enchem os bolsos.

    ResponderEliminar
  50. And now, something different - or maybe not

    Leram o Público de hoje?

    Aí vai:

    Penhoras ao Sporting e ao Benfica desapareceram

    27.10.2008




    As cópias de autos de penhoras efectuadas pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) a vários clubes de futebol, entre os quais o Sporting Clube de Portugal (SCP) e o Sport Lisboa e Benfica (SLB), desapareceram de um envelope selado que se encontrava na gaveta de uma funcionária da administração fiscal e foram substituídas por folhas para reutilizar na impressora.
    A informação é dada pela própria funcionária da DGCI no âmbito do processo que decorreu no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa no seguimento da queixa do anterior director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, relativa às fugas de informação da DGCI.
    O desaparecimento dos documentos foi abordado pela primeira vez numa informação enviada em Outubro de 2005 ao então director-geral pelo director distrital de Finanças de Lisboa. Este responsável relata o desaparecimento de autos de penhoras feitas a clubes de futebol e, face à denúncia, Paulo Macedo pede à Judiciária para averiguar a situação. Mais tarde, já no âmbito da investigação do DIAP, é apresentado um ofício do director distrital de Finanças de Lisboa que não é mais do que o relato feito pela funcionária do fisco a quem alegadamente foram roubados os documentos.
    A funcionária explica que lhe foi entregue um mandado de penhora em nome do executado SCP e que, no seguimento desse mandato, foram executadas diversas penhoras ao clube. A funcionária diz ainda que fez três cópias do documento. Arquivou uma cópia junto ao processo que decorria naquela direcção de finanças; outra no arquivo mensal da equipa a que pertence; e uma outra num envelope onde já se encontravam cópias de outras penhoras a clubes de futebol, nomeadamente ao SLB. A funcionária garante ainda que o envelope se encontrava fechado com fita-cola.
    Mas o inesperado aconteceu. Foi solicitado à funcionária informação sobre as ditas penhoras efectuadas ao Sporting e ao fazer essa informação tentou juntar a documentação. Mas tal não foi possível, porque o processo estava na sua mala pessoal, que tinha, naquele dia, deixado em casa. E foi então procurar o envelope com as cópias que tinha deixado na sua secretária. O envelope estava onde o deixou, mas toda a documentação que lá tinha deixado tinha sido substituída por um volume de folhas já impressas e que se destinavam a ser reutilizadas.
    Perante este relato dos acontecimentos, a funcionária foi chamada a depor no DIAP, tendo reafirmado os mesmos factos, acrescentando que não se tinha apercebido que os documentos tivessem sido usados. Disse ainda que não tinha como identificar o autor do roubo porque as suas gavetas estavam abertas e trabalhava num espaço aberto com mais 25 pessoas.
    O DIAP concluiu que, apesar de poder estar perante um crime de furto, não havia elementos que possibilitassem a identificação do seu autor e arquivou o processo. V.C.

    O director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, pediu à Judiciária uma investigação sobre o caso dos autos.

    ---

    Bonito, edificante, mirabolante.

    Isto tudo apurado (há uma peça principal) quando se andava a investigar fugas de informação das Finanças e Impostos.

    Afinal, os bufos não deixam de fazer parte da nossa história lá pela capital...

    ResponderEliminar
  51. Zé Luís o Rizzo tem razão, o uís Aguiar é do Braga por 3 anos, o FCP não exerceu o direito de preferência. é que, no meio do "contentor", nem damos oportunidades a alguns,. O que me parece é que o Luís Aguiar é um bocado malandro, no Braga é ele e mais 10, no FCP é mais um, e por vezes pode-se prejudicar. O Alan também foi dado.

    ResponderEliminar
  52. Estive a tentar esmiuçar melhor as notícias sobre as alegadas agressões sobre jogadores do Porto...O que consegui foi a certeza que Rodriguez foi realmente molestado com insultos e o seu carro apedrejado por um adepto -notícias do CM e Record- quanto ao Lisandro terá sido também insultado mas ele e outros jogadores, acabaram por sair dos seus carros e estabeleceram dialogo com os adeptos...Rodriguez terá perseguido o adepto que lhe apedrejou a viatura...Isto foi o que consegui obter nos OCS que mencionei e que são normalmente muito cáusticos para nós!...
    Nada disto invalida o que antes afirmei, não podemos aceitar que alguns trogloditas -na maior parte jovens inconscientes- se achem no direito de molestar seja quem fôr...A PSP tem que actuar, este é um nítido caso de Ordem Pública!
    Quanto a algumas intervenções aqui tidas, parecem-me ser intencionalmente destinadas a criar alguma confusão!

    ResponderEliminar
  53. ze luis, exactamente, a maior parte dos SD nao sao socios do clube, sao socios da claque e levam bilhetes spe ao mmo preço!
    ha excepçoes, eu por exemplo fui socio da claque mas fui spe socio do porto, com lugar anual e sei que ha alguns la que tb e assim!
    o resto.. socios da claque, arranjam bilhetes a 10 aerius, como disse ja champs e jogos grandes e spe mais caro!
    mas continuo a dizer, enquanto n me provarem que foi a claque eu n acredito, nao acredito que a claque tentasse agredir o lisandro, mto menos que fizesse alguma coisa pa acabar com as boas relaçoes com a sad que tanto lhes custaram a conseguir!
    mas... "desta agua n beberei!"

    ResponderEliminar
  54. Deixei de comprar jornais,por isso não sei muito bem como foi o caso, existem muitas contradições na imprensa online, acredite que quiser. Também parece que não estava muita gente, é claro que a imprensa por ser o Rodriguez é capaz de aumentar mais, sobre o Lisandro li num lado que ele saiu mas que não foi insultado, noutro lado li que foi insultado ele reagiu mas ficou por ali. Não acredito que seja o núcleo duro da claque a fazer aquilo, e não estou a defendê-los, mas apenas estranhei, mas fiquei feliz, por saber que afinal já não têm produtos na Loja Azul. será que existe algum deterioramento nas relações entre eles e a SAD ? Não sei, o certo é que eles apoiaram, embora em volume baixo mas o resultado não ajudava.

    Como disse o Zé Luís ontem já vi pior contestação no Dragão não vi tantos lenços brancos como a imprensa disse, assobios sim a equipa foi bastante assobiada no final da partida, penso que aí até foram as declarações do Jesualdo que puseram gasolina para a fogueira, acredito que se ele não falasse talvez não fossem assim tantos, ao fim e ao cabo a equipa lutou, embora falte muita coisa, em 2004 tínhamos um plantel de qualidade mas via-se que os jogadores não corriam nem lutavam.

    Achei giro hoje o site do FCP com 3 noticias da formação em grande destaque, viva a propaganda, tem meses que não se lembram deles, agora vai daí dizem que somos grandes nos miúdos, enfim...

    ResponderEliminar
  55. Já agora também não compreendi o porquê deles, se isso for verdade, não terem ameaçado o Bruno Alves. Quer dizer eu compreendi, mas faz de conta que não.

    ResponderEliminar
  56. so para esclarecer que ja n pertenco a claque, nao tou aqui a defender ninguem, ate porque agora vou e para o meu lugar com o meu paizao e uns amigos, e que acho que os responsaveis deviam ser responsabilizados como alguem disse aqui!
    agora acabei de ler no iol a versao oficial do porto sobre os acontecimentos, nao se fala em claques!
    por isso e que digo.. nem tudo de mau tem a ver com as claques!
    para quem quiser ler...

    http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=1006715&div_id=1304

    ResponderEliminar
  57. Já agora, e como andamos aos abraços com o Braga, como Jesus não estar a apostar nele, que tal irmos buscar Linz em Dezembro ? Jesualdo conhece-o bem, era capaz de brilhar aqui e sempre era mais uma opção.

    ResponderEliminar
  58. menphis, meireles, mil893, obrigado pelos esclarecimentos.

    Se ao L. Aguiar juntaram a oferta do Alan, vou ali e já venho. Minha nossa...

    Sobre as penhoras desaparecidas dos desportivo e recreativo lisbonenses, tive oportunidade de ouvir os telejornais da sic e da rtp.

    Tudo sobre a notícia de capa do Público, mas abafaram completamente a situação dos clubes de Carnide e do Lumiar.


    Agora reafirmam: é a televisão do regime no seu melhor!

    Pois, entretanto, de cada vez que o bacalhau seco M. F. leite do PSD critica o Governo do Sótraques, lá vem a resposta na hora dos ministros da propaganda.

    Nem de propósito, o novo Goebbels Santos Silva na TVI e o ministro de Estado Ribbentrop Silva Pereira na SIC-N.

    Não há cu que aguente, sinceramente.

    ResponderEliminar
  59. "no meio do "contentor", nem damos oportunidades a alguns,. O que me parece é que o Luís Aguiar é um bocado malandro, no Braga é ele e mais 10, no FCP é mais um, e por vezes pode-se prejudicar".

    Menphis, aí tens toda a razão.

    Infelizmente, palpita-me que o Fernando é o próximo. Ou não tivessem ido buscar o Pelé.

    Sobre as alegadas agressões, mais uma vez foram os estrangeiros que pagaram as favas. Qualquer dia fazem um convénio mundial e recusam-se todos a jogar no Porto.
    É uma brincadeira mas desagradável. Agora, custar-me-ia imenso se o Lisandro fosse um alvo, mas nem quero alimentar especulações.

    ResponderEliminar
  60. Passou-me, entretanto, uma alusão do caçador:

    "A propósito o que é que está a fazer o jornalista da RTP,que foi contratado para a COMUNICAÇÃO ?
    Parece que só serve para levar o Jesualdo pela mão, às conferências de Imprensa"

    Pior, amigo, é para ir aos tribunais com o presidente.

    As expectativas quanto à comunicação cedo saíram goradas. Logo no final da época passada comentámos isso por aqui. Infelizmente. Mas acredito que não seja fácil alguém "impor-se" ali dentro. Só que ao menos podiam ser abrasivos e contundentes nas reacções. Mas tá tudo na mesma, realmente é uma desilusão. Enfim, nessa matéria não se pode esperar muito do FC Porto, com prejuízo para o clube e muita pena nossa que desejamos grandes pelejas também a nível de contra-informação e barulho até, sem deixar os outros alardearem os seus foguetes...

    ResponderEliminar
  61. Quer-me parecer Zé Luís, que a serem razoáveis muitos pontos de vista aqui lançados, dentro do Clube não à abertura possível...Não havendo abertura como poderá alguém manter-se lá sem ter problemas, se não vergar a espinhela?...Se fôr assim, não vejo porque raio estamos aqui a defendê-los a cada passo.Que se defendam eles, que são maiores e vacinados.Se fôr assim -ressalvo- como parece ser o denominador comum das intervenções: Tudo muito comprometido com negócios e mais negócios...A não ser assim, justifica-se a nossa vontade em defender as posições do Clube...Zé Luís, diz alguma coisa!

    ResponderEliminar
  62. meireles, faz sentido o que dizes, perfeitamente.

    E reconheço razões para dizer "que se lixem, são maiores e vacinados".

    Mas a instituição FC Porto está acima disso, há muita gente a trabalhar e existe uma simbologia de reconhecimento que faz parte da origem do futebol profissional: a associação clube-adepto, normalmente numa cidade ou em facções de uma cidade (dérbis, rivalidade, grupos étnicos ou religiosos).

    Eu gosto do estádio, dos cânticos, tem uma religiosidade, um monumento, uma comunhão, uma fé, um coro, até um sotáque. E olho para as pessoas, como são, como se apresentam, como vivem o espectáculo. Embora, neste particular, o futebol português é muito pobre nas bancadas, comparado com o que já vi em toda a Europa.

    O clube é, para mim que conheci o FC Porto afastado das vitórias mas nunca isolado dos adeptos, a identificação. Momentaneamente, até pela criação das SAD que isolaram-se da relação afectiva dos adeptos, as coisas podem ser ruins. Mas, em termos abstractos, quem critica a SAD não o fez antes e não festejou depois os títulos?

    Com o clube era a mesma coisa, antes e depois de 87, antes e depois de 2004, por aí adiante.

    Eu não digo que são isto e aquilo. O balanço é muito positivo. Há coisas negativas, pessoas sentem-se donos do clube/SAD, mas olha como fizeram crescer um e outra.

    Tenho para mim que Pinto da Costa irá retirar-se em breve, concluído o pavilhão e fechado o novo ciclo, já com a nova Constituição, da mudança infra-estrutural das Antas para o Dragão.

    O que poderá atrasar o processo é essa coisa peganhenta do Apito Dourado, ou do que lhe resta fenecer que aquilo era um nado-morto, como sempre me pareceu. Ms ja ão falta muito, é só desembrulhar a triste estória do envelope e a puta que o pariu.

    E neste tempo, mais um ou dois anos, a mudança ocorrerá. Espero que sim, e com a naturalidade normal das coisas da vida.

    Respondi-te? Não me peças para entrar por caminhos em que não quero, das acusações vagas que eu sinceramente não conheço os fundamentos.

    Se vontade não perco em defender o clube é por fazê-lo pela convicção que ele me merece e por não permitir que outros em pior estado denigram o meu, os meus consócios, a minha cidade e tudo o que o FC Porto representa.

    Posso ser crítico sem ser bota-abaixista. Para alguns, isso é lambe-botismo, mas nem posso fazer nada por esses nem eles me moldam como pretendem.

    Cada qual na sua, enfim...

    ResponderEliminar
  63. Zé Luis, infelizmente vimos o mesmo jogo. Talvez por ter visto na tv tenha tido uma percepção diferente da exibição do Tomás Costa. Que de todos os "embarcadiços" parece ser o menos mau!!!
    Mas de pouco vale a nossa indignação, a SAD anda cega, surda e muda em relação sócios e adeptos em geral.
    Queria apenas deixar aqui votos de melhoras para o ultimo dos bons... Reinaldo Teles

    ResponderEliminar
  64. menphis, essa do Linz...

    Gostei dele quando apareceu no Bessa: grande golo á ponta-de-lança contra o Benfica. Depois conheci-lhe as imperfeições técnicas. Não digo que não, mas depois da dispensa do Adriano que não lhe é inferior...

    E lembro-me de Adriaanse desejar o Hesselink... Bem, depois foram buscar o Farias...

    Nestas matérias, já nem digo nada como previsões, prefiro fazer prognósticos só no fim. Às vezes vão buscar cada um que valha-nos Deus...

    ResponderEliminar
  65. pcos, que sucedeu ao Reinaldo?

    Só quem não o conhece, infelizmente muita gente, pode duvidar que é grande homem, gente boa, honesto como poucos e que muito ajudou o clube, e não só.

    ResponderEliminar
  66. pcos, eu não gosto de ver na tv, só quando tem de ser... No estádio há a percepção ideal do todo, a equipa, a movimentação, a engrenagem com vários módulos de um compartimento.

    Aceito e compreendo perfeitamente a diferença de pontos de vista, da tv para o estádio. Na tv, sinceramente, tenho dificuldades em ler o jogo. Aliás, custa-me perceber (sem gravação do jogo para o rever) a actuação global de uma equipa, é tudo segmentado não pelos sectores da equipa, mas por porções do campo. É tudo totalmente diferente, também o sinto e por isso não abdico do estádio, só se não puder...

    ResponderEliminar
  67. Zé Luís, o Reinaldo Teles deu-lhe um principio de enfarte ontem de tarde, mas penso que não chegou ficar internado embora fosse ao Hospital. São muitos cigarros que fuma, qualquer dia tinha de ser, espero que melhore rápido e bem.

    Quanto ao Linz, falei dele porque o Jesualdo penso que nunca voltará a dar oportunidade ao Adriano, por muita pena nossa.

    ResponderEliminar
  68. Ah, pcos, descansa que quando tomás costa ou outro jogar bem não deixarei de o realçar, como fiz antes. Não é um jogo ou dois que me definem um jogador. A não ser um colombiano que mal podia correr com o peso das botas e de cujo nome continuo sem pronunciar por achar ter sido uma fraude. Esse é que podiam ter mandado de vez para Braga...

    ResponderEliminar
  69. menphis, fico triste em sabê-lo. Ok, os cigarros, é um velho "cacilheiro", mas se eu o conheço bem ele não deixou de acusar a dor por este momento infeliz da equipa.

    ResponderEliminar
  70. Reinaldo tem sido "apartado" no FC Porto pela nova "nomenklatura", temo que questões internas e feridas abertas, coincidindo com este momento da equipa, até os ataques a jogadores, possam abalá-lo, sei lá.

    ResponderEliminar
  71. zé luís, ia dizer a mesma coisa.Não pelo que sei, mas sim pelo que ouvi falar, e como disseste atrás não adianta vir para aqui com suposições vagas ou boatos. Enfim, o que interessa é que ele melhore e continue onde ele está bem, ao lado dos jogadores.

    ResponderEliminar
  72. Zé Luís respondeste-me, sem o fazeres directamente...Porque eu passei uma boa parte da minha vida a defender algumas pessoas que nem conheço pessoalmente, mas que sentia ter de defender pelo tal afecto e ligação ao Clube que tu mencionas...Porque isso me trouxe muitos aborrecimentos, era só ligar o "desapoitment" -como alguém aqui refere muitas vezes- e estava feito, os outros que se desamanhassem...Mas eu vesti a camisola do Clube -figuradamente- e não consigo ver-me à distância e a assistir a todo este "malhanço" no Clube sem fazer nada...Mas há limites. Se as figuras gradas do Clube, são o que os "outros" afirmam ser, então não estou aqui a fazer outra coisa que não seja uma figurinha de triste "andrade"...E é triste andar a lutar por alguém que está a borrifar-se completamente para a nossa causa. Eu sei que esse risco existia, era lógico, sem se conhecer ninguém, que probabilidades eu tinha de acertar?...Intuição e afecto ao Clube foi tudo quanto me bastou para ir em frente e não desarmar...No entanto esta luta desgasta, porque a idade avança e os "outros" também não desarmam, a luta é feroz e desigual. Nestes momentos é necessário ir buscar forças aos sítios mais improváveis...

    ResponderEliminar
  73. Primeiro de tudo aproveito este espaço para dizer que quem fez aqueles actos de vandalismo são uma cambada de ordinários e deviam ser presos. E queria pedir desculpa aos lesados em nome dos adeptos do Porto que amam o seu clube e respeitam as instituições e as pessaos que as representam.

    Quanto á situação do clube preocupa-me mais o deixar-mos sair jogadores que lhes conhecemos o valor do que andar a dizer que compramos mal. Ora vejamos, deixamos sair o Paulo Assunção que apenas queria que lhe pagasem pelo seu verdadeiro valor, estamos a fazer o mesmo com o Lisandro e fizemos o mesmo com o treinador adjunto José Gomes.

    É que no meu ponto de vista as pessoas devem ser pagas pela sua qualidade e não pelo seu nome e é mais fácil formar equipas com jogadores que já conhecemos e savemos que têm qualidade do que comprar um duazia deles que podem ser muito bons mas também podem sair furados.

    O Jesualdo não é agora que não é bom treinador, aliás nunca o foi (antes de ser treinador do Porto nunca tinha ganho nada na vida e já tem uma porrada de anos com treinador), os bons resultados é que vinham a apagar isso das mentes da maioria dos adeptos.

    O cerne da questão está nos resultados, pois treinadores e jogadores assim assim o Porto sempre contratou e depois de brilharem no nosso clube é que os entendidos transformam-nos em grandes craques.

    Algo vai mal para além da qualidade dos jogadores e dos treinadores e é isso que tem de ser resolvido para que o nosso clube volte a ser demolidor ou seja volte à normalidade.

    PORTISTA DESDE SEMPRE E PARA SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  74. meireles, é simples: não se muda uma equipa que ganha, pois não? Gostamos de estar rodeados de pessoas de confiança que por mais de uma vez ñão só foram leais contigo como ajudaram a várias vitórias.

    Em suma, é por isso que Pinto da Costa mantém aquele núcleo duro.

    Eu também não gosto de algumas pessoas, mas não mando nada e quem pode acha que deve ser assim.

    Não tenho acesso a contas bancárias para suspeitar de aproveitamentos ilícitos.

    As contratações falhadas, a que o FC Porto nunca esteve sequer imune nem quando era pentacampeão, em todos os clubes pressupõem meter dinheiro ao bolso?

    Ou é só assim no FC Porto?

    Acho infundado e maldoso, por ser focalizado.

    Fracos jogadores chegaram às Antas em carradas e nunca se comentou isso. Ninguém acerta em todas as aquisições, mesmo gastando milhões.

    Já ouvi muitas histórias, já. E depois?

    Fico de pé atrás, fico. Mas se, no final, a equipa ganha e é campeã não se fala mais nisso, quando perde e não tem títulos então denuncia-se os rumores e suposições?

    Insisto: não posso ir por aí.

    Ficou melhor para ti?

    ResponderEliminar
  75. zé luis, mais uma vez sou obrigado a concordar contigo, o "Velho" Reinaldo foi claramente chutado para canto pela "corja" instalada na SAD... Deve ser do contra e por isso, deixou de interessar. Até o casamento do P.C. lhe foi vetado... O grande amigo de todas as guerras e lutas fora de uma cerimonia que na teoria é importante!!!

    ResponderEliminar
  76. Pois, pcos, e já o Octávio conta isso no seu livro com pormenores arrasadores. É muito estranho e emblemático, pondo em causa uma lealdade de dezenas de anos. Pode é ter havido razões que desconhecemos e dispenso-me de ir por aí...

    ResponderEliminar
  77. Obrigado Zé Luís.
    Claro que ficou melhor, o que me espanta é tanta gente a deitar faladura sem saber provavelmente de nada do que falam.Eu sei que é assim, tenho alguns anitos e já assisti a muita coisa...E como não existem formas de contrariar essas vozes a não ser através da intervenção dos atingidos, a coisa vai-se alargando e assume foros de incontrolável...Eu também não gosto de participar em falatórios e não quero dar importância a isso, só há uma maneira de calar essas vozes é obrigá-los a contar tudo e de forma factual para os colocar a descoberto, se por acaso souberem de alguma coisa...Um abraço!

    ResponderEliminar
  78. Todos nós queremos o bem do clube, pagamos quotas e bilhetes (ao contrário de alguns que entram sempre com convite), por isso não me parece descabido falar-mos abertamente daquilo que nos vai na alma. Seja verdade ou mentira, desde que seja com nível, parece-me saudável... Afinal de contas isto ainda é uma democracia, ou mudou e não me disseram nada!!!

    ResponderEliminar
  79. PCOS falar de tudo sim, mas assente sempre na verdade...Ser autêntico e verdadeiro é também um princípio basilar da Democracia.Agora falar por falar só cria confusão e não serve o interesse comum!

    ResponderEliminar
  80. Meireles - desculpando-me a linguagem, porque não pretendo discussões consigo - é necessário ver alguém a cagar para saber que o mau cheiro provém do facto de que foi ali feita uma descarga fisiológica sem a utilização de Brise?

    Se acha normal que a política desportiva do nosso clube em relação à formação e ao plantel sénior tem sido bem estruturada e que os negócios nebulosos do cimento e das comissões são apenas fruto da imaginação de alguns revolucionários, então demito-me da intenção de 'lhe' abrir os olhos.

    Bem sei que é difícil chamarmos a atenção daqueles de quem gostamos, mas presumo que em sua casa - como acontece com qualquer outra familia - saiba dar uma palmada no rabo de quem está a trilhar o caminho errado.

    Concordamos pelo menos que genericamente o FCP está a trilhar o caminho errado. De outra forma nem sequer teríamos esta aliteração.


    Cumprimentos, e mais uma vez desculpe-me a linguagem metafórica no que diz respeito ao cheiro. Isto porque o exemplo do 'onde há fumo há fogo' é para mim menos revelador do que o das necessidades fisiológicas.

    Eu olho para a política desportiva e noto que alguém não puxou o autoclismo e acho-me no direito de questionar o cheiro.

    ResponderEliminar
  81. Rizzo da Rat:
    -Eu apenas respondi a esta argumentação do "Pcos"...
    "Seja verdade ou mentira, desde que seja com nível, parece-me saudável..."

    O Rizzo, não tem que me pedir desculpa de nada, desde que não me tenha ofendido. -Eu também gosto e pretenderia discutir tudo, mas sempre com argumentos válidos, senão isto passa por ser "conversa da treta" e nesse tipo de conversa navega bem quem simplesmente não sabe conversar...
    Que as coisas não estão bem todos percebemos, mas nisto do Futebol o que conta são os resultados, existindo estes, esquecem-se aquelas. E as coisas não são simples, podem parecer mas não são simples.Tenho que para mim contratações mal efectuadas sempre houve, só que se no contexto de uma série de más contratações surgirem bons resultados, tudo será esquecido! Neste momento estamos numa fase negativa e tudo é questionado, levantam-se muitas vozes que me parecem ser vozes de ressentimentos antigos, não são vozes bem sustentadas, baseiam-se em supores, nas velhas máximas com que nos presenteiam constantemente os inimigos, estas são para todos os efeitos vozes desconhecidas não são vozes identificadas, portanto merecem como todas as opiniões anónimas, no mínimo, muitas reservas...

    ResponderEliminar
  82. Quando eu souber de alguma coisa errada e que constitua prejuízo sério para o Clube eu falarei, não vou é estar aqui a vomitar argumentos, apenas para preencher a folha de presenças...E gostaria que os demais intervenientes neste tipo de fóruns fizesse o mesmo, só assim credibilizariam estes espaços.
    Ainda a propósito de figuras do Clube, eu poderei avançar que Reinaldo Teles é uma das pessoas mais contestadas dentro das que fazem parte do núcleo duro do Clube. E não é de agora, sempre ouvi muita coisa acerca dele e das suas actividades, porém quem sou eu para o criticar se não o conheço suficientemente bem?...Aquilo que me parece seguro é que ele sempre esteve presente nos momentos difíceis, nunca virou a cara na altura em que era necessário estar presente em sítios onde poucos mais estariam. E é relevante que neste Mega Processo que envolve o Clube, o seu nome raramente seja mencionado...
    Que ele recupere depressa são tamnbém os meus votos.

    ResponderEliminar
  83. meirelesportuense, permita-me a seguinte questão. O que é verdade ou mnetira na actual FCP SAD? É que ninguém diz ou desmente absolutamente nada, ou estarei enganado?

    ResponderEliminar
  84. Realmente a política de comunicação do clube parece a politica de contratações: está uma desgraça!

    cumprimentos

    PS. o que é curioso é que mesmo na merda as "tertulias" dos la,pioes só falam do grande FCP. O que prova algo que eu já desconfiava: o que eles querem é ser portistas...mas como nós já sabemos, não é para todos

    ResponderEliminar
  85. Caro "PCos" se a SAD fosse a desmentir tudo o que é dito sobre os seus elementos, não faria mais nada...Parece-me que a estratégia de Comunicação do Clube ou é inexistente -coisa que eu não acredito- ou tem como intuito esvaziar o clima de constante provocação que lhe tem sido movida, não intervindo ou fazendo-o apenas pontualmente...

    ResponderEliminar