06 outubro 2008

A união deu a vitória ao Tricampeão

Sporting 1-2 FCPorto
Lisandro 19', Moutinho 29'(gp) e B. Alves 31'
Equipa: Nuno, Sapunaru, Rolando, B. Alves, Fucile, Fernando, R. Meireles, T. Costa (M. Gonzalez 58'), Lucho (Guarin 83'), Lisandro e C. Rodriguez (Hulk 73')

União, espírito de grupo, solidariedade e uma imensa capacidade de sofrimento, juntando à sempre necessária eficácia, foram os condimentos essenciais para que o FCPorto conseguisse arrancar uma vitória saborosa e muito importante frente ao adversário que mais lhe tem dado problemas num passado recente. Aqueles abraços e festejos portistas não eram mais do que demonstrativos de uma equipa que, quando se une em prol de uma coisa e quando não perde a sua identidade, é muito difícil de bater e são estas vitórias que, mais do que três pontos, dão momentos de alegria e de orgulho.

O Sporting provou que, mais uma vez, é um dos melhores contribuintes do c
ampeonato português onde o FCPorto pode sempre ir quando necessitar que lhe paguem facturas depois de péssimos jogos, ficando, também, provado que são nessas alturas, nas alturas das derrotas, que a equipa portista se une e se agiganta, ainda mais, mesmo contra outros factores externos, como por exemplo, arbitragens vergonhosas. Lucho prometeu que o Sporting iria pagar a factura da noite vergonhosa da Champions League, Postiga prometeu que iria devolver com IVA, mas provou-se que o jogador sportinguista tem tanto jeito para contas, como para o futebol.

Jesualdo Ferreira, desta vez, optou por manter a táctica habitual da equipa portista, alinhando num 4x3x3, com Rodriguez a ser o único extremo puro, Lisandro Lopez no meio e com Tomás Costa, mais uma vez fazendo um belíssimo jogo, a fechar na direita. A única alteração foi mesmo a entrada de Fucile para a esquerda e a, já anunciada, entrada de Nuno para a baliza por causa de um problema físico de Helton. Entrada essa que acabou por ganhar quase um efeito psicológico na equipa, Nuno esteve intransponível, com muita segurança e mostrou um espírito de liderança fabuloso, provando que a mistica ainda continua viva no balneário portista.

O jogo acabou por ser muito táctico, as equipas entraram e, quase de seguida, encaixaram-se uma na outra, mostrando um FCPorto muito mais tranquilo e mais concentrado, Tomás Costa logo aos 3 minutos mostrou para o que vínhamos, Jesualdo Ferreira tinha prometido uma equipa que ia a jogo, e, no campo, a equipa mostrou que as palavras do seu treinador não era bluff.

O jogo mostrava-se dividido e um pouco confuso, com as equipas a jogarem mais no meio campo, mas com o FCPorto a mostrar um maior controle no dominio da partida.

Aos 18 minutos, Tomás Costa, numa jogada onde foi o único a acreditar que a bola ainda seria dele, conseguiu roubar a bola a Grimmi, cruza para Raúl Meireles que remata, tendo a bola embatido em Miguel Veloso e sobrado para Lisandro Lopez que, com a toda a calma, empurrou-a para dentro da baliza de Rui Patrício, inaugurando o marcador. A cobrança estava iniciada.

O Sporting sentiu muito o golo, a equipa portista não lhe dava espaços e controlava a partida, jogando de forma unida e muito concentrada, mas se a equipa sportinguista não encontrava espaços então Lucílio Baptista, num filme já visto naquela casa, tratou de os inventar ele, tendo a ajuda de João Moutinho que atirou-se para o relvado, assinalando um penalti escandaloso.

Naquele estádio onde já se viram bolas dentro da baliza e os árbitros não assinalarem golos, onde todos os jogos tem sempre uma massa associativa, incitada pelo seu banco, que pressiona a equipa de arbitragem ao mínimo toque nos seus atletas, que, coitadinhos, nem se podem tocar neles, onde se queixam, sistematicamente, e sempre a fazerem-se de vitimas, de serem os maiores prejudicados do caso " Apito Dourado", sendo com isso sempre beneficiados, em caso de dúvida, nas suas partidas, que quando são beneficiados desculpam-se num passado devedor de favores, o árbitro lisboeta tratou de assinalar um penalti escandaloso onde mais não se viu do que João Moutinho a atirar-se claramente para o relvado.

Isto além do critério que usou para tomar conta do jogo, ou seja, ameaçar os jogadores portistas quando estes faziam faltas normais e não usar do mesmo tom agressivo para com os jogadores sportinguistas quando estes tinham entradas duras, como por exemplo Derlei sobre Sapunaru. É caso para dizer que o romeno nos jogos contra as equipas lisboetas tem tido azar, depois de Luisão e Nuno Gomes, calhou a vez a Derlei, mas o mais interessante foi ver que o romeno ainda foi advertido com o cartão amarelo nessa jogada...

Mas, a equipa portista mostrou que, mesmo prejudicada, consegue se agigantar e um dos grandes baluartes da mística portista, Bruno Alves, num livre superiormente marcado ,onde Rui Patrício apenas viu a bola passar, conseguiu repor a verdade na partida. A cobrança ainda não tinha parado.

A partir daí, o FCPorto, e até ao final da primeira parte, não mais conseguiu perder o dominio do jogo, mostrando uma equipa muito solidária, e com uma grande força, principalmente, psicologicamente, tendo até uma oportunidade, através de Raúl Meireles de chegar ao intervalo a vencer por maior diferença.

Na 2ª parte, a equipa portista baixou o bloco, retraindo-se um pouco defensivamente, consentindo um dominio à equipa sportinguista, mas defensivamente esteve sempre capaz de responder bem às investidas atacantes sportinguistas, sejam elas por ar, a preferência do adversário, como pelo chão.

Mas, mesmo assim, o FCPorto não perderia oportunidade de deixar a sua marca, Bruno Alves, mais uma vez de livre directo, envia uma bola à barra e, nuns minutos depois, Lisandro, de cabeça, remata para defesa do guardião sportinguista.

Tomás Costa saia para dar vaga a Mariano Gonzalez, que passados poucos minutos daria a oportunidade a Rodriguez de marcar, tendo este rematado, e bem, mas um pouco ao lado da baliza adversária.

O Sporting queria vir para a frente, expondo-se muito correndo imensos riscos, defensivos Jesualdo Ferreira percebeu isso e lançou Hulk para a frente de ataque, o brasileiro, apesar de ter entrado muito bem e de recuperar imensas bolas, foi um grande responsável pela equipa portista não ter alargado a vantagem, perdendo imensas oportunidades tanto para ele como para dar aos seus colegas para marcar. Mas a equipa portista não tremeu e conseguiu manter a baliza de Nuno inviolável conquistando uma vitória mais do que justa.

O FCPorto chega à 5ª jornada na liderança, mesmo que provisória, conseguindo empatar e derrotar nas partidas com os seus adversários directos, nas suas próprias casas, ainda não perdendo qualquer jogo, sendo que em casa só tem vitórias. E tudo isto sendo, não convém esquecer, uma equipa ainda em construção com jogadores a se adaptarem à casa e ao campeonato. É caso para dizer, a continuar assim, este sim, é um FCPorto com o qual podemos contar um futuro risonho conforme prometeu o seu treinador na conferência de imprensa a anteceder esta partida.A cobrança está feita e a ovelha negra morta, continuemos rumo ao Tetra.

44 comentários:

  1. Vamos lá ver... para ser coerente com o sentimento que trago no peito... mesmo depois da euforia!!!
    tenho que ser coerente:

    burrualdo para a rua já!!!!! estou farto dos joguinhos do burrualdo... que só ás vezes é que correm bem...

    sejamos coerentes e exigentes... para mediocridade já chega o camião de jogadores estrangeiros...

    Apostem nos miudos:

    vieirinha, helder barbosa, candeias, paulo machado... queremos criatividade... não queremos apenas aprender a falar espanholes...

    rumo ao tetra!!!!

    ResponderEliminar
  2. Não consigo calar a REVOLTA com os FDP da comunicação social !!

    Ontem no Canal 1 o Benfiquista Daniel acolitado por uns paineleiros especialistas em arbitragem a tentarem passar a ideia de penalti limpo, T.Costa com 2 faltas cada uma delas merecedora de vermelho e a branquear (simplesmente não houve imagens) a primeira falta do Abel para vermelho e que nem amarelo levou.

    Mete dó o papel a que presta o 'portista' do trio de ataque... INCRIVEL ao que se sujeita uma pessoa para andar nos ecrans das TV's...

    Afinal o FC PORTO (TRI-Campeão Nacional) foi beneficiado no WC XXI...

    Então o Jorge Enjoado, perdeu toda a vergonha... Senão reparem no que ele assinou n'OJOGO:

    -
    58'
    Derlei tem uma entrada ríspida sobre Sapunaru. Merecedora de acção disciplinar?

    Jorge Coroado

    A falta de Derlei surge, porque Sapunaru ia em desequilíbrio devido a rasteira de outro sportinguista. Não houve razão para o cartão amarelo. Deveria o árbitro ter assinalado a primeira falta.
    -

    Não houve razão para o cartão amarelo
    Pois não, meu FILHO DA PUTA, era VERMELHO DIRECTO!!

    E o Abel que aos 15m arrancou pela raiz o Fucile(disse o referido enjoado na RR) e nem amarelo levou... Pois não, se não aos 30, quando levou o primeiro, já estava a levar o vermelho por acomulação...

    Análise completa em:
    http://www.ojogo.pt/24-228/artigo752530.asp

    PS. Alguns portistas que aqui postam estão bem ao nível desta Comunicação Social Merdosa...

    ResponderEliminar
  3. O FCPorto chega à 5ª jornada na liderança, mesmo que provisória, conseguindo empatar e derrotar nas partidas com os seus adversários directos, nas suas próprias casas, ainda não perdendo qualquer jogo, sendo que em casa só tem vitórias. E tudo isto sendo, não convém esquecer, uma equipa ainda em construção com jogadores a se adaptarem à casa e ao campeonato. É caso para dizer, a continuar assim, este sim, é um FCPorto com o qual podemos contar um futuro risonho".

    Pois, menphis, agora é fácil fazer esse balanço.

    A puta da táctica, igualzinha à do ano passado, fica para segundo plano.

    Para mim, aliás, fica para terceiro plano, porque mais coisas importantes do que a táctica e o "jogo equilibrado" fazem um jogo de futebol.

    Ó marco costa, junta-te ao Lucílio Vigarista e vai prò caralho!

    ResponderEliminar
  4. caro zé luís,

    por este andar e negligenciando os sinais... iremos todos meu caro... iremos todos. far-te-ei companhia nessa altura... exultando ao grande burroaldo!!!!

    ResponderEliminar
  5. E aquele palhaço do Cruz dos Santos, no domingo desportivo...para além de senil e caquetico tb é patetico, o morto vivo...
    Foram a sangue frio as duas enrabadelas do FCP...estes paineleiros e comentaristas de merda que brotam nas tv portuguesas...

    ResponderEliminar
  6. marco costa, os meus sinais são alegria de viver e gosto pelo que faço. Os teus indicam-te o abismo e descuidas que há gente no "Conde Ferreira" por muito menos...

    Tens menos juízo(s) do que instinto de alertares para o que quer que seja. Até porque ninguém, eu em particular, acha que tudo está bem. Mas, graças a Deus, tudo parece estar no seu lugar. Os campeonatos não se ganham em Outubro: pode ajudar e nada melhor do que à 5ª jornada estar em 1º. Se não for à 5ª, se o Leixões vencer logo o Benfica (com outro filho da puta como Olegário Incompetência não acredito que o Benfica perca), seremos líderes isolados à 6ª. De resto, só me importa à 30ª jornada.

    Mas até lá teríamos de levar com gente de um neurónio só como tu, daqueles adeptos reles, porcos e maus que até quando deviam dar descanso à sua frustração, como com esta vitória sem sofismas e com os sufistas (não saberás a diferença mas também não te vou explicar) a ficarem-se por Alvalade, continuam ao seu nível de sarjeta.

    Contra adeptos como tu, por exemplo aqueles "visionários" que mais não são aves de mau agoiro e pensam perceber de futebol mas não distinguem um fora-de-jogo de uma cobra cuspideira, nem a obra prima de um mestre com a prima de um mestre de obras, contra "vocês" estarei aqui não a vigilar as opiniões desmioladas, mas a alertar que, como Rui Santos, Cruz dos Santos, Martins dos Santos, e tantos santos de pau carunchoso, vocês têm uma ligação directa do intestino à cabeça...

    ResponderEliminar
  7. À falta de dezenas de comentários a deitar abaixo, de alguns artistas que aqui gostam de trazer o seu talento de ca(s)ca, só mesmo um marco como este. Ai costa, a vida costa...

    Mas comentários de certos manhosos que aqui andam, nos meus posts, escusam de deixar que os eliminarei. Sob pena de, na capa de poder albergar todas as opiniões, o nível de participação deste blogue descer para o anonimato de onde provêm tantas luminárias.

    ResponderEliminar
  8. Nao percebo os desabafos contra Jesualdo neste jogo:

    O Jesualdo avançou o Lucho, a equipa ficou mais ligada. O Rodriguez jogou a medio ala, bem colocado a defender e com liberdade necessaria a atacar (principalmente na segunda parte o que revela abertura por parte de Jesualdo ao intervalo), o Tomas Costa na direita.

    Toda a gente sabia o que andava a fazer dentro do campo.
    Toda a gente deu o litro e notou-se um espirito de uniao e uma combatividade que ainda nao tinha visto este ano.

    O que é queriam mais no espaço de uma semana???

    Para mim a disposiçao tactica teve aspectos que nao teem nada a ver com a do ano passado, nem acho que o Porto tenha jogado em 433.
    O Lucho jogou muito mais subido e nao havia nenhum extremo.
    Os desdobramentos foram completamente diferentes.

    Analisei com muito interesse as estatisticas ao intervalo e no final e uma coisa é certa, o bloco do Porto jogou sempre muito junto.

    E mesmo na substituiçao do Tomas Costa o que queriam que Jesualdo fizesse?
    O Mariano era substituiçao possivel. Claro que nao é bom mas era o que havia, ou queriam um puto de 19 anos a fechar na direita da maneira que o jogo estava?

    Ganhamos com uma primeira parte de luxo, mesmo com Lucho nas lonas. O Sporting nao tem uma situaçao clara de golo e marca um golo caido do céu lançado por Sao Baptista.
    Total dominio territorial. Ou fui so eu que vi as estatisticas, que dizem, que o porto teve na primeira parte 85%(!!!!) do tempo que teve a bola no pé, no meio campo do Sporting.

    Dizer que o Sapunaru fez um mau jogo é de bradar aos céus. E o Hulk? Indisciplinado tacticamente, mal a decidir no momento do ultimo passe, mas, meus caros, ninguém viu o banho de bola que ele deu na esquerda? Fui so eu que vi um pé esquerdo maravilhoso?

    Ha trabalho a fazer.
    Mas se é para dizer merda e nao discutir os jogos construtivamente nem sei para que é que se dao ao trabalho de encher a caixa de comentarios.

    E a conferencia de imprensa?
    Se muita gente criticou Jesualdo pela conferencia de imprensa em Londres, porque nao o elogiam agora pela de ontem?

    Estou muito orgulhoso da equipa.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo resultado... Quanto á exibição? Deixem lá isso de parte para já, o mais importante é ganhar o resto vem por acréscimo.
    Gostava de destacar estes 4 jogadores.

    Bruno - Imperial
    Tomás Costa - Muito Bom
    Nuno - O Lider que nos faz falta em campo.
    Fernando - Assunção quem é esse? O que levou 6 do Barça!!!

    ResponderEliminar
  11. uma pequena grande notícia que nos deve deixar orgulhosos

    "O FC Porto foi o clube português que conseguiu levar mais adeptos ao seu Estádio durante a época passada. Ao longo da temporada 2007/2008 o Dragão teve uma média de assistências de 38.630 adeptos, suplantando os 37.560 do Estádio da Luz e os 29.380 do Estádio de Alvalade. Os portistas surgem na 34ª posição entre os 50 clubes europeus com mais público nos seus recintos."

    nada mau tendo em conta a lotação do estádio

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  12. O que sai deste jogo é tambem um bom modelo de jogo para jogos mais difíceis, achei o entendimento entre tomas costa e lucho muito bom a trocarem de posiçoes varias vezes e com lucho mais liberto para atacar.

    Poderemos alternar este sistema com o 4x3x3 habitual com tarik a ocupar o lugar do tomas costa.

    Sapunaru fez um bom jogo e está cada vez melhor.

    Na ala esquerda acho que em certos jogos o porto pode utilizar lino.

    O pelé e o guarin vão ter que suar muito para puderem entrar nesta equipa.

    ResponderEliminar
  13. "um bom modelo de jogo?, sirmister.

    LOL!

    Só me rio...

    ResponderEliminar
  14. Há adeptos (??!) do Porto a quem me apetece , como diz o caro zé Luís , mandar pó carlh !!!
    .
    Sim aqueles adeptos que colocaram petições na net para despedir o professor Jesualdo .. Aqueles que insultam gratuitamente o professor .. Aqueles que aqui disseram que antes queriam perder contra o zborteng e o Jesualdo ser despedido do que o Porto ganhar ( mas a que ponto se chegou ) ..
    .
    E agora para uns o Jesualdo já é o maior ( mas que coerencia ) , e para outros continua a ser o fdp(?) que já devia ter ido para a rua ( mas que casmurrisse - o que custa dar a mão à palmatória )..
    .
    Haja paciência !!
    .
    Ninguém ficou mais fudido do que eu com aquela humilhação do Porto em Londres .. Mas não fui ao 8 .. Não pedi a cabeça do treinador nem da SAD, nem mandei despachar meia duzia dos jogadores etc etc .. Há que ter calma ..
    E hoje não estou no 80 por termos ganho ao zborteng !!
    .
    .
    Agora vamos analisar :
    Assassinaram a táctica do Jesualdo em Londres ..
    Ora , a táctica foi a mesma utilizada em Alvalade ..
    4 defesas , 4 medios ( com Tomy a subir e fazendo de extremo ) e 2 avançados ( móveis )..
    Foi exatamente assim o Porto em Alvalade . O que mudou foram as peças !!
    .
    Não estou com isto a dizer que o Porto foi bem montado para jogar em Londres ... Não !! Até porque se exigia uma atenção muito mais especial às alas etc !! O zborteng ataca muito interiormente ao contrário do Arsenal !!
    .
    Claro que ter Fucile em vez de Benitez é melhor , mas não sabiamos em que condições estava o Fucile ..
    Mudou o Lucho em vez do Guarin .. Já pararam para reparar na condição física do Lucho ?? Mesmo ontem esteve muito abaixo !!!
    Há que ter calma e tentar entender os métodos do Professor ..
    De resto a equipa foi a mesma .
    .
    Ah i tal mas o Lucho jugou mais adiantado do que fez Guarin em Londres !! Fazendo diminuir o fosso entre toda a equipa e o Lisandro !! Pois , mas não há 2 Luchos , quem sabe se o Guarin não tinha instruções para estar mais à frente ( como fez nos primeiros minutos recuperando 2 bolas em 2 minutos ) ..
    .
    .
    Acho que a equipa foi bem estruturada para o jogo do Wc XXI ..
    Outra coisa que não entendo é as críticas às substituições . Mas o que queriam .. Saída do Tomas ( obvia , nem sei como não foi expulso , se não saisse mas tarde ou mais cedo era expulso ).. Entrada de Mariano( não gosto dele , mas quem é que o prof ia meter para fechar à direita ? )
    Rodriguez sai ( já não podia mais , está exausto ) , entrou Hulk ( muito rápido para contra-ataques e possante ) .. Saiu Lucho ( esta até pode pecar por tardia , mas quem meter ??!?! Lucho está de rastos mas deu tudo o que tem ) .. Entrou Guarin e andei recuperou uma ou duas bolas )..

    Positivo :
    Mística , Garra , Raça - Uma grande demonstração de um jogo à Porto .. Foi de raiva , por ser a ovelha Negra e depois do massacre de Londres ...
    Bruno Alves - O expoente máximo da nossa mística .. Aquela camisola 2 acenta-lhe tão bem .. Grande exibição e grande golo !!
    Tomás Costa - Aquele miudo corre que se farta , impressionante que só ele acreditou naquele lance do 1º Golo !!
    Nuno - Já disse aqui várias vezes que é o titular .. Porque não compromete , por ser mais regular que o Helton e por ser uma voz de comando e um dos grandes homens do balneário !! Aqueles abraços todos não são coincidência !! Mais uma nota para ele que chamou toda a equipa para agradecer à massa associativa que se deslocou ao WC, que mais uma vez até fora de campo mostrou superioridade !!!
    Jesualdo - Não por questóes de jogo , técnico-tácticas ( antes que seja banido daqui) ..
    Mas sim por aquele gesto de TOMA LÁ no fim do jogo e pelas declarações !!

    Negativo :
    Teatro/Choradinho do Moutinho - Mas que jogador execrável !!

    Espectadores !! 35 mil ?? WTF !!!

    A ausência de vozes da SAD perante o escandalo do senhor doutor fdp CALABOTE !!

    Mariano - Não esteve assim tão mal , mas não entendo como é que acabado de entrar não cobria as subidas do Veloso , coisa que o Tomy fazia depois de KM nas pernas !!

    Meu onze tipo para já :
    Nuno
    Sapunaru,B.Alves,Rolando,Fucile
    Fernando,Meireles,Tomy,Lucho,
    Lisandro,Hulk ( mas à que lhe injectar inteligência , aliada aquela dorça e tecnica ui ui )

    Rodriguez tem que descansar física e mentalmente !!!

    ResponderEliminar
  15. caro zé luís,

    revelas o dom da palavra mas (adversativo) estás muito desorientado no pensamento. ocorre-me beber da tua grandiosa sapiencia... para acaso vomita-la um dia destes neste ou em um outro canal de comunicação livre e directo.

    não percebo porque sendo tu tão douto e educado... me convidaste alegremente para ir para o caralho...

    quando o que tu realmente querias era afirmar a tua suprema inteligência vertida num qualquer neurónio gnr... sem saberes para que serve a farda muito menos a autoridade.

    quanto as aulas de anatomia... compra a maria (revista) já que tem uma linguagem mais apropriada para os intelectos da tua dimensão.

    sempre dísponivel para novos esclarecimentos:

    burrualdo!!!! para a rua já!!!!

    ResponderEliminar
  16. "O que eu quero ver amanhã é uma equipa a disputar cada bola, cada palmo de terreno, ao adversário. Quero ver uma equipa que, independentemente da marcha do marcador ser favorável ou desfavorável, mostre acreditar até ao fim que a vitória é possivel. Não estou à espera de nenhuma exibição de gala. É utópico exigir grandes exibições nesta altura.

    Nem sequer me interessa quem vai jogar, ou qual o modelo de jogo a utilizar. Desde que a equipa demonstre atitude, seja qual fôr o resultado, nada fica perdido, (excepto a temperatura das orelhas do Jesualdo, mas elas já estão tão escaldadas que já nem lhe fará diferença)".

    Tudo o que acima se encontra foi escrito por mim, no Sábado, na antevião do jogo. A equipa demonstrou tudo o que pedi e ainda fez melhor, ganhou, por isso estou feliz.
    Não foi uma exibição brilhante, nem tal era previsivel, mas houve mesmo assim jogadores que afirmaram a sua enorme categoria, Bruno Alves, Lizandro, Lucho, ainda que este a meio gaz, alguns a confirmarem uma evolução segura que prenuncia num prazo relativamente curto, a emergência de grandes jogadores, Fernando e Rolando, e ainda outros que não exibindo atributos técnicos que indiciem poderem vir a ser estrelas de primeira grandeza, podem ser no entanto de grande utilidade para o colectivo, como Sapunaru e Tomás Costa.

    Uma palavra para o Hulk. Evidencia condições fisicas e técnicas, excelente pé esquerdo, que poderão fazer dele um caso sério, não apenas em Portugal, mas mesmo na Europa. É preciso, porém, que alguem lhe meta naquela cabecinha, que o futebol é um jogo de equipa. Acredito que jogando com mais regularidade, perdendo aquela ansiedade quase esquisofrénica, que o leva não tomar a melhor decisão no último momento, aqueles, entre os quais me incluo, que puseram em causa o valor do seu passe, terão de dar a mão à palmatória. Por mim, ficarei muito feliz se isso acontecer.

    ResponderEliminar
  17. Assassinaram a táctica do Jesualdo em Londres ..
    Ora , a táctica foi a mesma utilizada em Alvalade ..
    4 defesas , 4 medios ( com Tomy a subir e fazendo de extremo ) e 2 avançados ( móveis )..
    Foi exatamente assim o Porto em Alvalade . O que mudou foram as peças !!

    Ricardo Sousa, nem mais! Ou melhor, se te lembrares, foi a mesma táctica da época passada em Alvalade.

    Só que nem os marcos costas idiotas daqui nem os pretensos iluminados das tv's e jornais percebem um corno de bola, debitam banalidades ou vómitos como os daqueles a quem a gente apetece, precisamente, mandar para o caralho. Com as letras todas. Nem que sejam universitários de aveiro ou engenheiros se calhar de obra feita ou daquelas pontes que caem e ninguém vai preso.

    Podes ser um universitário, marco costa, porventura especializado em deitar prédios abaixo, mas não tens metade da minha cultura geral, palhaço!

    ResponderEliminar
  18. Recentemente num programa de televisão, o conhecido comentador/politico/escritor/etc.etc., Pacheco Pereira, lá do alto da sua sapiência, afirmou que 99% da informação que circula na Internet é lixo, apenas se aproveitando 1%.

    Não sei se é 99%, é mais ou é menos. Mas o que sei, é que, com o nível de certas intervenções que por aqui passam, se o autor deste Blog, não tomar algumas medidas, o Pacheco Pereira tem razão.

    ResponderEliminar
  19. Que raio de discussao mais parva.
    Porque é nao discutem a tactica e o jogo, em vez de alimentarem parvoices?

    Parece que todos pensamos que o Jesualdo esta a tentar ir ao 442.

    Em Londres o Porto jogou de forma diferente. O Guarin jogou "quase" a médio interior esquerdo e o Rodriguez nunca fechou na esquerda durante a primerira parte. Nao havia ninguém a ligar o ponta de lança. Sao Lucho nao jogou. Rodriguez jogou perdido.
    A segunda parte nao é exemplo de comparaçao para jogo nenhum.

    Em Avalade, em termos defensivos a equipa estava disposta de forma bem diferente. Depois o Rodriguez sem jogar "amarrado", jogou num raio de acçao mais pequeno, sobre a esquerda.
    O homem que fez a ligaçao e que se desdobrou muito bem na primeira parte com o Meireles foi Lucho.
    A disposiçao de 2 pedras foi completamente diferente. Nao jogamos no mesmo esquema.

    Confesso que estava a espera de um segundo avançado mais movel e a jogar ainda mais perto de Lisandro, que seria Hulk. Jesualdo optou pelo miolo com 3 homens que parece ser o que lhe da mais garantias.

    De resto é lindo ver a azia que vai nesse pais.
    Disfarçada pelas mais lindas capas de jornais de que ha memoria desde a vitoria em Gelsenkirchen.
    Ainda que para alguns o Porto tenha sido apenas mais eficaz.

    ResponderEliminar
  20. Exatamente Zé Luís .. Lembro perfeitamente !!
    .
    Só que desta vez não interessa a muita gente fazer essa reflexão , visto que desta vez ganhamos ..
    .
    No ano passado ainda resultou melhor ( em minha opinião ) apesar de perdermos .. Ainda me lembro de uns quantos falhanços do Lucho etc etc ... Fizemos um grande jogo .. mas como perdemos , o Jesualdo foi um fdp que só inventa etc etc .. Desta vez ganhamos e o prof. foi tacticamente genial !!! Claro que não se dão ao trabalho de verificar que a tactica/estrategia/modelo (LoL) e disposição dos jogadores foi a mesma ( com Cheh no meio campo )
    Haja sanidade !!!

    ResponderEliminar
  21. Soren,
    .
    O Guarin só começou a jogar "quase" a médio interior esquerdo quando se começou a ver que daquele lado paravam Sagna, Wallkot, e ainda Fabregas e Van Persie !!! Aliás , até o Luis Freitas Lobo salientou que o professor chamou o Guarin para fechar a esquerda , porque este não tinha essas instruções e estava mais no miolo do terreno !!!
    .
    O Rodriguez só começou a ir então para o meio e não fechando à esquerda quando o Guarin fez o que menciono anteriormente !! Até lá Rodriguez esteve na esquerda !

    ResponderEliminar
  22. Como já disse o modelo foi o mesmo , o que mudaram foram as peças e sendo as peças que foram , atribuem outros mecanismos e dinamismos à equipa !!!

    ResponderEliminar
  23. Notas soltas:

    O 4 4 2 funcionou.
    O 2 avançados jogaram mais próximos.
    A linha média avançou.
    o benitez não jogou.
    O Guarin não jogou (a maior parte do jogo)
    A defesa atinou.
    A exibição foi, curiosamente, inferior à do ano passado.
    O Paulo Bento inventou com o yannick a 10.
    O Lizandro finalmente marcou.
    Os jogadores não tiveram o famoso "medo cénico" que os atrapalhou em Londres.
    Vi o jogo no wc com sportinguistas que estão completamente desanimados (ainda bem).
    As marcas da goleada londrina estão a passar, lentamente, mas estão a passar.
    Vai ser inevitável recorrer ao mercado de Janeiro.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  24. douto zé luís,

    assumo a mediocridade da minha existência perante tamanha sapiência... os teus pais poderiam ter-te fornecido melhores formas de usar as palavras que tão bem conheces.

    para mim assunto encerrado. ah e se quiseres os meus préstimos profissionais terei todo gosto em diligenciar os necessários esforços para satisfazer tão douto futeboleiro.

    tenho dito. discussão encerrada.

    ResponderEliminar
  25. alguem ta a ver os milhafres?

    como é que ninguem ve a falta sobre o china??

    se bem me parece o arbitro tá de costas pró lance!

    já começa a roubalheira

    ResponderEliminar
  26. Ricardo Sousa,

    Eu nao disse que o Jesualdo nao trocou posiçoes em Londres.
    Quase toda a primeira parte o Rodriguez nao jogou na esquerda. O Lucho nao estava em campo e nunca houve ninguém a fazer a posiçao que ele fez em Alvalade. O Guarin ficou com uma posiçao de tal forma mal estudada que passou a vida perdido em campo. Foram asneiras umas atras das outras.

    Em Alvalade, apesar de uma segunda parte sofrivel, a equipa jogou compacta, com o trabalho de casa feito. Toda a gente sabia onde jogar.

    Por coincidencia, as alteraçoes que Jesualdo fez teem tudo a ver com o que aqui escrevemos durante a semana.

    O esquema foi diferente do de Londres. Duas ou tres pedras jogaram com raios de acçao distintos. Isso e a garra da equipa, fez toda a diferença.

    ResponderEliminar
  27. Não concordo .. Para mim foi tudo igual .. A equipa jogou compacta porque o zborteng nao tem a mobilidade, velociade e capacidade de posse de bola do Arsnela mesmo em cima da area ..
    Mais uma vez acho que a tactica foi igual .. O que mudou foi a equipa adversario ( muito mais fraca ) e alguns jogadores que deram melhor rendimento !!

    ResponderEliminar
  28. Eu acho que nao mas pronto, leva la a bicicleta:)

    Um abraço Portista.

    ResponderEliminar
  29. @ze luis

    "Assassinaram a táctica do Jesualdo em Londres ..
    Ora , a táctica foi a mesma utilizada em Alvalade ..
    4 defesas , 4 medios ( com Tomy a subir e fazendo de extremo ) e 2 avançados ( móveis )..
    Foi exatamente assim o Porto em Alvalade . O que mudou foram as peças !! "

    Exacto era disso que estava a falar, que é diferente do nosso habitual 4x3x3.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  30. Sir Mister fui eu que disse isso e não o Zé Luís xDD !!
    Soren abraço !! Cada um com a sua cabeça !!

    Cumpz

    ResponderEliminar
  31. E os Benfas deixam-se empatar no fim. Pena que o Leixões podia ganhar e falhou (pelo menos que eu tenha visto) 2 oportunidades em flagrante. Quim, mais uma vez salvou o coro aos Benfas.

    Grande José Mota, sem medo, meteu apenas 3 defesas e arriscou tudo. Não é qualquer treinador de uma equipa sem ser os 3 grandes que tem esta coragem.

    ResponderEliminar
  32. O Olegário roubou, na 2ªparte 2 penáltis e também um golo limpo ao Leixões. Mesmo no fim já com 1-1 inventou um livre ao jeito do Cardoso, que este mandou para as nuvens.
    O Leixões foi superior em todo o jogo sendo que na 2ªparte chegou a ser asfixiante no seu domínio.
    O Benfica, nem do penálti não assinalado na 1º parte, pode queixar-se, porque na sequência dessa mesma jogada marcou. Aliás até aí o Beto, guarda-redes do Leixões, nem uma defesa tinha feito!- com 33 minutos de jogo decorridos...

    ResponderEliminar
  33. ricardo sousa, eu não teria dito e replicado melhor.
    Aliás, sobre os últimos jogos em Alvalade e outras "nuances" tácticas farei um post por estes dias. Já sabem é que não sou muito dado a essas leituras, porque isso não é a essência do jogo à excepção de Itália e, de algum modo, em França.

    Tentarei pôr a nú, apesar das minhas tentativas falhadas nesse sentido, o coro de críticos de Jesualdo que, como Bruno Alves bem demonstrou, merece outra consideração desta e de outras bancadas.

    A esta hora já o FC Porto é líder isolado.
    Apesar do Olegário Incompetência, com um golo mal anulado (milímetros num fora-de-jogo visto em tv e só em replay só valeria se pudesse recorrer-se ao vídeo, mas se assim fosse o Yebdá tinha provocado um penálti e queria ver quem assumia a falta no lado de fora do campo) e um penálti negado ao Leixões, o Leixões bateu-se de forma brava como só as equipas de José Mota sabem fazer.

    Por falar em tácticas, ouviram esse mestre do palavreado barato incensar o Benfica, colectiva e individualmente, enquanto vencia? E não teve elogios para as substituições arrojadas do mestre Quique das Flores? Realmente, não percebo nada disto, porque se percebesse dizia já: Quique para a rua!

    p.s. - o Leixões vai dar-nos trabalho na próxima jornada para a consolidação da liderança. Mas até lá só vão ecoar não os gritos do parvo do marco costa, mas o ai, ai, ai do Grimi que, como todos os da capital, era um jogador do caralho até domingo passado.
    LOL

    ResponderEliminar
  34. Não me lembro de ver um FCP ser subjugado, tal como foram os vermelhos em Matosinhos!
    Que mediocridade para um chamado grande- marcar um golo e meter-se a defender?
    Se fosse o nosso clube tinhamos por aqui 500 tipos a insultar os nossos jogadores , a SAD e o treinador!
    Jogar no ferrolho e ver um Leixões massacrá-los?
    Foi bem injusto esse empate, apesar de delicioso para as nossas hostes.
    Cump.

    ResponderEliminar
  35. louro, e o burrualdo do banco do Benfica?

    Há quem diga que assistiu "impávido" ao recuo da equipa, mas não creio que o R. Amorim, o Bynia e outro meco qualquer tenham entrado em campo por conta própria! Aquela merda não está em autogestão, o manager celebradíssimo Rui Costa estava na bancada com o advogado das idas ao TAS Paulo Gonçalves.

    Olhe se o burrualdo metesse jogadores para trás enquanto tirava os médios ofensivos e os avançados...

    ResponderEliminar
  36. O Mariano Gonazalez riu-se quando foi chamado à selecção. Agora vai ser outro:

    "Gonzalo Bergessio foi chamado pela primeira vez para a selecção da Argentina, noticia a Reuteurs. O avançado, que passou pelo Benfica, faz parte de um grupo de seis jogadores, que actuam em território argentino, chamados por Basile para os jogos de qualificação para o Mundial, frente ao Uruguai e ao Chile.

    Dos 18 «estrangeiros» chamados pelo seleccionador, Di María, do Benfica, é o único atleta a actuar em Portugal. Basile não convocou Lisandro nem Lucho, do F.C. Porto.

    O médio Pablo Barrientos, do San Lorenzo, também se estreia na selecção. Riquelme está entre as opções de Alfio Basile.

    A Argentina, que empatou nos seus últimos seis encontros, recebe o Uruguai, no sábado, e vai ao Chile, a 15 de Outubro.

    Convocados
    Guarda-redes: Juan Pablo Carrizo (Lazio), Sergio Romero (AZ Alkmaar), Agustin Orion (San Lorenzo);
    Defesas: Fabian Monzon (Betis), Javier Zanetti (Inter), Martin Demichelis (Bayern Munique), Daniel Diaz (Getafe), Gabriel Heinze (Real Madrid), Fabricio Coloccini (Newcastle), Nicolas Burdisso (Inter Milan);
    Médios: Juan Roman Riquelme (Boca Juniors), Pablo Zabaleta (Manchester City), Maximiliano Rodriguez (Atlético Madrid), Javier Mascherano (Liverpool), Esteban Cambiasso (Inter Milan), Angel Di María (Benfica), Pablo Barrientos (San Lorenzo), Cristian Ledesma (San Lorenzo), Leandro Somoza (Velez Sarsfield);
    Avançados: Gonzalo Bergessio (San Lorenzo), Lionel Messi (Barcelona), Sergio Aguero (Atlético Madrid), Carlos Tevez (ManUtd), Diego Milito (Génova).


    Vou deixar de apoiar a Argentina.
    Melhor, por Messi ainda aguento. Pelo menos até ser eleito o melhor jogador do mundo, mesmo, em campo, não de letra, à maneira portuguesa.

    ResponderEliminar
  37. o FCP joga mal, o Jesualdo é tapadinho, o camião de reforços não vale nada,mas o Porto já foi a Lisboa duas vezes, já pagou o imposto Lucílio, e já vai à frente!
    Imaginem quando estiver bem...

    ResponderEliminar
  38. Não me parece que o FC Porto tenha jogado num 433, era muito mais um 442 que depois se transformava e Tomás Costa foi mais aquilo que na realidade é, um médio, ue jogou mais como interior direito.

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  39. Só para dizer que estive a ver o jogo do Braga em Guimarães e aquele Renteria falhou pelo menos uns 3 golos de baliza aberta. Já não sei o que dizer deste gajo...

    ResponderEliminar
  40. Desculpem mas não resisto: O que aconteceu ao Zé Luis?...

    ResponderEliminar
  41. Contra tudo e contra todos, depois de jogar em casa dos adversários directos, com dois bons resultados, já estamos no 1º lugar, o nosso, o dos melhores.

    Já sei... para alguns frequentadores deste blog, se não fosse o Burruoaldo tinha-mos p´ra aí uns 20 pontos e avanço, mesmo só com 5 jornadas.

    Imaginem só, que era o benfica que estava na nossa situação, imaginem lá as capas dos jornais de hoje? Imaginem as crónicas dos Manhas, Delgados, Cartaxanas, Goberns, Pipas e outros espécimes? Agora imaginem a AZIA com que vão andar toda a semana.

    Viva o Porto.

    ResponderEliminar
  42. Muito obrigado ALFREDO BASILE! - Desculpem-me o Lucho e o Lisandro, mas gosto de os ver por cá, e de não terem de se desgastar em viagens, para «aquecer o banco» quando aqui bem gostavamos de os manter até ao fim das respectivas carreiras, mas a jogar e a maravilhar com o seu magnífico futebol, no F.C.Porto!
    Só é pena que não possam ser naturalizados cidadãos PORTUENSES, perdão, portugueses.
    Mais uma vez muito obrigado Basile!

    ResponderEliminar