23 outubro 2008

Quando um treinador ouve adeptos...


E pronto, é só bater no Jesualdo. Lá perdeu em casa para a Champions, o camelo! Mas desta vez é mesmo culpado: pôs o Nuno a jogar!

Pior, quando um treinador ouve adeptos e acolhe as suas opiniões tá feito.

São os adeptos de televisão, colunáveis e mesmo senadores. Os que andam nos blogues... é só para bater no Jesualdo. Viram os que apareceram a dar forte e feio no treinador? Esses foram os ausentes após a vitória de Alvalade. Ah, e uns quantos a malhar nas contratações, nas comissões e outras comichões...

Mas Jesualdo é culpado de quê? De pôr o Nuno. De dar guarida aos que pediam o Nuno à baliza. Rui Moreira revelou que pelo menos uma vez, admita-se que mais do que isso, fala com o Jesualdo. Ele e o Manuel Serrão falaram. Super-entendidos do futebol, aqueles que sabem mais do que os treinadores e estes devem ouvi-los.

O FC Porto perdeu com o Dínamo de Kiev, uma equipa banal como o Artmedia, fechada como a do Sporting e de pontapé para a frente que nem o Benfica. O FC Porto tentou jogar a bola, com as limitações que se sabem mas aí culpa é da SAD, está instituído, vendeu o Bosingwa, o Quaresma e deixou sair o P. Assunção. Bem, é certo que estes não foram falados, desta vez. Nem o Helton, aquele a quem descobriam todos os defeitos e o vício desarmante de tocar guitarra, sujeito a um torcicolo, valha-nos Deus...

Esses escrutinadores de tácticas e individualidades, experts de mercado e avalizadores de guarda-redes, podiam fazer como acontecia ao Helton: ver se a barreira estava bem feita, quantos homens e a distância do livre para a baliza. Nuno não viu a bola partir não se sabe porquê, fez-se ao lance já com atraso e andou aos papéis, quis corrigir mas a trajectória da bola não ajudou. Mas foi a 35 metros... Com o Helton clamava-se logo por substituí-lo sob uma campanha absurda que a Rebelião das Massas consagra: ter opinião sobre tudo, mesmo com o risco de chutar contra a própria baliza.

Eu bem não queria antecipar esta desgraça, a de Nuno ser tão impelido para a baliza que podia dar um frango e sair uma derrota. Só precisava de saber se Jesualdo ouvia as vozes dos adeptos. E a exibição, estupenda, de Alvalade, até na Sertã, deu força aos defensores do Nuno. Está confirmado: Jesualdo é o culpado, o Nuno deve continuar a defender e os adeptos estão ilibados porque lhe transmitem toda a confiança.

Mesmo que, nos "mentideros", se murmurem hipotéticas transferências... Só de ouvido? Mesmo depois de se falar com o treinador?...

Ontem a blogosfera não falava de outra coisa, presumo que a Imprensa Destrutiva não vai atenuar mais um frango do guarda-redes portista como o Rascord fez ao Rui Nereu num remate de Marcos Senna a 45 metros da baliza... E o já famigerado Trio d'Ataque lá tinha a pergunta sacramental que até Rui Santos - onde chega a popularidade do FC Porto? - fizera: quem deve defender no FC Porto?

Batam palmas, é um espectáculo. O público faz parte.

Eu não acredito em bruxas, mas o Halloween está próximo e já enraizado como cultura americana, mais uma desgraça a juntar às previsões de crescimento da economia e da recolha de impostos para 2009.

Esperem lá que vou ali tirar o carro porque os "moinas" já andam doidos que nem baratas tontas na caça às multas: sempre são 80 milhões que o Governo prevê nesta modalidade...

Bem, falava de... ah, o frango estava muito bom. Como diz o outro, é pena não vir mais tarde, aí uns 15 jogos depois (Rui Moreira dixit). Bem me parecia que por jogar mais o Helton estava muito exposto...

Nota: O Sporting ganhou na Ucrânia, como o D. Kiev no Dragão: tudo a defender, pontapé para a frente, alívios à toa (Abel fartou-se de "espirrar o taco"), Patrício a dar graças a Deus com golos iminentes. Portanto, a coisa resulta mesmo e com Paulo Bento quanto mais para o empate melhor: lá tirou Romagnoli, meteu Pereirinha, tirou Izmailov e meteu Grimi. Empatar era preciso. Ganhou. Já tinha visto este filme no Dragão. Mas ele deve ter razão, os resultadistas vão tecer-lhe loas e todos em uníssono compreenderemos que,. afinal, "parece que em Portugal os adeptos não percebem nada de futebol, só os treinadores".

p.s. - à parte uma vitória em Roma na secretaria (3-0, moeda da tribuna feriu árbitro sueco), o Dínamo de Kiev somava 15 derrotas e 3 empates nos últimos 19 jogos realizados fora na fase de grupos da Champions; a última vitória registara-se a 8/3/2000, em Trondheim (2-1) frente ao Rosenborg. Nem de propósito, esteve ausente em 2005-06, no ano do... Artmedia.

47 comentários:

  1. O Dínamo é uma equipa sobre o fraco. Confrangedora exibição levou a merecedíssima derrota.

    Também me parece que em Kiev se formos lá no ferrolho e jogarmos com saídas rápidas, podemos ganhar lá.

    O grande problema, é que este Semin é muito "rato" e já viu que não pode jogar muito aberto. E como já nos ganhou cá, um empate em casa pode não ser mau, portanto não se pode esperar um Dínamo muito ofensivo.

    ResponderEliminar
  2. O dinamo apenas levou os 3 pontos e quase arrumou o porto da champions, de vitórias morais estamos nós cheios......e eu a ver como o porto joga e a mentalidade com que encara cada jogo...arrisco-me a dizer que o 3º lugar pode estar em risco..porque a ir assim para a turquia....mas...espero e desejo estar enganado....

    quanto ao Nuno tb acho injusto a sua critica, ele não teve culpa de um iluminado do futebol lhe ter posto na baliza...apenas cumpriu o seu trabalho...mas tapar os olhos com a peneira desculpando um um frango isso não faço, porque se é o guarda redes que muitos idolatram deve obviamente deter um remate daqueles...um ravelli ou um preud'homme chamavam-lhe um figo a um remate daqueles.....

    ResponderEliminar
  3. caro foz, o preud'homme, o ravelli (e eu lembro-me bem de frangos desse), até o grande Sepp Maier, todos os guarda-redes dão frangos, sem excepção, assim como os melhores do mundo, fossem Pelé, Eusébio, Maradona e o maybe Ronaldo falham penáltis.

    Aceitemos as coisas com naturalidade.

    Para todos.

    ResponderEliminar
  4. o ravelli dava um frango num jogo em que só ele era meia equipa...ainda me lembro de um porto x gotemburgo em que ele defendeu TUDO emais alguma coisa...
    o Nuno para alem de acumular erros (lembro-me de um misero jogo em leiria), do que fez na russia...ainda transmite insegurança...viu-se a tremideira que a defesa do porto teve neste ultimo jogo...mas....quem dera que fosse este o mal....

    grande abraço

    ResponderEliminar
  5. foz, contra o porto, curiosamente, a eneralidade dos guarda-redes actua bem. Um ou outro deram frangos comprometedores, mas em geral o Porto faz destacar os guarda-redes dos outros.

    Lembre-se do Manuel, o Neuer do Schalke. Parecia inacreditável e, a seguir, deu logo um frango com o Barcelona.

    É ingrata a vida de um guarda-redes, como dos outros, jogadores e até treinador. Não sou só eu que há algumas dezenas de anos vejo futebol, amiúde em doses industriais e raramente falho um jogo daqueles de cartaz. Já vi muita coisa, já aprendi a ver, a ouvir, a trocar ideias. Já tirei uma ou outra certeza e quem me conhece sabe que vaticino isto ou aquilo a muitos jogadores, umas vezes erro (felizmente com Pepe, Bruno Alves, P. Emanuel, para ciar os mais conhecidos e recentes), outras não falho, lembro-me de Romeu (não o cenoura, o que jogou há poucos anos em Guimarães e no Belenenses) e um certo colombiano, para mim a maior fraude de sempre em termos de aquisições de jogadores, que agora anda a falhar golos em Braga.

    Eu continuo a achar que Helton e Nuno são dois excelentes guarda-redes, com virtudes e defeitos para que servem bem o FC Porto. Do Nuno poderia lembrar a infelicidade das duas finais de Taça (2004 e 2008), especialmente a primeira. Do Helton, aquele frango inacreditável no Chelsea retirou, provavelmente, ao Porto a maior glória europeia desde 2004.

    Mas até o nosso Vítor Baía, o maior guarda-redes português (arrisco a dizê-lo) de sempre, sofreu frangos, lembro-me de alguns, talvez do primeiro (com o União da Madeira nas Antas) e o último, no remate do Robert na Luz.

    Baía não se escondeu. A bola, a 45 metros, fez um efeito caprichoso, mas Baía assumiu que a culpa foi dele. Não podia ser de outra forma.

    Os grandes guarda-redes - e o Sepp Maier foi o melhor que pude ver, assumindo também os seus frangos e uma vez levou 7-0 do Schalke em Munique - são assim. Grandes até nos erros.

    Já tivemos guarda-redes abençoados na estreia (lembro Hilário lançado por Oliveira em Alvalade, com tanta sortinha que teve e ganhámos 1-0, golo do Edmilson para iniciar uma série de 15 vitórias consecutivas). Outros sempre amaldiçoados pelo caminho (Rui Correia). Alguns que mereceram uma paternalista condescendência (Tibi, até Rui, dos primeiros que vi jogar no FC Porto).

    Já muitos de nós vimos decerto muita coisa. Mas campanhas contra este para entrar aquele só me lembro contra Rui Correia. Feita pelo suspeito do costume.

    Mas muitos do que viram muita coisa podem achar fantastico que um guarda-redes defenda com a perna um remate à queima-roupa, mas é só sorte, às vezes a bola entra pelo meio das pernas e o rematador nem deu por isso...

    Depois acham frango um guarda-redes sofrer um golo em remate de primeira, rasteiro (o mais difícil, se fortuitamente a bola não bater nas pernas, por exemplo) e se for dentro da área ou mesmo perto da pequena área, a meros 5 metros da baliza, já crucificam um guarda-redes.

    São os mesmos que apontaram esses defeitos em Alvalade em Janeiro passado (1-0 por Vukcevic) que começaram a puxar pelo Nuno.

    Este tipo de campanhas é abjecta e parte dos próprios adeptos. São golos na própria baliza.

    Só faltava ao FC Porto, hoje, uma crise de confiança na baliza.

    Às vezes pedimos trovoada e depois rezamos a Santa Bárbara...

    ResponderEliminar
  6. Acho é que andamos algo esquizofrénicos com o que está a acontecer.
    Por isso todos os desmandos ( até os meus ) nas análises que se fazem.
    Nada como parar, reflectir e pensar que por vezes as coisas não saem como se quer.
    Ainda bem que alguem vem relativizar.
    Se não tivermos calma na grande
    área corremos o risco de ficar iguais ou piores que os outros embora isso não invalide uma troca de ideias mas equilibrada e mais racional.

    ResponderEliminar
  7. Afinal Nuno não foi o salvador que esperavam. Aparentemente os adeptos não sabiam que ele era humano e erra como os outros. Como alguém disse, os melhores guarda-redes não são os que não erram, são os que erram menos.

    Rank da IFFHS sobre dos GR de primeiras divisões em todo o mundo que estiveram mais tempo sem sofrer um golo, desde 1888/89 até 2008. O primeiro valor é a posição no rank mundial (só vai até 408º), o último valor representa o número de minutos. Só incluí os GR do Porto.

    11. Vítor Baía FC do Porto Portugal 15.09.1991-05.01.1992 1.191
    42. Vítor Baía FC do Porto Portugal 23.09.1995-07.01.1996 1.005
    185. Helton FC do Porto Brasil 05.02.2006-25.08.2006 769
    276. Vítor Baía FC do Porto Portugal 05.03.1989-07.05.1989 715
    314. Tibi FC do Porto Portugal 07.12.1980-15.02.1981 699
    335. Zé Beto FC do Porto Portugal 07.01.1984-11.03.1984 691
    388. Fonseca FC do Porto Portugal 02.03.1980-12.05.1980 670


    Não estou a criticar Nuno pelo lance do golo. Critico o treinador, que é pago para pensar pela sua cabeça e não para ceder à pressão dos adeptos como Jesualdo fez. Imaginem se Adriaanse tivesse feito o mesmo com Pepe e Quaresma.

    ResponderEliminar
  8. jorge aragão, perfeita análise e, assim, não me sinto desacompanhado. Mas não sou eu que ando esquizofrénico. Realmente, como diz o meu amigo, parecemos cada vez mais os outros...

    De resto, o jorge aragão é decerto do tempo em que os adeptos "das" Antas eram outros, raramente se ouviam assobios e só quem estava de fora, de longe, a ver pela tv, se dedicava a desmandos intelectuais de quem se julga, realmente, superior. Aliás, arriscaria a dizer que os mais críticos são os que pouco ou nunca vãos aos jogos, uns não podem, temos amigos que vivem fora do país, mas outros são comodistas, alguns fazem lisboa-porto. Creio que sofremos todos, como é próprio de adeptos, mas há exageros que já passam das marcas, em minha opinião, sem prejuízo de uns gostarem mais deste e outros daquele jogador, uns que "exigem", outros que compreendem as dificuldades.

    Parece-me é que há cada vez mais adeptos só das vitórias, especialmente os mais novos, impulsivos e que praticamente só conheceram as coisas boas, os grandes êxitos. E que acham que são mais "exigentes" do que outros.

    São os que acham que "não jogamos um caracol" e depois ouvem o treinador adversário espantar-se "como não sofremos um golo".

    A falta de lucidez na equipa é patente, mas não invalida a dos adeptos. Como diz o jorge, os adeptos devem ser todos, tendencialmente, iguais nos vários clubes.

    ResponderEliminar
  9. Faço minhas as palavrras do Jorge Aragão.
    Dá a sensação de que a esquizofrenia tomou conta de uns tantos.
    Também defendo que as análises devem se feitas com lucidez e serenidade.
    Aquele que numa semana é uma grande aquisição e jogador de grande futuro não pode passar na seguinte para um grande barete que deveria ser imediatamente dispensado .
    Jesualdo tem dois títulos conquistados um deles depois de perder Pepe e Anderson.
    Na semamna passada deu uma lição táctica a P.Bento, como já havia dado a Q.Flores.
    Hoje já é considerado o pior treinador do mundo ,defendendo alguns a sua dispensa.
    Calma aí!
    Só para terminar gostava de fazer uma breve referência à questão dos guarda-redes.
    Continuo a achar ,depois de ver bem as imagens do televisão, que o golo sofrido pelo Nuno não é frango. A trajectória da bola foi tão anormal que tornou difícil a defesa.
    Tem-se falado pouco num jogador que vi jogar ao vivo na última jornada da Liga na F.da Foz e que tenho visto em jogos na televisão.
    É um jovem com grande presença, personalidade ,muito frio na baliza e que revela já muita maturidade.
    Chama-se VENTURA e lembrou-me Vitor Baía nesse jogo com a Naval em que fez uma exibição perfeita.
    Espero que seja o futuro guarda-redes do nosso Porto e que não siga o trajecto de outros que de empréstimo em empréstimo acabam por cair no anonimato.

    ResponderEliminar
  10. Bem acho que essa historia de ceder aos adeptos não é mais que uma boa teoria da conspiração. Helton tecnicamente é melhor que Nuno sem duvida alguma, mas estava a passar um momento de excesso de confiança e relaxamento nos jogos que nao são admissíveis( aquele canto contra o belenesses não cabe na cabeça de ninguem), espero que ele aprenda agora e estou certo que quando regressar vai ser melhor do que era quando saiu da baliza. Enquanto isso não acontece estamos bem servidos na baliza.

    ResponderEliminar
  11. É isso mesmo, vamos assumir o óbvio: não somos a melhor equipa do mundo nem os nossos jogadores são todos dignos de figurar no Guiness pelas suas altas qualidades.

    Temos o que podemos e que a nossa capacidade financeira permite (penso eu, uma vez que, por desconhecimento de causa, não me posso pronunciar sobre essas histórias de comissões etc...).

    Defendo o direito do sócio e espectador pagante se pronunciar, assobiando ou apupando, sobre a má qualidade do espectáculo que lhe é oferecido (coisa que, aliás, nunca fiz).

    Não entendo é porque se começa logo a assobiar no início do jogo quando um qualquer falha o primeiro passe ou erra um remate.

    No caso concreto deste último jogo da champions, acho até que não nos podemos queixar dos jogadores nem do treinador, deram o que puderam e souberam.

    Querem o quê? Ronaldinhos? Kákas?

    Na minha modesta opinião, os nossos jogadores fizeram tudo o que puderam.

    Não sabem fazer melhor? Paciência, outros dias virão...

    ResponderEliminar
  12. Louvável teoria que começa a dividir os adeptos do FC Porto entre os BONS e os MAUS, como se só os das Antas, em que naturalmente o Zé Luís se inclui, podem dizer o que lhes apetece.

    Quanto aos outros, não têm direito a opinar.

    Quanto à mania de para aqui chamar a política, já nem digo nada.

    ResponderEliminar
  13. O zé luis tem toda a razão. devia ser o UNICO adepto a ter opinião. Os outros todos deviam estar caladinhos.
    O zé luis devia ser comentador pago pela sic e pela rtpn, em dias seguidos para não haver incompatibilidades, e devia ser o unico a poder escrever nos jornais desportivos.
    O zé luis devia ter além disso a chancela sobre as contratações e dispensas.
    O zé luis devia poder escolher os árbitros e até oa adeptos do FCP.
    O zé luis devia poder controlar quem vai ao Dragão.
    O zé luis devia poder-lhes colocar uma mordaça para que não pudessem falar.
    O zé Luis devia ter a chave da cadeia da relação pra lá enfiar o rui moreira, sem vista para a cordoaria.

    Já sabemos quem teve culpa da derrota. O Jesualdo, por ter ouvido o Rui Moreira. Pronto, assunto arrumado, que se escreveria numa linha.

    ResponderEliminar
  14. YES... já cá faltava um pouco de humor pra atenuar esta modorra after kiev :)

    Boa malha... ;)

    ResponderEliminar
  15. Disse um dia antes do jogo que a historia do guarda redes era uma chachada. E continuo a pensar assim.
    O Helton nao estava em condiçoes, jogou o Nuno. Foi infeliz no lance do golo, que nao considero um frango.
    Vi nas estatisticas de um canal frances que o tento do Dinamo foi o remate mais violento dos que resultou em golo. Se juntarmos a isso a mudança de trajéctoria da bola a menos de 10 metros da linha de golo entao temos um remate indefensavel.
    O Nuno nao tem culpa no golo. Sao lances que acontecem, é a minha opiniao. Havera outras.

    O Helton é o melhor guarda-redes que temos. Quando nao esta em condiçoes joga um dos outros dois, nao vejo qual é o problema.

    Nao perdemos o jogo por causa do Nuno.

    Perdemos porque um jogador marcou o golo da sua vida e porque o Porto nao consegue virar resultados. O futebol de Jesualdo é previsivel e nao tem dinamismo para controlar os ritmos do jogo e massacrar equipas boas fisicamente, que se fechem bem no ultimo terço. Nao ha jogadores no meio campo que pautem o ritmo da partida e que guardem a bola quando é necessario. Jesualdo nao gosta desse tipo de jogadores.

    Isto é o que salta à vista.

    O resto sao apostas em jogadores mediocres, quando se deve fazer evoluir e dar minutos aos que teem talento e construir com esses um novo modelo.

    O conservadorismo e o medo de Jesualdo levam o Porto ao mes de Novembro sem modelo de jogo definido.

    O que é que sera preciso para começar a trabalhar um modelo de jogo com Lisandro e Hulk?

    Sera que Hulk com aquela explosao toda e o contrlo de bola em velocidade no pé esquerdo, nao é capaz de jogar por detras de Lisandro? Nao sera capaz de tabelar com ele em velocidade? Isto com Rodriguez e Lucho em campo nao sera suficiente para dar profundidade à equipa.

    Leva tempo, pois leva. Mas tem que ser tentado e ainda nao foi.

    Lembram-se de onde nasceram todos os desiquilibrios dos golos do Porto esta época?

    Isso nao chega para aferir das caracteristicas dos jogadores?

    Lembram-se daquela jogada toda ao primeiro toque na 2a parte que resultou num remate do Hulk na meia lua?

    Eu acho que estas é que sao as verdadeiras questoes.

    ResponderEliminar
  16. Disse um dia antes do jogo que a historia do guarda redes era uma chachada. E continuo a pensar assim.
    O Helton nao estava em condiçoes, jogou o Nuno. Foi infeliz no lance do golo, que nao considero um frango.
    Vi nas estatisticas de um canal frances que o tento do Dinamo foi o remate mais violento dos que resultou em golo. Se juntarmos a isso a mudança de trajéctoria da bola a menos de 10 metros da linha de golo entao temos um remate indefensavel.
    O Nuno nao tem culpa no golo. Sao lances que acontecem, é a minha opiniao. Havera outras.

    O Helton é o melhor guarda-redes que temos. Quando nao esta em condiçoes joga um dos outros dois, nao vejo qual é o problema.

    Nao perdemos o jogo por causa do Nuno.

    Perdemos porque um jogador marcou o golo da sua vida e porque o Porto nao consegue virar resultados. O futebol de Jesualdo é previsivel e nao tem dinamismo para controlar os ritmos do jogo e massacrar equipas boas fisicamente, que se fechem bem no ultimo terço. Nao ha jogadores no meio campo que pautem o ritmo da partida e que guardem a bola quando é necessario. Jesualdo nao gosta desse tipo de jogadores.

    Isto é o que salta à vista.

    O resto sao apostas em jogadores mediocres, quando se deve fazer evoluir e dar minutos aos que teem talento e construir com esses um novo modelo.

    O conservadorismo e o medo de Jesualdo levam o Porto ao mes de Novembro sem modelo de jogo definido.

    O que é que sera preciso para começar a trabalhar um modelo de jogo com Lisandro e Hulk?

    Sera que Hulk com aquela explosao toda e o contrlo de bola em velocidade no pé esquerdo, nao é capaz de jogar por detras de Lisandro? Nao sera capaz de tabelar com ele em velocidade? Isto com Rodriguez e Lucho em campo nao sera suficiente para dar profundidade à equipa.

    Leva tempo, pois leva. Mas tem que ser tentado e ainda nao foi.

    Lembram-se de onde nasceram todos os desiquilibrios dos golos do Porto esta época?

    Isso nao chega para aferir das caracteristicas dos jogadores?

    Lembram-se daquela jogada toda ao primeiro toque na 2a parte que resultou num remate do Hulk na meia lua?

    Eu acho que estas é que sao as verdadeiras questoes.

    ResponderEliminar
  17. O Zé Luis fala e bem do passado e faz comparaçoes que sao reais.

    Mas nos sabemos que o Sporting nao joga um chavo. Tem o mesmo dinamismo do Porto mas com a agravante de nao ter jogadores da qualidade que tem o Porto.

    O Sporting jogou para perder por poucos na Ucrania e ganhou com uma sorte que provavelmente nao volta a ter este ano na Europa.

    O mesmo aconteceu ao Dinamo.

    Mas e o futebol que o Porto pratica é bom? A equipa sabe o que anda a fazer em termos colectivos, principalmente ofensivamente?
    Eu acho que nao sabe.

    ResponderEliminar
  18. mas voces ainda nao viram que o lisandro e o hulk nao se gramam?
    alguem aqui foi ao estadio?
    quantas vezes o lisandro quase encostou a cabeça no hulk quando ele n passava a bola?
    quantas vezes o lisandro lhe pediu a bola e o hulk nada... era a bolinha so para ele?
    a questao aqui nao e jogar com o lisandro e com o hulk, para mim a questao essencial é.. como estara aquele balneario?
    eu vi bem isso como vi a atitude do hulk aos 89 minutos que atirou literalmente a bola ao bruno alves porque queria ser ele a marcar o livre!
    mas pronto...continuem a pensar em lisandro e em hulk... para mim enquanto n se resolverem os problemas (nao sei se existem mas penso que sim) no balneario nao vamos a lado nenhum!
    para finalizar... saudades dos 8+3
    8 portugueses e 3 estrangeiros!

    ResponderEliminar
  19. Viram os jogadores do Braga que marcaram?? Já passaram todos pelo grande FCP..

    Ainda não percebi pq que o Luís Aguiar não ficou no FCP.. Parece-me bom jogador.. É que nem emprestado está..
    Se calhar não tem um empresário como o Mariano.. por vezes faz jeito :))

    Cumprimentos a todos..

    ResponderEliminar
  20. E onde estavam os "Zé Luises" deste mundo, quando deixaram ostracizar um dos maiores guarda-redes de sempre - BAÍA -, e alimentaram a criação do mito do super-helton?
    Pois é, resta-nos a consolação que estamos bem representados no sorteio da taça. Ora fosga-se lá o pároco de aldeia...

    ResponderEliminar
  21. zé-lucas, o Baía é só o melhor guarda-redes de sempre de Portugal, quanto a mim, que os vi ao Damas, ao Zé Henrique, ao Bento.

    O Baía, como deve saber, pagou o frango da Luz. Mas assumiu a culpa. Foi também um remate difícil, de longe, traiçoeiro. Mas com toda a culpa do g.r. e ele assumiu. Foi grande, como sempre.

    O Helton entrou e praticamente não sofreu golos até final, acho que foi um ou dois no total. Caiu no goto a Adriaanse e por mim, que ainda acho o mesmo, considerei-o uma boa alternativa ao Baía, dava-me segurança. Pegou de estaca. Baía que já sofrera um golo na Amadora de longe, bola entre as pernas, estava muito marcado até pelos proprios adeptos, não sei se o zé-lucas o defendeu...

    A minha memória não é selectiva no sentido de encontrar só defeitos num guarda-redes.

    Na época seguinte, jogou o Helton e Baía esteve a suplente, ninguém contestou.

    É claro que quem joga mais está exposto a mais erros. Helton teve os seus, Nuno também jogando menos, aquela final da Taça de 2004 foi algo infeliz para ele... Mas Mourinho impusera a rotatividade e tudo bem.

    Eu não faço dramas. Há quem goste de fazer o onze provável, eu não. Há quem goste de escrutinar se o g.r. fez bem a barreira, quantos homens lá meteu, se a bola passou entre as pernas. Ah, a bola passar entre as pernas do g.r. é o CLÁSSICO frango.

    O Helton deu frangos que muitos aqui lhe apontaram e que eu não vi. Remates violentos dentro da área podem entrar de qualquer maneira e Helton sofreu muitos golos assim. De longe, que me lembre, sofreu o do Izmailov, na Supertaça, mas esse não teve mesmo espinhas, entrou direitinho.

    O Porto perdeu agora porque o g.r. montou a barreira descuidadamente, o livre era esquinado em relação à baliza, a uns 35 metros, se calhar apenas dois jogadores chegariam na barreira, mas se meteu três devia ver a bola partir e não viu: deu um passo lateral a contar com um remate para dentro, no primeiro poste, e depois é que se apercebeu com a bola no ar que ela ia no caminho "para fora", foi chutada com o lado de fora do pé e entrou a meio da baliza, por cima dela.

    Foram todas as condições para considerar um frango se Helton fosse o titular. Por muito menos já foi massacrado e criou-se o mito da insegurança na baliza transmitida aos colegas da defesa.

    Quem pôs isso a correr foram os senadores e notáveis comentadores, que eu saiba.

    Às vezes aqui questionei a razão de meterem o Nuno à baliza: o que tinha feito Helton para merecer essa desconfiança?

    Responda quem souber.

    Há muita gente que agora assobia para o ar.

    Lembra-me a massa assobiativa, gostem ou não, que criou o estigma de jogar em casa em 2004-05 com 23 ou 24 pontos perdidos no Dragão.

    Não sei se há alguns, mas um Zé Luís defendeu que o Tarik tinha qualidades para jogar e quantos zé-lucas não o quiseram ver pelas costas?

    Um Zé Luís disse e repetiu que Alan tem qualidades para estar no FC Porto e a falta de extremos é notória agora. Não me lembro quantos zé-lucas saíram em defesa dele, mas lembro muitos zé-lucas que achavam bem o desterro de mais um empréstimo.

    Um Zé Luís defendeu sempre, sempre a manutenção de Adriano. Aliás, não há ainda muitos jogos de campeonato realizados, mas a propósito de um deles ironizei com o facto de Jesualdo ter disfarçado um problema para não se realçar a falta que Adriano faz no plantel, foi esta época e está aí escrito.

    Não vêm agora muitos zé-lucas falar-me do Adriano.

    Eu não tenho amigos nem inimigos de estimação para defender este ou aquele, todos têm manifestado aqui a sua crítica e opinam. Mas estão tão absortos em contrariar sem contra-argumentar que parecem meninas a choramingar por algum mal-estar.

    Então ainda ninguém descreveu o lance do Nuno? Seja ele Rui ou Luísa Moreira? Podem achar que não é frango, mas contem-me quantos golos de livre daquela posição viram marcar alguma vez...

    O Nuno teve azar, dizem. Parece que o azar não foi do Porto. Foi do Nuno.

    E longe de mim criticar o Nuno, que acho um excelente guarda-redes. Na semana passada falei de alguns joadores e certas posições em causa e evitei tocar na baliza por ser um tema sensível e achar que qualquer g.r. dava garantias, o Helton estava bem mesmo a falhar um ou outro cruzamento como ainda agora o Nuno falhou e só teve um em toda a partida...

    O que critico foi o "entorno" criado para se estabelecer uma crise de confiança na baliza.

    E admiro se o Helton confessou sentir-se "tocado" por isso. Está num mau momento e diz ao treinador para ficar de fora.

    Vamos ver que consequências terá este tocar dos sinos das capelinhas - e isso são muitos zé-lucas que criaram, não foi o zé luís que tem tanto direito de opinar, tentando justificar, como outros que aqui comentam.

    É que eu não sou de atirar a um alvo difuso, com rumores e mentideros, acusando a torto e a direito. Há muitos zé-lucas para isso.

    ResponderEliminar
  22. mil893,

    "(nao sei se existem mas penso que sim)"

    ainda bem que é assim. Há quem faça dispensas e contratações, mas não sou eu que me quero impor à SAD, creio que todos os escritos por aqui apontam noutro sentido. Esses nem dizem "eu penso de que", nem dizem "não sei".

    Ao menos sabemos que o mil893 supõe que exista, mas não sabe.

    Ficamos a saber.

    ResponderEliminar
  23. mil893, não leve a mal, mas essa história do "balneário" tem pano para mangas. Dava um post, mas eu devia mexer com muita consciência irascível que por aqui pena.

    Então o balneário andará mal.

    É curioso que só ouço falar disso no FC Porto, nunca em Alvalade ou na Luz. O Porto ganhou 3 títulos seguidos, 5 em 6 anos, o Baía reinou por lá, coincidiu até com o J. Costa há bem pouco tempo e já nessa altura se ouvia falar de algum mal-estar no balneário.

    O Bosingwa chegou a dizer que o Jesualdo não mandava nada, era o Baía, e estávamos receosos do que se pudesse passar no balneário.

    Ainda lá está o P. Emanuel, que também querem fazer titular para ter dentro do campo a autoridade suposta que exerce no aconchego do balneário. Mas há ou não há liderança no balneário?

    Acho que não vou dormir por causa disso. E contarei as horas até Rui Moreira o explicar, onde?, na sic ou na rtpn. Não sei se escreve, porque não leio A Bolha. Só espero que a essa hora da tv de 3ª à noite não esteja a dar o Telerural: aí é que eu acho piada e não se leva a mal...

    ResponderEliminar
  24. "Há alguma situações em que há falta de experiência, temos alguns jogadores muito jovens. Precisamos de jogadores que entendam onde devem estar. Estou convencido que com o passar do tempo a maioria dos jogadores vão ter maior capacidade para ler o jogo»,

    Quem disse isto não foi Jesualdo, que esse não tem o direito de falar de arbitragens, de falar na construção da equipa, de dizer que a equipa tem de crescer em competição.

    Disse-o esta noite Quique Flores, após mais uma exibição à Benfica e outro empate benzidinho pela sorte. Aliás, o 3º empate consecutivo, mas o Rui Costa é o maior a contratar e só no Benfica há liderança...

    Como dizia o outro... são posturas.

    ResponderEliminar
  25. ze luis, eu so falei no caso do hulk com o lisandro em que o lisandro ficou fodido (em bom tripeiro) com ele!
    se ha problemas ou nao nao sei, o que eu sei e que este ano ainda n fizemos um jogo em condiçoes!
    n me viram aqui a comentar depois da vitoria em alvalade nem vao ver depois de nenhuma vitoria, porque habituado a ganhar ando eu... desde os tempos que ia as antas e pedia a alguem pa me pegar ao colo pa entrar ( se o amigo e da geraçao das antas eu tb sou!) ou desde que o meu pai me comecou a levar a bola!
    nao gosto de perder, nao gosto do rumo que o clube tomou, nao gosto do juju, mas ninguem me ve aqui a bater no juju, na sad etc!
    so constatei um facto, e quem la esteve pode constatar, o lisandro e o hulk simplesmente nao se devem dar!
    agr voce conclua o que bem entender, eu nao sou ninguem para mudar nada em lado nenhum, sou so um portista, tripeiro, socio ha 27 com anual desde que existem, logo pago bem a minha parte para eles no minimo se esforcarem e nao andarem pegados uns com os outros!
    mas pronto, foi so a minha opiniao!
    continuaçao de bom trabalho

    ResponderEliminar
  26. Parece que muitos companheiros de bancada andam a descobrir pérolas portistas perdidas em mil espréstimos.

    Não sabemos se Rui Moreira ficou convencido - porque nenhum adepto escuta Jesualdo com atenção, o que ele diz logo é esquecido e invectivado um dia depois - que não há jogadores portugueses, ou que joguem cá, no mercado para reforçar o FC Porto.

    Lembro-me só do lateral-direito do Rio Ave, Miguel Lopes, que já fizera uma época fantástica na II Liga. Sem ser português, mas de cá, Wesley nem o V. Guimarães pescou. E para lateral-esquerdo, como no Europeu, ou algo mais à frente, o Pranjic que então elogiei no Verão e vi marcar agora um penálti à Panenka frente ao Milan.

    Ele haver há, convém é não falar de cor.

    Depois, baixo por baixinho, é optar entre João Pereira que foi falado como potencial reforço e o tal Miguel Lopes, que já vimos jogar contra o Benfica e o FC Porto.

    Quanto ao que ainda não se fala, Luís Aguiar já tinha dado um cheirinho na Académica e no 3-0 da Luz. Agora é o 10 do Braga que chuta e passa com os dois pés.

    Mas ainda há um mês se suspirava pelo Postiga ter ido para Alvalade...

    ResponderEliminar
  27. mil893, no hard feelings, percebi a sua mensagem e sei que é um indefectível, já me apercebera disso.

    O que vemos em campo, os jogadores zangados entre si, é natural, as coisas estão a correr mal, cada um quer ajudar como pode, entre avançados há concorrência, o Lisandro anda a ser mal servido, o Hulk tem explosão mas é ingénuo, precipitado, ansioso quase capaz de se engolir a ele próprio mas tem uma vontade de ferro, tal e qual o Lisandro.

    Tudo resulta da intranquilidade numa equipa nova, repita-se muitas vezes que é nova, à qual as coisas não correm bem, fica a perder e não se sabe recompor, já tínhamos percebido isso de outros jogos.

    Jesualdo não conseguiu um padrão na pré-época e, como diz, a equipa vai aprender a andar em andamento, numa competição feroz, em várias frentes, com toda a exigência que os jogadores sentem. Eu acho que eles deram tudo, não foi como no Arsenal, deram tudo, estão zangados e só espero que o Leixões pague as favas.

    Mas, como não sou novo nisto, já sei que vai ser assim por algum tempo, quanto não sei, acredito que vamos ganhar a Kiev, que venceremos em Alvalade e que tudo entrará nos eixos porque creio na vontade de vencer dos jogadores de que a vitória no Sporting foi um exemplo maravilhoso de compostura e brio.

    Pois já há quem marque para a próxima visita a Alvalade a despedida de Jesualdo, a mesma que lhe vaticinaram na Liga quando lá fomos, ele e o Hulk, o Lisandro, o Lino vão todos carregar com essa desconfiança, agora arranjaram mais uma para a baliza, isto está a pôr-se feio.

    É que há adeptos que é só falar, taratantan, opiniões para aqui, tradições para ali, preconceitos para acoli, desancam as contratações mas clamam por Ibsons, Vieirinhas e tutti quanti, é a esquizofrenia de que falava o jorge aragão, não fui eu mas concordo inteiramente.

    Essa questão do balneário é tal e qual eu a pus.

    Portanto, não leve a mal quando questiono isto ou aquilo, peço que se justifique o que se diz, uma base de sustentação de uma argumentação que vai sendo pobre por aqui. E podre até.

    Eu é que estou cá mais um tempito para isto, debater ideias, clarificar as coisas seja com quem for.

    Ainda bem que não vamos em três empates consecutivos... Mas se calhar vamos precisar de uma vitória aos trambolhões para continuar a dizer mal, porque uma límpida como em Alvalade, e prejudicados pela arbitragem, pareceu não dar euforias a ninguém - e ainda bem.

    O mil893 vai aos jogos, como eu, e nem sempre tem tempo para comentar, até porque muitas vitórias já nem levam tanto a comentários. Mas note a posição em que se pôs ao vir supor uma coisa que lhe palpita que pode ser... num dia mau, com uma derrota capaz de soltar todos os demónios.

    Eu achei mal o presidente dizer que a liderança já não lhe dizia nada de especial.

    Quando sabemos que os rivais galvanizam-se com duas vitórias seguidas, de tão raro, dando descanso á Imprensa Destrutiva, era bom relativizar também aqui as ausências (nas vitórias) e as presências (nas derrotas).

    Como em tudo, equilíbrio precisa-se.

    Para bom entendedor.

    ResponderEliminar
  28. Zé Luis, falta um gajo no meio campo para termos bola.

    O modelo de jogo tem que ser outro e o Hulk é titular de caras nesta equipa.

    Se o Professor nao ve isso e nao trabalha para o novo modelo sem olhar para tras, entao vamos ter muitos jogos como o de Londres, o de ante-ontem e o de Vila do Conde.

    Nao quero que as coisas mudem de um dia para o outro e nao quero consistencia exibicional numa fase destas, mas quero demonstraçoes de que o trabalho vai na direcçao certa. E até ver, nao vai.

    A questao dos guarda-redes é uma chachada de merda. O Helton é o melhor e se pediu para ficar de fora é de louvar o profissionalismo e a ombridade que revela.

    Quanto ao ambiente dos assobios do Dragao, é o tipico ambiente de um povo complexado.

    ResponderEliminar
  29. Também me passo com as criticas ao Helton (queria que me dissessem e explicassem bem qual foi o golo em qe teve responsabilidades esta época).
    E as incompreensiveis criticas ao Lino (esta-me a surpreender e muito pela positiva), ao Hulk ou ao Tomas Costa.

    O Rodriguez até deve estar a pensar: "porra! este clube é uma loucura, estamos em primeiro, ja fomos à Luz e a Alvalade, estou aqui ha 3 mesitos e todos me querem matar!".

    Mas que o Ibson é um senhor jogador e faz muita falta, ai isso faz.

    E que o Adriano vale por 2 Farias, ai isso vale.

    ResponderEliminar
  30. O soren essa é facil e fica o video ;)

    http://www.youtube.com/watch?v=HOffzp_cxWA

    Eu desconfio muito da valia do lino para jogos dificeis porque me parece demasiado debil a defender, mas que até agora foi o melhor a ocupar aquela posição nao tenho duvidas.

    Como não tenho duvidas que o tomas costa foi uma excelente contratação é daqueles jogadores que não engana raça, qualidade de passe visão de jogo grande jogador.

    Quanto ao hulk titular de caras tenho duvida.

    ResponderEliminar
  31. Coloquem o Ventura na baliza!
    Saudações Portistas
    Paulo Pato

    ResponderEliminar
  32. Porque será que quando as coisas não correm tão bem, se estão sempre a "desenterrar cadáveres"? Haverá em algum de nós uma ciumeira por não termos possibilidade de podermos nós, também, influenciar? O treinador não tem a sua personalidade?
    Sejamos críticos, mas não cáusticos. É necessário que a equipa sinta que há uma "aura" positiva, para se consolidar. Claro que não devem andar hoje "nas palminhas" e no dia a seguir a uma derrota, por mais que ela nos custe, e passar a andar nas "ruas da amargura".

    ResponderEliminar
  33. É impossível deixar de comentar o que se passa no nosso clube. Sinceramente gosto de apontar o que está mal, tenho cabeça para pensar e olhos para ver o que se passa. É tudo muito fácil. Normalmente, o FCP é obrigado a vender 1 ou 2 jogadores para realizar importantes encaixes financeiros... Este anos, saíram 3 titulares e as suas vagas não foram devidamente preenchidas. Sapunaru, Fernando e o Cebola ainda não são mais-valias.No entanto, é necessário dar tempo a estes jogadores. O problema penso que seja bem mais complexo e amplo. É indiscutível que o Porto se tornou num entreposto de jogadores argentinos e sul-americanos, no mínimo de qualidade duvidosa. Bolatti, Farias e Mariano nem deviam ser inscritos pelo Porto. O Mariano fez uma péssima época e foi comprado pelo Porto!!!! O Bolatti teve nítidos problemas de adaptação e oFarias... O problema é o seguinte: estes jogadores CUSTARAM APENAS 10milhoes de €€...Fora salários.
    A SAD conseguiu arranjar alguém que dê a cara pelo clube, que se exponha e que aceite as constantes transacções necessárias para o movimento de dinheiro. Actualmente, o melhor empresário parece ter deixado de fazer negócios com o FCP e virou-se para a 2ª circular. Falo obviamente de Jorge Mendes. Até o negócio Quaresma foi mau para o FCP que perdeu dinheiro...Mas isto, nem sempre é detectável para os que dizem amen ao pessoal da SAD e que estes não cometem erros...O Porto corre riscos de nem à UEFA ir...Claro que a culpa será do Jesualdo e nunca da SAD...Já agora: Qual é o passivo total do FCP SAD e o do clube?

    ResponderEliminar
  34. É impossível deixar de comentar o que se passa no nosso clube. Sinceramente gosto de apontar o que está mal, tenho cabeça para pensar e olhos para ver o que se passa. É tudo muito fácil. Normalmente, o FCP é obrigado a vender 1 ou 2 jogadores para realizar importantes encaixes financeiros... Este anos, saíram 3 titulares e as suas vagas não foram devidamente preenchidas. Sapunaru, Fernando e o Cebola ainda não são mais-valias.No entanto, é necessário dar tempo a estes jogadores. O problema penso que seja bem mais complexo e amplo. É indiscutível que o Porto se tornou num entreposto de jogadores argentinos e sul-americanos, no mínimo de qualidade duvidosa. Bolatti, Farias e Mariano nem deviam ser inscritos pelo Porto. O Mariano fez uma péssima época e foi comprado pelo Porto!!!! O Bolatti teve nítidos problemas de adaptação e oFarias... O problema é o seguinte: estes jogadores CUSTARAM APENAS 10milhoes de €€...Fora salários.
    A SAD conseguiu arranjar alguém que dê a cara pelo clube, que se exponha e que aceite as constantes transacções necessárias para o movimento de dinheiro. Actualmente, o melhor empresário parece ter deixado de fazer negócios com o FCP e virou-se para a 2ª circular. Falo obviamente de Jorge Mendes. Até o negócio Quaresma foi mau para o FCP que perdeu dinheiro...Mas isto, nem sempre é detectável para os que dizem amen ao pessoal da SAD e que estes não cometem erros...O Porto corre riscos de nem à UEFA ir...Claro que a culpa será do Jesualdo e nunca da SAD...Já agora: Qual é o passivo total do FCP SAD e o do clube?

    ResponderEliminar
  35. Parece-me confirmado que faltam soluções ofensivas ao FC Porto. Tenho para mim que o Quaresma faz mais falta a Jesualdo Ferreira do que à equipa... Esta semana jogamos contra o Leixões. Quanto a mim, uma equipa mais perigosa que o Dínamo de Kiev, e que vai aparecer no Dragão com vontade e à-vontade de pontuar. Será desta que jogaremos com dois pontas-de-lança (Lisandro e Hulk)? O 4x4x2, atendendo ao plantel actual, parece-me o sistema mais aplicável, com Tarik e Rodrigues nas alas, Lucho e Meireles no centro.

    ResponderEliminar
  36. Boas,
    em primeiro lugar parabéns pelo blog que há muito sigo para ver discutir a actualidade do nosso FCP!
    Embora ache que o drama das nossas exibições tenha mais a ver com a quantidade de jogadores novos e sem experiência de futebol europeu vou fazer o meu exercício de treinador de bancada , apoiado na análise por mim feita dos nossos jogadores.
    Assim gostaria de ver o Jesualdo (não será possivel mas enfim) colocar a nossa equipa neste sistema e com mentalidade pressionante:

    Helton

    Rolando Emanuel Alves


    T costa Pele Meireles

    Lucho
    Guarin

    Tarik
    Rodriguez
    Lisandro


    Esta táctica à lá adriense resultaria para compensar os gdes problemas da equipa que a meu ver têm sido:

    1- Falta de criatividade, imaginação e pendor atacante ( lucho é gde jogador mas rende mais à pirlo , à regista. Não é um 10, digam o que disserem, pois não é no ultimo passe curto que ele brilha, ele faz muito bem é orientar toda a equipa desde cá do meio do meio campo e contemporiza bem e sabendo defender posicionalmente. Além disso uma táctica deste tipo coloca mais jogadores que sabem atacar (tarik, guarin e Rodriguez nas suas posições).

    2-a falta de apoio atacante do laterais (nenhum sabe atacar em condições nem tem mauridade tactica para tal). Tomas costa é muito importante pois consegue com facilidade fazer de LD e meireles pode tb dar uma perninha a LE (o que faz sempre que jesualdo aposta tudo no ataque).

    3-este sistema , ou táctica tanto dá para defender (5 homens mais pele ) como para atacar e consegue-se com 1,2 substituição remodelar tudo com facilidade:
    ex1 - a perder e a necessitar de marcar:sai emanuel (tomas recua e entra hulk p. exemplo) ou saem Emanuel e pele e entram hulk e mariano (recua rodriguez para o meio campo e Meireles ou costa fazem a posição de trinco.

    ex2 - Precisamos de defender entra um lateral para fazer a posição e sai p. exemplo guarin ficando a equipa com 2 medios defensivos na mesma (pele e ou Meireles ou tomas costa dependendo do lateral que entre em jogo) .

    Dado que no nosso campeonato jogamos sempre com equipas que só defendem, será que jesualdo olhando para o que tem no plantel me consegue surpreender ?

    PS tudo isto não invalida a certeza de termos de ir ao mercado contratar laterais e um médio ofensivo (e já agora um PL de nível e despacharmos Farias que não joga , bollati, benitez , lino e talvez mariano)
    Um outro treinador era bom mas não para nmudar por mudar e até lá JF tem o meu apoio.

    Abraços
    pEsT

    ResponderEliminar
  37. João, isso é uma ironia para o Jesualdo? Chamavam maluco ao Adriaanse, todos dizem que táctica assim não resulta na Europa, e íamos voltar aos 3 defesas?

    Por mim tudo bem, que tento perceber as questões sem preconceitos e por isso defendi, sempre, o Adriaanse.

    rock santeiro, acho que há duas fortes razões para não votlar a falar do Quaresma:

    1 - já não está cá e não resolve problema nenhum.
    2 - muitos que clamavam por o Nuno ir à baliza foram os que mostraram mais enfado com o Quaresma.

    De resto, acabo com o que o introito diz: andamos a desenterrar cadáveres e a ser mais cáusticos que críticos.

    Mas a cada um a sua ideia. Contributos é que se vê pouco e razoabilidade muito menos. Imaginem se tivessemos 3 empates seguidos, mesmo com "sabor a vitória" (Rascord)...

    ResponderEliminar
  38. Não , a ironia é que coloquei 12 jogdores.....se calhar só assim.

    A colocação dos 3 defesas tem mais a ver com a falta de laterais.
    Jesualdo tem tentado resolver isto amarrando ora Tomas Costa, meireles ou mesmo Guarin ào meio campo defensivo.

    Se não os temos mais vale não jogar com eles e povoar o meio campo para a pressão ser mais eficaz e ao mesmo tempo as transições se fazerem mais apoiadas!
    Contra o dynamo foi gritante ver sempre dois defesas ucranianos a marcar os nossos extremos e não ver ajuda dos laterais para criar desequilibrios

    Além disso o problema do adriense não eram os 3 defesas, era ele jogar com 3 defesas mais 4 gajos que não defendiam , sobrando apenas o trinco já que o outro médio tb ajudava pouco....

    Mesmo assim sempre disse que o gajo sendo maluco estava correcto na abordagem à maioria dos jogos do nosso campeonato, mais vale substituições qdo estamos já em vantagem do que correr atrás do prejuízo.

    Apenas mais um aparte, tb me cansa estarmos sempre a falar de jogadores que já saíram. Eu penso sim nos que lá estão, e não deviam nem aquecer banco na intercalar, mas isso é outra estória.

    Abraços e tudo a apoiar a nossa equipa neste fds (jogo q será bastante complicado)

    ResponderEliminar
  39. joão, tudo é mais complicado do que parece e para isso teria de recorrer (ou socorrer-me, valha-me Deus!) ao Luís Freitas Lobo - mas como não leio, não posso, é elementar.

    Que o Jesualdo "está a tentar" é evidente e ele repete-o. Mas ninguém o ouve. Só lhe falta dizer, como fez P. Bento, em Portugal "só os treinadores não percebem de futebol".

    E lá vamos, neste estado lastimoso, defender a liderança este fds.

    Entretanto, o Zé Mota, que muito aprecio a valer, já vai avisando que jogará como o D. Kiev: para enervar.

    Como eu destaquei na semana europeia, é a fórmula que resulta.

    Lá estaremos para ver.

    ResponderEliminar
  40. Ao Zé Mota faz-lhe falta o Boné Pacense...Por acaso até gostava de o ver de boné enterrado até às orelhas, sempre que ia à Conferência de Imprensa...Era giro! Agora vai ter que carregar um rede de pesca...

    ResponderEliminar
  41. zé luis, você o quequeria er aindaser jornalista para escrever essas baboseiras.

    ResponderEliminar
  42. Pois é, caro Zé Luís, a melhor maneira de não discutir nada, é discutir tudo. A táctica é conhecida.
    Mas, em respeito ao que me trouxe a comentar o seu "post", conformou-se o que eu escrevi. O meu amigo, que até acha o Baía o melhor guarda-redes portugues de sempre, apoiou que ele fosse "encostado" pelo adiantado mental do Adri qualquer-coisa, aliás como o Jorge Costa, esquecendo-se do respeito que nós, os verdadeiros Portistas, devíamos a um Homem como o Vitor Baía. Lembra-se dos frangos que ele deu no Barcelona, e do campeonato que a seguir ganhamos com ele já na nossa baliza? Um campeonato arrancado a ferros, que nos foi garantido exactamente por ele, esse guarda-redes que de vez em quando também dá uns arremedos de frango. Tem duvidas que o Baía ainda devia defender a nossa baliza, e que com ele, nao teriamos sido eliminados pelo Chelsea, p.ex.? O Helton, foi e é um mito criado por Portistas ingratos como muitos "Ze Luises" que por aí andam.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  43. zé-lucas, não me apercebi desse último àparte, mas o melhor é aconselhá-lo a ler melhor. E perceber, embora lhe cause mossa consegui-lo.

    Você é o misto do Zandinga e do Luís Freitas Lobo? Com o Baía o FC Porto não era eliminado pelo Chelsea?

    Eu não gosto de puxar pela memória, mas lembro-lhe o frango do Baía no anterior confronto com o Chelsea (3-1), quando saiu aos melões...

    Francamente, "vocês" vão de mal a pior. São os zé-lucas.

    ResponderEliminar
  44. Meu caro Zé Luís, há imenso tempo que só leio o blog que o Zirtaev começou.
    Sabe porquê?

    Por causa de um dia alguém, por acaso até acho que foi o amigo, ter para aqui trazido a política.
    Depois quando isto deixou de ser um espaço de pluralidade e passou a ser um espaço de uniformidade.
    A sua resposta ao Zé Lucas é sintomática disso mesmo.

    Tem vindo a vigorar por aqui uma política de quem não é pelo que escrevo, é contra mim!
    Isso, desculpe-me a franqueza, tem um nome: estalinismo.

    Já agora, se puder, e não a mim pois só quero mesmo expressar o meu desabafo, gostaria que fizesse uma análise ao que se passou nesta semana e se depois de e perder ingloriamente com o Kiev e com o Leixões, acha que tudo pode continuar na mesma.

    ResponderEliminar
  45. ferreira-pinto (se ainda vou a tempo), limite-se a comentar o que acha da equipa e não o que oponho a quem suscita comentário mas nem faz crítica nem tem memória assertiva.

    Não percebi patavina do que lê ou deixa de ler, quando começou e vai acabar. Fique a sua vontade que o alegado estalinismo não o belisca.

    Lamento que seja mais um a meter o bedelho onde não devia. fale da equipa, insulte o Jesualdo, diga mal da SAD que isso não faz mal nenhum. Mas seja concreto, já não digo justo, sem acusações evasivas.

    Porque o ferreira-pinto acaba só por ser mais um do bando que aqui vem... dizer nada.

    O que escrevo ou deixo de escrever, se lhe agrada ou não, não tenho de lhe dar satisfações, aliás nem a ninguém.

    Vá ler os senadores e os experts nos quais não me incluo. Porque aqui ou não aprende nada ou pouco tem a acrescentar.

    ResponderEliminar
  46. Consigo, meu caro, não aprendo nada.
    Sintomaticamente basta ver a linguagem rasteira a que lançou mão.
    Não lhe pedi satisfações, nem explicações.
    Aliás, a sua superioridade moral impede-o de as dar.
    Eu digo superioridade moral, para não dizer arrogância.
    Se não percebeu o que disse ou que escrevi, olhe faça assim ... inscreva-se nas NOVAS OORTUNIDADES.
    Eu não tenho tempo nem paciência para ser seu explicador de Português.
    Passar bem.

    ResponderEliminar
  47. Mas, afinal, o que é que se defende no post? Que o helton deve voltar à baliza? que o nuno é mau (pior) do que no helton? Que é pelos guarda-redes que estamos a (não) jogar assim, ou seja, mal?

    Sinceramente, o problema é mesmo o de falta de qualidade do plantel. Quem vende sistematicamente milhões e compra tostões (neste caso, quer dizer mal), mais tarde ou mais cedo acaba com uma equipa "curta", banal demais e sem capacidade para dar a volta a certas contrariedades!

    ResponderEliminar